• Nenhum resultado encontrado

2º Ciclo em Ciências da Educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º Ciclo em Ciências da Educação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

2º Ciclo em Ciências da Educação

2018 - 2020

O 2º ciclo em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP tem como objetivos: Proporcionar, no âmbito da Universidade do Porto, uma oferta de formação pós‐graduada e especializada em Ciências da

Educação, que permita problematizar, numa perspetiva complexa e crítica, fenómenos de educação e de formação, bem como perspetivar modos de ação e de investigação.

Proporcionar conhecimentos e competências aprofundados sobre métodos e técnicas de intervenção que permitam desenvolver modelos e dispositivos adequados para a conceção, implementação, avaliação e execução de programas e projetos de formação, gestão e intervenção comunitária e sociocultural.

Proporcionar conhecimentos aprofundados sobre métodos e técnicas de investigação que permitam desenvolver a investigação em educação.

Formar profissionais para o exercício autónomo da formação, da gestão, da direção, da avaliação e da consultoria em educação. Perfil de Competências de Mestre em Ciências da Educação

Este curso visa, com base no contacto orientado e reflexivo sobre a diversidade de contextos educativos formais e não formais e no desenvolvimento de processos de investigação/ação/intervenção, a formação de profissionais altamente qualificados/as, como Mestres em Ciências da Educação, cujo perfil compreende as seguintes competências:

a) análise crítica de dispositivos, contextos e projetos socioeducativos de educação formal e de educação não formal e de atividades de natureza cultural e social;

b) conceção, gestão e avaliação de:

. projetos curriculares, socioeducativos e/ou comunitários;

. programas de orientação pedagógica, psicológica e social nos contextos escolar e familiar; . processos de intervenção educativa e formativa em contextos de institucionalização;

. processos de formação de professores, de outros agentes educativos e de educação de adultos; c) intervenção no quadro:

. de situações e problemas educacionais e de formação identificados,

. do desenvolvimento institucional e comunitário, no sentido da promoção da qualidade de dispositivos de educação/formação;

. de consultoria ao desenvolvimento de iniciativas e políticas de educação/formação, nomeadamente no âmbito das cidades educadoras, da vida das escolas, da igualdade e diversidade, da proteção social, da produção e acesso à cultura, ...

d) investigação em educação, em casos específicos, por referência a contextos: . de educação formal e não-formal,

. de natureza social, cultural, económica, da saúde, da justiça e outras, onde as dimensões educativa e formativa são determinantes.

A partir destas competências, pode afirmar-se que se configura um perfil de gestor/a, avaliador/a, animador/a, consultor/a socioeducativo/a e da formação.

Plano de Estudos

O 2º ciclo em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP tem uma estreita ligação com as áreas de investigação do CIIE. Estas são:

i) Política, políticas e participação; ii) Formação, saberes e contextos de trabalho; iii) Cidadanias, diversidades e conhecimento histórico; iv) Inovação, criatividade e desenvolvimento local.

Na contagem do total de ECTS optativos tem-se em conta que no 3.º e 4.º semestres os /as estudantes frequentarão ou uma UC de 8 ECTS da área científica Metodologias de Investigação/Intervenção em Educação (MIIE) ou duas UC, cada uma com 4 ECTS, da área científica Estudos Sociais/Políticas Públicas (ESP/PE).

Para a edição de 2018-20 a iniciar em Setembro de 2018, o 2º Ciclo de formação em Ciências da Educação organiza-se em quatro domínios:

(2)

Ensino Superior: políticas, governação, gestão e administração institucionais

Este domínio visa promover a formação especializada das/os estudantes, no âmbito do estudo das políticas, da governação, da gestão e da administração do ensino superior. Pretende-se que adquiram conhecimentos e competências que permitam: i) refletir e investigar sobre políticas, estruturas e processos institucionais de gestão e de administração; ii) contribuir para o desenvolvimento da reflexividade das práticas profissionais, nomeadamente nas áreas da formação e organização académicas, de apoio aos estudantes, da empregabilidade, do apoio aos estudos estratégicos, da melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, da comunicação e imagem, das relações internacionais, de apoio à investigação e desenvolvimento; iii) participar em projetos de pesquisa, designadamente de investigação institucional, de preparação dos processos de tomada de decisão, de monitorização e acompanhamento de processos de auditoria e de controlo externos/internos.

Aos estudantes será dada a possibilidade de participar em projetos de investigação nas áreas de estudos do ensino superior e a opção pelo estágio curricular será apoiada pela inserção em contextos institucionais, com vista a favorecer a iniciação à prática profissional autónoma e a integração no meio profissional.

Arte, Sustentabilidade e Educação

Esta proposta assenta nas preocupações e achados de um conjunto de projetos internacionais em que a FPCEUP participou como parceira, ao longo dos anos, explorando questões cruciais nos nossos dias. Estes projetos permitiram identificar tanto as lacunas da educação que temos, como as possibilidades de criar e experienciar uma educação outra em que um foco na aprendizagem pelas artes, como experiência ética, estética e solidária, permite a construção de um novo olhar sobre a educação e sobre a vida do quotidiano. Esta preocupação e objetivo articulam-se também com uma visão mais holística do mundo da vida em que um foco na sustentabilidade e no desenvolvimento humano, a todos os níveis, permita prefigurar abordagens mais criativas e sensíveis à educação e à diversidade de contextos onde esta tem lugar. Entende-se a educação e a formação como processos que ocorrem em contexto, sendo desenvolvidos e reconfigurados no interior da rede de relações entre crianças, jovens e profissionais. Faz portanto sentido que quer a educação quer a formação invistam simultaneamente no trabalho com os diferentes grupos nela envolvidos, tendo em conta a sua especificidade, complementaridades e a redução de potenciais conflitos.

Educação, Comunidades e Mudança Social – O domínio “Educação, Comunidades e Mudança Social” cruza o património de conhecimento e de intervenção de duas áreas de investigação – “Política, Políticas e Participação” e “Desenvolvimento Local e Formação de Adultos” – numa proposta de formação que, globalmente, procura promover o desenvolvimento de modos de investigação e de intervenção atentos às dinâmicas de construção local e participativa de processos de educação e formação, em problemáticas e com públicos diversos, e às dimensões sociopolíticas que as envolvem e configuram. Em particular, pretende-se proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências que permitam: i) refletir sobre políticas, programas, projetos e práticas de intervenção educativa, social e comunitária e seus sentidos educativos e conceções de mudança social; ii) fundamentar e desenvolver práticas profissionais de intervenção socioeducativa em campos como a intervenção comunitária, a educação e formação de jovens e adultos, a animação sociocultural, a formação de formadores e de outros profissionais do desenvolvimento humano; iii) elaborar, implementar e avaliar processos de intervenção e consultoria, ancorados em processos de investigação participativos, em problemáticas e com públicos diversos, que permitam (re)criar laços sociais ao nível local e comunitário e influenciar a construção de uma sociedade mais equitativa e resiliente.

Nesta edição, haverá um foco específico em questões que articulam educação e media, reflectindo-se sobre o modo como tanto os media tradicionais (rádios, jornais, TV, etc.) quanto os novos media (redes sociais, plataformas digitais, videojogos) têm vindo a desafiar e a reconfigurar o campo educativo e a proporcionar terrenos para práticas educativas diversas (e.g. questões de literacia mediática, de novas tecnologias educativas, edutainment) e novas possibilidades de intervenção para a mudança social.

Supervisão e Formação de Professores

Focado de um modo geral nos problemas que, atualmente desafiam a Escola e de um modo particular no trabalho dos professores para lidar com esses desafios, o domínio de especialização destina-se a educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário e outros profissionais do campo da educação cuja prática profissional estabelece relações com a educação escolar e o trabalho dos professores. Fundamentando-se em resultados de investigação nacional e internacional, o domínio pretende proporcionar a aquisição de saberes teóricos e metodológicos nos campos da supervisão e da formação de professores, privilegiando uma abordagem praxiológica e crítica. Será solicitada a acreditação do curso ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.

(3)

Plano de Estudos e Estrutura Curricular Diretora do Curso: Amélia Lopes Coordenação de domínios:

António M. Magalhães e Amélia Veiga;

Eunice Macedo, Cristina Rocha, Helena C. Araújo e Manuela Ferreira; Fátima Pereira e Amélia Lopes;

Pedro Ferreira e Paulo Nogueira

Semestre Unidades Curriculares ECTS

Análise Crítica das Teorias em Educação 6

Metodologias de Investigação em Educação 6

Disciplina específica 1 6

Disciplina específica 2 6

Opção 1 6

Metodologias de Intervenção em Educação 6

Cidadanias e Diversidade 3

Ética e Trabalho em Educação 3

Disciplina específica 3 com seminário 12

Opção 2 6

3º e 4º*

Estágio/Dissertação/Projeto 52

Metodologia de Avaliação de Projetos 4

Mediação Social e Educativa 4

Questões Aprofundadas de Metodologia de Investigação (c/ laboratório) 8

Domínios Disciplina Específica 1 Disciplina Específica 2 Disciplina Específica 3 Arte, Sustentabilidade e

Educação (Eunice Macedo, Cristina

Rocha, Helena C. Araújo e Manuela Ferreira)

Educação pela arte como experiência ética, estética e solidária Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento humano Educação e formação de crianças, jovens e profissionais Educação, Comunidades e Mudança Social (Pedro Ferreira e Paulo

Nogueira)

Análise de Políticas Educativas Educação, Media e Participação Questões Aprofundadas em Educação, Comunidades e Mudança Social Ensino Superior: políticas, governação, gestão e administração institucionais (António M. Magalhães e Amélia Veiga) Análise de Políticas

Educativas Estudos do Ensino Superior

Questões Aprofundadas sobre estruturas e processos de governação e gestão das instituições de ensino superior

Supervisão e Formação de Professores (Fátima Pereira e Amélia

Lopes)

Supervisão, identidades e desenvolvimento

profissional dos professores

Problemáticas do trabalho docente nos ensinos básico e secundário

Questões aprofundadas de Supervisão e formação de professores

(4)

Unidades Curriculares optativas previstas do Mestrado em Ciências da Educação (os estudantes podem escolher ainda qualquer UC de 2º ciclo da UP:

1º semestre 2º semestre

 Políticas de Inclusão e Intervenção Comunitária

 Políticas da Diferença, Educação e Inclusão Social

 Psicologia Política e Educação Política

 Experiência Artística como Direito Educacional

 Teorias, Contextos e Práticas de Investigação em Educação e Formação de Adultos

 Saúde Relacional na Educação com Artes

 Desconstrução da cultura patriarcal para a prevenção da violência de género

 Educação e Herança Cultural

 Educação Cooperação e Desenvolvimento

Destinatários

 Licenciados/as em Ciências da Educação

 Outros/as licenciados/as em Ensino e em Ciências Sociais e Humanas  Outras licenciaturas

 Outras situações Vagas

Nº total de vagas para 2018/2019: 60 1ª fase: 35

2ª fase: 25+ vagas sobrantes 3ª fase: não aplicável

Nº mínimo de estudantes para funcionamento: 15 Condições de acesso

Conforme o estipulado no artigo 6º do Regulamento do 2º ciclo de estudos em Ciências da Educação Critérios de seleção e seriação e respetiva ponderação

Classificação obtida pela análise do CV;

Ponderação – 1 – área de licenciatura: 9%; 2 – nota de licenciatura: 25%; 3 – outros cursos: 6%; 4 – formação complementar: 7%; 5 – experiência de trabalho: 6%; 6 – experiência como formador/a: 3%; 7 – projetos de intervenção: 9%; 8 – projetos de investigação: 7%; 9 – comunicações: 6%; 10 – publicações: 7%; 11 – adequação do CV ao ciclo de estudos: 10%; 12 – outros: 5%.

Formalização da Candidatura (online)

 Ficha de candidatura/escolha de domínios (disponível online)  Certificado de Habilitações

 Curriculum Vitae detalhado de acordo com o modelo divulgado Calendarização da candidatura para estudantes nacionais e internacionais 1ª fase:

Candidatura 03/02/2018 a 30/04/2018

Afixação dos resultados provisórios Audiência prévia

Afixação resultados definitivos

15/05/2018

16/05/2018 a 29/05/2018 5/06/2018

Reclamações 05/06/2018 a 25/06/2018

Publicação da decisão de reclamações 02/07/2018

Matrículas/inscrições 12/06/2018 a 22/06/2018 Pedido creditação de formação

anterior/experiência profissional

(5)

2ª fase:

Candidatura 02/05/2018 a 18/07/2018

Afixação dos resultados provisórios Audiência prévia

Afixação resultados definitivos

27/07/2018

30/07/2018 a 10/08/2018 04/09/2018

Reclamações 05/09/2018 a 25/09/2018

Publicação da decisão de reclamações 02/10/2018

Matrículas/inscrições 10/09/2018 a 17/09/2018 Pedido creditação de formação

anterior/experiência profissional

02/05/2018 a 18/07/2018 e de 10/09/2018 a 17/09/2018

3ª fase: não aplicável

Modo de notificação dos candidatos: Notificação individual via e-mail; divulgação da lista de resultados em www.fpce.up.pt Início ano letivo: Setembro de 2018

Taxa de candidatura para estudantes nacionais e internacionais: 55,00 € Valor anual das propinas

Propina anual/taxa escolar para Estudantes Internacionais – 3.500€*

*Estudantes internacionais CPLP – 1.750,00€ (mediante pedido de redução de 50% da propina dirigido ao Senhor Diretor) Propina anual/taxa escolar para Estudantes Nacionais – 1.250€

Horário

Os horários são organizados em regime laboral (a partir das 15h) e em regime pós-laboral (a partir das 18h).

Legislação a consultar Decreto-Lei 74/2006

Regulamento dos segundos ciclos da Universidade do Porto

Regulamento e Plano de Estudos do 2º ciclo em 2º ciclo em Ciências da Educação Regulamento das Propinas

Informação e divulgação

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Rua Alfredo Allen 4200-135 PORTO

Serviço Académico

Email:s_academico@fpce.up.pt ; Telefone:351 + 22 042 89 00 * 351 + 22 607 97 00 Serviço de Pós-Graduações

Referências

Documentos relacionados

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

RESUMO: Busca-se neste trabalho analisar a fotografia como objeto de estudo nas áre- as da Arquivologia e Ciência da Informação a partir do levantamento, da leitura e da análise

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Este trabalho, seguindo o método Design Science Research, fez uma revisão da literatura, uma análise bibliométrica e o estudo de uma empresa para encontrar os elementos da