• Nenhum resultado encontrado

I Módulo 703 Problema 03 I Thiago Almeida Hurtado 1) Compreender a Hemartose traumática 1) Introdução Hemartrose é o termo utilizado para descrever a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I Módulo 703 Problema 03 I Thiago Almeida Hurtado 1) Compreender a Hemartose traumática 1) Introdução Hemartrose é o termo utilizado para descrever a"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1) Compreender a Hemartose traumática 1) Introdução

• Hemartrose é o termo utilizado para descrever a presença de sangue no interior de uma articulação. Pode ter causas:

o Traumáticas

o Espontânea (discrasias sanguíneas – hemofilia)

• A hemartrose de causa traumática decorre do sangramento intrarticular após a ruptura de vasos sanguíneos localizados na membrana sinovial, nos ligamentos, na zona vascularizada dos meniscos ou do osso subcondral.

o Esse sangramento pode ocorrer por trauma direto (pancada no osso) ou indireto (força a articulação – quedas, movimentação brusca durante esporte)

• A causa mais comum de hemartrose do joelho é a lesão do LCA, geralmente decorrente de entorse do

joelho, geralmente após um movimento de semiflexão do joelho.

o Outra causa importante de hemartrose do joelho é a subluxação ou luxação da patela, por geralmente se associar a fraturas osteocondrais,

• Para que a hemartrose ocorra, é necessária a integridade da cápsula articular, visto que, caso essa se rompa, há estravazamento de sangue para o tecido subcutâneo, levando a formação de hematoma! • A presença de hemartrose após uma lesão traumática aguda está associada a lesões significativas, que

devem ser abordadas cirurgicamente em até 90% dos casos.

• ATENÇÃO! As lesões ligamentares graves do joelho não cursam com a hemartrose, pois a ruptura da cápsula articular não permite a contenção do sangue, levando a formação de hematoma local, e não hemartrose!

2) Quadro Clínico

• O paciente relata um aumento rápido do volume da articulação do joelho (diferentemente da

sinovite), estando presente em 60 a 80% dos casos nas primeiras 2 a 6 horas e em 100% dos casos após 24 horas de lesão.

• O exame físico precoce costuma ser ineficaz, pois devido a dor e contratura antálgica da musculatura, torna-se

extremamente difícil movimentar essa articulação. Por isso, para se identificar a etiologia, devem ser realizados exames de imagem: TC na suspeita de fratura, ou RM na suspeita de lesões meninsco-ligamentares.

(2)

o Teste de Lachman: quando positivo, sugere lesão de LCA

o Teste de apreensão: sugestivo de luxação patelar, geralmente história prévia de luxação ou subluxação é sugestiva desse quadro.

• A presença de hemartrose sugere lesões que devem ser investigadas, tratadas e adequadamente. 3) Diagnóstico

• Deve ser realizada uma punção diagnóstica do joelho (ddx de hemartrose). Alguns autores defendem a realização dessa apenas nos casos em que ocorra um aumento exagerado do volume do joelho, causando desconforto, sendo utilizada como método de alívio. Entretanto, após a punção, a hemartrose geralmente se refaz em algumas horas.

• Radiografia de joelho – avaliação de fraturas associadas. • RM – avaliação de partes moles

• TC – avaliação de fraturas osteocondrais 4) Tratamento

• Na fase aguda, preconiza-se:

o Muletas para proteção do joelho (evita sobrecarga articular) o Estimular a mobilização precoce (evita atrofia muscular) o Crioterapia (gelo)

o AINES

• Após 07 dias, a hemartrose costuma regredir o suficiente para permitir a realização de um exame físico mais preciso para identificar a causa da hemartrose. Após determinar a causa, o tratamento deve ser feito especificadamente.

2) Compreender a lesão do Ligamento Cruzado Anterior 1) Introdução

• Pode ser caracterizada como “a lesão do jovem que pratica esporte”

• O mecanismo de lesão mais frequente é o trauma torcional, em que o corpo gira para o lado oposto ao pé de apoio, determinando uma rotação lateral do membro inferior, acompanhada de um discreto valgismo do joelho.

o Outro mecanismo frequente é o “chute no ar”, também conhecida como hiperextensão do joelho sem apoio.

• A lesão desse ligamento leva a frouxidão do joelho, que se torna instável, atrapalhando inicialmente o esporte, e depois a vida diária. A lesão desse ligamento muda toda a biomecânica do joelho e da marcha, determinando o surgimento de lesões meniscais e causando o aparecimento precoce da osteoartrose. • Geralmente o paciente refere um estalido, dor e hemartrose imediata em 85% das lesões.

• Uma comorbidade frequente é a lesão do menisco, encontrada em 20 a 40% dos casos agudos de LCA e em até 80% dos casos antigos. Quanto mais crônica a lesão, maior o risco de lesões meniscais e

(3)

2) Quadro Clínico

• A história clínica é caracterizada pela torção do corpo sobre o joelho com o pé apoiado no solo. Em jogadores de futebol, um mecanismo alternativo é a hiperextensão do joelho, que ocorre quando o paciente dá um “chute no vazio”.

• O “estalido” é sugestivo de lesão do LCA

• O joelho costuma inchar imediatamente ou nas primeiras 24 horas, indicando hemartrose provocada pela ruptura desse ligamento.

• Na lesão crônica, deve-se caracterizar o primeiro episódio de torção, o tempo que o paciente levou para retornar ao esporte e em que condições o fez. Deve-se investigar a presença de lesão meniscal associada. • O exame físico determina a lesão e sua gravidade. Deve ser composta por:

o Inspeção estática (trofismo muscular, aumento de volume do joelho, presença de varo ou valgo) ▪ A presença de equimose em torno do joelho sugere lesões graves, decorrentes de ruptura

capsular com extravasamento do hematoma

o Inspeção dinâmica (flambagem lateral em varo – afrouxamento periférico lateral, flambagem – aumento do varismo)

o Palpação para busca de pontos dolorosos e sinal da tecla (“espreme e aperta o joelho”) • ATENÇÃO! Devem sempre ser realizadas manobras para avaliação da integridade ligamentar!

Durante o trauma agudo, a dor e o aumento do volume dificultam o exame; nesses casos, o joelho deve ser examinado cerca de 24 a 48 horas após o ocorrido (com o tratamento já instituído, claro). Todos os testes devem ter graduação em cruzes (máximo de +++)

Teste de Lachman Teste da abdução (valgo) Teste da adução (varo) - Com o paciente em decúbito

dorsal horizontal e com o joelho ligeiramente fletido, segura-se a região supracondilar do fêmur e com a outra mão, a região superior da tíbia, levando a um movimento antagônico entre as duas regiões, a fim de detectar o deslizamento de uma superfície articular sob a outra

- É positivo para lesão do LCA quando há deslizamento para frente.

- Hiperextensão do joelho, em 0 e 30º com o paciente deitado em maca ou mesa de exame, com a coxa apoiada e na mesma direção do tronco.

- Segura-se o pé ou o tornozelo com uma das mãos e com a outra, segura-se a face lateral do joelho sobre o côndilo femoral lateral, forçando-se a abdução da perna, determinando uma deformidade em valgo.

- Indica lesão do ligamento colateral medial quando refere dor.

- Identico ao anterior, entretanto, apoia-se a mão sob o côndilo femoral medial, forçando-se a adução da perna e do pé, avaliando uma deformidade em varo.

- Avalia a integridade do ligamento colateral lateral (positivo quando refere dor) - ATENÇÃO! Na maioria das vezes, esse teste apresenta sensação de frouxidão

ligamentar, que é fisiológica em pacientes com joelhos valgos.

Teste da gaveta anterior Jerk test Pivot shift

- Paciente em decúbito dorsal horizontal, com o joelho em 90º de flexão.

- Com as duas mãos na região posterior do terço superior da perna do paciente, o médico

- Paciente em decúbito dorsal horizontal, com membro inferior colocado em 45º de flexão do quadril e 90º de flexão do joelho. Com uma das mãos, o

examinador segura o pé ou a

- Mesmo princípio do jerk test, porém, com o jelho em extensão. O examinador segura o pé do paciente, mantendo a tíbia em rotação medial, e aplica uma força em valgo na face lateral da

(4)

traciona-a para a frente, provocando um deslizamento anterior da perna sobre a coxa. - Deve ser feito com rotação lateral, neutra e medial da perna. - Detecta lesão do LCA e dos ligamentos periféricos, quando possível.

- Rotação medial: pode ser positiva quando há lesão de LCP ou canto posterolateral

- Rotação neutra/lateral: mais sensível para lesão isolada de lca - Rotação lateral: mais sensível para lesão ligamentar medial - O teste pode estar bloqueado por lesão meniscal.

perna em rotação medial e, com a outra, pressiona o terço superior da perna para a frente, forçando um discreto valgo do joelho. Nessa posição, o joelho é estendido lenta e

progressivamente. - Indica lesão do LCA

- Nota-se um repentino ressalto articular que representa a subluxação anterolateral do joelho, que se mantém subluxado até a extensão total da

articulação, quando volta a se reduzir.

tíbia proximal, fletindo

gradativamente o joelho. Nessa posição, o joelho encontra-se subluxado e, com cerca de 30º de flexão, nota-se um ressalto, que representa a redução articular.

3) Diagnóstico

• Devem ser feitos os testes de função ligamentar elucidados acima • Radiografia em todos os casos de traumatizados

o Investigar fraturas articulars, deslocamentos de epífise ou pequenos arranchamentos que podem caracterizar lesões de natureza grave.

• A Ressonância Magnética é um exame útil para avaliar a lesão do LCA, mas não susbstitui a clínica. Sua principal utilidade está na avaliação de lesões associadas, como as meniscais, condrais e periféricas.

4) Tratamento

• A conduta adotada deve levar em conta princípios como profissão, atividades esportivas, estilo de vida e grau de instabilidade do joelho. Por exemplo, atletas devem ter uma conduta distinta. Esse pode ser cirúrgico ou conservador

o O tratamento conserevador não deve ser adotado para praticantes de esporte, visto que obriga o paciente a abandonar sua atividade física.

o O tratamento conservador leva a desfechos de mau prognóstico em cerca de 90% dos casos. a) Tratamento Conservador

• Imobilização

• Aplicação de gelo local 3 vezes/dia ou mais, de 30 em 30 minutos • Exercícios de movimentação precoce, assim que a dor permitir • Uso de muletas

(5)

b) Tratamento Cirúrgico

• ATENÇÃO! Ao contrário dos ligamentos periféricos, os ccruzados, uma vez lesionados, não cicatrizam, portanto, não sendo passíveis de sutura! Logo, a cirurgia deve ser de reconstrução desses ligamentos, exceto quando a lesão anatômica seja de fratura óssea (pois o ligamento está integro)

• Existem dois tipos de reconstrução: as intra-articulares e as extra-articulares.

o Intra-articulares: introduzem elementos homólogos, artificiais e autólogos sintéticos (implantes com a finalidade de substituir os LC lesionados)

o Extra-articulares: são os reparos que reforçam os sistemas periféricos de estabilização, buscando realizar uma substituição funcional do ligamento. Não é a preconizada atualmente.

• Deve ser realizada uma discussão para decidir o melhor momento para operar o paciente. É importante levar em consideração a presença de derrame articular, sinovite pós-traumática e déficit de movimento pré-operatório para escolher o período em que essa será realizada.

• A reconstrução do LCA previne o aparecimento de lesões meniscais e condrais, que estão associadas ao aumento da incidência de artrose (desgaste articular). Além disso, toda cirurgia para tratamento meniscal deve ser realizada em conjunto com a reconstrução do LCA, devido a associação entre essas duas condições.

• Para a reconstrução, são utilziados enxertos, que podem ser:

o Autólogos: semitendíneo e grácil ou o terço central do tendão patelar o Homólogoa: obtidos de doadores

o Sintéticos: não utilizados por elevado índice de complicações e prognóstico não satisfatório. • Atualmente, a maioria absoluta das reconstruções é feita por via artroscópica, contudo, também pode

ser realizada a cirurgia por via aberta. A primeira técnica apresenta vantagem no que se refere a menor tempo de internação e facilita o tratamento de lesões associadas, como a meniscal.

• No pós-operatório, deve ser introduzida a fisioterapia e marcha imediatamente, com duas muletas de apoio. A alta ocorre geralmente após 24-48 hora. Podem ser prescritos analgésicos e crioterapia na fase inicial.

o Introduzir cargas progressivamente nas primeiras 03 semanas

o Retorno ao esporte em 06 meses (vascularização e adaptação ao enxerto)

• A operação apresenta bons resultados em mais de 90% dos casos. A maior causa de resultados ruins são falhas técnicas no ato cirúrgico e condução inadequada no pós-operatório.

c) Complicações

• Uma parcela desses casos ocorre por circunstâncias que independem da vontade do cirurgião ou dos envolvidos no tratamento desses pacientes; outra parte significativa desses problemas pode ser evitada com uma indicação cirúrgica correta, uma técnica apurada e um acompanhamento cuidadoso dos indivíduos submetidos à reconstrução do LCA.

(6)

• Artrofibrose → manifesta-se por limitação de movimentos do joelho, sendo sua prevenção feita através da indicação cirúrgica apenas quando o paciente apresente uma amplitude de movimento normal, com inchaço mínimo do joelho lesionado. Seu tratamento é cirúrgico (desbridamento e liberação de partes moles)

• Ciclope → manifesta-se pela limitação de movimento do joelho, ocorre pela formação de tecido granular na porção anterior da região intercondilar junto ao orifício do túnel tibial. Considerada quando a perda da extensão total permanece por mais de 2 meses após a reabilitação. Tratada por remoção artroscópica. • Artrite séptica → relizar cultura e introduzir ATB IV; avaliar necessidade de limpeza cirúrgica da

articulação. Caso infecção resistente, o enxerto deve ser retirado (presume-se que está infectado), e um procedimento de revisão deve ocorrer de 6 a 9 meses

3) Compreender a lesão de menisco 1) Introdução

• Os meniscos do joelho apresentam como função a estabilização, absorção do impacto e redução do estresse mecânico sobre a cartilagem articular.

o Do ponto de vista biomecânico, apresenta a função de distribuição de carga,

absorção de choque, aumento da estabilidade articular e lubrificação da articulação. A carga é distribuída pelo aumento da área de contato e é

transmitida pelas fibras colágenas. ▪ Sabe-se que o menisco absorve

cerca de 50% da carga quando o

joelho se encontra em extensão e 90% da carga quando o joelho se encontra fletido. • A presença de lesão no menisco reduz sua capacidade de distribuição de carga e consequentemente,

a estabilidade articular. 2) Fisiopatologia

• A lesão meniscal pode ser classificada de acordo com sua localização ou com o padrão da lesão:

o Localização: corno anterior, corpo ou corno posterior; região branca-branca, branca-vermelha ou vermelha-vermelha.

o Padrão da lesão: vertical, longitudinal, em alça de balde, radial, horizontal, complexa ou degenerativa.

▪ Vertical: orientação da borda superior para a inferior

▪ Longitudinal: região periférica do menisco, geralmente associadas a lesão do LCA ▪ Alça de balde: lesão longitudinal em que a borda rota se desloca para região intercondilar ▪ Radial: o menisco perde a capacidade de distribuir carga axial

(7)

▪ Horizontal: clivaem no menisco, dividindo-no em duas porções, criando um fragmento (flap) instável.

3) Quadro Clínico

• Geralmente começa com um quadro de dor com início após entorse do joelho. Em pacientes idosos, pode ocorrer espontaneamente.

o Dor em interlinha articular, que piora com a flexão do joelho com descarga de peso, por exemplo, ao agachar.

• Geralmente apresentam sensação de “travamento do joelho” (interposição do menisco com o côndilo femoral), sendo essas mais frequentes em lesões tipo alça de balde.

o Estlidos, crepitações e sensações de falseio podem estar presentes

• Frequentemente apresentam episódios de derrame articular de repetição.

• Ao exame físico, pode ser observada atrofia do quadríceps e teste de Smille positivo (dor à palpação na interlinha articular), principalmente nos cantos posteromedial e posterolateral. Devem ser pesquisados eventual travamento ou bloqueio articular frente a movimentação passiva e ativa do joelho.

o Teste de McMurray: paciente deitado em posição supina, realiza-se a flexão forçada do joelho, mantendo-se uma das mãos na face posterior do joelho para realizar a palpação da interlinha articular e, concomitantemente, realiza-se extensão do joelho, associada a movimentos de rotação interna e externa com compressão axial. Durante a extensão com rotação interna, avalia-se a interlinha posterolateral, avaliando-se possível lesão do menisco lateral. Durante a extensão com rotação externa, palpa-se a interlinha posteromedial em busca de lesões do menisco medial.

▪ O teste é positivo quando se sente um ressalto durante a palpação da interlinha durante a extensão do joelho, geralmente entre a flexão máxima e 90º (corno posterior).

(8)

o Teste de Apley: realizado com o paciente em decúbito ventral e com o joelho a 90º de flexão. Nesse teste, realiza-se a compressão axial da articulação no eixo longitudinal da perna enquanto se realiza rotação e flexoextensão do joelho. O teste é positivo quando há dor ou estalido na interlinha. Deve ser realizada a contraprova, realizando tração do pé, caso refira dor,

provavelmente há lesão de estruturas capsulares e ligamentares.

• Alguns pacientes apresentam cistos ao redor do joelho, que indicam lesão meniscal. Esses

frequentemente aumentam de volume com a extensão e reduzem com a flexão do joelho (sinal de Pisani)

4) Diagnóstico

• Radiografia de frente, perfil e axial da patela para descartar outras patologias associadas à lesão meniscal • A ressonância magnética é o exame padrão ouro para detectar essa lesão

• Artroscopia é reservada para casos em que há dúvida diagnóstica mesmo em RM negativa. É um procedimento tanto diagnóstico quanto terapêutico.

5) Tratamento a) Conservador

• Lesões menores que 1cm, estáveis e em degenerativas em pacientes idosos

• Analgesia

• Exercícios de fortalecimento muscular b) Cirúrgico

• Lesões instáveis e falha da correção por tratamento conservador

• Consiste em dois tipos de procedimento:

o Meniscectomias: ressecção parcial ou total do menisco, tirando os fragmentos soltos e instáveis, preservando-se o anel periférico e a irrigação do menisco. Deve-se sempre tirar o mínimo

possível, pois o estresse aumenta sob as articulações remanescentes (quando total, pode aumentar a sobrecarga em até 700%). Pode predispor à artrose do joelho à longo prazo.

o Suturas meniscais: indicada em lesões favoráveis a cicatrização (lesões maiores que 1cm, localizadas na periferia e em pacientes jovens sem instabilidade articular), deve ser feita em conjunto com a reconstrução do LCA.

▪ Evitadas em pacientes com lesão tipo flap de pequeno tamanho, nas lesões no terço interno e nas lesões croncias em alça de balde com retração tecidual; Pacientes idosos sedentários e naqueles que não aceitam o progrma de reabilitação também devem ser excluídos.

(9)

• No pós operatório, o joelho deve ficar imobilizado em extensão por 10 a 14 dias. A descarga de peso não é permitida por 6 semanas, progredindo-se para descarga parcial até completar 8 a 12 semanas. O

Referências

Documentos relacionados

b) para os condutores que trabalham sob o regime de semanas alternadas, devem estes estar à disposição da Instituição em período integral, de segunda-feira a domingo, durante

Sendo a HCSR por défice da enzima 21-OH a causa mais comum de alterações da diferenciação sexual em recém-nascidos do sexo feminino, a abordagem inicial destes

As sessões de estimulação, portanto, variavam entre 200 ms de estimulação (quando o estímulo teste era aplicado 50 ms depois de 3 pulsos de estimulação

A não apresentação do diploma de graduação no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará o desligamento do aluno do Programa. d) Não haverá

• Alguns receptores de fatores de sobrevivência, quando não se encontram ligados a eles, estimulam a apoptose em atividade basal por um mecanismo desconhecido, sendo essa

Figura 17: SEVCENKO, Nicolau (org.).História da Vida Privada no Brasil, volume.

PERIPHERALS, INC. SERÁ RESPONSÁVEL POR QUALQUER PERDA DE LUCROS, PERDA DE USO OU.. GARANTIA LIMITADA LHE DÊ DIREITOS ESPECÍFICOS. VOCÊ PODE TER OUTROS DIREITOS QUE PODEM VARIAR

de infração , aplicados pela auditoria fiscal do trabalho do MTE , seja destinada á FUNDACENTRO , para continuidade do seu importante trabalho em prol da SST , do que resultara o