• Nenhum resultado encontrado

A água. 2- Qualidade da Água A água dissolve substâncias A água potável. 2.3-Cuide da água! 2.4-Tratando o esgoto das casas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A água. 2- Qualidade da Água A água dissolve substâncias A água potável. 2.3-Cuide da água! 2.4-Tratando o esgoto das casas."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO

ESTUDOS INDEPENDENTES APÓS O ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2013

ANO 2013

PROFESSOR (a) MARISA MEDEIROS TEIXEIRA

DISCIPLINA CIÊNCIAS

ALUNO (a)

SÉRIE 6ºANO

1. OBJETIVO

Objetivo principal é que o aluno consiga atingir todos os objetivos, básicos exigidos pela Escola, que ampliem as dimensões dos componentes curriculares relacionados ao Ensino de Ciências como meio complementar a sua formação escolar.

III - estudo independente a ser realizado no período de férias escolares, com avaliação prevista para a semana anterior ao início do ano letivo subsequente, quando as estratégias mencionadas nos incisos I e II não forem suficientes para atender as necessidades mínimas de aprendizagem do aluno; estudo independente, no segundo semestre do ano letivo em curso, para os alunos em regime de progressão parcial que não obtiveram resultados satisfatórios nos estudos previstos no inciso. IV, devendo os mesmos ser avaliados ao final do ano letivo, em data previamente definida pela escola.

§ 3º - Os instrumentos de avaliação, a serem utilizados para verificação da aprendizagem do aluno após estudo independente, devem ser variados, incidir sobre os conceitos e habilidades fundamentais das disciplinas e ser definidos em equipe pelos professores da escola. disponível em: http://www.slideshare.net/guestac9fd4/res-see-n-521

2. CONTEUDOS A SEREM ESTUDADOS

A água

1-Os estados físicos da água. 1.1- A água no planeta.

1.2- Água: mudanças de estado físico. 1.3- O calor e as mudanças de estado. 1.4-O ciclo da Água.

2- Qualidade da Água.

2.1- A água dissolve substâncias. 2.2- A água potável.

2.3-Cuide da água!

2.4-Tratando o esgoto das casas. 3- A água e a nossa saúde. 3.1-Doenças relacionadas à água. 3.2- Água, mosquitos e doenças. 3.3- A poluição da água.

(2)

CIÊNCIAS - Questão 1

A figura a seguir mostra um sistema utilizado em regiões desérticas da Austrália.

Indique na figura quais as etapas do ciclo presente neste sistema:

a)Evaporação, condensação e precipitação. b)Evaporação, precipitação e condensação. c)Precipitação, fusão e condensação. d)Precipitação, condensação e solidificação. CIÊNCIAS - Questão 2

Boa parte da água consumida no Rio de Janeiro é proveniente do Rio Paraíba do Sul e é rica em materiais em suspensão. Chegando à estação de tratamento, esta água é conduzida através de canais contendo telas, para reter materiais como galhos e folhas, e transportada para grandes tanques, onde é mantida em repouso. Esta água, agora mais clara, é levada a outro tanque, onde são adicionados agentes coagulantes, que fazem com que as partículas menores se agreguem e depositem no fundo. A água, então clareada, está pronta para receber o cloro e ser distribuída para a população. Entre os processos de separação descritos, estão em sequência:

a)adução e clareamento. b)adução e floculação.

c)filtração e adução. d)decantação e cloração.

CIÊNCIAS - Questão 3

A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando: a)a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

b)a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações. c)a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.

d)apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos. e)o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta. CIÊNCIAS - Questão 4

Um filósofo chinês escreveu, há 2400 anos:

“A água é o sangue da terra. Insubstituível!

Nada é mais suave e, no entanto, Nada a ela resiste:

Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, tomando-a como chave e

exemplo. Quando a água é pura, O coração do povo é forte. Quando a água é suficiente, O coração do povo é tranquilo”. Qual o sentido desses versos?

______________________________________________________________________________________________ _____

CIÊNCIAS - Questão 5

A água foi considerada por muito tempo um recurso renovável, mas essa idéia ultimamente está sendo rediscutida. A dúvida surgiu porque a água de muitos mananciais e rios já está poluída e imprópria para consumo, o que limita seu uso. Para resolver esses problemas, devemos cobrar das autoridades a construção de estações de tratamento de esgoto, fossas e despoluição dos rios, mas também fazer a nossa parte através de ações bem simples. Que ações seriam essas?

(3)

CIÊNCIAS - Questão 6

O sol aquece a superfície da Terra, e parte da água dos lagos, rios e oceanos passa para a atmosfera na forma de vapor. Ao resfriar-se, o vapor de água

origina minúsculas gotículas que formam as nuvens. Por fim, na forma de chuva, a água volta à superfície da terra, caindo sobre o solo, lagos, rios

e oceanos. Identifique as mudanças de estado físico que aparecem nesse texto e na gravura ao

lado. 1) ... 2) ... 3) ... CIÊNCIAS - Questão 7

Considere as seguintes etapas pelas quais a água passa nas estações de tratamento:

I – Floculação II – Decantação

III – Filtração IV – Cloração A que etapa cada frase abaixo se refere?

a) A água recebe produtos destinados a matar microorganismos nela contidos:

b) A água recebe uma solução de cal e sulfato de alumínio; certas partículas solidas em suspensão se juntam, formando partículas maiores.

c) A água passa para um tanque, onde os flocos formados, mais densos que água, depositam-se no fundo. d) A água passa por um dispositivo formado por varias camadas de cascalho e areia; certas partículas sólidas e alguns microorganismos são retidos.

CIÊNCIAS - Questão 8

Justifique a seguinte relação: Quanto menor o número de estações de tratamento de água e de esgoto de uma região,

maior a mortalidade infantil da população local. CIÊNCIAS - Questão 9

Explique por que a água é chamada de Solvente Universal? CIÊNCIAS - Questão 10

Roberto, um garoto do 5º ano, ouviu seu irmão, que é do 6º, conversando ao telefone com um colega sobre um trabalho relacionado à poluição dos rios por esgotos. Roberto obviamente só ouviu o que o ouviu o que o irmão dizia. Quando o telefonema acabou, ele quis parecer entendido e falou: “Eu sempre soube que a culpa da poluição dos rios era dos micróbios”. Ao que seu irmão respondeu, com ironia: “É isso que dá ficar ouvindo a conversa dos outros. Você entendeu tudo errado!”

Você saberia explicar ao Roberto por que os micróbios não são os vilões da poluição das águas? Quem seriam então?

(4)

CIÊNCIAS - Questão 11

Identifique o estado da água(solido,liquido,gasoso) em cada exemplo: a)Água presente no leite que bebemos: ___________________________ b)Água presente num iceberg: ___________________________________ c)Água presente no ar de nossos pulmões: ________________________ d) Água presente no sangue humano: _____________________________ CIÊNCIAS - Questão 12

Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) afirma que, se as reservas de água não forem protegidas, dois terços da população mundial

viverão em regiões com problemas de abastecimento no ano de 2025.

Sabendo disso, responda:

a)Você acha que essa situação pode gerar conflitos entre países? Por quê?

b)Se nada for feito, o custo da água tenderá a subir. Por que isso teria consequências para o fornecimento de alimentos?

CIÊNCIAS - Questão 13

a) A água está fervendo para o preparo do café:

___________________________________________________________

b) Algumas geleiras do continente antártico estão derretendo. ______________________________________ c) O vapor de água entra em contato com a tampa fria da panela.

____________________________________________ d) Uma toalha está secando no varal.

____________________________________________________________________ e) Uma nuvem está se formando.

________________________________________________________________________ CIÊNCIAS - Questão 14

O que é água potável? Dê três características desse tipo de água. CIÊNCIAS - Questão 15

Identifique a mudança de estado que está ocorrendo com a água em cada transformação: a ) solido liquido b) liquido gasoso c ) liquido solido a ) gasoso liquido CIÊNCIAS - Questão 16

Analise as frases abaixo, coloque V para as alternativas verdadeiras ou F para as falsas, em seguida assinale a sequencia correta:

(5)

a) ( ) Só bebendo água é que podemos repor a água perdida ou consumida em nosso organismo.

b) ( ) O vapor de água que sobe da Terra para atmosfera, encontrando camadas mais frias, se condensa e forma as nuvens.

c) ( ) A água das nuvens precipita-se na superfície terrestre em forma de chuva, neve ou granizo. d) ( ) A evaporação da água resseca o ar que respiramos.

e) ( ) Pela respiração não perdemos água.

a) V,V,V,V,V b) F,V,V,F,F c) F,F,V,V,F d) V,F,V,F,V

CIÊNCIAS - Questão 17

Algumas medidas podem ser propostas com relação aos problemas da água: I. Represamento de rios e córregos próximo às cidades de maior porte. II. Controle da ocupação urbana, especialmente em torno dos mananciais.

III. Proibição do despejo de esgoto industrial e doméstico sem tratamento nos rios e represas.

IV. Transferência de volume de água entre bacias hidrográficas para atender as cidades que já apresentam alto grau de poluição em seus mananciais.

As duas ações que devem ser tratadas como prioridades para a preservação da qualidade dos recursos hídricos são

a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV

CIÊNCIAS - Questão 18

A figura ilustra algumas medidas preventivas de combate a um mosquito causador de doença que já atacou, desde o início deste ano, mais de 90000 brasileiros, e que tem preocupado as autoridades sanitárias do país.

Assinale a alternativa que inclui a doença cujo combate está representado na figura, bem como outras doenças também transmitidas por mosquitos vetores que utilizam a água para reproduzirem:

a) Febre amarela, esquistossomose e cólera. b) Malária, leptospirose e dengue hemorrágica. c) Dengue, malária e febre amarela.

d) Cólera, esquistossomose e dengue hemorrágica. CIÊNCIAS - Questão 19

O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos. II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.

III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera. IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.

V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios. a) somente a afirmativa III está correta.

b) somente as afirmativas III e IV estão corretas c) somente as afirmativas I, II e V estão corretas. d) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas

(6)

CIÊNCIAS - Questão 20

Casos de leptospirose crescem na região

M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranqüilidade e encontrou nos ratos, (...), os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, eles me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo...Oito suspeitos de leptospirose.A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (...) transmitida pela urina de ratos contaminados.

As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:

I. Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.

II. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.

III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.

IV. As pessoas que vivem na região assolada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose.

A sequência de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os ratos é: a) I, II, III e IV. b) I, III, IV e II. c) IV, III, II e I. d)II, III, I e IV CIÊNCIAS - Questão 21

A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água: I. Contaminação de lençóis freáticos.

II. Diminuição da umidade do solo. III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente, a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios. b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.

c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento / impermeabilização do solo urbano. d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

CIÊNCIAS - Questão 22

A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações. c) a qualidade da água disponível, apenas no sub-solo terrestre.

d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos. CIÊNCIAS - Questão 23

“A água é transferida de um lugar para outro e sofre transformações de estado físico. Chamamos de ciclo

hidrológico, ou ciclo da água, à constante mudança de estado da água na natureza. O grande motor deste ciclo é o calor irradiado pelo sol.”

Assinale a sequência correta deste processo, quando se inicia pela transformação lenta da água líquida dos rios, lagos e mares para vapor misturando com o ar da atmosfera.

a) evaporação- condensação- precipitação- infiltração. b) condensação- precipitação- infiltração- evaporação. c) evaporação- precipitação- infiltração- condensação. d) precipitação- infiltração- evaporação- condensação. CIÊNCIAS - Questão 24

As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade

suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente. As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,

a) onde chove, há floresta. b) onde a floresta cresce, chove.

(7)

CIÊNCIAS - Questão 25 Assinale a alternativa correta:

1) A cam ada de água que recobre parte da superfíc ie terrestre recebe o nom e de : a) ( ) termosfera b) ( ) hidrosfera c) ( ) troposfera d) ( ) estratosfera . 2) A m aior cam ada de água existente é:

a) ( ) salgada b) ( ) doce c) ( ) salobra d) ( ) potável. 3) A m aior quantidade de água doce do p laneta encontra-se:

a)( ) nos lençóis subterrâneos b) ( ) nos rios e lagos

c) ( ) nas calotas po lares e geleiras d) ( ) nas nuvens. 4) A água que se encontra nos oceanos, rios, lagos e subsolo está no estado.

a) ( ) sólido e gasoso b) ( )líquido c) ( )gasoso d) ( )sólido

CIÊNCIAS - Questão 26

Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros:

Sobre a temática dos "Retirantes", Portinari também escreveu o seguinte poema:

"(...)

Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos

Doloridos como fagulhas de carvão aceso Corpos disformes, uns panos sujos, Rasgados e sem cor, dependurados Homens de enorme ventre bojudo Mulheres com trouxas caídas para o lado Pançudas, carregando ao colo um garoto

Choramingando, remelento (...)"

(Cândido Portinari. "Poemas". Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.)

No texto de Portinari, algumas das pessoas descritas provavelmente estão infectadas com o verme Schistosoma mansoni Os "homens de enorme ventre bojudo" corresponderiam aos doentes da esquistossomose conhecida como "barriga

d’-água".

O ciclo de vida do Schistosoma mansoni e as condições sócio-ambientais de um local são fatores determinantes para maior ou menor incidência dessa doença.

O aumento da incidência da esquistossomose deve-se à presença de: a) ratos, ao alto índice pluvial e à inexistência de programas de vacinação.

b) insetos hospedeiros e indivíduos infectados, à inexistência de programas de vacinação.

c) indivíduos infectados e de hospedeiros intermediários (caramujos) e à ausência de saneamento básico. d) mosquitos, à inexistência de programas de vacinação e à ausência de controle de águas paradas. CIÊNCIAS - Questão 27

Leia a letra da música do compositor Guilherme Arantes e responda às questões. Guilherme Arantes - Planeta Água

“Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias e matam a sede da população Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

(8)

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água”... [1,0/ ]

a)Preste atenção na letra da música e diga que ciclo natural ela retrata.

b)Em que trechos da música há referências à passagem da água do estado líquido? E no gasoso? CIÊNCIAS - Questão 28

As chuvas representam benefícios e, ao mesmo tempo, problemas para as populações humanas. Escreva trechos da música da questão anterior, que fazem referência aos benefícios e aos problemas das chuvas( 2 de cada). CIÊNCIAS - Questão 29

Justifique, em termos científicos, a expressão “Terra, planeta água” e “O planeta Terra é azul” dito por Yuri Gagarin, astronauta russo, em 12 de abril de 1962.

CIÊNCIAS - Questão 30

A água é uma substância indispensável à manutenção da vida. Que característica da água faz que ela, no nosso corpo, dissolva e transporte substâncias no sangue.

CIÊNCIAS - Questão 31

Desenhe um círculo e em seguida divida-o conforme a quantidade de água e de terra de nosso planeta. O que você percebeu? Anote.

CIÊNCIAS - Questão 32

O uso doméstico dos recursos hídricos tem preocupado as autoridades ambientais de todo o mundo, tanto no que diz respeito ao desperdício de água quanto à sua conservação. Um estudo publicado recentemente na Revista Biotemas dá conta de que é possível criar peixes (tilápias) em lagoas de estabilização de efluentes domésticos tratados. Segundo o artigo: “O sistema de criação de peixes melhorou a qualidade do efluente gerado, reduzindo as concentrações de nitrogênio orgânico total e diminuindo os sólidos suspensos. As análises de coliformes fecais, Salmonella sp. e Staphylococcus aureus dos efluentes e da carne dos peixes produzidos ficaram dentro dos padrões exigidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde)”. Com base nesse estudo é possível encontrar soluções para o problema ambiental da eutrofização. O que é eutrofização, como ela ocorre e quais as soluções para resolver esse problema?

CIÊNCIAS - Questão 33

Dê razões que justifiquem a necessidade do cumprimento de leis referentes à proteção dos mananciais e dos reservatórios naturais de água.

CIÊNCIAS - Questão 34

Explique o processo de formação das nuvens. CIÊNCIAS - Questão 35

De que forma os animais participam do ciclo da água? CIÊNCIAS - Questão 36

Complete as frases abaixo:

a) A água _______________________________ é um tipo de água que brota de fontes do subsolo. b) Água própria para beber: _________________________________________

c) A água ________________________________ é usada em baterias de carros e na fabricação de remédios. d) Água _____________________________ possui poucos sais minerais.

d) Água _____________________________ possui muitos sais minerais, principalmente o cloreto de sódio.

CIÊNCIAS - Questão 37

As brigadas mata-mosquitos de Oswaldo Cruz não existem mais. Hoje, as ações de prevenção dependem de cada um de nós. Como você pode ajudar a diminuir o número de casos de dengue em nossa região?

CIÊNCIAS - Questão 38

Coloque em ordem crescente de quantidade de sais minerais dissolvidos os seguintes tipos de água: I. água do rio.

(9)

II. água do mar.

III. água salobra do sertão nordestino. IV. água destilada.

CIÊNCIAS - Questão 39

O desenho ao lado faz uma critica a um problema ambiental relacionado à chuva acida. Como ocorre esse problema e que males acarreta ao

planeta?

CIÊNCIAS - Questão 40

Ministério lança Campanha de Combate à Dengue

O objetivo é reforçar alerta sobre a importância da prevenção. Até o final do mês, foco será na adoção de hábitos diários para conter a proliferação do mosquito transmissor O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate à Dengue . Com o slogan “Sempre é hora de Combater a Dengue”, o objetivo da campanha é reforçar sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

Baseado nessa informação responda:

É possível evitar ou diminuir o uso de inseticidas se os focos do mosquito forem eliminados. Como isso pode ser feito?

“Jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda”. Provérbio Chinês

Boa sorte!!!

Referências

Documentos relacionados

Como titulante utiliza-se um ácido forte ou uma base forte para se obter uma melhor curva de titulação que diminua os erros na determinação experimental do ponto

O excesso de fitoplâncton (águas muito verdes e de baixa transparência) ocasiona excessiva oscilação diária na concentração de oxigênio na água, com valores muito elevados

Em alguns CS mais importantes que possuem sistemas (térmicos ou fotovoltaicos) casos de Bafatá, Bambadinca, Farim, Mansoa, Catio, Nhacra, Bula, Pitche, Pirada, entre outros,

A água potável chega ao edifício pela tubulação da rua e fica armazenada na caixa de água, de onde é distribuída para os chamados usos “nobres” – higiene pessoal e

• Importância da monitorização da qualidade das águas das ribeiras, como forma de identificar e prevenir potenciais fontes de poluição que possam atingir as águas

Veremos como o esforço de Leonor para garantir o abastecimento de água em sua casa congrega a luta política da ocupação pelo direito dos pobres viverem no centro da cidade, a

Os jingles se volta para a importância da conscientização de um consumo racional da água, trazendo ao público o problema (quanto a água pode fazer falta), e a solução (dicas

alterando a paisagem do local.. 19 As erosões são processos que alteram a paisagem de uma área e podem ser afetadas pelos aspectos naturais de uma região, como o clima, o relevo,