• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES ( ) Licença Sabática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ACTIVIDADES ( ) Licença Sabática"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES (2007-2008) Licença Sabática

Nome: Nair de Nazaré Castro Soares

Categoria académica: Professora catedrática (Estudos Clássicos)

No ano lectivo de 2007-2008 — o único, na sua vida académica, em que gozou de licença sabática — pôde dispor de tempo para rever as edições dos livros que tem há vários anos esgotados: Tragédia do príncipe João de Diogo de Teive, texto latino, tradução, com introdução e notas (2ª ed. Gulbenkian); O príncipe ideal no século XVI e a obra de D. Jerónimo Osório (INIC); Introdução à leitura da Castro de António Ferreira (Almedina).

Teve também oportunidade de se deslocar ao Brasil (Campinas - São Paulo) para colaborar com duas Universidades, durante os meses de Fevereiro e Março:

Na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): participou, como arguente, num júri de provas de Doutoramento (em Fevereiro); e proferiu uma conferência-seminário, no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (em Março), integrada no programa de Pós-graduação.

Na Pontifícia Universidade de Campinas (PUC) inaugurou o “Ano Vieirino” com duas conferências, nos dias 4 e 5 de Março de 2008, subordinadas ao tema: “A acção dos jesuítas e a formação cultural do Brasil: A figura e a obra do Pe. António Vieira”.

Em Espanha, na Universidade de Extremadura - Cáceres (9-11 de Julho de 2008), representou o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos - Idade Média e Renascimento, linha de investigação que dirige, no Curso de Verão sobre as “Relações entre humanistas portugueses e espanhóis (séculos XVI e XVII)”, onde apresentou uma comunicação intitulada “Humanistas españoles y portugueses y sus relaciones con la monarquía”.

Estes e outros contactos internacionais, designadamente com a França, Tours e Poitiers, que o ano sabático propiciou, foram muito enriquecedores no estreitamento de relações entre universidades e no alargamento de perspectivas de trabalho científico e pedagógico, pela dinamização de projectos comuns e intercâmbio mais activo de docentes e estudantes.

(2)

1.INVESTIGAÇÃO EM CURSO

Investigação nas Áreas de: — Literatura Latina Clássica;

— Literatura neolatina do século XVI;

— Recepção dos Autores Clássicos na Literatura Portuguesa.

2. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

Integra os seguintes projectos:

— Dicionário de Humanistas em Portugal: coordenação da Linha 3 (unidade I &D do CECH).

— “Cidades e Humanismo” da Unidade I &D do CECH.

— O projecto internacional: I &D (2007) MYCT “El exemplum en las retóricas clásicas, la hagiografia y la historiografía hispano-lusa de los siglos XVy XVI” (coord. María Luisa Harto Trujillo y Santiago López Moreda - Universidade de Cáceres).

3.JÚRIS DE PROVAS ACADÉMICAS

3.1. Doutoramento (Brasil)

Arguente no júri de Doutoramento de ANA MARIA DANTAS CUNHA DE MIRANDA

OLIVEIRA, As imagens da identidade portuguesa entre milênios em três ficcionistas atuais,

na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP- Brasil), Campinas - São Paulo, Fevereiro de 2008.

3.2. Mestrado

Arguente da tese de Mestrado em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas da Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, de ANA CRISTINA CUNHA ALHAIS DIOGO,

intitulada “A Chave dos Profetas — do reino de Cristo consumado na terra — Livro III de Padre António Vieira. Uma leitura” (26 de Abril de 2007).

Arguente do Júri das Provas de Mestrado da Licenciada LUÍSA MARIA PEREIRA

PINTO RIBEIRO, que apresentou a dissertação em Literatura Portuguesa – Especialização

(3)

Portugueses. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (26 de Novembro de 2007).

Arguente do júri das provas de Mestrado da Licenciada CLÁUDIA DANIELA

FERNANDES, que apresentou a dissertação em Literatura Portuguesa – Especialização em

Literatura Infanto-Juvenil, intitulada: A Figura Feminina como Protagonista de Contos Tradicionais Portugueses. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (26 de Novembro de 2007).

Membro do júri de Mestrado (orientadora da dissertação) de FILIPA MARISA

GONÇALVES MEDEIROS Araújo “Imitatio e interpretatio no De amore de Marsilio Ficino.

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Julho de 2008, classificada com Muito Bom.

Presidente do júri da tese de Mestrado em Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de ELISABETE GROVA GONÇALVES, intitulada: “O senex

amator na comédia latina. Antecedentes e descendência”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Setembro de 2008.

4.ORIENTAÇÃO DE TESES

4.1. Mestrado

Orientadora de tese de Mestrado da licenciada Erika Regina da Silva Santos, no âmbito do Mestrado em "Teatro Clássico e a Sua Recepção" da Faculdade de Letras (Universidade de Coimbra), intitulada Séneca e os media: o macabro na arte dramática senequiana e no jornalismo policial.

Orientadora de tese de Mestrado da licenciada Andreia Marisa Ferraz Moreira, no âmbito do Mestrado em Cultura Clássica: Matrizes greco-latinas na Literatura Ocidental”, da Faculdade de Letras (Universidade de Coimbra), intitulada: Pro Medea. A Inocência da Princesa Senequiana.

Orientadora de tese de Mestrado da licenciada Zita Maria Encarnação Carvalheiro, no âmbito do Mestrado em Línguas Clássicas, área de especialização em Tradução e Ensino, intitulada: O De Partu Virginis de Jacopo Sannazaro: uma epopeia humanista.

(4)

Orientadora da tese de Doutoramento na área de Estudos Clássicos, especialidade de Literatura Latina, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulada: Naturam sequi: as tragédias de Séneca, da Mestre Mariana Montalvão Horta e Costa Matias, bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Orientadora da tese de Doutoramento na área de Estudos Clássicos, especialidade de Literatura Neolatina, sobre o tema “Pedagogia, retórica escolar e génese do discurso literário: uma leitura da obra Collectanea moralis philosophiae de Frei Luís de Granada”, de Ana Isabel Correia Martins, bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

5.COORDENAÇÕES

— Directora da área de Humanismo e Renascimento da Unidade I&D do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

— Vogal do Conselho de Redacção da Revista Cuadernos de Filología Clásica. Estudios Latinos de la Universidad Complutense de Madrid.

— Consultora Académica da Revista Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil (PUC).

— Consultora Científica do Centro de Estudos de Letras (CEL) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na área de Literatura Portuguesa.

— Membro da Comissão Redactora da Humanitas. 6.CARGOS

— Académica Correspondente da Academia Portuguesa de História.

— Membro da "Societé des Amis du Centre d'Études Supérieures de la Renaissance" (Tours).

— Membro da SoPlutarco-Sociedade Portuguesa de Plutarco, integrada na International Plutrach Society;

— Membro do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Directora da área de Humanismo e Renascimento).

— Membro da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (APEC).

— Membro do Conselho Científico da Associação Portuguesa de Estudos Neolatinos (APENEL).

7. PARTICIPAÇÃO EM UI&D, PROJECTOS (NACIONAIS E INTERNACIONAIS) E ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS

(5)

Integra os seguintes projectos:

— Dicionário de Humanistas em Portugal: coordenação da Linha 3 (unidade I &D do CECH).

— “Cidades e Humanismo” da Unidade I &D do CECH.

— Projecto internacional: I &D (2007) MYCT “El exemplum en las retóricas clásicas, la hagiografia y la historiografía hispano-lusa de los siglos XVy XVI” (coord. María Luisa Harto Trujillo y Santiago López Moreda - Universidade de Cáceres).

8.ORGANIZAÇÃO DE SESSÕES CULTURAIS ENCONTROS E COLÓQUIOS

— Membro da organização da Sessão de Abertura do “Ano Vieirino”, na Capela da Universidade de Coimbra: “Evocação do IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira (6 de Fevereiro de 1608 - 6 de Fevereiro de 2008)”. Sessão organizada pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos - Linha de Idade Média e Renascimento (Nair Castro Soares e Margarida Miranda) e pelo Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos: Recital de Órgão de Música Renascentista, Barroca e Contemporânea (António de Cabezón; J. S. Bach; Joel Canhão) pelo Organista Titular da Capela da Universidade de Coimbra, Paulo J. F. Bernardino; Pregação do Primeiro Sermão de Quarta-feira de Cinzas (Roma, Igreja de Santo António dos Portugueses, 1672) pelo Actor Paulo Mira Coelho; Leitura dramatizada da Elegia de Camões Se quando contemplamos as secretas pelo Actor Rui de Carvalho.

— Membro da Organização do Colóquio “Entre Camões e Vieira” (Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra), que teve lugar no dis 30 de Setembro de 2008. Organizado pelos Centros de Literatura Portuguesa e de Estudos Clássicos e Humanísticos (Linha de Idade Média e Renascimento), da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e pelo Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos.

9.CONFERÊNCIAS E COMUNICAÇÕES

9.1. No estrangeiro

No Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) - São Paulo, Brasil, proferiu uma conferência-seminário, intitulada “A Castro de António Ferreira obra-prima da dramturgia clássica portuguesa” (Março de 2008).

(6)

Na Pontifícia Universidade de Campinas, inaugurou o “Ano Vieirino” com duas conferências, nos dias 4 e 5 de Março de 2008, subordinadas ao tema: “A acção dos jesuítas e a formação cultural do Brasil: a figura e a obra do Pe. António Vieira ” .

No “Curso de Verão”, na Universidade de Estremadura - Cáceres, dedicado às “Relações entre humanistas portugueses e espanhóis (sécs. XVI e XVII)”, proferiu uma comunicação intitulada “Humanistas españoles y portugueses y sus relaciones con la monarquía”, no dia 9 de Julho de 2008.

9.2. Em Portugal

— Nas Jornadas: Literatura em Debate - II, que se realizaram no dia 19 de Março de 2007, no Departamento de Letras da UTAD, proferiu uma comunicação intitulada “A Casa de Vila Real e o Primeiro Humanismo Português”. Comunicação publicada em Tendências da Literatura. Do Classicismo ao Maneirismo e ao Barroco e sua projecção na actualidade, vol. II, Vila Real, UTAD, 2009 (e ainda no site Letras & Letras, Universidade do Minho, 2009).

— Nos XII Encontros Internacionais de Reflexão e Investigação do Departamento de Letras – Vila Real, UTAD, 29 e 30 de Maio de 2008 proferiu a seguinte conferência: “Herança clássica na construção da Europa moderna: transmissão e intersecção de novos modelos hermenêuticos”. Comunicação publicada na Revista de Letras, série II, nº 7 (Dezembro de 2008), Vila Real, UTAD -2009.

— No Congresso Internacional ICAN 2008 — Nas encruzilhadas do Romance Antigo. Espaços, fronteiras, intercepções (Lisboa, 21-26 de Julho de 2008), apresentou uma comunicação intitulada “Retórica e ecphrasis na Castro de António Ferreira”.

— Na Jornada de Estudos Clássicos, subordinada ao tema “O Além, a Ética e a Política: em torno do Sonho de Cipião” (Universidade do Minho, 5 de Dezembro de 2008) proferiu uma conferência intitulada: O Além, a Ética e a Política: Cícero e D. Jerónimo Osório “O Cícero Português”.

(7)

a) Livros

LATINEUROPA— Latim e cultura neolatina no processo de construção da identidade europeia (coord. Nair Castro Soares, Margarida Miranda e Carlota M. Urbano), Coimbra, 2008

b) Capítulos de livros

— «Diogo de Teive e a Tragédia do Príncipe João (Excerto)» (Estudos Breves/Introduções) in História e Antologia da Literatura portuguesa - século XVI, vol. II, tomo II, Fundação Calouste Gulbenkian - 50 anos, Lisboa, 2007. p. 679-686.

— «Diogo de Teive, Tragédia do Príncipe João» (Antologia: Textos literários) in História e Antologia da Literatura portuguesa - século XVI, vol. II, tomo II, Fundação Calouste GulbenKian - 50 anos, Lisboa, 2007, p. 730-735.

c) Participação em Actas

“Cataldo Parísio Sículo «educador da nobreza portuguesa», in Latim: Língua e cultura da Idade Média à Actualidade (Actas do Encontro de Professores de Latim e Grego, em Homenagem a Américo da Costa Ramalho), Coimbra, 2008, p. 45-67.

“Tratados de educação de príncipes em Portugal: um tema europeu”, In LATINEUROPA— Latim e cultura neolatina no processo de construção da identidade europeia (coord. Nair Castro Soares, Margarida Miranda e Carlota M. Urbano), Coimbra, 2008, p. 173-199.

“L'Influence de Plutarque sur l'Humanisme portugais au XVIe siècle”, in Moralia et Oeuvres morales à la Renaissance. Actes du Colloque International de Toulouse (19-21 mai 2005). Textesd réunis et présentés par Olivier Guerrier. paris, honoré champion, 2008, p. 55-70.

d) Artigos

— “Inês de Castro: da tragédia ao melodrama”, in Estudos em Homenagem a Ana Paula Quintela, Porto, FLUP, 2008, p. 83-104.

— “A Casa de Vila Real e o Primeiro Humanismo Português” (Vila Real, UTAD, 29 e 30 de Maio de 2008), in Tendências da Literatura. Do Classicismo ao Maneirismo e ao Barroco e sua projecção na actualidade, vol. II, Vila Real, UTAD, 2009, p. 6-53. (e ainda no site Letras & Letras, Universidade do Minho, 2009).

(8)

— “Herança clássica na construção da Europa moderna: transmissão e intersecção de novos modelos hermenêuticos” (Vila Real, UTAD, 29 e 30 de Maio de 2008), in Revista de Letras, série II, nº 7 (Dezembro de 2008), Vila Real, UTAD, 2009, p. 77-88.

e) Recensões e notícias

— Joaquim Brasil Fontes, Eurípides, Sêneca, Racine: Hipólito e Fedra. Três tragédias. Estudo, tradução e notas, São Paulo, Editora Iluminuras Lda., 2007, 493 p., in Humanitas, 60 (Coimbra, 2008) 305-306.

— Tomás González Rolán, Ex Castro. Cartas desde la prisión papal de Sant' Angelo entre los humanistas de la Academia Romana y su alcaide, Rodrigo Sánchez de Arévalo. Introducción, edición crítica, traducción y notas (colab. J. M. Baños Baños e A. López Fonseca), Madrid, Ediciones Clásicas, 2008, 328 p., in Humanitas, 60 (Coimbra, 2008) 320-323.

— “Relações entre humanistas portugueses e espanhóis (séculos XVI e XVII)” — Curso de verão na Universidade de Extremadura - Cáceres (9-11 de Julho de 2008), Humanitas, 60 (Coimbra, 2008) 378-379.

— “ICAN 2008 - Nas encruzilhadas do romance antigo. espaços, fronteiras, intersecções”, Humanitas, 60 (Coimbra, 2008) 380-383.

— “Vieira - O céu na terra”, Humanitas, 60 (Coimbra, 2008) -384. — “Museu do Oriente”, Humanitas, 60 (Coimbra, 2008) 377-378.

— “Memória de Luciana Stegagno Picchio (1920-2008)”, Humanitas, 60 (Coimbra, 2008) 391-392.

— “Memória de Haquira Osakabe (1939-2008)”, Humanitas, 60 (Coimbra, 2008) 393-394.

(9)

— Autora de parecer científico no âmbito da XVI Edição do Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa 2008 — Fundação para a Ciência e Tecnologia /União Latina.

— Autora de pareceres científicos, no âmbito das publicação de obras na Imprensa da Universidade de Coimbra.

— Autora (em parceria com Francisco S. José de Oliveira) dos Relatórios para obtenção de “nomeação definitiva” de: Professor Associado (António Manuel Ribeiro Rebelo) e de Professor Auxiliar de nomeação definitiva (Carlota Maria Lopes de Miranda Urbano).

— Autora de pareceres científicos, no âmbito das publicação da Revista Humanitas.

Referências

Documentos relacionados

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

É para esse aspecto que se volta a crítica de Wolff (op. cit.) quando se refere ao segundo modelo de universidade (a universidade como campo de treinamento para as profissões

Diante disso, o projeto de pesquisa que está em andamento, se volta para o estudo de como ocorre a prática educativa em saúde e o processo de educação no trabalho, levando em

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Descrição Código do Produto Código do Produto2 Nome do Produto Código do Tipo de Produto Alias do Tipo de Produto Nome do Tipo de Produto Range relativo à Idade da Divida

Ainda que este caderno deva ser devolvido ao final da prova, o seu rascunho de redação não é considerado para efeitos de aferição de nota no vestibular, valendo apenas o texto

O presente estudo oferece informações sobre o levantamento de espécies de morcegos no Parque Estadual de Campinhos - PR no período entre junho de 2007 a maio de 2008.. Além

A Rádio Universidade foi uma escola para muitos profissionais que, apesar da censura, vislumbraram uma nova forma de fazer rádio e jornalismo e que criou raízes para o que viria