• Nenhum resultado encontrado

agility made possible

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "agility made possible"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

agility

made possible

posso planejar a

capacidade e o

desempenho dos

meus aplicativos

SAP de forma eficaz

nas Plataformas de

Infraestrutura Vblock?

sentence case

RESUMO DA SOLUÇÃO

(2)

melhor os custos e gerenciar o risco, prevendo o impacto das

alterações técnicas e de negócios. A CA Technologies oferece

análise de previsão para informar como será o desempenho dos

aplicativos SAP nas Plataformas de Infraestrutura Vblock.

(3)

3

CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms

Desafio

O dimensionamento adequado para implantações de SAP é um desafio, já que todo usuário de SAP tem os objetivos conflitantes de minimizar o custo e o risco e, ao mesmo tempo, assegurar o desempenho. O gerenciamento da capacidade para cenários de SAP deve ser tratado usando uma metodologia sistemática que seja automatizada, reproduzível e precisa.

O fornecimento de pouca capacidade leva a problemas de desempenho e interrupção quando o aplicativo entra em produção ou passa por picos no tráfego. O provisionamento em excesso desperdiça um valioso orçamento de TI. Fatores como Unicode, personalizações no SAP, perfis variados de carga de trabalho do usuário, o uso de infraestrutura compartilhada e migração para plataformas de SOA como o NetWeaver acrescentam complexidade — e risco — ao dimensionamento que as Pontuações SAPS não abordam. Além da implantação inicial, o dimensionamento deve abordar alterações na carga de trabalho ou em processos de negócios e acomodar atualizações de servidor ou rede após o aplicativo entrar em produção.

Oportunidade

O CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms permite às organizações desenvolver e implementar um plano de capacidade com base tanto nos requisitos de TI quanto de negócios, a fim de possibilitar a continuidade dos serviços de negócios. O plano leva em conta os Indicadores Principais de Desempenho (KPIs) dos negócios:

Benefícios

O CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms possibilita às organizações estabelecer um plano de linha de base para atingir as metas comerciais e fornece suporte a decisões operacionais no dinâmico ambiente de negócios. Com o CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms, as organizações de TI podem desfrutar dos benefícios da virtualização de seus cenários de SAP com confiança, mantendo os níveis de serviço e atendendo às necessidades dos negócios de forma proativa. Com o CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms, as organizações de TI podem realizar tudo isso sem ter de superprovisionar hardware intencionalmente, possibilitando, dessa forma, uma economia de custos e a liberação do capital para investimentos estratégicos. Isso permite à TI se alinhar verdadeiramente com as necessidades dos negócios.

resumo executivo

Níveis de serviço

• Requisitos de disponibilidade

• Tempos de resposta das principais funções de negócios

• Tempo de conclusão dos trabalhos em lote

Custos de implantação e TCO • Instalações

• Infraestrutura (servidores, armazenamento, redes etc.)

• Software

• Administração do sistema • Energia

(4)

Seção 1: desafio

Complexidade no gerenciamento de aplicativos SAP

Muitas implantações de soluções SAP passarão por uma grande atualização no decorrer dos próximos um a dois anos, já que a SAP encerrou o suporte para aplicativos SAP R/3 Enterprise e SAP R/3 4.6c de 32 bits. Várias dessas empresas estão usando a janela de atualização como oportunidade para migrar seu cenário baseado na solução SAP de plataformas proprietárias e mais antigas para servidores padrão de mercado econômicos, como as Plataformas de Infraestrutura Vblock. Devido ao nível de complexidade associado ao gerenciamento de aplicativos SAP, frequentemente há problemas nas migrações, que podem ter um impacto significativo nos negócios. Qualquer alteração em seu cenário de SAP deve ser completamente planejada e testada para assegurar que a transição seja a mais tranquila possível, com um mínimo possível de interrupções.

"Proliferação de VMs"

As implantações de SAP podem contribuir para a proliferação virtual ou de servidores devido a sua arquitetura em camadas e à necessidade de provisionar sistemas separados para desenvolvimento, teste/garantia de qualidade e ambientes de produção. Como resultado, as implementações de SAP frequentemente chegam a abranger 50, 100 servidores ou mais, e até mesmo as implantações menores podem assumir as características de uma configuração de TI relativamente grande. Como a utilização média da CPU é de 10 a 20%, pode haver um número substancial de sistemas que não são plenamente utilizados em qualquer determinado momento. Isso é caro em ambientes de infraestrutura convergente como as plataformas Vblock.

Virtualizando os aplicativos SAP

A maioria dos cenários de SAP compreende muitos servidores, redes, elementos de armazenamento e data centers fisicamente distribuídos. A inclusão de virtualização nesse mix acrescenta uma camada de complexidade, já que as máquinas virtuais provavelmente serão implantadas em muitos servidores físicos. A combinação disso com vários segmentos de rede, armazenamento compartilhado distribuído e uma base de usuários distribuída globalmente torna-se esmagadoramente complexa, chegando a tal nível que fazer estimativas de tempo de resposta é praticamente impossível usando métodos tradicionais.

Data center dinâmico

A virtualização desloca cargas de trabalho ativas dinamicamente para os recursos ociosos e, idealmente, prioriza quais cargas de trabalho recebem quais recursos e quando. Mas não saber o impacto de uma ou de todas essas cargas de trabalho sobre a disponibilidade dos recursos significa que é impossível dizer quando a arquitetura geral atingirá seu ponto de saturação. Como o objetivo da virtualização em primeira instância era reduzir o número de servidores mantidos pela TI, haverá menos recursos a acionar quando novas máquinas virtuais forem necessárias para lidar com a demanda. E quando as arquiteturas virtualizadas como as plataformas Vblock ficam sem máquinas virtuais adicionais para atribuir cargas de trabalho, o desempenho sofre, sistemas ficam indisponíveis e os tempos de espera tornam-se inaceitáveis. Conforme os orçamentos de TI vão se tornando mais atrelados às linhas de negócios e seus resultados econômicos, a manutenção de níveis de serviço ideais na TI passa a ser uma condição para os CIOs se manterem empregados.

(5)

5

CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms

Dimensionamento de hardware

O gerenciamento da capacidade de TI consiste em encontrar o ponto de compensação certo entre os objetivos de nível de serviço e o custo. O dimensionamento da infraestrutura do SAP deve garantir que haja recursos suficientes para atender aos tempos de resposta necessários dos usuários finais com uma certa folga, mas não a ponto de você achar que está pagando por uma capacidade inutilizada excessiva. Os esforços de dimensionamento geralmente envolvem três processos de TI principais: níveis de serviço, implicações financeiras e gerenciamento da capacidade. Decisões tomadas em qualquer um desses processos afetam diretamente os demais (ou seja, a falta de capacidade afeta os níveis de serviço); portanto, a melhor prática para dimensionamento é adotar uma abordagem holística que integre todos os três processos. A SAP e os fornecedores de hardware recomendam uma utilização-alvo de 65% ao dimensionar o cenário de SAP físico. Essa é uma referência do setor razoavelmente padronizada para utilização "segura" do servidor. A SAP recomenda o uso de uma ferramenta online chamada QuickSizer para auxiliar no dimensionamento inicial dos cenários de SAP. Ela incorpora referências padrão para calcular uma "pontuação SAPS" que é então apresentada ao fornecedor de hardware. Cada fornecedor tem uma tabela de equivalência que eles usam para recomendar uma configuração que entregue o SAPS necessário. A virtualização introduz vários desafios neste modelo tradicional, apenas agravando o problema da má utilização que os clientes de SAP podem enfrentar (os sistemas SAP também tipicamente são executados com 18% ou menos de capacidade). Assim, podemos ver que pode ser difícil dimensionar a capacidade e desempenho de um cenário de SAP com precisão usando métodos tradicionais quando SAP e virtualização se combinam. A maioria das organizações não dispõe de um método reproduzível para dimensionamento inicial e contínuo de cenários físicos, quanto mais virtualizados. O tempo para provisionamento de novos recursos é tipicamente medido em meses; assim, o

superprovisionamento muitas vezes se torna uma necessidade para evitar problemas de desempenho. E apesar dos melhores esforços usando laboratórios de teste e outros métodos, o comportamento dos aplicativos com utilização mais alta do servidor não é bem compreendida. Esse é um importante desafio a superar quando se considera uma infraestrutura convergente como as plataformas Vblock.

Seção 2: oportunidade

Gerenciamento eficaz do CA Migration for SAP

Application on Vblock Platforms em um cenário

de SAP

O CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms pode eliminar a lacuna entre os requisitos de negócios e a TI ao fornecer respostas prescritivas que permitem que os níveis de serviço sejam cumpridos, a TI maximize a utilização dos recursos de infraestrutura sem afetar os negócios negativamente, e os clientes extraiam maiores benefícios econômicos potenciais de suas Plataformas de Infraestrutura Vblock.

O CA Data Manager fornece um repositório central que pode ser utilizado em toda a empresa para projetos de gerenciamento automatizado da capacidade, permitindo à TI:

• Fornecer serviços que correspondam às necessidades dos negócios e melhorem a eficiência no uso dos recursos de TI

• Aproveitar e estender o investimento feito em ferramentas de monitoramento de desempenho do SAP para determinar a capacidade futura dos aplicativos críticos de atender às necessidades

(6)

• Manter um repositório confiável para separar os dados de modelagem dos sistemas de produção • Automatizar o processo manual de coleta, normatização e validação dos dados

• Normatizar e armazenar métricas de plataformas Vblock físicas e virtualizadas para uso na definição de perfis e modelagem de aplicativos

• Analisar a eficiência do data center automaticamente para compreender recursos e capacidade O CA Capacity Manager permite baixar o risco ao identificar gargalos de desempenho antecipadamente e definir o orçamento para corrigi-los. Usando dados técnicos e de negócios, você consegue tomar decisões de negócios mais informadas sobre a TI. O CA Capacity Manager fornece visibilidade para as decisões de investimento em TI:

• Balancear cargas de trabalho ou consolidar servidores subutilizados e determinar de forma confiável os efeitos da realocação para Plataformas de Infraestrutura Vblock e várias opções de configuração de plataformas Vblock

• Avaliar e selecionar qual infraestrutura consolidar, a fim de ajudar a reduzir o custo sem afetar os níveis de serviço negativamente

• Determinar se seus aplicativos estão operando de acordo com os níveis de serviço comprometidos

• Determinar os requisitos de hardware e capacidade para suporte a aplicativos de negócios SAP estratégicos • Identificar quais componentes de infraestrutura precisam de atualização ou quais podem ser virtualizados • Otimizar ambientes virtualizados complexos para custo e desempenho

• Analisar rapidamente o custo de possíveis situações de mudança nos negócios

• Prever com segurança e baixo custo o impacto de mudanças cumulativas nos negócios sobre os aplicativos SAP em produção e seu desempenho

O CA Capacity Management Data Adapter for SAP aproveita a infraestrutura de monitoramento e geração de relatórios do SAP e de ferramentas de gerenciamento de sistemas para criar um modelo do ambiente de TI, incluindo o aplicativo SAP e outros aplicativos associados, servidores físicos, servidores virtuais, redes, armazenamento, memória e usuários. A CA Technologies fornece funcionalidade específica para cenários de SAP, incluindo relatórios que são executados automaticamente do CA Capacity Manager para informar sobre:

• Tempo de resposta e acordos de nível de serviço (ANSs) – mostra o tempo de resposta por situação,

incluindo o volume de carga de trabalho previsto que provocará violações no ANS de tempo de resposta

• ANS de utilização – mostra a utilização do servidor por situação, incluindo o tempo previsto até que a

utilização da CPU resulte em violações do ANS

• Utilização e detalhes do ANS – mostra o tempo previsto até que a utilização da CPU, memória ou disco

provoque violações do ANS

• Crescimento da carga de trabalho – para relatar sobre várias situações de crescimento da carga de

(7)

7

CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms

Seção 3: benefícios

Eliminando a lacuna entre os negócios e a TI

O CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms permite às organizações estabelecer um plano de linha de base para atingir as metas comerciais e fornece suporte a decisões operacionais no dinâmico ambiente de negócios. Com o CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms, as organizações de TI podem desfrutar dos benefícios da virtualização de seus cenários de SAP com confiança, mantendo os níveis de serviço e atendendo às necessidades dos negócios de forma proativa. Igualmente importante, o gerenciamento de TI de prevenção possibilita que as organizações façam tudo isso sem superprovisionar o hardware intencionalmente, gerando potencial para economia de custos e liberando capital para investimento estratégico. Com uma melhor visibilidade dos

cenários de SAP, os clientes podem se beneficiar de:

• Redução do tempo e esforços necessários para fornecer aplicativos SAP em plataformas Vblock • Melhor cobertura do gerenciamento da capacidade em toda a empresa

• Melhor uso e densidade dos ativos de TI físicos e virtuais

• Custos reduzidos da infraestrutura de TI com consolidação e virtualização seguras e confiáveis • Investimentos de TI mais bem alinhados com as necessidades de negócios gerais

• Menos tempo gasto corrigindo problemas de capacidade e desempenho • Desempenho, custos e riscos de aplicativos equilibrados

• Previsões precisas do comportamento dos aplicativos SAP frente a mudanças de TI

• Uma metodologia formal para planejamento de despesas de capital, compromisso de nível de serviço e fornecimento de serviços de TI

(8)

Seção 4:

Vantagem da CA Technologies

CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms usa a infraestrutura de monitoramento e geração de relatórios do SAP, junto com dados de ferramentas de gerenciamento de sistemas, para criar um modelo de todo o ambiente de TI. O modelo inclui o aplicativo SAP, pacotes de aprimoramento, complementos de terceiros e outros aplicativos associados, servidores físicos, servidores virtuais, redes, armazenamento, memória e usuários.

Uma vez estabelecida essa linha de base, as mudanças podem ser aplicadas para refletir os planos de negócios: • Migração de aplicativos de físico-para-virtual ou de virtual-para-virtual • Adição de mais usuários ao sistema • Usuários existentes com mudança nos comportamentos operacionais • Implantação de recursos adicionais através de novos módulos do SAP ou serviços Web • Consolidação de servidores e atualizações de hardware • Crescimento de negócios e transações planejado • Atualização funcional e técnica para o NetWeaver • Migração para uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) • Consolidação de instâncias do SAP em nível local ou global • Reconfiguração para alta disponibilidade e recuperação de falhas • Migração para Unicode

Com o CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms, a CA Technologies oferece um conjunto abrangente de recursos que englobam o ciclo de maturidade da virtualização, desde o desenvolvimento e teste até a produção e a primeira implantação virtual em um data center dinâmico ou nuvem privada. Além disso, a CA Technologies oferece:

• 30 anos de experiência reconhecida em software de gerenciamento de TI de classe empresarial robusto, confiável e seguro

• Um compromisso inigualável com tecnologias emergentes e paradigmas de fornecimento de TI, como virtualização, Software como um serviço e nuvem

• As melhores e mais avançadas tecnologias de gerenciamento, desenvolvidas por meio de aquisições estratégicas e inovação interna

• Liderança em gerenciamento de virtualização reconhecida pelo setor e destacada por analistas de mercado, publicações respeitadas e outros formadores de opinião

• Parcerias no setor "específicas para virtualização" com outros líderes em virtualização e gerenciamento, como VCE, VMware, Cisco e Microsoft

(9)

9

CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms

A CA Technologies também está posicionada de forma exclusiva para ajudar a fazer do seu gerenciamento de virtualização um sucesso com serviços adicionais de implementação e treinamento, incluindo:

• CA Services

O CA Services é parte integrante da solução de gerenciamento de virtualização, oferecendo assessoria, implementação, verificação de integridade e outros serviços pré e pós-implantação. Isso permite que as organizações acelerem a percepção dos benefícios de seu investimento em virtualização, atenuem os riscos da implementação e melhorem o alinhamento entre os processos de negócios e TI.

• CA Education

O CA Education oferece treinamento contínuo e ensino de melhores práticas através de cursos presenciais em sala de aula, treinamento virtual conduzido por instrutor e treinamento com base na Web (WBT). Com isso, as organizações podem desenvolver rapidamente sua capacitação em gerenciamento da capacidade, virtualização e gerenciamento de virtualização, superar muitos obstáculos à implantação, reduzir ou eliminar erros de implantação e acelerar a percepção dos benefícios.

Seção 5:

Próximas etapas

Como eu dou o próximo passo para a implementação do CA Migration for SAP Applications on Vblock Platforms?

Ao definir e publicar serviços para os usuários através do CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms, as empresas estão dando um passo fundamental para alcançar a meta de sua transição de um centro de custo reativo para um parceiro de negócios estratégico e proativo. Quando as organizações de TI usam o CA Migration for SAP Application on Vblock Platforms para gerenciar a transição do SAP para plataformas Vblock, elas claramente habilitam os líderes de TI e negócios a avaliar facilmente a eficiência do data center atual e prever os requisitos futuros da infraestrutura de TI, ajudando-os a tomar decisões informadas para respaldar as necessidades de negócios na migração dos aplicativos para plataformas Vblock. Para obter mais informações sobre as soluções da CA Technologies que usam Plataformas de Infraestrutura Vblock,visite o site ca.com/vce.

Para obter mais informações sobre o CA Data Manager, CA Capacity Manager e CA Capacity Management Data Adapter for SAP, visite o site ca.com/us/capacity-management.

(10)

Copyright © 2011 CA. Todos os direitos reservados. Vblock e Vblock Ready são marcas comerciais da VCE. Todas as demais marcas comerciais, nomes comerciais, marcas de serviço e logotipos mencionados aqui pertencem às suas respectivas empresas. Todas as marcas registradas, os nomes comerciais, as marcas de serviço e os logotipos mencionados aqui pertencem às suas respectivas empresas. Este documento é apenas para fins informativos. A CA não assume nenhuma responsabilidade quanto à precisão ou integridade das informações. Na medida do permitido pela lei aplicável, a CA fornece este documento "no estado em que se encontra", sem garantias de nenhum tipo, incluindo, sem limitações, garantias implícitas de comercialização, adequação a uma finalidade específica ou não violação. Em nenhuma circunstância a CA será responsável por perdas ou danos, diretos ou indiretos, decorrentes do uso deste documento, incluindo, sem limitações, perda de lucros, interrupção de negócios, reputação da empresa ou perda de dados, mesmo que a CA tenha sido

A CA Technologies é uma empresa de software e soluções de gerenciamento de TI

com experiência em todos os ambientes de TI – de mainframes e sistemas

distribuídos a implementações virtualizadas e na nuvem. A CA Technologies gerencia

e protege os ambientes de TI e permite que os clientes forneçam serviços de TI mais

flexíveis. Os produtos e serviços inovadores da CA Technologies fornecem a visão e o

controle essenciais para as organizações de TI aumentarem a agilidade dos negócios.

A maioria das empresas que compõe a lista Global Fortune 500 conta com a CA

Technologies para gerenciar seus ecossistemas de TI em evolução. Para obter mais

informações, visite a CA Technologies, em ca.com.

VCE, a empresa de ambiente de computação virtual (Virtual Computing Environment)

formada pela Cisco e pela EMC com investimentos da VMware e da Intel, acelera a

adoção da infraestrutura convergente e dos modelos de computação baseados na

nuvem que reduzem drasticamente o custo da TI, ao mesmo tempo em que aceleram

o lançamento no mercado para os nossos clientes. A VCE, por meio da plataforma

Vblock, apresenta a primeira oferta totalmente integrada de TI do setor, com

responsabilização de todos os fornecedores de ponta a ponta. As soluções predefinidas

da VCE estão disponíveis através de uma extensa rede de parceiros e abrangem

aplicativos horizontais, ofertas para setores verticais e ambientes de desenvolvimento

de aplicativos, permitindo que os clientes se concentrem na inovação dos negócios em

vez de se preocuparem com a integração, validação e gerenciamento da infraestrutura

de TI. Para obter mais informações, visite www.vce.com.

Referências

Documentos relacionados

Nas questões a seguir você deverá avaliar o seu conhecimento e o resultado apresentado pelo seu Câmpus e pelo IFSP nas ações indicadas em cada uma delas: 13) Divulgação dos

Na medida em que dados sobre relevo do conjunto do território são fundamentais para a compreensão da drenagem urbana, a ausência dos mesmos durante a realização

 lâmina B permite identificar clorite de alteração da biotite com ilmenite no seu interior, Fig. Também aqui é possível encontrar a sericite como matriz, preenchendo

C ( ) Muita dedicação, perseverança, disciplina, atingir seus sonhos e objetivos com determinação e amor, sacrifício, trabalho duro, quando a gente quer,

O CA Server Automation é uma solução integrada de gerenciamento de data center que automatiza o provisionamento, a aplicação de patches e a configuração de componentes de

posição ou tenclencia aos estados morbidos, fica-nos melhor resumir a diathese como constitnIçào allergica, sendo exacta a de· nombuH:fto de ,HllflH'se aHergl<~a, onde de-.

A previsão de safra de arroz irrigado por inundação para o Rio Grande do Sul pode ser realizada por meio do modelo SimulArroz, utilizando‑se como dados meteorológicos de

Similarly, to hypothesis 1, when analyzing the correlation coefficient between the variables, international passengers landed in low-cost carriers and overnight stays by