• Nenhum resultado encontrado

A S T R O F Í S I C A. E X T R A G A L Á C T I C A 2004 Introdução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A S T R O F Í S I C A. E X T R A G A L Á C T I C A 2004 Introdução"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

A

S

T

R

O

F

Í

S

I

C

A

E

X

T

R

A

G

A

L

Á

C

T

I

C

A

2004

Introdução

(2)

Disciplina: ASTROFÍSICA EXTRAGALÁCTICA Professores: Marcio Maia e Paulo Pellegrini Horário: 3a-feira e 5a-feira às 10:00 horas

Programa

- A Galáxia. Bojo, halo, disco, gás, populações estelares, distribuição de estrelas na Galáxia. - Propriedades gerais de galáxias. Razão massa-luminosidade. Sistemas bojo e disco. Perfis de brilho Função de luminosidade.

- Relações fundamentais entre parâmetros globais. Relações de Tully-Fisher, Faber-Jackson, Dn-σ. - Galáxias especiais. Radiogaláxias. Galáxias no IR. Galáxias no UV. AGNs. BL Lacs. Quasares. - Formação de galáxias.

- Formação estelar em galáxias.

- Efeitos ambientais. Relação morfologia-densidade. Interações entre galáxias. Efeitos de maré. Aglutinação de galáxias. Formação de galáxias cD.

- Propriedades gerais de grupos e aglomerados de galáxias. Subaglomerações. Acréscimo de material do meio intergaláctico. Efeitos de seleção. Razão massa-luminosidade para sistemas de galáxias. Sistemas virializados. Loose groups, HCG.

- Determinação de distâncias de galáxias.

- Levantamentos de velocidades radiais. Resultados observacionais de mapeamentos de galáxias. Expansão do Universo.

- Distribuição de galáxias em grande escala. Superaglomerados e voids. Estatísticas (função de correlação, espectro de potência).

- Resultados do Hubble Deep Field. Floresta de Lyman Alpha. Gamma-ray bursts.

- Cosmologia Newtoniana. Propriedades gerais de modelos cosmológicos. Parâmetros dinâmicos do Universo e escala cósmica de distância. Radiação cósmica de fundo.

(3)

Demócrito

(400 A.C.)

Atribui a estrelas não resolvidas, o brilho da banda luminosa cortando o céu noturno. Mais tarde viria a ser chamada de Via Láctea.

(4)

Aristóteles

(350 A.C.)

Refina o modelo proposto por Eudoxus no qual a Terra estaria no centro do Universo, com o Sol, planetas e as estrelas, fixadas em esferas cristalinas, girando em torno dela.

(5)

Aristarco de Samos

(~250 A.C.)

(6)

Nicolau de Cusa

(~1440)

Advogou conjunto de idéias avançadas na época. Ele acreditava que a Terra girava em torno do seu eixo, concluindo com isso que ela deveria girar em torno do Sol. Compreendeu que as estrelas eram similares ao nosso Sol, e que elas deveriam ser orbitadas por mundos habitados. Mais especulações o levaram a concluir que o Universo era infinito. Como não possuía um ponto central, os conceitos de “em cima” e “em baixo” eram coisas que não existiam no espaço. Estes conceitos estavam permeados de teologia, uma influência de sua vida eclesiástica.

(7)

Nicolau Copérnico

(1543)

Em seu livro De Revolutionibus apresenta a teoria Heliocêntrica.

(8)

Galileo Galilei

(1610)

Utilizando uma luneta, por ele (re)inventada, confirma que a Via Láctea é formada por estrelas ...

“A Galáxia não é nada mais do que uma massa de inumeráveis estrelas plantadas juntas em aglomerações. Para qualquer parte que você dirija o telescópio, imediatamente uma vasta multidão de estrelas apresenta-se a vista.”

Galileo (1610)

(9)

René Descartes

(1633)

Cogito ergo sum

Em O Mundo, Descartes propõe a idéia de que o Universo é formado por um número indefinido de

vórtices

contínuos.

A matéria que preenche o Universo seria coletada nos vórtices, que possuiriam uma estrela no centro de cada um deles. Eles apresentariam, com freqüência, planetas orbitantes.

(10)

Thomas Wright

(of Durham) 1750

Foi o primeiro a propor idéias de um Universo organizado na forma de sistemas estelares em sua obra An Original Theory or New Hypothesis of the Universe.

... that as the visible Creation is supposed to be full of sidereal Systems and planetary Worlds, so on, in like similar Manner, the endless Immensity is an unlimited Plenum of Creations not unlike the known Universe. See Plate XXXI, which you may if you please, call a partial View of Immensity, or without much Impropriety perhaps, a finite View of Infinity ...

That this in all probability may be the real Case, is in some Degree made evident by the many cloudy Spots, just perceivable by us, as far without our starry Regions, in which tho' visibly luminous Spaces no one Star or particular constituent Body can possibly be distinguished; those in all likelyhood may be external Creation, bordering upon the known one, too remote for even our Telescopes to reach.

(11)

Immanuel Kant

(1755)

Em seu livro História Natural Universal e Teoria do Céu,

sugere que “de maneira similar ao Sistema Solar, existiriam outros sistemas, de ordem maior, que se assemelhariam a distribuição de estrelas da Via Láctea ...” Suas idéias são basicamente as de Thomas Wright, onde inclui considerações sobre a existência de um Universo infinito onde todas as estruturas de mundo se relacionariam, possuindo um ponto central.

Universal Natural History and Theory of Heaven

To the most serene, the mightiest king and master Frederick

King of Prussia

Margrave of Brandenburg

Lord Chamberlain and Elector of the Holy Roman Empire Sovereign and Highest Lord of Silesia, etc. etc.

My all honored King and Master, Most serene and mighty king, All honored King and Master...

(12)

Charles Messier

(1784)

Compilou o Catalogue des nébuleuses et des amas d'étoiles que l'on découvre parmi les étoiles fixes, sur l'horizon de Paris

.

Nele estão as primeiras referências a aglomerados de galáxias. Messier listou 103 nebulæ, 30 das quais são galáxias.

M1 M101

Galáxia do Cata-vento Nebulosa do Caranguejo

(13)

Wilhelm Herschel

(1785)

Suas descobertas com o telescópio construído por ele, fizeram o rei da Inglaterra financiar a construção do maior telescópio da época, com 1.47m de abertura.

Em 1785 ele publicou On the Construction of the Heavens, onde sugeriu que

“o sistema sideral que

habitamos”

é uma nebulosa comum em aparência a muitas outras, e que por sua vez, devem ser externas à nossa.

(14)

William Parsons

(Lorde Rosse) 1845

Constrói um telescópio de 1.80m de diâmetro e descobre que algumas nebulosas possuíam formato espiralado.

(15)

Desenhos de Parsons mostrando que algumas “nebulosas” apresentam uma estrutura espiral.

M51

(16)

Deram aviso mas não foram levados a sério ...

Stephen Alexander (1852) da Universidade de Princeton sugeriu que a Via Láctea seria uma galáxia espiral.

H. Gyldén (1871) deduziu que a Galáxia estaria girando.

James Keeler (fins séc. XIX) catalogou 120.000 nebulosas espirais e elípticas, e mostrou que elas evitam a faixa da Via Láctea.

(17)

Henrietta Leavitt

(1912)

Descobre para a classe de estrelas chamadas de cefeidas, uma relação entre o período de variação de seu brilho e sua luminosidade intrínseca. Com isso, é possível medir-se distâncias dentro e fora de nossa galáxia.

(18)

Vesto Slipher

(1917)

Observa espectro de 15 “nebulosas” e percebe que 13 delas apresentam as linhas deslocadas para o vermelho. Surge a primeira evidência de que as galáxias apresentam movimento de recessão.

Como elas ainda não eram consideradas objetos “extragalácticos”, o trabalho sofre severas críticas.

Desvio para o vermelho

(19)

Herber G. Curtis & Harlow Shapley

Em 1920 um grande debate foi estabelecido entre Herber Curtis e Harlow Shapley a respeito da natureza extragaláctica das galáxias. Curtis defendia a idéia de que elas eram exteriores a Via Láctea, enquanto Shapley advogava a idéia de elas serem objetos internos de nossa galáxia. Neste debate, nenhum saiu vitorioso, e os detalhes das idéias advogadas pelos dois estavam incorretos. Somente mais tarde foi possível estabelecer a natureza extragaláctica destas “nebulosas”. Curtis tenta difundir o nome Universos-Ilhas para galáxias.

No site abaixo está a transcrição do Grande Debate

(20)

Jacobus Cornelius Kapteyn

(1922)

Realiza um grande esforço com a colaboração internacional para determinar a estrutura da Galáxia através da contagem de estrelas. No entanto, a sua proposta ainda apresentava-se incorreta.

(21)

Edwin Hubble

(1923-1929)

Consegue determinar a distância de uma nebulosa na constelação de Andrômeda, usando uma estrela cefeida (1923).

Observando mais galáxias, e juntando com os dados de Slipher, Hubble conclui que:

elas

se afastam mais rapidamente

quanto mais longe estão

(1929).

(22)

Hubble com sua filha recém-nascida ...

(23)

Desvio para o vermelho -

REDSHIFT

- z

O fato de galáxias estarem “ancoradas” ao Universo, o qual se apresenta em expansão, faz com que vejamos a maioria das galáxias se afastando de nós. Esta velocidade de afastamento (positiva) é dada pela “constante” de Hubble – H0. O redshift é dado pela expressão:

1

/

v

1

/

v

1

/

+

=

=

c

c

z

δλ

λ

16 200 293 520 813

A velocidade de recessão de uma galáxia é dada por:

cz

=

v

1

)

1

(

1

)

1

(

v

2 2

+

+

+

=

z

z

c

Para baixos z

A sua distância é obtida através de:

Mpc)

(

v

0

H

D

=

(24)

Desvio para o vermelho -

REDSHIFT

- z

100 Mpc 100 Mpc 100 Mpc 100 Mpc 0 km/s 15000 km/s 200 Mpc 7500 km/s 100 Mpc 7500 km/s 100 Mpc 15000 km/s 200 Mpc 0 km/s 15000 km/s 200 Mpc 7500 km/s 100 Mpc 22500 km/s 300 Mpc 7500 km/s 100 Mpc 0 km/s 22500 km/s 300 Mpc 30000 km/s 400 Mpc 7500 km/s 100 Mpc 15000 km/s 200 Mpc

(25)

A Sagrada

Escritura …

(26)
(27)

O problema da determinação do fator

de escala por Hubble

Walter Baade mostrou que as distâncias cósmicas eram duas vezes maiores do que se acreditava, ao descobrir que Cefeidas de população jovem (dos braços espirais) são quatro vezes mais luminosas que as de população velha (do halo).

Hubble havia usado Cefeidas do halo da Via Láctea como fontes padrão para calibrar a luminosidade das Cefeidas dos braços de Andrômeda.

Referências

Documentos relacionados

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - 2° PROFESSOR - NÃO

No caso em estudo, apesar da realização da cirurgia e exérese do tumor sem complicações, o paciente evoluiu com perda visual à esquerda, bem como

I ricevitori Shure modellos ULXS4 e ULXP4 conformen ai requisiti essenziali specificati nella diretti- va europea R&TTE 99/5/EC e possono essere contrassegnati con il marchio

06/05/2021 Ano II | Edição nº207 | Certificado por Luan Gustavo Frazatto - Município de Santa Mônica - PR Diário Oficial assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2, de

Com o propósito de investigar como um grupo de bolsistas do PIBID elabora seus modelos mentais, foi proposto a eles explicarem como um cátion, representado

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

Nas FPFP, a disponibilidade total referida foi maior na região Sul comparada à Nordeste; para indivíduos que referiram uma DCNT em relação aos que possuíam três ou mais;