• Nenhum resultado encontrado

GERMINAÇÃO, CRESCIMETO INICIAL E NODULAÇÃO EM VIVEIRO DE SABOARANA (Swartzia laevicarpa AMSHOFF)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GERMINAÇÃO, CRESCIMETO INICIAL E NODULAÇÃO EM VIVEIRO DE SABOARANA (Swartzia laevicarpa AMSHOFF)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

GERMINAÇÃO, CRESCIMETO INICIAL E NODULAÇÃO EM VIVEIRO DE SABOARANA (Swartzia laevicarpa AMSHOFF)

F r a n c i s c o W e s e n M O R E I R A1, F á t i m a M a r i a d e S o u z a M O R E I R A2, M a r l e n e F r e i t a s d a S I L V A3

R E S U M O — Swartzia laevicarpa Amshoff ("Saboarana") é uma leguminosa cuja capacidade

de se associar simbioticamente a bactérias fixadoras de nitrogênio foi recentemente descoberta. A madeira pode ser explorada economicamente para: marcenaria de luxo, carpintaria e construção em geral, além disso é uma espécie bastante frequente em rios de água preta, e tem boa disponibilidade de sementes. Características da germinação natural de suas sementes e do crescimento inicial e nodulação em 5 substratos no viveiro foram pesquisadas. As sementes têm polimorfismo acentuado, poliembrionia e apresentam alta porcentagem (94%) de germinação hipogeal num período de 18-43 dias após a semeadura (realizado 8 dias após a coleta). Todos os parâmetros de crescimento avaliados como: altura da planta, diâmetro do colo e peso da parte aérea fresca e seca foram maiores nos substratos de baixa fertilidade - Areia com adubo inoculada com rizóbio, convencional (mistura argila e areia 3:2) e terriço de floresta sem adubo. A nodulação foi maior no substrato convencional. Nos substratos de maior fertilidade - solo de várzea e terriço de floresta com adubo - o crescimento e a nodulação foram significativamentes menores. Estes resultados indicam que a "Saboarana" é uma espécie adaptada a condições de baixa fertilidade.

Palavras chaves: sementes, Leguminosae, mudas, rizóbio.

Germination, Initial Growth and Nursery Nodulation of Saboarana (Swartzia laevicarpa Amshoff) ABSTRACT — This paper reports characteristics of seeds and seedlings of saboarana (Swartzia laevicarpa Amshoff), a nitrogen fixing tree species native to Amazonian forests in the

black-water floodplains that produces good quality commercial timber and abundant seeds. The seeds present polimorphism, polyembryony and hypogeal germination. Seeds planted eight days after harvesting takes 18 to 43 days to germinate. The average germination percentage was 9 4 % . Seed-ling growth, measured as height, diameter, fresh and dry weights, was observed under nursery conditions using five different substrates. Seedling growth was better in the substrates composed of fertilized inoculated sand, a 3:2 claysand mix and in the litter layer of forest soil than in the other substrates tested. Nodulation was better in the clay-sand mix. In the other (high fertility) substrates, poor nodulation and seedling growth was verified. Thus, these results indicate that saboarana is a species adapted to low-fertility conditions.

Key words: seeds, Leguminosae, seedlings, rhizobia.

INTRODUÇÃO

A família Leguminosae é uma das maiores dentre as dicotiledôneas, abrigando cerca de 650 gêneros que reúnem mais de 18.000 espécies,

distribuídas em todo o m u n d o especialmente nas regiões tropicais e sub-tropicais (POLHILL et al, 1981). Muitas leguminosas c o m potencial econômico são e n c o n t r a d a s na Amazônia brasileira, dentre elas a

1 C o o r d e n a ç ã o de Pesquisas em Ciências Agronômicas ( C P C A ) , Instituto Nacional de

Pesquisas da Amazônia (INPA), Alameda Cosme Ferreira, 1756, Caixa Postal 478, Manaus, AM, Brasil, C E P 69083-000

2 Departamento de Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras, Caixa Postal 37,37200-000,

Lavras, MG.

3 Centro de Ensino e Pesquisas Florestais (CEPEF), Universidade de Tecnologia da Amazônia (UTAM), Av. Darcy Vargas, 1200, Parque Dez, Manaus, AM.

(2)

"Saboarana" Swartzia laevicarpa Amshoff.

V á r i a s e s p é c i e s da família L e g u m i n o s a e a p r e s e n t a m uma importante associação simbiòtica com bactérias fixadoras de nitrogênio dos gêneros Rhizobium, Bradyrhizobium, Azorhizobiwn ou Sinorhizobium. Estas bactérias formam estruturas denominadas nódulos nas raízes ou excepcionalmente no caule de algumas espécies.

Swartzia laevicarpa Amshoff, conhecida no Brasil como Saboarana ou Saboarana branca e na Guiana colno Itikiburaballi, é uma espécie com nódulos radiculares (MAGALHÃES, 1989; MOREIRA et al, 1992) pertencente a sub-família Papilionoideae, que ocorre também no Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia. No Brasil tem g r a n d e dispersão principalmente no Estado do Amazonas, sendo menos frequente no Pará. Segundo D U C K E (1949) ela pode ser e n c o n t r a d a em solos arenosos, nas matas de igapó e rios de água preta, sendo uma das espécies mais freqüentes do g ê n e r o . C o m relação a sua utilização econômica, a "Saboarana" pode ser explorada para marcenaria de luxo, carpintaria e construção em geral (LOUREIRO et ai, 1979).

No trabalho de LOUREIRO & R O D R I G U E S ( 1 9 7 5 ) sobre e s t a espécie, podem ser encontradas as características botânicas, fenologia, características gerais e descrições m i c r o s c ó p i c a e m a c r o s c ó p i c a da madeira.

Este estudo teve por objetivo fornecer dados básicos para utilização silvicultural da "Saboarana", como;

coleta e germinação de sementes, repicagem, crescimento e nodulação de mudas em diferentes substratos no viveiro.

MATERIAL E MÉTODOS

As Sementes de "Saboarana" fo-ram coletadas no período de 24 a 28 de maio de 1986, de m a t r i z e s submersas acima do DAP (Diâmetro na Altura do Peito) no Arquipélago de Anavilhanas. O material botânico dessas matrizes foi encaminhado ao Departamento de Botânica do INPA para identificação da espécie e registro no h e r b á r i o sob o n ú m e r o I N P A

138.784.

O i t o d i a s após a c o l e t a , no l a b o r a t ó r i o , as s e m e n t e s foram retiradas dos frutos e submetidas aos seguintes testes de caracterização do lote: Peso de 1.000 sementes e sua r e l a ç ã o com o p e s o dos frutos ( p o r c e n t a g e m ) . Em s e g u i d a , foi efetuado o teste de germinação em caixa germinadora de 60cm χ 20cm, com a r e i a lavada. E s t a c a i x a foi colocada em casa de vegetação com c o b e r t u r a de t e l h a s de p l á s t i c o t r a n s p a r e n t e . N ã o foi r e a l i z a d o qualquer tratamento para acelerar a germinação destas sementes, uma vez que elas não apresentam tegumento duro. As sementes foram distribuídas em quatro lotes com vinte e cinco sementes cada, a profundidade de 7 cm. Após a semeadura, foram feitas observações (diárias) de número de s e m e n t e s g e r m i n a d a s p o r lote. C o n s i d e r o u - s e c o m o s e m e n t e s germinadas aquelas que tiverem seu tegumento rompido, com posterior

(3)

e m i s s ã o do c a u l í c u l o . D u r a n t e a condução do experimento, a umidade foi a s s e g u r a d a a t r a y é s de regas p e r i ó d i c a s . A c o m p a n h o u - s e a germinação até que não houvessem màis sementes com possibilidade de germinar. Amostras de plântulas em diferentes fases de desenvolvimento foram conservadas em álcool (70%) com g o t a s de g l i c e r i n a , e encaminhadas ao Departamento de B o t â n i c a para i n c o r p o r a ç ã o n o herbário.

Aos trinta e quatro dias após a s e m e a d u r a , 75 p l â n t u l a s foram repicadas e distribuídas casualmente em 3 blocos de 5 plântulas (uma por saco), em cada um d o s seguintes substratos:

1) Areia lavada, procedente da Estrada Am 010 Km 26, adubada (por saco) com 3 ml de Ca S 04 (1M), 4 ml

de K2S 04 (1M), 2 ml de N a2H P 04

(1M), 4 ml de Mg S 04 (1M), 1 ml de

s o l u ç ã o d e m i c r o n u t r i e n t e s e inoculado com 10 ml (por saco) de um coquetel de 100 estirpes de rizóbio isoladas de espécies florestais; 2) Solo de várzea (procedente do Rio Ariaú, margem esquerda do rio SolimÕes); 3) Convencional - Mistura de argila com areia na proporção de 3:2 procedentes da Reserva Florestal Ducke; 4) Terriço da floresta (procedente das Matas de Reserva Florestal Ducke); 5) Terriço de floresta com adubação mineral (3 g de calcário dolomílico, 0,2 g de superfosfato simples, 0,2g de fosfato de rocha Araxá, 4 ml de k2S 04( I M ) e

1 ml de sol. de micronutrientes,por saco). Nitrogênio mineral não foi adicionado aos substratos para evitar

inibição da nodulação.

F o r a m u t i l i z a d o s s a c o s de polietileneo de dimensões 24 χ 18 cm, com 3 kg de substrato. Os substratos 2, 3, 4 e 5 nao foram inoculados para que se pudesse verificar o potencial das estirpes nativas desses solos.

Após a repicagem, as mudas fo-ram c o l o c a d a s em v i v e i r o c o m c o b e r t u r a de s o m b r i t e ( 5 0 % ) e i r r i g a d a s d i a r i a m e n t e . D u r a n t e 4 meses, foram feitas medidas mensais de altura das m u d a s no v i v e i r o , considerando-se para esta medida a distância entre o colo e a gema apical.

Quatro meses após a repicagem, c o l h e r a m - s e 5 p l a n t a s d e c a d a substrato para determinações de altura da planta, diâmetro do colo, pesos da parte aérea fresca e seca, pesos da raiz fresca e seca, número e p e s o dos nódulos secos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Vários indivíduos de "Saboarana" foram localizados no Arquipélago de Anavilhanas no período de 24 a 28 de maio de 1986. Todas as árvores possuíam frutificação abundante no mesmo estágio de maturação dos frutos. Cerca de 500 frutos foram coletados de 3 matrizes. Estes frutos continham de 1 até 3 sementes. As sementes de Saboarana têm um polim-orfismo acentuado e após germinação, foi observado que podem ser poliembriônicas, apresentando até 3 embriões. Em um total de 100 sementes, verificou-se a incidência de 3 sementes com 2 embriões e uma semente com 3 embriões.

No lote coletado o peso de 1.000 sementes eqüivaleu a 10.710 gramas, correspondendo a 37,36% do peso

(4)

to-tal dos frutos.

O teste de germinação revelou que a "Saboarana" tem germinação hipogeal como pode ser observado na F i g . l . A germinação das sementes iniciou 18 dias após a semeadura e atingiu o climax após 25 dias (Fig.2). Apenas 6 sementes não germinaram e a p o d r e c e r a m d u r a n t e o teste de germinação. Estes resultados indicam que sementes de "Saboarana", neste período (8 dias após a coleta no mês

de maio), apresentam boa porcentagem de germinação (94%) e, portanto, alta viabilidade.

A produção de mudas de boa qualidade é um dos mais importantes p r o b l e m a s nos t r a b a l h o s de reflorestamento. A q u a l i d a d e das mudas é verificada comumente em termos práticos através dos seguintes parâmetros morfológicos: altura da parte aérea, diâmetro do colo, peso da parte aérea, relação entre parte aérea

. . 5 c m

Figura 1: Swartzia laevicarpa Amshoff (Saboarana): seqüência de diferentes estádios de plântulas.

(5)

80-o •a § 60-1 σ> 4 0 20-10 20 30 40 ~3Ò~ 60 70 ~8Õ 90 ÍÒ0 T E M P O ( d i a s )

Figura 2. Porcentagem de germinação acumulada de sementes de Swartzia laevicarpa Amshoff (saboarana) em função do tempo (em ! 00 sementes).

e s u b t e r r â n e a e r i g i d e z do c a u l e (LIMSTRON, 1963). Neste trabalho, estudou-se o comportamento de todos estes p a r â m e t r o s em 5 diferentes substratos n o viveiro. A Tabela 1 m o s t r a os r e s u l t a d o s obtidos nos diferentes parâmetros de crescimento

da parte aérea, em mudas de 4 meses. As m a i o r e s m é d i a s de t o d o s os parâmetros analisados foram obtidas nos substratos: convencional, areia e terriço de floresta sem adubo. Estas médias não diferiram estatisticamente entre si. Por outro lado as menores

Tabela 1. Swartzia laevicarpa Amshoff: ("Saboarana"). Medidas em mudas de quatro 4 meses

de diferentes parâmetros em cinco substratos.

S U B S T R A T O S A R E I A VÁRZEA C O N V E N C I O N A L TERRIÇO D E F L O R E S T A S E M A D U B O T E R R I Ç O D E F L O R E S T A C O M A D U B O PARÂMETROS (1)

Altura (cm) 70,66±6,13a(2) 58,13 ± 3,25b 74,00 ± 6,60a 67,20 ± 2,27a 54,13±6,21b Diâmetro ( m m ) 6,78 ± 1,12a 4,16 ± 0,48c 6,10± 1,10a 6,70 ± 0,52a 5,20 ± 1,02b Peso (g) d a parte

aérea fresca 15,27 ± 5,69a 8,32 ± 0,69c 17,20 ± 4,58a 17,87 ± 2,16a 13,60 ± 6,44b P e s o (g) da parte

aérea s e c a 7,13 ±2,45 4,38 ± 0,63 7,80 ± 2,75 7,87 ± 0,62 5,79 ±2,10

(1) Média de cinco plantas.

(2) Média c o m diferentes letras n a m e s m a linha diferem entre si estatisticamente pelo teste d e T u c k e y . (3) A s médias d e p e s o seco da planta não diferiram estatisticamente.

(6)

médias de todos os p a r â m e t r o s analisados foram obtidas nos substratos mais férteis: solo de várzea e terriço de floresta com adubação. Estes r e s u l t a d o s indicam u m a adaptação da "Saboarana" a condições de baixa fertilidade, o que pode ser observado por sua ocorrência em condições naturais - rios de água preta que possuem baixa quantidade de nutrientes.

Em todos os substratos, não houve fase e s t a c i o n a r i a de crescimento. Porém, observou-se uma tendência geral p a r a d i m i n u i r a velocidade de crescimento após um d e t e r m i n a d o p e r í o d o q u e variou

c o n f o r m e o s u b s t r a t o ( F i g . 3 ) . A d i m i n u i ç ã o na v e l o c i d a d e de crescimento foi mais acentuada no solo de várzea - justamente o substrato de maior fertilidade.

CARNEIRO (1981) afirma que um parâmetro de crescimento não deve ser usado como critério único para classificação de mudas. Contudo, o d i â m e t r o do c o l o tem sido reconhecido como um dos melhores, se não o melhor dos indicadores de padrão de qualidade. SCHMIDT - VOGT (1966). BACON (1979) e CARNEIRO (1980) apud PARVIAINEN (1981) constataram que existe uma correlação muito forte entre o diâmetro do colo

SUBSTRATOS 0 A r e i a X S o l o de v á r z e a Δ Convencional o T e r r i ç o de f l o r e s t a + T e r r i ç o de f l o r e s t a com adubo 9 0 8 0 7 0 6 0 5 0 4 0 -3 0 2 0 1 0 J u l . 15/07 Ago. 1 4 / 1 8 S e t . 15/09 O u t . 1 5 / 1 0

Figura 3 . Altura da parte aérea de mudas de Swartzia laevicarpa Amshoff (saboarana) em diferentes

(7)

e o valor de reflorestamento de mudas. O diâmetro do colo pode ter estreita relação, em certas espécies, com a altura e peso da parte aérea, como é o caso da Pseudotsuga meuziiesii (WIL-S O N & C A M P B E L 1972 apud C A R N E I R O , 1981). A correlação entre a altura da planta e o diâmetro do colo em "Saboarana" variou com o s u b s t r a t o ( F i g . 4 ) . Os m a i o r e s coeficientes de c o r r e l a ç ã o foram encontradas em terriço de floresta mais adubo (0,90) e areia (0,75), sendo m e n o r e s q u e 0,67 nos d e m a i s substratos.

A correlação entre o diâmetro do colo e peso da parte aérea seca (Fig. 5), foi m a i o r q u e a c o r r e l a ç ã o diâmetro-altura em todos os substratos (exceto areia). Nos substratos terriço de floresta com adubo (0,96) e terriço de floresta sem a d u b o ( 0 , 9 7 ) , a correlação foi altamente significativa,

situando-se acima do nível de 99%. No substrato convencional (0,79) pode ser c o n s i d e r a d o e n t r e 8 0 - 9 0 % significativo. Considerando que a "Saboarana" é uma espécie madeireira, estes resultados demonstram que o diâmetro do colo é o parâmetro mais adequado para se aferir a qualidade de mudas desta espécie.

A "Saboarana" é uma leguminosa cuja capacidade de nodular, ou seja, de se associar simbioticamente com bactérias fíxadoras de nitrogênio foi recentemente descoberta (MAGALHÃES, 1989; MOREIRA et ai, 1992). A fixação b i o l ó g i c a de n i t r o g ê n i o tem sido explorada economicamente em outras leguminosas nodulíferas, sendo a soja o melhor exemplo: no Sul do país a adubação nitrogenada é substituída t o t a l m e n t e p e l a i n o c u l a ç ã o das sementes com estirpes de rizóbio selecionadas. Estudos realizados com

100. 90-1 SO- TO-6 0 < 2 0 -+.+ O • 3 4 5 6 7

DIÂMETRO 0 0 CAULE (mi

TO = 0 , 7 5 6 1 r x · - 0 , 1 9 5 6 ΓΔ = 0 , 5 9 3 2 TO - 0 , 3 4 6 8 Γ + = 0 , 9 0 9 0 rG= 0 , 6 7 9 1 S U B S T R A T O S O A r e i o X Solo de v ã r z e o Δ C o n v e n c i o n o ! α T e r r i ç o d e f l o r e s t o + T e r r i ç o d e f l o r e s t o c o m o d u b o G Qerol

F i g u r a 4. Coeficientes de correlação entre altura e diâmetro do colo de mudas de Swartzia

(8)

11 IO 9 » 8

V

α 5 È 8 4 a S 3 ΓΟ = - 0 , 3 3 1 3 ΓΧ : 0 , 1 9 8 2 ΓΑ = 0 , 7 9 8 2 Γ 0 = 0 , 9 7 6 4 Γ+ = 0 , 9 6 1 3 TG • 0 , 6 6 1 5 S U B S T R A T O O Areio X Solo d e v á r z e a Δ C o n v e n c i o n o ! a T e r r i ç o d e f l o r e s t o + T e r r i ç o d e f l o r e s t o c o m a d u b o G S e r o i

i

\ 2 3 4 5 6 7 8 9 10 DIAMETRO i DO COLO ( m m )

Figura 5. Correlação entre diâmetro do colo e peso da parte aérea seca em mudas de Swartzia laevicarpa Amshoff (Saboarana).

espécies florestais m o s t r a m q u e leguminosas noduladas têm melhor estabelecimento e desenvolvimento de mudas no campo (DOBEREINER, 2967; FARIA et αι., 1985) e que a inoculação com estirpes eficientes pode suprir pelo menos parcialmente as necessidades nutricionais de várias espécies com relação ao nitrogênio (FARIA et al, 1984; QUADROS et ai, 1986).

Neste trabalho observou-se o c o m p o r t a m e n t o da n o d u l a ç ã o de "Saboarana" em diferentes substratos. Destes, apenas o substrato areia foi inoculado com um coquetel de 100 estirpes de rizóbio isoladas de várias espécies florestais porque ainda não existem t r a b a l h o s de s e l e ç ã o de estirpes eficientes para esta espécie. Inoculou-se um grande número de e s t i r p e s para p r o p o r c i o n a r u m a

p o p u l a ç ã o d e r i z ó b i o b a s t a n t e diversificada e consequentemente com maior probabilidade de nodular a espécie. Nos demais substratos, a nodulação foi induzida por estirpes de rizóbio nativas do próprio substrato. O número de nódulos nos substratos solo de várzea e terriço de floresta com adubo foi muito baixo (Tab. 2), sendo nulo em quase todas as plantas. Em trabalhos anteriores (MAGALHÃES, 1984), várias espécies florestais apresentaram melhor crescimento e nodulação em solo de várzea. Em Latossolo amarelo, na Amazônia, a adição de micronutrientes e calagem favoreceu o crescimento e nodulação da soja (ALFAIA et ai, 1988). Neste estudo observou-se que a "Saboarana" tem um comportamento contrário ao destas espécies, não só com relação ao crescimento, mas também com relação a

(9)

Tabela 2 . N ú m e r o de nódulos por planta em mudas de Swartzia laevicarpa Amshoff

("Saboarana") em diferentes substratos em plantas com quatro meses.

SUBSTRATO AREIA VÁRZEA CONVENCIONAL TERRIÇO DE TERRIÇO DE FLORESTA FLORESTA SEM ADUBO COM ADUBO

PLANTA Ns Peso N9 Peso N9 Peso N9 Peso Ns Peso

(g) (g) (g) (g) (g) 1 26 0 , 0 6 14 0 , 0 4 9 3 0,21 01 0 , 0 0 5 00 0 2 4 0 0,11 00 0 1 1 7 0,32 02 0,01 00 0 3 3 7 0 , 0 7 00 0 33 0 , 0 9 35 0 , 0 6 00 0 4 46 0,11 00 0 28 0,01 15 0 , 0 2 11 0,01 5 03 0 , 0 0 5 00 0 08 0,005 03 0,015 00 0 Média 3 0 , 4 + 1 6 , 9 4 2,8 + 6,26 55,£ i + 4 6 , 6 5 1 1 , 2 + 1 4 , 4 6 2,2 + 4,91

nodulação em solo de várzea e solo adubado. O maior número de nódulos ocorreu no substrato convencional (Tab. 2), justamente aquele que favoreceu o melhor

crescimento das mudas.

CARNEIRO (1981) assinala que as plantas com maior peso do sistema radicular (proporcional ao da parte a é r e a ) , tem m a i o r e s c h a n c e s de

s o b r e v i v ê n c i a após o p l a n t i o . A relação entre o peso da raiz e o peso da parte aérea é considerada uma característica segura de qualidade. WILDI et al. (1964) e SCHMIDT-V O G T ( 1 9 6 6 ) , c i t a d o s p o r PARVIAINEN (1981), demonstraram que o peso da raiz da muda repicada deve representar 1/3 a 1/4 do peso da

Tabela 3. Peso da raiz (R) da planta inteira (PI) e relação R/PI de Swartzia laevicarpa Amshoff em plantas

com quatro meses.

S U B S T R A T O S A R E I A V Á R Z E A C O N V E N C I O N A L T E R R I Ç O D E F L O R E S T A S E M A D U B O T E R R I Ç O D E F L O R E S T A C O M A D U B O M A T E R I A V E R D E P e s o da r a i z (g) 4,59 1,74 3,55 3.58 1,82 P e s o da muda inteira (g) 19,86 10,06 20,75 21,75 15,42 R e l a ç ã o p e s o raiz/peso parte aérea 0,23 0,17 0,17 0,17 0,11 MATÉRIA S E C A P e s o da raiz (g) 1,90 0,73 2,00 2,09 0,85 P e s o da m u d a inteira (g) 9,03 5,11 9,80 9,96 6,64 R e l a ç ã o peso raiz/peso parte aérea 0,21 0,14 0,20 0,20 0,12

(10)

muda inteira. E m s a b o a r a n a , os maiores índices peso raiz/peso da muda inteira foram obtidos justamente nos substratos que apresentaram maior crescimento: Areia, Convencional e Terriço de floresta sem adubo (Tab. 3). No entanto em n e n h u m deles foi atingido o coeficiente mínimo de padrão de qualidade 0,25 - citado por S C H I M I D T - V O G T (1966) para outras espécies. Seria interessante verificar em estudo posterior se esses í n d i c e s s ã o a d e q u a d o s para a "Saboarana" ou se ainda podem ser incrementados através de técnicas de manejo.

Avaliações da rigidez da haste demonstraram que nenhuma das 75 p l a n t a s do v i v e i r o a p r e s e n t o u tombamento da parte aérea e as hastes se apresentavam com aspecto lenhoso.

CONCLUSÕES

1. As sementes de "Saboarana" são poliembriônicas, têm polimor-fismo acentuado e germinação do tipo hipogeal.

2. S e m e n t e s de " S a b o a r a n a " coletadas no mês de maio apresentam alta p o r c e n t a g e m de g e r m i n a ç ã o (94%), aos oito dias após a coleta.

3. O crescimento de mudas de "Saboarana" é melhor em substratos de baixa fertilidade, como: mistura de argila com areia na proporção 3:2; areia lavada mais adubação mineral e inoculo de rizóbio e terriço de floresta sem adubo mineral.

4. P l a n t a s i n o c u l a d a s c o m mistura de estirpes de Rhizobium e Bradyrhizobium e não inoculadas, mas

que se desenvolveram em sistema convencional de substrato (mistura argila e areia, 3:2) para produção de m u d a s , a p r e s e n t a r a m n o d u l a ç ã o abundante.

AGRADECIMENTOS

A FINEP pelo apoio financeiro através do projeto 54.84.0294.00. Ao C N P q pela b o l s a d e p e s q u i s a concedido ao 2o autor. Este trabalho

foi apresentado como monografia do 1 ° autor sob orientação dos co-autores para obtenção do grau de Tecnologo Florestal da UTAM, AM.

Bibliografìa Citada

ALFAIA, S.S.; M A G A L H Ã E S , F.M.M; YUYAMA, K.; M U R A O K A , T. 1988.Efeito da aplicação de calcário e micronutrientes na cultura da soja em Latossolo amarelo da Amazônia Central.

Acta Amazônica 18(3-4):13-25.

BACON, C.J. 1979 a. - Seedling morphology as an indicator of planting stock quality in co-nifers. 29 s. Esit, I UFRO-Worshop 'Tech-niques for Evaluating Planting Stock Qual-ity" New Zealand, August 1979. Apud: PARVIAINEN. J. Qualidade e Avaliação da Qualidade de Mudas Florestais, Γ_ Seminano

de sementes e viveiros florestais. Curitiba, 4

a 8 de maio 1981. Fund. Pesq. Flores, Paraná, Vol. l i .

CARNEIRO, J.G. A. 1980. - Untersuchungen zu Fragen der morphologischen mcrkmale und des Wasserhaushaltes j u n g e r Koni-ferenpflanzen, 236 s. Diss. Waldbau-Institut. Albert- Ludwìgs-Universitat. Freiburg i. Dr.

Apud: PARVIAINEN, J., Qualidade e

Avaliação da Qualidade de Mudas Florestais,

IN. Io Seminàrio de sementes e viveiros

florestais. Curitiba, 4 a 8 de maio 1981.

Fund. Pesq. Flores. Paraná. Vol. Π. CARNEIRO, J.G.Α. 1981 - Influência do sítio sobre

(11)

morfológicos indicadores da qualidade de mudas, In: Ì" Seminário de sementes e

viveiros florestais. Curitiba, 4 a 8 de maio

de 1981. Fund. Pesq. Flores. Paraná. Vol. II. DOBEREINER, J. 1967. Efeito da inoculação de

s e m e n t e i r a s de sabiá {Mimosa

caesalpinifolia) no estabelecimento e

desenvolvimento de mudas no campo.

Pesquisa Agropecuária Brasileira,

2:301- 305.

DUCKE, A. 1949 - Notas sobm a Flora Neolrópica

- //. As Leguminosas da Amazônia Brasileira. (2a. ed.). Ed. Tec. AN 18.

248p.

FARIA, S.M.; MOREIRA, V.C.G.; FRANCO, Α.Α. 1984. Selection of Rhizobium spp for forest legumes. Pesquisa Agropecuária

Brasileira, 19(s/n!): 175-179.

FARIA, S.M.; JESUS, R.M.; FRANCO, A.A. 1985. Field stablishment of nodulated

Leucaena leucocephalla k 72 Leucaena Re-search Reports 6:14-16.

LOUREIRO, A.A.; RODRIGUES, W.A. 1975. Estudo anatômico da madeira do gènero

Swartzia (Leguminosae) da Amazônia - I, Acta Amazônica, 5(1):79-86.

LOUREIRO, A.A.; SILVA, M.F.; ALENCAR, J.C.

- Essências madeireiras da Amazônia.

Manaus-AM, INPA, Vol. II. 1979. L1MSTROM, G.A., 1963. - Forest planting

prac-tice in the central states. US Forest Serv.,

Agric. Handb. N°. 247.

M A G A L H Ã E S , F.M.M. 1984. Nodulação e crescimento de leguminosas florestais em condições de viveiro. 1. Nodulação e c r e s c i m e n t o d e 33 e s p é c i e s de leguminosas florestais nativas e exóticas da região de Manaus-AM. Resumos da

XII Reunião Latino-Americana sobre Rhizobium. Campinas, 21-26 de outubro

de 1984. p. 179.

MAGALHÃES, F.M.M. 1989. Relatório técnico

final do projeto "Levantamento da capacidade de nodulação e/ou fixação de

nitrogênio de espécies florestais da região amazônica". Convênio INPA/CODEAMA/

FTNEP ref.: 54.84.0294.00, 54p.

MOREIRA, F.M.S.; SILVA, M.F.; FARIA, S.M. 1992. Occurrence of nodulation in legume species in the Amazon region of Brazil. New

Phytologist, 121:563-570.

POLHILL, R.M.; RAVEN, PH.; STIRTON C. H. Evolution and Systematics of the Leguminosae. Evolution and Systematics of the Leguminosae. In: POLHILL, R.M. & RAVEN, P.H. (eds). Advances in legume

sys-tematics. Part 1 Kew: Royal Botanic

Gar-dens, 1981, p. 1-26.

RIBEIRO Jr., W.Q.; FRANCO, A.A.; LOPES, E.S. 1986. Eficiência e competitividade de estirpes de Brady rhizobium spp para

Enterolobium contortsiliquwn, em latossolo

ácido. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 10:219-255.

SCHMIFDT-VOGT, II. 1966, Wachstum und Qualitat von Forstpflanzen. 2. erw. Auflage von: Die Gutebeurteilung von Forstpflanzen, Muniquc-Bascl - Viena Apua. CARNEIRO. J. G. A, /nfluência do sítio sobre o desenvolvimento dos parâmetros morfológicos indicadores da qualidade de mudas, In: \° Seminário de sementes e

viveiìvs florestais, Curitiba, 4 a 8 de maio de

1981. Fund. Pesq. Flores. Paraná. Vol. Π. WILSON, B.C.; CAMPBEL, R.K. 1972. Seedbed

density influences height, diameter, and dry weight of 3/0 douglas-fir. Tree Planters notes Vol. 23. N° 2. Apud: CARNEIRO, J.G.A., Influência do sítio sobre o desenvolvimento dos parâmetros morfológicos indicadores da

qualidade de mudas, In: Io Seminário de

sementes e viveiros florestais. Curitiba, 4 a

8 de maio de 1981. Fund. Pesq. Flores. Paraná, Vol. II.

WILDE, S.A., VOLGT, C.K. & IYER, J.G. 1964.

Soil and plant analysis for the tree cul-ture. 3rd Edit. 209 s. New Delhi.Oxford

Publishing House.

Referências

Documentos relacionados

Descrição: O Analista de Teste define e elabora os casos de teste baseados nas especificações dos casos de uso ou requisitos e em especificação suplementar (caso exista),

Baixar ou Ler Online A conquista Livro Grátis (PDF ePub Mp3) - Elle Kennedy, De todos os jogadores do time de Hóquei da universidade de Briar, John Tucker se destaca por ser o

Atualmente, os estudos realizados com professores de EF sobre inclusão escolar são frequentes e tentam identificar os obstáculos ainda presentes nas aulas, assim como responder

Neste particular, a adopção de sistemas de accountability robustos, promotores da responsabilização e da autonomia dos praticantes, a par do reconhecimento da importância

EB1/PE do Porto Santo Silvana Maria Ferreira da Costa 120 – Inglês EB1/PE do Pedregal Tiago Emanuel Marques Pereira 120 – Inglês EB1/PE do Rochão Sandrina Marinho Simões

Os testes de adsorção revelam uma boa capacidade adsortiva do material, superior as argilas naturais, onde o tempo necessário para atingir o equílibrio foi de

Rorty e Horkheimer substituem a crença em um ponto de apoio teoricamente seguro como base para a vida social e, portanto, para a educação — a crença que norteia as pedagogias

A não existência de cut-offs bem definidos, tanto para estabelecer o diagnóstico (sobretudo em crianças com idade &lt;4 anos), mas também para determinar a atividade da