• Nenhum resultado encontrado

CATEGORIA: AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATEGORIA: AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

for people

nosso

legado

evoluçao

e superaçao

pessoas

e talentos

conhecimento

e metodologia

vigor,

juventude

e dinâmica

CATEGORIA: AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Lovely Place for People: A inserção social e a valorização das

equipes de canteiros de obras através da Cultura RottaEly.

(2)

A RottaEly Construções e Incorporações Ltda., com

14 anos de atuação no mercado gaúcho, é uma das

maiores incorporadoras do Rio Grande do Sul em termos

de lançamento imobiliário e está entre as três maiores de

Porto Alegre no ranking de vendas. Tem em sua essência

o desenvolvimento de projetos que resultam em produtos

com alto padrão de qualidade e na transformação da

paisagem da região onde estão inseridos. Com uma equipe

de colaboradores altamente capacitados, a RottaEly se

especializou em desenvolver produtos de maneira inovadora

e colaborativa, sempre com equipes multidisciplinares.

Hoje a empresa contabiliza mais de 1.000 unidades entregues

em 100.000m² construídos e 38.400m² em construção.

Para 2017 a empresa prevê o lançamento de mais de 500

unidades com um VGV aproximado de R$ 300 milhões. O

crescimento expoente e sólido da empresa é garantido pela

melhoria contínua em seus projetos, sempre objetivando a

excelência técnica com o olhar voltado à inovação. Com

essa receita, a RottaEly já coleciona Prêmios no Sinduscon

em 3 categorias, o mais recente em 2016 com Greenwich

Business Center como Produto do Ano na categoria de

Empresas de Médio e Pequeno Porte.

Apresentação

DA EMPRESA

(3)

Apresentação

DO PROJETO/PRÁTICA

O mercado imobiliário mergulhou em uma profunda retração a partir de 2014. A crise política e econômica impactou em cheio o setor. O pessimismo e o cenário de insegurança junto ao consumidor se acentuaram. A taxa de endividamento das famílias aumentou e as facilidades de crédito caíram vertiginosamente. A combinação desses fatores fez com que a RottaEly revisitasse seu Planejamento Estratégico.

Neste cenário, nos anos de 2015 e 2016, a RottaEly trabalhou o reposicionamento de sua marca e seus valores reafirmando sua vocação de ser uma Empresa voltada para o atendimento dos desejos e necessidades de seus clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade em geral. Nasce dessa forma os Pilares da Cultura que sustentam o propósito da RottaEly: Lovely Place for People.

O Lovely Place for People passa a ser o DNA da Empresa. Uma nova RottaEly aberta para novas ideias que investe continuamente na busca pelo melhor, focada nas pessoas e para as pessoas.

A partir do propósito da Empresa, agora estabelecido numa linguagem dinâmica e clara, o desafio era transmitir estes valores para o público interno e externo.

Após as ações para o Time da Sede da Empresa, o objetivo seria replicar os Pilares da Cultura aos Times das Obras e Empreiteiros, além de atingir a própria vizinhança do entorno das Obras com os valores do Lovely Place. Este programa abrangeria 250 pessoas, entre colaboradores próprios e empreiteiros.

(4)

f

l

Essa é a essência da marca RottaEly, que

traduz toda a nossa

motivação e

fundamentalmente o que nos estruturará

para o

futuro.

Nossa essência traduz o

respeito

e a

dignidade com que as pessoas são

colocadas no

centro dos nossos

propósitos, sejam nossos colaboradores,

clientes, fornecedores, parceiros ou

investidores.

A RottaEly quer que as

relações cresçam

em todas as dimensões com

força. Que as

pessoas, ao se relacionarem com a marca,

sintam-se

orgulhosas e correspondidas

(5)

A RottaEly acredita na capacidade de desenvolver todas as pessoas que estão ligadas de alguma forma com a marca, oportunizando o crescimento e o desenvolvimento mútuo. Seu ideal é entregar um produto que compreende as relações e os impactos territoriais, respeitando os limites, o ambiente onde estão inseridos e principalmente as pessoas. Seu maior legado é poder devolver para a sociedade o respeito, a dignidade, o conhecimento e a humanidade que fazem parte da marca.

O propósito da marca, Lovely Place for People, que já havia sido trabalhado internamente com os colaboradores do escritório em 2014, precisava ser implantado nos canteiros de obra em 2015 e 2016. Com isso, atingiria os trabalhadores diretos da RottaEly, seus parceiros terceirizados e a comunidade onde as obras estavam inseridas.

Uma vez mapeado o público alvo a ser trabalhado nesta etapa - Obras e seus Intervenientes - a RottaEly objetivou um plano de ação que seria trabalhado em diferentes esferas: com ações de endomarketing, ciclo de avaliações de desempenho, pesquisa de clima e seus desdobramentos, treinamentos e capacitações, revisão de fluxos de processos e auditorias sistemáticas. O Projeto Lovely Place for People foi conduzido pela Área de Gestão de Pessoas em parceria com o Setor de Qualidade e Saúde e Segurança da Empresa.

Apresentação

(6)

Sistemática de Implantação do Projeto

Criação da Ferramenta ELO para comunicações internas; Criação da News SESMT RottaEly – ferramenta de acompanhamento da realização dos trabalhos de qualidade, saúde e segurança nos canteiros;

Rotinas de pesquisa de clima, feedback e dinâmicas Apresentação técnica da Metodologia do Programa 5S; Criação de ferramenta de Auditoria Externa (IDQS – Índice de Desenvolvimento de Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho e Programa 5S);

Auditoria Externa Mensal nos Canteiros de Obras;

Reuniões Mensais nas Obras de Apresentações de Resultados e Sugestões de Melhorias.

.

Apresentação

(7)

Preocupação com os Impactos Socioambientais

Vizinhança:

Passeios, tapumes e portões da RottaEly limpos, organizados, conservados, padronizados e completamente inseridos ao cenário da cidade, entregando condições de plena normalidade a vizinhança e em alguns casos com melhoria destas condições;

Zero resíduos nos leitos das ruas, evitando geração de sujeira nos veículos e ascensão de poeira para a vizinhança;

(8)

Vizinhança:

Zero resíduos nas bocas de lobos, ajudando a gestão a cidade no escoamento das águas das chuvas;

Gestão de sinalizações e planejamento junto aos órgãos de mobilidade urbana para evitar impactos aos fluxos de veículos.

(9)

Colaboradores:

Habitabilidade: disponibilidade de áreas de vivência e equipamentos, atendendo as normas e com acabamentos superiores, com o emprego de revestimentos cerâmicos e forros nos ambientes. Higienização constante nas áreas de apoio.

Saúde e Segurança: obra limpa, organizada, sinalizada, segura e com fluxos logísticos estabelecidos a partir das padronizações capitaneadas pelos valores da Empresa;

(10)

Colaboradores:

Desenvolvimento pessoal: a partir das ações de endomarketing e gestão de pessoas, o funcionário tem a possibilidade de evoluir de formal pessoal e profissional;

Empresa:

Perpetuidade da marca: O Lovely Place for People; Perpetuidade da empresa.

Fornecedores:

Feedback e Reconhecimento: mensalmente os fornecedores são reportados de seus desempenhos em quesitos pré-estabelecidos pela Empresa. Os fornecedores que se destacam são reconhecidos;

Desenvolvimento: Os pilares instigam que haja troca de experiências e que sejam sugeridas as melhorias entre os fornecedores e a Empresa;

(11)

O que colhemos depois do Lovely PLace for People

O MELHOR PRODUTO ENTREGUE AO CLIENTE

No final de 2016, o novo posicionamento da RottaEly, instituído em 2015, gerou seus primeiros frutos, representados nas entregas exitosas dos Empreendimentos Murano Home + Office e Sy Condomínio Praça, totalizando 325 unidades autônomas. Neste momento também é importante citar que tais empreendimentos atingiram os valores recordes de satisfação dos clientes nas entregas das unidades em relação a série histórica da Empresa.

(12)

Após os resultados atingidos nas entregas dos últimos empreendimentos da Empresa, prova-se que a nova direção tomada pela RottaEly, que investe num ambiente propício à valorização do Lovely Place for Place, é exitoso e potencializa as possibilidades de crescimento mútuo para as Empresa, Colaboradores, Parceiros e Sociedade.

Empreendimento Sy Empreendimento Murano

O que colhemos depois do Lovely PLace for People

O MELHOR PRODUTO ENTREGUE AO CLIENTE

(13)

João Luis Vieira

Vizinho

Idade: 67 anos

  “Gosto do pessoal da obra, admiro a preocupação que a obra tem com os pedestres quando estacionam os caminhões de concreto e de descarga de materiais. É feito isolamento no local e um corredor para que os pedestres transitem de forma segura em frente a calçada da obra. Isso é legal porque se preocupam com a segurança das pessoas que passam aqui pela rua. “

João Maria de Campos

Auxiliar de Produção

Idade: 54 anos

“Essa é a minha segunda obra que eu trabalho na RottaEly. Antes de vir pra cá, trabalhei no Inside. Estou há quase 4 anos trabalhando na empresa, gosto muito do ambiente de trabalho. Os colegas de trabalham são pessoas legais para trabalhar, o canteiro de obras é muito bem organizado e limpo, porque todos ajudam a cuidar”.

O que colhemos depois do Lovely PLace for People

(14)

Darci Jorge Passos

Carpinteiro da Empreiteira JW Alves Correa e Cia Ltda.

“Gosto muito de trabalhar aqui na obra, acho legal o trabalho em equipe que é realizado aqui. Acho bacana a utilização do andaime fachadeiro, esse andaime melhorou muito pra nós trabalharmos mais tranquilos, pois o risco de acidente por queda de altura diminui bastante. A equipe da obra é muito legal, consigo ter um bom relacionamento com todos, os locais da obra são bem limpos. O refeitório, banheiro e o vestiário são sempre limpos e bem conservados, e isso é bom porque nos dá melhores condições de trabalho”.

Suzana Lacerda da Rosa

Auxiliar Administrativo

Idade: 34 anos

“Trabalho aqui na obra há 10 meses, gosto muito de trabalhar aqui pois as pessoas se tratam com respeito, as áreas de vivência da obra são bem organizadas e limpas, o canteiro da obra é bem organizado. O pessoal da equipe da RottaEly também nos trata com muito respeito, o que é importante para que o nosso trabalho seja realizado de forma correta”.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada, por acadêmicas do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de