• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DO GEAN. Novembro / Dezembro Visite o nosso site: Fale conosco:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DO GEAN. Novembro / Dezembro Visite o nosso site: Fale conosco:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GRUPO EXCURSIONISTA AGULHAS NEGRAS Fundado em 20 de outubro de 1962

Reconhecido como Órgão de Utilidade Pública Filiado a FEMERJ

BOLETIM DO GEAN

Novembro / Dezembro 2008

IMPRESSO

Visite o nosso site: www.grupogean.com

Fale conosco: grupogean@yahoo.com.br

CURTA A NATUREZA PRATICANDO MONTANHISMO

(2)

_________________________________________________________________

Fala Presidente!

Bem, aqui estamos....nos despedindo...

É o último boletim da Diretoria do biênio 2007/2008. Em 13 de dezembro de 2008 teremos a Assembléia Geral Ordinária com eleição dos diretores para o próximo período.

Dos sete diretores que começaram a atual gestão, estamos chegando ao final do período com quatro, o que não impediu alcançar a maioria dos objetivos listados quando assumimos em dezembro de 2006 e também de outros que foram surgindo com o passar do tempo.

É com enorme satisfação que os atuais membros da Diretoria levam a certeza de que realmente conseguiram engrandecer o GEAN, deixando para os próximos dirigentes um modelo vencedor de administração, na qual um ingrediente de fundamental importância foi a dedicação e a visão de coletividade.

Sem a dedicação desta Diretoria remanescente, acrescida de um marcante espírito de sacrifício em prol do grupo, não teríamos uma sede independente com expediente durante a semana; não teríamos feito o CBM com homologação da Federação; não teríamos pagado a elevada multa proveniente de más administrações anteriores junto à Receita Federal; não teríamos estado presente de forma tão marcante nas duas últimas Aberturas de Temporada de Montanhismo; não teríamos um “site” com significativo número de acessos mensais; não teríamos marcado presença junto ao PNI, à FEMERJ, ao COMAR e a outras instâncias; não teríamos obtido o ingresso de quase oitenta sócios no período; não teríamos feito parceria com o PNI na exposição permanente de montanhismo; e por aí vai....não teríamos "um montão de coisas"....inclusive superado a pequenez, o egoísmo e a inveja de muitos que por aqui vimos passar nestes quase dois anos.

Um objetivo que tentamos alcançar, tentamos mesmo, mas não conseguimos, foi a aquisição de um transporte próprio para o GEAN. Nossos pedidos de compreensão....Apesar disto, temos a certeza de que a missão foi cumprida à altura do desejado e do esperado, estando entregando um GEAN consolidado sob vários aspectos.

Um especial agradecimento ao trabalho desenvolvido pela Fátima, que como Secretária do GEAN atuou decisiva e incansavelmente na elaboração dos boletins e na organização das nossas inúmeras atividades.

Ao Eduardo e ao Agenor os sinceros e penhorados agradecimentos pela amizade e fidelidade aos princípios e objetivos compactuados quando da formação da Diretoria no final de 2006.

Aos guias Julio e Igor o reconhecimento pela prestimosa cooperação ao assiduamente marcar diversas atividades em nossa programação.

Entendemos que deve ser dada oportunidade para que outros pratiquem suas idéias e alcancem seus objetivos junto ao GEAN, daí não estarmos concorrendo à reeleição, o que não significa abandonar o GEAN.

À futura Diretoria do GEAN desejamos muito sucesso. Que o engrandecimento ora alcançado pelo GEAN seja o farol para os seus planejamentos e decisões na condução dos destinos do nosso Grupo.

(3)

PRÓXIMAS ATIVIDADES

Data Atividade Tipo Guia

15/11/08 - Sábado

Reunião Geral

-

-

16/11/08

Domingo

Pedra Selada

Caminhada

Agenor

29/11/08 - Sábado

Reunião Geral

-

-

30/11/08

Domingo

II Encontro de

Esportistas e

Aventureiros da

Região das

Agulhas Negras -

Penedo

Palestras,

Caminhadas

e etc.

-

13/12/08 - Sábado

Assembléia Geral

Eleição da nova

Diretoria

-

Obs: Mais informações sobre nossas atividades podem ser obtidas pelos contatos abaixo, pelo

e-mail grupogean@yahoo.com.br ou no site www.grupogean.com

- Santiago: (24) 3355 4982 – (24) 9831 3236 ou efsantiago@superonda.com.br

- Igor/Júlio Spanner: (24) 3352 6518 ou mamakin73@bol.com.br

- Fátima: (24) 8117 3279 ou fátima@superonda.com.br

- Agenor: (24) 3354 7645

Sede: Rua do Rosário, 1442 – Sala 7 – Manejo – Resende/RJ – CEP 27520-072 Reuniões Gerais: às 19 horas (Ver dia na programação)

Expediente na Sede: 4ª feira, das 16 às 19 horas

Capa: Grupo que participou da Travessia Ruy Braga – Foto: Zikan

As matérias aqui publicadas não representam necessariamente a posição oficial desta entidade. O boletim é um espaço aberto a todos que queiram contribuir.

Assembléia Geral Ordinária – Convocação

Nos termos dos artigos 8° e 9° do Estatuto vigente, a Diretoria do

GEAN convoca o quadro social, conforme inciso II do artigo 3°, para a Assembléia

Geral Ordinária, a realizar-se no dia 13 de dezembro de 2008, às 19:00 horas, em

primeira convocação, e às 19:30 horas em segunda, em nossa sede social, na Rua do

Rosário 1442 Sala 7, a fim de eleger os integrantes da Diretoria para o biênio

2009/2010.

(4)

_________________________________________________________________

Parabéns aos Aniversariantes!

Novembro Dezembro

01 - Adriano Pessoa Leonel

10 - José Ricardo Maia de Siqueira

17 - Miguel Correia Martins – Sócio Honorário 19 - Carlos Eduardo Zikan

30 - Carlos Henrique Coutinho

01 - Anderson Roberto Vargas 08 - Tiago Alves Nascimento 09 - Carlos Alberto Marassi 14 - Fabrício de Oliveira Paiva 20 - Igor Ramos Spanner

Travessia Ruy Braga – 13 e 14/10/08

A realização desta Travessia Ruy Braga entrou para a relação das melhores atividades do ano de 2008. Se não houvesse a limitação de participantes preconizada nas Normas do PNI, teríamos ultrapassado em muito os 20 permitidos.

Pena que aos 45 minutos do segundo tempo tivemos duas desistências que não puderam ser substituídas em tempo hábil.

A “ocupação” do Abrigo Massena para o pernoite foi uma festa só, com destaque para a rede que o Carlos Zikan conseguiu montar, e pior, dormir dentro dela.

A noite era de lua e vários

“lobos e lobas” deram o ar de sua graça, apesar das insistentes nuvens que teimavam em querer encobrir aquele luar.

O abrigo Massena “tá que tá”, clamando encarecidamente alguma atenção para que ainda consiga proporcionar um pouco de calor naquela acolhedora lareira.

Parabéns aos Drs Udine e Marchitto pela “cirurgia” no dedo do Zikan.

Obrigado a todos pela participação. Foi muito bom !!!

(5)

O tempo parecia que não ia colaborar, a previsão era de céu nublado e chuvas esparsas, mas fomos assim mesmo e valeu a teimosia, pois embora a trilha estivesse muito molhada, fomos recompensados.

Fizemos uma excelente caminhada aos Três Picos, localizado na parte baixa do PNI. Todos tiveram a oportunidade de tirar muitas fotografias. O pessoal estava com sorte e avistou-se macacos; cobra; jacus; pássaros diversos; sapões grandões; bonitos fungos; "condomínio" de ninhos de guache; e bonitas flores, dentre outras belezas oferecidas pela Natureza.

Parque Estadual de Ibitipoca – 11 e 12/10/08

Nos dias 10 e 11 de outubro o GEAN esteve no Parque Estadual de Ibitipoca, localizado em Conceição de Ibitipoca/MG.

Éramos oito adultos e duas crianças. Ficamos no camping do Parque, que está com uma infra-estrutura cada vez melhor para o visitante, com excelentes instalações sanitárias, restaurante e lanchonete. Também a sinalização e a segurança em pontos críticos refletem o bom trabalho da administração Os que ainda não conheciam Ibitipoca ficaram muito bem impressionados com as beleza do local. Dois dias não são suficientes para percorrer e curtir todo o Parque. No sábado após

montar o acampamento, percorremos o circuito das águas, o que por si só já é um belo passeio. O Anderson após dizer “que estava se sentindo um pinto no lixo” saiu clicando tudo o que via. Teve participante que não queria sair da “barraca de fogo”, tá certo ele, afinal foi acampar, né Pedro?! No domingo fomos ao Pico do Peão passando pelas grutas existentes no caminho. Eduardo, Renata e Luiz Felipe fizeram caminhadas mais leves com as crianças, que se divertiram muito com as cavernas do batman e homem-aranha. Após o almoço regressamos com a certeza de que em breve faremos outra visita àquele Parque.

(6)

_________________________________________________________________

Dedo de Deus – Via Leste (18/10/2008) – Igor Spanner

Desde agosto que vínhamos agendando uma excursão extra ao Dedo de Deus, para coroar os participantes do CBM do GEAN 2008. Mas, como a chuva andava aparecendo sempre nos finais de semana, nossa investida vinha sendo adiada. Entrei em contato com o Aurélio, e definimos que íamos fazer nesse sábado, 18/10. Nós até pensamos que iríamos com um grupo grande para lá, mas aos poucos o pessoal foi fugindo... O Filipe e o Luiz Felipe já tinham compromisso nessa data. Outros ficaram com medo da chuva... Até o Marcelo, que já tinha confirmado presença, na última hora, desistiu por causa da chuva. Olhamos a previsão, analisamos a situação e resolvemos arriscar. FOMOS!

Saímos de Resende, às 3h de sábado, eu, Júlio, Breno e Aurélio. Chovia bastante em Resende e, até depois da Serra das Araras, não havia um lugar seco. Mesmo assim, tocamos para a Serra dos Órgãos, na fé, na coragem (na teimosia também) e confiando na previsão do tempo (que era de chuva apenas no final da tarde na região do Dedo).

Estacionamos o carro às 6h30min no tradicional restaurante Paraíso da Serra, no pé do Dedo de Deus. As nuvens estavam exatamente nessa altura, de modo que a visibilidade era de poucos metros. Juntamos o material necessário para a escalada (apenas o necessário, uma vez que, se fôssemos levar tudo o que o Aurélio tinha no carro, precisaríamos de mais uns 15 sherpas para nos auxiliar) e partimos para a pedra às 7h.

Após uma hora e meia de caminhada, chegamos aos cabos de aço. Era hora de o Breno e o Aurélio colocarem em prática as

lições aprendidas no curso, uma vez que eram eles os únicos representantes do CBM do GEAN 2008 nessa excursão. Continuamos a nossa subida e atingimos o polegar às 10h. Nesse ponto, já começávamos a ficar acima das nuvens, e o sol começava a brilhar para nós. A pedra estava completamente seca. A previsão estava certinha até então, e nós, teimosos de plantão, fomos recompensados.

Iniciamos a escalada em uma cordada única. A via Leste do Dedo é uma escalada bastante simples e extremamente bonita, com um visual alucinante. Breno e Aurélio fizeram tranqüilamente todos os lances. Dessa vez, optamos por passar pelo Blecaute em vez da mais exposta Maria Cebola. Como todas as coisas ruins acontecem sempre com o Aurélio (vulgo “002”), que se fosse um daqueles personagens do desenho animado “Smurfs”, seria ele o Smurf Desastrado, ao terminar a chaminé após o Blecaute, quase deixou cair a lâmpada de reserva de sua lanterna. Por sorte, conseguiu salvá-la, mas, como já estava entalado na fenda, colocou-a na boca e continuou a subir. Como eu estava mais acima, dando segurança, ouvia um dialeto complicado ou algum idioma que eu mal conseguia identificar. Olhei para o 002 e ele dizia algo parecido com “Qqtifakoaki? Purondikivoueu?” Além disso, a lâmpada na boca mais parecia um piercing que outra coisa.

Continuamos nossa subida, passamos o lance do Sincronizado, fechamos o lance final, e chegamos ao cume às 13h30min. Ainda havia sol, mas podíamos ver as nuvens se movimentando muito rápido, anunciando uma chuva para o final da tarde.

Fizemos nosso lanche, curtimos o visual, comemoramos mais uma excelente escalada e registramos aqui as ausências do Márcio, do Dimi, do Paulinho e do Marcelo. Era para eles terem ido com a gente, mas não levaram fé em que haveria sol. Essa vocês estão nos devendo parceiros!

(7)

fazer para as câmeras a sua dança da chuva, misturada com a dança do siri e a dança da cordinha, iniciamos nossa descida às 14h. Após terminar o terceiro e último rapel, a forte chuva anunciada chegou. Colocamos nossas capas de chuva e seguimos pela trilha e cabos de aço. Na descida, era o Aurélio despencando aqui, o Breno dando uma escorregada ali, até, finalmente, voltarmos à estrada.

Quando chegamos à Santinha, Breno e Aurélio, não satisfeitos com a chuva que tomamos na volta, resolveram mergulhar em um pocinho da cachoeira perto da Santinha. E assim estava completo o dia. Corpo e alma lavados pela água divina (e gelada) da Santinha.

Às 18h, estávamos de volta no carro. Trocamos de roupa, fizemos nosso brinde com caldo de cana e seguimos viagem de volta. Em homenagem ao Paulinho, na volta, quase paramos na Pedreira Pombal para entrar na Gargamel, no escuro. Mas estava chovendo e resolvemos deixar para a próxima. Moral da excursão: às vezes a teimosia e a fome de pedra podem ser recompensadoras. Parabéns Aurélio e Breno! Vocês mandaram muito bem!

Visita Escolar ao PNI

No dia 21 de outubro os guias Santiago e Fátima, representando o GEAN, conduziram a visita de um grupo de 45 alunos e cinco professores da Escola Estadual Francisca Pereira Rodrigues , de Piraúba/MG, na parte baixa do PNI. Após assistirem um vídeo institucional no Auditório os estudantes percorreram as exposições existentes no Centro de Visitantes e outros atrativos finalizando no Último Adeus, onde se despediram do PNI, com a esperança de visitarem a parte alta do Parque.

Confraternização pelos 46 anos do GEAN – 26/10/08

No dia 26 outubro realizou-se um churrasco de confraternização pelos 46 anos de fundação do Grupo Excursionista Agulhas Negras – GEAN. O dia foi perfeito, muito sol e todos puderam aproveitar bastante a piscina, rolou até um joguinho de voley e no final uma sauninha. Durante o churrasco foi feita, também, a entrega dos certificados para os concludentes do Curso Básico de Montanhismo 2008. Vejam as fotos na contra capa.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Suportada H4 A cultura organizacional tem um impacto direto e positivo sobre a satisfação no trabalho Suportada H5 A RSE tem um impacto direto e positivo sobre a satisfação no

Nossos parâmetros de rating levam em consideração o potencial de valorização da ação, do mercado, aqui refletido pelo Índice Bovespa, e um prêmio, adotado neste caso como a taxa

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)

Conforme publicado anteriormente, a CAIXA Seguridade iniciou em 2017 estudos para a reorganização de sua parceria na exploração dos produtos de seguridade no balcão da CAIXA,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Foram incluídas no estudo crianças de ambos os sexos acima de 30 dias de nascimento que foram submetidas à ventilação pulmonar mecânica num período igual ou superior a 24 horas

Correspondência com a noção da Directiva 2004/18/CE - artigo 31.º, n.º 4 (que se mantém na nova Directiva 2014/24): apresenta-se viável o recurso ao procedimento por negociação