• Nenhum resultado encontrado

COMPORTAMENTO DE SECAGEM E EXPLOSÃO DE CONCRETOS REFRATÁRIOS COM DIFERENTES TEORES DE ÁGUA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPORTAMENTO DE SECAGEM E EXPLOSÃO DE CONCRETOS REFRATÁRIOS COM DIFERENTES TEORES DE ÁGUA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COMPORTAMENTO DE SECAGEM E EXPLOSÃO DE CONCRETOS REFRATÁRIOS COM DIFERENTES TEORES DE ÁGUA

F. T. Ramal Jr, R. Salomão, V. C. Pandolfelli Universidade Federal de São Carlos, DEMa

Via Washington Luiz, km 235, C.P.676, CEP 13565-905, São Carlos - SP. tel.: (16) 2608539, e-mail: jr@polvo.ufscar.br ou vicpando@power.ufscar.br

RESUMO

O crescimento do consumo de aço e da sua tecnologia de produção tem demandado proporcional desenvolvimento dos refratários, sendo umas das principais exigências o aumento de sua vida útil e a redução do tempo de parada dos equipamentos revestidos por esses materiais. Entre as diversas classes de refratários, os concretos vêm ganhando destaque nos últimos anos, principalmente por apresentarem facilidade de aplicação e reparo. Uma vez que esses materiais são aplicados na forma fluida, problemas no processo de secagem são freqüentemente encontrados na indústria. Assim, alguns trabalhos envolvendo aditivos de secagem têm surgido como forma de reduzir a ocorrência de explosões, sem a necessidade de diminuir drasticamente a taxa de aquecimento do refratário após sua aplicação. Entretanto, informações que relacionem a secagem com variáveis intrínsecas do processamento dos concretos, como o teor de água, ainda são escassas na literatura. Estudos reportam que a variação na quantidade desse líquido influencia significativamente a reologia, e pode facilitar, por exemplo, a adição de fibras durante a mistura. Neste contexto, este trabalho teve como principal objetivo relacionar o teor de água com o comportamento de secagem e explosão de concretos refratários. Verificou-se que a adição de maior quantidade desse líquido durante a mistura foi responsável por aumento de permeabilidade e queda na resistência a explosão dos concretos.

(2)

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a utilização de refratários monolíticos tem sido impulsionada devido as vantagens apresentadas por esses materiais em relação aos pré-moldados tradicionais. Destacam-se entre elas a facilidade de aplicação e a não necessidade de conformação e queima prévias. Além disso, o contínuo desenvolvimento nessa área fez com esses materiais alcançassem propriedades termomecânicas similares aos pré-moldados tradicionais.

Por outro lado, a evolução tecnológica de suas propriedades levou a obtenção de materiais cada vez mais densos, e conseqüentemente menos permeáveis. Esse fato foi acompanhado por um aumento na dificuldade de secagem dos concretos, onde a aplicação de taxas de aquecimento inadequadas poderiam levar a pressurização do vapor d’água dentro da estrutura e ocasionar a explosão do refratário; ou ainda elevar consideravelmente os gastos com energia e tempo de parada para manutenção de equipamentos. Desta forma, a adição de agentes de secagem, como pó de alumínio[1] e fibras poliméricas[2], surgiu para otimizar essa etapa do processo de produção do refratário, permitindo a utilização de ciclos de secagem mais agressivos.

No entanto, informações sobre a influência de variáveis intrínsecas do processamento no comportamento de secagem e explosão dos concretos ainda são escassas na literatura. Entre estas variáveis, pode-se citar o teor de água. Estudos relatam que o aumento no teor desse líquido influencia significativamente a reologia, facilitando, por exemplo, o transporte e aplicação de concretos bombeáveis[3]. Problemas na mistura ocasionados pela adição de fibras também podem ser minimizados aumentando-se o teor de água[4].

Além disso, a elevação na quantidade de água é responsável pelo aumento de permeabilidade e porosidade dos concretos[5], propriedades estas diretamente relacionadas com suas características de secagem, uma vez que altera a resistência mecânica, elevando com isso a tendência a explosão com o aumento da temperatura.

Desta forma, o presente trabalho teve como principal objetivo relacionar o teor de água utilizado no processamento de concretos refratários com seu comportamento de secagem e resistência a explosão. Para isso, foi utilizada como principal ferramenta a análise termogravimétrica, além da realização de medidas de

(3)

permeabilidade, resistência mecânica e porosimetria de imersão (método de Arquimedes).

MATERIAIS E MÉTODOS Formulação e mistura

A composição empregada no estudo foi formulada segundo o modelo de empacotamento de Andreasen[6], com coeficiente (q) 0,21 e diâmetro máximo de partícula igual a 4750 µm. A formulação consistiu de uma mistura de aluminas eletrofundidas (Alcoa alumínio Brasil) e calcinadas (Alcoa EUA), além de 2% (% - p) de cimento de aluminato de cálcio (CA 14 – Alcoa EUA). Ácido cítrico foi adicionado como dispersante na concentração de 0,26 mg/m2.

A mistura foi realizada em um reômetro para concretos, com adição de diferentes quantidades de água. Na Tabela I são especificados os teores de água utilizados, juntamente com seus respectivos valores de distância média de separação entre as partículas da matriz (IPS) e entre os agregados (MPT)[6]. Verificou-se em estudos anteriores que tais parâmetros influenciam de forma marcante a reologia[7] e a secagem[8] dos concretos.

Tabela I – Teores de água utilizados para o processamento do concreto e seus respectivos valores de distância de separação média entre as partículas da matriz

(IPS) e entre os agregados (MPT)[6].

Teores de água % - volume % - peso IPS (µm) MPT (µm) 13 3,82 0,0176 149,649 15 4,51 0,0261 157,600 17 5,24 0,0349 165,934 20 6,39 0,0491 179,216

Após a mistura, os concretos com diferentes teores de água foram moldados, sendo curados na temperatura de 8ºC por 72 horas, em ambiente de elevada umidade relativa (~ 100%). Utilizou-se essa temperatura para cura, pois segundo a literatura, os concretos apresentam maior probabilidade de explosão durante a secagem[9]. Nas amostras utilizadas para o ensaio de termogravimetria, termopares tipo K foram inseridos durante a moldagem (1 mm abaixo da superfície e a meia

(4)

altura do corpo-de-prova), para monitoramento da temperatura do concreto durante o teste.

Medidas de permeabilidade e porosidade

Avaliou-se a permeabilidade em amostras cilíndricas (altura (h) de 25mm e diâmetro (d) de 75mm) secas a 8ºC por 96 horas em sílica gel. Ajustou-se aos dados uma equação polinomial (equação de Forcheimer), permitindo obter assim a constante de permeabilidade não-Darciana (k2)[5]. A porosidade total dos concretos foi obtida por meio do método de porosimetria de Arquimedes (amostras secas em sílica gel), utilizando querosene como líquido de imersão (norma ASTM C 20-87).

Resistência mecânica

A resistência mecânica foi calculada através do ensaio de compressão diametral (norma ASTM C 496-90), utilizando-se uma taxa de aplicação de carga constante (42 N/s). Realizou-se o teste em corpos-de-prova cilíndricos (h = d = 40 mm) secos e úmidos (pós-cura) conforme condições descritas anteriormente.

Termogravimetria

Os ensaios termogravimétricos foram realizados em corpos-de-prova cilíndricos (h = d = 40 mm) úmidos. Para isso, utilizou-se um equipamento que consistia de um forno elétrico (potência de 1700W) acoplado a uma balança[10]. A coleta dos dados (tempo, temperatura do forno e amostra e massa) foi feita a cada 5s e o aquecimento efetuado na taxa de 10ºC/min (25 – 800 ºC).

A perda de massa foi avaliada pelo parâmetro Wd e sua derivada em relação ao tempo (taxa de secagem), definidos respectivamente nas equações A e B:

⎟⎟ ⎠ ⎞ ⎜⎜ ⎝ ⎛ × = f 0 d M M -M 100 (%) W (A) ⎟ ⎠ ⎞ ⎜ ⎝ ⎛ ∆ ∆ = t W (%/min) dt dWd d (B) Wd indica a perda de água que ocorre durante o aquecimento em relação a massa final de concreto (seco); onde: M é a massa instantânea medida no tempo ti, M0 é a massa inicial e Mf é a massa final (devido a ocorrência de explosão dos

(5)

corpos-de-prova, Mf foi calculado considerando-se a quantidade inicial de água adicionada durante o processamento dos concretos).

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na Figura 1 é apresentada a constante de permeabilidade não-Darciana (k2) em função da distância de separação média entre as partículas da matriz (IPS) e entre os agregados (MPT), para os concretos processados com diferentes quantidades de água. Verifica-se que essa constante relaciona-se de forma crescente com IPS, indicando aumentos expressivos de permeabilidade dos concretos. Tendo em vista que a elevação na quantidade de água tem como conseqüência o distanciamento entre as partículas da matriz (elevação de IPS – Tabela I), pode-se afirmar que após a secagem são geradas estruturas mais permeáveis em concretos com maiores teores de água, resultado este intuitivamente esperado. 13 % 15 % 17 % 20 % R2 = 1,00 0,01 0,1 1 10 100 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 IPS (µm) k2 (1 0 -1 5 m) 143 153 163 173 183 MPT (µm) (ajuste exponencial) 13 % 15 % 17 % 20 % R2 = 1,00 0,01 0,1 1 10 100 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 IPS (µm) k2 (1 0 -1 5 m) 143 153 163 173 183 MPT (µm) (ajuste exponencial)

Figura 1: Constante de permeabilidade não-Darciana (k2) em função da distância de

separação entre as partículas da matriz (IPS) e entre o agregados (MPT), para os concretos processados com diferentes teores de água (13, 15, 17 e 20 %-vol).

Estudos anteriores realizados em concretos com diferentes granulometrias (teor de água constante) mostraram que o aumento no MPT foi responsável pela redução da permeabilidade, devido ao distanciamento entre regiões de maior porosidade que se formam na interface matriz agregado (ITZ – interfacial transition

(6)

zone), e que favorecem a permeação de fluidos[8]. Embora fosse esperado redução de permeabilidade com o aumento de MPT neste estudo, observou-se justamente o contrário, ou seja, a elevação no MPT causou aumento na permeabilidade (Figura 1). A variação no teor de água de 13 para 20% em volume causou elevação de aproximadamente 180% em IPS e de apenas 20% em MPT. Isto mostra que apesar do acréscimo em MPT agir em favor da redução da permeabilidade, o aumento desta variável ocorreu principalmente devido a superior contribuição no IPS.

Observou-se também queda na resistência mecânica com a elevação no teor de água, em virtude do aumento da porosidade total dos concretos (Figura 2). Esse ensaio, juntamente com o de permeabilidade, permitem identificar apenas as diferenças ocorridas após a saída da água (ensaios estáticos). No entanto, para uma análise mais realista do comportamento de secagem, também foram realizados ensaios termogravimétricos, que forneceram dados dinâmicos desse processo. Na Figura 3 são apresentados estes resultados.

R2 = 0,87 R2 = 0,98 0,0 1,0 2,0 3,0 17 19 21 23 Porosidade Total (%) R esi st ên ci a M ecân ic a (M Pa ) Seco Úmido Teor de água Ajuste exponencial R2 = 0,87 R2 = 0,98 0,0 1,0 2,0 3,0 17 19 21 23 Porosidade Total (%) R esi st ên ci a M ecân ic a (M Pa ) Seco Úmido Teor de água Ajuste exponencial

Figura 2: Resistência mecânica (compressão diametral) em função da porosidade total, para os concretos processados com diferentes teores de água (ensaiados

(7)

(i) 36,0 (i) 230 (ii) 201 (iii) 163 (iv) 149 Teor de água (% - vol): (i) 13 (ii) 15 (iii) 17 (iv) 20

Final da evaporação Tempo de explosão (min) Temperatura de explosão (ºC) (iv) 31,0 (iii) 30,9 (ii) 34,2 a) b) Final da evaporação 0,0 0,3 0,5 0 10 20 30 40 50 Tempo (min) dW d /dt ( % /m in ) 0,0 0,3 0,5 0 100 200 300 Temperatura da amostra (ºC) (i) 36,0 (i) 230 (ii) 201 (iii) 163 (iv) 149 Teor de água (% - vol): (i) 13 (ii) 15 (iii) 17 (iv) 20

Final da evaporação Tempo de explosão (min) Temperatura de explosão (ºC) (iv) 31,0 (iii) 30,9 (ii) 34,2 a) b) Final da evaporação 0,0 0,3 0,5 0 10 20 30 40 50 Tempo (min) dW d /dt ( % /m in ) 0,0 0,3 0,5 0 100 200 300 Temperatura da amostra (ºC)

Figura 3: Taxa de perda de massa (dWd/dt) em função do tempo (a) e da

temperatura da amostra (b), para os concretos processados com diferentes teores de água.

Em concretos refratários, no primeiro estágio de aquecimento (25 - 100ºC), a

água é removida do corpo cerâmico pelo processo de evaporação da água livre[10], e

especificamente neste caso, pela decomposição de hidratos formados em baixas

temperaturas de cura, como o CaO.Al2O3.10H2O (CAH10)[9]. Este estágio tem seu

término caracterizado pelo vale sublinhado na Figura 3.

Quando a temperatura do corpo cerâmico se aproxima de 100ºC, inicia-se o segundo estágio e o processo de secagem passa a ser comandado pela ebulição da água livre, sendo a formação de vapor intensificada pelo aumento de temperatura do

forno[10]. Com o final da ebulição, inicia-se o terceiro estágio da secagem, a

decomposição de hidratos mais resistentes a temperatura, como Al2O3.3H2O (AH3) e

3CaO.Al2O3.6H2O (C3AH6)[9,10]. Apesar dos ensaios típicos de secagem em

concretos refratários estarem caracterizados por estes três estágios principais, durante os experimentos foram observados somente a etapa de evaporação e parte da ebulição, devido a ocorrência de explosão dos corpos-de-prova testados.

Observa-se na Figura 3-a que o aumento no teor de água tende a atrasar o final da evaporação em relação ao tempo. Embora a adição de água aumente a permeabilidade dos concretos, o tempo para o final da evaporação também é elevado, pois maior quantidade desse fluido deve ser extraído da amostra. Desta forma, foi utilizado um parâmetro normalizador que permitiu comparar os diversos

(8)

concretos testados. Na Figura 4-a é apresentada a taxa média de evaporação (TME) obtida através da equação C.

t evaporada água ∆ =% (%/min) TME (C) onde TME é a taxa média de evaporação, % água evaporada é a quantidade de água eliminada pelo processo de evaporação (em relação ao total de água presente) e ∆t é o tempo decorrido até o término deste estágio.

50 100 150 200 250 0 50 100 150 200 250 Temperatura da amostra (ºC) Tfo rn o - Tam o s tr a C ) R2 = 0,96 1,0 1,5 2,0 12 14 16 18 20 22

Teor de água (% - vol)

TM

E

(

%

/m

in) (iii) (ii)(i) (iv) 0 0 0 0 Teor de água

(% - vol) (i) 13 (ii) 15 (iii) 17 (iv) 20

(b) 0: explosão (a) (ajuste linear) 50 100 150 200 250 0 50 100 150 200 250 Temperatura da amostra (ºC) Tfo rn o - Tam o s tr a C ) R2 = 0,96 1,0 1,5 2,0 12 14 16 18 20 22

Teor de água (% - vol)

TM

E

(

%

/m

in) (iii) (ii)(i) (iv) 0 0 0 0 Teor de água

(% - vol) (i) 13 (ii) 15 (iii) 17 (iv) 20

(b)

0: explosão

(a)

(ajuste linear)

Figura 4: (a) Taxa média de evaporação em função do teor de água e (b) diferença de temperatura entre o forno e a amostra em função da temperatura da amostra,

para os concretos processados com diferentes teores de água.

Como pode ser observado, a taxa média de evaporação se eleva com o conteúdo de água (Figura 4-a). Este fato sugere que o aumento no teor de água pode levar os concretos a perder proporcionalmente mais água por evaporação em períodos menores, devido principalmente ao aumento de permeabilidade exposto na Figura 1. Apesar disso, foi verificada uma maior tendência a explosão dos concretos com aumento no teor de água (redução da temperatura e do tempo de explosão – Figura 3). Esse fato pode estar associado a duas razões principais:

1) Durante a etapa de evaporação o corpo-de-prova apresenta menor taxa de aquecimento que o forno, devido à transição de fase líquido-vapor da água (endotérmica) e à inércia do sistema forno/corpo-de-prova. Desta forma, é gerado

(9)

um gradiente térmico entre a amostra e o forno, que pode ser intensificado pela elevação do teor de água, devido ao atraso do final da etapa de evaporação (maior quantidade de energia deve ser fornecida). Após a eliminação da água pela evaporação, os concretos processados com maior quantidade desse líquido são expostos a um gradiente térmico mais elevado que as demais composições (Figura 4-b), devido ao programa de aquecimento contínuo do forno. Com isso, o processo de secagem por ebulição é mais intenso e a transição de fase líquido/vapor ocorre com maior rapidez. No entanto, o corpo pode se tornar incapaz de eliminar o vapor com a mesma eficiência com que este é gerado, podendo levar a pressurização e conseqüente explosão.

2) Além do aumento no teor de água submeter as amostras a uma elevada formação de vapor após a evaporação (pressurização), a resistência mecânica também é reduzida (figura 2). Isso faz com que os corpos-de-prova apresentem menor probabilidade de resistir à pressão exercida pelo vapor d’água.

CONCLUSÕES

A elevação da quantidade de água adicionada durante a mistura dos concretos estudados foi responsável simultaneamente por:

• Aumento da permeabilidade e da porosidade; • Redução da resistência mecânica;

• Redução da temperatura de explosão.

A adequação das características reológicas dos concretos em relação a mistura e transporte podem ser facilmente realizadas com o aumento no teor de água. Entretanto, foi mostrado que esse fato é acompanhado por várias outras desvantagens, que podem comprometer tanto o processo de secagem dos concretos (menor resistência a explosão), quanto suas características termomecânicas (redução da resistência mecânica) e de resistência a corrosão em altas temperaturas (maior porosidade e permeabilidade).

(10)

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem a FAPESP, ao CNPq, a Alcoa Alumínio S.A. e a Magnesita S.A. pelo suporte oferecido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] M.D.M. Innocentini, L.A. Nascimento, A.E.M. Paiva, V.C. Pandolfelli, B.A. Menegazzo, L.R.M. Bittencourt, Aluminum-Containing Refractory Castables: Part I, Evaluation of Hydrogen-Gas Generation. Am. Ceram. Soc. Bull. 82, 6, 45-49, (2003). [2] R. Salomão, V.C. Pandolfelli, Drying Behavior of Polymeric Fiber-Containing Refractory Castables. Submetido à publicação, Journal of Technical Association of Refractories, Japan (2003).

[3] R.G. Pileggi, A.R. Studart, C. Pagliosa Neto, V.C. Pandolfelli, Caracterização Reológica de Concretos Refratários Bombeáveis. Cerâmica 46, 300, 176-180, (2000).

[4] R. Salomão; V.G. Domiciano; C.S. Isaac; R.G. Pileggi; V.C. Pandolfelli, The Mixing Step and the Permeability of Polymeric Fiber-Containing Refractory Castables. Aceito para publicação, Am. Ceram. Soc. Bull. (2003).

[5] M.D.M. Innocentini, A.R. Studart, R.G. Pileggi, V.C. Pandolfelli, How PSD Affects Permeability of Castables. Am. Ceram. Soc. Bull. 80, 5, 31-35, (2001)

[6] I.R. Oliveira, A.R. Studart, R.G. Pileggi, V.C. Pandolfelli, Dispersão e Empacotamento de Partículas – Princípios Básicos e Aplicações no Processamento Cerâmico. Fazendo Arte Editorial 224 p, (2000).

[7] R.G. Pileggi, F.T. Ramal Jr., A.E. Paiva, V.C. Pandolfelli, High Performance Refractory Castable: Particle Size Design. Refractories Applications and News 8, 5, 17-21, (2003).

[8] M.D.M Inocentinni, R.G Pileggi, F. T. Ramal Jr, V.C. Pandolfelli, Permeability and Drying Behavior of PSD-Designed Refractory Castables. Am. Ceram. Soc. Bull. 82, 7, 1-6, (2003).

[9] M.M. Akiyoshi, R.C. Morisco, M.D.M. Innocentini, V.C. Pandolfelli, Temperatura de Cura e sua Influência na Resistência à Explosão de Concretos Refratários de Alta Alumina. Cerâmica 48, 307, 126-130, (2002).

[10] M.D.M. Innocentini, F.A. Cardoso, M.M. Akyioshi, V.C. Pandolfelli, Drying stages during the heat-up of high-alumina, ultra low cement refractory castables. J. Am. Ceram. Soc. 86, 7, 1146-1148, (2003).

(11)

DIFFERENT WATER CONTENT REFRACTORY CASTABLES’ DRYING BEHAVIOR

ABSTRACT

The growing technology employed on steelmaking industry has stimulated the same development of refractories, where reduction of maintenance time and increase of useful life have been one of the major requirements. The intensification of monolithics consumption, especially castables, can be explained for presenting easy application and repair. However, as the castables are applied in fluid form, problems with drying stage are frequently found in this step. Studies in this area report the utilization of drying admixtures, which can avoid explosive spalling and optimize the drying rates. However, information about intrinsic variables, like water content, and its influence on the drying behavior of refractories castables are scarce in the technical literature. Thus, the objective of this work was to analyze the impact of water content on drying and explosive spalling behavior of refractory castables. The increase of water content resulted in castables with superior permeability and low explosion resistance.

Referências

Documentos relacionados

Através deste diploma, a UE exige a adopção das normas internacionais de contabilidade [IAS/IFRS] emitidas pelo International Accounting Standards Board [IASB]

Pretende-se, com este trabalho, i estudar como uma equipa de Futebol de formação de elite organiza a sua fase ofensiva no que concerne às dimensões técnica, tática, espacial

Therefore, the analysis of suitability of the existing transportation network for riding bicycle in Coimbra should address two important aspects: (i) identifying

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

information about the embryology, physiology, histology and imaging of fetal thyroid, maternal thyroid disease and their impact on the fetus, the treatment that can be offered,

Certain it is, this was not the case with the redoubtable Brom Bones; and from the moment Ichabod Crane made his advances, the interests of the former evidently declined:

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

The baling operation of the triple treatment obtained the best results, presenting the highest effective capacities average and the smallest fuel consumption per ton of baled