• Nenhum resultado encontrado

Quem é este personagem e o que é que a Palavra de YHWH nos diz acerca dele, do seu carácter, dos seus propósitos (ambição) e do seu fim?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quem é este personagem e o que é que a Palavra de YHWH nos diz acerca dele, do seu carácter, dos seus propósitos (ambição) e do seu fim?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Setembro 2004; revisto Fevereiro 2016 Quem é este personagem e o que é que a Palavra de YHWH nos diz acerca dele, do seu carácter, dos seus propósitos (ambição)…e do seu fim?

Parte 1 Introdução

A Palavra de YHWH faz inúmeras referências a um ser criado por YHWH para ser membro da Sua corte celestial, um “príncipe” nessa mesma corte e que, mais tarde, se veio a designar por Satanás, cujo significado é “Adversário”, dado que este ser celestial veio a desviar-se do propósito com que foi originalmente criado por YHWH.

Algumas passagens bíblicas referem-se a este querubim por várias outras designações, de forma nada abonatórias do seu carácter e personalidade. Vejamos como a Palavra se refere a este ser celestial que se tornou rebelde e maligno:

 Como o diabo, o dragão ou a antiga serpente (Génesis 3:1; Apocalipse 12:3, 7, 9; 20:2)

 Como o “acusador” dos justos, o “caluniador”, na assembleia dos céus (Mateus 4:1; Lucas 8:12; Apocalipse 12:10)

 Como Belial que significa “sem valor” ou “ruína sem préstimo” (2.Coríntios 6:15)

 Como “pai da mentira” e “assassino” (João 8:44)

 Como Apollyon (Abaddon, que no Hebraico significa “Destruidor”): Apocalipse 9:11

(2)

 Como Belzebu (o nome de um “deus” dos Fenícios que significa “senhor das moscas” – Mateus 12:24-27); ele é o rei e príncipe de uma corte de demónios (Marcos 3:22; Lucas 11:15) e também das potestades dos ares e dos príncipes das trevas (Efésios 2:2; 6:11-12)

 Como príncipe deste mundo (João 12:31), e “deus” deste século (no Grego:

“aion” que significa “era”/”tempo determinado” e que cega o entendimento dos

homens (2.Coríntios 4:4); este foi o poder que lhe foi dado por um tempo pelo Altíssimo logo no princípio: Lucas 4:6

 Como “tentador” – Mateus 4:3; 1.Tessalonicenses 3:5

 Como o “anjo do abismo” que subirá à frente das suas hostes malignas para a guerra do tempo do fim, emprestando-lhes a sua força/poder (Apocalipse 9:1-11).

O termo Apollyon, no Grego, é usado para designar também o “deus” da mitologia grega Apolo, filho de Zeus, o qual é associado ao “deus sol”. Tenhamos em conta que a abominação da idolatria já vem desde o princípio dos tempos, tendo esta “adoração do Sol” (a Tammuz – Ezequiel 8:14) tido origem em Nimrod, “o rebelde”, o fundador de Babel/Babilónia, sendo que sua mãe e mulher, Semiramis, deu continuidade a este culto satânico, vindo a ser apontada como a “rainha dos céus” (Jeremias 7:18), idolatria que se espalhou entre os povos, adoptando para este “deus-sol” vários nomes consoante as línguas em que a Terra foi dividida após a queda da Torre de Babel. Esta “rainha dos céus” aparece-nos hoje com a suposta figura de Maria, mãe de Yeshua, num culto totalmente idólatra…diabólico.

Este personagem pérfido tem feito tudo para confundir o ser humano desde o princípio dos tempos, fazendo com que o paganismo se confundisse com a Verdade do Altíssimo, prendendo o ser humano com laços de engano (ardis): 2.Coríntios 2:11; 2.Timóteo 2:26. A mentira descarada costuma ser difícil de aceitar, mas quando é misturada com a Verdade…então os seres humanos ignorantes engolem-na com facilidade. Foi Satanás, mestre do engano, que lançou falsas doutrinas para confundir e desviar os homens do caminho da verdade. Uma das primeiras mentiras foi a falsa doutrina da imortalidade da alma…(“come que não morres”, disse ele a Eva – Génesis 3:4).

Infelizmente, os seres humanos de hoje não procuram conhecer a origem temporal dos actos que praticam. Por isso vão atrás da mentira dos ídolos de pau e de pedra…e dos “ensinamentos” dos professores da mentira, os servos de Satanás que torcem a Verdade do Altíssimo e a corrompem. Acerca destes, diz-nos a Palavra que a sua condenação é certa e que o seu castigo será a segunda morte no lago de fogo que arde com enxofre a que nada resiste. Estes são os que continuamente corrompem a Palavra do Eterno:

Judas 1:10-13 – “Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo

que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prémio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.

(3)

Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores

murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas

impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas”.

Todo aquele/a que perverte a santa Palavra, sem se submeter ao Espírito Santo do Altíssimo EL YHWH será destruído. Diz-nos o pequeno escrito de Judas que são como “nuvens sem água”, “árvores murchas”…”duas vezes mortas”. A Palavra equipara-os a “estrelas errantes” para os quais está “reservada a negrura das trevas”, i.e. a morte eterna. Sim, eles sofrerão o castigo da segunda morte no lago de fogo onde serão destruídos como coisa sem préstimo, bem como todos os anjos rebeldes (começamos já aqui a levantar uma ponta do véu do entendimento) e todos os seres humanos ímpios. Todos eles sofrerão o mesmo castigo.

Sim, o mistério da iniquidade (a desobediência à Lei/Torá) opera desde o princípio como Paulo escreveu em 2.Tessalonicenses 2:7a. As múltiplas “religiões” que existem no mundo são bem o exemplo da aplicação do princípio de “dividir para reinar”, que vem sendo a prática milenar de Satanás. Sim, o reino dele é deste mundo, ao contrário do de Yeshua (e do nosso), cujo reino não é deste mundo – João 18:36.

Este personagem, que é o expoente do mal, também aparece designado na Bíblia como “o tentador”, “o acusador dos nossos irmãos”, “o príncipe dos demónios”, “o deus deste mundo”, “o príncipe das potestades do ar”, aquele que há-de emprestar à “besta” (e também ao “falso profeta” do tempo do fim) o seu poder (Apocalipse 13:4-8). Este ser também tem o poder de se transformar em “anjo de luz” – 2.Coríntios 11:14, e ele exerce essa sua qualidade para melhor enganar os ignorantes.

A Palavra de YHWH também o designa como “enganador”, “pai da mentira” e “homicida”, desde o princípio. Sim, o seu poder de engano vai ao ponto de se transformar em anjo de luz criando assim muitas falsas adorações, assim arrastando multidões e seguidores neste mundo em todas as épocas e regiões. Veja-se as multidões que são arrastadas em todo o mundo para locais de adoração das aparições das muitas “Marias” ou os que seguem o espiritismo, julgando aí poder estabelecer contactos com os seus entes falecidos. Tudo enganos de Satanás do qual O Espírito Santo de YHWH nos liberta: Actos 26:18; Efésios 6:12; Colossenses 1:13.

A sua designação como “estrela da manhã” é também uma designação que era comum atribuir-se aos anjos criados por YHWH. Esta designação aparece-nos, por exemplo, em Isaías 14:12 – “Como caíste do céu, ó Lucifer, filho da alva!...1”. Se, porém, procurarmos conhecer os termos hebraicos que estão nesta passagem, aí encontraremos o nome deste personagem criado por YHWH e do significado que tem (lembremos que no Hebraico todos os nomes têm um significado): “Helel” ou “Heilel”2

:

“How are fallen from the shamayim, O Heilel3, son of the morning!”.

1

Versão inglesa de King James. Ler também Job 38:7.

2

Tal como os restantes, este ser tem um nome que lhe foi dado pelo Criador. Do mesmo modo que Ele conhece o nome de todas as “estrelas” que foram criadas e a cada uma trata pelo nome. Exemplos: o

(4)

Este querubim que decaíu da glória com que foi criado, e todos os anjos que ele arrastou na sua queda, são também designados na Palavra como demónios ou espíritos enganadores – cada um dentro de uma hierarquia e com funções distintas uns dos outros, mas todos como adversários do Elohim Altíssimo e do Seu Ungido Yeshua, bem como de toda a humanidade. Efésios 2:2 diz-nos que antes de conhecermos a Yeshua estávamos sujeitos a este príncipe das potestades do ar (Satanás). Sim, é contra estes seres espirituais decaídos que temos de lutar, como Paulo ensina em Efésios 6:11-12 e não contra a carne e o sangue, i.e. contra o nosso semelhante. Estes seres malignos empregam todo o seu esforço e capacidades em tentar desviar o homem dos caminhos e da vontade de YHWH, da Sua Lei/Torá e das palavras que nos foram dadas através dos Seus profetas, conduzindo assim os seres humanos para a apostasia, de forma a perturbar o plano de salvação do Altíssimo centrado em Seu Filho Yeshua. Porém, todos os seres humanos que se chegam a YHWH e ao Seu Ungido Yeshua, encontram protecção segura: Tiago 4:7-8; 1.Pedro 5:8-10; 1.João 5:18. Muitas outras referências são igualmente feitas a um grupo de anjos que se rebelou contra YHWH e que nos aparece identificado como “Satanás e os seus anjos” – Apocalipse 12:9. Noutras passagens ele é ainda equiparado (por analogia) a um ser terreno corrupto: como o rei e o príncipe de Tiro, como veremos mais adiante.

Ainda uma nota adicional nesta introdução, a qual se justifica para darmos enquadramento (contexto) ao que a Palavra nos ensina, face ao que muitos ensinadores pregam que os anjos decaídos, por serem seres espirituais (sem corpo terreno) não são passíveis de serem destruídos no lago que irá arder com fogo e enxofre. Será este ensinamento correcto? Será que a tradução da passagem que está em Apocalipse 20:10 é correcta? Isso mesmo iremos ver mais adiante neste trabalho com o devido suporte bíblico.

Deixamos, porém, desde já a seguinte questão para que se vá pensando nisto: Se somente YHWH tem a imortalidade (1.Timóteo 6:16), então é porque os anjos decaídos não são imortais!!! Sim, a eles lhes foi dada a possibilidade de viver eternamente, tal como Adão e Eva… se e só se mantivessem fiéis e obedientes aos preceitos de vida e santidade do Altíssimo Elohim. Porém, se pecassem, então viria sobre eles o castigo do pecado: a morte (Romanos 6:23).

anjo Gabriel que fez a anunciação do nascimento do “Emmanuel” a Miriam, desposado com José. Agora reparemos que todos estes seres criados contêm o sufixo “El” que designa de forma clara quem foi o Seu Criador.

3

A tradução “Restoration Scriptures” – “True Name Edition”, inclui uma nota de rodapé apontando o significado do nome Heilel como: “s.a.tan. “Heilel” que significa: “aquele que brilha”. – pag. 432”. Não será pois de estranhar o nome que através dos séculos lhe tem sido atribuído, a partir do Latim: “Lúcifer”, que significa exactamente isso: “aquele que brilha” ou “portador de luz”. Na realidade, o nome de “Lúcifer” não vem expressamente designado na Bíblia em Português, mas sim a sua designação em hebraico “Helel” ou “Heilel”, cujo significado é o mesmo: “aquele que brilha”. Já na Septuaginta, em língua grega, o significado corresponde igualmente a “portador de luz” (“heósphoros”) – ver esta característica na passagem que está em 2.Coríntios 11:14. Já noutras passagens, como em 2.Reis 1:1-6, 11:1-6, é referido um outro termo que também, segundo as palavras de Yeshua, personifica Satanás, o diabo, como nos diz em Mateus 12:24-27; este Belzebu ou Baalzebu, era o “deus” de Ecron, cujo significado é “senhor das moscas”...do cananeu: “senhor dos lugares altos”. Há também autores que apontam o nome deste rebelde como sendo “Samael”.

(5)

A definição bíblica de iniquidade é pecado, é desobediência à Vontade do Altíssimo (1.João 3:4), o que será punido com a morte eterna, a destruição no lago de fogo e e

Qual foi a missão inicial de Hilel (Satanás)?

Este ser criado pelo Todo-Poderoso Adonai YHWH através da Palavra/Verbo que Se fez carne e habitou entre nós (Colossenses 1:15-17) era, conforme o próprio Elohim nos diz em Ezequiel 28:14: “tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci;

no monte santo de YHWH estavas, no meio das pedras afogueadas andavas”.

Como ser angelical do topo da hierarquia celestial, este ser tinha por missão coadjuvar O Elohim Todo-Poderoso guardando e protegendo o homem no Jardim do Éden. Deveria ter actuado sempre como querubim protector. Afinal revelou-se um ser maligno que traiu a missão e o propósito para o qual YHWH o havia criado/escolhido.

Após a queda do homem, YHWH anunciou, nesse momento, tudo o que haveria de suceder até aos dias de hoje, quando falou para a serpente e disse: “E porei

inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá [no Hebraico: “shoof” = esmagar, no sentido de destruir; Yeshua esmagará a cabeça da serpente, o diabo; Romanos 16:20] a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” – Génesis 3:15. Sim, Satanás, personificado na serpente, não deixou até

hoje de perseguir “a mulher”, o povo adquirido, a nação santa, a Israel de YHWH, procurando devorar/destruir os santos do Altíssimo, como podemos comprovar pelas palavras de Paulo em 1.Tessalonicenses 2:18.

Elohim YHWH também diz em Ezequiel 28:15 que nele se achou iniquidade, i.e. desobediência às instruções do Altíssimo4: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde

o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti”. Como sabemos, O

Eterno criou todas as coisas subordinadas a leis instituídas por Ele, leis de amor e de vida, leis perfeitas, equilibradas. Também os seres angelicais obedecem a leis dadas por Ele e ligadas à fidelidade, à obediência e à humildade perante O seu Criador. Quando Yeshua nos ensinou a orar ao Pai, em determinado momento da oração Ele diz: “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” – Mateus 6:10. Estas Suas palavras declaram, de forma bem explícita, que O Pai pretende que seja feita na Terra a Sua Vontade (a Sua Lei/Torá), como de resto já o é nos céus… o que só virá a ocorrer no reino milenar de Yeshua (Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10; 10:16) e, depois, de forma absoluta e perfeita, definitiva, nos novos céus e nova Terra onde habita a Justiça (a Sua perfeita Lei) e onde não haverá mais pecadores, i.e. desobedientes! Mas, depois de tudo o que já dissemos, permanece o conselho de Yeshua em Mateus 19:17b – “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os

mandamentos”. Sim, todo o ser humano que diz que O conhece mas não guarda os

Seus mandamentos é mentiroso e nele não está a Verdade (a Torá) – 1.João 2:4.

4

(6)

Ora, aprendemos na Palavra que “iniquidade” é pecado (1.João 3:4), i.e. desobediência às leis de YHWH, às Suas instruções, à Sua vontade5. Este querubim foi assim achado em falta perante YHWH, tornando-se então adversário Dele e do homem, pois em tudo ele se opõe ao que Elohim determinou.

Sim, ele sempre procurou desviar o homem do propósito para o qual YHWH o criou: ser feliz, amando e servindo O seu Criador, andando debaixo da Sua vontade, fazendo assim parte da família de YHWH. Se assim tivesse procedido, Adão teria vivido eternamente. Mas, como desobedeceu à instrução do seu Criador…então morreu.

Querubim perfeito...?

Este sinónimo de perfeição tem a ver com a natureza do próprio ser criado, pois ele foi criado com grandes atributos, formosura e poder. Adão foi criado à imagem do seu Criador mas também decaiu dessa condição inicial. O mesmo se passou com este querubim e com os anjos que ele arrastou na sua queda. Podemos dizer, como já vimos no versículo 15 acima que ele “foi” perfeito desde a sua criação “até” ao momento em que o seu coração se encheu de vaidade e de violência, rebelando-se contra O seu Criador, quando entrou pelo caminho da desobediência.

Ele que já era um “príncipe” na hierarquia da Criação de YHWH pretendeu, mesmo assim, subir ainda mais alto, i.e. ser igual ao Criador YHWH. De resto, vemos que este ser rebelde procurou sempre imitar/igualar YHWH, mas não no bom sentido, pois ele torceu a Vontade do seu Senhor… tendo sido derrubado devido à iniquidade dos seus actos. Ai dos que habitam na Terra…pois o diabo desceu até nós (vemos a sua acção no estado em que o mundo se encontra hoje).

Este ser celestial cujo coração/mente se quis elevar acima da condição na qual foi criado, pela cegueira dessa ambição, pretendeu igualar-se ao Altíssimo. Ficou cego pela excelência da condição com que foi criado e pela sua formosura e distinção na hierarquia celestial – diga-se então a inteligência dele o puxou para o mal. Então, raciocinando, podemos perguntar: quem pode ser igual ao Altíssimo Elohim YHWH que é: 1) Imortal, condição que os seres criados não possuem; 2) Criador porque Ele é A Vida; ora os seres criados não podem gerar vida; 3) Omnipresente, O Único que está em toda a parte…ao contrário dos seres criados; 4) Omnipotente, Aquele que é Senhor Absoluto e que tem todo o poder sobre todas as coisas, visíveis e invisíveis ao homem; 5) Omnisciente, Aquele que só Ele conhece todas as coisas em todo o tempo. Sim, quem se poderá igualar a YHWH?

Vale a pena fazer aqui um pequeno parêntesis para dizermos que se Elohim deu ao homem a capacidade de escolha (livre arbítrio), vemos que também os anjos por Ele criados lhes foi dada uma opção idêntica, isto é, a de serem obedientes ou tornarem-se rebeldes.

5

Isto percebe-se de forma muito clara quando Satanás tenta a Yeshua, no final do seu jejum de 40 dias e 40 noites, e em que O Filho do Altíssimo lhe responde sistematicamente: “Está escrito”! Portanto, o homem torna-se inexcusável perante YHWH...porque a vontade de YHWH “está escrita” para seu ensino e conduta.

(7)

Assim, tal como nós, os seres celestiais pode optar por estar debaixo da vontade e da protecção de YHWH ou escolher o caminho da auto-suficiência que levará (no final do milénio do reino de Yeshua), à sua destruição eternas no lago de fogo e enxofre, como nos diz a Palavra de YHWH em Mateus 25:41, e onde serão lançados (no início do milénio) dois homens perversos: “a besta” e “o falso profeta” (ver nota 7 abaixo).

Tal como YHWH colocou o homem perante o caminho da vida e/ou o caminho da morte6, também aos anjos lhes foi dada igual opção quando foram criados. Assim, os anjos decaídos que têm conduzido o mundo à desgraça em que hoje se encontra, i.e. para fora dos caminhos e da vontade de YHWH, também estão condenados a ser destruídos no lago de fogo (Apocalipse 20:7-107, 14-15). Queremos contudo salientar que, tal como os seres humanos rebeldes que serão destruídos pelo fogo que arderá com enxofre (a sua carne será consumida até se tornarem em cinzas e gases), também os seres angelicais rebeldes, sendo espíritos, serão destruídos, pois não são imortais!

Por isso mesmo são passíveis de serem consumidos pelo fogo, pois ao Altíssimo YHWH nada Lhe é impossível – Mateus 19:26, e Ele assim o determinou: o salário do pecado é a morte/destruição. Todos estes revelaram não ser aptos para entrar no reino eterno!

Porque dizemos isto? Sendo YHWH omnisciente e tendo preparado a salvação do homem antes dele pecar (O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, como nos diz em João 17:5; Apocalipse 13:8), fácil é entendermos que YHWH antecipou também que muitos dos Seus anjos (nas suas várias hierarquias) também Lhe seriam desobedientes! Não nos diz a Palavra que YHWH não confia nos Seus santos (que podem incluir também os Seus anjos) e que nem os céus são suficientemente puros aos Seus olhos e que até aos Seus anjos atribui loucura (Job 4:18; 15:15; 25:5)?

Sendo Omnisciente e Elohim Todo-Poderoso, Aquele que é O Único detentor da imortalidade (1.Timóteo 6:16), podemos afirmar que O Eterno Elohim nunca foi enganado ou surpreendido com a atitude de Hilel/Satanás e dos anjos que o acompanharam e tão pouco pelos homens rebeldes e desobedientes. Sendo pois O Único detentor da imortalidade, YHWH preparou as condições para que a desobediência destes anjos rebeldes fossem também castigados. Sim, eles serão castigados pelo mesmo meio que os homens, pelo que a figura do príncipe e do rei de Tiro nos dá disso a certeza.

6

Deuteronómio 30:19

7No inglês (versão King James) a expressão é:”

where the beast and the false prophet are”. De notar

que a palavra “are” (“estão” ou “se encontram”) está em itálico tendo sido acrescentada pelo tradutor. E a versão de JFA não melhorou este conceito, como se estes dois homens rebeldes (“a besta” e “o falso profeta”) pudessem estar eternamente a arder, a serem consumidos! Ou seja, Satanás e seus anjos rebeldes serão atirados para o lago de fogo e enxofre onde “a besta” e “o falso profeta” tinham sido atirados também no início do reino milenar de Yeshua – Isaías 66:23-24. Confirma-se assim que este fogo dura uma era (grego: “aion”), um período milenar, pois serão nele também destruídos todos os seres humanos rebeldes que forem rejeitados no julgamento do grande trono branco que ocorrerá no fim do período milenar (Apocalipse 20:13-15),…e os anjos rebeldes. Este fogo durará até que Yeshua destrua todos os Seus inimigos e toda esta Terra seja consumida pelo fogo – 2.Pedro 3:10-13.

(8)

Porque O próprio Adonai Yeshua nos disse que os filhos da ressurreição serão iguais aos anjos, não podendo mais morrer: Lucas 20:34-36; Mateus 22:30! No contexto do que acabámos de dizer antes, é preciso entender que Yeshua nos estava a dizer que os salvos serão iguais aos anjos, pelo que viverão para sempre, revestidos da imortalidade que só pertence ao Pai (2.Coríntios 5:2, 4). Os remidos no sangue de Yeshua terão assim, vida eterna, por Yeshua, sendo então revestidos da imortalidade (1.Coríntios 15:53-54) que pertence somente ao Pai. Ora, na condição de anjos celestiais fiéis, serão eternos, por gozarem da vida eterna, mas não imortais: Sim, a imortalidade só pertence a YHWH. Sim, o prémio da salvação por Yeshua é esta vida eterna que nos será dada pelo mérito do Filho e pelo poder do Pai, O Elohim Todo-Poderoso.

Entendemos assim que a condenação destes seres espirituais rebeldes, que já está há muito traçada, não será diferente da que está reservada aos seres humanos ímpios, rebeldes, todos os que não aceitaram a salvação por Yeshua.

AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

b) Caneta esferográfica de tinta azul ou preta (recomendado levar mais de uma). Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma, a permitir a

suas atividades de extração mineral. Que posto em votação, foi aprovado por unanimidade. 59 da Lei nº 5.194/66; considerando que a empresa autuada apresentou defesa para

É ainda limitada a quantidade de aquisição e de detenção, sendo essa a quantidade adequada e suficiente para uma utilização pessoal e diária. Propõe-se, nesse

A ordem decrescente da magnitude do efeito observado, para cada um desses fatores, em termos do rendimento, na transesterificação foi: concentração do catalisador > tipo