• Nenhum resultado encontrado

A. E. O. S. nº21. Departamento de Línguas. 8 a 12 de fevereiro de Equipa Erasmus+

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A. E. O. S. nº21. Departamento de Línguas. 8 a 12 de fevereiro de Equipa Erasmus+"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A . E . O . S .

Newsletter

8 a 12 de fevereiro de 2016

nº21

TED TIME

No dia 25 de janeiro de 2016, a equipa da Projeto Erasmus+ foi recebida nas instalações do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, em Oeiras, durante a manhã, e na Associação BUS Paragem Cultural, uma asso-ciação cultural sem fins lucrativos, de tarde.

Durante a manhã, a equipa teve a oportunidade de aprender dicas valiosas sobre o mundo do empreendedo-rismo com as intervenções do Eng.º Joaquim Guedelha, Vice-Presidente do Conselho de Administração do ISQ, e do Eng.º José Medina, Diretor de Laboratórios do ISQ. Ambos centraram as suas comunicações na experiên-cia pessoal de cada um e no percurso do ISQ no âmbito da Gestão, do Marketing e do Empreendedorismo. Foi particularmente interessante descobrir alguns dos projetos em que o ISQ é parceiro, nomeadamente com o CERN (maior laboratório de física de partículas do mundo), localizado na região de Genebra, com o ESO (Observatório Europeu do Sul), para a participação na construção do maior telescópio ótico e de infraverme-lhos do mundo, ou ainda a sua participação no maior programa europeu de liderança industrial de aeronáuti-ca, o Programa Europeu Clean Sky 2.

Após uma manhã iniciada com sucesso pelas dinâmicas e reflexões propostas pelo Eng.º Vítor Correia, volun-tário da Junior Achievement Portugal, a equipa rumou em direção à Associação Bus Paragem Cultural, uma referência cultural no bairro dos Anjos e na cidade de Lisboa que, generosamente, convidou o grupo para almoçar, promovendo, posteriormente, uma tarde de profícuas conversas.

Em diálogo ameno, a equipa conheceu três empreendedores de primeira linha: o pintor Carlos Farinha, Gus-tavo Soares, sócio-gerente da BUS, e ainda Nuno Cardoso, Graphic designer/Web designer e Developer. Uma tarde cheia de inspiração e bons exemplos de sucesso!

Equipa Erasmus+

(2)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº21

Departamento de Línguas

Ted Time

Visita Guiada pelo Centro Histórico da Cidade

No dia 28 de janeiro de 2016, a equipa de alunos do Projeto Erasmus + teve oportunida-de oportunida-de fazer um pequeno percurso pelo centro histórico da cidaoportunida-de oportunida-de Setúbal, guiada pela

Dra. Paula Covas, do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal. Durante o itinerário, estes alu-nos tiveram ocasião de observar e também de registar alguns factos históricos e algumas curiosidades desta nossa bela cidade. Esta atividade está revestida de um enorme interesse para estes jovens, uma vez que está no mesmo campo de ação de algumas das atividades desenvolvidas pelo TED TIME.

Equipa Erasmus+

Ofertas Educativas

Prevenir o Bullying, Combater o Bullying

No passado dia 2 de fevereiro, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) dinamizou, no Auditório da Escola Sede do Agrupamento, uma sessão onde foram abordadas questões referentes à temática do Bullying e da Violência no Namoro. Na sessão, participaram alu-nos das turmas 10º B, 10º C, 11º A e 11º B, que foram convidados a expressar as suas opiniões.

Os participantes avaliaram a sessão como bastante útil. Por seu turno, a psicóloga do SPO sentiu necessidade de alargar este tipo de iniciativas a outros anos de escolaridade.

(3)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº21

Na passada sexta feira, dia 22 de janeiro, a turma 4 do 1 ano, da docente Sofia Raposo, da EB1 nº2 do Fara-lhão, recebeu a visita da Escola Segura, nomeadamente dos agentes Malta e Contente. Foi muito importante a sua visita e a forma como nos informaram das regras básicas para uma boa prevenção rodoviária. Obrigada Escola Segura!

Departamento do 1º Ciclo

Foi com muito gosto que as 3 turmas do 4º ano, da Escola Básica Nº 5 de Setú-bal, receberam esta semana o Projeto AnimArq.

De 15 em 15 dias, dois técnicos do Arquivo Municipal de Setúbal vêm à escola ensinar o que é um arquivo, para que serve e o que se guarda nos arquivos. Ficámos muitos entusiasmados com o trabalho realizado na 1ª sessão e aguar-damos ansiosos pelas restantes 4 sessões.

Este projeto vai terminar com uma visita ao Arquivo Municipal de Setúbal. As turmas 19, 24 e 25 do 4º ano agradecem desde já esta iniciativa.

No dia 3 de fevereiro, a psicóloga do AEOS, Irina Mestre, esteve na EB1/JI do Faralhão a dinamizar uma sessão sobre Bullying , com os alunos dos 2º e 3º anos.

Esta sessão serviu para alertar para este fenómeno, bem como ajudar a identificar situações de Bullying e a sugerir algumas formas possíveis de atuação na resolução do problema.

Alguns alunos das turmas 23, 31 e 39 da EB1 nº7 foram selecionados para parti-cipar num evento desportivo, o Corta-Mato que se realizou no Parque da Paz, em Almada, no dia 3 de fevereiro. A aluna Adriana Isabel Batista Ourives, da turma 23 do 2ºano, ficou em 15º lugar, num total de 150 participantes. Parabéns Adriana!!!!!

(4)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº21

Departamento do 1º Ciclo

A EB1/JI N.º 5 de Setúbal terminou a tarefa do concurso “Heróis da Fruta”.

O Videoclipe está publicado no Youtube

( https://www.youtube.com/watch?v=uEDrvY0jEkI )

e na página da APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil).

Vem conhecer o “Hino da Fruta- Superpoder“.

«Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde em Portugal, concebido especificamente para motivar as crianças entre os 2 e os 10 anos a adotar e manter hábitos saudáveis na sua rotina diária, através de um modelo motivacional inovador, desenhado para jardins de infân-cia e escolas básicas do 1º ciclo.

( http://www.heroisdafruta.com/2000/01/objetivos-pedagogicos-do-programa.html#.VrJQHmcrFjo )

Para além do incentivo diário ao consumo da fruta, o nosso projeto leva às crianças lições importantes sobre alimentação, nutrição, exercício físico, higiene, bem-estar, proteção ambiental, poupança, entre muitos outros valores de cidadania que as ajudam a crescer mais saudáveis, ativas e felizes.

Comer assim É o meu superpoder Fruta lavada

Só assim eu vou crescer Maçã, pera ou melão Quem é saudável sou eu Banana e uvas do meu lado Se quero um lanche equilibrado. Refrão Fruta fresquinha É minha, é minha... Fruta fresquinha É minha, é minha... Doces e gomas

Eu bem sei que aquilo não presta Com tanto açúcar

Nem um dente me resta E como eu sei que tenho razão Fruta p’ra mim, faz bem ao coração Como casca ou fruta nua

Heróis da fruta… Vamos gritar p’ra rua Refrão

Fruta fresquinha É minha, é minha...

(5)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº21

(6)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago A.E.O.S. Newsletter nº21

Departamento do 1º Ciclo

(7)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº21

(8)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº21

Tempo de Carnaval!!!

No pré-escolar da EB1/JI Nº5, o dia 3 de fevereiro foi muito divertido, todas as crianças e adultos tinham um chapéu!

As famílias, ao longo das últimas semanas, vieram à escola e ajudaram a construir os chapéus desejados.

Uma tarefa difícil, que se tornou fácil com a colaboração das famílias!

Na EB1/JI de Setúbal, os placares encheram-se de cor e alegria!...

No pré-escolar da EB1/JI das Manteigadas...

Atividades inspiradas no Carnaval...

Os meninos que usufruem do tempo de prolongamento de horário construíram este lindo palhaço!!!

(9)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº21

Ainda na EB1/JI das Manteigadas...

Preparação do espaço onde irá nascer "a horta dos cheiros" (plantas aromáticas) ...é preciso arrancar todas as ervas daninhas!!!

No pré-escolar da EB1/JI do Faralhão, foi uma semana cheia de brincadeiras e diversão…

Segunda-feira... dia dos óculos!

Terça-feira... dia dos chapéus e penteados loucos!

Quarta- feira… dia dos sapatos trocados!

Quinta -feira... dia das nossas fantasias preferidas!

Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, foi o dia do nosso desfile pelas ruas do Faralhão. No próximo número da newsletter, contaremos como foi!

(10)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº21

MEGASPRINT E MEGASALTO

Na passada 3ª feira, decorreram as Finais AEOS das provas MEGASPRINT e MEGASALTO. Participaram alunos do 1º Ciclo, das escolas do AEOS que têm Desporto Escolar, e alunos da EBSOS.

Os alunos participantes acumularam pontos para o Campeonato Estudante AEOS e os melhores classificados da EBSOS irão representar a escola na Final, dia 18 de fevereiro, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, no Vale da Rosa.

Desporto Escolar

CORTA-MATO DA PENÍNSULA DE SETÚBAL

O Corta-Mato da Península de Setúbal, com a escolas dos Concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, decorreu na passada 4ª feira, no Parque da Paz, em Almada. O AEOS esteve representado por alunos de todos os escalões,

destacando-se as destacando-seguintes classificações:

- Benjamim Feminino - Adriana Ourives, 15ª (107 participantes); - Júnior Masculino - Rafael Fernandes, 9º (45 participantes).

Estão todos de PARABÉNS, alunos, docentes e assistentes operacionais, pela participação, dedicação, empenho e saber estar.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial