• Nenhum resultado encontrado

UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

Aluno:

Componente Curricular: SAÚDE COLETIVA, ODONTOLOGIA Professor (es):

202002 Período: Turma: - Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AP ODONTOLOGIA 2021 CADERNO DE QUESTÕES 003

-1ª Questão

No bloqueio do nervo alveolar inferior convencional, a solução anestésica é depositada no espaço: a. Infratemporal b. Zigomático c. Pterigomandibular d. Bucal e. Alveolar inferior

2ª Questão

A Epidemiologia é uma ciência fundamental para o desenvolvimento de ações efetivas no campo da saúde. O conceito que mensura a quantidade de casos novos e antigos num determinado espaço geográfico e de tempo em uma população suscetível, refere-se ao conceito de:

a. Prevalência b. Especificidade c. Incidência d. Sensibilidade e. Acurácia

(2)

A Lei nº 8.080/1990, em seu Capítulo II (Art. 7º), expressa a “utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática”. Neste contexto, percebe-se a importância da Epidemiologia como ferramenta para programar os serviços de saúde, dentre eles os de saúde bucal. A partir da divulgação dos resultados do último levantamento de saúde bucal ocorrido no Brasil (SB Brasil 2010), em relação ao ataque de cárie dentária em criança de 5 anos na Região Nordeste do país, analise as assertivas de acordo com a tabela abaixo:

Tabela: Média do índice ceo-d e proporção dos componentes em relação ao ceo total, segundo o grupo etário e os domínios da pesquisa, na Região Nordeste.

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

I – Não se observa diversidades, em termos de experiência de cárie dentária (ceo-d médio), entre as capitais e os municípios do interior.

II – O Índice de Cárie e Necessidade de Tratamento (CPOD/ceod), proposto pela Organização Mundial da Saúde, mede a experiência passada e atual de cárie dentária. Neste entendimento, as crianças de João Pessoa possuem, em média, 2,61 dentes com experiência da doença.

III – Em todas as capitais nordestinas a proporção de dentes cariados é expressivamente maior na composição das médias de ceo-d.

IV- Aos 5 anos de idade, uma criança do interior da região nordeste possui, em média, de 3,94 dentes com experiência de cárie, com predomínio do componente cariado.

Em seguida, marque a alternativa CORRETA: a. Somente a assertiva IV é verdadeira b. Somente a assertiva I é falsa c. Todas as assertivas são falsas d. Todas as assertivas são verdadeiras e. Somente a assertiva III é verdadeira

4ª Questão

(3)

“O Estado pode transferir ações para o setor privado ou agir em parceria com agentes sociais. Transforma-se, portanto, o antigo Estado centralizador da produção do bem público em um moderno Estado coprodutor, mas ainda na condição de responsável último por sua produção. Logo, a regulação pode ser vista como a influência deliberada e propriamente dita do Estado em qualquer área ou setor que influencie a sociedade”(VILARINS ET AL, 2012).

O recorte do texto em questão faz referência:

a. A regulação enquanto atividade exclusiva da vigilância sanitária.

b. A regulação, a qual tem papel multar o setor privado se ele não desempenhar adequadamente a prestação de serviço ao SUS.

c. A função da regulação atestar o funcionamento de serviços que não são conveniados e que são conveniados ao SUS.

d. A legitimidade que o SUS tem frente a possibilidade de fazer convenio com o setor privado, utilizando a regulação em saúde para monitorar essas parcerias.

e. Ao papel amplo da gestão, sob o qual os demais profissionais, tais quais médicos, não possuem papel de relevância no processo de regulação.

5ª Questão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) (2010) salienta que no atual contexto global “Para se tornar um bom profissional, não basta mais ser profissional, o profissional de saúde também precisa ser interprofissional” que corrobora com as Políticas de Reorientação da Formação em Saúde; com os Planos de Ação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e OMS, com Política Nacional de Educação Permanente; com algumas Diretrizes Curriculares Nacionais e outras, haja vista às evidências que indicam que a Educação Interprofissional e as Práticas Colaborativas “otimizam os serviços de saúde, fortalecem o sistema e incitam melhorias de resultados na saúde”. Assim, o investimento intelectual nessas áreas, deve-se:

a. Melhorias de acesso, coordenação do cuidado e do uso dos recursos clínicos especializados. b. Todas alternativas estão corretas.

c. Melhorias na assistência e segurança do paciente.

d. Diminuição do número de complicações de pacientes e de internações e as melhorias dos resultados na saúde de usuários com doenças crônicas.

e. Diminuição de conflito e rotatividade entre os profissionais, bem como redução das taxas de erros médicos e de mortalidade.

6ª Questão

Os principais objetivos do processo de Programação Pactuada e Integrada - PPI, segundo a portaria GM/MS nº 1.020/02 são, EXCETO:

a. Orientar a alocação de recursos financeiros federais de custeio da assistência à saúde pela lógica de atendimento às necessidades de saúde da população.

b. Definir os limites financeiros globais para assistência de todos os municípios, compostos por parcela destinada ao atendimento à população do próprio município, em seu território e pela parcela correspondente à programação das referências de outros municípios, de acordo com o previsto na NOAS/SUS 01/01.

c. Consubstanciar as diretrizes de regionalização da assistência à saúde, mediante a adequação dos critérios de distribuição dos recursos, dando concretude à conformação de redes assistenciais regionalizadas e hierarquizadas.

d. Buscar a eqüidade de acesso da população brasileira às ações e serviços de saúde em todos os níveis de complexidade.

e. Explicitar os recursos federais, estaduais e municipais, que compõem o montante de recursos do SUS destinados às ações e serviços de saúde.

(4)

O segundo pressuposto das Diretrizes da atual Política Nacional de Saúde Bucal expressa que o modelo de atenção em saúde deve “Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável dessa”. No terceiro pressuposto o modelo de atenção deve “Assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal”. Considerando estes dois pressupostos, a hierarquização da rede de serviços e a imagem abaixo, marque a alternativa INCORRETA:

Fonte: https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente [Acessado em 07 de Dez de 2020] (Legenda: UOM = Unidade Odontológica Móvel, USF = Unidade de Saúde da Família, CEO = Centro de Especialidades Odontológicas, LRPD = Laboratório Regional de Prótese Dentária)

a. O serviço especializado reabilitador de prótese dentária é ofertado na perspectiva da assistência integral em saúde bucal. Os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária colaboram com a confecção laboratorial das próteses dentárias.

b. Com relação ao atendimento aos usuários com necessidades especiais, pacientes com comprometimento severo devem ser encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas, no qual o profissional especializado efetuará o atendimento e avaliará a necessidade ou não de atendimento hospitalar sob anestesia geral.

c. Os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde Família e nas Unidades Odontológicas Móveis, quando necessário, devem encaminhar os usuários a outros níveis de assistência. A partir deste encaminhamento (referência) os profissionais da atenção primária não se responsabilizam pelo acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento.

d. A Unidade de Saúde da Família, na qual atua o cirurgião-dentista generalista (clínico geral) é a porta de entrada dos usuários na rede de atenção à saúde. Entre as várias competências do cirurgião-dentista que atua neste nível de atenção, pode-se citar o planejamento de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e a realização de procedimentos clínicos, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais.

e. A visita domiciliar às pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção também é uma competência dos profissionais da equipe de saúde bucal na atenção primária, a fim de se identificar fatores de risco, acompanhar, orientar, entre outras ações. Rotineiramente a visita domiciliar deve ser realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde.

8ª Questão

A Lei Orgânica da Saúde estabelece entre outros dispositivos os princípios doutrinários do SUS. Ao garantir a visita domiciliar mensal assistencial pelo profissional da equipe de Saúde da Família para uma pessoa acamada visando atender suas necessidades de saúde. Qual princípio doutrinário do SUS prevalece nesse exemplo?

a. Universalidade b. Integralidade c. Equidade d. Participação popular e. Descentralização

9ª Questão

0000424400110360db959fff9ba7ca00480d607e4bc0a37 Página 4 de 17

(5)

Acerca das Redes de Atenção à Saúde (RASs) avalie as afirmativas abaixo:

Redes de Atenção à Saúde bem estruturadas e otimizadas podem melhorar a qualidade da atenção em saúde, de vida da população, trazendo inclusive eficiência na utilização dos recursos.

PORQUE,

São organizações poliárquicas de conjuntos de serviços em saúde articulados e vinculados que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinda população.

a. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. b. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. d. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

e. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

10ª Questão

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007, pelo Decreto nº 6.286/2007. O referido programa objetiva articular ações entre as áreas da educação e da saúde, para o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de educação básica. Nesta perspectiva, a saúde bucal, inserida no PSE, visa promover atenção à saúde, prevenir doenças e agravos em saúde bucal, a partir do trabalho inetersetorial entre os profissionais tanto no planejamento e execução, como no acompanhamento e na avaliação das ações. Neste contexto, marque a alternativa que NÃO corresponde às atribuições da Equipe de Saúde Bucal no PSE:

a. Desenvolvimento de atividades de educação em saúde, voltadas para o desenvolvimento da autonomia, a partir de estratégias lúdicas e recreativas, tais como: uso de macromodelos odontológicos, peças de teatro, vídeos, oficinas de saúde, entre outras.

b. Capacitação dos professores para trabalharem os temas de saúde bucal com os escolares, sem a necessidade de participação em reuniões de planejamento escolar para pactuação das atividades de saúde bucal, as quais já são fortalecidas mesmo estando à parte do Projeto Político Pedagógico da escola.

c. Avaliação da exposição a fatores de risco para as doenças bucais. Tais fatores estão relacionados ao consumo frequente de carboidrato fermentável, uso de tabaco, higiene bucal deficiente, entre outros.

d. Avaliação das condições de saúde bucal (história atual de dor de dente, avaliação da condição de cárie dentária, fratura dentária, alterações periodontais, alterações visíveis em tecidos moles da boca, entre outros agravos). e. Elaboração de estratégias individualizadas para cada educando, após avaliação das condições bucais, com a

elaboração de plano terapêutico e encaminhamento para os educandos com necessidade de tratamento odontológico.

11ª Questão

Após quase 50 anos de pesquisa, a Organização Mundial de Saúde (2010) e seus parceiros reconhecem evidências suficientes para mostrar que a Educação Interprofissional proporciona a prática colaborativa eficaz. A Educação Interprofissional, refere-se:

a. Ao conceito que aponta para relações independentes entre diferentes práticas das categorias profissionais. b. Abordagem prioritária que formalmente está sendo incorporada nas políticas de educação na saúde, tendo em

vista que é considerada como estratégia potencial para fortalecimento do SUS que consiste em ocasiões onde membros ou estudantes de duas ou mais profissões aprendem juntos, de modo interativo, com a finalidade de valorizar a qualidade da atenção à saúde.

c. Estratégia pedagógica que contempla atividades que possui período definido para execução e utiliza, em sua maior parte, os pressupostos da metodologia de ensino tradicional com atividades educacionais que visam promover a aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas.

d. Portaria MS nº198 GM/MS/13 de fevereiro de 2004 que institui a Política Nacional de Educação Interprofissional para o SUS como estratégia para formação e desenvolvimento de trabalhadores do setor como estratégia de transformação das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas, participação popular e do controle social no setor saúde.

e. Ao esquema pedagógico de ensino-aprendizagem relacionado com o desenvolvimento das seguintes etapas: observação da realidade, identificação das variáveis do problema, teorização, propor hipóteses de solução e aplicação à realidade.

(6)

O carcinoma de células escamosas representa 90% das neoplasias malignas bucais. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou para o Brasil no ano de 2020, 15.190 novos casos, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres (INCA, 2020). Em relação ao carcinoma células escamosas bucal, é CORRETO afirmar:

a. As neoplasias malignas da cavidade bucal representam na maioria dos casos tumores secundários, que se originam de metástases advindas de outros órgãos vitais.

b. O diagnóstico tardio do câncer de boca está associado para um prognóstico favorável da doença.

c. Dentre os principais fatores etiológicos relacionados ao câncer bucal, o uso do tabaco e álcool em sinergismo potencializa o risco de desenvolvimento dessa neoplasia.

d. Dentre as formas de prevenção do câncer bucal, o autoexame representa um procedimento complexo e de baixo custo financeiro.

e. A radiação solar é o principal fator causal do câncer bucal localizado na borda lateral de língua.

13ª Questão

Na perspectiva da valorização da Saúde Pública, a proposta é que o SUS se movimente, implicando toda sociedade brasileira, para a conquista das metas desafiadoras que o país assumiu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e eles foram colocados de forma orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional atualizando os Objetivos do Milênio. (OPAS, 2018). Está apresentado nos dezessete desafios da Saúde Pública para próxima década, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (2013-2015), entre eles:

a. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

b. Todas as alternativas estão corretas.

c. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades. d. Erradicação da pobreza e fome.

e. Promover o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, emprego pleno e trabalho decente para todos.

14ª Questão

A Prática Colaborativa é um dos temas centrais na Educação Interprofissional, pois:

a. Ocorrem quando profissionais de saúde de diferentes áreas prestam serviços com base na integralidade, envolvendo os pacientes, famílias, cuidadores e comunidades para atenção à saúde da mais alta qualidade em todos os níveis da rede de serviços e envolvem o trabalho clínico e não clínico relacionado à saúde.

b. Está pautada no trabalho em conjunto que respeite os valores éticos dos membros, a partir da sustentação de relações de trabalho eficazes e saudáveis.

c. Ocorre a partir de abordagem participativa, colaborativa e coordenada que visam a tomada de decisões compartilhadas sobre questões sociais e de saúde em uma parceria que envolve equipes de profissionais de saúde e clientes.

d. Está centrado no paciente/cliente/família como “uma parceria entre uma equipe de profissionais e o paciente que mantém o controle sobre seus cuidados e fornece acesso ao conhecimento e habilidades dos membros da equipe para chegar a uma abordagem realista, plano de cuidados de equipe compartilhada” e acesso aos recursos para alcançar o plano.

e. Diz respeito à urgente necessidade de compartilhamento com os usuários dos diagnósticos e condutas em saúde, tanto individual quanto coletivamente, buscando sua participação e autonomia em seu projeto terapêutico.

15ª Questão

A NOAS 01/01 enfatiza a proposta de ampliação da Atenção Básica objetivando definir responsabilidades e ações estratégicas as quais os municípios devem desenvolver. São elas, EXCETO:

a. Controle da tuberculose b. Controle da Dengue c. Ações de Saúde Bucal d. Eliminação da Hanseníase e. Ações de Saúde da Mulher

16ª Questão

(7)

Os inquérito nacionais de saúde bucal são fundamentais para o conhecimento das prevalências e tipologia das doenças bucais. A partir dos dados gerados, torna-se possível planejar, executar e avaliar ações de saúde bucal. Neste sentindo, algumas ações foram planejadas a partir da divulgação dos dados relacionados ao ataque de cárie dentária na dentição permanente de crianças, os quais foram obtidos no último Levantamento de Saúde Bucal do Brasil. Considerando-se este contexto e a imagem (figura) abaixo, analise as assertivas.

Figura: Média do CPO-D e componentes aos 12 anos segundo domínio do estudo. A linha vermelha indica a média para o Brasil. Brasil, 2010.

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

I – Em todas as capitais da região Norte, os valores são mais altos do que a média do país, com predomínio do componente cariado.

II – Existem desigualdades regionais nos componentes do índice CPO-D para a idade de 12 anos. No geral (excetuando-se algumas particularidades) nota-se, que as regiões Norte e Nordeste possuem médias mais altas de dentes cariados e perdidos quando comparadas com as outras regiões brasileiras.

III – Considerando-se a distribuição do índice CPO-D a partir de seus componentes, no geral, o principal problema das crianças brasileiras de 12 anos, refere-se às lesões de cárie não tratadas. Isto aponta para a necessidade de maior acesso aos serviços odontológicos restauradores, aliado às atividades preventivas e educativas de prevenção e controle da cárie dentária.

IV- Verifica-se que as médias do índice CPO-D são sempre mais elevadas no interior das regiões, quando comparada à média nacional, independentemente da região do país.

Em seguida, marque a alternativa CORRETA: a. Somente a assertiva III é verdadeira b. Somente as assertivas I e IV são falsas c. Todas as assertivas são verdadeiras d. Todas as assertivas são falsas

(8)

As evidências cinetíficas são de fundamental importância para o direcionamento e qualidade dos cuidados primários. A Organização Mundial da Saúde identificou mitos, enganos generalizados, e ideias equivocadas acerca das doenças crônicas (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005).

Identifique nas alternativas abaixo mitos sobre as doenças crônicas: I. As doenças crônicas afetam principalmente os países de alta renda. II. As doenças crônicas afetam as pessoas de idade.

III. As doenças crônicas podem ser prevenidas.

IV. As doenças crônicas são resultados de estilos de vida não saudáveis.

V. Há um exagero no cuidado às doenças crônicas, pois há muitos que fuma e tem vida longeva. São MITOS: a. I e IV b. IV c. I, III e IV d. Todas as alternativas e. I, II, IV

18ª Questão

A atual Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente), vigente desde 2004, está estruturada a partir de suas diretrizes, as quais expressam um modelo de atenção integral à saúde, garantindo ações de promoção, proteção, prevenção, tratamento, cura e reabilitação, tanto no nível individual quanto coletivo. Dentre as ações de Promoção e Proteção de Saúde destaca-se a Fluoretação das Águas, a partir do entendimento de que o acesso à água tratada e fluoretada é fundamental para o controle da cárie dentária nas populações. A respeito da Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, julgue cada assertiva em verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a sequência CORRETA:

( ) A Fluoretação das águas de abastecimento tem sido apontada como o melhor método de exposição ao flúor, por ser uma medida de maior abrangência coletiva e socialmente justa de aquisição ao flúor.

( ) A fluoretação da água para consumo humano é uma medida preventiva de comprovada eficácia, no controle da cárie dentária. Porém, em muitas localidades brasileiras, como no sertão paraibano, esta medida ainda não é empregada por se destacar como um método pouco econômico e de alto custo "per capita".

( ) Deve-se empregar maiores concentrações de íons fluoretos, em regiões de temperaturas altas, enquanto que nas regiões de temperaturas baixas, pode-se empregar menores concentrações. Isso, porque a maior ingestão de água ocorre nas regiões mais quentes.

( ) A vigilância dos teores de flúor adicionados na água é de responsabilidade exclusiva da empresa ou companhia de água. Dessa forma a organização de tais sistemas de vigilância não compete aos órgãos de gestão do SUS. A vigilância dos teores de flúor é fundamental para garantir a continuidade de níveis adequados, a fim de se obter o máximo benefício de prevenção e controle da cárie dentária e de se prevenir a ocorrência da fluorose.

a. V, F, V, F b. V, F, F, F c. V, V, V, V d. F, F, F, F e. V, F, F, V

19ª Questão

0000424400110360db959fff9ba7ca00480d607e4bc0a37 Página 8 de 17

(9)

A gerência de Vigilância em Saúde do município de Patos (Paraíba) identificou que em um bairro do município os casos de diabetes descompensados e obesidade reduziram ao longo de 2 anos. Considerando importante a informação, a Coordenação de Atenção Básica do município levantou os principais aspectos do modelo de atenção em saúde aplicado pela Equipe de Saúde da UBS daquele bairro. Observou-se que a equipe mantinha reuniões periódicas com compartilhamento de materiais científicos, relacionando as evidências com a prática cotidiana. A equipe reorganizava as informações de forma mais prática e repassava aos grupos de doenças crônicas também em reuniões periódicas com estratégias distintas (vídeos, encenação, gincanas, rodas de discussão). Além, de que a equipe priorizava a assistência centrada no paciente.

Diante das informações acima julgue as assertivas:

I. A equipe utilizava de ferramentas da educação em saúde para a população como estratégia de promoção à saúde, desta forma foi fortalecida a conscientização individual e coletiva de responsabilidades e de direitos à saúde.

II. A equipe utilizava ferramentas da educação permanente em saúde uma vez que havia uma periodicidade contínua nas reuniões entre os profissionais, cujo enfoque estava na resolução de problemas, de forma interprofissional e baseados em evidência científica.

III. A equipe estava integrada e participativa com a população em questão, por isso houve melhora dos quadros clínicos, e para tal, pode-se inferir que foi devido à uma gestão de mudança protagonizada pela equipe e pelos usuários. A alternativa CORRETA é: a. I e II b. II e III c. Nenhuma d. Apenas a I e. Todas

20ª Questão

Uma alteração causada por contato físico, que clinicamente, apresenta-se como uma linha branca, localizada em mucosa jugal, bilateralmente, à altura do plano oclusal dos dentes, principalmente os posteriores, causada principalmente por pressão decorrente da ação mastigatória dos dentes sobre a mucosa. Essa linha não é removida por raspagem e denomina-se: a. Linha alba b. Nevo azul c. Linha pilosa d. Língua pilosa. e. Linha geográfica

21ª Questão

Anteriormente determinada por preparos cavitários extensos e invasivos para garantir a propriedades retentivas dos materiais restauradores, a Odontologia Restauradora evoluiu junto com a tecnologia e o desenvolvimento de novos materiais adesivos e biocompatíveis, poporcionando o surgimento de uma nova fase, que tem como uma de suas filosofias a mínima intervenção. Seguindo os preceitos dessa fisolofia, no que se refere ao manejo de lesões de cárie, é INCORRETO afirmar que:

a. Recomenda-se a remoção seletiva de tecido cariado, com instrumentos manuais, removendo dentina amolecida (infectada) da parede pulpar e mantendo a dentina afetada.

b. A remoção seletiva de tecido cariado pode evitar exposições pulpares iatrogênicas, o que tem restringido muito a realização de pulpotomias.

c. Deve-se realizar remoção total de tecido cariado das paredes circundantes, colaborando para uma boa vedação periférica da cavidade, evitando a progressão da lesão cariosa.

d. O manejo de lesões de cáries cavitadas concentra-se em paralisar ou controlar (incluindo restaurar) lesões existentes por meio de tratamentos restauradores invasivos mínimos, incluindo reparar ao invés de substituir restaurações defeituosas.

e. Recomenda-se a remoção total de tecido cariado, com instrumentos manuais, removendo dentina amolecida (infectada) e afetada, tanto da parede pulpar como das paredes circundantes, colaborando para um bom selamento da cavidade, evitando a progressão da lesão.

(10)

Na coronectomia ou odontectomia parcial intencional, a coroa do dente é removida e o remanescente radicular é mantido no alvéolo. A distância recomendada entre o remanescente radicular e a crista óssea alveolar é de:

a. 3mm b. 7mm c. 6mm d. 5mm e. 1mm

23ª Questão

Dentro do arcabouço jurídico do SUS, qual dispositivo legal regulamenta o Controle Social por meio dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde.

a. NOAS2002 b. Lei 8080 c. Lei dos MM d. NOB96 e. Lei 8142

24ª Questão

A escolha dos instrumentos de diagnóstico e tratamento em Periodontia são de grande valia no plano de tratamento a ser elaborado para o paciente. Esse processo de diagnóstico e tratamento é realizado rotineiramente pelo cirurgião-dentista e vários fatores são analisados, desde diferenciar processos de saúde e de doença, até determinar o estágio/severidade de doença para poder escolher melhor a alternativa terapêutica e determinar, de maneira mais acurada possível, o prognóstico do caso. A escolha dos instrumentos periodontais, seja de diagnóstico ou tratamento, são de grande valia nesse processo. Avalie as sentenças abaixo como verdadeiro (V) e Falso (F) e depois marque a alternativa correspondente.

I- A sonda OMS é usada para mensuração da bolsa periodontal/sulco gengival e por isso tem calibração 0,5-3,5-5,5-8,5-10,5mm

II- A sonda com marcações de wiliamns de 1-2-3-5-7-8-9-10mm pode ser usada para medir recessões gengivais colocando-a desde a junção cemento/esmalte até a margem gengival livre.

III- A sonda PC15 possui milimetragem de 15mm e pode ser usada para medir diversos parâmetros clínicos como recessões gengivais, faixa de mucosa queratinizada e até bolsas profundas

IV- A sonda Nabers é uma sonda curva ideal para ser usada em região de bi/trifurcação de raízes, quando o elemento apresenta reabsorção radicular, podendo classificá-las em grau I, II e III, assim como diagnóstico de bolsas de difícil acesso, como em distal de terceiros molares.

V-As curetas gracey são curetas áreas específicas que possui apenas um lado de sua ponta ativa com corte, diferente das curetas universais.

VI- A cureta gracey 5-6 pode ser usada para diagnóstico quando inserida na região de dentes anteriores e toda sua ponta ativa fica subgengival.

Estão CORRETAS as alternativas: a. FVVFVF b. VVFVFV c. VVVFFF d. FFVVFV e. VFVFFV

25ª Questão

De acordo com a Lei 5081/66, marque a alternativa INCORRETA:

a. Em casos de grave acidente cuja vida do paciente esteja em perigo, o cirurgião-dentista pode aplicar medicação de urgência.

b. O cirurgião-dentista não tem competência para atestar faltas ao trabalho.

c. O cirurgião-dentista, desde que comprovadamente habilitado, pode empregar hipnose.

d. É permitido ao perito odontolegista fazer uso das vias de acesso do pescoço e cabeça no exercício de sua função.

e. O cirurgião-dentista pode ter, anexa ao consultório, aparelhagem de fisioterapia, se estiver relacionada com casos específicos de sua especialidade.

(11)

O novo programa de financiamento do governo federal, denominado Previne Brasil, altera algumas formas de repasses financeiros entre os entes federativos brasileiros e estabelece algumas medidas. A proposta do programa tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado nas assertivas abaixo, exceto:

a. Os incentivos para ações estratégicas de acordo com a necessidade de cada território que contemplam a implementação de programas, estratégias e ações que refletem na melhoria do cuidado na APS e na Rede de Atenção à Saúde.

b. Pagamento por procedimento embasado no total de procedimentos realizados, desprovido de avaliação de desempenho.

c. Pagamento por desempenho que considera os resultados alcançados em um conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes da APS.

d. Capitação ponderada, modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família ou equipes de Atenção Primária.

e. O Programa Saúde na Hora viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

27ª Questão

O controle social, possuindo representação de diferentes segmentos da sociedade civil, compõe uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante a participação da sociedade nas questões relacionadas à saúde em todas as esferas de governo. Essa participação se faz conforme a:

a. Lei 8.142/90 com a participação nas Conferências de Saúde nacionais e Conselhos de Saúde.

b. Lei 8.142/90 nos conselhos de Assistência Social, Conselhos da Criança e adolescentes e nos Conselhos de Saúde

c. Lei 141/91 na gestão dos recursos humanos.

d. Lei 141/91 na gestão dos valores mínimos que devem ser aplicados anualmente pela união, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios em serviços públicos.

e. Lei 8.142/90 com a participação nas Conferências de Saúde em todas as esferas de governo.

28ª Questão

Com relação à publicidade odontológica, são condutas vedadas pelo Código de Ética Odontológica, EXCETO: a. Oferecer serviços odontológicos através de cartão de desconto.

b. Criticar as técnicas utilizadas por outros colegas como sendo ultrapassadas. c. Fazer uso da expressão “clínico geral”.

d. Oferecer seus serviços como brindes ou sorteios em redes sociais. e. Divulgar serviços gratuitos ou consultas sem compromisso.

29ª Questão

Assinale a principal indicação de exodontia na prática clínica: a. Pericoronarite

b. Fratura dentária c. Cárie

d. Doença periodontal

(12)

O SUS é um sistema de saúde que tem por objetivo atender às necessidades de saúde da população brasileira. Porém, este sistema tem tido muitos desafios. Avalie as assertivas abaixo e identifique desafio(s) e problema(s) que o SUS enfrenta:

I. Desequilíbrio entre as questões epidemiológicas e sociais – transição demográfica, epidemiológica, nutricional – e as questões de inovação e incorporação de novas tecnologias.

II. Função resolutiva de assistir 85% dos problemas de saúde mais comuns por meio da Atenção Primária à Saúde (APS).

III. A APS com função coordenadora dos fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações nas rede. Identifique a alternativa CORRETA:

a. A alternativa I e III são problemas e a II é um desafio. b. Todas as alternativas são problemas.

c. As alternativas II e III são desafios e a I é um problema. d. Todas as alternativas são desafios.

e. As alternativas I e III são desafios e a II é um problema.

31ª Questão

A Norma Operacional Básica do SUS (NOB/SUS96) teve um papel crucial no financiamento de Políticas Indutoras da Estratégia Saúde da Família, pelo incentivo de Políticas Públicas de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Qual dispositivo criou financiamento específico para municípios que aderissem à Estratégia Saúde da Família?

a. PAB variável b. PAB fixo

c. Pacto pela Gestão d. Pacto pela Saúde

e. Transferência fundo a fundo

32ª Questão

Anualmente o Brasil apresenta cerca de um milhão de mortes por diversas causas, considerando as mortes em todas as faixas etárias. Nessa perspectiva, qual a maior causa de morte na população brasileira nos últimos dez anos?

a. Malformações congênitas b. Doenças Infecciosas c. Causas Externas d. Doenças Cardiovasculares e. Doenças Oncológicas

33ª Questão

Considerando que os cidadãos têm direito ao acesso às ações e aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde estão inclusos abaixo, EXCETO:

a. O acesso se dará prioritariamente pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia. b. Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário em condições seguras,

que não implique maiores danos, para um estabelecimento de saúde com capacidade para recebe-lo.

c. Nas situações de urgência/emergência, o atendimento se dará de forma incondicional, em qualquer unidade do sistema.

d. O encaminhamento à Atenção Especializada e Hospitalar será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta critérios de vulnerabilidade e risco com apoio de centrais de regulação ou outros mecanismos que facilitem o acesso a serviços de retaguarda.

e. Quando houver limitação circunstancial na capacidade de atendimento do serviço de saúde, fica sob responsabilidade do gestor municipal a pronta resolução das condições para o acolhimento e devido encaminhamento do usuário do SUS, devendo ser prestadas informações claras ao usuário sobre os critérios de priorização do acesso na localidade por ora indisponível. A prioridade deve ser baseada em critérios de vulnerabilidade clínica e social, sem qualquer tipo de discriminação ou privilégio.

34ª Questão

(13)

Sistemas lógicos que organizam o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, articulando as situações demográficas e epidemiológicas, determinantes sociais e da saúde, com os componentes da rede e as intervenções sanitárias. (MENDES, 2012).

O texto acima refere-se ao conceito de: a. Modelos de Atenção à Saúde

b. Vigilância sanitária e vigilância epidemiológica c. Vigilância epidemiológica

d. Sistema de Informação em Saúde e. Vigilância em Saúde

35ª Questão

A comunicação buco-sinusal é mais prevalente na região do dente: a. 16 b. 18 c. 14 d. 15 e. 17

36ª Questão

Os tipos de biópsia e uma contraindicação da citologia esfoliativa são, respectivamente: a. Externa e interna; Infecções virais (herpes primária).

b. Interna e excisional; Infecções virais (herpes primária).

c. Excisional e incisional; Lesões profundas cobertas por mucosa normal. d. Incisional e externa; Lesões profundas cobertas por mucosa normal. e. Excisional e incisional; Infecções fúngicas (candidose).

37ª Questão

Os níveis de evidência dos estudos para tratamento e prevenção são hierarquizados de acordo com o grau de confiança dos estudos que estão relacionados à qualidade metodológica dos mesmos. A determinação dos níveis de evidência científica dos estudos clínicos é uma tarefa fundamental para a escolha de condutas baseadas nas melhores evidências científicas. Qual das assertivas abaixo determina o maior nível de evidência científica?

a. Estudo de revisão sistemática b. Ensaio clínico randomizado c. Estudo de coorte

d. Estudo caso-controle e. Estudo de prevalência

38ª Questão

A mortalidade infantil é um marcador sensível do desenvolvimento humano e da qualidade de vida da população. Qual período tem apresentado maior dificuldade em redução dos índices de mortalidade infantil no Brasil:

a. Entre um e quatro anos b. Neonatal tardia

c. Neonatal precoce d. Pós-neonatal

(14)

Um paciente foi diagnosticado com Periodontite Generalizada Estagio II, Grau B e posteriormente tratado. No exame atual possui sítios com profundidade de sondagem de no máximo 4mm (os sítios com 4mm não sangram), algumas recessões gengivais e índice de sangramento a sondagem é 9%. De acordo com a nova classificação das doenças e condições periodontais e peri-implantares, resultado do wokshop ocorrido em Chicago em 2017, o caso passa a ser diagnosticado como:

a. Saúde gengival em um periodonto reduzido em paciente sem periodontite, entretanto há um risco aumentado para doença recorrer

b. Inflamação Gengival em paciente com periodonto reduzido com periodontite tratada anteriormente, entretanto há risco aumentado para recorrência da periodontite.

c. Periodontite generalizada Estagio I Grau B e há um risco diminuído para progressão recorrente d. Saúde gengival em um periodonto íntegro e não há evidência do aumento de risco para periodontite

e. Saúde gengival em um periodonto reduzido em paciente com periodontite estável, entretanto há um risco aumentado para doença recorrer

40ª Questão

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, tornando-se desafio central para Saúde Coletiva. O Estudo de Framingham que avalia de forma prospectiva os desfechos das doenças cardiovasculares a partir dos riscos populacionais é um típico exemplo de:

a. Estudo tipo Survey b. Estudo de caso-controle c. Estudo de coorte d. Relatos de casos e. Série de casos

41ª Questão

A Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. As regiões compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado é denominada:

a. Regiões Intramunicipais b. Regiões Fronteiriças. c. Regiões Interestaduais d. Regiões Intermunicipais e. Regiões Intraestaduais

42ª Questão

A instância colegiada de Controle Social que se constitui como órgão colegiado, permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, trata-se:

a. Ouvidoria

b. Conferência de saúde c. Conselho de Saúde

d. Todas as alternativas estão corretas e. Apoio Institucional

43ª Questão

A ciência baseada em evidência, fundamenta-se na qualidade dos estudos desenvolvidos em grupos populacionais. Que tipo de estudo tem natureza retrospectiva, pode ser usado em doenças raras e apresenta viés de memória.

a. Estudo de coorte b. Estudo de prevalência c. Estudo clínico randomizado d. Estudo caso-controle e. Estudo tipo Survey

44ª Questão

(15)

As lesões dentárias traumáticas (LDTs) ocorrem com maior frequência em crianças e adolescentes. Vinte e cinco por cento de todas as crianças em idade escolar sofrem LDTs. O cirurgião-dentista deve estar preparado para receber esses casos, realizando a conduta mais adequada em cada situação. Sobre tais lesões, é correto afirmar:

I - As lesões de luxação são as LDTs mais comuns na dentição decídua.

II - O dente permanente com rizogênese completa tem capacidade considerável de reparo após exposição pulpar traumática, lesão de luxação ou fratura radicular.

III – A escolha do tratamento e o prognóstico para dentes permanentes avulsionados dependem da viabilidade do ligamento periodontal e do grau de desenvolvimento radicular.

IV – Lesões de intrusão e avulsão são menos frequentemente associadas ao desenvolvimento de anomalias na dentição permanente.

V- A contenção é utilizada para fraturas ósseas e ocasionalmente pode ser necessária em casos de fraturas radiculares e luxações laterais.

VI – A descoloração é uma complicação comum após luxações em dentes decíduos, podendo desaparecer, e o dente recuperar a sua cor original após semanas ou meses. Nesses casos, o tratamento endodôntico será indicado.

Estão CORRETAS as alternativas: a. I, II, III e V.

b. II, III e IV. c. I, III e V d. I, III e V. e. II e IV.

45ª Questão

Há quase 10 anos atrás, segundo o Datasus, o SUS já produzia anualmente mais de um bilhão e seiscentos milhões de procedimentos ambulatoriais a atenção básica, 370 milhões de consultas médicas, mais de 11 milhões de internamentos hospitalares, mais de 1 milhão e novecentos mil partos, mais de 490 milhões de exames laboratoriais, mais de 13 milhões de ultrassonografias e mais de 136 milhões de doses aplicadas (LAVRAS, 2015). Acerca do dado acima jugue as assertiva abaixo:

I – O sistema de saúde é conceituado como um conjunto integrado de serviços e de ações voltado para dar respostas aos problemas de saúde, nesse sentido, é notório a partir dos dados acima, a importância do sistema de saúde brasileiro organizado em rede de atenção.

II – Infere-se também que os serviços acima descritos foram alcançados pois o SUS se organiza em uma ampla e diversificada rede de serviços de saúde sob a responsabilidade de municípios, estados e União.

III – os serviços acima descritos poderiam ser alcançados de forma autônoma e de forma não complementar entre municípios, estados e União.

A alternativa CORRETA é: a. Apenas a III b. II e III c. I e II

d. Todas estão corretas e. Apenas a I

46ª Questão

Em relação as manifestações orais causadas por algumas doenças sistêmicas, é INCORRETO afirma que:

a. Na tuberculose a lesões orais são incomuns, os aspectos clínicos mais comuns de envolvimento oral são ulcerações crônicas e aumentos de volume, localizados principalmente em gengiva, lábios e mucosa jugal. b. A sífilis primária é caracterizada pelo cancro, na cavidade oral apresenta-se como uma úlcera de base clara e

indolor, localizados principalmente em lábios.

c. A anemia ferropriva é causada por deficiência de ferro, as manifestações orais incluem a queilite angular e glossite atrófica, ou atrofia generalizada da mucosa oral.

(16)

A partir do século XX, registros dos termos multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são encontrados em documentos históricos, na literatura científica internacional. Estabeleceu-se uma distinção conceitual baseada no grau de integração das interações entre as disciplinas, apresentados em diferentes níveis. As definições dizem respeito aos seguintes níveis, exceto:

a. Nível interdisciplinar não tem a pretensão de criar novas disciplinas, mas utilizar o conhecimento de várias disciplinas para contribuir com a resolução de problemas concretos ou para favorecer a compreensão de fenômenos sob vários pontos de vista”.

b. Nível transdisciplinar, em que as relações entre as disciplinas ocorrem dentro de um sistema total sem limites estáveis entre disciplinas.

c. Nível Interdisciplinar refere ao processo em que ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para melhorar a prática colaborativa e a qualidade dos cuidados. d. Nível multidisciplinar, caracterizado por fenômenos de empréstimo ou importação de informação de uma ciência

para outra, sem causar alterações na disciplina original.

e. Nível interdisciplinar, existe, entre disciplinas ou entre "setores heterogêneos da mesma ciência", uma reciprocidade de trocas "de modo que haja em todo o enriquecimento mútuo".

48ª Questão

Julgue os itens a seguir, de acordo com o Código de Ética Odontológica:

I- O código de Ética é aplicado exclusivamente para infrações éticas cometidas por cirurgiões-dentistas; II- O cirurgião-dentista pode criticar trabalho de colega que esteja ausente em qualquer situação;

III- O cirurgião-dentista comete infração ética ao delegar funções a profissional não-habilitado ou não inscrito no Conselho Regional de sua jurisdição;

IV- Não há qualquer situação descrita no Código de Ética que permita ao profissional a renúncia ao atendimento do paciente;

V- É considerada justa causa para quebra do sigilo profissional a notificação compulsória de doenças. É CORRETO o que se afirma nas assertivas:

a. III, IV. b. I, III e V. c. II, III e IV. d. I, III e IV. e. III e V.

49ª Questão

Um dos elementos que constitui as Redes de Atenção à Saúde (RASs) é a sua estrutura operacional, a qual é composta por cinco elementos, que vão desde a APS, passando pelos pontos de atenção secundários e terciários, seguindo até o sistema de governança. Indique nas alternativas abaixo quais das alternativas pertencem ao Sistema de Apoio e Sistema Logístico da estrutura operacional das RASs:

I- Sistema de Apoio II- Sistema Logístico

( ) Sistema de Assistência Farmacêutica ( ) Registro Eletrônico em Saúde

( ) Sistema de Acesso Regulado ( ) Teleassistência

( ) Sistema de Informação em Saúde Assinale a alternativa CORRETA:

a. II, II, I, I, I b. I, I, II, II, II c. I, I, I, I, I d. I, II, II, I, I e. II, I, II, II, I

50ª Questão

(17)

A Constituição de 1988, chamada Constituição Cidadã, foi um avanço civilizatório na história brasileira quando incorporou mudanças no papel do Estado e criou novas relações entre as diferentes esferas de governo, ressaltando o entendimento da saúde como “direito de todos e dever do Estado”. Qual artigo regulamenta esse entendimento de saúde de acesso universal e igualitário?

a. Art. 198 b. Art. 196 c. Art. 197 d. Art. 200 e. Art. 199

(18)
(19)

CURSO DE SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

Aluno:

Componente Curricular: Odontologia e Saúde coletiva Professor (es):

Semestre: 202002 Período: Turma: Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AP ODONTOLOGIA 2021

GABARITO DE PROVA (RESUMIDO) PROVA 04244 - CADERNO 003 Questão Resposta 1ª questão (C) 2ª questão (A) 3ª questão (B) 4ª questão (D) 5ª questão (B) 6ª questão (B) 7ª questão (C) 8ª questão (C) 9ª questão (E) 10ª questão (B) 11ª questão (B) 12ª questão (C) 13ª questão (B) 14ª questão (A) 15ª questão (B) 16ª questão (E) 17ª questão (E) 18ª questão (B) 19ª questão (E) 20ª questão (A) 21ª questão (E) 22ª questão (A) 23ª questão (E) 24ª questão (A) 25ª questão (B) 26ª questão (B) 27ª questão (A)

(20)

34ª questão (A) 35ª questão (A) 36ª questão (C) 37ª questão (A) 38ª questão (C) 39ª questão (A) 40ª questão (C) 41ª questão (E) 42ª questão (C) 43ª questão (D) 44ª questão (C) 45ª questão (C) 46ª questão (E) 47ª questão (C) 48ª questão (E) 49ª questão (D) 50ª questão (B) Questão Resposta 000042.440016.edf636.7d47b4.54c43d.be8d39.6868d0.8891f Pgina 2 de 2

Referências

Documentos relacionados

uso específico ..... que

serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que

A Escola Senai de Valinhos iniciou atividades em 1º de agosto de 1976 como Unidade de Formação Profissional mantida em convênio com a Prefeitura do Município de Valinhos.. Nestes

Essa questão pode ser aprofundada. Acredito que a súmula vinculante não virá em detrimento da independência do Juiz, mas em favor daquele que precisa de justiça, o

Acção de formação, específica, leccionada pela Parque Expo na área da Direcção.. Geral

P304+P340 - EM CASO DE INALAÇÃO: remova a pessoa para local ventilado e a mantenha em repouso numa posição que não dificulte a respiração.. P305+P351+P338 - EM CASO DE CONTATO COM

Nesta análise, portanto, Keynes rompe com a visão neoclássica da teoria quantitativa da moeda (onde a quantidade de moeda determina o nível de preços), e a taxa de juros aparece

Com a Aero Stand posicionada para operação, gire os pés de nivelamento, conforme necessário, para garantir que a bancada fique nivelada. Garanta que os eixos dos pés de