• Nenhum resultado encontrado

Federal de Alagoas. Universidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Provas de Conhecimentos Específicos PROVA TIPO (EDITAL N.º 23/2016-PROPEP/UFAL)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Federal de Alagoas. Universidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Provas de Conhecimentos Específicos PROVA TIPO (EDITAL N.º 23/2016-PROPEP/UFAL)"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MESTRADO EM ENSINO EM SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pós-Graduação Ensino em Saúde

Provas de Conhecimentos Específicos

N. do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Maceió/AL, 31 de outubro de 2016.

2

0

1

6

2

PROVA TIPO

CADERNO DE QUESTÕES

1. Este Caderno de Questões somente deverá ser aberto quando for autorizado pelo Fiscal.

2. Ao ser autorizado o início da prova, verifique se a numeração das questões e a paginação estão corretas. Verifique também se contém 10 (dez) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas cada. Caso contrário, comunique imediatamente ao Fiscal.

3. O tempo disponível para esta prova é de 3 horas. Faça-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Esse

tempo inclui a marcação da Folha de Respostas de questões objetivas.

4. Você somente poderá sair em definitivo do Local de Prova depois de decorrida 1 hora do início da aplicação. 5. Na Folha de Respostas de questões objetivas, confira seu nome, número do seu documento de identificação. 6. Em hipótese alguma lhe será concedida outra Folha de Respostas de questões objetivas.

7. Preencha a Folha de Respostas de questões objetivas utilizando caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Na Folha de Respostas de questões objetivas, preencha completamente o círculo correspondente à alternativa escolhida, conforme modelo:

8. Será atribuído o valor ZERO à questão que contenha na Folha de Respostas de questões objetivas: dupla marcação, marcação rasurada, emendada ou com “X”, não preenchida totalmente ou que não tenha sido transcrita.

9. A correção da prova objetiva será efetuada de forma eletrônica, considerando-se o conteúdo da Folha de

Respostas de questões objetivas. As respostas objetivas também devem ser justificadas ao final de cada

questão. As justificativas serão avaliadas e farão parte da composição das notas.

10. Caso a Comissão julgue uma questão como sendo nula, os pontos serão atribuídos a todos os candidatos. 11. Não será permitida qualquer espécie de consulta.

12. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal de Sala este Caderno de Questões, juntamente com a Folha de

Respostas de questões objetivas, e assine a Lista de Presença.

13. Assine neste Caderno de Questões e coloque o número do seu documento de identificação (RG, CNH etc.). Boa Prova! INSTRUÇÕES GERAIS EDITAL N.º 23/2016-PROPEP/UFAL

U

n

iv

e

rs

id

a

d

e

F

e

d

e

ra

l

d

e

A

la

g

o

a

s

(

E

D

IT

A

L

N

2

3

/2

0

1

6

-P

R

O

P

E

P

/U

F

A

L

)

(2)
(3)

Universidade Federal de Alagoas

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 1

Conhecimentos Específicos

QUESTÃO 01 ____________________________________________________________________________

Já que a interdisciplinaridade é uma forma de compreender e modificar o mundo, pelo fato de a realidade do mundo ser múltipla e não uma, a possibilidade mais imediata que nos afigura para a sua efetivação no ensino seria a eliminação das barreiras entre as disciplinas.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A efetivação da interdisciplinaridade: obstáculos e possibilidades. In:______. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 87-96.

De acordo com o pensamento de Fazenda, a forma de integrar as disciplinas, eliminando as barreiras entre elas, seria por meio da criação de

A) métodos de pesquisa comuns entre as disciplinas. B) disciplinas com conteúdos justapostos.

C) uma proposta de ensino integradora. D) núcleos de disciplinas homogêneas. E) um currículo multidisciplinar. Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(4)

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 2 O CFM instituiu o Código de Ética Médica (CEM), cuja violação implica sanções, impondo aos profissionais a ele submetidos seu conhecimento e aplicação, por meio de conduta permeada pelos prima facie ducties. Conhecer o assunto torna-se condição básica para sua observação. Daí a importância deste ensino desde os primeiros anos do curso médico, fornecendo ao estudante capacidade de análise ética na prática profissional futura. OBJETIVOS: Avaliar o grau de conhecimento sobre as disposições do CEM relativas a "responsabilidade profissional" e "segredo médico" entre estudantes de Medicina da Famema e verificar se há evolução desse conhecimento durante a graduação. MÉTODO: Estudo realizado em dez meses, com 479 estudantes do primeiro ao sexto ano, regularmente matriculados. Aplicado questionário anônimo, com duas partes: uma com dados sociodemográficos e outra composta por 11 cenários clínicos, envolvendo questões eticamente conflituosas. RESULTADOS: 395 estudantes responderam o questionário (82,46% da amostra inicial). Ao se comparar a média total de acertos entre as turmas nos cenários, encontrou-se o valor de p = 0,7148, sem significância estatística.

CONCLUSÕES: Não há diferença estatisticamente significativa no grau de conhecimento sobre ética entre as séries. Sugere-se a

introdução efetiva do assunto na graduação do curso médico, com metodologia de ensino adequada.

MENDONCA, Ana Cristina; VILLAR, Heloísa Cerqueira C. E. e T SUJI, Selma Rumiko.

O conhecimento dos estudantes da faculdade de medicina de Marília (Famema) sobre responsabilidade profissional e segredo médico.

De acordo com Silveira e Córdova (2009), e apoiados no resumo da pesquisa, e no objetivo proposto, pode-se afirmar que o tipo de abordagem metodológica utilizada pelos autores foi:

A) mista (quanti e qualitativa) B) experimental C) quantitativa D) qualitativa E) censitária Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(5)

Universidade Federal de Alagoas

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 3

QUESTÃO 03 ____________________________________________________________________________

Esta investigação abrangeu um universo de 40 docentes, sendo 10 médicos e 10 enfermeiros da UPP1 (primeira série), e 10 médicos e 10 enfermeiros da UPP2 (segunda série). [...] Os grupos foram compostos por 20 docentes, selecionando-se 5 médicos e 5 enfermeiros da UPP1, bem como 5 médicos e 5 enfermeiros da UPP2. Estes sujeitos foram separados de acordo com a série em que estavam inseridos e, compondo um grupo de 10 docentes da UPP1 e outro grupo de 10 docentes da UPP2, convidados a participar dos grupos. Na coleta dos dados foi utilizada a técnica de grupo focal, que consiste numa entrevista em grupo, baseada em um tópico a ser explorado e focalizado pelo grupo.

FERREIRA, Ricardo Corrêa; FIORINI, Vânia Maria Lopes; CRIVELARO, Everton. Formação Profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente. Revista Brasileira de Educação Médica. São Paulo, v. 34, n. 2, p. 207-215, 2010.

O fragmento do texto relaciona-se com que tipo de pesquisa?

A) Pesquisa quantitativa e qualitativa. B) Pesquisa experimental. C) Pesquisa quantitativa. D) Pesquisa qualitativa. E) Pesquisa ação. Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(6)

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 4 Entre as inúmeras recordações que guardo da prática dos debates nos Círculos de Cultura de São Tomé, gostaria de referir-me agora a uma que me toca de modo especial. Visitávamos um Círculo numa pequena comunidade pesqueira chamada Monte Mário. Tinha-se como geradora a palavra bonito, nome de um peixe, e como codificação um desenho expressivo do povoado, com sua vegetação, as suas casas típicas, com barcos de pesca ao mar e um pescador com um bonito à mão. O grupo de alfabetizandos olhava em silêncio a codificação. Em certo momento, quatro entre eles se levantaram, como se tivessem combinado, e se dirigiram até a parede em que estava fixada a codificação (o desenho do povoado). Observaram a codificação de perto, atentamente. Depois, dirigiram-se à janela da sala onde estávamos. Olharam o mundo lá fora. Entreolharam-se, olhos vivos, quase surpresos, e, olhando mais uma vez a codificação, disseram: “É Monte Mário. Monte Mário é assim e não sabíamos”. Através da codificação, aqueles quatro participantes do Círculo “tornavam distância” do seu mundo e o re-conheciam. Em certo sentido, era como se estivessem “emergindo” do seu mundo, “saindo” dele, para melhor conhecê-lo. No Círculo de Cultura, naquela tarde, estavam tendo uma experiência diferente: “rompiam” a sua “intimidade” estreita com Monte Mário e punham-se diante do pequeno mundo da sua cotidianidade como sujeitos observadores.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1981.

Considerando os fundamentos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem abordadas por Freire (1981) e por Batista e colaboradores (2015), o texto se associa com qual das metodologias?

A) Aprendizagem baseada em problemas (PBL). B) Aprendizagem baseada em equipes (TBL). C) Treinamento de habilidades. D) Mapas conceituais. E) Problematização. Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(7)

Universidade Federal de Alagoas

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 5

QUESTÃO 05 ____________________________________________________________________________

A pesquisa possibilita um entendimento da realidade a investigar. Ela é o resultado de um inquérito ou exame minucioso, realizado com o objetivo de resolver um problema, recorrendo a procedimentos científicos. De acordo com Silveira e Córdova (2009), podemos afirmar que o pesquisador na pesquisa qualitativa:

I. Preocupa-se com a representatividade da compreensão de um grupo social. II. É, ao mesmo tempo, o sujeito e o objeto de suas pesquisas.

III. Opõe-se ao pressuposto que defende um modelo próprio de pesquisa. IV. Tem conhecimento parcial e limitado.

V. Exprime o que convém ser feito e quantifica as trocas simbólicas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

A) I, II, III, IV e V. B) III, IV e V, apenas. C) I, II e IV, apenas. D) I, III e V, apenas. E) II, apenas. Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(8)

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 6 É nadando que se aprende a nadar.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1981, p.26.

Tendo essa frase como referência e considerando os pilares do conhecimento citados por Ferreira et al (2010) no artigo Formação Profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente, assinale a alternativa que indica o tipo de aprendizagem utilizado.

A) Aprender a viver juntos. B) Aprender a conhecer. C) Aprender a aprender. D) Aprender a fazer. E) Aprender a ser. Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(9)

Universidade Federal de Alagoas

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 7

QUESTÃO 07 ____________________________________________________________________________

A Revolta da Vacina permanece como exemplo quase único na história do país de movimento popular de êxito baseado na defesa do direito dos cidadãos de não serem arbitrariamente tratados pelo governo.

CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 138-139.

Tomando como referência o texto História das Políticas de Saúde no Brasil: a trajetória do direito à saúde (Baptista, 2007), é correto afirmar que a citação refere-se à(ao)

A) criação do Ministério da Educação e Saúde Pública (Mesp). B) criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (Laps). C) formação de Caixas de Aposentadorias e Pensões (Caps). D) proposta do código sanitário que institui a desinfecção. E) surgimento do sanitarismo desenvolvimentista.

Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(10)

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 8 Os códigos de ética profissional no Brasil sofrem crítica dos teóricos da bioética latino-americana por terem orientação normativa baseada na bioética principialista de Beauchamp & Childress (1979). Selecione a frase explicativa da necessidade de modificação dos conteúdos dos códigos de ética profissionais para atender às demandas atuais em saúde pública, segundo Garrafa (2012), um dos teóricos da Bioética Crítica latino-americana.

A) A questão ética adquiriu identidade pública. Deixou de ser considerada um simples problema de consciência a ser resolvido na

esfera privada, de foro exclusivamente individual ou íntimo.

B) Uma visão bilateral, paternalista e socialmente distorcida da relação profissional-paciente ou da relação entre os programas e

serviços com os respectivos usuários.

C) A praticidade do check list principialista, sua adequação ao estudo dos conflitos e das situações que ocorrem nos países pobres da

parte sul do mundo é indispensável.

D) A ética profissional é direcionada preferencialmente para os deveres e as obrigações morais dos participantes em atender à

comunidade profissional da área médica.

E) A maximização e a superexposição do princípio da beneficência tornaram o princípio da justiça um mero coadjuvante da teoria

principialista. Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(11)

Universidade Federal de Alagoas

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 9

QUESTÃO 09 ____________________________________________________________________________

Em uma sala de aula de um curso de medicina, um tutor solicita ao grupo de 10 alunos que analisem uma situação problema de parada cardiopulmonar de um adulto. Os alunos ao empregarem seus conhecimentos prévios, para entender os processos subjacentes, se depararam com várias lacunas do conhecimento. Essas interrogações, mediadas pelo tutor, transformaram-se em objetivos de aprendizagem e serviram como ponto de partida de estudo individual e coletivo. No encontro seguinte, os alunos demonstraram capacidade de atingir patamares mais complexos em relação à parada cardiopulmonar de um adulto e suas possibilidades de resolução. Considerando as metodologias ativas de ensino-aprendizagem abordadas por Batista e colaboradores (2015), a situação refere-se à

A) Aprendizagem baseada em problemas (PBL). B) Aprendizagem baseada em equipes (TBL). C) Treinamento de habilidades. D) Casos Motivadores. E) Problematização. Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(12)

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 10 Nos seus estudos sobre interdisciplinaridade, Heckhausen refere que a disciplina como Ciência permite a exploração científica especializada de um domínio determinado e homogêneo de estudos, que faz surgir novos conhecimentos que substituem os mais antigos. Por sua vez, a disciplina possui critérios que caracterizam sua natureza e a distingue das demais, bem como permitem um estudo mais preciso sobre as possibilidades de realização de um trabalho interdisciplinar (FAZENDA, 2011).

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Gênese e formação do conceito de interdisciplinaridade. In:______. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p.51-72.

Partindo dessa premissa, Heckhausen propôs alguns tipos de relações interdisciplinares,

I. Interdisciplinaridade heterogênea, Pseudointerdisciplinaridade;

II. Interdisciplinaridade auxiliar, Interdisciplinaridade complementar e Interdisciplinaridade Unificadora; III. Pluridisciplinaridade, Transdisciplinaridade;

IV. Interdisciplinaridade linear, Interdisciplinaridade cruzada e Interdisciplinaridade estrutural.

verifica-se que está(ão) correta(s)

A) III, apenas. B) I e II, apenas. C) II e IV, apenas. D) I, III e IV, apenas. E) I, II, III e IV.

Justificativa da Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________

(13)

Universidade Federal de Alagoas

Mestrado Ensino em Saúde – UFAL/2016 31/10/2016 11

Gabarito do Candidato

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

ATENÇÃO!

O candidato está proibido de destacar esta folha com o gabarito, sob pena de eliminação do processo. Somente o Fiscal de Sala está autorizado a fazer isso no momento de sua

saída em definitivo do Local de Prova.

(14)

www.ufal.edu.br

REALIZAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo é fruto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e teve

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de