• Nenhum resultado encontrado

INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E TUTORES NA FORMAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: FUNÇÕES E USOS DE FÓRUNS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E TUTORES NA FORMAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: FUNÇÕES E USOS DE FÓRUNS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Bethania Medeiros Geremias1 (UFSC)

RESUMO: Apresentamos, neste artigo, resultados de um estudo de caso em que analisamos as funções e os usos de um fórum criado para ser um espaço de interação entre professores e tutores da disciplina de Metodologia de Ciências. A análise dos usos e funções do fórum como espaço de interação entre estes atores nos permitiu compreender que os tutores utilizam o fórum principalmente para levantar e responder questões colocadas pelos professores. Os tutores interagem minimamente entre si, pois sua participação é geralmente dirigida ao professor. O tipo de comunicação é, sobretudo, bilateral (questão-resposta). Se a discussão não evolui ou se ela apresenta controvérsias, é sempre a palavra do professor que é tida como referência. Tais observações nos levam a concluir que há necessidade de que a formação de professores a distância, mais do que ensinar os conteúdos disciplinares, busque o desenvolvimento da autonomia e do saber-aprender em colaboração. Este estudo nos sugere diferentes pistas para pesquisas futuras e demonstra a importância de aprofundar as pesquisas no campo da formação em Ciências de professores do Ensino Fundamental, na modalidade a distância.

PALAVRAS-CHAVE: Fóruns, Formação Aberta e a Distância, tutoria, Metodologia de Ciências, Formação de professores.

RESUMÉ: Dans cet article nous presentons les résultats d'une étude de cas dans lesquels nous avons analysé les fonctions et les usages d'un forum créé pour être un espace des échenges entre les enseignants de la discipline de Méthodologie de la Science et les tuteurs. Cette analyse nous a permis de comprendre que les tuteurs utilisent le forum principalement le pour soulever et répondre aux questions posées par les enseignants. Les tuteurs utilisent le forum surtout pour poser des questions et obtenir des réponses des professeurs. Ils ne les utilisent en revanche pas pour construire des échanges entre eux, puisque il s’avère que leur participation est toujours dirigée vers le professeur. Le type de communication est donc plutôt bilatéral (Question-réponse). Si la discussion n’évolue pas ou si elle présente des controverses, alors la parole du professeur reste la référence. Ces resultats nous amenent a conclure que plus que d’apprendre les savoirs des disciplines, doit envisager le l’autonomie et le savoir-apprendre en collaboration. Cette étude

1

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Bolsista CAPES-REUNI. E-mail: bmgeremias@gmail.com

(2)

suggère différentes pistes a des recherches futures et démontre l'importance de poursuivre les recherches dans le domaine de la formation des enseignants de sciences à l'école primaire, dans la modalité a distance.

MOTS-CLES: forums, de formation ouverte et à distance, tutorat, méthodologie des sciences, de la formation des enseignants.

Introdução

As discussões sobre a formação de professores a distância, com foco na disciplina de Metodologia de Ensino de Ciências, presente no currículo do curso de formação de professores do Ensino Fundamental, é pano de fundo deste estudo. Pesquisas e reflexões sobre a formação de professores a distância afirmam que vivemos um momento de mudança de paradigma educacional, que afeta principalmente as representações dos papéis e funções dos atores do processo educativo, assim como a dinâmica das relações destes com o conhecimento (Lévy, 1999; Perriault, 2002).

Dentre estas mudanças, destaco o surgimento de novos atores na Formação Aberta e a Distância (FOAD), sobretudo dos tutores (Compte, 2004; Candor, 2002; Baron & Bruillard, 2006; Denis, 2003) e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino-aprendizagem a distância.

É consenso que a FOAD, mediada pelas TIC provoca rupturas nas práticas de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que exige que os atores envolvidos conheçam e utilizem as ferramentas disponíveis nas plataformas, especialmente os fóruns, objeto desse estudo, de modo que seja possibilitada a co-construção coletiva de conhecimentos da formação. Concebemos que este domínio é construído nas práticas de uso do fórum pelos atores que compõem o cenário didático dos cursos a distância, principalmente pelos tutores, que são considerados os principais mediadores da formação.

De acordo com Compte (2004), Candor (2002), Baron & Bruillard (2006) e Denis (2002), o papel do tutor aparece desde o início como o de um “acompanhante” dos estudantes, face á solidão destes durante o processo formativo, isto é, como uma compensação pela ausência de contato dos estudantes com os professores, que pode levar a frequentes evasões. Porém, esta consciência da importância do papel do tutor na FOAD parece não ser suficiente para assegurar a qualidade do acompanhamento aos alunos nas disciplinas em que estes profissionais exercem a tutoria. Esta afirmação encontra respaldo na iniciativa do curso de

(3)

formação de professores investigado que buscou criar um fórum específico para que professores das disciplinas e tutores presenciais interagissem.

O fórum, no interior de uma plataforma virtual, é um recurso do tipo assíncrono que permite trocas de mensagens entre os participantes de um curso. Por meio deste recurso de comunicação, é possível trocar diferentes tipos de arquivos, em forma de textos, imagens, vídeos, páginas da Internet, etc., com o intuito de complementar conteúdo, levantar e responder questionamentos, entre outros. No caso do curso em questão, um dos objetivos da criação desta ferramenta, no espaço destinado aos tutores e professores, foi minimizar as lacunas dos tutores em relação aos conceitos científicos desenvolvidos na formação, inclusive na disciplina de Metodologia de Ciências Naturais, que se constituiu em nosso objeto da análise das interações realizadas.

Com base nesta abordagem de prover “formação paralela” aos tutores do curso via espaço “fórum”, realizamos um estudo de caso (André, 2005) a fim de analisar as funções e usos desta ferramenta empregados pelos professores da disciplina de Metodologia de Ciências Naturais e os tutores.

1. Fórum: um espaço privilegiado nas plataformas virtuais na Formação a Distância

Baron & Bruillard (2006) em suas pesquisas demonstram que de maneira geral as modalidades de formação a distância demandam avaliações e ajustes permanentes, sobretudo das aprendizagens realizadas, que são construídas por meio de atividades coletivas, ou seja, pelo engajamento mútuo dos participantes. Deste modo, os estudantes ao atuarem conjuntamente assumem “a responsabilidade de sua aprendizagem ao sentirem-se também responsáveis pelos objetivos comuns” (HALLIUN, 2006, p. 46, minha tradução).

Concernante à plataforma e seus recursos, Halliun (2006) salienta que este espaço (comum ao grupo) é um instrumento importante para a memória coletiva do grupo e, esta pode assumir diferentes funções: lugar de trabalho, elaboração e produção coletiva; lugar de negociação das regras; espaço de comunicação e convívio. Para compreender as implicações das utilizações da plataforma e das ferramentas disponíveis neste espaço – principalmente o fórum – os pesquisadores procuram resgatar esta memória coletiva que fica registrada e disponível na plataforma com o intuito de estudar os traços de atividades que podem servir como fonte de pesquisa para análises e avaliações dos processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos da formação. Conforme Bruillard (1996), os traços de interação entre os participantes, disponíveis nos fóruns, podem contribuir para levantar as preconcepções dos

(4)

estudantes e, ao mesmo tempo, permitir aos formadores a escolha de uma orientação apropriada.

Contudo, as pesquisas que se debruçam sobre os traços de atividades deixados sobre um fórum não apresentam resultados sempre positivos, se considerados os efeitos da formação. Um estudo realizado por Charrat et al (2007), que se concentrou nas interações de um fórum criado para acompanhar a iniciação profissional de professores das escolas de nível fundamental, demonstrou que há assimetrias na produção, na participação e nos usos do fórum. A análise das interações entre os formadores colocou em evidencia que: a) o fórum foi utilizado pelos professores formados como um meio de formular questões e obter respostas diretas, ou seja, foi pouco utilizado para realizar trocas com os pares ou para buscar respostas comuns; b) esta ferramenta apresenta-se como um meio complementar da formação presencial, constituindo-se num espaço de acompanhamento individualizado e institucionalizado de iniciação na profissão de professor; c) o fórum permite que sejam formuladas questões no momento em que os problemas surgem, ou antes mesmo que surjam, mas as trocas entre os pares e a co-construção de saberes é pouco evidenciada.

Além destas três constatações, Charrat et al (2007) observaram que os professores participantes se colocam muito mais como espectadores do que como falantes (autores), o que significa dizer que os professores das escolas acompanhados em seu início de carreira frequentemente observavam as atividades, mas pouco participavam ativamente. Os resultados dessas pesquisas foram importantes para orientar nossa análise do fórum criado para discussão entre os professores da disciplina de Metodologia de Ciências e os tutores da formação investigada. A partir desta definição do “corpus” de nossa pesquisa, buscamos:

• Investigar as funções e os usos do espaço fórum em uma plataforma virtual de formação de professores a distância, na disciplina de Metodologia de Ciências Naturais.

• Analisar os traços de atividades da interação entre professores e tutores no fórum, de modo a verificar a) a frequência das intervenções realizadas por estes atores durante o desenvolvimento das atividades ao longo do semestre; b) as formas de interação; c) a qualidade dos conteúdos das interações (mensagens) e suas características.

(5)

2. Metodologia de análise dos fóruns: um olhar sobre os traços de atividades dos participantes

Como abordagem metodológica para análise das interações entre professores e tutores no fórum citado anteriormente, definimos aquela proposta por Bruillard et al. (2006), apresentada num estudo de Charrat et al (2007). Esta abordagem permite dividir a análise de um fórum em três tempos: a) Enumeração; b) Modelização das interações por “fio de atividade”; c) Análise do conteúdo das mensagens.

A enumeração consiste em uma análise descritiva da frequência de utilização dos diferentes espaços e ferramentas da plataforma. Por meio desta categoria foi possível realizar uma análise quantitativa e qualitativa da participação dos professores e tutores na plataforma, com o intuito de verificar a frequência das intervenções realizadas por estes atores durante o desenvolvimento das atividades ao longo do semestre. O levantamento destes dados se torna viável, pois a plataforma Moodle permite que ao navegarmos sobre os perfis dos participantes possamos acessar o relatório de suas atividades. Neste, são detalhados a quantidade de consultas dos participantes aos diferentes espaços da plataforma, compreendendo o número de visitas e de postagens de mensagens. Analisamos, somente, a quantidade de visitas e de postagens do fórum da disciplina de Metodologia de Ciências.

A modelização das interações por fio de atividade é uma reconstrução das interações escritas deixadas pelos participantes nos fóruns. Analisa-se cada tema de discussão em função das mensagens que são postadas, da pessoa que inicia a discussão, daquelas que respondem a esta iniciativa e da forma (qualidade) desta resposta, por exemplo: fazer uma pergunta, inserir um colega na conversa etc.

Depois de realizar a modelização das mensagens, foi estabelecida uma tipologia dos usos e mensagens do fórum investigado para analisar o conteúdo e a qualidade destes.

O fio de discussão utilizado para análise compreendeu vinte e oito intervenções – de professores e tutores – durante um período de três meses. A principal dificuldade encontrada durante a análise dos dados se deveu ao fato de que as formações do tipo híbrido pressupõem alguns momentos presenciais, os quais não fizeram parte dessa pesquisa. Deste modo, nos concentramos basicamente nos traços de atividade deixados na plataforma. Conforme Bruillard (2004) a restrição da análise à plataforma constitui-se uma dificuldade metodológica que é observada frequentemente, pois só vemos uma parte do que os participantes fazem, mas não podemos verificar porque fazem e nem o que eles efetivamente compreendem.

Considerando estas restrições, buscamos informações complementares nos documentos existentes na plataforma e via entrevistas informais com a vice-coordenadora do

(6)

curso – que autorizou nosso acesso e pesquisa – e com um dos professores da disciplina de ciências (P1).

3. O fórum da disciplina Metodologia de Ciências: funções, usos e tipos de interação

Os fóruns são concebidos como um recurso assíncrono que permite o diálogo escrito entre os participantes de um curso a distância. No curso analisado, as trocas entre professores da disciplina de Metodologia de Ciências e tutores iniciava-se após ter sido colocado em linha o vídeo-aula e posteriormente ao início das orientações presenciais dadas pelos tutores aos alunos do curso. Como salientamos e, segundo nossa compreensão, o objetivo desta ferramenta foi criar um espaço para colocar os professores da discplinas à disposição dos tutores para tirar dúvidas concernentes aos conteúdos dos módulos e às dúvidas dos estudantes durante os encontros presenciais.

3.1 Participação dos professores e tutores: usos e funções do fórum de Ciências

Ao utilizar como referência a metodologia de análie de utilização dos fóruns anteriomente descrita (Bruillard et al, 2006), realizamos uma análise descritiva e crítica dos dados.

O levantamento dos professores e tutores que participaram das interações nos fóruns de Ciências permitiu elaborar uma tabela dessa participação. Os tutores são classificados em ordem alfanumérica (T1, T2, T3, etc.) e também os professores que dividiram a disciplina de Ciências (P1, P2, P3 e P4). Para realizar a análise quantitativa, consideramos a totalidade de participação aos fóruns de Ciências dos módulos I, II e III, incluindo o de estágio supervisionado.

Tabela 1 - Partipação professores nos fóruns

Fórum Mensagens Em outros tópicos Visitas em outros tópicos Mensagens No seu próprio Fórum Visitas ao se próprio Fórum de Ciências P1 Responsável Módulo Ciências I (fórum parte

1 e 2) e Ciências III (dividido com P2) 0 0 37 6

P2 Responsável Módulo Ciências 1 I (fórum

parte 2) e Ciêncais III (dividido com P1) 0 0 14 8

P3 Responsável Módulo Ciências II 0 0 21 55

P4 Responsável Módulo de Ciências IV –

(7)

Ao analisarmos as interações entre professores da mesma disciplina nos fóruns, constatamos que elas são quase inexistentes. Nas colunas “mensagens e visitas em outros fóruns”, observamos que cada professor trabalha isoladamente com os tutores – ao menos na plataforma. Somente P4 visita um dos fóruns propostos pelos outros professores de Ciências.

Charrat et al (2007), na análise dos tipos de participantes de um fórum, distingue-os em duas categorias: os “falantes” e os “espectadores”. Visualmente, por meio da tabela abaixo, que mostra o número de visitas e o número de postagens escritas nos tópicos da disciplina de Ciências, constatamos, no corpus analisado, a predominância de espectadores, pois mesmo entre os “falantes” há um participação redusida dos tutores. Dezenove tutores dos vinte e oito levantados postaram de uma a cinco mensagens.

Tabela 2 - Número de postagens num período de três meses

Nombre de postages 25 - 21 20 - 16 15 - 11 10 - 6 5 - 1

Nombre de tuteurs 2 T 0 T 2 T 3 T 19 T

Tabela 3 - Atividades dos tutores nos fóruns de Ciências

Tuteurs Mensagens no fórum de Ciências Visitas aos fóruns de Ciências Tuteurs Mensagens no fórum de Ciências Visitas aos fóruns de Ciências T1 10 65 T15 9 35 T2 12 25 T16 6 45 T3 25 42 T17 3 140 T4 5 38 T18 4 41 T5 3 11 T19 5 19 T6 5 41 T20 22 57 T7 1 49 T21 4 16 T8 2 32 T22 3 168 T9 6 37 T23 1 54 T10 6 63 T24 5 45 T11 1 46 T25 3 42 T12 1 52 T26 2 47 T13 1 52 T27 3 102 T14 15 38 T28 1 41 Total 164 1443

(8)

Os resultados indicam a necessidade de investigações mais aprofundadas sobre as razões da reduzida participação dos tutores nos fóruns, o que demandaria a realização de entrevistas e questionários com estes atores para compreender porque eles pouco utilizam o fórum para se comunicar com os professores das disciplinas, visto ser este um canal de comunicação disponibilizado pelo curso para as discussões relativas aos conteúdos, às dúvidas e trocas entre estes profissionais.

3.2 Modo de iniciar a discussão pelos professores

Analisando as primeiras intervenções dos professores em cada tópico criado, obtivemos um total de dezenove postagens. A sistematização destas primeiras interações nos mostra que os professores utilizam basicamente dois tipos de estratégias para iniciar as discussões com os tutores nos fóruns: a) Estratégia 1 – Deixam espaço aberto para que os tutores formulem suas questões e dúvidas; b) Estratégia 2 – Fazem uma pergunta ou demandam as representações dos tutores sobre um tema específico. O gráfico abaixo permite visualizar a preponderância do uso da Eatratégia 1.

Figura 1 - Uso das estratégias em porcentagem

A preponderância da primeira estatégia (74%) confirma o objetivo dos idealizadores do curso de utilizar o fórum para responder as dúvidas dos tutores durante o desenvolvimento das atividades. O papel do professor de ciências é dar apoio aos tutores, mediante solicitação. A participação dos tutores nos fóruns (entre aqueles que realmente participaram) parece ser mais ativa (pelo menos quantitativamente) quando os professores abrem o espaço para que eles possam fazer perguntas. No entanto, estes dados sugerem a importância de verificar a qualidade dessas participações, isto é, quais são os usos que os tutores fazem do fórum criado para a exposição de suas dúvidas sobre os conteúdos da disciplina de Metodologia de

(9)

Ciências? É com o intuito de responder a este questionamento que realizamos a análise qualitativa das utilizações do fórum pelos professores e tutores. Demonstramos, posteriormente, que a participação ativa dos tutores no conjunto de tópicos abertos para debater as questões da disciplina é reduzida face ao número de vezes que eles os visitam. Este dado nos leva a elaborar uma nova questão: A posição passiva do professor – ora recebendo, ora respondendo a uma questão – não contribui para uma posição igualmente passiva dos tutores?

3.3 O papel dos fóruns durante as interações

A impossibilidade de analisar todos os fios de discussão disponíveis nos fóruns de Ciências nos levou a escolher unicamente o primeiro fórum aberto pelo Professor 1 (P1) que visava discutir as questões dos tutores relativas aos Capítulos 1, 2 e 3 do módulo 30. Este módulo tinha como tema central a “História e a metodologia da Ciência” e, como objetivos: refletir sobre as mudanças das ciências da natureza ao longo da história humana e compreender os métodos de investigação e de pesquisa em Ciências. No fórum analisado, o professor utiliza a Estratégia 1 para iniciar as discussões, ou seja, ele demanda aos tutores de escreverem suas dúvidas sobre os conteúdos dos capítulos em questão. Este tópico teve um total de vinte e oito interações (P1 e tutores).

Após uma análise do conteúdo dessas vinte e oito interações, elaboramos algumas categorias – apresentadas a seguir – que evidenciaram alguns tipos de uso dos fóruns pelos professores e tutores. Fazemos questão de pontuar “alguns tipos de uso” porque não analisamos todos os tópicos abertos nos fóruns da disciplina de Metodologia de Ciências. No entanto, deduzimos que a Estratégia do tipo 1 pode conduzir aos seguintes usos:

a) Utilização do fórum por P1

a.1) Responder às questões: O professor responde questões de acordo com a demanda. As respostas são dirigidas para o tutor que fez a questão ou solicitou uma explicação mais pormenorizada.

a.2) Propor novos recursos de apoio didático, para complementar o conteúdo ou responder a uma demanda: O professor fornece recursos complementares para ajudar os tutores a compreender a sua explicação. Os recursos escolhidos por P1

(10)

são, sobretudo, endereços de páginas da Internet que abordam o conteúdo sobre o qual o tutor ainda possui dúvidas.

Exemplo:

(P1- 25/08) – “Veja dois links para as páginas que contêm informações históricas e processos físico-químicos do desenvolvimento de modelos atômicos: http://www.algosobre.com.br/fisica/modelos-atomicos.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_atômico/”.

a.3) Manter contato/oferecer ajuda: O professor se mostra presente e atento ao que escrevem os tutores. Ele dá retorno ao que os tutores escrevem, mesmo se estes últimos entram no fórum apenas para mostrar que estão lendo as discussões ou para relatar as atividades realizadas presencialmente com os alunos do curso. O acompanhamento frequente do fórum faz parte das funções dos tutores e professores.

Exemplo:

(P1 – 24/08) - “Tudo bem, qualquer dúvida estou á disposição”. (P1 à T16 - 5/9) - “Tudo bem, em caso de dúvida, estou aqui”. b) Utilização dos fóruns pelos tutores

b.1) Levantar questões relativas aos conteúdos: Os tutores fazem perguntas na medida em que desenvolvem atividades com os estudantes nos encontros presencias. As questões analisadas se referem aos conteúdos dos capítulos em discussão (Módulo 30 – Capítulos 1, 2 e 3).

Exemplo:

T1 (24/08) “Boa noite professor. Eu tenho dúvidas sobre as questões 01 e 03 das páginas 23 e 24 do capítulo 1. Obrigada”.

b.2) Solicitar explicações mais precisas: Os tutores solicitam maiores explicações aos professores. Estas demandas apresentam nuances diferenciadas:

(11)

b.2.1) Explicação sobre o sentido de um conceito:

Exemplo:

T3 (2/9) – “Professor. Com relação aos modelos atômicos apresentados no capítulo 1, página 24, o que é importante que os alunos compreendam? Obrigada”.

b.2.2) Solicitação de um método para explicar um conceito:

T16 (7/9) – “Olá professor! Eu tenho a mesma dúvida que a minha colega T3. Eu gostaria de uma orientação sobre os modelos atômicos, ou seja, como explicá-los exatamente aos meus alunos? Obrigada”.

É interessante observar que aqueles que solicitam maiores precisões não são necessariamente os mesmos que lançam a questão inicial. T1, que fez a pergunta em 24/08 volta somente uma vez ao fórum para dizer que vai orientar os estudantes e não participa em outros momentos da discussão. A comunicação nos fios de discussão analisados parece se aproximar do tipo quetão-resposta bilateral. Somente T16 faz referência a um colega quando faz sua pergunta, o que indica que ele seguiu a discussão. A mensagem posta posteriormente por este tutor confirma esta afirmação: “Começamos o estudo do módulo e estou acompanhando o fórum. Manterei contatos em caso de dúvida”.

b.3) Relatar as atividades realizadas com os estudantes nos momentos presenciais: Os tutores aproveitam o espaço para dar retornos (feedbacks) ao professor das atividades que realização com os estudantes.

Exemplos:

T4 (2/9) – “Boa noite professor. Começamos os encontros presenciais da disciplina em 24/08 e assistimos aos vídeos . Ontem, dia 01/09, discutimos o capítulo 1. Foi bem participativo. Para o capítulo 2, faremos uma pesquisa de nomes populares de plantas. Para o capítulo 3, achamos melhor assistir ao filme ‘Eu sou uma legenda’. Para os outros capítulos, os alunos farão uma apresentação em duplas. Neste momento não tenho dúvidas”.

(12)

T5 (25/09) – “Olá professor. Estamos lendo os textos e estou fazendo um resumo dos livros para os alunos. Manterei contato se tiver dúvidas”.

b.4) Avaliar a intervenção/atuação do professor no fórum: Com relação à importância do fórum no processo de mediação realizada pelo professor da disciplina de Ciências durante as interações, T16 aproveita este espaço para avaliar a atuação do professor. Este tutor, que havia solicitado uma explicação sobre o modo que deveria explicar o modelo atômico aos estudantes (dia 07/09), regressa um mês depois ao fórum para dar seu testemunho no dia 08/10: “Olá professor. Já concluímos as atividades e as suas respostas às questões colocadas no fórum me ajudaram bastante. Obrigada”. Podemos deduzir que, para aqueles que participam ativamente, o fórum pode ser um importante recurso para a construção de conhecimentos, mesmo se esta aprendizagem se revela mais o resultado de uma aquisição individual do que uma construção de conhecimento compartilhada (Hallium, 2006), pois toma como referência a “explicação” do professor, com pouca ou nenhuma intervenção dos outros tutores.

Por meio dos dados que pudemos analisar, podemos pressupor que os usos do fórum podem ser determinados pelo tipo de estratégia escolhida pelo professor. A impossibilidade de analisar outras interações ao longo do desenvolvimento da disciplina de Metodologia de Ciências limita nossa compreensão com relação às implicações da utilização desta ferramenta durante a formação, mas nos fornece algumas pistas para novas pesquisas sobre o tema.

Resultados

Os resultados da pesquisa e as conclusões aqui apresentadas colocam em evidência uma realidade específica, proporcionando pistas para estudos futuros e a formulação de novas questões sobre a formação de professores para o ensino de ciências – na modalidade de Ensino a Distância - sobretudo no que diz respeito aos usos dos fóruns pelos participantes.

A análise das interações realizadas no fórum – entre professores da disciplina de Ciências e tutores – nos levou a evidenciar uma participação pouco ativa dos tutores, pois mesmo que estes visitem regularmente a plataforma, o fazem, sobretudo, na qualidade de espectadores. Aqueles que participam mais ativamente utilizam esta ferramenta para relatar ou comunicar as atividades realizadas durante os momentos presenciais, utilizando-a minimamente para expor as dúvidas concernentes aos conteúdos específicos da área das

(13)

Ciências Naturais. Compreendemos que é preciso repensar as estratégias escolhidas pelos professores da disciplina de Metodologia de Ciências para fazer evoluir a discussão, de modo que as diferentes representações dos tutores sobre os conteúdos de ciências possam ser trabalhados, no sentido de possibilitar a co-construção de conhecimentos.

A metodologia usada para analisar os fóruns se demonstrou pertinente para identificar e compreender as funções e usos dos fóruns no curso analisado. Contudo, o tempo destinado a esta pesquisa limitou a compreensão do conjunto de interações entre os professores e os tutores. No mais, nós concluímos ser necessária a realização de entrevistas mais pontuais com os professores e tutores envolvidos com a disciplina, de modo que pudéssemos ter elementos mais precisos para avaliar as implicações da modalidade de formação de professores a distância, mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

A análise dos usos e funções do fórum como espaço de interação entre os professores de Metodologia de Ciências e tutores nos permitiu compreender que estes últimos utilizam o fórum principalmente para levantar e responder questões colocadas pelos professores. Os tutores interagem minimamente entre si, pois sua participação é geralmente dirigida ao professor. O tipo de comunicação é, sobretudo, bilateral (questão-resposta). Se a discussão não evolui ou se ela apresenta controvérsias, é sempre a palavra do professor que é tida como referência. Tais observações nos levam a concluir que há necessidade de que a formação de professores a distância, mais do que ensinar os conteúdos disciplinares, busque o desenvolvimento da autonomia e do saber-aprender em colaboração.

Em suma, este estudo de caso confirma que o caminho ainda não está traçado, mas nos sugere diferentes pistas para pesquisas futuras e demonstra a importância de aprofundar as pesquisas no campo da formação em Ciências de professores do Ensino Fundamental, na modalidade a distância.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivro, 2005.

BARON, G.L. ; BRUILLARD, E. (dir.). Technologies de communication et formation d'enseignants: vers de nouvelles modalités de professionnalisation? Lyon: INRP, 2006.

BARON, G.L. ; BRUILLARD, E. (dir.). Quels apprentissages dans des communautés d'enseignants en ligne? Réflexions méthodologiques et perspectives, 2004. Disponível em: http://www.stef.ens-cachan.fr/annur/bruillard/GLB_EB_communautes.pdf

(14)

BRUILLARD, E. Travail et apprentissage collaboratifs à distance en formation d’enseignants. Quelques repères. In : BARON, G.L. ; BRUILLARD, E. (dir.) (2006). Technologies de communication et formation d'enseignants : vers de nouvelles modalités de professionnalisation? Lyon : INRP, 2006.

BRUILLARD, E., CLOUET, N. & FOUÉNARD, S. Contribution à l'analyse de forums de discussion : éléments de méthodologie et résultats. In G. L., Baron & E., Bruillard (dir.). Technologies de communication et formation des enseignants. Paris: Institut National de Recherches Pédagogique, 2006, pp. 181-197

BUZATO, M. El K. (2001). Sobre a necessidade de letramento eletrônico na formação de professores: O caso Teresa. Dans G. C. Loni, P. Souza; R. E. V. Lopes et E. G. Pagotto (Org.), Lingüística e ensino: novas tecnologias (p. 229-267). Blumenau: Nova Letra, 2001.

CANDOR, S. Au cœur de l’EAD : le tuteur. Les Dossiers de l’Ingénierie éducative, n° 38, mars, 2002, pp. 65-67. Disponível em: http://www.cndp.fr/DOSSIERSIE/38/065067II.pdf Acesso em 22/01/2013.

CHARRAT, F. et. al. Analyse des échanges et du scénario de communication sur un forum d’accompagnement à distance de l’entrée dans le métier des professeurs des écoles. In Lamy, Mangenot, Nissen (coord., 2007) Actes du colloque Echanger pour apprendre en ligne (EPAL). Grenoble, 7-9 juin 2007. Disponíve em: http://w3.u-grenoble3.fr/epal/actes.html Acesso em 22/01/2013.

COMPTE, C. Le renouvellement de l’accès aux savoirs : vers une véritable ingénierie pédagogique. Les trois âges de la FOAD, (pp. 53-72). In : BOUYAHI, S. ; SALEH, I. (Dir.) Enseignement ouvert et à distance : épistémologie et usages, Paris : Lavoisier, 2004.

DENIS, B. Quels rôles et quelle formation pour les tuteurs intervenant dans des dispositifs de formation à distance? Distances et savoirs, vol. 1, 2003. Disponível em: http://www.cairn.info/revue-distances-et-savoirs-2003-1.htm Acesso em: 05/10/2012.

HALLIUM, C.D. Processus collaboratifs dans les formations hybrides d’enseignants. In: BARON, G.L. ; BRUILLARD, E. (dir.) (2006). Technologies de communication et formation d'enseignants : vers de nouvelles modalités de professionnalisation ? Lyon : INRP, 2006. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

Referências

Documentos relacionados

O modelo matemático que representa o comportamento físico do VSA é composto por equações diferenciais ordinárias cujos principais coeficientes representam parâmetros

Para estudar as obras de José de Albuquerque e saber como e quais foram as influências na construção de seu discurso sobre a necessidade da educação sexual, vimos necessário

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo

Los alumnos a los que convencionalmente se dirige la educación especial son los niños y jóvenes con retraso mental, dificultades de aprendizaje, trastornos emocionales y

As ramificações foram mais freqüentes na região apical (17%), menos freqüente no corpo da raiz (8,8%) e ainda menor na base radicular (1,6%). Canais laterais foram encontrados

Neste capítulo, procuraremos propor uma maneira correta da utilização do cinema em sala de aula de forma que não apenas as aulas sejam enriquecidas, mas que também os alunos tenham

Sendo assim, este estudo irá propor uma solução para a seguinte problemática: é possível validar um modelo de tomada de decisão empregando a técnica Fuzzy-TOPSIS, com os critérios