• Nenhum resultado encontrado

Prévia da inflação oficial é a menor para março desde 2012, diz IBGE. Desemprego chega a 8,2% e tem a maior taxa para fevereiro desde 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prévia da inflação oficial é a menor para março desde 2012, diz IBGE. Desemprego chega a 8,2% e tem a maior taxa para fevereiro desde 2009"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Prévia da inflação oficial é a menor para março

desde 2012, diz IBGE

G1.COM

O Índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, recuou de 1,42% em fevereiro para 0,43% em março, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (23). Em relação ao mês de março, é o índice mais baixo desde 2012, quando ficou em 0,25%.

Desemprego chega a 8,2% e tem a maior taxa

para fevereiro desde 2009

G1.COM

O desemprego no Brasil atingiu 8,2% em fevereiro, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE) nesta quarta-feira (23). É a maior taxa para o mês desde 2009, quando chegou a 8,5%. Considerando todos os meses, é a mais elevada desde maio de 2009, que registrou 8,8%.

Com decreto, conta de luz deve ficar mais cara

FOLHA.COM

O consumidor brasileiro passará a pagar pelas linhas de transmissão de baixa tensão da região da Amazônia Legal, de acordo com decreto publicado pelo governo ontem no Diário Oficial da União. A medida deve baratear as contas de luz da região Norte do País e, por outro lado, encarecer a dos consumidores de todo o País. Segundo o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, atualmente, as linhas de transmissão da rede básica, pagas pelos consumidores de todo o País, são aquelas com tensão igual ou acima de 230 kV (quilovolt), e são construídas por transmissoras. As linhas com tensão inferior são pagas pelos consumidores da própria região onde cada distribuidora atua.

Tombini avisa que juro não vai cair agora

FOLHA.COM

Brasília - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou ontem que as expectativas de inflação precisam cair mais para que seja possível reduzir a taxa básica de juros, que está em 14,25% ao ano desde julho. Tombini disse que não será necessário esperar que o IPCA (índice de preços ao consumidor) chegue aos 4,5% em 2017 para que isso ocorra, mas afirmou que não há como cortar a taxa neste momento. "Não preci-samos esperar até o ano que vem, mas para o processo de distensão é necessário que as expectativas dos agentes estejam mais baixas do que estão hoje", afirmou.

(2)

Nesta terça-feira (22), a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, assumiu a presidência do Conse-lho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (CMERT). Depois de um ano no cargo, Zildo Costa, também conselheiro do Sesc PR, transmitiu o comando da entida-de. A vice-presidência do Conselho ficou a cargo do secretário executivo do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), Laércio Leonardo de Araújo.

O CMERT é o órgão governamental responsável pelo debate e aprovação de temas que envolvem o mundo do trabalho em Curitiba. “Mesmo com a crise que afeta o país o nosso setor de comércio, bens, ser-viços e turismo ainda é o maior empregador do estado e do país. o trabalho do conselho é de extrema importância para mantermos o equilíbrio dos negócios, uma vez que pre-cisamos ter diálogo através das três partes interessadas, que é o poder público, o em-pregador e o empregado, temos que andar juntos”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

O Conselho foi fundado em 1995, conta com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores e governo estadual. “O estatuto do CMERT tem

vá-rias missões, mas algumas delas merecem destaque, como a capacitação e formação profissional do trabalhadores, melhorando assim a inserção no mercado de trabalho. Além disso temos a competência de acom-panhar a aplicação do fundo de amparo ao trabalhador”, ressaltou a presidente Gina Paladino.

A cerimônia de posse aconteceu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e contou com a presença do presiden-te, Darci Piana; do secretário municipal do Trabalho e Emprego, Fernando Guedes, além de conselheiros e convidados.

Fecomércio PR sedia posse da presidência do

Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho

Autoridades durante cerimônia de posse da presidência do CMERT

Da esquerda para a direita: O presidente da Fecomércio PR, Darci Piana; o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Fernando Guedes, a presidente do CMERT, Gina Paladino; o ex-presidente do CMERT e conselheiro do Sesc PR, Zildo Costa, e o vice-presidente do CMERT, Laércio Leonardo de Araújo

(3)

O Sesc Bahia foi sede do lançamento da 19ª edição do projeto Palco Giratório, no dia 16 de março. Na ocasião, o Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador, concentrou colaboradores de todos os departamentos regionais da entidade, artistas e jornalis-tas convidados. Realizado há 19 anos pelo Sesc, o Palco Giratório é um dos maiores projetos de circulação artística do país e passará, neste ano, por 145 cidades do Bra-sil – 18 delas paranaenses.

A atriz Maria Alice Vergueiro, com 50 anos de carreira no teatro brasileiro, é a ho-menageada do circuito especial do projeto deste ano. A sua peça, “Why the horse?”, foi apresentada durante o lançamento do Pal-co Giratório. “Estou muito feliz por estamos estreando em Salvador e por poder partici-par de um projeto tão importante. Não vejo a hora de começar a rodar o Brasil, a expec-tativa está alta”, declarou a atriz de 81 anos. Vergueiro recebeu flores no palco das mãos do ator baiano Jackson Costa, ladeada por integrantes da sua companhia, a Pândega de Teatro.

De acordo com o diretor regional do Sesc Bahia, José Carlos Boulhosa Baquei-ro, “é um orgulho para o Regional ter sido escolhido como anfitrião. O Palco Giratório é um projeto fundamental para o Programa Cultura do Sesc Bahia”, lembrando que, so-mente em 2015, os espetáculos que passa-ram pelo Estado fopassa-ram assistidos por apro-ximadamente 35 mil pessoas.

O presidente em exercício do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, citou a democratização da cultura que o Sesc proporciona. “O Palco Giratório passa por cidades do interior da Bahia carentes de todo tipo de entretenimento. A chegada dos espetáculos a cidades como Paulo Afonso, Jequié e Santo Antonio de Jesus, todas com menos de 150 mil habitantes, são an-siosamente aguardadas”, declarou durante a abertura.

O diretor de Educação e Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Paulo de

Camargo, ressaltou que além da experiên-cia de imersão cultural, há também os as-pectos logísticos que enriquecem o circuito de espetáculos. “No contexto que o projeto é realizado, temos toda uma tecnologia de itinerância, que resulta numa arquitetura so-fisticada, construída com muito cuidado ao longo de todo esse tempo, e que fica como herança para o patrimônio cultural do país. É isso que faz o Palco ser um projeto tão grandioso”, afinca.

No Paraná

O espetáculo ‘Why The Horse?’ é um dos destaques da programação paranaen-se do Palco Giratório. Ele paranaen-será apreparanaen-sentado em Curitiba, nos dias 27 e 28 de agosto no

Teatro do Sesc da Esquina, com ingressos gratuitos. Outro destaque paranaense, é o espetáculo infantil de formas animadas O Rato, da Pivete Cia de Arte, de Curitiba – uma das 20 companhias selecionadas pela curadoria nacional do projeto, que irá circu-lar de norte a sul do país. O Rato também será apresentado no Estado, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Matinhos, no Hotel Sesc Caiobá.

Ao todo, sete espetáculos irão circular pelo Paraná, com apresentações em 18 ci-dades. Além da capital a ação de descen-tralização do Palco Giratório levará espe-táculos para: Apucarana, Campo Mourão,

Palco Giratório inicia temporada 2016

com evento em Salvador

O ator e apresentador Jackson Costa homenageia a atriz Maria Alice Vergueiro e atores da Cia Pândega de Teatro após o espetáculo ´Why The Horse?´, que abriu a circulação nacional na Bahia e estará no Paraná em agosto

Continua na próxima pág.

Foto: Sidney Rochar

(4)

trão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Tole-do e Umuarama. Ações formativas também estão programadas em 17 municípios do Estado, paralelamente às apresentações.

A analista da Gerência de Cultura do Sesc PR, Ana Hupfer, representou o re-gional paranaense durante o lançamento

é único em sua dimensão pelo alcance e curadoria, sendo o mais importante em di-fusão e circulação de artes cênicas do país. “Todo encontro nacional do Palco Giratório é renovador. Ainda que em seu conceito e estrutura o projeto seja gigante, é no impac-to que este tem sobre as pessoas que mais se vê o resultado desse trabalho. No lan-çamento pudemos contar com o relato de

Giratório ou sempre sonharam com essa possibilidade. O discurso é de reverência e de reconhecimento a esse projeto e à expe-riência única que ele proporciona tanto para a cadeia artística brasileira, como para seu público. Os números, por mais exuberantes que sejam, chegam a quase perder o brilho diante da transformação cultural e social em cada recanto do país”, observa.

Ontem (22), o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, recebeu a visita do fundador do Museu do Som Independente (MUSIN), Manoel J. De Souza Neto.

O encontro teve como objetivo estabe-lecer parceria entre as entidades, a fim de promover o desenvolvimento de uma po-lítica cultural para o setor musical através de pesquisas e preservação da memória da música no Paraná. Foram discutidas a criação e desenvolvimento de um catálogo, uma fonoteca e um site para a produção musical paranaense, utilizando o acervo do MUSIN.

A proposta será analisada pela Divi-são de Educação e Cultura do Sesc e pela Fecomércio PR.

Visita à Fecomércio PR

Da esquerda para a direita: O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva; analista da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Georgeana Barbosa de França; e o fundador do Museu do Som Independente (MUSIN), Manoel J. De Souza Neto

Entre os dias 15 de março e 15 de abril, o Fórum dos Procons Paranaenses, entidade representativa dos órgãos de defesa do con-sumidor municipais do Estado do Paraná, re-aliza o movimento “Renegociação de Dívidas”, com descontos de multas e juros para

consu-midores inadimplentes junto ao comércio. Para aderir à iniciativa, sindicatos filia-dos devem contatar as empresas de sua base, pautar seus interesses em participar do projeto e enviar ofício ao Procon local informando a cidade onde se localiza o

for-necedor, pessoa responsável para atendi-mento e as condições de dívidas vencidas. A proposta faz parte da programação criada para a Semana do Consumidor, com atividades diferenciadas em várias cidades do Estado.

Fórum dos Procons Paranaenses

promove Renegociação de Dívidas

(5)

Na quarta-feira (30), às 19h, inicia o portfó-lio de palestras do Co-mércio em Movimento, da unidade Sesc Cen-tro, em Curitiba. A Arte de Fazer Acontecer é o primeiro tema a ser apresentado. A ação faz parte da programação

do eixo Educação “Tempo de Ideias” e é di-recionada ao público comerciário. Com uma linguagem contemporânea e prática a ação abordará a importância da inovação basea-da na criativibasea-dade em tempos difíceis.

São 40 vagas disponíveis e a participa-ção é gratuita. Os interessados devem rea-lizar inscrição pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesc Centro ou pelos telefones (41) 3304-2311 / 3304-2312.

Comércio em Movimento: A Arte de fazer Acontecer é

tema de palestra aberta do eixo Educação

No sábado (19) teve inicio no município de Telêmaco Borba o curso de Automa-quiagem. As aulas serão ministradas pela instrutora Adriane Ligia de Almeida, nos meses de março e abril. Estiveram presen-tes na abertura do curso o técnico de rela-ções com o mercado, Jessé Gutierre. Já na quinta-feira (21) começou o curso Básico de Maquiagem no município de Imbaú.

Os cursos estão sendo realizados pelo Senac Ponta Grossa em parceira com as pre-feituras dos municípios. No primeiro semestre de 2016 a previsão é que a região receba 35 novas turmas na área de gastronomia, ges-tão, comércio, informática e artes.

Senac e Secretária de Assistência Social de

(6)

O Senac Curitiba finalizou, nos dias 15 e 16 desse mês, duas turmas de Con-feiteiro. No total, 21 profissionais prontos para o mercado de trabalho encerram o curso. Durante as aulas os estudantes participaram de disciplinas como

Inte-gração e Orientação Profissional; Saúde e Segurança no Trabalho; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Técnicas e Práticas de Salgados, e Técnicas e Práti-cas de Doces.

No encerramento os alunos prepararam

uma mesa de doces para aplicar a teoria na prática e comemorar a finalização do curso. As próximas turmas estão programadas para os meses de maio e junho. Maiores informações podem ser sanadas pelo site www.pr.senac.br/curitiba.

Turmas de Confeiteiro encerram curso em Curitiba

Estão abertas as inscrições para o cur-so de Assistente Administrativo no Senac Apucarana. As aulas têm inicio no dia 4 de abril e serão realizadas segundas e quar-tas-feiras das 19h00 às 22h15.

Os alunos serão capacitados para pres-tar apoio administrativo em atividades de gestão de pessoas, logística, marketing, comercialização, finanças e jurídico de uma organização. A programação do curso inclui técnicas de controle e organização do fluxo de documentos, encaminhamento de solici-tações, atendimento ao cliente.

Os interessados devem ter idade míni-ma de 15 anos e o primeiro ano do Ensino Médio. Para inscrições e mais informações acesse: www.pr.senac.br/Apucarana ou li-gue 0800 643 6346.

(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Segundo Cerqueira (2004) não só as escolas têm um papel importante no desenvolvimento das capacidades e criação de competências nestes jovens, também o.. mundo

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

Darcy Ribeiro  Prédio 5  CEP 39401-089 Montes Claros/MG  Fone: (38)3229.8246e-mail: concurso.docente@unimontes.br.

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Foi evidenciado que o posto mantém uma sistemática preventiva para não contaminar o solo e as águas subterrâneas, por meio da avaliação trimestral do solo e do