• Nenhum resultado encontrado

em revista Debates promovem o aperfeiçoamento do Preparo Profissional do Vigilante Nova Gestão da ABREVIS para o Triênio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "em revista Debates promovem o aperfeiçoamento do Preparo Profissional do Vigilante Nova Gestão da ABREVIS para o Triênio"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NESTA EDIÇÃO:

Debates promovem o

aperfeiçoamento do Preparo

Profissional do Vigilante

Nova Gestão da ABREVIS para

o Triênio 2012-2015

página

2

página

3

Sempre aqui

página 7

Leitura

página 8

Associados

Aclamada nova Diretoria da

FESESUL

página

6

Prevenção de ocorrências é o

foco da Segurança Privada

(2)

ABREVIS

em revista

A LÓGICA CORPORATIVA E O

CRESCIMENTO CONTÍNUO DO

PODER DA JUSTIÇA DO TRABALHO

Victor Saeta de Aguiar

Diretor da ABREVIS

Percival Maricato

Maricato & Associados

ABREVIS em revista

|

2

|

maio / junho 2012

O

crescimento do número de reclamações trabalhistas e consequentemente do or-çamento e da máquina necessária para julgá-las continuará acontecendo na medi-da em que se multiplicam as leis e a diversimedi-dade de benefícios aos trabalhadores, continuam crescendo o valor das condenações e principalmente, através da lógica corporativista e da criatividade ditada pelo viés anti empresarial da Justiça do Trabalho.

A lógica corporativista fica claro quando se sabe que a Justiça do Trabalho, até poucos anos atrás, julgava apenas relações de emprego, ou seja, onde havia vínculo trabalhista. No entanto, quando proposta a EMENDA 45 no Congresso, a ANAMATRA, espécie de sindicato dos juízes, destacou diversos deles, de todos os estados da federação para fazerem lobb y em Brasília, por sua aprovação. Pela referida emenda a JT estendia seu poder de julgar também as todas as ações que discutissem relações de trabalho, independente de terem ou não vínculo de emprego, assim como todas que envolvessem sindicatos, contratos de representação comercial, indenizações por acidentes de trabalho e etc.

Em termos de criatividade, podemos citar as condenações das empresas não previstas em lei, tais como o dano social, o assédio processual, assédio moral, a inversão de valores usada para condenar em dano moral (condenar as empresas por seus funcionários serem vítimas de crimi-nosos, o que ocorre devido a inoperância do Estado, por exemplo). Estas inovações ampliam o leque de ações e condenações possíveis e cresce a cada dia.

O crescimento do valor das condenações é outra realidade. No caso de pequenas e até de médias empresas, as condenações são de tal vulto que os empresários tentam pagá-las dando as empresas aos ex empregados e estes não aceitam, pois os valores ficam bem maior. No caso de restaurantes, há dezenas de exemplos.

Muitas dessas condenações exageradas resultam de reclamações onde o valor pleiteado é sempre delirante, fantástico, surreal, mas a empresa por algum motivo não comparece ou não se defende como deveria. Evidente que isso serve de atração para muitas outras reclamações fantasiosas, pois é mais barato e a chance é muito maior que no caso dos bilhetes de loteria e de outro lado, se desmentido o golpe, nada acontece com os golpistas.

Quanto as leis, as convenções coletivas, os benefícios dados ao trabalhador, muitos são ne-cessários e justos, outros frutos da irresponsabilidade e demagogia de políticos em cumplicidade com lideranças de sindicatos e entidades profissionais. É o que se constata em dezenas de proje-tos de lei que prevêem a contratação obrigatória, jornada de até 4 horas e salário de marajá para diversas categorias. O resultado é um cipoal de normas, privilégios e a total insegurança jurídica para o investidor.

Temos pois, de um lado, os juízes se queixando do excesso de trabalho, o que realmente exis-te, mas de outro lutando apaixonadamente para aumentar sua competência e seu poder. Nada mais natural, como acontece em qualquer corporação. O problema é que a JT não é corporação, apesar de agir como uma delas, é um órgão do Poder Judiciário e como tal deveria se conduzir.

(3)

março/abril 2011

|

3

|

Revista SESVESP ABREVIS em revista

|

3

|

maio / junhol 2012

triênio 2012-2015

N

o dia 26 de junho passado, foi realizada a aclamação da nova Diretoria Executiva e Con-selho Fiscal da ABREVIS, uma vez que apenas uma chapa (“Segurança Participativa”) foi inscrita no processo eleitoral.

Edson Rodrigues (Executivo do SESVESP), Felipe Villarinho (Adv. do SESVESP), Adelar Anderle (Consultor da ABSESP), José Adir Loiola (Pres. SESVESP/ABSESP), Vagner Jorge (Datasafe), Ricardo Tadeu Corrêa (Pres. da ABSEG), José Jacobson Neto (Pres. da ABREVIS), Aguinaldo Pedroso (Suporte), Cel. Clodomir Ramos Marcondes (Power), Ronaldo Toneloto (Protege), Gelson Passolongo e Natanael Cruvinel de Souza (Infratec), Cel. Francisco Lopes (Pres da ABCFAV), Paulo Rogério Rizo (Macor), e Autair Iuga (Pres. do SEMEESP) na aclamação da nova diretoria

Assim, a nova diretoria é composta por:

Presidente José Jacobson Neto GP/SP

1º VP Urubatan E. Romero North Segurança/CE

2º VP Mário Baptista de Oliveira Protege/SP

REGIONAL NORTE

VP José Pacheco Ferreira Visam/AM

VP Adjunto Oziel Matos Carneiro Saga/PA

REGIONAL NORDESTE

VP Agostinho Rocha Gomes Preserve/PE

VP Adjunto Antonio V. Pereira Filho Sacel/SE

REGIONAL CENTRO-OESTE

VP Angelo Roberto Jacomini Sawage/MT

VP Adjunto Arquimedes Gonzaga Gonçalves Mega/MS REGIONAL SUDESTE

VP Frederico Carlos Crim Câmara Hércules/RJ

VP Adjunto Gibson de Souza Leite CJF/MG

REGIONAL SUL

VP Ivan Zanardo Onseg/SC

(4)

ABREVIS

em revista

ABREVIS em revista

|

4

|

maio / junho 2012

FINANCEIRO

Diretor Lelivaldo Benedicto Marques Power/SP

Dir. Adjunto Flávio Sandrini Baptista Verzani & Sandrini/SP

ADMINISTRATIVO

Diretor João Eliezer Palhuca Evik/SP

Dir. Adjunto Silvio Renato M. Pires Portoalegrense/RS

CONSELHO FISCAL

Presidente Aguinaldo Pedroso da Silva Suporte/SP

Titular Ricardo Tadeu Correa Iron Valinhos/SP

Titular Soely Ferraro Barcellos Loyal/SP

Suplente Ari Luís Favero Dal Bem MD/RS

Suplente Raimundo N. Rodrigues Coelho Transvig/RR

Suplente Domingos Alcântara Gomes Cefor/MA

DIRETORIA

Assuntos Jurídicos Frederico Junqueira Scorpions/SP

Rel. do Mercado Amauri de Oliveira Soares Master Security/SP

Rel. Internacionais Victor Saeta de Aguiar Pentágono/SP

Pequenas Empresas Orlando Guerreiro Maia Polonorte/AM

Escolta Autair Iuga Macor/SP

Seg. Eletrônica Marcos Félix Loureiro Vigserv/ES

Cursos Cel. Francisco Lopes Ideal/SP

Assuntos Legislativos João Batista Diniz Junior Cadiz/SP

Com. Social e Eventos Marco dos Santos Suhai Suhai/SP

Suplente Wagner Aparecido Alves Treze Listas/SP

Suplente Rafael Cavalcanti Prudente 5 Estrelas/DF

Suplente Bruno Leão Torres Nordeste Alagoas/AL

Suplente Raimundo Nonato C. da Silva Transexcel/AM

Suplente Luiz Ermes Bordin Ondrepsb/SC

Suplente Marcelo Daniel Guimarães Curi Transegur/RJ

Em seu discurso de posse, José Jacobson Neto,Presidente da ABREVIS, disse que a entidade “é um dos braços auxiliares da AB-SESP. Hoje, a associação está em um novo cenário com a entrada de Paulo Lacerda, nos-so Diretor Executivo, com a ajuda também de Adelar Anderle, Consultor da ABSESP. Queremos representar dignamente o nos-so segmento. A ABREVIS é a mãe de todas as entidades de classe patronais, assim sua responsabilidade sempre será muito grande. Vamos juntos mais três anos para melhorar o nosso segmento e ter uma representati-vidade melhor. Essa é a nossa meta. Sendo reconduzido pela quarta vez à presidência, a minha responsabilidade é muito grande”.

Cel. Clodomir Ramos Marcondes, que coordenou o processo eleitoral da ABREVIS, e José Jacobson Neto, Presidente da entidade

(5)

ABREVIS em revista

|

5

|

maio / junho 2012

J

á há algum tempo, estabeleci como uma ati-vidade fundamental na minha agenda, uma rotina de visitas comerciais a clientes e tam-bém a prospects do mercado de Seguran-ça Privada. Descobri que as informações coletadas na “rua”, diretamente por mim, são diferentes dos feedba-cks que recebo, em maior ou menor grau. Isso acontece porque cada um de nós carrega dentro de si uma série de experiências que alteram a interpretação dos dados, como filtros, focando mais para uma determinada infor-mação e bloqueando outras. Também existem proble-mas de comunicação, que chamamos de ruídos. Muitas vezes, esses ruídos distorcem o significado da mensa-gem entre o interlocutor e o seu receptor, fazendo com que a mensagem recebida seja diferente da enviada.

Nesses últimos meses, em visita a alguns prospects, tive a oportunidade de falar um pouco sobre o mercado de Segurança Privada, e principalmente, de ouvir como está a percepção em relação ao nosso segmento. Nes-sa troca de experiências, identifiquei em alguns poucos contratantes, um padrão de comportamento equivoca-do e uma imagem errônea equivoca-do mercaequivoca-do de Segurança Privada, que até então eram desconhecidos para mim.

Esses contratantes externaram que furtos e assaltos, às suas empresas e/ou estabelecimentos, são inevitá-veis e o que o grande papel da Segurança Privada seria o de auxiliar as suas organizações após a ocorrência con-sumada, atuando no atendimento e apoio burocrático às vítimas, como relações públicas com as autoridades policiais competentes e finalmente no processo de inves-tigação. Percebi também que os contratantes que apre-sentaram esse comportamento, carregam fortemente dentro de si essa afirmação, quase como um paradigma.

Sabemos que não existe sistema de segurança 100% infalível, haja vista a especialização das quadri-lhas, seu crescente nível de escolaridade e sua capa-cidade criativa, mas a grande verdade é que o foco da Segurança Privada está na prevenção, exatamente o oposto do que acreditam esses contratantes.

Atuar preventivamente é atuar de forma pró-ativa, criando um sistema integrado de segurança, com equipes de vigilância, equipamentos de segurança eletrônica e a adoção de normas e procedimentos, es-tabelecendo barreiras de proteção para impedir e/ou dificultar ao máximo uma tentativa de furto ou assalto, fazendo muitas vezes com que os criminosos se sintam

desestimulados, desistindo da operação e elegendo outro alvo com menor nível de proteção.

Para atuar de maneira correta, as empresas de Segurança Privada precisam desenvolver uma sólida estrutura operacional, que possibilite a análise dos fatores de risco de seus clientes e a sua constante adequação. Outro ponto fundamental é estruturar um programa periódico de treinamento, não somente da equipe de vigilância que atua diretamente no cliente, mas também dos líderes e supervisores. Toda essa estrutura, de atuação preventiva, requer além de um investimento financeiro considerável, um enorme e ininterrupto esforço operacional.

Os contratantes que apresentam esse comporta-mento, que acreditam nesse paradigma de que o mais importante é o apoio disponibilizado depois de concre-tizada a ocorrência, foram em algum momento no pas-sado, induzidos a crer que essa era maneira correta de atuação da Segurança Privada, provavelmente porque estavam contratando serviços de empresas sem a es-trutura mínima necessária para desenvolver correta-mente um sistema integrado de segurança ou porque não tinham interesse ou recursos para investir no mer-cado, afinal, é muito mais complexo e oneroso trabalhar de forma preventiva.

Esses contratantes assumem uma postura arrisca-da em relação a segurança dos seus estabelecimentos, e principalmente, em relação à vida das pessoas que o frequentam. Se o resultado dessa ação criminosa for “somente” um furto ou roubo, é razoavelmente possí-vel administrar as suas consequências, entretanto se houver uma ação mais agressiva e violenta, onde vidas foram perdidas, ou onde a imagem da empresa ficou comprometida perante a imprensa, público e acionis-tas, dificilmente será possível conter os prejuízos, que na certa, ultrapassarão em muito, medidas preventivas que poderiam ter sido adotadas antecipadamente.

Em situações onde esses poucos contratantes ainda acreditam nesse paradigma, somente através de uma sólida argumentação sobre as atividades de segurança e sobre as suas possibilidades de atuação, é que será possível conscientizá-los que o mercado de Segurança Privada é muito mais amplo, abrangente e eficiente, e que seus profissionais estão totalmente capacitados a desenvolver sistemas integrados de segurança que atuem preventivamente.

da Segurança Privada

Por Gabriel Tinoco *

* Gabriel Ribeiro Tinoco é Administrador de Empresas pela PUC-SP, MBA em Direção de Segurança Empresarial pela Universidade Comillas de Madrid – Espanha, MBA em Gestão Estratégica de Segurança pela Universidade Anhembi-Morumbi

(6)

ABREVIS

em revista

E

m 3 de agosto

passado, foi

realizada uma

reunião da

FE-SESUL, em

Montevidéu, Uruguai.

Nesta reunião houve a

troca de diretoria para os

próximos dois anos. O novo

presidente é o Sr. Hugo

Gar-cia Correale, da CESI -

Uru-guay, que foi eleito por

acla-mação.

Victor Saeta de Aguiar

foi re-eleito para o cargo de

diretor-financeiro da

enti-dade.

Dentre os planos da

FE-SESUL, está o de se

con-seguir mais países para se

associarem e neste rumo a

nova diretoria encetará

es-forços junto aos países não

alinhados. Hoje a

CEMA-RA, câmara que congrega

a segurança eletrônica da

Argentina está inserida no

contexto da FESESUL, e é

intenção da diretoria buscar

os setores envolvidos com a

segurança privada para se

associarem e fortalecerem

a entidade, buscando-se

assim mais condições de

operar como ponto de apoio

à atividade no Cone Sul do

Continente.

A FESESUL é a única

enti-dade internacional do setor a

ter identidade fiscal

comple-ta, estando sua sede

admi-nistrativa registrada no

Bra-sil, na cidade de São Paulo.

Sua presidência é rotativa

e sempre é eleita de acordo

com decisão unânime dos

sócios, demonstrando total

entendimento das câmaras

dos paises associados.

Aclamada nova Diretoria da FESESUL

ABREVIS em revista

|

6

|

maio / junho 2012

Foto histórica da Gestão 2012-2014

Uma das prioridades da nova gestão é fortalecer a entidade através da adesão de novos sócios.

A FESESUL é a única entidade internacional do setor a ter identidade fiscal completa

(7)

ERA UMA VEZ MIL VEZES - O BRASIL DE

TODOS OS VICIOS

Gaudêncio Torquato

O objetivo deste livro é propiciar uma leitura mais vertical sobre a cultura política dos Trópicos a partir de recortes analíticos ex-traídos dos textos do autor publicados nos últimos 10 anos. Sem ordem cronológica, eles foram agrupados em cinco capítulos ‘Sé-culo XXI a democracia em crise’; ‘Brasil os ‘ismos’ da República’; ‘O sistema institucional’; ‘A política como espetáculo’ e ‘Abrindo as portas do amanhã’.

2666

Roberto Bolaño

Maior sucesso latino-americano em escala mundial desde Gabriel García Márquez, Roberto Bolaño conso-lidou-se na direção contrária de seu predecessor, apre-sentando, em lugar da literatura fantástica que notabili-zou o autor de “Cem Anos de Solidão”, um realismo cru, de humor sardônico e pessimista. É nessa chave que se desenrola 2666. Fiel aos dois principais temas que atravessam toda a obra do autor chileno - violência e li-teratura -, o livro é composto de cinco romances, inter-ligados por dois dramas centrais: a busca por um autor recluso e uma série de assassinatos na fronteira México-Estados Unidos. A primeira história narra a saga de quatro críticos europeus em busca de Benno von Archimboldi, um escritor alemão recluso do qual não se conhe-cem fotos. Na segunda, há a agonia de um professor mexicano às voltas com seus problemas existenciais. O terceiro romance conta a história de um jornalista esportivo que acaba se envolvendo com crimes cometidos contra mulheres da cidade de Santa Teresa, no México (ficcionalização de Ciudad Juárez). Na quarta e mais extensa das partes do livro, os crimes de Santa Teresa são narrados com a frieza e o distanciamento próprios da linguagem jornalística das páginas policiais. E finalmente, na quinta história o leitor é conduzido de volta à Segunda Guerra, tornando-se testemunha do passado misterioso de Benno von Archimboldi.

Apesar do tamanho monumental - a edição espanhola de 2666 tem mais de mil páginas -, a trama enigmática mantém o leitor em estado de suspen-são até as últimas palavras, quando só então o autor oferece a solução que permite compreender o conjunto do livro. Recheado de reflexões sobre a natureza do mal, a relação entre cultura e violência e, de quebra, a situação do intelectual latino-americano, 2666 é um livro inteligente, surpreendente e de leitura fácil. Não por acaso, fez uma carreira tão assombrosa no con-texto da crítica internacional e entrou para o rol dos grandes fenômenos li-terários da atualidade.

ABREVIS em revista

|

7

|

maio / junho 2012

2º VP Mário Baptista de Oliveira Protege/SP REGIONAL NORTE

VP José Pacheco Ferreira Visam/AM VP Adjunto Oziel Matos Carneiro Saga/PA REGIONAL NORDESTE

VP Agostinho Rocha Gomes Preserve/PE VP Adjunto Antonio V. Pereira Filho Sacel/SE REGIONAL CENTRO-OESTE

VP Angelo Roberto Jacomini Sawage/MT VP Adjunto Arquimedes Gonzaga Gonçalves Mega/MS REGIONAL SUDESTE

VP Frederico Carlos Crim Câmara Hércules/RJ VP Adjunto Gibson de Souza Leite CJF/MG REGIONAL SUL

VP Ivan Zanardo Onseg/SC VP Adjunto Claudio Roberto Laude Rudder/RS FINANCEIRO

Diretor Lelivaldo Benedicto Marques Power/SP Dir. Adjunto Flávio Sandrini Baptista Verzani & Sandrini/SP ADMINISTRATIVO

Diretor João Eliezer Palhuca Evik/SP Diretor Adjunto Silvio Renato M. Pires Portoalegrense/RS CONSELHO FISCAL

Presidente Aguinaldo Pedroso da Silva Suporte/SP Titular Ricardo Tadeu Correa Iron Valinhos/SP Titular Soely Ferraro Barcellos Loyal/SP Suplente Ari Luís Favero Dal Bem MD/RS Suplente Raimundo N. Rodrigues Coelho Transvig/RR Suplente Domingos Alcântara Gomes Cefor/MA DIRETORIA

Assuntos Jurídicos Frederico Junqueira Scorpions/SP Rel. do Mercado Amauri de Oliveira Soares Master Security/SP Relações Internacionais Victor Saeta de Aguiar Pentágono/SP Pequenas Empresas Orlando Guerreiro Maia Polonorte/AM Escolta Autair Iuga Macor/SP Seg. Eletrônica Marcos Félix Loureiro Vigserv/ES Cursos Cel. Francisco Lopes Ideal/SP Assuntos Legislativos João Batista Diniz Junior Cadiz/SP Com. Social e Eventos Marco dos Santos Suhai Suhai/SP Suplente Wagner Aparecido Alves Treze Listas/SP Suplente Rafael Cavalcanti Prudente 5 Estrelas/DF Suplente Bruno Leão Torres Nordeste Alagoas/AL Suplente Raimundo Nonato C. da Silva Transexcel/AM Suplente Luiz Ermes Bordin Ondrepsb/SC Suplente Marcelo Daniel Guimarães Curi Transegur/RJ

ABREVIS EM REVISTA

Órgão oficial da Associação Brasileira de Empresas de Vigilância e Segurança – Abrevis Rua Bernardino Franganiello, 691 – CEP 02512-000 São Paulo - SP – Tel/Fax: (11) 3858-7360

Diretor Responsável

Victor Saeta de Aguiar

Editora e Jornalista Responsável

Lilian Ferracini – MTB 27029 – aci@sesvesp.com.br

Revisão: CN Editorial e Serviços Ltda. A redação da Abrevis em revista não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em matérias assinadas por colaboradores

(8)

EMPRESAS ASSOCIADAS

ABREVIS

ABREVIS em revista

|

8

|

maio / junho 2012

ALAGOAS

Nordeste Alagoas Vigilância e Transp. de Valores Ltda.

AMAZONAS

Amazon Security Ltda.

ESP Especializada em Segurança Polonorte Segurança da Amazônia Ltda. Prosegur Brasil S/A

Transexcel Segurança e Transporte de Valores Ltda. Visam Vigilância e Segurança da Amazônia

CEARÁ

CADP Segurança e Vigilância Ltda. CSN Corpo de Segurança do Nordeste North Segurança Ltda.

SERVIS Segurança e Serviços Ltda.

DISTRITO FEDERAL

5 Estrelas Sistema de Segurança Ltda.

ESPÍRITO SANTO

Vigserv - Serviços de Vigilância e Segurança Ltda. Visel Vigilância e Segurança Ltda.

VSG Vigilância e Segurança Em Geral Ltda.

MATO GROSSO

Integral Segurança e Vigilância Patrimonial Ltda. Sawage Empresa de Segurança e Vigilância Ltda.

MATO GROSSO DO SUL

Mega Segurança Ltda.

Suporte Serviços de Segurança Ltda.

MINAS GERAIS

C.J.F. de Vigilância Ltda.

Space Vigilância e Segurança Ltda.

PARÁ

Puma Serv. Especializado em Vig. e Transp.Val. S/C Ltda Saga Serviços de Vigilância Ltda.

PERNAMBUCO

Liserve - Serviço de Vigilância Ltda.

Preserve - Segurança e Transporte de Valores Ltda.

RIO DE JANEIRO

Hercules Vigilância e Segurança Ltda.

Husky Assessoria de Seg. e Serviços de Vigil. Ltda. Transegur Vigilância e Segurança Ltda.

RIO GRANDE DO SUL

MD Serviços de Segurança Ltda. Mobra Serviços de Vigilância Ltda. Portoalegrense de Vigilância Ltda Rudder Segurança Ltda.

SELTEC Vigilância Especializada Ltda. Vigitec Segurança Ltda.

RONDÔNIA

Transeguro Transporte de Valores e Vigilância Ltda.

RORAIMA

Transvig Transporte de Valores e Vigilância Ltda.

SANTA CATARINA

Ondrepsb Serviços de Guarda e Vigilância Ltda. Onseg Serviços de Vigilância e Segurança Ltda.

SERGIPE

Sacel Escola de Formação e Aperfeiçoamento ao Tiro Ltda. Sacel Serviço de Vigilância e Transporte de Valores Ltda. União Segurança Patrimonial Ltda.

SÃO PAULO

Adarga Serviços de Segurança e Vigilância Ltda. Alerta Serviços de Segurança Ltda.

Assegur Vigilância e Segurança Ltda. Belfort Segurança de Bens e Valores

Blue Angels Seg. Privada e Transporte de Valores Ltda. Cadiz Segurança e Vigilância Ltda.

Capital Serviços de Vigilância e Segurança Ltda Centurion Segurança e Vigilância Ltda.

Comando Segurança Especial S/C Ltda. Copseg Segurança e Vigilância Ltda. Cygnus Patrimônio Serviços de

Empresa de Seg. Bancária Domingues Paes Cia. Ltda. Empresa Nacional de Segurança Ltda.

Engefort Sistema Avançado de Segurança Ltda. Engeseg Empresa de Vigilância Computadorizada Ltda. Escolta Serviços de Vigilância e Segurança Ltda. Essencial Sistema de Segurança Ltda.

Ethics Serviço de Vigilância e Segurança Ltda. Evik Segurança e Vigilância Ltda.

Fort Knox Sistemas de Segurança S/S

Garantia Real Empresa de Segurança S/C Ltda. Gocil Serviços de Segurança e Vigilância S/C Ltda. GP Guarda Patrimonial de São Paulo S/C Ltda. Graber Sistemas de Segurança Ltda.

Grasp Sistemas e Comércio Ltda. Haganá Segurança Ltda.

Ideal Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes Impacto Serviços de Segurança Ltda.

Infratec Segurança e Vigilância Ltda. Iron Segurança Especializada Ltda. Loyal Serviços de Vigilância Ltda. Macor Segurança e Vigilância Ltda. Mão Forte Vigilância e Segurança Ltda. Master Security Segurança Patrimonial Ltda. Metropole Segurança e Vigilância Ltda. MS Serviços de Segurança Privada Ltda. Muralha Segurança Privada Ltda.

Orpan - Org. Panamericana de Segurança Patrimonial Ltda. Pentágono Serviços de Segurança Ltda.

Plansevig Planej. Segurança e Vigilância S/C Ltda. Port Segurança Especializada Ltda

Power Segurança e Vigilância Ltda. Prevenção Vigilância e Segurança Ltda. Proevi - Proteção Especial de Vigilância Ltda. Protege S/A Proteção e Transporte de Valores

RRJ - Transporte de Valores, Segurança e Vigilância Ltda. Scorpions Centro de Formação de Vigilantes S/C Ltda. Security Vigilância e Segurança Ltda.

Serv. Esp. de Seg. e Vig. Internas Sesvi de São Paulo Ltda. Soldier Segurança S/C Ltda.

Souza Lima Segurança Patrimonial Ltda. SP Interseg Sistemas de Segurança Ltda. Starseg Segurança Empresarial Ltda. Suhai Segurança e Vigilância Ltda. Suporte Serviços de Segurança Ltda. Suprema Segurança Patrimonial Ltda. TAE Segurança Privada Ltda.

Top Premium Segurança e Vigilância Ltda. Treze Listas Segurança e Vigilância Ltda. Vanguarda Segurança e Vigilância Ltda. Verzani & Sandrini Segurança Patrimonial Ltda.

Referências

Documentos relacionados

Quando se fala do risco biotecnológico como uma comunicação que viabiliza a formação de uma multiplicidade de estados internos em diversos sistemas sociais, pode-se perceber a

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Aos alunos das turmas de Recursos Hídricos em Geografia (20111) e Análise Ambiental II (20112) pela oportunidade de aprendizado com os estágios de docência. Ao Geógrafo e

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da redução de nutrientes e energia suplementada ou não com fitase para frango de corte na fase 14 a 24 dias de idade