• Nenhum resultado encontrado

Van der Neut Fundaão da Família. Figura 7 Jaap (esquerda) e ministro da Igreja Reformada Ebenezer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Van der Neut Fundaão da Família. Figura 7 Jaap (esquerda) e ministro da Igreja Reformada Ebenezer"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

“As estrelas brilham em todos os lugares”

A experiência de imigração de Jacob van der Neut, parte 3

Por Jennie van der Neut, filha

Introdução

Esta é a terceira edição do nosso boletim. Por meio desses boletins, gostaríamos de mantê-lo informado das atividades da Fundação Van der Neut Family. Nesta edição: As estrelas brilham em todos os lugares 1 As estrelas brilham em todos os lugares 2 Introdução:

Ruud van der Neut

(Secretário) 3 Leendert Gerritsz van der Neut 3 Pieter van der Neut

Fomos capazes de rastrear. 4 Karin van der Neut

(Fundação da família de pesquisa )

5

Colofão 5

Pesquisa 5

Van der Neut Fundaꞔão da Família

Nenhuma história sobre a imigração de Jacob (Jaap) e Jannie para o Canadá em 1951 estaria completa sem mencionar o papel da Igreja Reformada Holandesa.

A Igreja Reformada Holandesa mais próxima ficava a 14 km em Stoney Creek, Ontário. Estávamos lá todos os domingos de manhã e Jaap, meu pai, voltava para o culto de domingo à noite. Em mo-mentos diferentes, ele era idoso, diretor do Programa da Escola Dominical, líder de estudos bíbli-cos e pregador substituto quando o ministro estava ausente. A Igreja era um ponto focal muito importante, uma fonte importante da comunidade e conexão com outros imigrantes holandeses, muitos dos quais se torna-ram amigos ao longo da vida.

A Igreja era um local de culto, mas para famílias de imigrantes, acredito que a comunidade da Igreja também substituiu seus parentes tão distantes na Holanda.

Jannie teve sorte, porque uma de suas irmãs imigrou para Brighton, Ontário, a cerca de três horas de carro de Grimsby, onde morávamos. Todos nós amamos visitas de verão, com piqueniques e viagens à praia.

A primeira viagem de Jaap de volta ao 'país antigo' foi 10 anos depois que eles chegaram ao Cana-dá. A primeira viagem de volta de Jannie foi em 1968, 17 anos depois de sua chegada em 1951. As ligações para o exterior eram uma vez por ano no Ano Novo ou quando alguém morria. As cartas eram a principal maneira de manter contato. Lembro-me de minha mãe escrevendo cartas todos os domingos à noite, enquanto meu pai ia à igreja para o segundo culto do dia, que ela sabiamente ignorava.

Volume 2 1ª edição Março 2020

Figura 8 Jaap (à direita) Diretor do Programa da Escola Dominical visita a sala de aula

Figura 7 Jaap (esquerda) e ministro da Igreja Reformada Ebenezer

(2)

A noite e nos fins de semana, Jaap estudava programação de computadores porque acreditava que "os computadores eram o caminho do futuro". Isso levou a uma oportunidade de emprego em Montreal. Lá fomos em 1968, para Quebec, uma província de língua francesa e católica, chegando no inverno. O intrépido Jaap e Jannie estavam praticamente começando tudo de novo. E a Igreja Holandesa em Montreal era muito pequena, então essa fonte de conexão e comunidade não era mais a mesma.

Aos 12 anos, achei emocionante mudar para uma parte completa-mente diferente do Canadá. Mas para Jaap e Jannie, esse foi out-ro grande desafio, desta vez mais tarde na vida, com três filhos. Jaap havia aprendido a programação de computadores, mas tra-balhava com pessoas que tinham diploma universitário o campo. E sua saúde estava piorando.

Em 1974, Jaap e Jannie voltaram para Ontário, que falava inglês, para St. Catharines, onde Jaap administrava uma filial da empresa em que tra-balhava, Crane Canada. Em 1976, Jannie teve um derrame súbito aos 53 anos, o que a deixou em uma cadeira de rodas. Ela teve que receber cuidados de longo prazo. Jaap ia ao hospital todas as noites após o tra-balho para vê-la e cuidar dela. Ela morreu de um segundo derrame em 1978. Alguns anos depois, Jaap teve que fazer diálise, ainda trabalhando em período integral, por causa de insuficiência renal. Ele teve a sorte de fazer um transplante de rim aos 59 anos, o que lhe proporcionou uma melhora muito na saúde por 10 anos. Um dos efeitos colaterais dos medicamentos anti-rejeição é um risco aumentado de câncer; o câncer de pulmão tirou a vida aos 69 anos. Ele permaneceu alegre, com um sorriso interior que combinava com o sorriso externo até o fim.

É difícil dizer se a imigração foi uma boa ideia ou não. Não foi uma vida fácil. De certa forma, ser pobre foi um presente quando aprendemos a desenvoltura, a resiliência e a alegria dos desafios enfrentados. De outras maneiras, nunca ter muito dinheiro era limitador e assustador; nós sempre estávamos perto do limite.

E, no entanto, acho que meus pais eram corajosos, diligentes, autoconfi-antes, engenhosos e positivos. Eles não aceitaram as limitações impostas

a eles por tempo, local ou circunstância pessoal. Tenho certeza de que se eles não tivessem saído da Holanda, eles se arrependeri-am de não ter feito isso.

O governo holandês incentivou os jovens a sair por causa da escassez de moradias; eles disseram que tudo ficaria bem, afinal, 'Estrelas brilham em todos os lugares' eles disseram em suas apresentações. As estrelas brilham por toda parte, isso é verdade, mas a população da Holanda cresceu 7,2 milhões de pessoas depois que meus pais partiram em 1951 e todas essas pessoas hoje abrigam em algum lugar da Holanda. Acho que Jaap e Jannie e muitos outros não estavam com vontade de esperar. Eles tinham vidas jovens para seguir em frente e foi exatamente isso que eles fizeram!

Se você deseja receber nossos boletins por e-mail, informe seu endereço de e-mail.

Envie uma mensagem para informatie@familiestichting-vanderneut.nl

Figura 9 Brincando na neve, Montreal, Quebec

(3)

Leendert Gerritsz van der Neut

Os descendentes de Gerrit (Geraldo) van der Neut que vivem no Brasil estão neste ra-mo. Gerrit (Geraldo) van der Neut nasceu em Amsterdã em 23 de maio de 1888. Em 8 de fevereiro de 1919, ele foi registrado em São Paulo, Brasil. Gerrit é filho de Gerrit van der Neut, nascido em 26 de julho de 1820 em Nederhorst den Berg e Suzanne Moen, nascida em 18 de março de 1864, em Broek, em Waterland. Os ancestrais mais distan-tes desse ramo remontam a Leendert van der Neut e Marrigje Jans, ambos nascidos em Reeuwijk no ano de 1625.

Gerrit (Geraldo) van der Neut casou-se com Elizabeth (Elza) Bosch. Os filhos deste casamento são:

Willy van der Neut, Ernesto van der Neut, Emilia van der Neut e Sofia van der Neut 1

Willy van der Neut é casado com Erna Becker. Os filhos deste casamento são:

Alfredo van der Neut, Valdir van der Neut, Elias van der Neut e Mario van der Neut 2-

Ernesto van der Neut casado com Maria Gotelinski

Os filhos desse casamento são: Carlos van der Neut, Helena van der Neut, Ernani van der Neut e Odette van der Neut.

3-

Alfredo van der Neut casado com Maria Helena Turczyn.

Os filhos deste casamento são: Anselmo van der Neut, Monica van der Neut e Alison van der Neut.

Rob van der Neut nos forneceu uma atualização digital de sua árvore genealógica, que colocamos como um item separado em nosso banco de dados. Como Fundação da Família, estamos muito satisfeitos com isso. Rob também está procurando vínculos entre os vários ramos de nossa família. Sua publicação pode ser encontrada na Genea-logie Online, que inclui os documentos disponíveis. Referência: GeneaGenea-logie Online; Ge-nealogie Leendert Gerritsz van der Neut. Árvore genealógica Leendert Gerritsz van der Neut. Por exemplo, clique em Jan Leendertsz van der Neut, os documentos também podem ser vistos.

Selecione e edite por:

Rob van der Neut.

Registrado a pedido de

Robert van der Neut,

nascido em Amsterdã

em 28 de março de

1946, residente em

Lei-derdorp, filho de Henri

van der Neut e Maria

Gardina Koedijk.

Registro da CBG Heraldry. nr .: 277

Meu nome é Ruud (Rudi) van der Neut, tenho 57 anos, sou casado com Ingeborg e temos dois filhos juntos, Lars e Sven. Há quase um ano, também sou o avô orgulhoso de nosso primeiro neto, Manouk. Meus pais (Teun e Nelly) são ambos de Bodegraven, o lugar onde, segundo a minha árvore genealógica, todos os 'Neuts' nasceram a partir de 1570. Sou o primeiro filho nascido fora de Bodegraven, em Hoogland, perto de Amersfoort. Eu moro em Putten no Veluwe desde 1984. Após meus estudos e 14 meses de serviço mili-tar, iniciei minha carreira no mundo das viagens. Após 10 anos, mudei para serviços fi-nanceiros, primeiro como funcionário e desde 2016 como empresário independente. Meu filho Lars também trabalha em nossa empresa agora. Desde jovem, sempre fui es-portivo, primeiro futebol e depois andava de bicicleta. Mas também gosto de vários tipos de esporte. Sou membro da associação da família Vanderneut desde a sua fundação. Minha esposa e eu desfrutamos muitos em família. Por algum tempo, fui membro do conselho e aprendi outra perspectiva. Agora que a associação foi reiniciada, decidi me comprometer a ser o secretário da nova fundação da família van der Neut que Willem van der Geest fundou no ano passado. Nós dois acreditamos que ainda existem muitas oportunidades para aprender mais sobre Van der Neuts. Acreditamos que o espírito que procuramos deve estar em uma colaboração mundial, auxiliada pelas mídias sociais e pela Internet. O entusiasmo dos primeiros contatos internacionais é promissor. Queremos usar nosso tempo livre da maneira mais eficiente possível, com reuniões real-izadas apenas para tomada de decisão. Willem já fez muitos trabalhos preparatórios, produziu alguns boletins e enviou cartas introdutórias a Van der Neuts. Já estamos gostando. Você tem interesse em nos apoiar? Ajuda de qualquer tipo é mais que

bem-vinda, Willem terá prazer em lidar com isso. Eu gostaria de me despedir por enquanto, até mais tarde.

Introdução: Ruud van der Neut ...

(4)

Piet van der Neut, nascido em 10 de fevereiro de 1926 em Bodegraven, casou-se com Adriana Beijeman em 27 de julho de 1950 em Bodegraven. Eu conheci no final dos anos 80, conheci Piet, um homem que passava muito tempo em genealogia. Piet e eu tivemos muito contato com a pesquisa; tivemos muitas trocas e discussões sobre isso. Falei com Piet pouco antes de sua morte, em 26 de outubro de 1995. Durante nossas conversas, conversamos sobre o que aconteceria com os arquivos. Piet e eu tivemos a mesma opinião sobre isso, e arquivamos. Enquanto isso, eu já havia entrado em contato com Rob Alkemade, arquivista Rijnstreek Woerden E.O. Abaixo você pode ver as conexões do agência em que Piet van der Neut está.

Pieter van der Neut nasceu em 10 de fevereiro de 1926 em Bodegraven, ZH, NLD e morreu em 26 de outubro de 1995 em Bodegraven, ZH, NLD. Ele se casou com Adriana Beijeman, filha de Cornelis Beijeman e Gijsje Oosterwijk em 27 de julho de 1950 em Bodegraven, ZH, NLD. Ela nasceu em 12 de março de 1929 em Bodegraven, ZH, NLD e morreu em 6 de abril de 2012 em Bodegraven, ZH, NLD.

Pieter é o filho de:

Albertus van der Neut, nascido em 28 de janeiro de 1897 em Bodegraven, ZH, NLD e morreu em 28 de fevereiro de 1983 em Gouda, ZH, NLD. Ele se casou com Johanna Jacoba Bijleveld, filha de Hermanus "Herman" Bijleveld e Jannetje van Ginhoven em 24 de abril de 1924 em Alphen a / d Rijn, ZH, NLD. Johanna nasceu em 27 de outubro de 1901 em Oudshoorn e morreu em 3 de fevereiro de 1943 em Gouda, ZH, NLD.

Albertus é filho de:

Pieter van der Neut nasceu em 28 de setembro de 1869 em Bodegraven, ZH, NLD e morreu em 21 de agosto de 1943 em Bodegraven, ZH, NLD. Casou-se com Cornelia Laffree, filha de Willem Fredrik Laffree e Annigje van Ingen, em 5 de agosto de 1892 em Bodegraven, ZH, NLD. Ela nasceu em 21 de novembro de 1860 em Bodegraven, ZH, NLD e morreu em 13 de junho de 1915 em Bodegraven, ZH, NLD. Ele se casou com Agnes van Noort em 9 de abril de 1920 em Bodegraven, ZH, NLD. Ela nasceu em 1 de março de 1872 em Leiden, ZH, NLD e morreu em Bodegraven, ZH, NLD. Pieter é o filho de:

Klaas van der Neut nasceu em 23 de julho de 1826 em Bodegraven, ZH, NLD e morreu em 10 de agosto de 1884 em Bodegraven, ZH, NLD. Casou-se com Catharina Elisabeth Roothuizen em 2 de janeiro de 1858 em Bodegraven, ZH, NLD. Ela nasceu em 20 de outubro de 1834 em Benschop, UT, NLD e morreu em 4 de fevereiro de 1907 em Bodegraven, ZH, NLD.

Klaas é filho de:

Teunis van der Neut nasceu em 13 de junho de 1788 em Bodegraven, ZH, NLD e morreu em 21 de junho de 1843 em Bodegraven, ZH, NLD. Ele se casou com Johanna Goor 1808. Ela nasceu antes de 1785 em Bodegraven, ZH, NLD e morreu em 19 de janeiro de 1853 em Bodegraven, ZH, NLD.

Teunis é o filho de:

Pieter van der Neut, falecido em 17 de dezembro de 1826 em Bodegraven, ZH, NLD. Casou-se com Cornelia Nieuwenhuis em 8 de outubro de 1780 em Bodegraven, ZH, NLD. Ela nasceu por volta de 1751 em Delft, ZH, NLD e morreu em 12 de outubro de 1829 em Bodegraven, ZH, NLD.

Pieter é o filho de:

Teunis Dirkse van der Neut nasceu por volta de 1726 e morreu em 24 de fevereiro de 1814 em Bodegraven, ZH, NLD. Casou-se com Adriaantje Pieterse Spijker em 26 de março de 1747 em Bodegraven, ZH, NLD. Ela faleceu em 20 de novembro de 1794 em Bodegraven, ZH, NLD.

Teunis Dirkse é o filho de:

Dirk Pietersz van der Neut morreu em 6 de outubro de 1765 em Nieuwkoop, ZH, NLD. Casou-se com Lijntje Jacobs Hindevelt em 18 de maio de 1710 em Benschop, UT, NLD. Ela faleceu em 5 de outubro de 1775 em Nieuwkoop, ZH, NLD.

Isso é até onde traçamos a linhagem de Pieter van der Neut.

Pieter e eu nos reunimos com Dirk Pietersz van der Neut e Lijntje Jacobs Hindevelt. A partir daqui, continuamos, assim como Ruud, Andrea, Jan, Willem, Hennie, Rob, Levinus, Albert Jan, Sjaak (Izaak, Johannes) e Anke até o ano de 1560/1570, período em que Jan van der Neut nasceu.

Estas são as linhagens diretas acima. Através da família Hoetmer, da qual Jennie van der Neut é descendente, vemos que Jennie também entra na filial de Jan pela linha feminina. Jennie descende diretamente de Claes van der Neut, nascida por volta de 1515.

(5)

Desde janeiro de 2020, a fundação da família também ganhou uma pesquisadora, Karin van der Neut, casada com Paul van der Neut. Karin já estava trabalhando na árvore genealógica de seu nome de família e também começou a trabalhar na árvore genealógica de Paul. Nós da fundação da família van der Neut gostaríamos de dar as boas-vindas a Karin. Karin já adicionou à árvore da fundação da família os descendentes dos pais de Paul, Theodorus Marinus van der Neut e Chris-tine Jeanette Sommer. A família em que Paulo cresceu, teve 7 filhos. Esta filial data de 1760, Jan van der Neut e Neeltje van der Woude (n). Naturalmente, estamos curiosos sobre a origem de Jan van der Neut e Neeltje van der Woude (n).

Geração 1

1. Jan van der Neut nasceu por volta de 1760. Casou-se com Neeltje van der Woude (n) 1792 em Langeruigeweide, ZH, NLD. Ela faleceu em 28 de março de 1842 em Boskoop, ZH, NLD.

Filhos de Neeltje van der Woude (n) e Jan van der Neut:

2. Teunis van der Neut Nascimento: 15 de maio de 1793 Reeuwijk, ZH, NLD Morte: 17 de agosto de 1826 N. Waddinx veen

ii Adriana van der Neut Nascimento: 16 de abril de 1801 Reeuwijk, ZH, NLD Casamento: Pieter van der Stam, 11 de maio de 1823, North Waddinxveen

iii Gerarda van der Neut, batizada em Langeruigeweide em 16 de dezembro de 1807. Geração 2

2. Teunis van der Neut nasceu em 15 de maio de 1793 em Reeuwijk, ZH, NLD e morreu em 17 de agosto de 1826 em N. WaddinxVeen. Casou-se com 2 Maria Oliehoek, filha de Cornelis Oliehoek e Wilhelmina Klaase Smits, em 19 de maio de 1815 em Waddinx Veen, NLD. Ela nasceu em 1793 em Rijswijk, ZH, NLD e morreu em 27 de abril de 1823 em N. Waddinxveen.

Filhos de Teunis van der Neut e Maria Oliehoek:

i Johannes van der Neut Nascimento: 25 de abril de 1817 N. Waddinxveen Morreu: 3 de setembro de 1817 N. Waddinxveen

ii Cornelis van der Neut Nascimento: 25 de abril de 1817 N. Waddinxveen Morte: 28 de abril de 1817 N. Waddinxveen iii Jan van der Neut Nascimento: 11 de outubro de 1818 N. Waddinxveen Morte: 23 de outubro de 1843 Boskoop, ZH, NLD

3. Cornelia van der Neut Nascimento: 8 de agosto de 1820 N. Waddinxveen Morte: 18 de agosto de 1884 Oudshoorn 4. Willem van der Neut Nascimento: 14 de janeiro de 1822 N. Waddinxveen Morte: 3 de março de 1878 Boskoop, ZH, NLD

vi Neeltje van der Neut Nascimento: 27 de abril de 1823 N. Waddinxveen Morreu: 5 de abril de 1825 N. Waddinxveen Geração 3

3. Cornelia van der Neut nasceu em 8 de agosto de 1820 em N. Waddinxveen e morreu em 18 de agosto de 1884 em Oudshoorn. Ela se casou com Bernardus Stevens em 31 de julho de 1857 em Oudshoorn. Ele nasceu em 1836 em Oud Gastel, NB, NLD e morreu em (Oudshoorn).

Filho de Bernardus Stevens e Cornelia van der Neut:

i Adriana Stevens Nascimento: cerca de 1863 Casamento de Oudshoorn: Hendrik Kettenes, 18 de abril de 1907, Alphen (ZH), NLD

4. Willem van der Neut nasceu em 14 de janeiro de 1822 em Noord-Waddinxveen e morreu em 3 de março de 1878 em Boskoop, ZH, NLD. Casou-se com Catharina van Hemert, filha de Cornelis van Hemert e Neeltje van Dijk, em 22 de maio de 1845 em Broek, FR, NLD.

Ela nasceu em 17 de julho de 1825 em Bloemendaal e morreu em 5 de dezembro de 1884 em Boskoop, ZH, NLD. Filhos de Catharina van Hemert e Willem van der Neut:

5. Teunis van der Neut Nascimento: 18 de abril de 1846 Boskoop, ZH, NLD Morte: 25 de março de 1937 Gouda, ZH, NL ii Johanna Catharina van der Neut Nascimento: 30 de dezembro de 1849 Boskoop, ZH, NLD

6.iii Cornelis van der Neut Nascido em: 30 de agosto de 1868 Boskoop, ZH, NLD

(6)

Volendamlaan 768

2547 CM the Hague

The Netherlands

Telefoon: +31(0)703097321

Gsm : +31(0)628424020

E-mail: informatie@familiestichting-vanderneut.nl

Se você quiser saber mais, consulte

https://www.familiestichting-vanderneut.nl

Willem van der Geest.

Secretário

Ruud van der Neut

Tesoureiro Posição vaga

Embaixador

(H/M)

Australia

Posição vaga

Embaixador

(H/M)

Brazil

Monica van der Neut

Embaixador

(H/M)

Canada

Jennie van der Neut

Embaixador

(H/M)

of the Netherlands

Ingrid van der Neut

Embaixador

(H/M)

South Africa

Nico van der Neut

Tradução para o inglês por:

Jennie van der Neut

Tradução em português por:

Monica van der Neut

Van der Neut Fundaꞔão da Família

Bank: ING bank

Tnv: Familiestichting van der Neut

Iban: NL16INGB0009302905

BIC nbr: INGBNL2A

Se você deseja apoiar nosso trabalho / pesquisa, uma doação pode ser transferida para a conta bancária aci-ma. No exterior, você precisará usar o BIC nbr: INGBNL2A

Como Fundação da Família, pesquisamos nossos antepassados em todo o mundo. Nosso objetivo não é apenas geren-ciar dados e arquivos, mas também compartilhar com todos os van der Neuts interessados. Como criar a árvore gene-alógica mais completa possível. Compartilhando informações por meio de um boletim informativo, publicando um livreto com dados interessantes. Também, histórias agradáveis, bonitas e valiosas, como já lemos uma, escrita por Jennie van der Neut, em três partes, sobre a imigração de seus pais para o Canadá. A história de Ingrid van der Neut, de Ouderkerk aan de Amstel, sobre seu bisavô, que vendeu batatas de barco e mais tarde abriu uma loja em Ouderkerk aan de Am-stel.

Obviamente, também organizaremos dias para mostrar a pesquisa que realizamos, de onde você e nós somos. De qual ramo você vem. No período passado, fizemos muitas adições e melhorias na árvore genealógica. A pesquisa de linha-gem é uma pesquisa que deve ser precisa, o nascimento correto, o casamento e a data da morte são importantes. Nes-ta edição do boletim, conseguimos conecNes-tar o ramo separado de Piet van der Neut. Obviamente, não podemos fazer isso sozinhos e gostaríamos de conhecer pesquisadores da família.

Em resumo:

* pesquisa nas árvores genealógicas das famílias Van der Neut, incluindo pesquisa relativa à crista da família

* a manutenção e promoção de pesquisas para a linhagem da família Van der Neut, cujos antepassados são da região Het Groene Hart / Rijnstreek (Holanda do Sul)

* promover relações amistosas entre todos desta linhagem, incluindo parentes em todo o mundo * promover pesquisa de arquivo para a coleta de dados genealógicos sobre "Van der Neut" * organização de reuniões onde o intercâmbio de informações será o objetivo

* distribuição de publicações de dados e informações relacionadas à linhagem "Van der Neut". * distributing publications of data and information related to the lineage "Van der Neut".

Referências

Documentos relacionados

A compreensão da história natural da epilepsia na infância e a determinação de fatores associados com prognósticos adversos são essenciais para um manejo adequado

Apenas um professor entrevistado se opôs ao uso de lista de exercícios indicando uma ruim estratégia de metodologia (Figura 19), afirmando que embora seja uma

Como salienta Junior, apud Lima & Rosa (2001), diferentemente de outros sistemas baseados em microprocessador, onde cada endereço de memória identifica uma única posição

Conclusion: The present study showed that respiratory muscle strength, pulmonary function, functional independence, and trunk control are reduced in patients diagnosed with

O trabalho organizado por Jacques Revel “Jogos de Escala” parece com- partilhar desta tradição, assim como contribui para legitimar um viés da pesquisa histórica, hoje com

A novena do Espírito Santo é momento privilegiado para contemplar o amor misericordioso de Deus por nós9. É tempo oportuno para retomar as promessas feitas por Deus a nossos

Modelos empíricos utilizam equações lineares e não lineares, sendo que um número significante de artigos tem sido publicado para a avaliação da eficiência de vários

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE, em continuidade às ações voltadas ao seu Programa de Estágio, observados os critérios constantes na Lei Federal 11.788/2008, e nos