• Nenhum resultado encontrado

Informações de segurança Informações importantes sobre segurança

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações de segurança Informações importantes sobre segurança"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PT

Este é o símbolo de alerta de segurança. É utilizado para o alertar sobre possíveis riscos de ferimentos pessoais.

Obedeça sempre a todas as mensagens de segurança que apresentam esse símbolo para evitar possíveis ferimentos ou morte.

AVISO: ao usar um aparelho elétrico, devem sempre ser seguidas precauções básicas,

incluindo o seguinte:

AVISO: para reduzir o risco de ferimentos ou danos materiais, leia e cumpra as precauções

de segurança quando configurar, utilizar e efetuar a manutenção do seu robot.

Este aparelho pode ser utilizado por crianças com idade igual ou superior a 8 anos e por

pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas ou sem experiência e

conhecimento, caso tenham sido supervisionadas ou instruídas quanto à utilização do aparelho

de forma segura e compreendam os riscos envolvidos. Não deixe que crianças brinquem com

o aparelho. A limpeza e a manutenção não devem ser realizadas por crianças sem supervisão.

Informações de segurança

Informações importantes sobre segurança

LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES

GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES

BFP Risco de choque

elétrico Equipamento de classe II Leia o manual do utilizador

Risco de incêndio Apenas para uso

no interior Manter fora do alcance das

crianças

Proteção contra retroalimentação Símbolo geral para reciclagem Indica a polaridade de saída Potência nominal de entrada, CC Potência nominal de saída, CC Unidade de alimentação separada Potência nominal de entrada, CA

(2)

PT

CUIDADO

• Tenha em conta que o robot desloca-se pelos seus próprios meios. Tenha cuidado quando andar na área onde o robot está a funcionar para evitar pisá-lo.

• Não utilize o robot em áreas com tomadas elétricas expostas no chão. • Não utilize este aparelho para apanhar objetos pontiagudos, vidro ou

algo incandescente ou fumegante.

• Se o aparelho passar por cima de um cabo de alimentação e o arrastar, o objeto a ele ligado pode tombar da mesa ou prateleira onde estiver colocado. Antes de utilizar o aparelho, recolha objetos como roupas, papéis soltos, cordões de cortinas ou persianas, cabos de alimentação e outros objetos frágeis.

ADVERTÊNCIA

• Este robot destina-se exclusivamente a utilização em pavimento seco. Não utilize este aparelho para apanhar líquidos derramados. Não permita que o robot ou a estação de carregamento Home Base entrem em contacto com líquidos.

• Não coloque objetos em cima do robot.

• Se os contactos do carregador não forem mantidos limpos, isto poderá impedir que o robot carregue a bateria.

ESTAÇÃO DE CARREGAMENTO HOME BASE™

AVISO

• Não utilize a Home Base com um cabo ou ficha danificados, substitua-os se estiverem danificados.

• Antes de limpar ou efetuar a manutenção do seu robot, desligue-o sempre da Home Base.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

AVISO

• O seu robot não é um brinquedo. Crianças pequenas e animais domésticos devem ser supervisionados quando o robot está em funcionamento.

• Não se sente nem se apoie sobre o robot ou a estação de carregamento Home Base.

• Não utilize carregadores não autorizados. A utilização de um carregador não autorizado pode gerar calor na bateria ou causar fumo, incêndio ou explosão.

• O robot é fornecido com um cabo de alimentação aprovado para a região a que se destina e deve ser ligado apenas a uma tomada CA doméstica normal. Não utilize outro cabo de alimentação. Para adquirir cabos de substituição, contacte o Apoio ao Cliente para garantir a seleção correta do cabo de alimentação específico para o seu país. • Não abra o robot ou a estação de carregamento Home Base.

O aparelho não contém no seu interior peças reparáveis pelo utilizador. Recorra a pessoal qualificado para efetuar as reparações.

• Risco de choque elétrico, utilize apenas em locais interiores secos. • Não manuseie o robot e a Home Base com as mãos húmidas. • O robot deve ser utilizado e guardado exclusivamente em locais

à temperatura ambiente.

• Se a divisão a limpar incluir uma varanda, convém utilizar uma barreira mecânica para impedir o acesso à mesma e assegurar uma utilização segura.

AVISO: indica uma situação perigosa que, se não for evitada, poderá

resultar em morte ou ferimentos pessoais graves.

CUIDADO: indica uma situação perigosa que, se não for evitada, poderá

resultar em ferimentos pessoais de gravidade pequena ou média.

ADVERTÊNCIA: indica uma situação perigosa que, se não for evitada,

poderá resultar em danos materiais.

(3)

PT

lave a área afetada com água em abundância e consulte um

médico. Os módulos de bateria usados devem ser colocados num saco de plástico selado e descartados de forma segura, de acordo com os regulamentos ambientais locais. Devolva as baterias usadas ao seu Centro de Assistência da iRobot local autorizado para serem descartadas.

• As baterias de iões de lítio e os produtos que contêm este tipo de bateria estão sujeitos a rigorosas regulamentações de transporte. Caso seja necessário expedir este produto (com a bateria incluída) para fins de reparação, mudança de local ou outro motivo, é OBRIGATÓRIO consultar a secção de resolução de problemas do manual ou contactar o Apoio ao Cliente para obter as instruções de expedição.

CUIDADO

• A utilização da bateria por crianças deve ser supervisionada. Procure imediatamente ajuda médica se uma célula ou uma bateria forem engolidas.

ADVERTÊNCIA

• Antes de descartar o módulo da bateria, remova-o do robot. • Para obter os melhores resultados, utilize exclusivamente a bateria

de iões de lítio iRobot fornecida com o robot.

• Não utilize baterias não recarregáveis. Utilize exclusivamente a bateria recarregável fornecida com o produto. Para substituição, adquira uma bateria iRobot idêntica ou contacte o Apoio ao Cliente da iRobot para conhecer as opções de bateria alternativas.

• As baterias devem ser descartadas de acordo com a legislação local. • Antes de guardar o robot durante longos períodos de tempo, carregue

e remova a bateria e os acessórios. • Utilize apenas o carregador da bateria incluído para carregar a bateria

iRobot ABL-D1. Outros tipos de bateria poderão rebentar e causar ferimentos. Contacte sempre o Apoio ao Cliente para obter uma bateria de substituição correta. Carregador da bateria modelo 17070: Entrada CA 100-240 V, 50-60 Hz, 0,68 A; 33 W. Saída CC 20,5 V, 1,25 A. • Para impedir que o robot caia pelas escadas, coloque a estação

de carregamento Home Base pelo menos 1,2 metros afastada das escadas.

ADVERTÊNCIA

• O produto não pode ser utilizado com qualquer tipo de transformador de corrente. A utilização de transformadores anula imediatamente a garantia.

• Se viver numa zona propensa a trovoadas, recomendamos que utilize proteção antissobrecargas adicional. Poderá proteger a Home Base do seu robot com um estabilizador de corrente, no caso de ocorrência de tempestades elétricas violentas.

BATERIA

AVISO

• Não abrir, esmagar, aquecer acima de 80 °C ou incinerar. Siga as instruções do fabricante.

• Para evitar um curto-circuito da bateria, não permita que objetos metálicos entrem em contacto com os terminais de bateria ou que a mesma seja submergida em líquidos. Não sujeite as baterias a choques mecânicos.

• Examine periodicamente o módulo de bateria para identificar sinais de danos ou fugas. Pare imediatamente de utilizar a bateria caso existam anormalidades percetíveis, como odor, calor, descoloração ou deformações. Não efetue o carregamento de módulos de bateria danificados ou que apresentem fugas, e não permita que o líquido entre em contacto com a pele ou os olhos. Caso tenha havido contacto,

(4)

1

Para obter mais informações, visite global.irobot.com

PT

Vista da parte inferior

Vista da parte superior

Sensor de toque suave Placa frontal Depósito de resíduos e filtro Pega Contactos de carre-gamento Sensor RCON Janela do sensor de IV Sensor RCON Contactos de carregamento Roda giratória Sensor de desnível Sensor de desnível Sensor de desnível Escova de limpeza de cantos Escovas multissuperfície Sensor de desnível Patilha de desbloqueio do aro da escova Tampas das escovas Depósito de resíduos e filtro

Home Base

Botões e indicadores

Botão Home

Botão de alimentação / CLEAN Indicador de resolução de problemas Indicador da bateria

Botão de limpeza LOCALIZADA Indicador de Wi-Fi

Acerca do robot aspirador Roomba

®

Botão de desbloqueio do depósito

(5)

Guia do Proprietário do Roomba® e5 2

PT

Utilizar o robot aspirador Roomba

®

Nota: o robot vem parcialmente carregado, mas recomendamos que carregue o robot na Home Base durante 3 horas antes de iniciar o primeiro ciclo de limpeza completo.

Nota: antes da limpeza, remova os obstáculos desnecessários do pavimento (por exemplo, vestuário, brinquedos, etc.).

Utilize o robot aspirador Roomba® com frequência para manter os pavimentos bem tratados.

Quando o robot regressa à base para ser recarregado após ter

concluído um ciclo de limpeza, emite uma série de sinais sonoros

para indicar que concluiu o ciclo corretamente.

• Para parar temporariamente o robot durante um ciclo de limpeza, prima CLEAN.

• Para prosseguir com o ciclo de limpeza, prima CLEAN novamente. • Para fazer o robot voltar à Home Base durante um ciclo de limpeza, prima

CLEAN e, em seguida, o botão (Home) no robot, ou prima CLEAN no ecrã principal da aplicação iRobot HOME. Este procedimento termina o ciclo de limpeza.

Nota: quando o robot está a voltar à Home Base, o botão (Início) pisca. • O robot ativa automaticamente o modo Dirt Detect™ quando encontra uma

grande concentração de sujidade ou resíduos.

O robot move-se num movimento em espiral para limpar a área de forma mais profunda. O botão CLEAN começa a pulsar quando o robot ativa o modo Dirt Detect™. Quando terminar, o robot continua a tarefa de limpeza normal.

Posicionar a estação de carregamento Home Base

AVISO: para impedir que o robot caia pelas escadas, coloque a estação de carregamento Home Base pelo menos 1,2 metros afastada das escadas.

Posicione a Home Base numa área aberta e desimpedida

prevendo as seguintes distâncias em torno da mesma:

• Pelo menos 0,5 metros de cada lado da Home Base • Pelo menos 1 metro à frente da Home Base e pelo menos

1 metro afastada de escadas

• À distância mínima de 2,5 metros de barreiras Virtual Wall

• Mantenha sempre a Home Base ligada à tomada e certifique-se de que está numa área com cobertura Wi-Fi® constante para permitir que o robot

aspirador Roomba® receba dados da

aplicação iRobot HOME.

Transferir a aplicação iRobot HOME e estabelecer

ligação à rede Wi-Fi

®

• Ver um vídeo de apresentação geral com instruções sobre como configurar e utilizar o seu robot aspirador Roomba®

• Defina uma programação de limpeza automática e personalizar as personalize de limpeza

• Ativar as atualizações automáticas de software

• Aceda a sugestões, truques e respostas a perguntas frequentes, incluindo como emparelhar o robot aspirador Roomba® com outros dispositivos

inteligentes.

Conheça o seu robot

(6)

3

Para obter mais informações, visite global.irobot.com

PT

Barreira de modo duplo Virtual Wall

®

(compatível

com todos os modelos)

Utilize a Barreira de modo duplo Virtual Wall® para manter o robot nos locais que pretende limpar e fora daqueles que não quer. É criada uma barreira invisível que apenas o robot consegue detetar. Pode deixar o aparelho em posição entre limpezas.

Escolha o modo que se adequa às suas

necessidades:

Modo Virtual Wall: Quando o interruptor está na posição de Virtual Wall ( ), o aparelho cria uma barreira linear para bloquear aberturas até 3 metros.

Nota: Esta barreira torna-se mais larga à medida que se afasta do aparelho (consulte a ilustração).

Acessórios

3 m

60 cm

Modo Halo: mude o interruptor para a posição Halo ( ) para criar uma barreira circular. Este modo impede que o robot se aproxime de zonas que deseja proteger, como o prato de comida dos animais de estimação, uma jarra ou por baixo de uma secretária. A barreira Halo tem um alcance de cerca de 60 centímetros a partir do centro do aparelho.

• Pode utilizar a funcionalidade de limpeza LOCALIZADA para o robot limpar áreas de sujidade específicas. Coloque simplesmente o robot no centro dessa área e prima (limpeza LOCALIZADA). O robot limpa intensamente a área, movimentando-se em espiral para fora numa área com cerca de 1 metro de diâmetro, movimentando-se depois em espiral para dentro para o ponto onde começou.

• Mantenha o robot na estação de carregamento Home Base™ para estar sempre preparado para limpar quando for necessário. Se necessitar de guardar o robot fora da estação de carregamento deve desligar a bateria, para isso remova o robot da estação de carregamento Home Base e prima o botão (Início) durante 9 segundos, todos os indicadores são desligados e ouve-se um sinal sonoro, em seguida, guarde o robot em local fresco e seco. Para ativar o robot e ligar a bateria, ligue a estação de carregamento Home Base à tomada e coloque o robot na estação de carregamento.

• Quando o robot está a carregar, as luzes indicadoras são desligadas para poupar energia. Pode verificar o estado premindo o botão CLEAN. O ícone indicador da bateria ilumina-se com a cor amarela quando a bateria está a ser carregada, e verde quando a bateria está totalmente carregada. O estado do carregamento da bateria também pode ser visualizado na aplicação iRobot HOME.

Nota: após cada utilização, esvazie o depósito e limpe o filtro.

Nota: em condições normais de utilização, as baterias duram entre 8 e 10 meses. Caso não planeie utilizar a barreira Virtual Wall durante um período prolongado, certifique-se de que o interruptor está na posição de desligado ou na posição intermédia.

(7)

Guia do Proprietário do Roomba® e5 4

PT

Instruções sobre cuidados e manutenção

Para manter o robot aspirador Roomba® a funcionar com o máximo

desempenho, efetue os procedimentos indicados nas páginas seguintes. Poderá encontrar vídeos instrutivos adicionais na aplicação iRobot HOME. Se notar que o robot se tornou menos eficaz a recolher os resíduos do pavimento, esvazie o depósito e limpe o filtro e as escovas.

Visão geral sobre cuidados e manutenção

Cuidados e manutenção

Nota: a iRobot fabrica várias peças e conjuntos de substituição. Caso considere que necessita de uma peça de substituição, contacte o Apoio ao Cliente da iRobot para obter mais informações. Contacte o Apoio ao Cliente “Ou visite um revendedor iRobot® autorizado.”

* A frequência de substituição poderá variar. As peças devem ser substituídas caso seja detetado desgaste.

Esvaziar o depósito

Abra a porta do depósito para o esvaziar.

Para remover o depósito, prima o botão de desbloqueio do depósito.

1

2

Volte a colocar o depósito no robot.

3

Limpeza do filtro

Desbloqueie o depósito. Para remover o filtro, segure as duas extremidades e puxe para fora.

Sacuda os detritos batendo ligeiramente com o filtro no caixote do lixo.

Volte a introduzir o filtro com a parte ondulada virada para fora. Volte a colocar o depósito no robot.

1

2

3

Importante: o robot não funciona se o filtro não estiver instalado corretamente. Substitua o filtro a cada dois meses.

Peça Cuidados Substituir* Detalhes

Depósito Esvaziar após cada

utilização Página 3

Filtro Limpar todas as semanas (duas vezes por semana se tiver um animal de estimação)

A cada

2 meses Página 3

Roda giratória

frontal Limpar a cada 2 semanas A cada 12 meses Página 4 Escova de

limpeza de cantos e escovas multissuperfície

Limpar todos os meses (duas vezes por mês se tiver um animal de estimação) A cada 12 meses Página 4-5 Sensores e contactos de carregamento

Limpar uma vez por

(8)

PT

5 Para obter mais informações, visite global.irobot.com

Lavar o depósito

Lave o depósito com água morna.

Certifique-se de que o depósito está totalmente seco. Volte a inserir o filtro e coloque o depósito no robot.

2

3

Importante: não lave o filtro.

Remova o filtro antes de lavar o depósito. Desbloqueie o depósito, remova o filtro e abra a porta do depósito.

1

Nota: o depósito não pode ir à máquina de lavar loiça.

Limpar a roda giratória frontal

Puxe firmemente a roda dianteira para a remover.

Remova os resíduos que estejam presentes no interior da cavidade da roda.

Quando terminar, reinstale todas as peças. Certifique-se de que a roda encaixa no lugar com um clique.

Utilize uma moeda ou uma chave de fendas pequena para remover o parafuso que segura a escova de limpeza de cantos.

Remova a escova de limpeza de cantos, limpe a escova e a respetiva haste e, em seguida, reinstale a escova.

Importante: uma roda dianteira obstruída com cabelos e detritos pode danificar o pavimento. Se a roda não girar livremente depois de a limpar, contacte o Apoio ao Cliente.

Limpar a escova de limpeza de cantos

1

1

2

2

3

Roda Eixo Caixa

(9)

Guia do Proprietário do Roomba® e5 6

PT

Aperte a patilha de desbloqueio do

aro das escovas, levante a patilha e remova quaisquer obstruções.

Remova as escovas do robot. Remova as tampas das extremidades das escovas. Remova cabelos ou resíduos que se tenham acumulado por baixo das tampas. Reinstale as tampas das escovas.

Limpar as escovas multissuperfície

Remova cabelos ou resíduos eventualmente presentes nos pinos plásticos quadrado e hexagonal das escovas.

Remova o depósito do robot e limpe eventuais resíduos existentes na linha de aspiração.

Reinstale as escovas no robot. Faça corresponder o formato dos pinos das escovas ao formato dos ícones de escova existentes no módulo da cabeça de limpeza.

1

2

3

4

5

Limpar os sensores e os contactos de

carregamento

Limpe os sensores e os contactos de carregamento com um pano limpo e seco.

Importante: não pulverize solução de limpeza ou água diretamente nos sensores ou nas aberturas do sensor.

1

(10)

7

Para obter mais informações, visite global.irobot.com

PT

Resolução de problemas

O robot aspirador Roomba® indica quando há um problema através de um

alerta de dois sons, uma mensagem verbal e um indicador de resolução de problemas intermitente ( ). Siga as instruções sonoras. Poderá obter ajuda mais detalhada e vídeos na aplicação iRobot HOME e em global.irobot.com. Para reinicializar o robot, prima os botões (Início) e (Limpeza LOCALIZADA) durante 10 segundos até todos os indicadores se apagarem, e, em seguida, liberte-os. Quando libertar os botões, é emitido um som para confirmar que a reinicialização foi efetuada corretamente.

Nota: caso esteja a utilizar a função de programação, abra a aplicação iRobot HOME após a reinicialização para confirmar que a programação do robot permanece intacta.

Modo de suspensão com consumo reduzido de energia

O robot aspirador Roomba® utiliza uma pequena quantidade de energia

sempre que está na estação de carregamento Home Base™. Isto garante que o robot está sempre pronto para a próxima tarefa de limpeza e mantém a conectividade Wi-Fi®. É possível colocar o robot num estado de consumo de energia ainda mais reduzido quando não está em utilização. Para obter instruções e mais informações sobre este modo de suspensão com consumo reduzido de energia, consulte a aplicação iRobot HOME.

Bateria de iões de lítio

Para obter os melhores resultados, utilize exclusivamente a bateria

de iões de lítio iRobot fornecida com o robot aspirador Roomba

®

.

AVISO: As baterias de iões de lítio e os produtos que contêm este tipo de bateria estão sujeitos a rigorosas regulamentações de transporte. Caso seja necessário expedir este produto (com a bateria incluída) para fins de reparação, mudança de local ou outro motivo, é OBRIGATÓRIO seguir as seguintes instruções de expedição.

• A bateria TEM de ser desligada antes de ser expedida. • Remova o robot da estação de carregamento Home Base. • Prima rapidamente o botão CLEAN uma vez para o acender.

• Quando o botão estiver aceso, prima sem soltar o botão CLEAN durante 12 segundos e ouvirá um sinal sonoro.

• Depois de ouvir o sinal, solte o botão CLEAN. A bateria está desligada. • Embale o produto na embalagem original.

• Proceda à expedição unicamente por via terrestre (não utilize via aérea). • Se necessitar de mais assistência, contacte a nossa equipa de Apoio

(11)

Guia do Proprietário do Roomba® e5 8

PT

EUA e Canadá

Caso queira fazer perguntas ou comentários sobre o seu robot aspirador Roomba®, contacte a iRobot antes de contactar um revendedor.

Pode começar por visitar global.irobot.compara obter sugestões de apoio, respostas a perguntas frequentes e informação sobre acessórios. Também poderá encontrar estas informações na aplicação iRobot HOME. Se continuar a necessitar de assistência, contacte a nossa equipa de Apoio ao Cliente através do número (877) 855-8593.

Horário do Apoio ao Cliente da iRobot

• Segunda a sexta, das 9:00 às 19:00, hora do leste dos EUA • Sábado e domingo das 9:00 às 18:00, hora da costa leste (EUA)

Fora dos EUA e Canadá

Visite global.irobot.com para:

• Saber mais sobre a iRobot no seu país.

• Obter sugestões para melhorar o desempenho do seu robot aspirador Roomba®.

• Obter respostas a perguntas. • Contactar o seu centro de apoio local.

(12)

©2018 iRobot Corporation, 8 Crosby Drive, Bedford, MA 01730 EUA. Todos os direitos reservados. iRobot, Roomba, iAdapt, Home Base e Virtual Wall são marcas comerciais registadas da iRobot Corporation. Dirt Detect é uma marca comercial da iRobot Corporation. App Store é uma marca comercial da Apple, Inc., registada nos EUA e noutros países. Google Play é uma marca registada da Google, Inc.

WC: 4624115

Informações regulamentares

A iRobot Corporation declara que o equipamento de rádio Roomba está em conformidade com a Diretiva 2014/53/UE. O texto integral da Declaração de Conformidade da UE está disponível no seguinte endereço: www.irobot.com/compliance. O modelo Azurewave: o rádio AW CU300 opera na banda ISM entre 2412 e 2472 MHz, com uma potência de saída EIRP máxima de 19,78 dBm (95,1mW) a 2412 MHz

Na União Europeia, os produtos marcados com este símbolo não podem ser colocados no lixo doméstico. Para efetuar a reciclagem adequada, devolva este produto ao seu fornecedor local depois de adquirir novo equipamento equivalente ou descarte-o nos pontos de recolha apropriados. Este produto contém uma bateria que não pode ser colocada no lixo doméstico na União Europeia. Para efetuar a reciclagem adequada, devolva a bateria ao seu fornecedor ou coloque-a num ponto de recolha apropriado. Consulte o site www.irobot.com/compliance para obter as declarações sobre substâncias restritas. Utilize a bateria apenas com produtos da iRobot à temperatura ambiente (entre 10 ºC e 40 ºC).

Referências

Documentos relacionados

O mandado de segurança coletivo se caracteriza como uma ação coletiva, com procedimento específico, e, assim, não seria razoável restringir a legitimidade para impetração

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

▪ Semelhante a RISC, a arquitetura CISC utiliza um conjunto simples de instruções, porém utiliza também instruções mais longas e complexas, semelhantes as de alto nível,