• Nenhum resultado encontrado

Alunos dos cursos de gestão recebem seus certificados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alunos dos cursos de gestão recebem seus certificados"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Cresce o número

de empresas que

utilizam o Segcon

03

02

CBIC tem novo

presidente eleito

05

Seconci Informa

Alunos dos cursos de gestão

recebem seus certificados

04

Programa Por

uma vida sem

fuma

Todos os engenheiros participantes do 4º Curso de Liderança de Equipes acreditam que colocarão em prática o conteúdo discutido ao longo

dos módulos

Mestres e encarregados de obra do 5º Programa de Gestão e Liderança exibem seus certificados

No último final de semana, o Seconci –MG certificou Mestres de Obras, Encarregados e Engenheiros, por sua participação nos cursos de gestão promovidos pela entidade. Na sexta-feira, dia 25, teve fim o 4º Curso de Liderança de Equipes para Engenheiros e Arquitetos. Na ocasião, os profissionais assis-tiram ao último módulo do curso e tiveram uma palestra sobre Gestão de Segurança na Construção Civil, com a Supervisora do De-partamento de Segurança do Trabalho, An-dreia Darmstadter. Ao fim, receberam seus certificados de participação. Na avaliação do curso, todos consideraram que o

conteú-do ministraconteú-do irá ajudar na reformulação de conceitos e pontos de vista relacionados à gestão de equipes.

No dia seguinte, sábado, a 5ª edição do Pro-grama de Gestão e Liderança para Mestres e Encarregados também chegou ao final. Ayrton Ferreira, consultor de empresas em liderança e processos organizacionais e um dos instrutores do curso, encerrou o conte-údo programático. No mesmo dia, gestores entregaram a seus mestres de obra os certi-ficados de conclusão, junto a Ayrton e a equi-pe organizadora do Seconci-MG.

(2)

Dentre os gestores que prestigiaram a solenidade de entrega dos certificados aos mestres e encarregados, estava o Di-retor-Presidente da Construtora QBHZ, Geraldo Linhares Júnior, que também é Vice-Presidente Administrativo-Finan-ceiro do Seconci-MG e representou a Diretoria da entidade no evento. Geraldo ressaltou a fundamental importância do mestre de obras dentro do canteiro, na medida em que influencia toda a equipe em busca de bons resultados e no cum-primento dos requisitos legais de segu-rança. Enfatizou ainda a importância de se investir em um curso dessa natureza, pois ele discute questões para que o mestre desenvolva mais a equipe e me-lhor se comunique com ela.

O curso de Liderança de Equipes para En-genheiros e Arquitetos e o Programa de Gestão e Liderança para Mestres e Encar-regados continuam na grade do Secon-ci, e suas próximas edições acontecerão no segundo semestre de 2014. Fique de olho nos informativos do Seconci-MG e garanta sua vaga!

Jornalista responsável:

Anna Carolina Aguiar - 17657 MG

DesiGn e DiaGraMaÇÃo:

Somanyideas

Todas os textos são de responsabilidade de seus autores e não refle-tem necessariamente o pensamento do SECONCI-MG. É permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Rua Diamantina, 285 – Lagoinha CEP 31110-320 – Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3449-8000 / Fax: (31) 3449-8010

No dia 16 de abril, na reunião da Assem-bleia Geral Extraordinária da CBIC, em Bra-sília, foi eleito o novo Conselho de Adminis-tração da entidade. O novo presidente será José Carlos Martins, eleito para a gestão 2014/2017. O vice-presidente Adminis-trativo será Adalberto Cléber Valadão, e o vice-presidente Financeiro, Elson Ribeiro e Póvoa. O presidente do Sinduscon-MG, Luiz Fernando Pires, e o presidente do Sice-pot-MG, Alberto José Salum, permanecem

como os dois representantes de Minas Ge-rais no Conselho.

Paulo Simão, atual presidente da CBIC, mani-festou seu contentamento com o resultado do processo da eleição e desejou um ótimo trabalho. O vice-presidente José Alberto Pe-reira Ribeiro, presidente da Aneor, reforçou a importância da união do setor na continui-dade do trabalho que vem sendo desenvol-vido pela CBIC, parabenizando os 11 anos de

trabalho de Paulo Simão à frente da entida-de. Já José Carlos Martins mostrou-se hon-rado em conduzir a entidade e agradeceu a todos os presentes pelo apoio na condução do processo da eleição e na elaboração do novo projeto de ação, enfatizando que não lhe faltará compromisso. Para conhecer a chapa eleita, que inicia seu mandato em 1º de julho, clique no botão abaixo.

CBIC tem novo presidente eleito

Geraldo Linhares Júnior, Vice-Presidente Administrativo financeiro do Seconci-MG, além de representar a entidade, fez questão de entregar os certificados aos mestres e encarregados de sua empresa.

Alunos dos cursos de gestão recebem seus

certificados

(3)

No último dia 24, foi publicado no Diário Oficial da União a Instrução Normativa Nº 105, de 23 de abril de 2014, que regula-menta os procedimentos de fiscalização indireta por parte das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego. A fiscalização indireta é uma modalidade de fiscalização já prevista, que consiste na análise documental, a partir de notifi-cações aos empregadores, por via postal

ou por outro meio de comunicação. Com a Instrução Normativa, ficam regulamen-tadas duas modalidades de fiscalização indireta: a “presencial” e a “eletrônica”.

Na presencial, os documentos ou com-provação de cumprimento de obriga-ções devem ser apresentados nas uni-dades descentralizadas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Já a mo-dalidade eletrônica dispensa o

compa-recimento do empregador ou de seu preposto, requerendo a apresentação de documentos em meio digital, via correio eletrônico institucional à unidade des-centralizada do MTE.

Caso não sejam encaminhados os docu-mentos exigidos na notificação, o Audi-tor Fiscal do Trabalho poderá lavrar um auto de infração.

Vem crescendo o número de empresas que utilizam o Segcon, uma ferramenta de gestão da NR 18 desenvolvida pelo Seconci-MG para facilitar a gestão de segurança nas empresas, relacionando elementos da obra a ítens da norma re-gulamentadora, permitindo uma auto-a-nálise do canteiro de obra com relação à segurança, além de linkar normas com-plementares. Atualmente, 89 empresas utilizam o Segcon, inclusive outros

Se-concis. São 130 obras cadastradas e ava-liadas pelo sistema.

A ferramenta pode ser acessada de qual-quer computador conectado à internet e facilita os fluxos e o compartilhamento de informação para o desenvolvimento de ações em canteiros de obras, aplicação da legislação específica e oferece relatórios de avaliação do estado da obra. Isso tudo, de acordo com metodologias indicadas no

próprio sistema computacional ou na lite-ratura técnico-científica da área.

O Segcon está disponível para empresas associadas ao Seconci-MG, Sinduscon -MG e Sicepot-MG. Caso sua empresa ainda não o utilize, solicite o acesso jun-to ao Departamenjun-to de Segurança do Trabalho para o cadastramento de sua empresa através do e-mail seguranca3@ seconci-mg.org.br.

O SECONCI-MG lança, no próximo dia 08 de maio (quinta-feira) , mais um pro-grama de educação em saúde. Desta vez o público alvo são as funcionárias e de-pendentes de funcionários das empresas associadas, usuárias ou não dos serviços da entidade, que estejam vivenciando a experiência da gestação.

Novamente os Departamentos de Ser-viço Social e Medicina Assistencial se

uniram e, com o suporte de uma equipe multidisciplinar, disseminarão informa-ção qualificada para estimular melhor atenção ao pré-natal.

A chegada de um filho traz expectativas e ocasiona uma série de mudanças fisio-lógicas, sociais e psicofisio-lógicas, gerando dúvidas que podem ser solucionadas através de uma intervenção educativa com informações e orientações

específi-cas sobre a gravidez e os cuidados com o recém nascido.

Ainda é tempo de participar do primeiro grupo. Inscrições e informações no De-partamento de Serviço Social, através do telefones (31 ) 3449-8005/8006 .

Atenção: Instrução normativa sobre

fiscalização indireta

Cresce o número de empresas que utilizam

o Segcon

(4)

Lançado no Dia Mundial da Saúde, na FUNDEP, o projeto itinerante Construin-do Saúde, organizaConstruin-do pelos Departa-mentos de Serviço Social e Medicina Assistencial do Seconci-MG, já recebeu várias inscrições de empresas associa-das. Com foco na promoção da saúde através da prevenção, o projeto objetiva ampliar a informação sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) como a hipertensão, o diabetes e a obe-sidade, esclarecendo mitos e verdades sobre estas doenças, estimulando a ve-rificação regular das condições de saúde e a adoção de hábitos de vida saudáveis. Uma equipe composta de assistente so-cial, enfermeira e nutricionista desloca-se até as obras da empresa associada e reali-za aferição da pressão arterial, teste de gli-cemia capilar e cálculo de Índice de Mas-sa Corporal (IMC), acompanhado de uma orientação nutricional. Também são minis-tradas palestras de curta duração com as informações básicas sobre estes assuntos. Para saber mais detalhes sobre o Cons-truindo Saúde e aderir ao projeto, entre em contato com o Departamento de Serviço Social através do telefone (31) 3449-8006.

Em 2013, o SECONCI-MG, através dos seus Departamentos de Serviço Social e Medicina Assistencial, iniciou um pro-jeto de combate ao tabagismo, com a organização de grupos que receberam apoio para abandonar o vício do cigarro. Batizado de “Por uma Vida Sem Fumo”, a iniciativa tem como objetivo alertar so-bre os malefícios do cigarro e conscien-tizar sobre a importância da vida sem o tabaco, principalmente como prevenção ao câncer de pulmão e demais tipos de cânceres relacionados ao fumo.

O cigarro é considerado pela Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. Esti-ma-se que o tabagismo está relaciona-do a mais de 50 relaciona-doenças, senrelaciona-do respon-sável por 90% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros

tipos de câncer.

As ações do programa exploram os as-pectos psicossociais da dependência e contam com o auxílio de profissionais que atuam no Seconci-MG para o tra-tamento e a manutenção da decisão de parar de fumar. São promovidos encon-tros semanais com os usuários da enti-dade que se inscrevem para participar do grupo.

O “Por Uma Vida Sem Fumo” já está em sua terceira edição e continua com va-gas abertas para interessados, que de-verão entrar em contato com o Depar-tamento de Serviço Social, através do telefone (31)3449-8006.

Projeto Construindo Saúde

Programa Por uma Vida Sem Fumo

Além do cálculo de IMC e da orientação nutricional, o Construindo Saúde oferece ainda aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar

(5)

Sempre que uma nova gestão de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é eleita, é neces-sário que os representantes da CIPA recebam um treinamento específico. O objetivo do curso é capacitar os representantes sobre o que é e como deve se organizar a Comissão. Os cursos para cipistas acontecem tão logo o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG reúna um número mínimo de participantes, que justifique sua realização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3449-8032, ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Próximo curso: 05 a 08 de maio.

Curso de CIPA

4

De acordo com o item 10.8.8.2 da NR-10, a empresa precisa oferecer também uma reciclagem da norma a cada dois anos. Essa atualização também se faz necessária quando o trabalhador troca de função ou de empresa, retorna ao trabalho após uma pausa de três meses ou mais e quando ocorrem modificações significativas nas instalações elétricas ou uma troca de métodos, processos e organização do trabalho. A reciclagem da NR-10 também é oferecida pelo Seconci-MG. Os funcionários das empresas associadas devem comprovar ter fre-quentado o Curso Básico da NR-10, apresentando seu certificado de conclusão assinado por um profissional legalmente habilitado para isso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3449-8032. Próximo curso: 19 a 23 de maio.

Reciclagem da NR-10

3

Seconci-MG informa

De acordo com a NR-18, todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O Seconci-MG oferece esse treinamento diariamente, de segunda a sexta-feira. Para que seus funcionários participem, empresas associadas devem agendar a participação até as 13h do dia útil anterior, através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Devem ser informados no e-mail, para que se realize o agendamento, a data pretendida do treinamento e o nome e telefone da empresa, além dos seguintes dados do participante: nome, função, número e série da carteira de trabalho, identidade, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

O SECONCI-MG oferece aos seus associados o Curso Básico de NR-10, uma capacitação para trabalhos em instalações elétricas e prevenção de acidentes relacionados a eletricidade, de acordo com as exigências da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. O treinamento acontece na sede da entidade, no bairro Lagoinha, e o investimento é de R$100,00 por inscrição, referentes ao material didático e ao lanche dos participantes. Mais informações no telefone (31) 3449-8032 e através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Próximo curso: 12 à 23 de maio.

Treinamento admissional

Curso básico de NR-10

1

2

Referências

Documentos relacionados

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-