• Nenhum resultado encontrado

Conversão de um Cisco 7940/7960 SCCP Phone para um SIP Phone e Processo Inverso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conversão de um Cisco 7940/7960 SCCP Phone para um SIP Phone e Processo Inverso"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Conversão de um Cisco 7940/7960 SCCP Phone para um SIP Phone

e Processo Inverso

Índice

Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções

Habilite a Funcionalidade de SIP

Definição manual das Configurações da Rede Telefônica

Faça a definição das Configurações da Rede Telefônica pelo DHCP

Processo de inicialização para um telefone Cisco 7940/7960 SIP IP

Imagem SCCP 3.x/Anterior para Imagem SIP 6.x/Anterior e da Imagem SCCP 5.x para a Imagem SIP 5.x/6.x Imagem SCCP 3.x/Anterior e 5.x para a Imagem SIP 7.x

Imagem SCCP 6.x/Posterior e Imagem SIP 7.x/Posterior

Log de um Servidor TFTP da inicialização de um telefone Faça a reversão para o Cisco CallManager SCCP Image

Imagens SIP 4.x/Anterior para Imagens SCCP 5.x/Anterior Imagens SIP 4.x/Anterior para Imagens SCCP 6.x/Posterior Imagens SIP 7.x/Posterior para Imagens SCCP 5.x/Posterior Migração do Cisco CallManager 5.x SCCP Phones para SIP

Problemas comuns e dicas de solução

Acessibilidade do TFTP e Impacto na Rede Obtenha o firmware de SCCP

Erro de TFTP W210: erro de buffer cheio

Não Aceitação de uma SCCP Load pelo SIP Phone Erro de “Protocolo de Aplicativo Inválido” Erro de “Imagem de Autenticação Falha” Erro “Nenhuma Carga Especificada” IP Phones ficam em Status Não Provisionado Dicas de Solução de Problemas

Introdução

Os telefones Cisco 7940/7960 IP podem suportar o Skinny Call Control Protocol (SCCP) para execução com o Cisco CallManager, ou o Session Initiation Protocol (SIP) (consulte o RFC 2543 ), ou ainda o Media Gateway Control Protocol (MGCP), mas não mais do que um

simultaneamente. Isso é possível porque eles carregam diferentes versões do firmware na inicialização. Essa funcionalidade é transparente ao usuário final e pode ser habilitada por meio de alterações nos arquivos de configuração baseadas em texto básico descarregadas de um servidor TFTP pelos telefones.

(2)

1 LCD

2 Botões de discagem de velocidade ou de linha

3 Ajuste do apoio

4 Teclas de software

5 Botão i

6 Botões do modo de tela

7 Botões de Volume

8 Função que alterna

9 Tecla de rolagem

10 Discagem pad

11 Aparelho de telefone

Pré-requisitos

Requisitos

A Cisco recomenda que você tome conhecimento destes tópicos: SIP (Protocolo para iniciar a sessão)

Protocolo SCCP —Skinny Call Control

Componentes Usados

Este documento não está restrito a versões específicas de software ou de hardware.

Convenções

Para obter mais informações sobre convenções de documentos, consulte Convenções e Dicas Técnicas da Cisco.

(3)

Conclua essas etapas para habilitar a funcionalidade SIP:

Faça do download dos arquivos Cisco SIP IP Phone 7940/7960 Software (clientes registrados somente) e coloque-os no diretório raiz de seu

servidor TFTP (tftpboot em uma máquina UNIX): 1.

P0S30100.bin— Esta é a imagem SIP. Faça o download do arquivo no formato binário para ter certeza que ele não está corrompido.

Observação: As muitas variações diferentes desse arquivo dependem da versão do software que você carregou. Estes são alguns

exemplos:

SIP Release 2.3 ou anterior: P0S3xxyy.bin—A variável xx indica o número da versão, e yy é o número da sub-versão. SIP Versão 3.0 e posterior: P0S3-xx-y-zz.bin— A variável xx é o número principal da versão, y é o número menos significativo da versão, e zz é o número da sub-versão.

SIP Versão 5.0 e posterior: Não é possível reverter para versões anteriores à 5.0 depois da instalação dessa versão. Você ainda será capaz de mudar de imagens SCCP para SIP, mas ambas devem ser da versão 5.0 ou mais recente. Consulte as Release Notes para o Cisco SIP IP Phone 7940/7960 Release 5.0 para mais informações.

Esta tabela descreve os significados dos quatro primeiros caracteres dos nomes dos arquivos binários:

Primeiro

Dígito Segundo Dígito Terceiro Dígito Quarto Dígito

P representa um

Telefone.

0 significando que se trata de uma imagem combinada (aplicativo e DSP). Representa o Protocolo do telefone: 0 para Mirrado e S para SIP: 3 representa o processador ARM.

Observação: Escolha Configurações > Status > Versões do Firmware para verificar qual imagem o telefone usa. Modelos de

telefone diferentes usam processadores diferentes. Esse quarto dígito pode ajudar a determinar o modelo de telefone para o qual o arquivo é usado.

OS79XX.TXT—Este arquivo informa ao Cisco 7940/7960 o nome do arquivo binário cujo download deve ser feito do TFTP. Este arquivo diferencia maiúsculas de minúsculas e deve conter apenas o nome do arquivo que se deseja carregar, sem a extensão .bin. Por exemplo, se você tentar carregar a versão do software SIP 2.3, ela deve conter somente a linha P0S30203. Para carregar a versões 3.0 e mais recentes, o nome do arquivo deve estar no formato P0S3-xx-y-zz. Por exemplo, para carregar a versão 7.1 do software SIP, o OS79XX.TXT deve conter a linha P0S3-07-1-00. O binário mencionado aqui deve estar presente também no diretório de raiz de TFTP. Sem esse arquivo o telefone não fica sabendo qual arquivo deve ser recuperado para substituir o software existente.

SIPDefaultGeneric.cnf—Esse arquivo é um exemplo de arquivo padrão de configuração. Este arquivo contém configurações básicas comuns a todos os telefones.

SIPConfigGeneric.cnf — Este arquivo é semelhante ao anterior, exceto pelo fato de conter informação relevante para um telefone específico, ao invés de informações para todos telefones.

RINGLIST.DAT—Lista arquivos de áudio que são opções de toque personalizados para os telefones. Os arquivos de áudio listados no arquivo RINGLIST.DAT também devem estar no diretório raiz do servidor TFTP.

ringer1.pcm—Este arquivo é uma amostra do tom de toque usado pelo Cisco 7940/7960.

Observação: Na versão 3.0 e mais recente, o carregador do aplicativo universal possibilita a inclusão de recursos adicionais para o telefone

entre todos os protocolos. Este recurso elimina também a necessidade de um arquivo OS79XX.TXT separado, que costumava ser exigido para a inicialização entre protocolos.

Observação: O carregador de aplicativos universal para o SIP é entregue em um arquivo ZIP que é enviado para Cisco.com. Para o SCCP,

o carregador de aplicativos universal é automaticamente instalado como parte do pacote distribuidor de pedidos (wrapper) de instalação da carga do telefone, executável, que usado no Cisco CallManager. O arquivo ZIP para o SIP contém cinco arquivos:

OS79XX.TXT—É um arquivo que sempre contém o aplicativo universal para carregar as imagens.

P003...bin—Carregador de aplicativo universal não-seguro para atualizações de imagens anteriores à 5.x. P003...bin—Carregador de aplicativo universal não-seguro para atualizações de imagens da 5.x ou mais recentes.

(4)

P0a3...loads—Arquivo que contém o carregador de aplicativo universal de imagem e o aplicativo de imagem onde a representa o protocolo do aplicativo de imagem do arquivo LOADS: 0 para SCCP, e S para SIP:

P0a3...sb2—Imagem de firmware de aplicativo, onde a representa a imagem de firmware de aplicativo: 0 para SCCP, e S para SIP:

Observação: A criação dos arquivos CNF SIP está fora do escopo deste documento. Consulte o Getting Started with Your Cisco SIP IP

Phone para mais informações.

Com um editor de texto (vi ou Notepad), renomeie o arquivo SIPDefaultGeneric.cnf para SIPDefault.cnf (usado para parâmetros globais em todos os telefones).

2.

Com um editor de texto, renomeie o arquivo SIPConfigGeneric.cnf para SIPmac_address.cnf para cada telefone (por exemplo, SIP002094D245CB.cnf).

3.

O endereço MAC deve ser especificado em letras maiúsculas e a extensão (.cnf) deve ficar em minúsculas. O endereço MAC do telefone encontra-se na etiqueta localizada na base do telefone, ou pela tela LCD do telefone (escolha Configurações > Configurações de rede >

Endereço MAC).

Observação: Habilite a leitura/gravação no servidor TFTP para os arquivos:

Nos servidores UNIX TFTP execute o comando UNIX para o chmod 777 file_name .

Nos servidores baseados em Windows, consulte a documentação do software.

Desconecte o cabo de alimentação ou o cabo Ethernet (se estiver sendo usada alimentação em linha) para reinicializar os telefones. Assegure-se de que os telefones podem localizar o servidor TFTP. Configure manualmente o endereço IP, o endereço de gateway e o endereço do servidor TFTP ou defina as configurações do protocolo do servidor, o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP). É recomendável não usar o servidor TFTP no Cisco CallManager, caso exista um em seu sistema atual.

4.

Observação: Se a instalação do software SIP 3.x ou 4.x falhar, tente primeiramente converter para imagem SIP 2.3, e depois mudar para a

3.x. Esta falha é comum especialmente quando a versão do Cisco 7940/7960 SCCP Software é muito antiga. Este é o exemplo de a saída do tftp log debug que mostra a aparência da falha:

Wed Nov 06 11:58:51 2002: Sending 'OS79XX.TXT' file to 10.1.1.1 in binary mode

Wed Nov 06 11:58:51 2002: Successful.

Wed Nov 06 11:58:51 2002: Sending 'P0S30300.bin' file to 10.1.1.1 in binary mode

Wed Nov 06 11:58:52 2002: Failed ( State Error ).

Wed Nov 06 11:59:00 2002: Sending 'P0S30300.bin' file to 10.1.1.1 in binary mode

Wed Nov 06 11:59:02 2002: Failed ( State Error ).

Wed Nov 06 11:59:10 2002: Sending 'P0S30300.bin' file to 10.1.1.1 in binary mode

Wed Nov 06 11:59:13 2002: Failed ( State Error ).

Definição manual das Configurações da Rede Telefônica

Conclua estas etapas para fazer a definição manual das configurações da rede telefônica:

Pressione os botões **# para desbloquear o telefone. (Esse passo bloqueia ou desbloqueia as opções, com base no estado atual). 1.

Pressione Configurações. 2.

Pressione a seta para baixo para selecionar a Configuração da Rede e pressione a tecla de software Selecionar. Na parte superior direita de sua tela LCD existe o ícone de um cadeado desbloqueado.

3.

Use o botão de alternar estados e as setas para baixo para modificar parâmetros. Ao entrar com um endereço IP a tecla do * é usada para o ponto decimal.

4.

Pressione a tecla de software Salvarpara salvar suas mudanças. 5.

Observação: Pressione os botões **# para bloquear as configurações do telefone.

Consulte o Getting Started with Your Cisco SIP IP Phone para mais informações.

(5)

Também é possível definir as configurações de rede telefônica no servidor de DHCP. Para telefones SIP certifique-se de que o servidor DHCP use a Opção 66 para o servidor TFTP. Estas opções de DHCP normalmente são configuradas no servidor DHCP:

endereço IP (Opção 50 de DHCP) Máscara de sub-rede (opção de DHCP 1) Gateway de IP padrão (Opção 3 de DHCP) Endereço do Servidor de DNS (Opção 6 de DHCP) Servidor TFTP (Opção 66 de DHCP)

Nome de domínio (Opção 15 de DHCP)

Observação: O Cisco CallManager usa a Opção 150 para o servidor TFTP ao passo que os telefones SIP esperam a Opção 66 para o servidor

TFTP.

Consulte o Getting Started with Your Cisco SIP IP Phone para mais informações.

Processo de inicialização para um telefone Cisco 7940/7960 SIP IP

Imagem SCCP 3.x/Anterior para Imagem SIP 6.x/Anterior e da Imagem SCCP 5.x para a Imagem SIP 5.x/6.x Imagem SCCP 3.x/Anterior e 5.x para a Imagem SIP 7.x

Imagem SCCP 6.x/Posterior e Imagem SIP 7.x/Posterior

Imagem SCCP 3.x/Anterior para Imagem SIP 6.x/Anterior e da Imagem SCCP 5.x para a Imagem SIP 5.x/6.x

Este é o procedimento para converter a imagem SCCP 3.x ou anterior em imagens desejadas SIP 6.x ou anterior, ou converter a imagem SCCP 5.x em imagens desejadas SIP 5.x ou 6.x:

Todo telefone exige o arquivo de configuração inicial OS79XX.TXT. 1.

Observação: Certifique-se de usar exatamente o mesmo nome porque os nomes dos arquivos no servidor TFTP e a imagem SIP no

OS79XX.TXT diferenciam minúsculas de maiúsculas.

Todo telefone carrega o arquivo binário de firmware listado no arquivo OS79XX.TXT. O arquivo adequado BIN, depois de ter seu download completado, substitui o software que ele executa com a nova imagem. Para voltar a uma versão anterior do software o telefone deve ser reiniciado, de modo que novo download do software possa ser feito.

2.

Todo telefone carrega a imagem SIP que é indicada no arquivo de configuração inicial. Nesse caso é carregado arquivo P0S30100.bin. 3.

Todo telefone carrega o arquivo SIPDefault.cnf. Este arquivo contém configurações básicas comuns a todos os telefones. 4.

Todo telefone carrega sua informação de configuração específica do arquivo SIPmac_address.cnf. O endereço MAC deve ser especificado em letras maiúsculas.

5.

Imagem SCCP 3.x/Anterior e 5.x para a Imagem SIP 7.x

Este é o procedimento para converter a imagem SCCP 3.x ou anterior para a imagem desejada SIP 7.x ou para converter a imagem SCCP 5.x para a imagem desejada SIP 7.x:

Copie a imagem binária desejada do Cisco.com para o diretório raiz do servidor TFTP. 1.

Especifique a imagem no parâmetro de imagem do arquivo de configuração para o protocolo em que você está convertendo (load_information para SCCP ou image_version para SIP).

2.

Remova todos os arquivos de configuração de protocolo não utilizados para o protocolo especificado. 3.

Por exemplo, para o SIP, os arquivos SIPDefault.cnf e SIPmac_address.cnf são baixados quando um telefone é configurado novamente. Este arquivo contém o parâmetro da versão da imagem que diz ao telefone qual imagem deverá ser executada. Por exemplo, para carregar a versão 7.1 do software SIP, o SIPDefault.cnf deve conter a linha image_version: P0S3-07-1-00. Se o carregamento da imagem diferir da que está correntemente no telefone, o telefone contata o servidor TFTP para converter a nova imagem.

(6)

Imagem SCCP 6.x/Posterior e Imagem SIP 7.x/Posterior

Para a Imagem SCCP 6.x corrente ou posterior e para a Imagem SCCP 7.x ou posterior, use o carregador aplicativo universal e os passos seguintes:

Descompacte o arquivo software_version.zip no diretório raiz (nível superior) TFTP. 1.

Reinicializar telefone. 2.

O telefone contata o servidor TFTP e solicita seus arquivos de configuração. O telefone compara a imagem que está definida nos arquivos OS79XX.TXT e de configuração de protocolo com a imagem que está armazenada na memória Flash. Se o telefone determinar que a imagem definida nos arquivos difere da imagem na memória flash ele descarrega a imagem que for definida (que está armazenada no diretório raiz do servidor TFTP). Depois da nova imagem ter sido baixada o telefone programa esta imagem na memória flash e reinicializa.

Log de um Servidor TFTP da inicialização de um telefone

Este é um arquivo de registro de amostra do servidor TFTP que exibe o procedimento de inicialização completo:

Mon Sep 11 15:24:53 2000: Sending 'OS79XX.TXT' file to 10.1.1.10 in binary mode

#

Mon Sep 11 15:24:53 2000: Successful.

Mon Sep 11 15:24:53 2000: Sending 'P0S30100.bin' file to 10.1.1.10 in binary mode ############################################################################ ############################################################################ ############################################################################ ############################################################################ ############################################################################ ############################################################################ ############################################################################ ############################################################################ ####################################################################

Mon Sep 11 15:24:55 2000: Successful.

Mon Sep 11 17:15:25 2000: Sending 'OS79XX.TXT' file to 10.1.1.10 in binary mode

#

Mon Sep 11 17:15:25 2000: Successful.

Mon Sep 11 17:15:26 2000: Sending 'SIPDefault.cnf' file to 10.1.1.10 in binary mode

###

Mon Sep 11 17:15:26 2000: Successful.

Mon Sep 11 17:15:26 2000: Sending 'SIP003094C29C71.cnf' file to 10.1.1.10 in binary mode

##

Mon Sep 11 17:15:26 2000: Successful.

Mon Sep 11 17:15:26 2000: Sending 'RINGLIST.DAT' file to 10.1.1.10 in binary mode

#

Mon Sep 11 17:15:27 2000: Successful.

Mon Sep 11 17:15:37 2000: Sending 'ringer2.pcm' file to 10.1.1.10 in binary mode

################

Mon Sep 11 17:15:37 2000: Successful.

O próximo exemplo é de um arquivo de log TFTP e mostra uma falha de download da imagem SIP para o telefone IP. Para resolver isso, experimente, primeiramente, converter a carga do telefone SIP para 2.3, e depois mudar para 3.x ou 4.x.

Wed Nov 06 11:58:51 2002: Sending 'OS79XX.TXT' file to 10.1.1.1 in binary mode

Wed Nov 06 11:58:51 2002: Successful.

Wed Nov 06 11:58:51 2002: Sending 'P0S30300.bin' file to 10.1.1.1 in binary mode

Wed Nov 06 11:58:52 2002: Failed ( State Error ).

Wed Nov 06 11:59:00 2002: Sending 'P0S30300.bin' file to 10.1.1.1 in binary mode

Wed Nov 06 11:59:02 2002: Failed ( State Error ).

Wed Nov 06 11:59:10 2002: Sending 'P0S30300.bin' file to 10.1.1.1 in binary mode

(7)

Faça a reversão para o Cisco CallManager SCCP Image

Para fazer a reversão do telefone SIP para o telefone Cisco CallManager Skinny, edite o arquivo OS79XX.TXT para mudar a referência do nome do arquivo novamente para Cisco CallManager load ID. A próxima vez que o telefone conectar ao servidor TFTP ele carregará o arquivo de carga CallManager.

Navegue até a página para download do software Cisco 7940/7960 SCCP no Centro de Software da Cisco (clientes registrados somente) . clique em

Voice Software e, em seguida, clique em SIP IP Phone 7940/7960. Faça o download da versão mais recente do software 7940/7960. Se você

converter de um versão anterior do software 7940/7960 SIP (3.x ou anterior), experimente converter para a última versão da cadeia SCCP 4.x, antes de converter para a cadeia SCCP 5.x. Depois de converter para a cadeia 5.x não será mais possível reverter a uma imagem anterior. Consulte as Release Notes para o Cisco SIP IP Phone 7940/7960 Release 5.0 para mais informações sobre as diferenças entre as versões.

Imagens SIP 4.x/Anterior para Imagens SCCP 5.x/Anterior Imagens SIP 4.x/Anterior para Imagens SCCP 6.x/Posterior Imagens SIP 7.x/Posterior para Imagens SCCP 5.x

Imagens SIP 4.x/Anterior para Imagens SCCP 5.x/Anterior

Se sua imagem for SIP 4.x ou anterior, proceda como explicado a seguir para converter para a imagem desejada SCCP 5.x ou anterior: Use o arquivo executável para instalar o software SCCP. Certifique-se de que os novos arquivos estejam na sua pasta de arquivos principais do TFTP.

1.

Mude o arquivo OS79XX.TXT para refletir o novo nome de arquivo. 2.

Por exemplo, se você fez o download da versão 5.0(1.1), seu arquivo BIN deve ter sido o P00305000101.bin. Mude o texto no arquivo OS79XX.TXT para refletir esse nome de arquivo, sem a extensão .bin.

Reinicialize todos telefones. 3.

Observação: Certifique-se de que todos arquivos Cisco CallManager estejam no servidor TFTP antes de reinicializar os telefones.

Imagens SIP 4.x/Anterior para Imagens SCCP 6.x/Posterior

Se suas imagens correntes forem SIP 4.x ou anteriores, proceda como explicado a seguir para converter para as imagens desejadas SCCP 6.x ou posteriores:

Siga esse procedimento para converter, primeiramente, para a imagem 6.3: 1.

Copie a imagem binária desejada do Cisco.com para o diretório raiz do servidor TFTP. a.

Abra o arquivo OS79XX.TXT com um editor de texto e edite esse arquivo para incluir a imagem desejada. b.

Especificar a imagem desejada dos arquivos de configuração de protocolo. c.

Reinicialize todos telefones. d.

O telefone contata o servidor TFTP e solicita seus arquivos de configuração. O telefone compara a imagem que está definida no arquivo de configuração com a imagem que está armazenada na memória Flash. Se o telefone determinar que a imagem definida nos arquivos difere da imagem na memória flash ele descarrega a imagem no arquivo de configuração (que está armazenada no diretório raiz do servidor TFTP). Depois da nova imagem ter sido baixada o telefone programa esta imagem na memória Flash e reinicializa. Siga esse procedimento para converter para a imagem desejada:

2.

Descompacte o arquivo software_version.zip para o diretório raiz (nível superior) TFTP. a.

Reinicialize o telefone. b.

O telefone contata o servidor TFTP e solicita seus arquivos de configuração. O telefone compara a imagem que está definida nos arquivos OS79XX.TXT e de configuração de protocolo com a imagem que está armazenada na memória Flash. Se o telefone determinar que a imagem definida nos arquivos difere da imagem na memória Flash ele descarrega a imagem que for definida (que está armazenada no diretório raiz do servidor TFTP). Depois da nova imagem ter sido baixada o telefone programa esta imagem na memória Flash e reinicializa.

(8)

Se sua imagem corrente for SIP 7.x ou posterior, proceda como explicado a seguir para converter para as imagens desejadas SCCP 5.x ou posteriores:

No arquivo de configuração para o protocolo que o telefone está correntemente executando, mude a imagem no parâmetro de informação da carga (SSCP) ou no parâmetro de versão de imagem para representar o protocolo que você deseja executar.

Por exemplo, se a imagem no telefone for SIP e a imagem desejada for SCCP, mude o parâmetro da versão da imagem para refletir a imagem SCCP (P00306000200).

Consulte estes documentos para obter mais informações sobre como configurar DHCP, TFTP, ou Cisco CallManager: TFTP Cisco

Configuração do Windows 2000 DHCP Server para o Cisco Call Manager

Configuração do Cisco CallManager 3.x com o IOS MGCP Gateways (Analog FXO, FXS Ports)

Migração do Cisco CallManager 5.x SCCP Phones para SIP

Conclua essas etapas para migrar o Cisco CallManager 5.x SCCP IP Phones para o SIP:

Vá para o Cisco CallManager Administration e selecione Administração em Grande Escala > Telefones > Migração de Telefones >

SCCP para SIP.

1.

Clique em Localizar depois de ter selecionado ou dado entrada no critério de busca adequado para listar os telefones que necessitam ser migrados.

2.

Clique Próxima e escolha o template de telefone do menu suspenso. 3.

Insira a descrição do trabalho na área de Job Information (informação do trabalho). 4.

Clique em Execute Imediatamente para migrar imediatamente os registros do telefone ou clique Execute Depois para fazer a migração mais tarde.

5.

Clique em Enviar para criar um trabalho de migração de registros de telefone. 6.

Observação: Depois de enviar um trabalho de migração de telefones de SCCP para SIP, certifique-se de ter reinicializado esses telefones.

Para reinicializar os telefones, escolha Administração em Grande Escala > Telefones > Reconfigure/Reinicialize os Telefones > Faça

a Consulta.

Quando o trabalho de migração for enviado, escolha Administração em Grande Escala > Programador de Trabalho para programar e/ou ativar esse trabalho.

7.

Ficando em status Pendente será necessário ativar a página de Serviço de Provisionamento em Grande Escala em Capacidade de

Serviço > Ferramentas > Ativação do Serviço . Consulte o Serviço de Provisionamento e Ativação em Grande Escala para mais

informações.

Vá para o Cisco CallManager Administration, selecione Sistema > Parâmetros Enterprise e mude o Auto Registration Phone Protocol para SIP (SCCP é o padrão). Reinicie então o serviço CallManager Cisco. Consulte o Registro automático com Suporte de Protocolo Múltiplo para mais informações.

8.

Observação: Para voltar para o SCCP, você precisa excluir o telefone SIP, definir o Auto Registration Phone Protocol para SCCP e deixar

que o telefone se registre novamente como SCCP.

Problemas comuns e dicas de solução

Acessibilidade do TFTP e Impacto na Rede

Se você quiser fazer o update de apenas um telefone em uma rede de produção, certifique-se de usar um servidor TFTP diferente do que está listado no servidor DHCP. Se você usar o servidor TFTP listado, potencialmente é possível que você cause a conversão de todos telefones da rede para o novo firmware. Se desejar converter um único telefone, use um servidor de TFTP diferente e entre o endereço IP do servidor manualmente nas configurações do telefone (Configurações > Configuração da Rede> Servidor TFTP Alternativo [Mude para Sim] >

Servidor TFTP [Mude o endereço IP]). Tome sempre muito cuidado ao fazer atualizações de telefones, porque as mudanças nessas

configurações têm o potencial de derrubar um sistema telefônico inteiro se não forem implantadas corretamente.

(9)

Os arquivos em Cisco Downloads (clientes registrados somente) para a imagem SCCP estão contidos em um arquivo executável. Durante a execução

desse arquivo, um instalador foi inicializado para localizar a presença do Cisco CallManager e sua pasta raiz de TFTP. Assim que essa

localização é determinada, o instalador copia todos os arquivos necessários para a pasta raiz de TFTP. Depois dessa instalação é ainda necessário fazer mudanças adequadas no arquivo OS79XX.TXT como mencionado anteriormente neste documento.

Erro de TFTP W210: erro de buffer cheio

Versões mais antigas do software SIP (versões 2.x) tem um bug que impede o telefone de fazer o download do arquivo SIPDefault.cnf file se ele for maior do que um certo tamanho. O telefone poderia exibir Erro de TFTP W210: buffer cheio. Para resolver esse problema, certifique-se que esses arquivos têm as características indicadas:

O OS79XX.TXT deve conter apenas o nome do arquivo de firmware menos a extensão .bin (por exemplo, P0S30203 para P0S30203.bin).

SIPDefault.cnf deve conter apenas image_version: file_name, onde file_name é o nome do arquivo de firmware menos a extensão .bin.

Isso possibilita ao Cisco 7940/7960 fazer o download do software mais novo. Depois de converter você pode substituir o SIPDefault.cnf com sua informação de configuração, porque o telefone é capaz de fazer o download desse arquivo maior.

Não Aceitação de uma SCCP Load pelo SIP Phone

Para o software SIP versão 2.1 e anteriores, o telefone não aceita uma carga SCCP com o nome de arquivo maior do que oito caracteres. Há duas opções para contornar este problema:

Faça a atualização do software SIP para uma versão mais recente, em seguida reverta para o software SCCP.

Renomeie o arquivo de carga SCCP para que ele atenda à convenção de nomenclatura do DOS 8.3 (o comprimento máximo do nome de arquivo é xxxxxxxx.yyy).

Erro de “Protocolo de Aplicativo Inválido”

A mensagem de erro significa que a imagem do aplicativo não pode ser carregada na memória Flash ou que a imagem não existe na memória Flash. Isso é útil por três motivos:

O pacote ZIP não foi descompactado para o diretório-raiz do TFTP.

Os arquivos foram manualmente copiados para o servidor TFTP (o pacote ZIP não foi usado).

O carregador de aplicativo universal não conseguiu carregar uma nova imagem de aplicativo na memória Flash (falha na autenticação da imagem, imagem inexistente, erros de TFTP e assim por diante).

O arquivo OS79XX.TXT deve conter apenas o nome do arquivo que se deseja carregar, sem a extensão .bin. Por exemplo, se você tentar carregar a versão do software SIP 2.3, ela deve conter somente a linha P0S30203. Para carregar a versões 3.0 e mais recentes, o nome do arquivo deve estar no formato xx-y-zz. Por exemplo, para carregar a versão 7.4 do software SIP, ele deve conter a linha P0S3-07-4-00.

Os arquivos SIPDefault.cnf e mac_address.cnf são baixados quando um telefone é configurado novamente. Esses arquivos contêm a image_version Este arquivo contém o parâmetro da versão da imagem que diz ao telefone qual imagem deverá ser executada. Por exemplo, para carregar a versão 7.4 do software SIP, o SIPDefault.cnf e o SIPmac_address.cnf devem conter a image_version: P0S3-07-4-00.

Erro de “Imagem de Autenticação Falha”

A mensagem de erro significa que a nova imagem do aplicativo que está para ser baixada falhou na verificação de assinatura.

Erro “Nenhuma Carga Especificada”

A mensagem de erro significa que a imagem do aplicativo não pode ser carregada na memória Flash quando não existe imagem na memória Flash. Isso ocorre quando não há uma imagem especificada em nenhum dos arquivos de configuração.

IP Phones ficam em Status Não Provisionado

A razão usual para um telefone ficar em Status Não Provisionado é a da falta de sintaxe correta no arquivo OS79XX.TXT. O arquivo OS79XX.TXT deve conter apenas o nome do arquivo que se deseja carregar, sem a extensão ..bin Extensão DID

(10)

Se for feita a conversão de SCCP para SIP e se a versão que você tentar carregar for a SIP 2.3 ou anterior, o OS79XX.TXT deve estar no formato de POS3xxyy . Por exemplo, para a versão 2.2 do software SIP, o arquivo deve conter a linha POS30202.

Se for feita a conversão de SCCP para SIP e se a versão que você tentar carregar for a SIP 3.0 ou posterior, o OS79XX.TXT deve estar no formato de POS3-xx-y-zz . Por exemplo, para a versão 7.4 do software SIP, o arquivo deve conter a linha POS3-07-4-00.

Se for feita a conversão de SIP para SCCP, o OS79XX.TXT deve estar no formato de P003aabbccdd . Por exemplo, se a versão do sof SIP

partware SCCP for 7.2 (3) o arquivo deve conter a linha P00307020300.

Dicas de Solução de Problemas

Para resolver os problemas de autenticação da imagem e de arquivos ZIP, certifique-se de que a imagem foi extraída de um arquivo ZIP (não copie manualmente a imagem de um servidor TFTP).

Para resolver os problemas de imagens de aplicativos, adicione a imagem desejada aos arquivos de configuração e reinicialize o telefone para fazer com que a imagem do aplicativo seja baixada.

Para solucionar problemas de falhas de conexão, execute uma captura de farejador.

O port RS-232 do telefone fornece acesso ao controle da solução de problemas e depuração, prestando assistência na recuperação de erros adicionais ou tentativas falhas de conversão. Consulte o Acesso do Console.

Observação: As advertências mais comuns nesse procedimento de conversão foram listadas neste documento. A maioria dos problemas são

provenientes do uso de softwares mais antigos ou da falta de uma sintaxe correta no arquivo OS79XX.TXT. Antes de abrir um caso com o Suporte Técnico experimente fazer a conversão para a última versão do software do telefone; isso pode resolver muitos problemas referentes ao Cisco 7940/7960 Series phones.

© 1992-2014 Cisco Systems Inc. Todos os direitos reservados. Data da Geração do PDF: 23 Março 2008

Referências

Documentos relacionados

A Receita Operacional Líquida registrada pela Companhia no 4T13 atingiu R$ 193,8 milhões, estável em relação ao mesmo período de 2012 e 6,5% superior ao alcançado no 3T13,

Foram analisados 56 artigos, dos quais 18 foram selecionados por abordarem os efeitos biológicos causados pela radiação ionizante aos embriões ou fetos e exames

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Logo, essa experiência foi vivenciada numa instituição de longa permanência do interior do estado e serviu para apresentar aqui a promoção de um cuidado de

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de

differentiated from other species of the Dichelacera (Dichelacera) by the darkening of the posterior half of the posterior basal cell and the base of the discal cell; this

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

Encha a garrafa até um pouco abaixo do nível desejado e feche o canal de drenagem girando a válvula de controle de fluxo no sentido horário até que ela pare.. CRAFTAP 3 | Breve