• Nenhum resultado encontrado

O amor está no ar. 12 de junho Dia dos Namorados D-I-G-I-T-A-L ANO 13 EDIÇÃO SEMANAL Nº 139 SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O amor está no ar. 12 de junho Dia dos Namorados D-I-G-I-T-A-L ANO 13 EDIÇÃO SEMANAL Nº 139 SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

ANO 13 | EDIÇÃO SEMANAL Nº 139 | SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

SEMANAL

CIRCULAÇÃO: Carapicuiba, Barueri, Jandira, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e Cotia

D-I-G-I-T-A-L

LEIA AS NOTÍCIAS DA SEMANA DAS CIDADES DA REGIÃO:

Página 3 Página 10 Página 15 Página 19 Página 25

Página 2

Sempre à frente: Prefeito

de Barueri Rubens Furlan promove coletiva de imprensa sobre ações de combate à pandemia

Prefeito Marcos Tonho acompanha

pavimentação dos bairros do Cururuquara e Ingaí

Jandira anuncia dia D

da Vacinação, contra a

COVID-19, em pessoas

com 55 anos ou mais

Marcos Neves promete

entregar Terminal

Rodoviário da EMTU nos

próximos dias!

GCM de Osasco

acaba com festa

clandestina

O amor está no ar

12 de junho

Dia dos Namorados

Ah, o dia dos namorados… Quantos corações, declarações e comemorações.

Os mais românticos vão ter um dia especial, mandar surpresas, demonstrar o amor da melhor forma que

pu-der, alguns sairão para comemorar ou trocar presente, e outros casais apenas vão dar um beijo ou não ligar

para a data.

Conheça a origem da data, programe-se e namore!

(2)

•Página 2

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

MATÉRIA DE CAPA

D-I-G-I-T-A-L

DIA DOS NAMORADOS!

Diretora Executiva e Financeira: Andrea Silva Mendonça Diretor, Editor e Jornalista responsável:

Fábio Mendonça Silveira - MTB 54.249/SP / e-mail: fabioacidade@hotmail.com

Secretária Administrativa: Letícia de Jesus Silveira

Depto. Comercial: Luiz de Moura (Paraibinha) - Carapicuíba - 97523-1207

José Moreau (Jandira Itapevi e região) 94038-6967

O JORNAL A CIDADE é uma publicação do GRUPO IDEAL PROPAGANDA EIRELI - ME - CNPJ 07.819.400/0001-72

ANUNCIE NO JORNAL E PORTAL - Tels.: 9 9800-2000

E X P E D I E N T E

e-mail: acidade@ig.com.br

O Jornal A Cidade não se responsabiliza por idéais, opiniões e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressam apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião deste veículo. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaços e clareza, a resumir cartas, artigos, releases e ensaios.

Os representantes comerciais, colaboradores e colunistas, não têm vínculo empregatício com a direção do do jornal e Ideal Propaganda EIRELI - ME

CIRCULAÇÃO: Carapicuiba, Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba, Cajamar, Jandira, Itapevi, Cotia e Ibiúna

Acesse o Portal: www.jacidade.com.br jornalacidadeoficial

Administração, Redação, Publicidade e Diagramação: SEDE PRÓPRIA

Estr. Egilio Vitorello, 68 - CEP 06365-210 - Jd. Maria Beatriz - Carapicuiba - SP ANO 13

SOMOS: PORTAL - DIGITAL - IMPRESSO - REDE SOCIAL

Véspera do dia de Santo Antônio, 12 de junho é o Dia dos Namorados. Curiosa-mente, a data nada tem nada a ver com o santo casamen-teiro. Comemorada no Bra-sil desde 1949, a data foi es-colhida pela Confederação do Comércio de São Paulo, por ser uma época de baixa nas vendas, pegando carona em uma campanha intitulada Nem só de beijos vive o amor, produzida pelo publi-citário paulista João Dória, da agência Standard Propa-ganda, por encomenda das extintas lojas Clipper. A cam-panha que divulgava o dia de São Valentim, estimulou a troca de presentes entre na-morados, aquecendo o co-mércio naquele ano. Desde então, 12 de junho passou a ser a data mais romântica do ano e uma das mais lucrati-vas para o comércio em todo país.

ORIGEM ROMANA

Mas a origem capitalista da data é somente no Brasil. Em cada país onde é come-morada, a história tem nuan-ces mais românticas e insti-gantes.

so Dia dos Namorados. In-troduzido em 1700, para os americanos, 14 de fevereiro é feriado.

Nos dias que antecedem a data, o comércio oferece uma grande variedade de car-tões comemorativos chama-dos Valentines. Os adultos costumam comprar para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flo-res ou perfumes. Nas esco-las as crianças confeccionam cartões para seus amigos e professores.

Inspirados em Valentine, americanos, gregos, cana-denses, mexicanos e austra-lianos mantêm a tradição: no dia 14 de fevereiro os casais participam de missas e tro-cam presentes, geralmente chocolates e cartões, pedin-do proteção e felicidade ao santo.

A COMEMORAÇÃO PELO MUNDO

É comum nos países eu-ropeus as pessoas presente-arem não somente namora-dos, mas a todos aqueles que gostam. Na Itália, fazem um grande banquete. Na Inglater-ra, as crianças cantam can-ções a recebem doces e ba-las de frutas de seus pais; namorados e pretendentes t r o c a m b i l h e t i n h o s d e amor. Na Dinamarca, tro-cam flores prensadas,

cha-O amor está no ar

Periodicidade: SEMANAL JORNAL (DIGITAL)

Em alguns países, a data tem a ver com a história de Valentine, um sacerdote que viveu no Império Romano, em uma época em que os ho-mens não queriam ir para a guerra e deixar suas esposas em casa, e muito menos dei-xá-las viúvas. O imperador proibiu todo mundo de se casar. Valentine, então, pas-sou a celebrar os casamen-tos secretamente, até ser descoberto e condenado à morte.

Histórias dão conta de que, enquanto aguardava, Va-lentim teria se apaixonado pela filha cega de um dos carcereiros e, num ato de

amor e fé, feito com que ela voltasse a enxergar. Ao ser morto, no dia 14 de feverei-ro, deixou para a moça uma carta em que assinava: Amor, de seu Valentine.

Seu gesto virou um sím-bolo. A partir de então, tro-car bilhetes, palavras e ob-jetos seguidos de declara-ções de amor se tornaram uma prática em Roma.

VALENTINE'S DAY

Nos Estados Unidos, ape-sar de ser o templo do capitalismo,o Valentine's Day, ou dia de São Valentim, não é um dia comercial com a mesma conotação do

nos-Ah, o dia dos namorados… Quantos

corações, declarações e comemorações.

Os mais românticos vão ter um dia

espe-cial, mandar surpresas, demonstrar o amor

da melhor forma que puder, alguns sairão

para comemorar ou trocar presente, e

ou-tros casais apenas vão dar um beijo ou não

ligar para a data.

Conheça a

origem da data

e programe-se

madas flocos de neve.

No Japão, a data foi in-troduzida em 1936 e o cos-tume neste dia é as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates. Mas, muita gente ainda relu-ta em adorelu-tar a darelu-ta, alegan-do que se trata de uma joga-da comercial, no que não deixam de ter razão, uma vez que o Valentine’s Day repre-senta cerca de 20% do volu-me anual de vendas das fá-bricas de chocolate do arqui-pélago.

DIA DOS NAMORADOS NO COMÉRCIO DA

REGIÃO

Por todos os lados, olha-res atentos, uns mais discre-to, voltados para vitrines en-feitadas de corações, que oferecem mil sugestões para presentear a pessoa amada.

NAMORE

Se você tem namorado ou uma namorada, a data é de comemoração. Surpreenda vestindo uma roupa nova, usando um bom perfume, co-loque aquela música que lembra um momento especi-al que se tornou inesquecí-vel para os dois, vá jantar em um lugar aconchegante, à meia luz, talvez à luz de ve-las, tomando um vinho para melhor saborear o amor.

(3)

•Página 3

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CIDADES

COLETIVA

Sempre à frente:

Prefeito de Barueri

Rubens Furlan promove coletiva de imprensa

sobre ações de combate à pandemia

“Nos articulamos e procuramos sempre buscar as melhores soluções,

principalmente nos primeiros momentos da pandemia”, disse Furlan

Na tarde de quarta-feira (dia 9) aconteceu uma coletiva de imprensa no Centro de Even-tos de Barueri que tratou sobre as ações da Administração no enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19, e seus efeitos na saúde e na economia do município. O evento foi mo-tivado pela marca de 100 mil doses de vacina aplicadas e mais 100 mil testes RT-PCR realizados para detecção da do-ença pelo município.

Compuseram a mesa o pre-feito de Barueri, Rubens Fur-lan, o vice-prefeito e secretário de Obras, Beto Piteri, o prefei-to de Itapevi, Igor Soares, o presidente da Câmara de Vere-adores de Barueri, Antonio Fur-lan Filho, o secretário de Saú-de Saú-de Barueri, Dionisio Alva-rez Mateos Filho, e a secretária de Assistência e Desenvolvi-mento Social, Adriana Bueno Molina. A coletiva foi mediada pelo secretário de Comunica-ção, Thazio Gomiero.

Solícito, o prefeito de Ita-pevi, Igor Soares, também res-pondeu aos questionamentos trazidos pelos jornalistas. Com-pareceram veículos de impren-sa da região, bem como secre-tários, vereadores e demais au-toridades municipais. Embora não tenha se tratado de evento com grande volume de pesso-as, o espaçoso Centro de Even-tos permitiu a manutenção do distanciamento físico, bem como a adequada ventilação para prevenção da Covid-19.

Furlan destacou que as prin-cipais decisões para o combate ao coronavírus em Barueri e

nas outras cidades da região Oeste do Estado de São Paulo sempre foram tomadas em con-junto com todos os prefeitos, em reuniões periódicas geral-mente realizadas em seu gabi-nete. “Nos articulamos e pro-curamos sempre buscar as me-lhores soluções, principalmen-te nos primeiros momentos da pandemia, quando não tínha-mos informações suficientes e infelizmente nenhuma orienta-ção do governo federal”, afir-mou Furlan.

Como resultado do trabalho conjunto com os demais pre-feitos e com as ações tomadas no município, tem sido possí-vel a aplicação de 100 mil do-ses de vacina contra a Covid-19 (somando a primeira e a se-gunda dose), além da realiza-ção de mais de 100 mil testes RT-PCR de detecção do vírus na população, desde o começo da pandemia.

“Temos hoje entre 11% e 12% da população de Barueri totalmente imunizada”, comple-tou Furlan.

O prefeito falou ainda sobre a geração de empregos, auxílio às famílias em situação de

vul-nerabilidade, estrutura pública da saúde no município, entre outros assuntos. Seguem abai-xo os principais temas tratados na prestação de contas.

Covid-19 – Barueri contou

com uma estrutura na saúde cujo investimento público já vi-nha sendo feito bem antes da pandemia (na ampliação de atendimentos em prontos-so-corros, hospitais e Unidades Bá-sicas de Saúde, bem como na aquisição de novos equipamen-tos). Isso proporcionou, por exemplo, a possibilidade de che-gar a 400 leitos em UTIs (Uni-dade de Terapia Intensiva) e em enfermaria no pior momento da pandemia, fazendo com que o sistema não entrasse em colap-so no ponto mais crítico da pan-demia, como aconteceu em muitas cidades do país.

Foi graças à forte estrutura em Saúde que Barueri evitou a criação de hospitais de campa-nha, conseguindo adaptar sua própria rede para socorro às ví-timas da Covid de forma exem-plar, evitando, inclusive, subme-ter-se a uma verdadeira máfia que se aproveitou da situação para praticar preços abusivos dos equipamentos e insumos

ur-gentes para salvar vidas. Segundo o prefeito de Ba-rueri, a expectativa é que a par-tir de agora se avance muito na vacinação da população, prin-cipalmente com a tendência de aumento de oferta de vacinas (como é o caso da russa Sput-nik, aprovada recentemente pela Anvisa).

Promoção Social – Graças

à política de distribuição de ali-mentos às pessoas mais vulne-ráveis no município, por meio da entrega de cerca de 30 mil cestas básicas (chegando a atin-gir 35 mil) mensais, diretamen-te nas residências, e por meio da entrega da merenda escolar aos alunos em suas casas, du-rante oito meses, têm-se evita-do a fome em Barueri. Outra ação importante foi a arrecada-ção de 177 toneladas de alimen-tos e outros itens diversos, ob-tidos também por meio do Fun-do Social de Solidariedade Es-trela Guia e distribuídos aos que mais necessitam.

Geração de emprego –

“Nós não temos capacidade de criar um projeto que movimen-te a economia, isso quem movimen-tem que fazer é o governo federal,

mas conseguimos agir pontual-mente criando vagas de traba-lho nas obras que a Prefeitura vem fazendo pela cidade”, afir-mou Furlan. Só a prefeitura gera hoje no município cerca de 2.500 postos diretos de traba-lho a partir das obras realizadas na cidade, como a do Hospital Regio-nal Rota dos Bandeirantes, do Parque da Juventude, da constru-ção de piscinões, dentre outras.

Educação – Todos os

fun-cionários que trabalham nas es-colas de Barueri estão imuniza-dos, o que auxilia muito em um futuro retorno presencial das crianças às aulas. As escolas também estão preparadas para o retorno, muitas foram refor-madas e há disponibilidade de materiais de higienização e de proteção, como máscaras e ál-cool em gel. De acordo com o prefeito, a decisão da volta pre-sencial será tomada em conjunto com o sindicato dos Professo-res. De qualquer forma, Barue-ri segue com seu projeto edu-cacional inovador, em parceria com o Google for Education e o reforço de 15 mil Chrome-books que já auxiliam os alu-nos no dia a dia e passaram a ser fundamentais nesse perío-do de ensino remoto.

Compuseram a mesa: o Secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho, o o vice-prefeito e secretário de Obras, Beto Piteri, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, o prefeito de Itapevi, Igor Soares, o presidente da Câmara de Vereadores de Barueri, Antonio Furlan Filho, e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina

(4)

VACINAÇÃO

•Página 4

CIDADES

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

Para facilitar ainda mais o acesso de todos à vacina contra a Covid-19, a Prefei-tura de Barueri solicita aos que ainda não foram vacina-dos que façam o pré-cadas-tro no portal Vacina Já, do governo estadual. Esse pro-cedimento facilita para as Secretarias de Saúde muni-cipais quanto o acesso às in-formações de cada cidadão e também diminui bastante o tempo de atendimento no dia da imunização. Todos podem fazer o pré-cadastramento independentemente da idade e de pertencer ou não a al-gum grupo de risco.

Hoje Barueri está vacinando:

• Pessoas a partir dos 58 anos de idade sem comorbi-dade;

• Gestantes e puérperas, com até 45 dias do parto sem comorbidade;

• Pessoas a partir dos 18 anos de idade com comorbidades;

Vacina Já:

Prefeitura pede que

todos façam o pré-cadastro para

vacinação

contra Covid-19

• Pessoas a partir dos 18 anos de idade com deficiên-cia permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A vacina está sendo apli-cada mediante agendamento, que pode ser feito pelo APP Saúde Barueri, pelo call cen-ter, no número (11) 4349-0600, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência (somente em dias úteis) e pelo Portal da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Barueri informou, contudo, que gestantes e pessoas com deficiência podem chegar para vacinar sem agendar.

Além do pré-cadastro, também é importante estar com os dados atualizados no Cadastro Municipal de Ba-rueri. Nos casos em que o munícipe não tenha o Cadas-tro Municipal, será

necessá-rio encaminhar e-mail para agendavacinacovid@barueri.sp.gov.br contendo cópia de um docu-mento oficial com foto, provante de endereço, com-provantes da condição (para quem tem comorbidade) e número de telefone atualiza-do para contato.

O governo do Estado anunciou nessa quarta-feira (dia 9) que o calendário de vacinação contra o corona-vírus em São Paulo será an-tecipado em 15 dias para to-dos os públicos fora to-dos gru-pos prioritários. Com a mu-dança, pessoas com idade entre 55 e 59 anos começam a ser vacinadas já no próxi-mo dia 16 de junho.

Os municípios abrem as novas agendas conforme a chegada das vacinas. Fique de olho nos canais oficiais da Prefeitura de Barueri para saber quais públicos estão sendo vacinados.

Durante o inverno é comum que os bancos de sangue de todo o país fiquem desfalcados, já que essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa.

Por isso foi criada a campa-nha Junho Vermelho, com o objetivo de alertar para a im-portância de fazer a doação o ano todo. Também nesse mês, no dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar as pes-soas e lembrá-las da importân-cia desse gesto que pode salvar vidas.

Em Barueri, de acordo com a Lei Municipal 2.499/2017, de autoria do vereador Wilson Zu-ffa, o movimento integra o ca-lendário oficial da cidade anu-almente, trazendo maior mobi-lização para esse tema tão im-portante.

Com as regras de isolamen-to social, necessárias para con-ter a pandemia causada pela Covid-19, também têm feito com que as doações caiam

con-Junho Vermelho:

campanha incentiva a doação de sangue

sideravelmente, fazendo com que os estoques de sangue atin-jam níveis preocupantes.

Com o slogan “Seja do tipo que ajuda”, a campanha de doação de sangue de Barueri incentiva que todos sejam doadores, não apenas neste mês de mobilização, mas o ano todo, afinal, todos os dias os estoques do banco de san-gue salvam vidas. A doação de sangue é um dos maiores atos de amor. Cada bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro pessoas.

Quem pode doar

Condições favoráveis para doar sangue:

• Estar em boa condição de saúde;

• Ter se alimentado pelo menos três horas antes da doa-ção;

• Apresentar idade entre 16 e 69 anos;

• Pesar mais de 50 quilos; • Dormir ao menos quatro horas antes da doação e se apre-sentar descansado.

Covid e vacinas

Candidatos que foram vaci-nados contra a Covid-19 só po-dem doar 48 horas após cada dose, no caso da vacina Coro-navac; sete dias após cada dose da vacina da AstraZeneca; e sete dias após cada dose da va-cina da Pfizer.

Quem tomou a vacina con-tra gripe deve aguardar por 48 horas para doar.

Candidatos infectados pela Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos). Quem teve contato direto (do-miciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 deve aguardar 14 dias após o último dia de conta-to para fazer a doação de san-gue.

Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e ou-tros) que trabalham direta-mente com pacientes de Co-vid-19 devem aguardar 14 dias

após o último dia de contato para doar sangue.

Onde doar

Acesse o site da Prefeitura de Barueri para conferir os lo-cais que dispõem de Bancos de Sangue e seus horários de fun-cionamento.

Em Barueri o Banco de San-gue fica na rua Ângela Mirela, 354, Boa Vista, nas dependên-cias do Hospital Municipal e

Barueri (HMB), que neste pe-ríodo atende apenas com agen-damento. Basta entrar em con-tato de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, nos telefones 4199-3100 ou 4573-7800, ou pelo e-mail faleconosco@prosangue.sp.gov.br. Para doar é obrigatória a a p r e s e n t a ç ã o d o d o c u -mento de identificação ori-ginal com foto emitido por órgão oficial.

(5)

•Página 5

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CIDADES

HABITAÇÃO

Acaba de ser criada a Se-cretaria Municipal da Habi-tação de Barueri (Sehab). A lei complementar nº 498, de 2 de junho de 2021, regula-mentou a criação da pasta que passa a integrar a Admi-nistração Direta.

A Sehab será comandada por Gregório Rodrigues Pon-tes Maglio. Segundo o novo secretário, uma das priorida-des será impulsionar a regu-larização fundiária “visando dar dignidade às famílias de Barueri, inclusive aquelas que moram nos prédios da CDHU, que foram construí-dos na década de 90”. Gre-gório explica que muitos apartamentos já foram quita-dos e até hoje a documenta-ção está pendente.

Além da regularização, há outros objetivos importantes, como a ampliação de progra-mas e de projetos relaciona-dos à moradia voltarelaciona-dos às pessoas de baixa renda da cidade. Para o secretário, a política de governo de Ba-rueri é totalmente voltada para o social. “A Habitação já tem esse olhar social e nosso trabalho terá como foco continuar a atender os mais necessitados”, garante. Gregório destaca também que nos últimos anos, “sob a liderança da Dra. Adriana, a então Coordenadoria de Ha-bitação voltou a ter credibi-lidade na cidade”.

Atribuições da sehab

Outras atribuições da Se-cretaria são a garantia de po-líticas públicas fundiárias, a melhoria das condições de habitação, a promoção de

Nova Secretaria Municipal de

Habitação intensificará

regularização fundiária na cidade

regularização de áreas im-próprias e o reassentamento de moradores que vivem em áreas inadequadas e em si-tuação de risco.

Cabe também à Secre-taria de Habitação a ma-nutenção de importantes órgãos de apoio, como o Conselho Municipal de H a b i t a ç ã o d e B a r u e r i (CMHB), que objetiva acompanhar, controlar e avaliar a política munici-pal de habitação, e o Fun-do Municipal de Habitação de Barueri (FUNDHAB), que irá centralizar e

geren-ciar os recursos destinados à implementação da política habitacional do município direcionada à população de baixa renda.

Avanços

Dentre as ações já progra-madas, algumas terão prio-ridade, de acordo com o novo secretário. “Atendendo as diretrizes do governo, es-tamos preparando as áreas para a construção de novos conjuntos habitacionais, vi-sando beneficiar ainda mais a população mais carente”, diz Gregorio.

Novo secretário

Gregório Rodrigues Pon-tes Maglio entrou na vida pú-blica em 2001, na cidade de Pirapora do Bom Jesus, quando foi nomeado secre-tário de Esportes. Em 2004, assumiu a Regional do Par-que Paiol (sub-prefeitura). De 2013 a 2016 foi prefeito de Pirapora e em 2018 reas-sumiu o cargo permanecen-do até 2020. Gregório foi comerciante e é formado em Administração de Empresas. Ele acredita que a nova se-cretaria será um desafio di-ferente: “governei uma

cida-de com poucos recursos e hoje estou assumindo uma pasta extremamente impor-tante. Barueri tem uma estru-tura diferente e, tendo um lí-der tão determinado, com certeza desenvolveremos grandes ações nesta cidade”.

Serviço

A Sehab ficará alocada onde era a Coordenadoria de Habitação, no prédio da Se-cretaria de Assistência e De-senvolvimento Social (Sads). O endereço é aveni-da 26 de Março, 1.159 – Jar-dim São Pedro. O telefone é: 4199.2800.

(6)

•Página 6

CIDADES

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

HOMENAGEM

Está chegando a data mais romântica do Brasil: o Dia dos Namorados. E para celebrar a data, a Secretaria de Cultura e Turismo de Ba-rueri organizou uma homena-gem aos apaixonados.

No dia 12 de junho, às 18h, será exibido um vídeo nas redes sociais da Cultura Barueri Oficial no Facebook e no Instagram, com um poe-ma de Vinícius de Moraes, declamado pela atriz e dire-tora de teatro Mônica Grann-do e musicaGrann-do pelo profes-sor Noel Medrado.

Outra novidade são as di-cas de livros e poemas ro-mânticos, publicadas nos stories das páginas da Cul-tura. Declare-se também, o vídeo do poema poderá ser oferecido para uma pessoa especial.

Sobre a data

O Dia dos Namorados celebra o amor. Comemora-do no dia 12 de junho, vés-pera do Dia de Santo Antô-nio, santo português com tra-dição de casamenteiro. A primeira comemoração aconteceu no Brasil em 1949 e a ideia se expandiu pelo país, amparada pela corre-lação com o Dia de São Va-lentim, que nos países do he-misfério norte acontece no dia 14 de fevereiro.

Cultura celebra o

Dia dos

Namorados

com declamação

de poema e dicas de leitura

A melhor divulgação para

o seu produto ou serviço.

(7)
(8)
(9)
(10)

CIDADES

PAVIMENTAÇLÃO

•Página 10

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

Os trabalhos de pavimen-tação realizados pelas equi-pes da Secretaria de Servi-ços Municipais da prefeitu-ra, além de melhorar as con-dições das vias da cidade, também ajudam na seguran-ça dos motoristas e no de-senvolvimento para a região com a chegada do asfalto.

Os moradores do bairro Cururuquara e Ingaí foram contemplados com a conclu-são dos trabalhos de implan-tação de asfalto.

Até o momento, foram mais de 300 km de asfalto por toda a cidade nos últi-mos 8 anos e mais de 70 km de calçadas. Santana de Par-naíba é considerada a quar-ta cidade do Esquar-tado de São Paulo com mais mobilidade urbana e acessibilidade.

Prefeito Marcos Tonho acompanha

pavimentação dos bairros

do Cururuquara e Ingaí

Foto: Fabiano Martins

Prefeito Marcos Tonho acompanhando o andamento das obras no Cururuquara.

Santana de Parnaíba segue com o Plano de Imunização do Estado de São Paulo, nes-ta semana, mais de 1500 pro-fissionais da educação foram vacinados, 500 vacinas foram aplicadas na quarta-feira (09), para os profissionais da saúde com mais de 40 anos de idade, e mais 1000 estão sendo aplicados nesta sexta-feira (11). Paralelo, a prefei-tura vem vacinando os ido-sos acima de 60 anos, ges-tantes e pessoas acima de 18 anos com comorbidades

Santana de Parnaíba segue a todo vapor

com vacinação da Covid-19

Foto : Marcio Koch

Mais de 1500 vacinas foram aplicadas essa semana nos profissio-nais da educação em Santana de Parnaíba

(11)

SAÚDE

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CIDADES

•Página 11

A Unidade Básica de Saúde Dr. Álvaro Ribeiro da região central da cidade pas-sou a funcionar em novo en-dereço desde o dia 07/06, junto ao Complexo da Saúde localizado na Rua Professor Edgar de Moraes, 868 no bairro Jardim Frediani, pró-ximo ao Hospital e Materni-dade Santana. A UBS conti-nuará com o seu horário de funcionamento das 07h às 17h de segunda a sexta- -fei-ra e contará com sala de es-tabilização, coleta de exa-mes, sala de vacina, sala de curativo, triagem, sala de ina-lação, sala de acolhimento, sala de exames, sala de gru-po, 12 Consultórios, 12 con-sultórios odontológicos, sala de esterilização de materiais e sala para raio-x panorâmi-co. Com capacidade para atender mais de 4.000 pes-soas por mês nas especiali-dades de clínica médica, gi-necologia, psicologia, pedi-atria, psiquiatria e odontolo-gia, a unidade passa a aten-der em um espaço mais am-plo, com equipamentos no-vos e moderna estrutura.

O prefeito Marcos Tonho esteve presente durante a se-mana para acompanhar o fun-cionamento da nova UBS, e falou da importância de ter um espaço mais moderno para aten-der a população de Parnaíba.

Nova UBS Dr. Álvaro Ribeiro

passou a funcionar em novo

endereço desde o dia 07/06

“Já começamos a sema-na entregando o novo Ál-varo Ribeiro, com 16 no-vos consultórios. Santana de Parnaíba continua sen-do referência em saúde pública do Estado de São Paulo, e vamos continuar in-vestindo forte na saúde para nossos cidadãos”.

Foto: Marcio Koch

O prefeito Marcos Tonho esteve presen-te duranpresen-te a semana para acompanhar o funcionamento da nova UBS

Pequenos comércios e empresas

também são a vida da nossa Cidade!

“Vamos ajudar comprando no comércio

do nosso bairro. Valorize sua cidade”.

O Jornal A Cidade apóia o

(12)

MEIO

AMBIENTE

CIDADES

JORNAL A CIDADE AGORA É SEMANAL! NÃO PRECISA FALAR PRÁ NINGUÉM. SEMANA QUE VÊM VOCÊ RECEBE OUTRA EDIÇÃO.

•Página 12

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo 5 de junho. A Sema-na do Meio Ambiente 2021 acontece em Santana de Parnaíba de 5 a 12 de ju-nho, com diversos eventos durante toda a semana que contribuem para informar e ao mesmo tempo alertar para os problemas do meio ambiente.

Na segunda-feira (07), aconteceu no Centro Admi-nistrativo Bandeirantes a en-trega das cartilhas da masto-fauna, que foi apresentado pelo prefeito Marcos Tonho, a vice prefeita Rosália Dan-tas, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento

Semana do Meio Ambiente

movimenta Santana de Parnaíba

Durante toda a semana, a prefeitura terá eventos voltados para o

cuidado do meio ambiente entre outras ações importantes

Veruska Carvalho e a biólo-ga Michele Yamashita, que fez a apresentação também da exposição que se encon-tra no CAB.

Durante toda a semana, a prefeitura terá eventos voltados para o cuidado do meio ambiente e ações importantes. Na terça-fei-ra (08), ocorreu a distri-buição de lápis sementes, para incentivar os alunos da rede municipal a plan-tar uma árvore.

Na sexta-feira, (11) acon-teceu a entrega da caminho-nete da fiscalização ambien-tal e a ação de doação de ra-ção em troca de mudas.

Fotos: Marcio Koch

JORNAL A CIDADE

AGORA É SEMANAL!

(13)

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CIDADES

•Página 13

•••

ATUAÇÃO DO DEPUTADO

Em seu primeiro manda-to como deputado estadual, Cezar já conseguiu atender dezenas de cidades contem-plando com recursos estadu-ais na ordem de mestadu-ais de R$ 20 milhões. A área da saú-de é uma das prioridasaú-des do parlamentar que em sua mais recente conquista junto ao Governo do Estado vai atder 30 municípios com a en-trega de vans para transpor-te de pacientranspor-tes e ambulân-cias.

“Vamos ajudar municípi-os que nmunicípi-os apresentaram as demandas e estão lutando para melhorar a qualidade do transporte dos pacientes. Também estou lutando por outros veículos para atender mais cidades do Estado”,

Deputado Cezar consegue van e

ambulância para 30 cidades do Estado

disse o deputado Cezar que é interlocutor junto ao Go-verno Estadual em favor das cidades da Grande São Pau-lo e também luta por inves-timentos para municípios do interior do estado.

As cidades que receberão veículos são Araras, Cabreú-va, Caieiras, Campo Limpo Paulista, Mairinque, Várzea Pauli s t a , C a r a p i c u í b a , Osasco, Cosmópolis, Bor-borema, Getulina, Holam-bra, Peruíbe, Ibiúna, Bar-rinha, Miguelópolis, Des-calvado, Dumont, Fran-cisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Leme, Luiz Antônio, Mairiporã, Pradó-polis, São Carlos, Sertãozi-nho, Taguaí, Tietê e Vargem Grande Paulista.

As cidades cidades da e Vargem Grande Paulista.onossa região que

receberão as ambâncias são: Carapicuíba, Osasco e Vargem Grande Paulista

“Vamos ajudar municípios que nos apresentaram as demandas e estão lutando para melhorar a quali-dade do transporte dos pacientes”, afirmou o deputado Cezar

(14)

PUBLICIDADES

•Página 14

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

VENDO ELEVADOR

SEMI-NOVO

ANO 2015/MOD.

2016

(ÚNICO DONO)

220 VOLTS

4 TONELADAS

TRATAR COM JOÃO:

94149-7440

VENDO ESTE ELEV

ADOR!

VENDO ESTE ELEV

ADOR!

ABAIXO DO PREÇO

DE MERCADO!

(15)

DIA D

VACINAÇÃO

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CIDADES

•Página 15

Jandira anuncia dia D da Vacinação,

contra a COVID-19, em pessoas

com 55 anos ou mais

A Prefeitura de Jandira, através da Secretaria Muni-cipal de Saúde (SMS), anun-cia a antecipação da vacina-ção de munícipes com 55 anos ou mais, sem comorbi-dades, que terá início no evento denominado Dia D da Vacinação. No local haverá a aplicação tanto da primei-ra, quanto da segunda dose.

O evento Dia D da vaci-nação acontecerá neste sába-do e sába-domingo, 12 e 13 de Junho respectivamente, no Novo tablado de Jandira, lo-calizado na Via de Acesso João de Góes, 339 – Jardim Alvorada, onde haverá a aplicação tanto no formato de vacinação via drive thru quanto no formato convenci-onal. O atendimento de am-bos os formatos será das 9 às 16 horas.

Para ser vacinado(a), será necessário fazer um

pré-agendamento, obrigató-rio, no site https:// vacinaja.sp.gov.br/ e ao comparecer no posto de va-cinação, o munícipe precisa-rá apresentar os seguintes do-cumentos: Cadastro de Pes-soa Física (CPF) ou cartão SUS, e comprovante de en-dereço.

Após evento a vacinação voltará, a partir de segunda-feira, para os pontos de va-cinação atuais que são, a es-cola Prof. Alexandre Souza Rocha, onde atende no for-mato de vacinação via drive thru e a ETEC Prefeito Braz Paschoalin, com a vacinação em formato convencional. O atendimento de ambos os for-matos é de segunda a sexta das 9 às 16 horas. No for-mato de vacinação conven-cional, o munícipe compare-ce a pé. Já no denominado drive-thru, a pessoa será va-cinada sem a necessidade de sair do carro.

A EMEB Prof. Alexandre

Souza Rocha está localizada na Rua Elton Silva, número 13, no Centro de Jandira.

O acesso ao drive thru ocorre na via que inicia ao lado do SENAI e tem sua entrada nas proximidades do Teatro Municipal. O ponto

de vacinação fica em frente a ETEC Prefeito Braz Pas-choalin. Como trata-se do único posto de vacinação de Jandira, não será necessário que o munícipe compareça presencialmente nas Unida-des Básicas de Saúde

(UBSs), do município para realizar o agendamento da vacina.

A cidade de Jandira já aplicou, até o momento, 28.699 (vinte e oito mil seis-centos e noventa e nove).

A Prefeitura de Jandira, através da Casa do Trabalha-dor, realiza hoje, 10 de Junho, seleção para mais de 100 va-gas. As vagas são de auxiliar operacional, para atuar na re-gião de Cajamar.

Além das vagas de auxi-liar operacional, cujo proces-so de seleção já está em an-damento, a Casa do Trabalha-dor anuncia novo processo de seleção para: Soldador com experiência em manutenção industrial; Montador industri-al com experiência em manu-tenção industrial, e ajudante com algum conhecimento em solda e experiência em manu-tenção industrial.

Para se candidatar às no-vas oportunidades disponí-veis, o candidato precisará comparecer, com seu currícu-lo, na Casa do Trabalhador de Jandira, que fica localizada na Rua: Rubens Lopes da Sil-va, 333, Centro de Jandira.

O atendimento é de segun-da a sexta segun-das 8 às 17 horas.

Casa do Trabalhador de Jandira realiza processo para mais de 100

(16)

VACINAÇÃO

CIDADES

•Página 16

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

A exposição do fotógrafo e poeta Oreste Bonaldi, faz parte do Pacote Cultural 2021, realizado pela Prefei-tura de Jandira, por meio da Secretaria da Cultura e Tu-rismo, usando a tecnologia QR Code. O artista Bonaldi nasceu em Veneza (Itália) em 1948, na época frequentou algumas disciplinas em Pá-dua e Bolonha. O jovem ita-liano chegou ao Brasil em 1974, na cidade de Recife (PE). Os seus primeiros tra-balhos fotográficos são da fase pernambucana, enquan-to cursava o último ano de teologia.

Uma de suas primeiras exposições foi sobre

meno-res de Peruíbe expostas em Veneza e Milão. A sua traje-tória em Jandira começou em 1975, em pouco tempo Ores-te Bonaldi se destacou na ci-dade, e em 1984 fundou o Foto Studio Veneza. Conhe-ça mais do seu trabalho fo-tográfico nesta exposição virtual (use um leitor QR Code, aponte a câmera do celular, faça o escaneamen-to e siga as instruções na tela), ou acesse através do link desta matéria.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

https:// expoqrcodejandira.blogspot.com/ 2021/05/expo-qrcode-oreste-bonaldi.html

Secretaria de Cultura e Turismo de Jandira lança

Expo QRCODE com o Fotógrafo e Poeta Oreste Bonaldi

Em Jandira:

Profissionais de Educação da

rede pública estadual, com 18 anos ou mais,

serão vacinados a partir de sexta (11)

A Prefeitura de Jandira, através da Secretaria de Saú-de, informa que a vacinação contra o COVID-19 dos Tra-balhadores da Educação da rede estadual, com atuação em Jandira, está liberada a partir da próxima sexta-fei-ra, dia 11 de Junho.

É n e c e s s á r i o f a z e r u m p r é - a g e n d a m e n t o n o s i t e h t tps:// vacinaja.educacao.sp.gov.br/ e ao comparecer no posto de vacinação, o profissional de educação precisará apresen-tar o comprovante do agen-damento impresso, este com-provante é gerado em forma de QR CODE ao final do agendamento no site menci-onado e, um documento ofi-cial com foto.

A vacina contra o CO-VID-19, já está liberada des-de o dia 08, para Trabalha-dores da Educação da rede municipal e privada de ensino de Jandira, além dos perueiros escolares com atuação e/ou moradia em Jandira. Os perueiros

p r e c i s a m c o m p r o v a r a profissão, e apresentar cópia do documento de autorização para a ativida-de. Em caso de ser contra-tado, o perueiro precisa de uma declaração de pró-prio punho do proprietário da licença junto com a comprovação de que o mesmo está atuando no transporte escolar.

A vacinação dos tra-balhadores da educação, será em local único, na E T E C P r e f e i t o B r a z Paschoalin, dado o tem-po maior de análise de documentação. O horá-rio de atendimento é de segunda a sexta das 9 às 16 horas.

A ETEC Prefeito Braz Paschoalin está localizada na Rua Elton Silva, número 140, no Centro de Jandira.

A cidade de Jandira já aplicou, até o momento, 27.399 (vinte e sete mil tre-zentos e noventa e nove).

A vacina contra o COVID-19, já está liberada desde o dia 08, para

(17)

HOMENAGEM

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CIDADES

É SEMANAL!

AG RA

Você quer receber o Jornal A CIDADE (Digital)

GRATUITAMENTE NO SEU WHATS E E-MAIL?

Manda um ZAP para: (11) 99800-2000

com a palavra (CADASTRO J A CIDADE)

envie seu e-mail para: acidade@ig.com.br

•Página 17

Integrante da GCM de Jandira

é homenageado por sua atuação

em Missões de Paz da ONU

A Secretaria de Segurança Pública de Jandira, através do Comando da Guarda Civil Mu-nicipal (GCM), parabeniza um dos seus integrantes pela home-nagem recebida por sua atuação em missões de Paz da ONU.

O GCM Paulino Marques de Almeida foi homenageado em sessão solene ocorrida na Câ-mara Municipal de Santana de Parnaíba, na terça-feira, 01 de junho, em comemoração ao Dia Internacional dos Peacekeepers, os “Capacetes Azuis”, como são conhecidos os militares das For-ças Armadas que participam ou participaram das ações de paz da ONU.

A nota da Guarda Municipal destaca o orgulho de ter o GCM Paulino como um dos seus inte-grantes, conforme fragmento abaixo:

“É com grande orgulho que a Guarda Civil Municipal de Jandira dá publicidade ao ato e parabeniza o valoroso comba-tente que trouxe para nossa cor-poração a experiência de quem atuou com dedicação e heroís-mo nas Missões de Paz da Or-ganização das Nações Unidas.”

(18)

VACINAÇÃO

CIDADES

•Página 18

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

A Prefeitura de Carapi-cuíba iniciou na quinta-feira (10) a vacinação de pessoas com 56 anos ou mais. Grá-vidas e puérperas sem co-morbidades com 45 dias após o parto também come-çaram a ser imunizadas.

A partir do dia 11, sexta-feira, motoristas de transpor-tes escolares cadastrados e atuantes em Carapicuíba co-meçarão a receber a 1ª dose. No sábado (12), será a vez de agentes de trânsito e da Defesa Civil, coletores de lixo e motoristas dos cami-nhões de lixo.

Em Carapicuíba também estão sendo vacinadas pes-soas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (BPC) com 18 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente sem BPC, pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos, motoristas de ônibus e co-bradores, metroviários, fer-roviários, aefer-roviários, edu-cadores físicos, assistentes sociais, profissionais de saúde, pacientes em terapia renal substitutiva, transplan-tados imunossuprimidos, gestantes ou puérperas com comorbidades e pessoas a partir de 56 anos.

A campanha de imuniza-ção está sendo realizada em dois polos. No Ginásio Ayr-ton Senna são vacinados os idosos que chegarem a pé. Já no Estádio do Niterói, a

va-Carapicuíba inicia vacinação

de população acima de 56 anos

cinação acontece no sistema

drive-thru (dentro do carro). Os locais realizam a aplica-ção da 1ª e 2ª dose de segun-da a sexta-feira, segun-das 8 às 17 horas, aos sábados das 8 às 13 horas.

Os documentos necessá-rios são: RG, Cartão SUS, CPF e comprovante de resi-dência. Os Profissionais de Educação devem apresentar RG, CPF, os dois últimos ho-lerites e/ou carteira de tra-balho com descrição do car-go e comprovante de residên-cia (moradores ou atuantes em Carapicuíba).

As pessoas com comor-bidades de 18 anos ou mais também devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas (de até 9 meses), re-latório médico ou prescrição médica. Já as pessoas com deficiência permanente (BPC) a partir de 18 anos também devem apresentar o comprovante do recebimen-to do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

Os idosos dessa faixa etária que estão acamados, apresentando dificuldades ao locomover-se, serão va-cinados em casa. Para esse serviço, caso o idoso não seja cadastrado nos progra-mas de saúde da Prefeitura, o familiar deve realizar ca-dastro na UBS mais próxima de sua residência.

Fique atento

Pacientes oncológicos, transplantados (órgãos sóli-dos e medula óssea), imunos-suprimidos, doenças reumá-ticas e pacientes com HIV apresentem uma prescrição médica autorizando recebe-rem a vacina. É importante conversar com o médico an-tes de comparecer no local de vacinação.

Vacina já

O Governo do Estado lan-çou o site “Vacina Já” www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a vacinação contra a covid-19. Nele, as pessoas po-dem fazer um pré-cadastro, mas vale a pena ressaltar que não é um agendamento. O preenchi-mento não é obrigatório, po-rém facilita o atendimento na hora da vacinação para evi-tar aglomerações.

Vacina contra a fome

Para potencializar as ações que auxiliam quem mais precisa, é necessário unir forças. Partindo desse princípio, a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Assistência Social, assinou um termo de adesão junto ao Governo do Estado de São Paulo para a campanha "Vacina Contra a Fome", desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvi-mento Social.

A ação tem como obje-tivo beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, buscando garantir a seguran-ça alimentar durante a pan-demia do coronavírus, por meio de arrecadação de ali-mentos não perecíveis, como: macarrão, arroz, feijão, lei-te em pó, café, óleo, sal,

açú-car e molho de tomate. Quem for se vacinar pode doar 1kg de alimento em um dos po-los de vacinação.

Serviço

Vacinação contra co-vid-19

Local: Ginásio

Ayr-ton Senna (vacinação de

idosos a pé)

Endereço: Av. Antônio Faustino, 98 – Cohab V

Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas / sába-do das 8 às 13 horas

Local: Estádio do

Ni-terói (vacinação no

sis-tema drive-thru – dentro do carro)

Endereço: Av. Pilar do Sul – Cohab II

Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas / sába-do das 8 às 13 horas

(19)

TRANSPORTE

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CIDADES

•Página 19

Idealizado para dissemi-nar boas ideias, que podem ser praticadas no dia a dia, de uma forma benéfica ao meio ambiente, o Centro de Educação para Sustentabili-dade (CES), equipamento da Secretaria de Meio Ambien-te e SusAmbien-tentabilidade de Ca-rapicuíba completou três anos no último sábado, 5 de junho, data em que se come-mora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em 2018, o espaço abria as portas para promover ofi-cinas, palestras e cursos li-gados à educação ambiental, desenvolvimento de projetos ambientais, promoção de programas federais, estadu-ais e municipestadu-ais, dentre os quais a A3P (Agenda Ambi-ental na Administração Pú-blica), o PMVA (Programa Município Verde Azul) e o Programa Agente Ambiental Mirim, voltado para os alu-nos do ensino fundamental.

Tradicionalmente, duran-te a Semana do Meio Ambi-ente, a secretaria realiza ações de conscientização,

como passeio ciclístico e plantio de árvores pela cida-de. Devido à pandemia de Covid-19, as atividades es-tão acontecendo pelos mei-os digitais. A programação especial segue até 11 de ju-nho, com postagens diárias nas redes da Prefeitura (Fa-cebook e Instagram), come-çando pelas dicas de como plantar suculentas / cactos em vaso; reciclagem; webinar (para dialogar sobre ações de despoluição do Rio Co-tia, incluindo os municípios de Carapicuíba, Barueri e Cotia. A videoconferência pode ser acompanhada pelo

link: https://youtu.be/yi-jCYOWBqnw); plantio de tomate, plantação em vasos. Nos últimos meses, as equipes da Secretaria de

Meio Ambiente e Sustentabi-lidade realizaram a manuten-ção da floresta urbana, no parque do Planalto e do Complexo Esportivo Vila

Cretti, com paisagismo. Além disso, o corredor de polinizadores na extensão da Avenida São Camilo recebeu cuidados.

Como agendar atividades no CES Carapicuíba?

Pessoas, entidades ou grupos que desenvolvem atividades para

promo-ver a sustentabilidade ou ministram oficinas, palestras e cursos ligados ao

meio ambiente podem utilizar as dependências do CES. Para agendar a

utilização do espaço, basta enviar a solicitação para o e-mail:

ces@carapicuiba.sp.gov.br com as informações sobre a atividade, para

que seja verificada a disponibilidade de dias e horários. Em caso de

dúvi-das, basta ligar no telefone (11) 4164-2305.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, CES Carapicuíba

completa três anos de atividades

Marcos Neves promete

entregar Terminal Rodoviário

da EMTU nos próximos dias!

MAIS CONFORTO E AGILIDADE

"Entregaremos nos próximos dias o Terminal Rodoviário da EMTU. Localizado no centro de Carapicuíba e próximo a estação da CPTM, é um equipamento que beneficiará milhares de carapi-cuibanos, proporcionando mais conforto, agilida-de e praticidaagilida-de no dia a dia agilida-de todos que

neces-sitam utilizar o serviço.

Mais uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, uma importante realização para Ca-rapicuíba que com certeza facilitará o coti-diano de muitas pessoas e principalmente contri-buirá para o avanço da nossa cidade." Escreveu Neves!

O Prefeito de Carapicuíba, Marcos Ne-ves (PSDB), anunciou em suas redes sociais que o terminal rodoviário da EMTU que fica lolocalizado no Centro da Cidade, será en-tregue nos próximos dias.

(20)

BALANÇO DA

ATUAÇÃO DO

VEREADOR

CÂMARA DE CARAPICUÍBA

•Página 20

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

Vereador Eduardo Zezinho (Considerado),

do MDB, faz balanço de algumas das

várias ações durante pouco mais de

6 meses de mandato na Câmara

Municipal de Carapicuíba. Acompanhe:

Vereador acompanha recapeamento das vias na cidade

Vereador acompanhando obras de tapa

buraco na cidade Ao lado do Prefeito Marcos Neves,o Vereador Eduardo Zezinho (Con-siderado), esteve presente na en-trega do novo Complexo Esportivo da Vila Cretti

Vereador solicita

melhorias no campo

de futebol do CSU

O vereador Eduardo Zezinho (Considerado), do MDB, apresentou, na terça-feira (8/06), várias indicações durante mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carapicuí-ba. Destaque para a de número 995/ 2021, que pede ao executivo a insta-lação de bancos de reservas, refleto-res e construção de novos vestiários ou reforma dos já existentes no Cam-po de Futebol do CSU, no Ariston. Outra indicação importante é a de n° 980/21, que solicita ao prefeito Mar-cos Neves (PSDB) o recapeamento da Rua Itanhaém, no bairro Vila Nossa Senhora Aparecida.

Ao lado do Prefeito Marcos Neves o vere-ador participou da entrega do novo Par-que do Planalto à população

Vereador atuante na campanha de vaci-nação contra a covid 19 com o Secretário de Saúde Diogo e equipe

Vereador Zezinho, com o prefeito Marcos Neves, acom-panhando as obras de recapeamento da Estr. Egilio Vitorello, juntamente com o deputado Federal Jefferson Campos e deputado estadual Carlos Cézar

Participando da campanha de vacinação contra a covid 19 no ginásio do Senninha

Participando da CPI da Sabesp

Vereador Eduardo Zezinho (Conside-rado), desde o início de seu mandato vêm trabalhando fortemente para atender as solicitações da comunidade.

“Fui eleito para atender e servir ao povo da minha cidade”, afirma

(Considerado) Vereador Zezinho Considerado em seu gabinete

tra-balhando para criar projetos de melhorias para Carapicuíba

Vereador Eduardo Zezinho (Considera-do) com moradores acompanhado a revitalização da praça Antônia Gozzi Valverde no Ariston

Vereador Eduardo Zezinho Considerado e o Prefeito Marcos Neves juntos rumo ao pro-gresso de Carapicuíba

Vereador Eduardo Zezinho Considera-do e o Secretário de Transporte e Trân-sito Rodrigo Piquini

Eduardo Zezinho Considerado e o Se-cretário de Esporte Davson, juntos pelo esporte e lazer do povo carapicuibano!

(21)

ATUAÇÃO DO

VEREADOR

CÂMARA CARAPICUÍBA

•Página 21

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

Na 19° Sessão Ordinária da Câmara de Carapicuíba, o Vereador Prof. Naldo apre-sentou a Moção n° 225/2021, que manifesta apoio ao Pro-jeto de Lei n° 306/2021, em trâmite na Assembleia Legis-lativa do Estado de São Plo. O Projeto de Lei, de au-toria da deputada Marina Helou (REDE), institui a pri-oridade de vacinação para grávidas e puérperas, mesmo sem comorbidades. Na sua exposição o Vereador desta-cou a importância da vacina-ção para grávidas e puérpe-ras: “infelizmente o Brasil é

o país atingido com o maior número de óbitos de mulhe-res grávidas e no pós-parto por coronavírus, com o atra-so e lentidão da vacinação”.

E complementa “o

calendá-rio de vacinação tem que ser alterado pelo Plano Estadu-al de Vacinação, e neste sen-tido a Deputada Marina He-lou (REDE) protocoHe-lou no dia 18 de maio, com o PL nº 306/2021, a inclusão urgen-te desurgen-te grupo no Plano Es-tadual de Vacinação”.

Moção apresentada pelo vereador Prof. Naldo (PT) à Câmara

de Carapicuíba manifesta apoio a deputada estadual

Marina Helou pelo PL nº 306/2021, que tramita na ALESP

O PL (Projeto de Lei) institui a prioridade de vacinação para grávidas e puérperas

Na opinião do vereador não trata de vaidade ou fura filas: “a proposta é

basea-da em pesquisas científicas que apontam que em julho de 2021, 160 gestantes e pu-érperas vieram a óbito por covid-19 comparada com as mortes no mundo, represen-ta 77% dessas mortes no mundo, isto é muito grave”.

O Vereador prof. Naldo apresentou ainda mais um dado relevante que tem rela-ção direta com à desigualda-de racial, que se aprofunda em cada crise: “as grávidas

negras ou pretas (de acordo com classificação do IBGE), tem o dobro de ris-co de morrer por ris-covid-19, comparadas às grávidas não negras.”

O vereador ressaltou a importância da vacinação: “não há outra saída, como

não sairemos desta crise sanitária sem vacinação, o atraso nas compras pela vacina, a falta de um Plano Nacional de Vacinação efe-tivo e a negação da ciência por algumas autoridades, tem prolongando esta crise. Só começaremos a vencer a pandemia quando o Brasil

atingir no mínimo 70% da população vacinada, mas depois de oito meses de vaci-na não chegamos a 15% de quem tomou a segunda dose”.

O vereador Prof. Naldo ressaltou a importância da vacinação: “não há outra saída, como não

sairemos desta crise sanitária sem vacinação em massa

(22)

•Página 21

ANO 12 | Nº 134|SÁBADO, 08 DE MAIO DE 2021

DIA DAS MÃES!

(23)
(24)

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CÂMARA DE CARAPICUÍBA

•Página 24

ATUAÇÃO DO

VEREADOR

ATUAÇÃO DO

VEREADOR

ATUAÇÃO DO

VEREADOR

ATUAÇÃO DO

VEREADOR

ATUAÇÃO DO

VEREADOR

Por meio da indicação n° 1.019/2021, apresentada na terça-feira (8), durante a 19ª Sessão Ordinária da Câ-mara, o vereador Bruno Ma-rino (PT) está sugerindo que, após o fim da pandemia da COVID-19, seja criada uma feira noturna em Carapicuí-ba, a fim de fomentar o em-preendedorismo local.

O parlamentar também é autor de outras duas indica-ções apresentadas essa se-mana. Destaque para a de n° 1020/2021, que pede a refor-ma interna e externa da Uni-dade Básica de Saúde do Jardim Ana Estela.

Vereador Bruno Marino pede feira noturna

em Carapicuíba após a pandemia da COVID-19

GASTRONOMIA

Bacalhau

made in Itália

• Bacalhau

600 g de lombo de bacalhau dessalgado

320 g de fregola sarda, cozida em caldo de legumes 100 g de tomate picado, sem sementes e sem pele 80 g de linguiça de chouriço

60 g de azeitona verde e preta 120 ml de caldo de peixe 2 dentes de alho picado

Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

• Gremolata

2 colheres (sopa) de salsinha crespa picada 2 colheres (sopa) de manjericão picado Raspas de 2 limões-sicilianos

2 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 dentes de alho picados

• Montagem

30 g de creme de burrata com raspas de limão-siciliano Folha de louro a gosto

• Bacalhau

1 Grelhe o bacalhau no azeite e reserve.

- 2 Em uma frigideira, refogue o alho e a linguiça. - 3 Adicione os tomates, o caldo de peixe e deixe ferver. - 4 Acrescente a fregola sarda e as azeitonas. Deixe fer-ver por 3 minutos. Corrija o tempero.

• Gremolata

Misture todos os ingredientes e reserve.

• Montagem

1 Em um prato fundo, coloque as fregolas com um pouco de molho.

2 Acrescente 1 colher (sopa) de creme de burrata.

3 Coloque o bacalhau por cima e finalize com a gremolata.

4 Decore com folha de louro.

Receita de Emmanuel Bassoleil, do Skye, São Paulo, SP; hotelunique.com

Fonte: www.prazeresdamesa.com.br/ Foto: RJ Castilho

Bacalhau

(25)

SEGURANÇA

•Página 25

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CIDADES

Na madrugada de quarta-feira, 9/6, a Guarda Munici-pal de Osasco recebeu uma denúncia pela Central de Operações Integradas (COI) sobre uma festa clandestina em uma casa de show no He-lena Maria, zona Norte.

As viaturas foram até o local, encontrando cerca de 200 pessoas aglomeradas as-sistindo um show. O público foi dispersado e informado sobre o risco de aglomeração durante a pandemia da covid-19, e o estabelecimento foi lacrado.

GCM de Osasco acaba

com festa clandestina

Foto: Arquivo GCM

As viaturas foram até o local, encontrando cerca de 200 pessoas aglomeradas assistindo um show

A Prefeitura de Osasco en-tregou na terça-feira, 8/6, a re-forma da Creche Rosa Pereira Crê, localizada na Rua Benedi-to Soares Fernandes, 7 - Vila Yara. Num período com aulas presenciais, a unidade de ensi-no atende 87 crianças em perí-odo integral.

A reforma do equipamento educacional foi geral e incluiu troca de telhados, pisos e jane-las, manutenção elétrica e hi-dráulica, nova iluminação, além de pintura interna e externa para salas de aulas, de coordenação, refeitório, secretaria, cozinha e lavanderia.

A creche recebeu novos brinquedos para o playground e um tapete emborrachado na área de lazer, o que garante a segurança das crianças.

Acompanhado do secretário de Educação, José Toste Bor-ges, o prefeito Rogério Lins vi-sitou a escola, conversou com os colaboradores e destacou que o município deve avançar ain-da mais na imunização dos pro-fissionais da educação nas pró-ximas semanas.

Após reforma, Creche Rosa Pereira Crê é entregue

Fotos: Marcelo Deck

“Gradativamente, conforme formos recebendo novos lotes das vacinas, vamos abaixando as faixas etárias para os profis-sionais da educação. No mo-mento certo, quando tivermos muita segurança, vamos reto-mar as aulas presenciais”, disse o chefe do Executivo.

As aulas presenciais para os 70 mil alunos da rede munici-pal de ensino estão suspensas desde março do ano passado, por conta da pandemia. As

au-las seguem de forma remota e com apostilas entregues pela Secretaria de Educação aos es-tudantes.

(26)

COMBATE À

PANDEMIA

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CÂMARA DE OSASCO

•Página 26

Desde o início da Pande-mia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020, a Câma-ra Municipal de Osasco de-monstra preocupação com a proliferação do vírus e re-força a necessidade do uso das máscaras. Internamente, o Legislativo osasquense promove uma campanha para intensificar o uso do equipamento de proteção in-dividual (EPI) entre os fre-quentadores, com a afixação de cartazes sobre o uso obri-gatório e outras ações de combate ao coronavírus.

Durante a 13ª Sessão Or-dinária, realizada nesta ter-ça-feira (08), os parlamen-tares voltaram a reforçar o pedido do uso de máscaras após a Moção de Apelo nº 202/2021, da vereadora Ju-liana da Ativoz (PSOL), que apontava preocupações com o agravamento da pandemia.

A parlamentar aproveitou para falar sobre o Projeto de Lei nº 10/2021, de sua auto-ria, que prevê o fornecimen-to obrigatório de máscaras aos trabalhadores de estabe-lecimentos públicos e priva-dos em Osasco, enquanto durar a quarentena.

Por questões legais, ha-via necessidade de avalia-ção do impacto financeiro da ação e o projeto foi devol-vido para a autora, que op-tou por sensibilizar o Poder Executivo por meio de indi-cações. “O uso de máscara

Para evitar agravamento da

Pandemia, vereadores reforçam

a importância das máscaras

Juliana da Ativoz solicita distribuição gratuita do equipamento à população

não é apenas obrigatório, mas necessário. Precisamos reforçar a necessidade de máscaras de qualidade, como a PFF2. Por isso, apresentei uma série de indicações ao Executivo para distribuição gratuita de máscaras PFF2”, explicou.

A parlamentar indicou ao prefeito Rogério Lins (PODE) providências para a distribuição de máscaras à população nos espaços pú-blicos, para os servidores públicos municipais, para as famílias assistidas pela

Se-cretaria de Assistência So-cial, assim como medidas para que as empresas priva-das distribuam máscaras aos seus funcionários.

Além disso, Juliana da Ativoz reforçou a necessida-de necessida-de disponibilizar álcool em gel em locais de grande circulação de pessoas, como nas estações de trem e nos terminais de ônibus urbanos.

Máscara salva vidas

O vereador Josias da Juco (PSD) presidiu a Ses-são desta terça-feira, devido

ao afastamento do presiden-te da Casa, vereador Riba-mar Silva (PSD), pro moti-vo de luto. Na condução dos trabalhos, ele parabenizou a vereadora pela postura de fazer as indicações sobre o uso das máscaras.

Quem também se mani-festou foi Ana Paula Ros-si (PL). Transplantada, a parlamentar abordou a ne-cessidade do EPI e falou sobre as orientações que recebeu de profissionais do Hospital do Rim. “Tive a oportunidade de participar

de uma reunião do Hospital do Rim e de como foi refor-çada a importância do uso de máscara. Hoje sabemos que o risco de contágio por su-perfície é pequeno, que o ví-rus se propaga pelo ar e que o uso da máscara é fun-damental”, disse.

A parlamentar também comentou que pessoas já va-cinadas precisam usar a más-cara. “A vacina reduz as chan-ces de agravamento e morta-lidade, mas as pessoas ain-da podem transmitir, se em con-tato com o vírus”, concluiu.

(27)

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

CÂMARA DE OSASCO

•Página 27

TARIFA DE

ENERGIA

Os vereadores osasquen-ses aprovaram por unanimi-dade, na Sessão Ordinária da última terça-feira (8), a Moção de Repúdio nº 191/ 2021, de autoria de Batista Comunidade (Avante), que questiona o aumento exorbi-tante da tarifa de energia elé-trica em meio à pandemia de Covid-19.

Os parlamentares cobra-ram um posicionamento da Enel Distribuição São Paulo - concessionária de distri-buição de energia elétrica com atuação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Eles solici-taram que a empresa se apro-xime da Câmara de Osasco para fornecer explicações sobre as tarifas e serviços prestados no município.

“Os contribuintes têm re-clamado do elevado aumen-to nos valores das contas de luz. A gente precisa traçar um diálogo com a Enel, porque a população precisa de ex-plicações”, indignou-se Ba-tista Comunidade.

Para o vereador, a Enel precisa se posicionar a res-peito da crise econômica ge-rada pela pandemia, que criou dificuldades para os clientes da empresa.

Concordando com Batis-ta, o vereador Julião (PSB) reforçou a importância de a Enel comparecer à Câmara Municipal para prestar

es-Aumento na tarifa de energia elétrica

preocupa vereadores em Osasco

clarecimentos sobre as di-versas reclamações que são ouvidas nas ruas. “É impor-tante que a Enel venha aqui, porque ouvimos as reclama-ções nas ruas todas as vezes que conversamos com a po-pulação e temos outros tipos de reclamações que envol-vem também a iluminação pública”, disse Julião.

O vereador Josias da Juco (PSD) sugeriu que a Câmara promova encontros com a Enel nos moldes das reuniões promovidas com a Sabesp antes da pandemia. “Nós tínhamos conversas constantes com a Sabesp há muito tempo, pelo menos uma vez por mês. Podemos fazer isso com a Enel tam-bém para que possamos es-clarecer as muitas dúvidas que a população nos passa”, comentou.

Aumento nas tarifas foi anunciado em abril

No final de abril, a Agên-cia Nacional de Energia Elé-trica (Aneel) anunciou o au-mento da tarifa de energia elétrica, justificando que os reservatórios estão muito baixos e as termelétricas, que produzem energia mais cara, seriam acionadas. A adoção da bandeira vermelha, a par-tir de maio, chegou para o consumidor nas cobranças de maio e junho, e os vereado-res osasquenses escutam nas ruas a insatisfação dos mu-nícipes, assustados com os altos valores cobrados.

Parlamentares pedem que Enel se aproxime mais da Câmara para esclarecer suas ações

“Os contribuintes têm reclamado do elevado aumento nos valores das contas de luz, a população preci-sa de explicações”, indignou-se Batista Comunidade.

A adoção da bandeira vermelha, a partir de maio, chegou para o consumidor nas cobranças de maio e junho

JORNAL A CIDADE

O SEU JORNAL DE

TODOS OS SÁBADOS!

LEIA MAIS

NO PORTAL DE NOTÍCIAS:

(28)

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

EM TEMPO...

•Página 28

FOFOCANDO

Condenado, Roger, do Ultraje a Rigor,

irá pagar R$ 100 mil a artista

Segundo o site UOL, decisão também impõe a divulgação de um texto de retratação, sujeito a multa diária de R$ 200

Roger Moreira, vocalista da banda Ultraje a Rigor, foi con-denado pela Justiça por R$ 100 mil, que deverá ser corrigido monetariamente, para a artista plástica Adriana Varejão. Se-gundo reportagem do UOL, a desembargadora Geórgia de Carvalho Lima impõe também a divulgação de um texto de retratação.

O texto, se não publicado, é sujeito a multa diária no valor de R$ 200. Roger publicou ofensas contra Adriana no Twit-ter em 2017, quando ela defen-dia a permanência da exposi-ção 'Queermuseu', em Porto Alegre (RS).

Na publicação, o músico al-terou a foto da artista, que tam-bém estava exposta na ocasião. Ele desenhou cruzes nos olhos

Roger foi processado por uma postagem

da artista e um pênis em dire-ção à boca dela, além de escre-ver sobre os seios de Adriana a palavra "p*ta".

"Nesse contexto, restaram suficientemente demonstradas a conduta ilícita do réu, o dano e o nexo de causalida-de, ressaindo, daí, evidente o dever de indenizar", diz a decisão. Nos stories do Ins-tagram, Adriana Varejão co-memorou a decisão da de-sembargadora, ela disse que o dinheiro recebido será doa-do a ONGs que atuam na defe-sa da mulher, arte e minorias.

"Vitória a favor da liberda-de, contra a misoginia e intole-rância", escreveu a artista. Pro-curado pelo UOL, Roger Mo-reira ainda não se pronunciou sobre o caso.

CHARGE DA SEMANA

FRASE

Foto: Reprodução / site gente.ig

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), não descartou totalmente uma possível candidatura ao go-verno do estado de São Pau-lo nas eleições de 2022.

Du-FRASE

"É Deus quem sabe da minha vida",

diz

Furlan sobre candidatura ao governo de SP

Chefe do Executivo de Barueri não des-cartou totalmente uma candidatura ao governo do estado, mas sugeriu que um político mais jovem da região deva concorrer

rante coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem (9), o político voltou a falar sobre o tema após receber, a b e r t a m e n t e , a p o i o d o prefeito de Itapevi, Igor

Soares (Podemos). Para Furlan, talvez seja o mo-mento de um político da nova geração disputar o cargo, ocupado pelo gover-nador João Doria (PSDB).

Vereadora de Osasco diz que marido tem

que pagar esposa por tarefas de casa

Se depender da vereadora Lúcia da Saúde os homens deverão remunerar suas esposas

É JUSTO?

Se depender da vereadora Lúcia da Saúde os homens de-verão remunerar suas esposas por todas as tarefas domésticas que elas fazem. “Têm muitos homens que tratam a esposa como empregada. Almoço na mesa, jantar na mesa, roupa la-vada. Um dia até brinquei e dis-se que achava que o homem ti-nha que fazer um pagamento para sua esposa porque a mu-lher que trabalha em casa traba-lha muito mais do que a mulher que trabalha fora”, comentou durante sessão da Câmara de Osasco de terça-feira (8).

A declaração aconteceu de-pois que o vereador Emerson Osasco apresentou moção de reconhecimento à Cida, sua esposa. “Parabéns por ser um verdadeiro homem e hon-rar a sua esposa. Pela primei-ra vez eu vejo um homem com atitude vir até essa tri-buna ter um reconhecimento com a sua esposa e isso é muito bonita”, disse Lúcia ao vereador.

Emerson conhece Cida há 19 anos. No domingo (5), completaram 12 anos de ca-sados. Em suas redes sociais, o vereador divulgou que sua esposa estava grávida, mas a gestação foi interrompida. “Tínhamos o sonho de ter nos-so primeiro filho, que, infeliz-mente, há algumas semanas, ti-vemos a triste e lamentável no-tícia da gestação que foi inter-rompida”.

Na tribuna, quando foi justi-ficar sua moção, o vereador não segurou as lágrimas. “São anos de muitas alegrias, muitas dores

e muitas dificuldades, mas fo-ram nas dores que ficamos mais fortes e mais unidos. Que a gen-te apoiou um ao outro, mas ne-nhuma das dores foi tão forte como a que passamos nos últi-mos meses. Era um laço triplo. Estávamos sonhando acorda-dos. Vivendo uma nova reali-dade, mas, infelizmente, não pudemos viver em sua totalida-de”, declarou aos prantos.

“E quando o mundo de-sabou ela estava do meu lado em apoiando. Um secando as lágrimas do outro. E aquele laço triplo deixou de existir fisicamente, mas continua em nossos corações. Até o fim das nossas vidas eu serei sempre o seu marido, seu c o m p a n h e i r o , s e u o m b r o amigo a todo momento por-que, se hoje, com todas es-sas dificuldades eu ainda continuo em pé é porque te-nho essa mulher guerreira”, finalizou. Sem condições emo-cionais Emerson pediu ao pre-sidente da sessão, Josias da Juco, sua saída do plenário.

(29)

ANO 13 | Nº 139|SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2021

A MELHOR DIVULGAÇÃO PARA VOCÊ

É SEMANAL!

AG RA

Receba o Jornal A CIDADE (Digital)

GRATUITAMENTE NO SEU WHATS E E-MAIL?

Manda um ZAP para: (11) 99800-2000

com a palavra (CADASTRO J A CIDADE)

envie seu e-mail para: acidade@ig.com.br

JACIDADE.COM.BR

Brasil registra

2.215 mortes

por Covid em 24 horas. País contabiliza

484.350 óbitos

e

17.301.220 casos

Referências

Documentos relacionados

O objetivo principal deste documento passa por conseguir explicar a importância que o Marketing representa para uma Unidade Hoteleira de sucesso, como é o caso do

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

As principais características técnicas são a ArchestrA Graphics, vista na solução da Sysmaker, que passam pela aquisição de dados, histórico, gráficos, relatórios,

Visando este trabalho analisar o impacto e a importância dos Projetos Educativos do TNSJ no âmbito de uma educação artística, interessa-nos refletir sobre a relação dos

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

1 – Documentou-se a existência de um pequeno monumento megalítico, integralmente construído com monólitos de grauvaque, situável nos finais do IV milénio a.C., provido

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of