• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO UTILIZADOR Seg Sex 08:00 17:00 CET CUIDADO APOIO AO CLIENTE. Modelo N.º PFEL49720-INT.2 N.º de série

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO UTILIZADOR Seg Sex 08:00 17:00 CET CUIDADO APOIO AO CLIENTE. Modelo N.º PFEL49720-INT.2 N.º de série"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO UTILIZADOR

Autocolante com o número de série Modelo N.º PFEL49720-INT.2 N.º de série Escreva o número de série no espaço acima para referência.

APOIO AO CLIENTE

Em caso de dúvidas, peças em falta ou peças danificadas, contacte o Apoio ao Cliente (consulte os dados abaixo) ou a loja em que adquiriu este produto.

808 203 301

Seg–Sex 08:00–17:00 CET Fax: 210 060 521 Sítio web: iconsupport.eu Endereço electrónico: cspi@iconeurope.com

(2)

ÍNDICE

COLOCAÇÃO DO AUTOCOLANTE DE AVISO

COLOCAÇÃO DO AUTOCOLANTE DE AVISO . . . .2

PRECAUÇÕES IMPORTANTES. . . .3

ANTES DE COMEÇAR . . . .4

QUADRO DE IDENTIFICAÇÃO DE PEÇAS. . . .5

MONTAGEM . . . .6

COMO UTILIZAR O APARELHO ELÍPTICO. . . .15

COMO UTILIZAR A CONSOLA. . . .17

MANUTENÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. . . .23

DIRETRIZES DE EXERCÍCIO . . . .25

LISTA DE PEÇAS . . . .27

DIAGRAMA EXPANDIDO . . . .29 ENCOMENDA DE PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO. . . Contracapa INFORMAÇÕES SOBRE RECICLAGEM . . . Contracapa

O autocolante de aviso aqui mostrado acom-panha este produto. Aplique o autocolante de aviso sobre o aviso em inglês no sítio indicado. Se um autocolante estiver em falta ou ilegí-vel, consulte a capa deste manual e peça um autocolante de substituição gratuito. Aplique o autocolante no ponto indicado. Nota: o autocolante poderá não estar mostrado no seu tamanho real.

(3)

PRECAUÇÕES IMPORTANTES

AVISO:

para reduzir o risco de lesões graves, leia todas as precauções importantes e ins-truções deste manual e todos os avisos do aparelho elíptico antes de o utilizar. A ICON não assume qualquer responsabilidade por lesões pessoais ou danos em bens decorrentes da utilização deste produto.

1. É da responsabilidade do proprietário asse-gurar que todos os utilizadores do aparelho elíptico estejam devidamente informados acerca de todas as precauções.

2. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercício. Isto é especialmente importante para pessoas com mais de 35 anos ou com problemas de saúde prévios.

3. O aparelho elíptico não se destina a ser utilizado por pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou com falta de experiência ou conhecimento, a menos que recebam supervisão ou ins-truções relativas à sua utilização de alguém responsável pela sua segurança.

4. Utilize o aparelho elíptico apenas conforme descrito neste manual.

5. O aparelho elíptico destina-se apenas a utilização doméstica. Não utilize o aparelho elíptico em ambientes comerciais, institucio-nais ou de aluguer.

6. Mantenha o aparelho elíptico dentro de casa e afastado da humidade e do pó. Não ponha o aparelho elíptico numa garagem ou num pátio coberto, nem perto de água.

7. Ponha o aparelho elíptico numa superfície nivelada, com pelo menos 0,9 m de espaço à frente e atrás e 0,6 m de cada lado. Para pro-teger o chão ou a alcatifa de danos, ponha um tapete debaixo do aparelho elíptico.

8. Examine e aperte devidamente todas as peças sempre que utilizar o aparelho elíptico. Substitua imediatamente quaisquer peças gastas. Utilize apenas peças fornecidas pelo fabricante.

9. Mantenha sempre as crianças de idade inferior a 16 anos e os animais afastados do aparelho elíptico.

10. O aparelho elíptico não deve ser utilizado por pessoas de peso superior a 125 kg.

11. Use roupa adequada quando se exercitar; não use roupa larga que possa ficar presa no aparelho elíptico. Use sempre calçado desportivo para proteger os pés enquanto se exercita.

12. Segure-se aos manípulos ou aos braços superiores do aparelho elíptico sempre que subir para ele, descer dele ou o utilizar. Antes de subir ou descer, faça parar os pedais, subindo ou descendo pelo lado do pedal que estiver na posição mais baixa.

13. O aparelho elíptico não tem uma roda livre; os pedais continuarão a mover-se até o volante parar. Reduza a velocidade da peda-lada de forma contropeda-lada.

14. Mantenha as costas direitas sempre que utilizar o aparelho elíptico; não arqueie as costas.

15. O excesso de exercício pode provocar lesões graves ou a morte. Se sentir fraqueza, falta de ar ou dores ao fazer exercício, pare ime-diatamente e deixe-se arrefecer.

(4)

Obrigado por escolher o revolucionário aparelho elíptico PROFORM® ENDURANCE 420 E. O aparelho

elíptico ENDURANCE 420 E oferece um leque impres-sionante de funcionalidades concebidas para tornar as suas sessões de exercício em casa mais eficazes e agradáveis.

Para seu benefício, leia atentamente este manual antes de utilizar o aparelho elíptico. Se tiver dúvidas

após a leitura deste manual, consulte a capa do mesmo. Para nos ajudar a prestar-lhe assistência, anote o número de modelo e o número de série do produto antes de nos contactar. O número de modelo e a localização do autocolante com o número de série estão indicados na capa deste manual.

Antes de prosseguir com a leitura, familiarize-se com as peças referidas no desenho abaixo.

Tabuleiro de Acessórios Manípulo Braço Superior Pedal Rolete Asa Consola

ANTES DE COMEÇAR

Roda Comprimento: 173 cm Largura: 64 cm

(5)

Parafuso M10 x 114mm (104)–4 Porca de Travamento M8 (102)–4 Parafuso #8 x 5/8" (101)–18 Parafuso de Porca M8 x 45mm (96)–4 Parafuso de Cabeça Chata M8 x 20mm (48)–2 Anilha M8 x 22mm (14)–2 Parafuso M10 x 25mm (92)–2 Anilha M8 x 25mm (97)–2 Parafuso M8 x 13mm (82)–4 Parafuso M8 x 20mm (13)–2

QUADRO DE IDENTIFICAÇÃO DE PEÇAS

Use as ilustrações abaixo para identificar as peças pequenas necessárias para a montagem. O número entre parêntesis debaixo de cada desenho é o número de código da peça, conforme a LISTA DE PEÇAS incluída na parte final deste manual. O número que se segue ao número de código da peça é a quantidade necessária para a montagem. Nota: se não encontrar uma determinada peça no pacote de ferragens, verifique se terá sido pré-montada. Podem estar incluídas peças extra.

(6)

2. Com a ajuda de outra pessoa, ponha alguns dos materiais de embalagem (não mostrados) sob a parte de trás da Estrutura (1). Peça à outra pes-soa que segure a Estrutura para evitar que se incline até este passo estar concluído.

Fixe o Estabilizador Traseiro (2) à Estrutura (1) com dois Parafusos M10 x 114mm (104).

2 • A montagem requer duas pessoas.

• Ponha todas as peças numa área desimpedida e retire os materiais de embalagem. Não eli-mine os materiais de embalagem até concluir a montagem.

• As peças esquerdas estão marcadas com “L” ou “Left” e as direitas com “R” ou “Right”.

• Para identificar as peças pequenas, consulte a página 5.

• Para além da(s) ferramenta(s) incluída(s), a mon-tagem requer as ferramentas seguintes:

uma chave Phillips uma chave-inglesa um maço de borracha

A montagem poderá ser mais fácil se tiver um jogo de chaves. Para evitar danificar peças, não utilize ferramentas elétricas.

MONTAGEM

1 1. Vá a iconsupport.eu no seu computador e

registe o produto.

• documenta a sua titularidade • ativa a sua garantia

• assegura apoio ao cliente prioritário se alguma vez necessitar de assistência

Nota: se não tiver acesso à internet, ligue para o Apoio ao Cliente (consulte a capa deste manual) e registe o seu produto.

(7)

3

6

4 3. Com a ajuda de outra pessoa, ponha alguns dos

materiais de embalagem (não mostrados) sob a parte da frente da Estrutura (1). Peça à outra pessoa que segure a Estrutura para evitar que se incline até este passo estar concluído. Fixe o Estabilizador Frontal (6) à Estrutura (1)

com dois Parafusos M10 x 114mm (104). Depois, retire os materiais de embalagem de

baixo da parte da frente da Estrutura (1).

1 104 77 59 45 13 4. Usando um saco plástico para manter os dedos

limpos, aplique alguma da massa lubrificante incluída no Braço do Pedaleiro (20) direito. Em seguida, identifique o Braço do Rolete

Direito (59), posicione-o conforme mostrado e corra-o pelo Braço do Pedaleiro (20) direito. Fixe o Braço do Rolete Direito (59) com um

Parafuso M8 x 20mm (13) e uma Cobertura do Pedaleiro (77).

Repita este passo para o Braço do Rolete Esquerdo (45).

(8)

5

6. Localize o atilho para fio (A) na extremidade inferior da Barra Vertical (4). Ate o atilho para fio ao Fio Principal (110) conforme mostrado. Em seguida, puxe a extremidade superior do atilho para fio até o Fio Principal passar completa-mente pela Barra Vertical.

Conselho: para impedir que o Fio Principal (110) caia pelo interior da Barra Vertical (4), segure-o com o atilho para fio (A).

4

110 A 6

5. Conselho: evite trilhar o Fio Principal (110). Peça a outra pessoa que segure a Barra Vertical (4) sobre a Estrutura (1).

Conselho: encontrará dois Parafusos M10 x 25mm (92) pré-fixados à Estrutura (1).

Fixe a Barra Vertical (4) à Estrutura (1) com dois Parafusos M10 x 25mm (92) adicionais; enros-que ambos os Parafusos e depois aperte os quatro.

Evite trilhar o Fio Principal (110) 4 1 92 92 110 A

(9)

7 7. Aplique massa lubrificante ao eixo do lado direito

da Barra Vertical (4).

Em seguida, corra um Espaçador Axial (54) pelo lado direito da Barra Vertical (4).

Depois, identifique a Perna Superior Direita (60), posicione-a conforme mostrado e corra-a pelo lado direito da Barra Vertical (4).

Fixe a Perna Superior Direita (60) com um Parafuso M8 x 13mm (82) e uma Anilha M8 x 25mm (97).

Repita este passo para a Perna Superior Esquerda (46). 46 4 Massa Lubrificante 8 60 54 82 97

8. Posicione o Braço do Pedal Direito (58) con-forme mostrado e depois aplique massa lubri-ficante ao eixo. Insira o Braço do Pedal Direito (58) na Perna Superior Direita (60) e no Braço do Rolete Direito (59).

Fixe o Braço do Pedal Direito (58) ao Braço do Rolete Direito (59) com um Parafuso de Cabeça Chata M8 x 20mm (48) e um Retentor (55); cer-tifique-se de que o lado plano (B) do Retentor fique voltado para o Braço do Rolete Direito. Repita este passo para o Braço do Pedal

Esquerdo (44). Massa Lubrificante 55 48 B 58 44 59 60

(10)

9

10

Evite trilhar o Fio Principal (110) 7

10. Desate e descarte o atilho para fio do Fio Principal (110).

Enquanto outra pessoa segura a Consola (7) junto à Barra Vertical (4), ligue o Fio Principal (110) à tomada da Consola.

O conector do Fio Principal (110) deve entrar facilmente na tomada e ficar encaixado com um clique audível. Se o conector não entrar facilmente na tomada, rode-o e volte a tentar. Se não ligar devidamente o conector, a Consola (7) poderá ficar danificada quando utilizar o aparelho elíptico.

Introduza o fio excedente na Barra Vertical (4) ou na Consola (7).

Conselho: evite trilhar o Fio Principal (110). Fixe a Consola (7) à Barra Vertical (4) com qua-tro Parafusos #8 x 5/8" (101); enrosque todos os Parafusos e depois aperte-os.

101 82 14 60 64 Massa Lubrificante 58 4 110 101

9. Aplique massa lubrificante a um Eixo do Braço do Pedal (64).

Insira o Eixo do Braço do Pedal (64) na Perna Superior Direita (60) e no Braço do Pedal Direito (58) pelo lado mostrado.

Em seguida, corra uma Anilha M8 x 22mm (14) por um Parafuso M8 x 13mm (82) e aperte o Parafuso algumas voltas no Eixo do Braço do Pedal (64).

Depois, aperte o Eixo do Braço do Pedal (64) e o Parafuso M8 x 13mm (82) ao mesmo tempo.

Repita este passo no lado oposto do apare-lho elíptico.

(11)

11 11. Posicione o Tabuleiro de Acessórios (37)

con-forme mostrado e fixe-o à Barra Vertical (4) com dois Parafusos #8 x 5/8" (101). 4 101 37 12 101 81 37

12. Posicione uma Cobertura Inferior do Tabuleiro (81) conforme mostrado e fixe-a ao lado direito do Tabuleiro de Acessórios (37) com dois Parafusos #8 x 5/8" (101).

Repita este passo no lado oposto do apare-lho elíptico.

(12)

13 13. Identifique o Braço Superior Direito (61),

posi-cione-o conforme mostrado e corra-o pela Perna Superior Direita (60).

Fixe o Braço Superior Direito (61) com dois Parafusos de Porca M8 x 45mm (96) e duas Porcas de Travamento M8 (102); certifique-se de que as Porcas de Travamento fiquem nos orifícios hexagonais (C).

Repita este passo para o Braço Superior Esquerdo (47). 60 61 47 96 102 C 75 4 94 101 73, 74

14. Posicione a Cobertura Frontal dos Escudos (94) e a Cobertura Central dos Escudos (75) em torno da Barra Vertical (4) conforme mostrado. Depois, fixe-as entre si com dois Parafusos #8 x 5/8" (101).

Em seguida, pressione a Cobertura Frontal dos Escudos (94) e a Cobertura Central dos Escudos (75) contra os Escudos Esquerdo e Direito (73, 74).

(13)

15. Identifique a Cobertura Interior da Perna Direita (83), posicione-a conforme mostrado e insira-a na Perna Superior Direita (60).

Depois, identifique a Cobertura Exterior da Perna Direita (69), posicione-a conforme mos-trado e pressione-a contra a Cobertura Interior da Perna Direita (83).

Fixe a Cobertura Exterior da Perna Direita (69) e a Cobertura Interior da Perna Direita (83) entre si com um Parafuso #8 x 5/8" (101).

Repita este passo no lado oposto do apare-lho elíptico. 60 101 69 15 16 65 60 101 66 16. Posicione as Coberturas Frontal e Traseira

do Braço Direito (65, 66) em torno da Perna Superior Direita (60) conforme mostrado e fixe--as com dois Parafusos #8 x 5/8" (101). Repita este passo no lado oposto do

apare-lho elíptico.

(14)

17. Ligue o Adaptador de Corrente (79) à tomada na frente do aparelho elíptico.

Nota: para ligar o Adaptador de Corrente (79) a uma tomada elétrica, consulte COMO LIGAR O ADAPTADOR DE CORRENTE na página 15.

18. Certifique-se de que todas as peças fiquem devidamente apertadas antes de utilizar o aparelho elíp-tico. Ponha um tapete debaixo do aparelho elíptico para proteger o chão. Nota: podem estar incluídas peças extra.

79 17

(15)

COMO LIGAR O ADAPTADOR DE CORRENTE IMPORTANTE: se o aparelho elíptico tiver estado exposto a temperaturas frias, deixe-o aquecer até à temperatura ambiente antes de ligar o adaptador de corrente (A). Se não o fizer, poderá danificar os ecrãs da consola ou outros componentes eletrónicos. Ligue o adapta-dor de corrente (A) à tomada na parte da frente do aparelho elíptico. Se necessário, insira o adaptador da ficha apropriado no adaptador de corrente. Depois, ligue o adaptador de corrente a uma

tomada elétrica adequada devidamente instalada, em conformidade com todos os regulamentos e leis locais. COMO NIVELAR O APARELHO ELÍPTICO

Se o aparelho elíptico balançar ligeiramente no chão durante a utilização, rode um ou ambos os pés nive-ladores (B) debaixo da traseira da estrutura ou o pé nivelador (C) debaixo do centro da estrutura até elimi-nar o movimento de balanço.

COMO MOVER O APARELHO ELÍPTICO

Devido ao tamanho e ao peso do aparelho elíp-tico, são necessárias duas pessoas para o mover. Ponha-se diante do aparelho elíptico, agarre a barra vertical (D) e apoie um pé contra uma das rodas (E). Em seguida, puxe pela barra vertical enquanto outra pessoa levanta a asa (F), até o aparelho elíptico rolar sobre as rodas. Desloque cuidadosamente o aparelho elíptico até ao local pretendido e depois baixe-o para o chão. A B C D F E

(16)

COMO FAZER EXERCÍCIO COM O APARELHO ELÍPTICO

Para se posicionar sobre o aparelho elíptico, agarre os manípulos (G) ou os braços superiores (H) e suba para o pedal (I) que estiver na posição mais baixa. Depois, suba para o outro pedal. Empurre os pedais para baixo até estes começarem a deslocar-se num movimento contínuo. Nota: os pedais podem rodar em ambos os sentidos. Recomenda-se que os faça rodar no sentido indicado pela seta; contudo, para variar, pode fazê-los rodar no sentido oposto. Para descer do aparelho elíptico, espere até os pedais (I) pararem completamente. Nota: o aparelho elíptico não tem uma roda livre; os pedais continuarão a mover-se até o volante parar. Quando os pedais estiverem estacionários, comece por descer do pedal mais elevado. Depois, desça do pedal mais baixo.

G H

H

(17)

Fletch

ELPF49720-INT

PFEL49720-INT

DIAGRAMA DA CONSOLA

COMO UTILIZAR A CONSOLA

FUNCIONALIDADES DA CONSOLA

A consola avançada oferece uma gama de funciona-lidades concebidas para tornar as suas sessões de exercício mais eficazes e agradáveis.

Quando utilizar o modo manual da consola, poderá alterar a resistência dos pedais, bastando tocar num botão. Enquanto se exercita, a consola oferece infor-mações contínuas sobre o exercício. Pode até medir a frequência cardíaca utilizando um monitor da frequên-cia cardíaca compatível.

Pode também ligar um leitor de áudio pessoal ao sistema de som da consola e ouvir as músicas ou os audiolivros da sua preferência durante o exercício. A consola oferece ainda sessões iFit ilimitadas quando descarregar a aplicação iFit para o seu dispositivo inteligente e o ligar à consola.

Com a aplicação iFit, pode aceder a uma vasta e variada biblioteca de sessões de exercício em vídeo iFit, criar as suas próprias, manter um registo dos resultados das mesmas e aceder a muitas outras funcionalidades.

Cada sessão de exercício iFit altera automaticamente a resistência dos pedais enquanto um treinador iFit o(a) orienta ao longo de uma sessão de exercício em vídeo imersiva e eficaz.

Para utilizar o modo manual, consulte a página 18. Para utilizar o sistema de som, consulte a página 20. Para utilizar uma sessão de exercício iFit, consulte a página 20. Para ligar o seu monitor da frequência cardíaca à consola, consulte a página 21. Para alte-rar as definições da consola, consulte a página 22. Nota: se houver uma película de plástico sobre o ecrã, retire-a.

Nota: a consola pode apresentar a velocidade e a dis-tância em unidades imperiais ou métricas. Para alterar a unidade de medida, prima repetidamente o botão Std/Metric (padrão/métrica). Para maior simplicidade, todas as instruções nesta secção se referem a unida-des imperiais.

(18)

COMO UTILIZAR O MODO MANUAL

1. Comece a pedalar ou prima qualquer botão da consola para a ligar.

Quando ligar a consola, o ecrã iluminar-se-á. A consola ficará então pronta a ser utilizada. 2. Selecione o modo manual.

Sempre que ligar a consola, será automaticamente selecionado o modo manual.

3. Altere a resistência dos pedais conforme pretendido.

Comece a pedalar para iniciar o modo manual. Enquanto pedala, pode alterar a resistência dos

pedais. Para alterar a resistência, prima um dos botões Silent Magnetic Resistance (resistência magnética silenciosa) numerados ou os botões de aumentar e diminuir Silent Magnetic Resistance (resistência magnética silenciosa).

Nota: após premir um botão, os pedais demoram um momento até atingir o nível de resistência selecionado.

4. Acompanhe a sua progressão pelos ecrãs. O ecrã pode apresentar as seguintes informações

da sessão de exercício:

CALS (calorias) – O número aproximado de

calo-rias queimadas.

CALS/HR (calorias por hora) – O número aproxi-mado de calorias que está a queimar por hora.

BPM e símbolo do coração (pulsação) – A sua

frequência cardíaca quando usar um monitor da frequência cardíaca compatível (consulte o passo 5).

RESIST (resistência) – O nível de resistência dos

pedais.

RPM – A sua velocidade de pedalada em rotações

por minuto (RPM).

MPH ou KPH (velocidade) – A sua velocidade de

pedalada em milhas por hora ou quilómetros por hora. Para alterar a unidade de medida, prima o botão Std/Metric (padrão/métrica).

Time (tempo) – O tempo decorrido.

Prima repetidamente o botão Display (ecrã) (A) para ver a informação da sessão de exercício pretendida.

Modo de varrimento – A consola também

dis-põe de um modo de varrimento que apresenta as informações da sessão de exercício num ciclo repetitivo. Para ligar o modo de varrimento, prima o botão Scan (varrimento) (B); o indicador de var-rimento (D) e a palavra SCAN acender-se-ão no ecrã.

Para fazer avançar manualmente o ciclo de varrimento, prima repetidamente o botão Scan (varrimento).

Para desligar o modo de varrimento, prima o

A

B C

(19)

Para personalizar o modo de varrimento, comece por premir repetidamente o botão Display (ecrã) até surgir no ecrã a informação que pre-tende adicionar ou retirar do ciclo.

Em seguida, prima o botão Add/Remove (adicio-nar/retirar) (C) para adicionar ou retirar do ciclo a informação da sessão de exercício em ques-tão. Quando forem adicionadas informações da sessão de exercício, o respetivo indicador acender-se-á no ecrã. Quando forem retiradas informações da sessão de exercício, o respetivo indicador apagar-se-á.

Em seguida, prima o botão Scan (varrimento) para ligar o modo de varrimento.

Nota: a consola apresenta automaticamente a sua frequência cardíaca no ciclo de varrimento sem-pre que detetar uma pulsação de um monitor da frequência cardíaca.

Para alterar o nível de volume da consola, prima os botões de aumentar e reduzir Vol (volume).

Para pôr a consola em pausa, basta parar de pedalar. Quando a consola estiver em pausa, o tempo ficará intermitente no ecrã. Para continuar a sessão de exercício, basta recomeçar a pedalar. Nota: a consola pode apresentar a velocidade e a distância em unidades de medida imperiais ou métricas. Para alterar a unidade de medida, prima o botão Std/Metric (padrão/métrica).

5. Utilize um monitor da frequência cardíaca compatível e meça a frequência cardíaca se desejar.

Pode utilizar um monitor da frequência cardíaca compatível para medir a frequência cardíaca. Nota: a consola é compatível com todos os monitores da frequência cardíaca Bluetooth® Smart.

Alguns modelos incluem um monitor da frequên-cia cardíaca para o peito compatível. Se estiver incluído um monitor da frequência cardíaca para o peito, consulte O MONITOR DA FREQUÊNCIA CARDÍACA PARA O PEITO neste manual para saber como utilizá-lo.

Se este modelo não incluir um monitor da fre-quência cardíaca compatível, consulte a página 21 para informações sobre a encomenda de um.

Para ligar um monitor da frequência cardíaca compatível à consola, prima o botão iFit Sync (sincronização iFit) da consola; o número de empa-relhamento da consola aparecerá no ecrã. Quando for estabelecida uma ligação, o LED da consola piscará duas vezes com cor vermelha. Quando a pulsação for detetada, será apresentada a sua frequência cardíaca. Consulte COMO LIGAR O SEU MONITOR DA FREQUÊNCIA CARDÍACA À CONSOLA na página 21 para mais informações. 6. Quando acabar de fazer exercício, a consola

desligará automaticamente.

Se os pedais não se moverem por alguns segun-dos, a consola entrará em pausa e o tempo piscará no ecrã. Para retomar a sessão de exercício, basta recomeçar a pedalar.

Se os pedais não se moverem por alguns minutos e os botões não forem premidos, a consola desli-gará e o ecrã será reiniciado.

Nota: a consola inclui um modo de demonstração, concebido para ser utilizado se o aparelho elíptico estiver em exposição numa loja. Se o modo de demonstração estiver ativo, a consola não desli-gará e o ecrã não será reiniciado quando terminar o exercício. Para desativar o modo de demonstra-ção, consulte COMO ALTERAR AS DEFINIÇÕES DA CONSOLA na página 22.

(20)

COMO UTILIZAR O SISTEMA DE SOM

Para reproduzir música ou audiolivros através do sistema de som da consola enquanto se exercita, ligue um cabo de áudio com fichas de 3,5 mm (não incluído) à tomada da consola e a uma tomada do seu leitor de áudio pessoal; certifique-se de que o cabo de áudio esteja bem ligado. Nota: para adquirir um cabo de áudio, dirija-se a uma loja de eletrónica local. Em seguida, prima o botão de

reprodução do seu leitor de áudio pessoal. Ajuste o nível do volume com os botões de aumentar e diminuir Vol

(volume) da consola ou com o controlo de volume do seu leitor de áudio pessoal.

COMO UTILIZAR UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO IFIT A consola dá acesso a uma vasta e variada biblioteca de sessões de exercício iFit quando descarregar a aplicação iFit para o seu dispositivo inteligente e o ligar à consola.

Nota: a consola suporta ligações por Bluetooth a dispositivos inteligentes através da aplicação iFit e a monitores da frequência cardíaca compatíveis. Não são suportadas outras ligações por Bluetooth. 1. Descarregue e instale a aplicação iFit no seu

dispositivo inteligente.

No seu dispositivo inteligente iOS® ou Android™,

entre na App Store℠ ou na loja Google Play™, procure a aplicação gratuita iFit e instale-a no seu dispositivo. Certifique-se de que a opção Bluetooth esteja ativada no seu dispositivo inteligente.

Depois, abra a aplicação iFit e siga as instruções para configurar uma conta iFit e personalizar as definições.

Dispense algum do seu tempo para explorar a

3. Ligue o seu dispositivo inteligente à consola. Prima o botão iFit Sync (sincronização iFit) da

consola; o número de emparelhamento da consola aparecerá no ecrã. Depois, siga as instruções da aplicação iFit para ligar o seu dispositivo inteligente à consola.

Quando a ligação for estabelecida, o LED da con-sola ficará azul.

4. Selecione uma sessão de exercício iFit. Na aplicação iFit, toque nos botões da parte

inferior do ecrã para selecionar o menu principal (botão Home) ou a biblioteca de sessões de exer-cício (botão Browse).

Para selecionar uma sessão de exercício do menu principal ou da biblioteca de sessões de exercí-cio, basta tocar no botão da sessão de exercício pretendida no ecrã. Passe ou toque com o dedo no ecrã para percorrer as opções se necessário. Quando selecionar uma sessão de exercício, o

ecrã apresentará uma panorâmica da mesma que inclui pormenores como a duração e a distância da sessão de exercício, bem como o número aproxi-mado de calorias que queimará durante a mesma. 5. Inicie a sessão de exercício.

Toque em Start Workout (iniciar sessão de exercí-cio) para iniciar a sessão de exercício.

Durante algumas sessões de exercício, um trei-nador iFit orientá-lo(a)-á por meio de um vídeo. Toque no botão do som (símbolo das notas musi-cais) para selecionar as opções de música, voz do treinador e volume para a sessão de exercício. Durante algumas sessões de exercício, o ecrã

apresenta um mapa do percurso e um marcador que indica o seu progresso. Toque nos botões do ecrã para selecionar as opções de mapa

(21)

Nota: a meta de calorias mostrada na descri-ção da sessão de exercício é uma estimativa do número de calorias que queimará durante a mesma. O número real de calorias queimadas depende de vários fatores, como o seu peso. Além disso, se alterar manualmente o nível de resistência durante a sessão de exercício, o número de calorias queimadas será afetado. Para fazer uma pausa na sessão de exercício,

basta tocar no ecrã ou parar de pedalar. Para continuar a sessão de exercício, basta recomeçar a pedalar.

Para terminar a sessão de exercício, toque no ecrã para fazer uma pausa e depois siga as indicações para a terminar e regressar ao menu principal. Quando a sessão de exercício terminar, surgirá

no ecrã um resumo da mesma. Se quiser, pode selecionar opções como o acréscimo da sessão de exercício à sua agenda ou à sua lista de favoritas. Depois, toque em Save Workout (guardar sessão de exercício) para regressar ao menu principal. 6. Desligue o seu dispositivo inteligente da

consola.

Para desligar o seu dispositivo inteligente da con-sola, comece por selecionar a opção de desligar na aplicação iFit. Depois, prima o botão iFit Sync (sincronização iFit) da consola até o LED da con-sola ficar verde.

Nota: todas as ligações por Bluetooth entre a consola e outros dispositivos (incluindo quaisquer dispositivos inteligentes, monitores da frequência cardíaca e outros) serão desligadas.

7. Quando acabar de fazer exercício, a consola desligará automaticamente.

Se os pedais não se moverem por alguns segun-dos, a consola entrará em pausa.

Se os pedais não se moverem por alguns minutos e os botões não forem premidos, a consola desli-gará e o ecrã será reiniciado.

COMO LIGAR O SEU MONITOR DA FREQUÊNCIA CARDÍACA À CONSOLA

A consola é compatível com todos os monitores da frequência cardíaca Bluetooth Smart.

Para ligar o seu monitor da frequência cardíaca Bluetooth Smart à consola, prima o botão iFit Sync (sincronização iFit) da consola; o número de empare-lhamento da consola aparecerá no ecrã. Quando for estabelecida uma ligação, o LED da consola piscará duas vezes com cor vermelha.

Nota: se houver mais de um monitor da frequência cardíaca compatível próximo da consola, esta ligará ao que tiver o sinal mais forte.

Para desligar o seu monitor da frequência cardíaca da consola, prima o botão iFit Sync (sincronização iFit) da consola até o LED da consola ficar verde.

Nota: todas as ligações por Bluetooth entre a consola e outros dispositivos (incluindo quaisquer dispositi-vos inteligentes, monitores da frequência cardíaca e outros) serão desligadas.

O MONITOR DA FREQUÊNCIA CARDÍACA PARA O PEITO OPCIONAL Quer o seu objetivo seja queimar gordura ou fortalecer o sistema cardiovascu-lar, a chave para obter os melhores resul-tados é manter a frequência

cardíaca adequada durante as sessões de exercício. O monitor da frequência cardíaca para o peito opcional permite-lhe monitorizar continuamente a frequência cardíaca enquanto se exercita, ajudando-o(a) a atingir os seus objetivos pessoais de aptidão física. Para adquirir um monitor da frequência cardíaca para o peito, consulte a capa deste manual.

Nota: a consola é compatível com todos os monitores da frequência cardíaca Bluetooth Smart.

(22)

COMO ALTERAR AS DEFINIÇÕES DA CONSOLA 1. Selecione o modo de configuração.

Para selecionar o modo de configuração, prima o botão Settings (configuração). Surgirá o primeiro ecrã de configuração.

Nota: se estiver a utilizar o modo manual ou uma sessão de exercício iFit, termine a sessão de exercício antes de premir o botão Settings (configuração).

2. Navegue no modo de configuração.

Enquanto estiver selecionado o modo de configu-ração, poderá navegar através de vários ecrãs de configuração. Prima repetidamente o botão Display (ecrã) para selecionar o ecrã de configuração pretendido.

3. Altere a configuração conforme pretendido.

Número da versão do software – Surgirá no ecrã

o número da versão do software.

Unidade de medida – Surgirá no ecrã a unidade

de medida ativa. A consola pode apresentar a velocidade e a distância em unidades de medida imperiais ou métricas. Para alterar a unidade de medida, prima repetidamente o botão Std/Metric (padrão/métrica). Para ver as informações da ses-são de exercício em unidades imperiais, selecione STD (padrão). Para ver as informações da sessão de exercício em unidades métricas, selecione MET (métrico).

Teste do ecrã – Este modo destina-se a ser

utili-zado por técnicos de assistência para verificar se o

Tempo total – Surgirá no ecrã a palavra TIME

(tempo). O ecrã mostrará o número total de horas de utilização do aparelho elíptico.

Distância total – Surgirão no ecrã as letras MI (milhas) ou KM (quilómetros). O ecrã apresentará a distância total (em quilómetros ou milhas) percor-rida a pedalar no aparelho elíptico.

Nível de contraste – Surgirá no ecrã o nível

de contraste selecionado. Prima os botões de aumentar e diminuir Silent Magnetic Resistance (resistência magnética silenciosa) para ajustar o nível de contraste.

Modo de demonstração – Surgirá no ecrã a

opção do modo de demonstração ativa. A con-sola inclui um modo de demonstração, concebido para ser utilizado se o aparelho elíptico estiver em exposição numa loja. Se o modo de demons-tração estiver ativo, a consola não desligará e o ecrã não será reiniciado quando terminar o exer-cício. Prima repetidamente o botão de aumentar Silent Magnetic Resistance (resistência magnética silenciosa) para selecionar uma opção do modo de demonstração. Para ligar o modo de demons-tração, selecione DON (demonstração ligada).

(23)

MANUTENÇÃO

A manutenção regular é importante para um desempe-nho ideal e para reduzir o desgaste. Examine e aperte devidamente todas as peças sempre que utilizar o aparelho elíptico. Substitua imediatamente quaisquer peças gastas. Utilize apenas peças fornecidas pelo fabricante.

Para limpar o aparelho elíptico, use um pano humede-cido e uma pequena quantidade de detergente suave. IMPORTANTE: para evitar danificar a consola, man-tenha-a afastada de líquidos e não a exponha à luz solar direta.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA CONSOLA Se a consola não ligar, certifique-se de que o adapta-dor de corrente esteja bem conectado.

Se aparecerem linhas no ecrã da consola, consulte o passo 3 na página 22 e ajuste o nível de contraste do ecrã.

Se precisar de um adaptador de corrente sobres-selente, telefone para o número indicado na capa deste manual. IMPORTANTE: para evitar danificar a consola, utilize apenas um adaptador de corrente regulado fornecido pelo fabricante.

COMO AJUSTAR O INTERRUPTOR DE LÂMINAS Se a consola não apresentar informações corretas, o interruptor de lâminas deverá ser ajustado. Para ajustar o interruptor de lâminas, comece por desligar o adaptador de corrente. Em seguida, com uma chave de fendas normal, destaque cuidado-samente o Disco (71) esquerdo.

Depois, localize o Interruptor de Lâminas (38). Rode a Roldana (19) até que um Íman (43) fique alinhado com o Interruptor de Lâminas.

Em seguida, desaperte ligeiramente os dois Parafusos Autorroscantes #8 x 1/2" (50) indicados. Aproxime ou afaste ligeiramente o Interruptor de Lâminas (38) do Íman (43) e volte a apertar os Parafusos Autorroscantes.

Em seguida, ligue o adaptador de corrente e balance a Roldana (19) para trás e para a frente, só o sufi-ciente para que o Íman (43) passe repetidamente pelo Interruptor de Lâminas (38). Repita estes procedimen-tos até a consola apresentar informações corretas. Quando o interruptor de lâminas ficar corretamente ajustado, volte a fixar o disco esquerdo e ligue o adap-tador de corrente. 71 19 43 50 38

(24)

COMO AJUSTAR A CORREIA DE TRANSMISSÃO Se os pedais resvalarem enquanto pedala, mesmo com a resistência ajustada para o nível mais elevado, a correia de transmissão poderá ter de ser ajustada. Para ajustar a correia de transmissão, desligue pri-meiro o adaptador de corrente.

Em seguida, loca-lize a Cobertura de Acesso (3) no Escudo Direito (74). Retire o Parafuso #8 x 5/8" (101) e a Cobertura de Acesso. Em seguida, localize e desa-perte o Parafuso do Tensor (89). Aperte o Parafuso de Ajuste da Correia de Transmissão (91) até a Correia de Transmissão (21) ficar esticada. Depois, reaperte o Parafuso do Tensor.

Quando a correia de transmissão ficar adequada-mente ajustada, volte a fixar as peças que retirou. Em seguida, ligue o adaptador de corrente.

74 3 101 21 91 89

(25)

DIRETRIZES DE EXERCÍCIO

Estas diretrizes ajudarão a planear o programa de exercício. Para informações pormenorizadas sobre exercício, adquira um livro conceituado ou consulte o seu médico. Lembre-se: a nutrição e o descanso ade-quados são essenciais para obter bons resultados. INTENSIDADE DO EXERCÍCIO

Quer o seu objetivo seja queimar gordura ou fortalecer o sistema cardiovascular, a intensidade adequada do exercício é a chave para obter resultados. Pode usar a frequência cardíaca como guia para encontrar o nível de intensidade adequado. A tabela abaixo mostra as frequências cardíacas recomendadas para queimar gordura e fazer exercício aeróbico.

Para encontrar o nível de intensidade adequado, procure a sua idade na parte de baixo da tabela (as idades estão arredondadas para a dezena mais próxima). Os três números indicados acima da idade definem a “zona de treino”. O número mais baixo é a frequência cardíaca para queimar gordura, o número do meio é a frequência cardíaca para queimar gordura ao máximo e o número mais elevado é a frequência cardíaca para exercício aeróbico.

Queima de gordura – Para queimar gordura com eficácia, tem de se exercitar com um nível de inten-sidade baixo por um período prolongado. Durante os primeiros minutos de exercício, o corpo consome

frequência cardíaca próxima do número do meio da sua zona de treino.

Exercício aeróbico – Se o objetivo for o fortale-cimento do sistema cardiovascular, tem de fazer exercício aeróbico, uma atividade que requer uma grande quantidade de oxigénio por períodos prolon-gados. Para o exercício aeróbico, ajuste a intensidade do exercício até a frequência cardíaca ficar próxima do número mais alto da sua zona de treino.

COMO MEDIR A FREQUÊNCIA CARDÍACA Para medir a frequência

cardíaca, faça exercício durante, pelo menos, 4 minutos. Depois, pare de fazer exercício e ponha dois dedos sobre o pulso conforme mostrado. Faça uma

contagem de batimentos cardíacos durante 6 segun-dos e multiplique o resultado por dez para determinar a sua frequência cardíaca. Por exemplo, se o número de batimentos durante 6 segundos for 14, a frequência cardíaca é de 140 batimentos por minuto.

DIRETRIZES DE EXERCÍCIO

Aquecimento – Comece com 5 a 10 minutos de alon-gamentos e exercício leve. O aquecimento aumenta a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a circu-lação, em preparação para o exercício.

Exercício na zona de treino – Faça 20 a 30 minutos de exercício com a frequência cardíaca na sua zona de treino (nas primeiras semanas do programa de exercício, não mantenha a frequência cardíaca na zona de treino durante mais de 20 minutos). Respire normal e profundamente durante o exercício; nunca sustenha a respiração.

Arrefecimento – Termine com 5 a 10 minutos de alongamentos. Os alongamentos aumentam a flexi-bilidade dos músculos e ajudam a evitar problemas pós-exercício.

FREQUÊNCIA DE EXERCÍCIO

AVISO:

consulte o seu médico antes de iniciar este ou qualquer outro programa de exercício. Isto é especialmente importante para pessoas com mais de 35 anos ou com problemas de saúde prévios.

(26)

SUGESTÕES DE ALONGAMENTOS

A forma correta de executar vários alongamentos básicos é apresentada à direita. Movimente-se lentamente ao fazer os alongamentos; não faça movimentos bruscos.

1. Alongamento até aos dedos dos pés

Em pé, com os joelhos ligeiramente fletidos, dobre-se devagar para a frente pelas ancas. Descontraia as costas e os ombros e estique-se o mais possível para tocar nos dedos dos pés. Conte até 15 e descon-traia-se. Repita 3 vezes. Alonga: tendões dos jarretes, parte de trás dos joelhos e costas.

2. Alongamento dos tendões dos jarretes

Sente-se com uma perna esticada. Encoste a planta do outro pé à parte interior da coxa da perna estendida. Estique-se o mais possível para tocar nos dedos do pé. Conte até 15 e descontraia-se. Repita 3 vezes para cada perna. Alonga: tendões dos jarretes, zona lombar inferior e virilhas.

3. Alongamento da barriga da perna/tendão de Aquiles

Com uma perna à frente da outra, estique os braços e apoie as pal-mas das mãos contra uma parede. Mantenha a perna de trás direita e o pé de trás bem pousado no chão. Dobre a perna da frente, incli-ne-se para a frente e mova as ancas em direção à parede. Conte até 15 e descontraia-se. Repita 3 vezes para cada perna. Para alongar ainda mais os tendões de Aquiles, dobre também a perna de trás. Alonga: barrigas das pernas, tendões de Aquiles e tornozelos. 4. Alongamento dos quadricípites

Com uma mão apoiada numa parede para equilíbrio, leve a outra mão atrás das costas e agarre um pé. Aproxime o calcanhar o mais possível das nádegas. Conte até 15 e descontraia-se. Repita 3 vezes para cada perna. Alonga: quadricípites e músculos das ancas.

5. Alongamento da parte interior da coxa

Sente-se com as plantas dos pés encostadas uma à outra e os joelhos para fora. Puxe os pés o mais possível em direção à virilha. Conte até 15 e descontraia-se. Repita 3 vezes. Alonga: quadricípites e músculos das ancas.

1

2

3

4

(27)

1 1 Estrutura 2 1 Estabilizador Traseiro 3 1 Cobertura de Acesso 4 1 Barra Vertical 5 6 Parafuso #8 x 3/4" 6 1 Estabilizador Frontal 7 1 Consola 8 2 Guia do Rolete 9 1 Espaçador do Rolamento do Pedaleiro

10 1 Cobertura Traseira da Pista 11 2 Parafuso Autorroscante #8 x 3/4" 12 2 Fita Adesiva

13 2 Parafuso M8 x 20mm 14 2 Anilha M8 x 22mm

15 1 Cobertura do Estabilizador Traseiro 16 2 Pista 17 2 Suporte do Disco 18 1 Pedaleiro 19 1 Roldana 20 2 Braço do Pedaleiro 21 1 Correia de Transmissão 22 1 Tensor 23 2 Amortecedor 24 1 Pé Nivelador Pequeno 25 1 Motor de Resistência 26 4 Porca de Travamento M10 27 2 Parafuso #8 x 1 1/2" 28 1 Mecanismo de Resistência 29 1 Pedal Direito 30 4 Tampa do Estabilizador 31 2 Parafuso de Máquina M4 x 16mm 32 2 Espaçador do Rolamento do Braço

do Rolete

33 2 Pé Nivelador Grande 34 2 Roda

35 2 Rolamento Pequeno do Braço 36 1 Anilha Tensora

37 1 Tabuleiro de Acessórios 38 1 Interruptor de Lâminas/Fio

39 1 Grampo do Interruptor de Lâminas 40 2 Rolamento da Estrutura

41 1 Cobertura Superior da Pista 42 1 Manga

43 2 Íman

44 1 Braço do Pedal Esquerdo 45 1 Braço do Rolete Esquerdo

49 1 Pedal Esquerdo

50 2 Parafuso Autorroscante #8 x 1/2" 51 2 Rolete

52 2 Tampa do Braço do Pedal 53 2 Cobertura do Eixo

54 2 Espaçador Axial 55 2 Retentor

56 4 Casquilho do Braço do Rolete 57 6 Rolamento Grande do Braço 58 1 Braço do Pedal Direito 59 1 Braço do Rolete Direito 60 1 Perna Superior Direita 61 1 Braço Superior Direito 62 2 Punho Comprido 63 2 Punho Curto

64 2 Eixo do Braço do Pedal

65 1 Cobertura Frontal do Braço Direito 66 1 Cobertura Traseira do Braço Direito 67 1 Cobertura Frontal do Braço

Esquerdo

68 1 Cobertura Traseira do Braço Esquerdo

69 1 Cobertura Exterior da Perna Direita 70 1 Cobertura Exterior da Perna

Esquerda 71 2 Disco

72 1 Cobertura Interior da Perna Esquerda

73 1 Escudo Esquerdo 74 1 Escudo Direito

75 1 Cobertura Central dos Escudos 76 1 Tampa Lateral do Braço do Pedal

Esquerdo

77 2 Cobertura do Pedaleiro 78 2 Chave

79 1 Adaptador de Corrente

80 1 Cobertura Traseira dos Escudos 81 2 Cobertura Inferior do Tabuleiro 82 10 Parafuso M8 x 13mm

83 1 Cobertura Interior da Perna Direita 84 1 Parafuso M4 x 12mm

85 1 Passa-Fios da Barra Vertical 86 2 Parafuso de Porca M10 x 58mm 87 1 Tampa Lateral do Braço do Pedal

Direito

88 1 Parafuso Axial do Tensor 89 1 Parafuso do Tensor

N.º Qt. Descrição N.º Qt. Descrição

(28)

93 4 Parafuso de Flange #8 x 1/2" 94 1 Cobertura Frontal dos Escudos 95 6 Parafuso M8 x 19mm

96 4 Parafuso de Porca M8 x 45mm 97 2 Anilha M8 x 25mm

98 2 Anilha M8 x 18mm

99 1 Espaçador da Roldana do Pedaleiro 100 4 Rolamento da Perna 101 47 Parafuso #8 x 5/8" 102 6 Porca de Travamento M8 103 8 Parafuso M6 x 12mm 104 4 Parafuso M10 x 114mm 105 2 Anel do Disco

106 1 Cobertura Inferior da Pista 107 1 Espaçador do Pedaleiro 108 2 Parafuso M6 x 13mm 109 2 Parafuso de Porca M10 x 60mm 110 1 Fio Principal 111 1 Fio de Alimentação/Tomada * – Ferramenta de Montagem * – Pacote de Massa Lubrificante * – Manual do Utilizador

Nota: as especificações estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Consulte a contracapa deste manual para informações sobre a encomenda de peças de substituição. *Indica uma peça não ilustrada.

(29)

4 85 37 81 54 63 63 71 73 75 101 101 101 101 101 92 31 5 101 101 101 101 94 105 80 101 101 101 5 101 46 45 44 51 56 55 35 57 68 62 67 70 72 32 77 13 48 82 97 100 100 8 17 82 14 96 102 98 95 7 64

(30)

26 26 39 107 9 11 0 79 111 6 18 20 101 101 28 30 22 40 41 43 43 42 88 93 89 90 91 108 21 84 102 102 30 101 36 20 34 104 26 109 11 23 40 82 82 99 25 78 86 78 86 92 90 38 50 1 24 19 101 16 16

(31)

31 101 101 5 105 5 101 101 32 95 17 52 29 58 57 57 103 103 87 59 57 35 77 13 56 55 48 56 51 53 95 71 60 101 61 66 62 65 69 83 101 27 101 101 101 3 82 96 14 101 102 82 97 100 100 54 64

(32)

Para encomendar peças de substituição, consulte a capa deste manual. Para nos ajudar a prestar-lhe assistên-cia, esteja preparado(a) para nos facultar as seguintes informações quando nos contactar:

• o número de modelo e o número de série do produto (consulte a capa deste manual) • o nome do produto (consulte a capa deste manual)

• o número de código e a descrição da(s) peça(s) de substituição (consulte a LISTA DE PEÇAS e o DIAGRAMA EXPANDIDO na parte final deste manual)

ENCOMENDA DE PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO

Este produto eletrónico não pode ser depositado numa lixeira municipal. Para preservar o ambiente, este produto tem de ser reciclado após o fim da sua vida útil, tal como exigido por lei.

Recorra a unidades de reciclagem que estejam autorizadas a recolher este tipo de resíduos na sua área. Ao fazê-lo, estará a ajudar a preservar os recursos naturais e a melhorar os padrões europeus de proteção ambiental. Se precisar de mais informações sobre métodos seguros e corretos de eliminação de resíduos, con-tacte o departamento municipal competente ou o estabelecimento onde adquiriu este produto.

Referências

Documentos relacionados

Além disso, também como forma de chamar a atenção dos moradores para o assunto, no dia 29 de outubro, membros e convidados do Fun- do Social de Solida- riedade da cidade e

Ao se realizar um teste pareado de amostras dos Volume Ratios (teste de sinais e ranking de Wilcoxon, dado que a amostra pós evento não é normal), antes e depois de D+0, obtém se um

Desde o primeiro diagnóstico de hiperparatireoidismo primário, há cerca de 20 anos, até a presente data, seis casos de uma mesma família foram identificados como portadores

Bacia Hidrográfica GL3 de pequenos rios litorâneos (Modificado de: Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco - SRHPE). Observa-se padrão meandrante do rio Maracaípe e

A análise de tendência considerou a regressão linear, coeficiente de correlação de Pearson (CCP) e coeficiente angular para avaliar a intensidade e a direção

Marque a alternativa CORRETA. a) apenas uma afirmativa está correta. b) apenas uma afirmativa está incorreta. d) as afirmativas I, II e III estão incorretas.

Já são decorridas mais de duas décadas desde a publicação dos primeiros rankings de escolas elaboradas a partir do desempenho dos alunos em provas final de ciclo

Apresenta o estudo da representação, desenvolvimento e apresentação de projeto de arquitetura, urbanismo, paisagismo e design de interiores por meio do desenho digital através do