• Nenhum resultado encontrado

Doseamento de CO e de MetHb no sangue

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Doseamento de CO e de MetHb no sangue"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MONÓXIDO DE CARBONO

Trabalho n.º 4

Doseamento de CO e de MetHb no sangue

Ocorrência natural / Aplicações da substância em causa

O monóxido de carbono constitui certamente o gás tóxico sobre o qual têm sido consagrados mais trabalhos.

A sua origem está quase sempre associada a fenómenos de combustão em que a quantidade de oxigénio presente é insuficiente:

C + O Æ CO + 25,1 cal

Pode igualmente surgir em situações de combustão completa a alta temperatura, independentemente da quantidade de O2 presente, através de uma redução

endotérmica do CO2 formado:

C + O2 Æ CO2 + 94,3 cal

CO2 +C Æ 2 CO + 42,1 cal (“gás de ar”)

ou ainda através da formação do chamado "gás de água”: C + H2O Æ CO + H2

(2)

Propriedades físicas e químicas

O monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro, insípido, mais leve que o ar (d=0,967), o que lhe confere grande difusibilidade (algumas intoxicações domésticas têm sido originadas por emanações tóxicas de andares inferiores). É pouco solúvel em água e não é adsorvido por carvões activos o que torna ineficaz a utilização de máscaras protectoras convencionais.

A sua afinidade para o oxigénio, exemplificada através da reacção de combustão 2CO+O2 Æ 2 CO2

constitui um exemplo das suas capacidades redutoras, manifestadas sobre diversos compostos oxigenados e sobre certos sais metálicos. Aliás, é com base nestas propriedades que se fundamentam alguns métodos analíticos para o seu doseamento (vidé fundamento do trabalho prático).

Interesse toxicológico

As situações quotidianas em que existe o perigo de intoxicação por monóxido de carbono são as mais diversas e estão quase sempre associadas à utilização de combustíveis:

altos fornos, caldeiras e fornos, lareiras, fábricas de gás; minas e túneis; motores de explosão; gás de cidade; incêndios; explosões; cigarros; etc.

Toxicidade

O monóxido de carbono poderá ser classificado como um tóxico bloqueador de uma função celular: a respiração.

(3)

transporte de oxigénio dos pulmões aos tecidos. Cada molécula de hemoglobina fixa 4 moléculas de O2 sobre os átomos de ferro e constitui a OXIHEMOGLOBINA:

Hb + O2 Æ HbO2

Parece oportuno referenciar aqui o interesse e a finalidade natural da hemoglobina estar incluída nas hemácias: é que a forma, plasticidade e área dos glóbulos vermelhos (vários milhares de m2) permitem uma difusão rápida do O2 e a sua penetração nos

mais pequenos vasos. Se ela se encontrasse dissolvida no plasma, a viscosidade deste seria aumentada, assim como a sua pressão osmótica que seria 100 mmHg superior à que se constata, e os mecanismos de troca de água entre capilares e espaços intersticiais seriam totalmente diferentes.

A afinidade do monóxido de carbono para a hemoglobina é cerca de 250 vezes superior à do oxigénio. Portanto, com uma P(O2) alveolar normal de 100 mmHg,

basta uma pressão parcial de CO de 0,4 mmHg nos alvéolos para que apareça progressivamente uma carboxihemoglobinémia.

A combinação do monóxido de carbono com a hemoglobina faz-se de maneira idêntica à do oxigénio, ou seja, através da ocupação das ligações livres do átomo ferro no heme.

(4)

ou ainda: HbO2 + CO Æ HbCO +O2

(C1) (C2) (C3) (C4)

Segundo a lei da acção das massas, quando as velocidades das duas reacções forem iguais, atingir-se-á um equilíbrio, o que no caso presente só se obterá quando toda a hemoglobina se combinar com o monóxido de carbono, donde:

Não há, no entanto, uma acumulação indefinida, mas a transformação progressiva da Hb num derivado impróprio à hematose, produzindo-se uma anoxémia crescente que leva pouco a pouco à asfixia (química) e depois à morte. Não há dano lesional das hemácias mas sim funcional, com impossibilidade transitória de fixarem O2 e de o

transportarem às células.

A oxihemoglobina presente no sangue arterial de um indivíduo intoxicado pelo monóxido de carbono dissocia-se de uma maneira bastante diferente da normalmente observada, a curva de dissociação não é mais de tipo sigmoidal e apresenta-se deslocada para a esquerda. A oxihemoglobina cede menos facilmente o seu oxigénio.

Fig. 2 - curvas de conteúdo de O2 do sangue humano a pH 7, 38 a 40ºC,

para diferentes percentagens de COHb, e de sangue humano anémico definida) animal espécie uma para (constante (K) constante 4 3 2 1 = × × C C C C

(5)

INTOXICAÇÃO AGUDA Pode considerar-se em 3 fases: • impregnação (25% de COHb); • coma (50% de COHb);

• morte (mais de 60% de COHb).

Nas asfixias oxicarbonadas a morte surge quando 2/3 (68 %) da Hb fica bloqueada, como aliás acontece em todas as asfixias (depressão barométrica, gases inertes, anilina ou metahemoglobinizantes).

As manifestações de formas massivas de intoxicação (ruptura de gás ou explosão) correspondem sucessivamente à perda de conhecimento, convulsões e morte rápida com rigidez do cadáver.

Para alguns autores, o perigo de intoxicação existe a partir do momento em que a concentração de CO na atmosfera seja da ordem de 1/500.

Convém referenciar aqui a acção conjugada que pode ter lugar entre o CO e o CO2

expirado pelo intoxicado. O anidrido carbónico excitando o centro respiratório, provoca uma aceleração do ritmo respiratório, favorecendo um aumento da absorção do CO.

INTOXICAÇÃO CRÓNICA

Devida a uma exposição diária e emanações mínimas (garagistas, camionistas, fumadores, etc.). A sintomatologia deste tipo de intoxicação é normalmente caracterizada por astenia, cefaleias, vertigens, sonolência, etc.

(6)

Toxicologia analítica

Apesar do interesse da determinação do CO na atmosfera, é a nível clínico que a sua pesquisa e doseamento apresentam a maior importância, permitindo despistar uma impregnação tóxica de natureza crónica ou aguda.

Os métodos analíticos são os mais diversos e podem ser divididos em: • métodos químicos;

• métodos ópticos (espectroscópicos, espectrométricos, colorimétricos, I-V); • métodos cromatográficos.

A avaliação de urna intoxicação por CO é quase sempre feita através da determinação de um parâmetro designado por coeficiente de envenenamento e que corresponde à percentagem de Hb transformada em COHb.

Metodologia a utilizar na aula prática

O método que utilizamos na aula prática baseia-se nas propriedades redutoras do monóxido de carbono, manifestadas através da reacção:

PdCI2 + CO + H2O Æ CO2+ 2 HCl + Pd

O CO libertado da carboxihemoglobina, por uma acidificação da amostra de sangue, difundindo-se no interior de uma célula de Conway vai reduzir uma solução de cloreto de paládio colocada no compartimento interior desta.

(7)

O método clássico de Conway consistia em determinar o ácido clorídrico libertado, relacionando-se com a quantidade de monóxido de carbono presente.

METAHEMOGLOBINÉMIA Fundamento

A hemoglobina é uma heteroproteína cuja parte proteica é constituída por 4 unidades de globina, em que cada uma tem uma espécie de bolsa interior onde está o heme. Ligado a este está o ferro (Fe++).

Se o ferro estiver numa forma reduzida (Fe++) é capaz de se ligar ao O2 ou ao CO2.

Mas se o indivíduo estiver em presença de substâncias oxidantes (Ex: ferrocianato) o ferro, ou parte do ferro da hemoglobina, oxida-se originando ferro férrico (Fe+++). Nesta forma, o ferro já não é capaz de se ligar ao O2, ligando-se ao grupo OH: esta

molécula formada designa-se metahemoglobina. Assim, quando o ferro da Hb está na forma férrica oxidada e ligado a um grupo OH, esta molécula é incapaz de transportar oxigénio e origina hipoxia nos tecidos.

A metahemoglobina apresenta um máximo de absorção a 630 nm, enquanto que a cianometahemoglobina demonstra uma absorção mínima a este comprimento de onda. A adição de cianeto de potássio a um hemolisado converte qualquer metahemoglobina presente em cianometahemoglobina. A absorvância deste hemolisado é medida a 630 nm antes e depois da adição de cianeto, sendo a diferença (decréscimo) em absorvância, proporcional à concentração de metahemoglobina.

A determinação da hemoglobina total presente na amostra, é obtida indirectamente após transformação de toda a hemoglobina em metahemoglobina, por adição de ferricianeto de potássio e procedendo de maneira idêntica à descrita anteriormente.

(8)

Cálculos D) (C B) (A 100 = − − × % de metahemoglobina no sangue

Referências

Documentos relacionados

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

A equipe técnica seleciona os pacientes que estão ausentes das atividades do tratamento há, no mínimo, três semanas e então são feitas três tentativas de contato

Para Tagiuri; Davis (1996), uma empresa familiar se dá quando membros da família controlam a direção do negócio em cargos gerenciais ou direito de propriedade;

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to