• Nenhum resultado encontrado

PARECER DA COMISSÃO DE SAÚDE, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARECER DA COMISSÃO DE SAÚDE, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PARECER DA COMISSÃO DE SAÚDE, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Projeto de Lei nº 019 de 13 de setembro de 2013 AUTOR: Poder Legislativo

PARECER: Favorável, sem apresentação de emendas

EMENTA: “Institui a ‘Política Municipal de Prevenção e Combate as Doenças Associadas aos Distúrbios Alimentares’ como bulimia e anorexia, à Obesidade, e ao Sedentarismo e da outras providencias”

RELATOR: VILSON GAUER

RELATÓRIO

Conforme disposição regimental (artigo 46, inciso IV, alínea “a”, itens 1 e 3), o projeto veio a esta Comissão.

A MATÉRIA EM ANÁLISE TRAMITA NESTA Casa Legislativa por iniciativa dela própria, sob a forma de projeto de lei, tendo por objetivo instituir a “Política Municipal de Prevenção e Combate as Doenças Associadas aos Distúrbios Alimentares” como bulimia e anorexia, à Obesidade, e ao Sedentarismo.

O projeto dispõe em seu artigo 1° que esta Lei institui a “Política Municipal de Prevenção e Combate às Doenças Associadas aos Distúrbios Alimentares, a Obesidade e ao Sedentarismo” com a finalidade de prevenir e combater as patologias decorrentes do excesso ou da insuficiência alimentar, dos erros alimentares e do Sedentarismo.

Seu parágrafo único determina que são objeto desta Lei as patologias mais frequentes associadas aos distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia nervosa; e as associadas à Obesidade e ao Sedentarismo, como a Hipertensão, Diabetes, Dislipidemias, entre outras. De acordo com o artigo 2°, a “Política Municipal de Prevenção e Combate às Doenças Associadas aos Distúrbios Alimentares”, a Obesidade e ao Sedentarismo tem como diretrizes: “I - estabelecimento de ações permanentes e articuladas entre entes públicos e privadas voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças associadas aos distúrbios alimentares, a Obesidade e ao Sedentarismo.

(2)

II – A adoção de Políticas de Saúde que permitam a adoção de estratégias que promovam hábitos saudáveis, como a atividade física, boas práticas alimentares, e a adoção de um estilo de vida saudável.

III – Desenvolver uma política intersetorial, transversal envolvendo organismos como secretarias de governo – saúde, educação, cultura, desenvolvimento social – entidades de classe de profissionais – médicos, enfermeiros, nutricionistas, educador físico, fisioterapeuta, entre outros – sindicados, associações, conselhos municipais, voltada para o combate ao Sedentarismo, Distúrbios Alimentares e a Obesidade.

IV - Formar parcerias com as diferentes mídias- TV, rádios, jornais, internet – com a finalidade de atingir toda a população na política de combate ao Sedentarismo, aos Distúrbios Alimentares e a Obesidade;

V - proposição de medidas que possibilitem romper com o padrão cultural de beleza dominante nos meios de comunicação, nas empresas de “marketing” e nas agências de modelos”.

O artigo 3° informa que a “Política Municipal de Prevenção e Combate às Doenças Associadas aos Distúrbios Alimentares”, a Obesidade e ao Sedentarismo orienta-se pelos seguintes objetivos:

“I - dotar a rede de saúde e demais serviços públicos para acompanhar a população de risco; II - contribuir para a configuração de uma nova cultura estética, baseada na multiplicidade de biótipos e diferenças étnicas;

III - estimular a população a realizar exames especializados para detecção de alterações ligados a Obesidade, Sedentarismo e aos Distúrbios Alimentares,

IV - promover campanhas educativas que visem ao esclarecimento da população sobre os riscos dos distúrbios alimentares, do Sedentarismo e da Obesidade;

V - qualificar e capacitar profissionais na área da saúde para orientar a população suscetível aos distúrbios alimentares, ao Sedentarismo e a Obesidade;

(3)

VI - estimular os meios de comunicação e as empresas de “marketing” a adotarem diferentes padrões estéticos, valorizando as diferentes etnias e as miscigenações que compõem a nossa rica diversidade cultural e racial”.

O artigo 4° é no sentido de que os demais órgãos públicos poderão dotar-se dos princípios, objetivos, ações e serviços decorrentes desta política pública.

O artigo 5° declara que fica instituído que na segunda semana do mês de setembro, anualmente, será comemorada a “Semana Municipal de Prevenção e Orientação dos Distúrbios Alimentares, do Sedentarismo e da Obesidade.

Por fim, o artigo 6° esclarece que na “Semana Municipal de Prevenção e Orientação dos Distúrbios Alimentares, do Sedentarismo e da Obesidade, realizar-se-ão ações de orientação e de conscientização a serem desenvolvidas preferencialmente em estabelecimentos das redes de ensino público ou privado.

O seu parágrafo único estabelece que as ações de orientação e de conscientização poderão ser realizadas através de palestras, oficinas, caminhadas, atividades esportivas, entrevistas na comunidade e de parcerias com organizações não governamentais.

(4)

PARECER

Quanto ao mérito, o presente projeto propõe instituir a “Política Municipal de Prevenção e Combate as Doenças Associadas aos Distúrbios Alimentares” como bulimia e anorexia, à Obesidade, e ao Sedentarismo.

Embasa o autor dizendo que o Sedentarismo, os erros alimentares e a Obesidade se constituem em fatores associados e interligados como causa importante de morbidade e mortalidade nos tempos atuais.

O proponente menciona que a vida moderna leva naturalmente ao sedentarismo, pois os deslocamentos são feitos com veículos automotores, em casa temos diversões que não exigem esforço físico, como TV, Internet, Videogames, etc. Através do controle remoto podemos ligar e desligar os aparelhos sem sair do lugar. Além disto, a redução dos espaços livres urbanos onde as crianças, adolescentes e adultos podem se divertir, brincar e jogar futebol. As escolas também encontram dificuldades de ter áreas amplas e diversificadas para a prática de educação física.

Argumenta que além de proporcionar postos de coletas em suas secretarias e departamentos, o Executivo poderá elaborar campanhas educativas e informativas com a participação de toda a imprensa e a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, visando divulgar a toda a população a importância de se dar uma destinação correta a lâmpadas, pilhas, baterias, e outros tipos de acumuladores de energia em geral.

Prossegue informando que se soma a isto a redução dos espaços livres urbanos onde as crianças, adolescentes, inclusive adultos os utilizam para se divertir, fazer brincadeiras e jogar futebol. As escolas também encontram dificuldades de terem áreas amplas e diversificadas para as práticas de educação física.

Esclarece o proponente que há ainda um importante fator ligado a segurança que faz que os pais recomendem e mais criam hábitos sedentários ao recomendar que seus filhos fiquem em casa por medo de acidentes, por medo de assaltos ou por medo de “más” companhias.

Justifica que há ainda o fator de higienização e comodidade levando os pais ou cuidadores desde cedo educarem as crianças a ficarem sentadas, limpinhas, vendo tv, filmes, etc. e sendo alimentadas com guloseimas para que ficarem quietas e satisfeitas. Por outro lado a praticidade e comodidade fazem com que as pessoas consumam muitos alimentos industrializados ou pré-preparados, em geral, com excesso de sal, açúcar e gorduras trans e saturadas, aditivos, corantes e conservantes. Programas, sobretudo de tv, fazem publicidade massivas e atraentes

(5)

com foco nas crianças e adolescentes induzindo o consumo desses alimentos, passando a ideia de que são saudáveis e que substituem com “vantagens” os alimentos tradicionais e preparados em casa.

Argumenta que por outro lado a praticidade e a comodidade faz com que as pessoas consumam muito alimentos industrializados ou pré-preparados, em geral, com excesso de sal, açúcar e gorduras trans e saturadas, aditivos, corantes e conservantes. Programas, sobretudo de tv, fazem publicidade massivas e atraentes com foco nas crianças e adolescentes induzindo o consumo desses alimentos, passando a ideia de que são saudáveis e que substituem com “vantagens” os alimentos tradicionais e preparados em casa.

Informa que a Obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Apenas 5% dos casos de obesidade estão ligados a fatores genéticos, endócrinos, entre outros, ou seja, tem causa biológica. A imensa maioria dos casos de obesidade tem nos fatores sociais, culturais, hábitos e modo de vida moderna a sua gênese. O Sedentarismo, os erros alimentares e a obesidade, juntos ou isoladamente são causas importantes de morbimortalidade com Diabetes, Dislipidemias, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer.

Segue dizendo que estas doenças são responsáveis por uma elevada utilização dos serviços de saúde, internações acarretando gastos substanciais ao sistema e mobilizando um contingente enorme se serviços para atender esta demanda. Estão entre as principais causas que reduzem a expectativa de vida, sobretudo uma vida com qualidade na velhice.

Destaca os Distúrbios Alimentares, coma a Anorexia, Bulimia e Vigorexia que atingem os adolescentes em função, sobretudo de pressões sociais em busca do corpo perfeito, difundido amplamente na mídia, seja na Televisão, sejam nas revistas de moda ou nos jornais, criando um padrão de beleza falso e inatingível, com enormes efeitos negativos sobre a saúde dos jovens, levando inclusive a morte.

Comunica que com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para estes importantes problemas de saúde pública – Sedentarismo, erros alimentares, distúrbios alimentares e obesidade – e desenvolver políticas de saúde voltadas a prevenção que julgamos necessário criar uma semana municipal para debater e criar uma série de atividades que combatam estes problemas.

Objetiva o Projeto solicitar a SMS que desenvolva políticas de saúde especificas no combate ao sedentarismo, aos erros alimentares e a obesidade, envolvendo outras secretarias como educação, cultura e desenvolvimento social. Do mesmo modo, buscar o envolvimento de vários segmentos da sociedade como sindicados, organismos vinculados ao esporte e lazer, clubes de

(6)

serviços, entidades de saúdes, hospital São Sebastião Mártir, Universidades e os veículos de comunicação.

Por derradeiro, dispõe o autor que durante uma semana serão promovidos debates, discussões e atividades voltadas a combater o sedentarismo, erros alimentares e obesidade com o objetivo de desenvolver ações permanentes, preventivas, e uma mudança consolidada na cultura e hábitos levando as pessoas a ter uma vida mais saudável, com mais saúde. É muito importante salientar que isto somente será possível com mudanças substancias no estilo de vida atual, começando por uma tomada de consciência, mudanças de atitudes. Cabem à sociedade e o poder público criar condições as condições necessárias para transformar e modificar o modo de vida que esta levando as pessoas a viver sedentariamente.

Segundo parecer da Comissão de Saúde, Cidadania e Assistência Social desta Casa Legislativa, o projeto não apresenta nenhum vício de ordem formal ou material, nem encontra impedimentos à aprovação, sendo entendimento estar dito projeto apto à votação.

Entendendo a importância deste Projeto, votam a favor os vereadores Jarbas da Rosa, Vilson Gauer e Hélio Artus.

Em razão do exposto, exaramos parecer favorável à aprovação do projeto em plenário.

Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, 23 de setembro de 2013.

___________________________ Relator

Favoráveis

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

Para eficiência biológica, de forma geral, utiliza-se a comparação de produtividades entre sistemas (monocultivo e cultivo consorciado), sendo avaliados a partir de

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.