• Nenhum resultado encontrado

PROPRIEDADES E FUNCIONALIDADES DO SISTEMA LINUX PARA INICIANTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPRIEDADES E FUNCIONALIDADES DO SISTEMA LINUX PARA INICIANTES"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROPRIEDADES E FUNCIONALIDADES DO

SISTEMA L INUX PARA IN IC I ANTES

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Turma de 1º Semestre Manha do Curso Superior em Redes de

Computadores

Docente Responsável: André Luiz Silva de Moraes

Alunos:

Raffael Silveira de Carvalho – Mandriva (Pág. 26/ 31)

Tiago Alves – Debian (Pág. 10/ 25)

(2)

Sumário

...3 1 GERENCIAMENTO DE PACOTES...3 2 INTRODUÇÃO...3 3 UBUNTU...3 4 APT- GET...3 5 APTITUDE...3 6 ADD/REMOVE...3 ...4 7 UPDATE MANAGER...4 8 SYNAPTIC...4 9 REFERÊNCIAS...4 ...5 10 DEBIAN...5 11 Paco t e s : ...5 12 I n s t a l a r paco t e s : ...5 13 Dependênc i a s : ...5 14 L i s t a r paco t e s ex i s t e n t e s no s i s t ema : ...5

15 Removendo paco t e s do s i s t ema : ...5

16 Removendo comp l e t amen t e um paco t e : ...5

...6

17 Procu r a de paco t e s a t r a vé s do nome de um arqu i v o : ...6

18 Sta t u s do paco t e : ...6

19 Most r a n do a l i s t a de paco t e s do s i s t ema : ...6

20 Obtendo uma l i s t a de paco t e s pa ra i n s t a l a r no s i s t ema : ...6

21 L i s t a n d o a rqu i v o s de um paco t e : ...6

22 I n s t a l a n d o novos paco t e s : ...6

23 Removendo paco t e s i n s t a l a d o : ...6

24 Procu r a ndo um paco t e que con tém de t e rm i n a do arqu i v o : ...7

25 Ver i f i c a n d o paco t e s co r r omp i d o s : ...7

26 Mandr i v a ...7 ...8 27 Free ...8 28 One...8 29 PowerPack ...8 30 Comandos Mandr i v a ...8 ...9 31 Refe r e n c i a s : ...9 32 Knopp i x ...9

(3)

2 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo descrever algumas ferramentas para gerenciamento de pacotes das distribuições Linux Ubuntu, Debian, Mandriva e Knoppix.

3 UBUNTU 4 APT-GET

A função do apt-get é fazer downloads de pacotes para o diretório de cache, que é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, e que

serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao

dispositivo de armazenamento (que pode ser demorado), armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cache).

Pode-se afirmar que diretório cachê é um local onde se armazenam dados que podem ser acessados mais rapidamente do que buscá-los em seu local definitivo, isto é, é uma ponte entre o operador e este local.

O apt guarda em cachê os pacotes de instalação baixados mesmo após instalados, gerando desperdício em disco.

Para limpar o cachê do apt se usam duas maneiras, apt-get autoclean e apt-get clean, para recuperar o espaço em disco (http://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/pacotes-via-aptget).

5 APTITUDE

O aptitude realiza muitas funções, tais como consultar lista de pacotes, instalar, remover e atualizar e tem inúmeras características bastante úteis, como ter uma função extremamente poderosa para encontrar pacotes de uma maneira flexível, marcar pacotes como automaticamente instalados ou manualmente instalados, de maneira que estes pacotes possam ser auto-removidos quando não mais necessários, tem ainda a habilidade de recuperar e mostrar as mudanças feitas dentro da maioria dos pacotes etc. ( http://e-tinet.com/curso-linux-ubuntu-online/instalando-pacotes-softwares-com-aptitude-no-ubuntu/).

6 ADD/REMOVE

É a maneira mais fácil de instalar um pacote no Linux Ubuntu.

O primeiro passo é encontrar o pacote (s) que queremos instalar. Para isso, temos que ir em Aplicações --> Adicionar/Remover.... Você pode procurar por uma palavra chave, como 'e-mail', ou então navegar nas categorias, mostradas no lado esquerdo da janela. Quando encontrar o pacote que quer instalar, selecione ele habilitando a caixa ao lado do seu ícone (http://wiki.ubuntu-br.org/InstalandoSoftware).

Após ter terminado a escolha dos pacotes, deve-se seguir vários passos até se chegar em Fechar. Os programas estarão instalados e prontos para uso.De forma semelhante, se utiliza o remove, agora fazendo o caminho inverso para remover programas.

(4)

7 UPDATE MANAGER

As atualizações no Ubuntu são tão fáceis quanto no Windows.

Em primeiro lugar devemos ir ao Painel de Atualizações Automáticas e Atualizar, quando será apresentada uma nova atualização.

É bastante fácil realizar o upgrade através da Web, basta seguir alguns passos. No exemplo que vamos apresentar será usado o upgrade da versão 6.06 LTS para 8.04 LTS.

1. Certificar que o canal de software “dapper-updates” se encontra activo. 2. Realizar todos os updates antes de iniciar o upgrade.

3. Pressionar Alt+F2 e escrever “gksu update-manager -d”

4. Uma nova mensagem deverá aparecer informando que existe uma nova distribuição disponível, assim como um botão para upgrade.

5. Clicar no botão upgrade.

6. Seguir as instruções que vão surgindo ( http://www.brunocarlos.com/2008/04/27/como-fazer-upgrade-do-ubuntu-para-a-versao-804-lts/).

Outra maneira seria através do CD ou DVD, mas esta prática só é aconselhável se a máquina não estiver ligada à Internet.

8 SYNAPTIC

É uma interface gráfica para o apt-get (gerenciador de pacotes do Ubuntu:

Ele combina a simplicidade do "aponte-e-clique" da interface gráfica com o poder do apt-get (uma

ferramenta em linha de comando). Você pode instalar, remover, configurar ou atualizar os pacotes de seus softwares; navegar, classificar e procurar a lista de pacotes de software disponíveis; controlar os

repositórios ou atualizar o sistema inteiro. Você pode também enfileirar uma certa quantidade destas ações para serem executadas de uma só vez. O Synaptic irá te informar sobre as dependências (pacotes

adicionais requeridos para o pacote do software que você escolheu) bem como sobre os conflitos com outros pacotes que já estão instalados em seu sistema (http://wiki.ubuntu-br.org/Synaptic).

9 REFERÊNCIAS http://e-tinet.com/curso-linux-ubuntu-online/instalando-pacotes-softwares-com-aptitude-no-ubuntu/. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cache. http://wiki.ubuntu-br.org/GerenciamentoDePacotes. http://wiki.ubuntu-br.org/InstalandoSoftware. http://wiki.ubuntu-br.org/Synaptic. http://www.brunocarlos.com/2008/04/27/como-fazer-upgrade-do-ubuntu-para-a-versao-804-lts/ http://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/pacotes-via-aptget.

(5)

O dpkg (Debian Package) é o programa responsável pelo gerenciamento de pacotes em sistemas Debian. Sua operação é feita em modo texto e funciona através de comandos, assim caso deseje uma ferramenta mais amigável para a seleção e instalação de pacotes, prefira o dselect (que é um front-end para o dpkg) ou o apt

dpkg é muito usado por usuários avançados da Debian e desenvolvedores para fins de instalação, manutenção e construção de pacotes.

11 Pacotes:

Pacotes Debian são programas colocados dentro de um arquivo identificados pela extensão .deb incluindo arquivos necessários para a instalação do programa, um sistemas de listagem/checagem de dependências, scripts de automatização para remoção parcial/total do pacote, listagem de arquivos Um nome de pacote tem a forma nome-versão_revisão.deb

12 Instalar pacotes:

Use o comando: dpkg -i [NomedoPacote] (ou --install) para instalar um pacote em seu sistema. Talvez ele peça que seja instalado algum pacote que depende para seu funcionamento. É preciso especificar o nome completo do pacote (com a versão e revisão).

13 Dependências:

Dependências são pacotes requeridos para a instalação de outro pacote. Na Debian cada pacote contém um programa com uma certa função. Por exemplo, se você tentar instalar o pacote de edição de textos supertext que usa o programa sed, você precisará verificar se o pacote sed está instalado em seu sistema antes de tentar instalar o supertext, caso contrário, o pacote supertext pedirá o sed e não

funcionará corretamente. Note que o pacote supertext é apenas um exemplo e não existe (pelo menos até agora :-). O programa dselect faz o trabalho de checagem de dependências automaticamente durante a instalação dos pacotes.

14 Listar pacotes existentes no sistema:

Use o comando: dpkg -l [pacote] (--list) para isto. Na listagem de pacotes também será mostrado o "status" de cada um na coluna da esquerda, acompanhado do nome do pacote, versão e descrição básica. Caso o nome do [pacote] seja omitido, todos os pacotes serão listados. É recomendado usar "dpkg -l|less" para ter um melhor controle da listagem (pode ser longa dependendo da quantidade de programas

instalados).

15 Removendo pacotes do sistema:

Use o comando: dpkg -r NomedoPacote (--remove) para remover um pacote do sistema

completamente. Somente é necessário digitar o nome e versão do pacote que deseja remover, não sendo necessário a revisão do pacote. O comando dpkg -r não remove os arquivos de configuração criados pelo programa.

(6)

17 Procura de pacotes através do nome de um arquivo:

Use o comando: dpkg -S arquivo (--search) para saber de qual pacote existente no sistema o arquivo pertence.

18 Status do pacote:

Use o comando: dpkg -s pacote (--status) para verificar o status de um pacote em seu sistema, se esta ou não instalado, configurado, tamanho, dependências, maintainer, etc.

Se o pacote estiver instalado no sistema, o resultado será parecido com o do comando dpkg -c [pacote] (--contents).

19 Mostrando a lista de pacotes do sistema: Use o comando:

dpkg --get-selections

Para obter uma lista de seleção dos pacotes em seu sistema. A listagem é mostrada na saída padrão, que pode ser facilmente redirecionada para um arquivo usando dpkg --get-selections >dpkg.lista.

A listagem obtida com este comando é muito útil para repetir os pacotes usados no sistema usando o dpkg --set-selections.

20 Obtendo uma lista de pacotes para instalar no sistema: Use o comando:

dpkg --set-selections <arquivo

Para obter a lista de pacotes que serão instalados no sistema. O uso do dpkg --get-selections e dpkg --set-selections é muito útil durante uma necessidade de reinstalação do sistema GNU/Linux ou repetir a instalação em várias máquinas sem precisar selecionar algumas dezenas entre os milhares de pacotes no dselect.

Após obter a lista com dpkg --get-selections, use dpkg --set-selections <arquivo e então entre no dselect e escolha a opção INSTALL, todos os pacotes obtidos via dpkg --set-selections serão automaticamente instalados.

21 Listando arquivos de um pacote: Use o comando:

dpkg -c arquivo (--contents) para obter a listagem dos arquivos contidos no pacote. É necessário digitar o nome completo do pacote. O comando dpkg -c é útil para listarmos arquivos de pacotes que não estão instalados no sistema.

Para obter a listagem de arquivos de pacotes já instalados no sistema, use o comando: dpkg -L arquivo. É necessário digitar somente o nome do pacote (sem a revisão e extensão).

22 Instalando novos pacotes:

Use o comando apt-get install [pacotes] para instalar novos pacotes em sua distribuição. Podem ser instalados mais de um pacotes ao mesmo tempo separando os nomes por espaços. Somente é preciso especificar o nome do pacote (sem a versão e revisão).

Se preciso, o apt instalará automaticamente as dependências necessárias para o funcionamento correto do pacote. Quando pacotes além do solicitado pelo usuário são requeridos para a instalação, o apt mostrará o espaço total que será usado no disco e perguntará ao usuário se ele deseja continuar. Após a instalação, o pacote será automaticamente configurado pelo dpkg para ser executado corretamente em seu sistema. 23 Removendo pacotes instalado:

Use o comando apt-get remove [pacotes] para remover completamente um pacote do sistema. Podem ser removidos mais de um pacote ao mesmo tempo separando os nomes dos pacotes com espaços. O apt-get remove remove completamente o pacote mas mantém os arquivos de configuração, exceto se for adicionada a opção --purge.

(7)

Suponha que algum programa esteja lhe pedindo o arquivo perlcc e você não tem a mínima idéia de que pacote instalar no seu sistema. O utilitário auto-apt pode resolver esta situação. Primeiro instale o pacote auto-apt e execute o comando auto-apt update para que ele copie o arquivo Contents-i386.gz que será usado na busca desses dados.

Agora, basta executar o comando: auto-apt search perlcc

para que ele retorne o resultado: usr/bin/perlcc interpreters/perl

O pacote que contém este arquivo é o perl e se encontra na seção interpreters dos arquivos da Debian. Para uma pesquisa que mostra mais resultados (como auto-apt search a2ps), é interessante usar o grep para filtrar a saída:

auto-apt search a2ps|grep bin/ usr/bin/psmandup text/a2ps usr/bin/pdiff text/a2ps usr/bin/psset text/a2ps usr/bin/composeglyphs text/a2ps usr/bin/a2psj text/a2ps-perl-ja usr/bin/a2ps text/a2ps usr/bin/fixps text/a2ps usr/bin/ogonkify text/a2ps usr/bin/fixnt text/a2ps usr/bin/card text/a2ps usr/bin/texi2dvi4a2ps text/a2ps

Serão mostrados somente os binários, diretórios de documentação, manpages, etc. não serão 25 Verificando pacotes corrompidos:

Use o comando apt-get check para verificar arquivos corrompidos. A correção é feita

automaticamente. A lista de pacotes também é atualizada quando utiliza este comando.mostradas. 26 Mandriva

É uma das maiores distribuições Linux da atualidade, nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva.

O Mandriva é uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, desenvolvida com foco no usuário doméstico. O Mandriva foi uma das primeiras distribuições a incluir um instalador gráfico e ferramentas de configuração fáceis de usar, ainda na época em que o Linux estava restrito ao público técnico.

A Empresa Francesa Mandriva se dedica à distribuição e suporte do sistema operacional Mandriva Linux, tem sua sede administrativa em Paris e um centro de desenvolvimento em Curitiba no Brasil, o laboratório brasileiro recebe o nome de Mandriva Conectiva, a Mandriva também possui um escritório em San Diego nos Estados Unidos. O Mandriva Linux conta também com um grande número de contribuidores pelo mundo, o público-alvo do Mandriva Linux engloba usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários com mais experiência.

(8)

A empresa começou suas atividades em 7 de abril de 2005 ao juntar os ativos da empresa francesa Mandrake e a brasileira Conectiva SA. No mesmo ano, a Mandriva adquiriu também os ativos da Lycoris, responsável por outra distribuição Linux homônima nos Estados Unidos, para usuários domésticos.

O Mandriva possui três versões: a Free, One e Powerpack. A versão Free é constituída por vários aplicativos livres, dentro de um dvd. A versão One, é um cd com aplicativos free e outros proprietários, inclusive já vem com os codecs para mp3, avi, flash, etc. E a versão Powerpack, a mais completa, é “paga”, ou seja, você precisa comprar licença de uso, como o Windows e Mac.

27 Free

O Mandriva Free é a versão "pura", conta somente com software livre, graficamente é muito parecido com o One, tem uma interface limpa e intuitiva, está disponível em 1 DVD, a instalação é simples e você escolhe qual interface quer usar, entre KDE, GNOME, XFCE e pode optar por uma instalação personalizada, instalando somente os programas desejados. Se você usar a versão Mandriva Free, adicionar repositorios de programas é indispensável se você quiser coisas como Java, Flash Player, drivers Nvidia, drivers para Wireless, codecs multimidia e programas de código fonte fechado em geral, isso é muito fácil de se fazer no Mandriva Linux, bastando acessar o Centro de Controle e escolher "Configurar mídias fonte para instalação e atualização" na parte de gerenciamento de software. Recomendado para quem quer ter total controle sobre programas de código fonte fechado instalados em seu sistema.

28 One

Voltado para o uso desktop, o Mandriva One é um live-cd instalável que foi desenvolvido para diminuir a curva de aprendizado dos usuários que estão migrando do Windows®. Esta versão traz uma interface gráfica atraente, simples, uma prática ferramenta de atualização e instalação de softwares e é

disponibilizada em cd. É um sistema totalmente funcional e inclui alguns aplicativos de código fechado, como Java, Flash Player com plugin no Navegador, drivers de vídeo nVidia, ATI, drivers Wifi, codecs de multimídia entre outros. Atributos: instalação rápida, basta clicar no ícone "Instalar" da Área de trabalho; Interface gráfica amigável, configuração e detecção automática de hardware; fácil acesso para drivers e partições com Windows; Firewall interativo e funciona a partir do cd sem precisar instalar no disco rígido. 29 PowerPack

A versão paga traz os codecs multimidia fluenado e tudo que você precisa sem ter que pegar nada da web, é uma versão que engloba as principais funcionalidades das versões Free e One, também tras vários programas extras como o RealPlayer, Cedega, Skype, leitor de PDF Adobe entre outros. (Você pode adquirir uma caixinha customizada direto da frança, que é onde fica a sede oficial da Mandriva ou comprar a versão

30 Comandos Mandriva

urpmi é a ferramenta de instalação de software. Deve ser usada com privilégios de administrador. Chame-a simplesmente com urpmi nomedopacote para instalar um pacote e todas as suas dependências. Se você digitar um nome incompleto de um pacote, será executada uma pesquisa, retornando sugestões. Outro comando útil que pode usar é urpmi --auto-update, que atualizará a lista de pacotes disponíveis a partir de todos os repositórios, e instalará qualquer atualização disponível.

urpme é a ferramenta de remoção de software. Deve ser usada com privilégios de administrador. Chame-a simplesmente com urpme nomedopacote para remover um pacote e quaisquer outros que dependam dele. Se você digitar um nome incompleto de pacote, será executada uma pesquisa, retornando sugestões. urpmq e urpmf são ferramentas de pesquisa. Elas podem ser usadas com privilégios de usuário normal. De modo geral, use urpmf para localizar qual pacote contém um arquivo em particular, e urpmq para todas

(9)

pacotes. Veja as páginas de manual (man pages) para mais informações.

urpmi.addmedia e urpmi.removemedia essas são ferramentas para adição e remoção de repositórios de software. Veja a página de manual (manpage) para os parâmetros necessários. Existem vários sites que vão ajudá-lo a criar comandos urpmi.addmedia para adicionar os repositórios mais usados: o localizador de espelho oficial da Mandriva e o site mantido pela comunidade EasyUrpmi são dois dos mais usados normalmente.

31 Referencias: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/mandriva . http://www2.savant.com.br/index.php/artigos/tutoriais/25 . http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandriva . http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandriva_Linux. 32 Knoppix

O Knoppix pode ser considerado o "pai" dos live-CDs. Não seria exagero dizer que, direta ou indiretamente, ele foi uma das distribuições que mais contribuíram para a popularização do uso do Linux em desktops. Um dos principais diferenciais do sistema era o "hwsetup", um pequeno programa escrito em C que, combinado com um script de configuração, fazia um excelente trabalho em detectar os componentes do PC e colocar o sistema para funcionar mesmo nas configurações mais bizarras, tudo isso em uma época em que os instaladores de muitas distribuições ainda perguntavam qual era o tipo de mouse usado. Não era à toa que ele era usado por muitos para testar a compatibilidade dos PCs com o Linux, antes de comprar Uma das características do Knoppix é o fato de incluir um volume muito grande de aplicativos e

ferramentas, o que o torna uma espécie de canivete suíço entre as distribuições, desempenhando muito bem a função de CD de recuperação e de distribuição "testdrive", permitindo testar softwares diversos sem precisar instalar. Além das tradicionais versões em CD, o Knoppix ganhou também algumas versões em DVD ao longo de sua longa caminhada, que incluem um volume ainda maior de softwares prontos para uso. Obs: O Sistema Operacional Knoppix utiliza o mesmo gerenciamento de pacotes do Ubuntu e Debian

Referências

Documentos relacionados

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento

Diante da relevância do tema, o objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de incapacidade funcional em idosos de Juiz de Fora, município do estado de Minas

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

O ICLEI América do Sul está em busca de um(a) consultor(a) de projetos para desempenhar atividades no âmbito do programa Horizonte 2030: Desenvolvendo sem deixar ninguém para trás,

A inspeção técnica obrigatória aos motociclos foi, pela primeira vez, anunciada no Plano Nacional de Prevenção Rodoviária de 2003, onde se estabeleceu a necessidade de alargar

Fonte: Elaborado pela autora com base no documento MEC, INEP: Programas e Políticas Federais que utilizam os dados do Censo Escolar Orientações de preenchimento. Não apenas como

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do peso inicial, do período de alimentação e da temperatura ambiente no ganho de peso e nos parâmetros biológicos