• Nenhum resultado encontrado

Protocolo Interprofissional de Tratamento 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolo Interprofissional de Tratamento 2020"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Protocolo

Interprofissional de

Tratamento

2020

Equipe Interprofissional de São Carlos/SP Instituto Sundfeld de Cirurgia Plástica - ISCP

www.sundfeldcirurgiaplastica.com Tel/Whatsapp: (16) 3413-3334

(2)

Sumário

1. Protocolo Cirurgia Plástica ... 3-4

2. Protocolo Pediatria ... 5-6

3. Protocolo Fonoaudiologia ... 7-9

4. Protocolo Psicologia ...10-11

5. Protocolo Enfermagem ... 12

6. Protocolo Serviço Social ... 13

7. Protocolo Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial .. 14

8. Fluxograma tratamento fissurados LIPFLAP ... 15

9. Benefício de Prestação Continuada (BPC) ... 16

10. Assessoria Jurídica LIPFLAP ... 17

(3)

Equipe

1. Dr. Daniel Sundfeld Spiga Real – CRM/SP: 133.808; RQE: 52.582 – Cirurgião Plástico. 2. Drª. Lazara Cristina Alves – CRM/SP: 190.440; RQE: 85.276 – Pediatra.

3. Dr. Luiz Eduardo L. M. Vicentin – CRM/SP: 146.004; RQE: 66.379 – Otorrinolaringologista.

4. Dr. Rafael Tavoni Pasciare – CRO/SP: 98.967 – Cirurgião Dentista/Bucomaxilofacial. 5. Dr. Caio Botta Martins – CRO/SP: 88.536 – Cirurgião Dentista/Ortodontista.

6. Ângela Fernanda Guimarães Spacca – CRP/SP: 06/155.946 – Psicóloga Clínica. 7. Carla Alessandra Scatello Domingues – CRFa/SP: 2/9.360 – Fonoaudióloga. 8. Elissandra Moreira Zanchin – COREN/SP: 189.319 – Enfermeira.

9. Juliana Morais Menegussi – CRESS/SP: 39.001 – Assistente Social.

10. Allana de Oliveira Gonçalves – CRO/SP: 12.060 – Técnico em Prótese Dentária. 11. Marcelino Ferreira de Souza - CRO/SP: 013.290 – Técnico em Prótese Dentária. 12. Drª. Rita de Cássia Sandoval Sundfeld – OAB/SP: 170.983 – Advogada.

(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)

17

BPC – O que é? Fissurado possui direito?

O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o

INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.

Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, ele não pode ter acesso ao BPC.

O requerimento do BPC é realizado nas Agências da Previdência Social (APS) ou pelos canais de atendimento do INSS: pelo telefone 135 (ligação gratuita) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”.

A gestão do BPC é feita pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício. A operacionalização é realizada pelo INSS.

Fonte:

https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/assistenciasocial/beneficios-assistenciais-1/beneficio-assistencial-ao-idoso-e-a-pessoa-com-deficiencia-bpc

(18)

18

Assessoria Jurídica LIPFLAP

Não há ainda uma Lei que garanta aos pacientes fissurados não sindrômico o direito de gozo do BPC, assim os processos administrativos possuem grande tempo de demora e, em sua maioria, os pedidos são negados após a perícia médica por não enquadramento nos critérios da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).

Pesando nisso, a LIPFLAP possui em sua equipe os profissionais de Assistência Social para orientação dos trâmites regulares/administrativos junto ao INSS e de assessoria jurídica para resguardar o benefício em tempo hábil à utilização para o custear do tratamento dos pacientes.

Nossa assessoria jurídica tem como objetivo conseguir o BCP de forma ágil em tempo concomitante com os trâmites administrativos, pois, no caso dos pacientes fissurados, o BPC tem a finalidade de proporcionar à família a possibilidade de custear o tratamento da criança nos tempos adequados, para que possuam a melhor evolução e a melhor reabilitação funcional e estética.

Por tal, o processo judicial é indispensável para o resguardar do tratamento dentro da temporalidade necessária para o melhor desenvolvimento da criança, além de custear também os materiais e alimentos especiais que a condição dos pacientes necessitam: mamadeiras, órteses, etc.

Nosso protocolo compreende na solicitação judicial do benefício no momento da confirmação do diagnóstico, que ocorre no período da 14ª semana de gestão, para que o benefício se estabeleça nessa fase para o preparo da família para o tratamento pós-natal.

Assessoria jurídica: Drª Rita de Cássia Sandoval Sundfeld - OAB/SP:170983. Tel/Whatsapp: (16) 3413-3334.

Referências

Documentos relacionados

O Patrimônio Histórico, concebido aqui como uma relação entre memória social (CARLAN, 2008, p.82) e soma dos bens culturais, agrega conjuntos de informações,

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

da resposta imune que, frequentemente, resultam em anular a ação de biopatógenos, por meio da ativação do sistema complemento, opsonização dos antígenos para

Esses vírus se ligam a receptores específicos localizados na superfície da membrana celular e entram na célula hospedeira via fusão do envelope viral, com a superfície da célula em

Algumas dificuldades podem ser encontradas quando se deseja de- monstrar este tipo de organela através de microscopia ótica, já que a produção bacteriana de flagelos não é contínua

Para diminuir ao máximo a interferência das proteínas que ainda podem estar presentes na amostra, deve-se fazer uma leitura a 280 nm – comprimento de onda em que as

A membrana plasmática é formada por moléculas de lipídeos (fosfoglicerídeos e esfingolipídeos), colesterol, proteínas periféricas (localizadas somente em uma das camadas