• Nenhum resultado encontrado

Américo Nunes Peres. Curriculum Vitae. Thematic Line: Modern & Contemporary Philosophy. Research Group: Philosophy & Public Space. Degois CV.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Américo Nunes Peres. Curriculum Vitae. Thematic Line: Modern & Contemporary Philosophy. Research Group: Philosophy & Public Space. Degois CV."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Américo Nunes Peres

Associate Professor with Agregation

Integrated member

Thematic Line:

Modern & Contemporary Philosophy

Research Group:

Philosophy & Public Space

Degois CV

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7665422217913476

Email

aperes@utad.pt

Curriculum Vitae

Actividade de Docente: (Situação Actual)

(2)

Professor Associado com Agregação na UTAD.

Formação Académica:

Agregação em Educação Intercultural, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a classificação de Aprovado, em 2007.

Doutoramento em Filosofia e Ciências da Educação, pela Universidade de Santiago de Compostela, com a classificação de sobresaliente cum laude, em 1998.

Curso de Doutoramento e suficiência investigadora, área de Didáctica e Organização escolar, pela Universidade de Santiago de Compostela, com a classificação de sobresaliente, em 1994.

Pós- Graduação em Filosofia da Educação, pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, com a classificação de 17 valores, em 1992.

Licenciatura em Filosofia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a classificação de 16 valores.

Projectos de Investigação:

Orientação da estadia de investigação, na UTAD em Chaves, de Tiberio Feliz Murias, de nacionalidade espanhola,

subordinada ao tema "Diseño de Programas de Desarrollo Social y Cultural", Chaves, no período de 25 de Agosto de 2009 a 30 de Setembro de 2010.

(3)

Membro do Comité Editorial de “Estudios do ocio” da Universidade de Deusto (Espanha), desde 2009.

Participação como investigador responsável no projecto “Novos papéis Sociais na Escola: o mediador sócio-escolar e a construção duma escola aberta às diferenças”, promovido pelo Instituto Politécnico de Leira, desde Junho de 2009.

Orientação da estadia de investigação, na UTAD em Chaves, da doutora Yolanda Rodríguez Castro, de nacionalidade espanhola, subordinada ao tema “Estudio sobre la violencia de género y las actitudes sexistas con estudiantes universitarios/as portugueses/as”, Chaves, no período de 1 de Outubro de 2008 a 30 de Setembro de 2009.

Participação como investigador no “Projecto do Eixo Atlântico: un territorio educador, unha

comunidade educativa”, promovido pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, em pareceria com as Universidades do Minho, UTAD, Santiago de Compostela e Corunha, presidido pela Prof.a Belén Caballo, no período de 2007 a 2008.

Participação como investigador externo no “Projecto Ronsel”, promovido pelas Universidade de Vigo, Santiago de Compostela e Universidade da Corunha, presidido pelo Prof. Ivan Area, no período de 2007 a 2008.

Participação como investigador externo no SEPA-Interea, promovido pelas Universidade de Santiago de Compostela e Universidade da Corunha, presidido pelo Prof. Doutor José António Caride Gomez, no período de 2004 a 2009.

(4)

Orientação da estadia de investigação, na UTAD em Chaves, da doutora Maria Teresa Bérmudez Rey, de nacionalidade espanhola, em Chaves, no âmbito do "Programa de aprendizaje permanente" da União Europeia, no período de 23 de Junho a 27 de Junho de 2008.

Orientação da estadia de investigação, na UTAD em Chaves, da doutora Antonia Blanco Pesqueira, de nacionalidade espanhola, subordinada ao tema “Integración de las nuevas tecnologías en el curriculum escolar”, Chaves, no período de 23 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2007.

Orientação da estadia de investigação, na UTAD em Chaves, da doutora Maria Carmen Ricoy Lorenzo, de nacionalidade espanhola, subordinada ao tema “Estudio sobre una iniciativa de adaptar la docencia al Espacio Europeo de Educación Superior”, Chaves, no período de 23 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2007.

Orientação da estadia de investigação, na UTAD em Chaves, da doutora Margarita R. Pino Juste, de nacionalidade espanhola, subordinada ao tema “La función del educador social en los programas de educación para la salud”, em Chaves, no período de 25 de Janeiro a 28 de Março de 2007.

Orientação da estadia de investigação, na UTAD em Chaves, da doutora Rita Gradaílle Perna, de nacionalidade espanhola, subordinada ao tema “La educación social como práctica mediadora en las relaciones escuela-comunidad local”, Chaves, no período de 3 de Abril a 2 de Novembro de 2006.

Orientação da estadia de investigação, na UTAD em Chaves, da doutora Marília Andrade

(5)

Pedagógica: um estudo biográfico com professores de Educação Infantil na Galiza (Espanha) e no Rio Grande do Sul (Brasil)”, Chaves, no período de 1 a 30 de Setembro de 2006.

Presidente da equipa de avaliação do Projecto “Lendas, Contos e Tradições do Alto Tâmega e

Barroso: do contexto oral à expressão escrita”, Eixo prioritário I, medida 1.4 - valorização e promoção regional e local, 2006.

Responsável pela estadia de investigação, no âmbito da bolsa “Estagio Junior no Exterior”, do doutor Vitor Melo, de nacionalidade brasileira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), Chaves, no período de 1 a 31 de Maio de 2006.

Responsável pela estadia, no âmbito do Projecto ERASMUS, do doutor Germán Vargas Callejas, de nacionalidade boliviana, da Universidade de Santiago de Compostela(Espanha), Chaves, no período de 13 de Abril a 20 de Maio de 2005.

Responsável pela estadia, no âmbito do Projecto ERASMUS, do doutor Xavier Úcar, de nacionalidade espanhola, da Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha), Chaves, no período de 3 a 7 de Maio de 2004.

Responsável pelo Projecto Intercultural Chaves/Zurique, Chaves, 2001.

(6)

Publicações:

Teses

PERES, A. N. (1998): Educação Intercultural: utopia ou realidade? Processos de Pensamento dos Professores Face à Diversidade Cultural: integração de minorias migrantes na escola (Genebra e Chaves). Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela.

Livros (autor)

PERES, A. N. (2011). Educação Intercultural e Cidadania. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP - Chaves) [no prelo].

PERES, A. N. e VIEIRA, R. (coord.s) (2010). Educação, Justiça e Solidariedade na Construção da Paz. Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP - Chaves) / Centro de Investigação, Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID - IPL, Leiria).

PERES, A. N. (2009). “La cultura y los Derechos Humanos como suportes políticos y educativos de la interculturalidad”. In CARIDE GÓMEZ (coord). Los Derechos Humanos en la Educación y la Cultura: del discurso politico a las prácticas educativas. Rosario/Argentina: Homo Sapiens Ediciones, pp. 73-99.

PERES, A. N. (2009). “Eixo Atlântico: un territorio educador, unha comunidade educativa”. In BELÉN CABALLO, M (coord.). Vigo: Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

PERES, A. N. e LOPES, M. S. (coord.s) (2009). Animação Turística. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).

(7)

PERES, A. N. e LOPES, M. S. (coord.s) (2007). Animação Sociocultural – Novos Desafios. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).

PERES, A. N. e LOPES, M. S. (coord.s) (2006). Animação, Cidadania e Participação. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).

PERES, A. N. (2002). O Edifício Filosófico-Pedagógico de Foucault. Vila Real: UTAD, Série Didáctica, Ciências Sociais e Humanas.

PERES, A. N. (1999). Educação Intercultural: utopia ou realidade?. Porto: Profedições (2ª. Edição publicada em 2000).

Capítulos de livros

PERES, A. N. (2010). “Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)”. In RODRÍGUEZ, R. X. (coord. O Programa Erasmus na construción da cidadanía europea. Unha mirada dende Compostela. Santiago de Compostela (Espanha): Universidade de Santiago de Compostela, pp. 185-187.

PERES, A. N. (2010). “In Memoriam Xesus Jares Rodrígues”. In PERES, A. N. e VIEIRA, R. (coord.s). Educação, Justiça e Solidariedade na Construção da Paz. Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP - Chaves) / Centro de Investigação, Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID - IPL, Leiria), pp. 14-29.

(8)

PERES, A. N. (2009). “La cultura y los Derechos Humanos como suportes políticos y educativos de la interculturalidad”. In CARIDE GÓMEZ (coord). Los Derechos Humanos en la Educación y la Cultura: del discurso politico a las prácticas educativas. Rosario/Argentina: Homo Sapiens Ediciones, pp. 73-99.

PERES, A. N. (2009). “Eixo Atlântico: un territorio educador, unha comunidade educativa”. In BELÉN CABALLO, M (coord.). Vigo: Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

PERES, A. N. e LOPES, M. S. (2009). “Introdução”. In PERES, A. N. e LOPES, M. S. (coord.s) .Animação Turística. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP), pp. 9-11.

PERES, A. N. (2008c). “Prefácio”. In PEREIRO PEREZ, X. ; RISCO, L. ; LLANA, C. (org.s). As fronteiras e as identidades raianas entre Portugal e Espanha. Vila Real: Sector Editorial dos SDE da UTAD, p. 5.

PERES, A. N. (2008b). “Animação sociocultural no contexto da globalização”. In PEREIRA, J. D. L.; VIEITES, M. F. e LOPES, M. S. (coord.s). A animação Sociocultural e os desafios 13 do século XXI. Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, pp. 117-128.

PERES, A. N. e LOPES, M. S. (2008). “A formação em Animação Sociocultural na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro”. In PEREIRA, J. D. L.; VIEITES, M. F. e LOPES, M. S. (coord.s). A animação Sociocultural e os desafios do século XXI. Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, pp. 299-302.

(9)

PERES, A. N. (2008a). “Repensando a educação intercultural”. In RODRÍGUEZ JARES, X. (coord.). Educación e Paz II: presente e futuro da construción da paz. Vigo: Edicións Xerais de Galicia, pp. 127-129.

PERES, A. N. (2007c). “Animação, Direitos Humanos e Participação”. In PERES, A. N. e LOPES, M. S. (coord.s). Animação Sociocultural – Novos Desafios. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP), pp. 15-25.

PERES, A. N. (2007b). “A importância da animação dos tempos livres na sociedade contemporânea”. In PEREIRA, J. D. L.; VIEITES, M. F. e LOPES, M. S. (coord.s). Animação, Artes e Terapias. Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, pp. 85-98.

PERES, A. N. (2007a). “O movimento associativo como processo de intervenção sócio-cultural e animação comunitária”. In RIO, A. (coord.). Um Património Vivo Feito por Mãos Amigas. Chaves: Grágica Sinal, pp. 63-65.

PERES, A. N. (2006d). “Educação Intercultural e Formação Professores”. In BIZARRO, R.(org.). A escola e a diversidade cultural: multiculturalismo, interculturalismo e educação Porto Areal Editores, pp. 120-132.

PERES, A. N. (2006c). “Animación, derechos humanos, democracia y participación”. In VENTOSA, V. J. (coord.). Perspectivas actuales de la animación sociocultural: cultura, tiempo libre y participación social. Madrid: Editorial CCS, pp. 223-230.

(10)

PERES, A. N. (2006b). “Educação Intercultural”. In AA. VV. O Local como Recurso Didáctico na Interculturalidade. Ourense: Gráficas Galegas, pp. 4-7.

PERES, A. N. e VENTOSA PEREZ, V. (2006a). “Prefácio”. In LOPES, M. S. Animação Sociocultural em Portugal. Chaves: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, pp. 33-35.

PERES, A. N. (2001a). “Prólogo”. In GOMES, D. C. Regionalização de Trás-os-Montes. Porto: Campo das Letras, pp. 3-5.

PERES, A. N. e FERREIRA, D. B. C. (2000). “Porque não há ventos favoráveis à animação sociocultural nas regiões do interior?”. In CARIDE GÓMEZ, J. A. e outros (Coord.s) (2000). Animação Teatral: Teoria e Prática. Porto: Edição Campo das Letras, pp. 59-71.

PERES, A. N. (1996b). “Initial Education and Life-long Learning for Theachers: Portugal in the last twenty years between utopia and reality”. In SANDER, Th. e VEZ, J. M. (eds.). Life- Long Learning in European Teacher-Education. Osnabruck: Comparete European Network, pp. 172-187.

PERES, A. N. (1996a). “Escolaridade e Formação de Professores em Contextos Multiculturais”. In ALBERTE CASTINEIRAS, J. R. (ed.). Escuela y Diversidad, Santiago de Compostela: Lakinfil, pp 141-161.

(11)

QUADROS FLORES, P.; PERES, A. e ESCOLA, J. (2010). “Competências e saberes na nova era digital: exemplificação no 1º Ciclo do Ensino Básico”. In Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos e Práticas, Porto, pp. 588 a 599.

QUADROS FLORES, P.; PERES, A. e ESCOLA, J. (2009). "A concepção de boas práticas segundo os professores do 1º ciclo do Ensino Básico". In VII congresso LUSOCOM Comunicação, Espaço Global e Lusofonia. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, pp. 5175-5189.

QUADROS FLORES, P.; PERES, A. e ESCOLA, J. (2009). “Integração de tecnologias na prática pedagógica: boas práticas”. In X Congresso Internacional Galego-Português de

Psicopedagogia. Braga: Universidade Do Minho, pp. 5764- 5779.

QUADROS FLORES, P.; ESCOLA, J. e PERES, A. (2009). “A tecnologia ao Serviço da Educação: práticas com TIC no 1º Ciclo do ensino Básico”, In VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges. Braga: pp. 715-726.

PERES, A. N. (2008b). “Cultura y Derechos Humanos como Referentes de las Políticas

Educativas”. In AA.VV. Actas del XIV Congreso Nacional y III Iberoamericano de 15 Pedagogía “Educación, Ciudadania y Convivencia, diversidad y Sentido Social de la educación. Zaragoza: Sociedad Española de Pedagogia, pp. 151-169.

PERES, A. N. (2008a). “Cultura, Turismo e Comunidades Locais”. In AA.VV. Congresso Internacional de Turismo Cultural e Religioso “Turismo cultural e religioso - oportunidades e desafios para o século XXI”. Póvoa de Varzim: TurelITCR, pp. 146-147.

(12)

PERES, A. N. (2007). “Educação, Animação e Lazer na Sociedade Contemporânea”. In AA.VV (org.s). VIII Seminário Lazer em Debate – A Temática Lazer no Âmbito das Ciências Humanas e Sociais”. Rio de Janeiro: Grupo de Pesquisa

“Anima”/Programa de

Pós-Graduação em História Comparada, pp. 47-55.

CID, X. M. e PERES, A. N. (ed.s) (2007). Educação Social, Animação Sociocultural, e Desenvolvimento Comunitário. Volume 1 e 2. Vigo: Universidade de Vigo.

PERES, A. N. e LOPES, M. S. (coord.s) (2006). Animação, Cidadania e Participação. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).

PERES, A. N. (2005). “Revisitando a formação dos professores: necessidades e competências”. XIII Jornadas Pedagógicas – VII Transfronteiriças. Associação Nacional de Professores de Castelo Branco/RVJ Editores, pp. 65-82.

PERES, A. N. e FREITAS, O. (2004). “Propuesta de una nueva ciudadania para el desenvolvimiento social desde lo local o comunitário”. I Congreso Iberoamericano: Pedagogia Social, Globalización e Desaraollo Humano. Santiago do Chile: Universidade Mayor/Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social, 8, 9 e 10 de Novembro de 2004, pp. 1-18.

PERES, A. N. (2004). “A Educação Ambiental como Contributo para uma Convivência Multicultural e Participação Social”. XI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental – I Jornadas Luso-Galaicas. Chaves: Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), 22 a 24 de Janeiro de 2004, pp. 19 e 20.

(13)

PERES, A. N. e outros (2002b). “Animação Sociocultural: educação, âmbitos, recursos e animadores”. 2.as Jornadas

Internacionais de Animação Sociocultural. Chaves: Pólo de Chaves e Departamento de Artes da UTAD, Novembro, pp. 16-18.

PERES, A. N. (2002a). “A Educação no Meio Rural: problemas e desafios”. III Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro. Bragança: AMTAD e Federação das Casas de Trás-os- Montes e Alto Douro, pp. 1-11.

PERES, A. N. (2001). “A Cultura nas Culturas: educação intercultural, utopia ou realidade?”. IX Jornadas Pedagógicas – III Transfronteiriças. Associação Nacional de Professores de Castelo Branco/RVJ Editores, pp. 79-96.

SOUSA, I. D. G.; RUIVO, M. J. G. e PERES, A. N. (2000). “Formação Psicopedagógica dos Professores: Construção de

Identidades Pessoais e Profissionais”. V Congreso Galego Português de Psicopedagogia, in Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educación, n.º 4 (vol. 6), pp. 312-321.

PERES, A. N. (2000). “Interculturalidade e Educação”. V Congreso Galego-Português de Psicopedagogia . BARCA, A. e PERALBO, M (eds.), pp. 41-43.

PERES, A. N. (1994). “Projecto intercultural "Chaves-Genebra". Congreso Internacional Nuevas Perspectivas Criticas en Educación. Barcelona: Universitat de Barcelona/Fundació Bosch i Gimpera, pp. 37-42.

(14)

PEREIRA, V. e PERES, A. N. (2010). “Turismo Cultural e Religioso em Braga e Santiago de Compostela: Proposta de um produto conjunto”. Turismo & Desenvolvimento, N.º13/14. Volume 2, Aveiro, pp. 677-686.

PERES, A. N. (2006). “Ser cidadão em tempos difíceis”. A Página da Educação, ano 15, n.º 154, Março 2006, p. 27.

PERES, A. N. (2005b). “Animação e Animadores em Portugal”. In Aprender, n.º 30, Revista da Escola Superior de Educação de Portalegre, Dezembro 2005, pp. 77-84.

PERES, A. N. (2005a). “Educação Intercultural: um percurso em quatro andamentos”. In Partilhar, 7, Centro de Formação de Basto, pp. 41-61.

PERES, A. N. (2004f). “Caminhando para uma nova cidadania: da comunidade local à cidadania Mundial”. A Página da Educação, ano 13, nº 140, Dezembro 2004, p. 27.

PERES, A. N. (2004e). “Não somos uma fábrica de licenciados”. País Económico, nº 26, Agosto, p. 53.

(15)

PERES, A. N. (2004c). “Educação no meio rural”. A Página da Educação, ano 13, nº 132, Março 2004, p. 34.

PERES, A. N. (2004b). “A Animação Sociocultural no centro do desenvolvimento pessoal e comunitário”. A Página da Educação, ano 13, nº 130, Janeiro 2004, p. 27.

PERES, A. N. (2004a). “A Escola Cor-de-Rosa”. Nós e o Liceu, N.º 3, p. 15.

PERES, A. N.; SILVA, A. S. (2003). “Turismo, Património, Território e Desenvolvimento”. UTAD [texto policopiado].

PERES, A. N. (2002). “Interculturalidade”. A Página da Educação, Maio 2002, p. 4.

PERES, A. N. e BESSA, F. B. (2001). “Do Darwinismo Socioeducativo à Comunidade Solidária”. A Página da Educação, Maio de 2001, p. 6.

PERES, A. N. (2001). “Os livros escolares devem ser gratuitos? Gratuitos no básico”. A Página da Educação, Novembro de 2001, p. 6.

(16)

PERES, A. N. (2000b). “Promover a Pedagogia da Memória”. Nunca é Tarde, n.º 6, Junho de 2000, p. 2.

PERES, A. N. (2000a). “Luzes e Sombras na Universidade”. A Página da Educação, Abril de 2000, p. 5.

PERES, A. N. (1999). “Américo Nunes Peres em Discurso Directo”. A Página da Educação, Setembro de 1999, pp. 10-13.

PERES, A. N. (1995). “Um espaço de formação e integração na comunidade: a ludoteca da UTAD – Pólo de Chaves”. Inovación Educativa, Nº 5, Tórculo Editores, pp. 163-170.

PERES, A. N. (1993). “Uma Experiência Inovadora, Projecto Intercultural Chaves-Genebra”. Innovación Educativa, Nº 2, pp. 255-266.

FERNANDES, O. M. e PERES, A. N. (1990). “Os emigrantes vão à escola”. Jornal de Chaves, 6 de Abril, p. 6.

MARTINS, J. A. ; LAÇO, A. M. e PERES, A. N. (1986). “Portugal na CEE. O quê? Como e Porquê?”. Notícias de Chaves, 17 de Janeiro, pp. 9-10.

(17)

PERES, A. N. e FERREIRA, D. B. C. (1982). “A escola sem limite”. Jornal Alto Tâmega, 18 de Fevereiro, p. 15.

PERES, A. N. (1989). “A Universidade abriu as portas...” Notícias de Chaves, 20 de Julho, p. 8.

PERES, A. N. (1981). “A escola cor-de-rosa”. Jornal Alto Tâmega, 18 de Junho, p. 15.

ANDER-EGG, E. (1992). El Léxico del Animador. Trad. ESTRAVIZ, I. A. e PERES, A. N. (1999). O Léxico do Animador. Amarante: ANASC.

Outras Informações:

Delegado do Reitor da UTAD em Chaves.

Sócio fundador da Sociedade Ibero-Americana de Pedagogia Social;

Membro da Associação de Professores de Educação Intercultural;

Membro da Association pour la Recherche Interculturelle;

(18)

Membro do Conselho Editorial da “A Página da Educação” ;

Membro do Conselho Editorial da Revista “Licere”, do Centro de Estudos de Lazer e Recreação, Brasil;

Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia;

Membro do Conselho Científico da Revista Interuniversitária de Pedagogia Social;

Membro do Conselho Editorial dos Cadernos de Pedagogia Social da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa;

Membro do Comité Editorial de Estudios do Ocio da Universidade de Deusto (Espanha);

Sócio fundador da Rede Ibero-Americana de Animação Sociocultural;

Membro do Consejo de Evaluadores Externos de ADOZ. Revista de Estudios de Ocio;

(19)

Referências

Documentos relacionados

Sobre a escrita direta, temos: “A Pneumatografia é a escrita produzida diretamente pelo Espírito, sem nenhum intermediário. Difere da psicografia porque esta é a transmissão

Grupo I - É constituído questões de resposta múltipla Grupo II É constituído por questões de resposta curta e por questões de resposta extensa Grupo I 75 Pontos Grupo II

2 mostra uma compilação de valores de resistência à flexão (s f ) em função da porosidade para as cerâmicas de AlN. O s f do AlN sem aditivo diminuiu de 489 para 245 MPa

Bom, estava claro para mim que para melhorar a minha nota de fran- cês eu precisava, e muito, prestar atenção nas aulas… Mas, como prestar mais atenção nas aulas de

Os Planos Colômbia e México partem do pressuposto que a interdição do fornecimento de drogas eliminará o narcotráfico inter-fronteiriço, o que se mostra equivocado

O conceito de colonialidade, a obra de Frantz Fanon (1952;1961) e os princípios metodológicos da psicanálise concreta nos permitiram uma base que orientou

Tu y yo, en la educación popular –y también en los procesos de unidad popular- no podemos, no debemos… dejar de realizar nuestro papel como seres humanos en función de maestros en

Os anticoncepcionais hormonais combina- dos contendo a drospirenona como componente progestogênico e utilizados tanto em ciclos de 21 quanto ciclos de 24 dias com pausa de sete