• Nenhum resultado encontrado

Programa de Intervenção Pedagógica /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Intervenção Pedagógica /"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

Programa de

Intervenção

Pedagógica /

Alfabetização

no Tempo Certo

Municipal

(2)
(3)

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Governador do Estado de Minas Gerais Antonio Augusto Junho Anastasia Vice-governador do Estado de Minas Gerais

Alberto Pinto Coelho

Secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Almeida Gazzola

Secretária Adjunta de Estado de Educação Maria Sueli de Oliveira Pires

Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica Raquel Elizabete de Souza Santos

Superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental Maria das Graças Pedrosa Bittencourt

(4)

Apresentação

E

m seis anos, entre 2006 e 2011, a qualidade da educação pública oferecida pelas escolas estaduais nos anos iniciais do Ensino Fundamental deu um salto. Os primeiros resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), em 2006, revelaram que 48,6% dos alunos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) da rede estadual de ensino encontravam-se no nível recomendável de alfabetização e letramento na idade certa. Em 2011, os resultados aferidos pelo PROALFA revelaram uma transformação profunda dessa realidade: 88,9% dos alunos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização atingiram o nível recomendável de leitura.

Esse resultado é confirmado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ano base 2011, apurado pelo Ministério da Educação (MEC). Minas Gerais está em 1º lugar, com Ideb 6,0, entre as redes esta-duais brasileiras, alcançando a meta brasileira para 2022. Além disso, a rede estadual de ensino mineira foi a primeira do país a atingir o padrão considerado pelo Ministério da Educação como referência em países desenvolvidos, um patamar que correspon-deria ao dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O instrumento que assegurou os bons resultados nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nas escolas estaduais mineiras foi o Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC). Implementado em 2007, utilizando em seu nome o conceito de intervenção pedagógica do educador e filósofo Paulo Freire, o PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas para possibilitar avanços na gestão pedagógica, propor estratégias de intervenção, apoiar os professores e, assim, garantir a aprendizagem dos alunos no tempo certo.

Em fevereiro de 2012, foi lançada a segunda fase do PIP estadual, cujo objetivo é levar para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) a experiência bem sucedida do Programa nos anos iniciais (1º ao 5º ano). Mais 880 mil estudantes passaram a contar, para melhorar seu desempenho, com esse programa, que atualmente atende a 1,35 milhão de alunos da rede estadual. Agora, o Governo do Estado estende aos municípios mineiros a oportunidade de acesso à metodologia do Programa de Interven-ção Pedagógica/AlfabetizaInterven-ção no Tempo Certo (PIP/ATC). O objetivo é o estabelecimento de parceria com os 853 municípios, para que todas as administrações municipais, por meio de suas respectivas Secretarias de Educação, tenham acesso aos instrumentos que asseguraram os excelentes resultados da rede estadual de ensino na alfabetização e letramento.

A Secretaria de Estado de Educação realizará, em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação (SME), um trabalho permanente, contribuindo para a estruturação das equipes do PIP nos municípios, oferecendo suporte, apoio pedagógico, capa-citação e material de apoio. O objetivo do governo estadual é, portanto, reforçar a cooperação com as Secretarias Municipais de Educação, para que elas incorporem, oficialmente, a metodologia do PIP e o implementem em suas redes de ensino.

Secretaria de Estado de Educação Governo do Estado de Minas Gerais

(5)

O contexto de surgimento

do PIP e principais resultados

alcançados

D

e forma inovadora, o Governo do Estado de Minas Gerais estabeleceu uma estratégia de desenvolvimento da Educação

Básica que articula avaliação sistemática dos resultados e ações de natureza pedagógica. Essa estratégia tem garantido ao sistema de educação estadual capacidade e agilidade para realizar ajustes e intervenções e, por sua vez, vem assegurando seus bons resultados.

Um dos marcos dessa estratégia é a ampliação e o aperfeiçoamento do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) – do qual faz parte a avaliação do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), aplicado na rede estadual e também em todas as redes municipais de ensino do estado.

Os primeiros resultados do PROALFA, em 2006, indicaram que 48,6% dos alunos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) da rede estadual de ensino se encontravam no nível recomendável de leitura.

Essa realidade foi sendo gradativamente transformada, a partir das diversas ações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, sobretudo com destaque para o Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC). Seis anos após a primeira aplicação do PROALFA, o resultado foi completamente diferente: 88,9% dos alunos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização encontravam-se no nível recomendável de leitura. Entre 2006 e 2011, portanto, Minas Gerais registrou avanço de 83% no quantitativo de alunos no nível recomendável de alfabetização e letramento.

GRÁFICO 1: RESULTADOS DO PROALFA DE 2006 A 2011 NO ESTADO DE MINAS GERAIS

48,6%

20,6%

Recomendável

Intermediário

Baixo

30,8%

65,7%

15,3%

19%

72,5% 72,7%

13,7%

15,5%

86,2%

8,4%

88,9%

6,9%

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%

(6)

O Programa de Intervenção

Pedagógica/Alfabetização

no Tempo Certo

O

Programa de Intervenção Pedagógica/ Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) surgiu com a seguinte meta: “toda criança lendo e es-crevendo até os oito anos de idade”. O aluno está no centro das atenções e a gestão pedagógica é o eixo do trabalho da SEE, das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e escolas.

O PIP apresenta-se como uma estratégia de apoio à escola para assegurar o acompanhamento e a orientação do professor, em sala de aula, e do gestor, na administração escolar. O espírito de equipe é a base do Programa. Busca-se, como afirmado anteriormente, uma única meta: melhorar o desempenho do aluno, para garantir o sucesso de sua trajetória escolar.

Importância da Gestão da Escola

No Programa de Intervenção Pedagógica/PIP, tudo se constroi com o espírito de equipe, em busca de uma única meta: melhorar o desempenho do aluno, para garantir o sucesso de sua trajetória escolar. O aluno é o centro de nossas atenções e a gestão pe-dagógica é o eixo do trabalho.

O papel do Diretor como coordenador, incentivador e facilitador do processo é fundamental

Garantindo que o supervisor pedagógico trabalhe em con-junto com o corpo docente.

Fazendo reuniões periódicas com sua equipe.

Garantindo que todos os professores reflitam sobre os re-sultados das avaliações.

Estimulando a troca de experiências entre professores. Traduzindo os resultados das avaliações externas em estraté-gias de gestão que conduzam ao crescimento geral da escola.

(7)

Tabela 1: Exemplos de material didático-pedagógico

Além disso, o PIP prevê a formação continuada das Equipes Educacionais e a presença sistemática da Equipe Municipal do PIP nas escolas, orientando, acompanhando e capacitando os professores, especialistas e diretores de escola com foco no desempenho dos alunos.

(8)

ESTRUTURA OPERACIONAL DO PIP MUNICIPAL

O funcionamento do PIP municipal se baseia em uma cadeia de apoio pedagógico, onde estão presentes a Equipe Central, a Equipe Regional e a Equipe Municipal do PIP, com o objetivo de auxiliar as escolas municipais a obterem um melhor desempenho de seus alunos:

1. Equipe Central (SEE)

– Orienta e capacita Equipe Regional

– Compila, analisa e distribui resultados das avaliações externas PROALFA/PROEB 2. Equipe Regional (SRE):

– Apoia e orienta Equipe Municipal

– Realiza formação continuada com apoio da Equipe Regional do PIP – Identifica e difunde melhores práticas

(9)

FLUXO DO PIP NO DIA A DIA DAS ESCOLAS

Em suma, a atuação da Equipe Municipal do PIP junto às escolas, com visitas constantes às salas de aula, garante apoio e suporte aos professores alfabetizadores em sua prática cotidiana, permitindo identificar as dificuldades de cada aluno para, então, propor ações de intervenção pedagógica mais adequadas.

O FOCO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS

Objetivos: “Melhoria do desempenho escolar dos alunos”

Que os professores e especialistas se apropriem efetivamente dos RESULTADOS da avaliação externa dos alunos de sua escola.

Que a escola elabore, com sugestões e aprovação da comunidade escolar, seu PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.

(10)

Trata-se, pois, de um Programa construído diariamente na solidariedade institucional e pedagógica, no fazer compartilhado, na aná-lise da prática do professor, considerando-se que todos os participantes são co-autores, que, juntos, buscam garantir a alfabetização dos alunos no tempo certo.

Em linhas gerais, o PIP apresenta os seguintes pilares:

(11)

Proposta de expansão do

Programa de Intervenção

Pedagógica/Alfabetização

no Tempo Certo para as

redes municipais

A

Secretaria de Estado de Educação (SEE) reconhece a importância de expandir o PIP para as redes municipais de ensino, uma vez que os municípios são os maiores prestadores de serviço educacional público, na oferta dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por outro lado, considerando os anos finais do Ensino Fundamental, observa-se uma inversão na oferta de educação pública, pois o estado assume a preponderância em termos da quantidade de alunos. Além disso, na passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, a rede estadual recebe enorme aporte de alunos egressos das redes municipais, sendo que, para haver um fluxo adequado de alunos entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, é necessário que a qualidade da educação se eleve, concomitantemente, na rede estadual e nas redes municipais.

GRÁFICO 2: DISTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR REDE DE ENSINO

(12)

A intervenção pedagógica nos anos iniciais tem impacto na qualidade do ensino nos anos finais, uma vez que provoca mudanças na cultura da escola como um todo;

A intervenção pedagógica implica reduções nos índices de reprovação no 6º ano e, consequentemente, nas taxas de distorção idade-ano de escolaridade nos anos finais do Ensino Fundamental;

A adesão de Minas Gerais ao Pacto Nacional pela Alfabetização proposto pelo governo federal se fez pela constatação de que as ações previstas para a formação dos professores alfabetizadores poderão somar-se às que já vêm sendo desenvolvidas pelo PIP.

OBJETIVOS DA EXPANSÃO DO PIP

 

Objetivo  Pedagógico

Objetivo  Local

Potencializar os resultados de alfabetização em

Minas Gerais

Garantir os mesmos resultados para as crianças mineiras na redes estadual e municipais de ensino

Toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade

93 88

13,2 Rede

Estadual Redes Municipais

11,1 75,7 4,2 6,9 88,9 Intermediário Recomendável Baixo Resultado do PROALFA 2011 %

As prefeituras que estiverem dispostas a aderir ao PIP devem se comprometer com a metodologia de ação proposta pela SEE, tal como disposto no Termo de Adesão, a ser assinado pelos Prefeitos(as). Apresenta-se, a seguir, as principais características metodo-lógicas do PIP, propostas para a implementação nas redes municipais:

1. Análise dos Indicadores Educacionais Municipais

Uma análise criteriosa dos indicadores municipais relacionados, sobretudo, ao PROALFA, é importante para a elaboração de um diagnóstico da situação educacional do município.

(13)

3.1) Formar uma Equipe Pedagógica do PIP Municipal, composta de professores ou pedagogos com experiência e conhecimento em alfabetização, com o objetivo de apoiar o professor e transformar a prática em sala de aula.

3.2) Garantir, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, a formação continuada de diretores escolares, especialistas e professores.

3.3) Viabilizar a infraestrutura necessária para a realização das avaliações externas (PROALFA, Proeb e Prova Brasil) e, posterior-mente, coordenar o processo de análise dos resultados e a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica em cada escola. 3.4) Garantir o apoio necessário à transformação das práticas pedagógicas nas escolas.

COMO A SME APOIARÁ AS ESCOLAS?

(14)

Contrapartidas da Secretaria

de Estado de Educação

A

Secretaria de Estado de Educação se compromete a capacitar, de forma continuada, a Equipe Municipal do PIP, bem como os

gestores, especialistas e professores das escolas. A SEE também fornecerá o material de apoio (didático-pedagógico, guias para alfabetizadores, diretores de escola, especialistas etc.). Além disso, continuará compartilhando a metodologia de avaliação do PROALFA com as Secretarias Municipais de Educação.

Capacitação continuada da equipe pedagógica e gestora do PIP do município

Material didático-pedagógico

Apoio à gestão pedagógica de cada escola com acompanhamento de visitas, com foco na sala de aula

Apoio  do  PIP  aos  municípios  será  focado  em  

2  áreas  principais...

Apoio Pedagógico

Definição de metas e metodologia de avaliação externa

Definição de perfil técnico-pedagógico da equipe do PIP municipal e

orientação na seleção da equipe Apoio Operacional

Apoio na formação continuada dos professores e especialistas

(15)

P

ara garantir a implementação do PIP nas redes municipais de ensino já no ano de 2013, propõe-se um cronograma bastante dinâmico de atividades. A porta de entrada para o Programa será a assinatura do Termo de Adesão pelo (a) Prefeito (a), até o dia 30 de janeiro deste ano. A partir de então, será realizada uma série de atividades de preparação e capacitação, dentre elas:

Definição das equipes pedagógicas municipais; Capacitação das equipes do PIP municipal;

Capacitação dos Diretores, Especialistas e Professores alfabetizadores das escolas municipais; Preparação do material didático.

Próximos passos para

operacionalização

(16)

É com grande satisfação que oferecemos às redes municipais de ensino o acesso completo a este programa que tem feito a diferença na rede estadual. Esperamos contar com a participação de todos para cumprirmos, juntos, a meta de termos, em Minas Gerais, “toda criança lendo e escre-vendo até os oito anos de idade”.

Secretaria de Estado de Educação Governo do Estado de Minas Gerais

Realização:

(17)

ANEXO I

Quantitativo de profissionais sugeridos pela SEE para

formação das Equipes Municipais do PIP/ATC

(18)

Anexo I - Quantitativo de profissionais sugeridos pela SEE para formação das Equipes

Municipais do PIP/ATC

1. Forma de cálculo do quantitativo

1.1 Para o cálculo do número necessário de profissionais das equipes municipais do PIP sugerido pela SEE, foi considerada a frequência das visitas da equipe às escolas do município em função da classificação das mesmas, considerando os resultados do PROALFA 2011. As escolas foram classificadas em três grandes grupos:

(i) consolidadas: são as escolas onde os alunos já estão, em sua grande maioria, alfabetizados ao final do 3º ano. Definimos esse grupo como as escolas em que 10 ou mais alunos estavam matriculados no 3º ano em 2011 e menos de 10 alunos encontravam-se abaixo do nível recomendável de alfabetização;

(ii) estratégicas: são as escolas onde a maioria dos alunos ainda não se encontra alfabetizada. Definimos esse grupo como as escolas em que 10 ou mais alunos estavam matriculados no 3º ano em 2011 e mais de 10 alunos encontravam-se abaixo do nível recomendável de alfabetização;

(iii) intermediárias: são as escolas pequenas, que possuem uma quantidade reduzida de alunos nos anos iniciais. Definimos esse grupo como as escolas em que menos de 10 estavam matriculados no 3º ano em 2011, sem considerar os resultados da avaliação. 1.2 A partir desta classificação e considerando a realidade de cada grupo, bem como as necessidades do programa, sugere-se que cada escola consolidada receba uma visita da Equipe Municipal do PIP a cada duas semanas. Por sua vez, cada escola estratégica receberia uma visita da Equipe Municipal do PIP por semana. E, para cada escola intermediária, uma visita mensal da Equipe Mu-nicipal do PIP.

1.3 O resultado final do número sugerido de pessoas para compor as equipes municipais do PIP é calculado com base no fato de que cada membro da equipe dedicará, em média, três dias por semana para realização das visitas às escolas. Os restantes dois dias da semana foram considerados para o deslocamento da equipe entre as escolas e a realização de atividades técnico-pedagógicas na SME, tais como: planejamento e avaliação do trabalho, elaboração de atividades práticas com foco na sala de aula, estudo de materiais didático-pedagógicos, preparação das visitas às escolas etc.

2. Quadro demonstrativo do número de profissionais para integrar a Equipe do PIP Municipal

O quadro a seguir apresenta o número sugerido de profissionais para a Equipe do PIP em cada município. Este quantitativo poderá ser ampliado ou reduzido, por decisão do município.

(19)

Nome do Município Nome da SRE Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas Belo Horizonte - 5 133 0 19 152

Barão de Cocais Metropolitana A 2 8 3 0 11

Belo Vale Metropolitana A 2 0 10 2 12

Bom Jesus do Amparo Metropolitana A 2 1 0 0 1

Bonfim Metropolitana A 2 0 3 1 4

Brumadinho Metropolitana A 2 4 0 8 12

Caeté Metropolitana A 2 5 2 6 13

Catas Altas Metropolitana A 2 2 0 0 2

Crucilândia Metropolitana A 2 1 2 0 3

Moeda Metropolitana A 2 2 2 1 5

Nova Lima Metropolitana A 2 5 0 11 16

Nova União Metropolitana A 2 1 1 1 3

Piedade dos Gerais Metropolitana A 2 2 0 2 4

Raposos Metropolitana A 2 3 1 1 5

Rio Acima Metropolitana A 2 2 2 1 5

Rio Manso Metropolitana A 2 1 1 2 4

Santa Bárbara Metropolitana A 2 3 7 5 15

Sabará Metropolitana A 4 16 0 11 27

Betim Metropolitana B 5 52 1 6 59

Igarapé Metropolitana B 2 6 0 4 10

Juatuba Metropolitana B 2 8 0 2 10

Mário Campos Metropolitana B 2 5 1 0 6

Mateus Leme Metropolitana B 2 5 1 5 11

São Joaquim de Bicas Metropolitana B 2 4 0 3 7

Sarzedo Metropolitana B 2 3 2 6 11 Contagem Metropolitana B 5 51 0 2 53 Esmeraldas Metropolitana B 3 13 7 2 22 Ibirité Metropolitana B 3 15 0 3 18 Confins Metropolitana C 2 1 0 1 2 Jaboticatubas Metropolitana C 2 5 2 2 9

Lagoa Santa Metropolitana C 2 4 1 8 13

Morro do Pilar Metropolitana C 2 0 0 1 1

(20)

Almenara SRE Almenara 3 3 26 7 36

Águas Vermelhas SRE Almenara 2 1 6 1 8

Bandeira SRE Almenara 2 0 7 2 9

Cachoeira de Pajeú SRE Almenara 2 1 5 2 8

Curral de Dentro SRE Almenara 2 2 4 0 6

Divisa Alegre SRE Almenara 2 1 0 0 1

Divisópolis SRE Almenara 2 2 4 0 6

Felisburgo SRE Almenara 2 1 5 0 6

Jacinto SRE Almenara 2 2 7 2 11

Jequitinhonha SRE Almenara 2 5 13 2 20

Joaíma SRE Almenara 2 1 7 4 12

Jordânia SRE Almenara 2 1 7 1 9

Mata Verde SRE Almenara 2 1 6 0 7

Monte Formoso SRE Almenara 2 1 10 0 11

Palmópolis SRE Almenara 2 1 5 0 6

Pedra Azul SRE Almenara 2 0 10 5 15

Rio do Prado SRE Almenara 2 1 2 0 3

Rubim SRE Almenara 2 2 3 0 5

Salto da Divisa SRE Almenara 2 1 1 0 2

Santa Maria do Salto SRE Almenara 2 2 1 0 3

Santo Antônio do Jacinto SRE Almenara 2 6 6 0 12

Araçuaí SRE Araçuaí 2 5 17 1 23

Berilo SRE Araçuaí 2 1 14 0 15

Berizal SRE Araçuaí 2 1 2 1 4

Chapada do Norte SRE Araçuaí 2 2 21 1 24

Comercinho SRE Araçuaí 2 2 18 0 20

Coronel Murta SRE Araçuaí 2 1 3 2 6

Francisco Badaró SRE Araçuaí 2 0 15 0 15

Fruta de Leite SRE Araçuaí 2 2 5 0 7

Indaiabira SRE Araçuaí 2 1 3 3 7

Itaobim SRE Araçuaí 2 3 3 1 7

Itinga SRE Araçuaí 2 5 12 1 18

Jenipapo de Minas SRE Araçuaí 2 3 8 1 12

José Gonçalves de Minas SRE Araçuaí 2 1 1 1 3

Medina SRE Araçuaí 2 2 13 0 15

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(21)

Taiobeiras SRE Araçuaí 2 0 3 4 7

Virgem da Lapa SRE Araçuaí 2 0 10 1 11

Barbacena SRE Barbacena 4 14 8 6 28

Alfredo Vasconcelos SRE Barbacena 2 2 0 1 3

Alto Rio Doce SRE Barbacena 2 0 7 2 9

Andrelândia SRE Barbacena 2 0 0 1 1

Antônio Carlos SRE Barbacena 2 0 8 3 11

Aracitaba SRE Barbacena 2 1 1 0 2

Barroso SRE Barbacena 2 1 0 2 3

Bias Fortes SRE Barbacena 2 1 7 0 8

Capela Nova SRE Barbacena 2 1 6 0 7

Carandaí SRE Barbacena 2 0 9 7 16

Cipotânea SRE Barbacena 2 0 7 1 8

Desterro do Melo SRE Barbacena 2 0 4 1 5

Ibertioga SRE Barbacena 2 0 4 1 5

Madre de Deus de Minas SRE Barbacena 2 1 2 0 3

Mercês SRE Barbacena 2 0 12 2 14

Oliveira Fortes SRE Barbacena 2 1 1 0 2

Paiva SRE Barbacena 2 0 1 1 2

Piedade do Rio Grande SRE Barbacena 2 1 0 1 2

Ressaquinha SRE Barbacena 2 1 1 1 3

Santa Bárbara do Tugúrio SRE Barbacena 2 0 6 1 7

Santa Rita de Ibitipoca SRE Barbacena 2 1 2 0 3

Santana do Garambéu SRE Barbacena 2 0 0 1 1

São Vicente de Minas SRE Barbacena 2 0 0 1 1

Senhora dos Remédios SRE Barbacena 2 0 6 3 9

Aguanil SRE Campo Belo 2 0 0 1 1

Camacho SRE Campo Belo 2 1 2 0 3

Campo Belo SRE Campo Belo 2 0 5 6 11

Cana Verde SRE Campo Belo 2 0 1 1 2

Candeias SRE Campo Belo 2 1 2 1 4

Cristais SRE Campo Belo 2 1 0 3 4

Lavras SRE Campo Belo 2 0 1 16 17

Perdões SRE Campo Belo 2 0 6 2 8

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(22)

Caparaó SRE Carangola 2 2 1 0 3

Carangola SRE Carangola 2 5 9 0 14

Divino SRE Carangola 2 2 17 1 20

Espera Feliz SRE Carangola 2 1 5 2 8

Faria Lemos SRE Carangola 2 1 2 1 4

Fervedouro SRE Carangola 2 1 6 2 9

Orizânia SRE Carangola 2 1 0 3 4

Pedra Dourada SRE Carangola 2 0 0 1 1

Tombos SRE Carangola 2 2 0 1 3

Caratinga SRE Caratinga 3 8 8 10 26

Alvarenga SRE Caratinga 2 0 11 0 11

Bom Jesus do Galho SRE Caratinga 2 1 4 1 6

Bugre SRE Caratinga 2 0 5 1 6

Córrego Novo SRE Caratinga 2 1 2 0 3

Dom Cavati SRE Caratinga 2 1 0 1 2

Entre Folhas SRE Caratinga 2 0 4 1 5

Iapu SRE Caratinga 2 0 3 1 4

Imbé de Minas SRE Caratinga 2 0 6 2 8

Inhapim SRE Caratinga 2 2 16 4 22

Ipaba SRE Caratinga 2 1 2 1 4

Ipanema SRE Caratinga 2 0 8 1 9

Piedade de Caratinga SRE Caratinga 2 0 1 2 3

Pingo D’Água SRE Caratinga 2 1 0 0 1

Pocrane SRE Caratinga 2 0 8 1 9

Santa Bárbara do Leste SRE Caratinga 2 3 3 0 6

Santa Rita de Minas SRE Caratinga 2 2 0 0 2

São Domingos das Dores SRE Caratinga 2 0 1 3 4

São João do Oriente SRE Caratinga 2 0 0 1 1

São Sebastião do Anta SRE Caratinga 2 1 2 0 3

Taparuba SRE Caratinga 2 0 4 2 6

Tarumirim SRE Caratinga 2 1 4 1 6

Ubaporanga SRE Caratinga 2 2 2 0 4

Vargem Alegre SRE Caratinga 2 0 1 1 2

Aiuruoca SRE Caxambu 2 0 3 2 5

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(23)

Cruzília SRE Caxambu 2 0 2 1 3

Itamonte SRE Caxambu 2 2 12 0 14

Itanhandu SRE Caxambu 2 1 0 2 3

Jesuânia SRE Caxambu 2 1 3 0 4

Liberdade SRE Caxambu 2 1 3 0 4

Minduri SRE Caxambu 2 0 0 1 1

Olímpio Noronha SRE Caxambu 2 1 0 0 1

Passa Quatro SRE Caxambu 2 2 4 2 8

Passa-Vinte SRE Caxambu 2 1 1 0 2

Pouso Alto SRE Caxambu 2 1 2 1 4

São Lourenço SRE Caxambu 2 1 0 5 6

São Sebastião do Rio

Verde SRE Caxambu 2 1 1 0 2

São Thomé das Letras SRE Caxambu 2 1 4 0 5

Seritinga SRE Caxambu 2 0 1 1 2

Serranos SRE Caxambu 2 0 2 0 2

Soledade de Minas SRE Caxambu 2 0 1 1 2

Conselheiro Lafaiete SRE Conselheiro

Lafaiete 3 8 4 9 21

Caranaíba SRE Conselheiro

Lafaiete 2 1 2 1 4

Casa Grande SRE Conselheiro

Lafaiete 2 1 2 0 3

Catas Altas da Noruega SRE Conselheiro

Lafaiete 2 0 4 0 4

Congonhas SRE Conselheiro

Lafaiete 2 3 6 11 20

Cristiano Otoni SRE Conselheiro

Lafaiete 2 1 2 1 4

Desterro de Entre Rios SRE Conselheiro

Lafaiete 2 0 3 2 5

Entre Rios de Minas SRE Conselheiro

Lafaiete 2 1 5 1 7

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(24)

Ouro Branco SRE Conselheiro

Lafaiete 2 2 1 7 10

Piranga SRE Conselheiro

Lafaiete 2 4 7 3 14

Queluzito SRE Conselheiro

Lafaiete 2 0 0 1 1

Rio Espera SRE Conselheiro

Lafaiete 2 1 6 0 7

Santana dos Montes SRE Conselheiro

Lafaiete 2 0 4 2 6

São Brás do Suaçuí SRE Conselheiro

Lafaiete 2 0 0 1 1

Senhora de Oliveira SRE Conselheiro

Lafaiete 2 0 0 2 2

Antônio Dias SRE Coronel

Fabriciano 2 2 15 1 18

Belo Oriente SRE Coronel

Fabriciano 2 2 2 3 7

Braúnas SRE Coronel

Fabriciano 2 1 3 1 5

Coronel Fabriciano SRE Coronel

Fabriciano 2 12 0 0 12

Ipatinga SRE Coronel

Fabriciano 5 24 2 2 28

Jaguaraçu SRE Coronel

Fabriciano 2 0 2 1 3

Joanésia SRE Coronel

Fabriciano 2 1 3 0 4

Marliéria SRE Coronel

Fabriciano 2 1 4 1 6

Mesquita SRE Coronel

Fabriciano 2 2 4 0 6

Santana do Paraíso SRE Coronel 2 6 0 0 6

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(25)

Curvelo SRE Curvelo 2 7 2 6 15

Felixlândia SRE Curvelo 2 2 3 3 8

Inimutaba SRE Curvelo 2 4 3 0 7

Joaquim Felício SRE Curvelo 2 0 0 1 1

Lassance SRE Curvelo 2 1 4 1 6

Morro da Garça SRE Curvelo 2 1 1 0 2

Presidente Juscelino SRE Curvelo 2 0 2 2 4

Santo Hipólito SRE Curvelo 2 2 2 0 4

Três Marias SRE Curvelo 2 5 1 5 11

Alvorada de Minas SRE Diamantina 2 0 3 1 4

Angelândia SRE Diamantina 2 2 0 1 3

Aricanduva SRE Diamantina 2 1 4 0 5

Capelinha SRE Diamantina 2 1 17 6 24

Carbonita SRE Diamantina 2 0 4 2 6

Conceição do Mato Dentro SRE Diamantina 2 1 10 0 11

Congonhas do Norte SRE Diamantina 2 1 3 0 4

Couto de Magalhães de

Minas SRE Diamantina 2 1 0 0 1

Datas SRE Diamantina 2 0 2 2 4

Diamantina SRE Diamantina 2 7 14 3 24

Felício dos Santos SRE Diamantina 2 0 7 1 8

Gouveia SRE Diamantina 2 2 3 0 5

Itamarandiba SRE Diamantina 2 2 26 5 33

Leme do Prado SRE Diamantina 2 2 1 0 3

Monjolos SRE Diamantina 2 1 0 0 1

Presidente Kubitschek SRE Diamantina 2 0 6 1 7

Rio Vermelho SRE Diamantina 2 4 21 1 26

Santo Antônio do Itambé SRE Diamantina 2 2 7 1 10

São Gonçalo do Rio Preto SRE Diamantina 2 0 0 1 1

Senador Modestino

Gonçalves SRE Diamantina 2 0 15 1 16

Serra Azul de Minas SRE Diamantina 2 3 7 0 10

Serro SRE Diamantina 2 7 18 0 25

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(26)

Bambuí SRE Divinópolis 2 0 1 5 6

Carmo da Mata SRE Divinópolis 2 0 3 3 6

Carmo do Cajuru SRE Divinópolis 2 2 2 3 7

Carmópolis de Minas SRE Divinópolis 2 2 0 3 5

Cláudio SRE Divinópolis 2 1 1 6 8

Córrego Danta SRE Divinópolis 2 0 0 2 2

Iguatama SRE Divinópolis 2 0 1 2 3

Itaguara SRE Divinópolis 2 0 2 2 4

Itapecerica SRE Divinópolis 2 2 0 1 3

Itatiaiuçu SRE Divinópolis 2 3 2 1 6

Itaúna SRE Divinópolis 2 4 3 7 14

Japaraíba SRE Divinópolis 2 1 0 1 2

Lagoa da Prata SRE Divinópolis 2 0 2 4 6

Luz SRE Divinópolis 2 2 0 1 3

Medeiros SRE Divinópolis 2 1 2 0 3

Moema SRE Divinópolis 2 0 1 2 3

Nova Serrana SRE Divinópolis 2 8 2 5 15

Oliveira SRE Divinópolis 2 1 2 7 10

Pains SRE Divinópolis 2 0 0 1 1

Passa Tempo SRE Divinópolis 2 0 2 2 4

Pedra do Indaiá SRE Divinópolis 2 1 1 1 3

Perdigão SRE Divinópolis 2 0 1 1 2

Piracema SRE Divinópolis 2 2 2 0 4

Santo Antônio do Monte SRE Divinópolis 2 0 9 4 13

São Gonçalo do Pará SRE Divinópolis 2 1 2 3 6

São Sebastião do Oeste SRE Divinópolis 2 1 0 0 1

Tapiraí SRE Divinópolis 2 0 1 1 2

Governador Valadares SRE Governador

Valadares 4 18 13 5 36

Açucena SRE Governador

Valadares 2 3 7 0 10

Aimorés SRE Governador

Valadares 2 5 8 1 14

SRE Governador

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(27)

Conselheiro Pena SRE Governador

Valadares 2 3 6 3 12

Coroaci SRE Governador

Valadares 2 5 4 1 10

Cuparaque SRE Governador

Valadares 2 2 2 0 4

Divino das Laranjeiras SRE Governador

Valadares 2 0 1 1 2

Engenheiro Caldas SRE Governador

Valadares 2 3 0 0 3

Fernandes Tourinho SRE Governador

Valadares 2 1 0 0 1

Frei Inocêncio SRE Governador

Valadares 2 3 1 0 4

Galiléia SRE Governador

Valadares 2 2 1 0 3

Goiabeira SRE Governador

Valadares 2 1 0 0 1

Itabirinha de Mantena SRE Governador

Valadares 2 2 5 1 8

Itanhomi SRE Governador

Valadares 2 3 0 1 4

Itueta SRE Governador

Valadares 2 2 2 0 4

Mantena SRE Governador

Valadares 2 3 1 4 8

Marilac SRE Governador

Valadares 2 1 0 0 1

Mathias Lobato SRE Governador

Valadares 2 1 0 0 1

Mendes Pimentel SRE Governador

Valadares 2 1 0 1 2

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(28)

Nova Módica SRE Governador

Valadares 2 1 3 0 4

Periquito SRE Governador

Valadares 2 3 0 1 4

Resplendor SRE Governador

Valadares 2 3 0 4 7

Santa Efigênia de Minas SRE Governador

Valadares 2 0 8 1 9

Santa Rita do Itueto SRE Governador

Valadares 2 2 7 0 9

São Félix de Minas SRE Governador

Valadares 2 0 1 1 2

São Geraldo da Piedade SRE Governador

Valadares 2 2 7 0 9

São Geraldo do Baixio SRE Governador

Valadares 2 1 2 0 3

São João do Manteninha SRE Governador

Valadares 2 1 2 1 4

São José da Safira SRE Governador

Valadares 2 1 0 2 3

São José do Divino SRE Governador

Valadares 2 2 0 0 2

Sardoá SRE Governador

Valadares 2 2 6 1 9

Sobrália SRE Governador

Valadares 2 1 1 0 2

Tumiritinga SRE Governador

Valadares 2 1 1 0 2

Virgolândia SRE Governador

Valadares 2 1 1 0 2

Água Boa SRE Guanhães 2 2 9 2 13

Cantagalo SRE Guanhães 2 1 2 1 4

Carmésia SRE Guanhães 2 1 1 0 2

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(29)

Guanhães SRE Guanhães 2 4 8 0 12

José Raydan SRE Guanhães 2 0 1 3 4

Materlândia SRE Guanhães 2 2 4 1 7

Paulistas SRE Guanhães 2 2 3 0 5

Peçanha SRE Guanhães 2 2 13 2 17

Sabinópolis SRE Guanhães 2 2 2 2 6

Santa Maria do Suaçuí SRE Guanhães 2 3 4 2 9

São João Evangelista SRE Guanhães 2 3 5 2 10

São José do Jacuri SRE Guanhães 2 1 2 2 5

São Pedro do Suaçuí SRE Guanhães 2 0 2 1 3

São Sebastião do Maranhão SRE Guanhães 2 2 5 3 10

Senhora do Porto SRE Guanhães 2 1 2 0 3

Virginópolis SRE Guanhães 2 1 6 2 9

Itajubá SRE Itajubá 3 16 2 2 20

Brasópolis SRE Itajubá 2 5 0 2 7

Carmo de Minas SRE Itajubá 2 4 3 1 8

Conceição das Pedras SRE Itajubá 2 1 2 0 3

Conceição dos Ouros SRE Itajubá 2 2 0 2 4

Consolação SRE Itajubá 2 0 0 1 1

Cristina SRE Itajubá 2 2 3 1 6

Delfim Moreira SRE Itajubá 2 1 1 2 4

Dom Viçoso SRE Itajubá 2 0 2 1 3

Gonçalves SRE Itajubá 2 0 0 1 1

Maria da Fé SRE Itajubá 2 6 0 1 7

Marmelópolis SRE Itajubá 2 2 2 0 4

Natércia SRE Itajubá 2 1 1 0 2

Paraisópolis SRE Itajubá 2 2 0 1 3

Pedralva SRE Itajubá 2 1 5 2 8

Piranguçu SRE Itajubá 2 2 2 1 5

Piranguinho SRE Itajubá 2 1 0 2 3

São José do Alegre SRE Itajubá 2 1 0 0 1

Sapucaí-Mirim SRE Itajubá 2 1 3 1 5

Virgínia SRE Itajubá 2 2 6 1 9

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(30)

Ipiaçu SRE Ituiutaba 2 1 0 0 1

Ituiutaba SRE Ituiutaba 2 7 4 4 15

Santa Vitória SRE Ituiutaba 2 1 2 2 5

Espinosa SRE Janaúba 3 6 32 0 38

Catuti SRE Janaúba 2 0 4 2 6

Gameleiras SRE Janaúba 2 1 7 0 8

Jaíba SRE Janaúba 2 5 4 0 9

Janaúba SRE Janaúba 2 7 3 3 13

Mamonas SRE Janaúba 2 1 5 0 6

Mato Verde SRE Janaúba 2 1 9 0 10

Monte Azul SRE Janaúba 2 0 8 2 10

Montezuma SRE Janaúba 2 4 3 0 7

Nova Porteirinha SRE Janaúba 2 4 0 0 4

Pai Pedro SRE Janaúba 2 1 3 2 6

Riacho dos Machados SRE Janaúba 2 1 10 2 13

Rio Pardo de Minas SRE Janaúba 2 6 2 2 10

Santo Antônio do Retiro SRE Janaúba 2 1 0 2 3

Serranópolis de Minas SRE Janaúba 2 2 3 0 5

Verdelândia SRE Janaúba 2 4 5 1 10

Porteirinha SRE Janaúba 3 1 43 4 48

Januária SRE Januária 4 9 35 3 47

Bonito de Minas SRE Januária 2 5 11 0 16

Chapada Gaúcha SRE Januária 2 5 15 0 20

Cônego Marinho SRE Januária 2 1 10 0 11

Ibiracatu SRE Januária 2 1 4 1 6

Icaraí de Minas SRE Januária 2 2 5 0 7

Itacarambi SRE Januária 2 6 3 1 10

Juvenília SRE Januária 2 2 4 0 6

Manga SRE Januária 2 1 10 4 15

Matias Cardoso SRE Januária 2 1 9 1 11

Miravânia SRE Januária 2 1 0 2 3

Montalvânia SRE Januária 2 1 11 2 14

Pedras de Maria da Cruz SRE Januária 2 1 7 1 9

Pintópolis SRE Januária 2 4 11 0 15

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(31)

Juiz de Fora SRE Juíz De Fora 5 64 5 3 72

Arantina SRE Juíz De Fora 2 1 0 0 1

Belmiro Braga SRE Juíz De Fora 2 0 6 0 6

Bicas SRE Juíz De Fora 2 2 2 2 6

Bom Jardim de Minas SRE Juíz De Fora 2 0 1 1 2

Chácara SRE Juíz De Fora 2 0 0 1 1

Chiador SRE Juíz De Fora 2 2 2 0 4

Coronel Pacheco SRE Juíz De Fora 2 2 0 0 2

Descoberto SRE Juíz De Fora 2 1 1 0 2

Ewbank da Câmara SRE Juíz De Fora 2 2 0 0 2

Goianá SRE Juíz De Fora 2 0 0 1 1

Guarará SRE Juíz De Fora 2 0 0 2 2

Lima Duarte SRE Juíz De Fora 2 5 3 0 8

Mar de Espanha SRE Juíz De Fora 2 1 1 0 2

Maripá de Minas SRE Juíz De Fora 2 1 0 0 1

Matias Barbosa SRE Juíz De Fora 2 5 0 0 5

Olaria SRE Juíz De Fora 2 1 1 0 2

Pedro Teixeira SRE Juíz De Fora 2 1 1 0 2

Pequeri SRE Juíz De Fora 2 1 0 0 1

Piau SRE Juíz De Fora 2 1 1 0 2

Rio Novo SRE Juíz De Fora 2 2 1 0 3

Rio Preto SRE Juíz De Fora 2 1 5 1 7

Rochedo de Minas SRE Juíz De Fora 2 0 0 1 1

Santa Bárbara do Monte

Verde SRE Juíz De Fora 2 1 5 0 6

Santa Rita de Jacutinga SRE Juíz De Fora 2 1 6 0 7

Santana do Deserto SRE Juíz De Fora 2 2 0 0 2

Santos Dumont SRE Juíz De Fora 2 3 14 3 20

São João Nepomuceno SRE Juíz De Fora 2 3 1 1 5

Senador Cortes SRE Juíz De Fora 2 2 0 0 2

Simão Pereira SRE Juíz De Fora 2 0 2 1 3

Além Paraíba SRE Leopoldina 2 0 6 8 14

Argirita SRE Leopoldina 2 0 1 1 2

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(32)

Santo Antônio do

Aven-tureiro SRE Leopoldina 2 0 1 2 3

Volta Grande SRE Leopoldina 2 3 1 0 4

Manhuaçu SRE Manhuaçu 3 10 20 5 35

Alto Jequitibá SRE Manhuaçu 2 0 4 3 7

Caputira SRE Manhuaçu 2 1 5 3 9

Chalé SRE Manhuaçu 2 0 7 0 7

Conceição de Ipanema SRE Manhuaçu 2 0 2 3 5

Durandé SRE Manhuaçu 2 1 11 1 13

Lajinha SRE Manhuaçu 2 1 26 0 27

Luisburgo SRE Manhuaçu 2 1 3 5 9

Manhumirim SRE Manhuaçu 2 2 8 4 14

Martins Soares SRE Manhuaçu 2 2 5 1 8

Matipó SRE Manhuaçu 2 4 3 1 8

Mutum SRE Manhuaçu 2 1 23 1 25

Reduto SRE Manhuaçu 2 0 4 1 5

Santa Margarida SRE Manhuaçu 2 2 15 3 20

Santana do Manhuaçu SRE Manhuaçu 2 4 5 1 10

São João do Manhuaçu SRE Manhuaçu 2 0 3 3 6

São José do Mantimento SRE Manhuaçu 2 1 3 0 4

Simonésia SRE Manhuaçu 2 2 17 2 21

Abadia dos Dourados SRE Monte

Carmelo 2 1 2 1 4

Cascalho Rico SRE Monte

Carmelo 2 1 0 1 2

Coromandel SRE Monte

Carmelo 2 1 3 2 6

Douradoquara SRE Monte

Carmelo 2 0 0 0 0

Estrela do Sul SRE Monte

Carmelo 2 1 3 1 5

Grupiara SRE Monte

Carmelo 2 0 0 0 0

SRE Monte

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(33)

Bocaiúva SRE Montes

Claros 2 6 11 3 20

Botumirim SRE Montes

Claros 2 1 12 0 13

Brasília de Minas SRE Montes

Claros 2 1 22 3 26

Campo Azul SRE Montes

Claros 2 3 3 0 6

Capitão Enéas SRE Montes

Claros 2 1 2 3 6

Claro dos Poções SRE Montes

Claros 2 1 1 1 3

Coração de Jesus SRE Montes

Claros 2 0 15 1 16

Cristália SRE Montes

Claros 2 1 8 1 10

Engenheiro Navarro SRE Montes

Claros 2 3 0 0 3

Francisco Dumont SRE Montes

Claros 2 2 1 0 3

Francisco Sá SRE Montes

Claros 2 4 18 1 23

Glaucilândia SRE Montes

Claros 2 1 2 1 4

Grão Mogol SRE Montes

Claros 2 6 13 0 19

Guaraciama SRE Montes

Claros 2 0 4 1 5

Itacambira SRE Montes

Claros 2 0 9 1 10

Japonvar SRE Montes

Claros 2 3 1 1 5

SRE Montes

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(34)

Luislândia SRE Montes

Claros 2 1 6 1 8

Mirabela SRE Montes

Claros 2 0 3 3 6

Olhos-D’Água SRE Montes

Claros 2 2 5 0 7

Padre Carvalho SRE Montes

Claros 2 0 6 2 8

Patis SRE Montes

Claros 2 0 1 3 4

São João da Lagoa SRE Montes

Claros 2 2 0 0 2

São João do Pacuí SRE Montes

Claros 2 1 2 1 4

São João do Paraíso SRE Montes

Claros 2 1 38 2 41

Vargem Grande do Rio Pardo

SRE Montes

Claros 2 2 1 0 3

São João da Ponte SRE Montes

Claros 4 10 30 2 42

Muriaé SRE Muriaé 3 10 13 9 32

Antônio Prado de Minas SRE Muriaé 2 1 1 0 2

Barão de Monte Alto SRE Muriaé 2 1 0 3 4

Eugenópolis SRE Muriaé 2 2 0 2 4

Laranjal SRE Muriaé 2 0 2 1 3

Miradouro SRE Muriaé 2 2 3 3 8

Miraí SRE Muriaé 2 0 2 4 6

Palma SRE Muriaé 2 0 1 2 3

Patrocínio do Muriaé SRE Muriaé 2 0 1 1 2

Rosário da Limeira SRE Muriaé 2 2 0 0 2

Santana de Cataguases SRE Muriaé 2 0 0 1 1

São Francisco do Glória SRE Muriaé 2 1 2 0 3

São Sebastião da Vargem

Alegre SRE Muriaé 2 0 0 2 2

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(35)

Ferros SRE Nova Era 2 4 6 1 11

Itambé do Mato Dentro SRE Nova Era 2 0 5 0 5

João Monlevade SRE Nova Era 2 3 0 1 4

Nova Era SRE Nova Era 2 5 0 0 5

Passabém SRE Nova Era 2 0 1 0 1

Rio Piracicaba SRE Nova Era 2 1 7 3 11

Santa Maria de Itabira SRE Nova Era 2 2 1 1 4

Santo Antônio do Rio

Abaixo SRE Nova Era 2 1 0 0 1

São Domingos do Prata SRE Nova Era 2 2 8 0 10

São Gonçalo do Rio Abaixo SRE Nova Era 2 2 3 3 8

São José do Goiabal SRE Nova Era 2 1 0 0 1

São Sebastião do Rio Preto SRE Nova Era 2 0 2 0 2

Mariana SRE Ouro Preto 3 13 10 0 23

Ouro Preto SRE Ouro Preto 4 15 11 6 32

Acaiaca SRE Ouro Preto 2 1 0 1 2

Diogo de Vasconcelos SRE Ouro Preto 2 2 1 2 5

Itabirito SRE Ouro Preto 2 3 4 5 12

Abaeté SRE Pará De

Minas 2 2 5 1 8

Biquinhas SRE Pará De

Minas 2 0 0 1 1

Bom Despacho SRE Pará De

Minas 2 3 0 2 5

Cedro do Abaeté SRE Pará De

Minas 2 0 0 0 0

Conceição do Pará SRE Pará De

Minas 2 1 2 0 3

Dores do Indaiá SRE Pará De

Minas 2 3 0 0 3

Estrela do Indaiá SRE Pará De

Minas 2 0 0 1 1

SRE Pará De

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(36)

Martinho Campos SRE Pará De

Minas 2 1 1 1 3

Morada Nova de Minas SRE Pará De

Minas 2 1 4 1 6

Onça de Pitangui SRE Pará De

Minas 2 0 4 0 4

Paineiras SRE Pará De

Minas 2 0 2 2 4

Pará de Minas SRE Pará De

Minas 2 6 5 4 15

Pequi SRE Pará De

Minas 2 0 2 1 3

Pitangui SRE Pará De

Minas 2 1 7 1 9

Quartel Geral SRE Pará De

Minas 2 0 0 1 1

São José da Varginha SRE Pará De

Minas 2 1 2 0 3

Serra da Saudade SRE Pará De

Minas 2 0 0 1 1

Paracatu SRE Paracatu 3 9 1 9 19

Brasilândia de Minas SRE Paracatu 2 0 0 1 1

Guarda-Mor SRE Paracatu 2 1 3 0 4

João Pinheiro SRE Paracatu 2 4 5 2 11

Vazante SRE Paracatu 2 2 2 2 6

Alpinópolis SRE Passos 2 3 2 3 8

Bom Jesus da Penha SRE Passos 2 0 0 1 1

Capitólio SRE Passos 2 0 3 1 4

Carmo do Rio Claro SRE Passos 2 2 2 2 6

Córrego Fundo SRE Passos 2 1 0 1 2

Delfinópolis SRE Passos 2 0 1 3 4

Doresópolis SRE Passos 2 0 0 1 1

Formiga SRE Passos 2 5 1 9 15

Fortaleza de Minas SRE Passos 2 0 1 1 2

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(37)

São José da Barra SRE Passos 2 0 0 3 3

São Roque de Minas SRE Passos 2 0 3 1 4

Vargem Bonita SRE Passos 2 0 2 1 3

Arapuá SRE Patos De

Minas 2 0 0 1 1

Carmo do Paranaíba SRE Patos De

Minas 2 3 6 2 11

Lagamar SRE Patos De

Minas 2 2 3 0 5

Lagoa Formosa SRE Patos De

Minas 2 1 1 2 4

Lagoa Grande SRE Patos De

Minas 2 3 1 0 4

Matutina SRE Patos De

Minas 2 0 1 1 2

Patos de Minas SRE Patos De

Minas 2 4 1 9 14

Presidente Olegário SRE Patos De

Minas 2 1 5 2 8

Rio Paranaíba SRE Patos De

Minas 2 0 5 2 7

Santa Rosa da Serra SRE Patos De

Minas 2 0 1 1 2

São Gonçalo do Abaeté SRE Patos De

Minas 2 1 2 2 5

São Gotardo SRE Patos De

Minas 2 2 1 2 5

Tiros SRE Patos De

Minas 2 0 2 2 4

Varjão de Minas SRE Patos De

Minas 2 2 3 0 5

Cruzeiro da Fortaleza SRE Patrocínio 2 0 0 2 2

Guimarânia SRE Patrocínio 2 0 2 2 4

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(38)

Serra do Salitre SRE Patrocínio 2 3 2 1 6

Buritizeiro SRE Pirapora 2 7 14 0 21

Ibiaí SRE Pirapora 2 1 2 2 5

Jequitaí SRE Pirapora 2 1 3 1 5

Lagoa dos Patos SRE Pirapora 2 2 1 0 3

Pirapora SRE Pirapora 2 7 0 2 9

Ponto Chique SRE Pirapora 2 1 1 0 2

Santa Fé de Minas SRE Pirapora 2 1 6 0 7

São Romão SRE Pirapora 2 1 5 2 8

Várzea da Palma SRE Pirapora 2 5 2 4 11

Poços de Caldas SRE Poços De

Caldas 4 18 2 3 23

Alterosa SRE Poços De

Caldas 2 1 3 1 5

Andradas SRE Poços De

Caldas 2 3 2 4 9

Areado SRE Poços De

Caldas 2 0 0 4 4

Bandeira do Sul SRE Poços De

Caldas 2 0 0 1 1

Botelhos SRE Poços De

Caldas 2 1 5 0 6

Cabo Verde SRE Poços De

Caldas 2 2 0 2 4

Caldas SRE Poços De

Caldas 2 1 3 3 7

Campestre SRE Poços De

Caldas 2 3 5 1 9

Conceição da Aparecida SRE Poços De

Caldas 2 0 4 2 6

Divisa Nova SRE Poços De

Caldas 2 0 0 1 1

Ibitiúra de Minas SRE Poços De

Caldas 2 1 0 0 1

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(39)

Muzambinho SRE Poços De

Caldas 2 0 0 7 7

Nova Resende SRE Poços De

Caldas 2 0 0 5 5

Santa Rita de Caldas SRE Poços De

Caldas 2 0 1 2 3

Serrania SRE Poços De

Caldas 2 2 0 0 2

Abre Campo SRE Ponte Nova 2 1 11 1 13

Alvinópolis SRE Ponte Nova 2 2 0 1 3

Amparo do Serra SRE Ponte Nova 2 2 0 1 3

Araponga SRE Ponte Nova 2 2 5 3 10

Barra Longa SRE Ponte Nova 2 0 12 0 12

Cajuri SRE Ponte Nova 2 2 0 1 3

Canaã SRE Ponte Nova 2 0 2 2 4

Dom Silvério SRE Ponte Nova 2 0 0 1 1

Guaraciaba SRE Ponte Nova 2 1 8 1 10

Jequeri SRE Ponte Nova 2 1 2 1 4

Oratórios SRE Ponte Nova 2 1 0 1 2

Pedra Bonita SRE Ponte Nova 2 0 5 4 9

Pedra do Anta SRE Ponte Nova 2 1 0 0 1

Piedade de Ponte Nova SRE Ponte Nova 2 0 0 1 1

Ponte Nova SRE Ponte Nova 2 3 1 8 12

Porto Firme SRE Ponte Nova 2 0 11 0 11

Raul Soares SRE Ponte Nova 2 0 10 3 13

Rio Casca SRE Ponte Nova 2 1 1 4 6

Rio Doce SRE Ponte Nova 2 0 0 1 1

Santa Cruz do Escalvado SRE Ponte Nova 2 1 1 4 6

Santo Antônio do Grama SRE Ponte Nova 2 1 0 0 1

São Miguel do Anta SRE Ponte Nova 2 2 0 1 3

São Pedro dos Ferros SRE Ponte Nova 2 1 4 1 6

Sem-Peixe SRE Ponte Nova 2 0 1 1 2

Sericita SRE Ponte Nova 2 4 7 0 11

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(40)

Bom Repouso SRE Pouso Alegre 2 1 6 1 8

Borda da Mata SRE Pouso Alegre 2 4 0 0 4

Bueno Brandão SRE Pouso Alegre 2 0 1 2 3

Cachoeira de Minas SRE Pouso Alegre 2 3 0 0 3

Camanducaia SRE Pouso Alegre 2 3 0 2 5

Cambuí SRE Pouso Alegre 2 3 1 3 7

Careaçu SRE Pouso Alegre 2 1 1 1 3

Congonhal SRE Pouso Alegre 2 0 0 1 1

Córrego do Bom Jesus SRE Pouso Alegre 2 0 0 1 1

Espírito Santo do Dourado SRE Pouso Alegre 2 0 2 1 3

Estiva SRE Pouso Alegre 2 1 2 3 6

Extrema SRE Pouso Alegre 2 2 0 5 7

Heliodora SRE Pouso Alegre 2 1 1 0 2

Inconfidentes SRE Pouso Alegre 2 1 1 0 2

Ipuiúna SRE Pouso Alegre 2 1 2 0 3

Itapeva SRE Pouso Alegre 2 0 0 3 3

Jacutinga SRE Pouso Alegre 2 0 1 4 5

Monte Sião SRE Pouso Alegre 2 2 0 2 4

Munhoz SRE Pouso Alegre 2 2 0 0 2

Ouro Fino SRE Pouso Alegre 2 3 2 1 6

Santa Rita do Sapucaí SRE Pouso Alegre 2 1 1 5 7

São João da Mata SRE Pouso Alegre 2 0 0 1 1

São Sebastião da Bela

Vista SRE Pouso Alegre 2 2 1 0 3

Senador Amaral SRE Pouso Alegre 2 0 0 1 1

Senador José Bento SRE Pouso Alegre 2 0 0 1 1

Silvianópolis SRE Pouso Alegre 2 1 0 0 1

Tocos do Moji SRE Pouso Alegre 2 1 4 1 6

Toledo SRE Pouso Alegre 2 2 2 0 4

Bom Sucesso SRE São João Del

Rei 2 0 3 4 7

Carrancas SRE São João Del

Rei 2 0 4 1 5

Conceição da Barra de SRE São João Del

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(41)

Dores de Campos SRE São João Del

Rei 2 0 2 1 3

Ibituruna SRE São João Del

Rei 2 1 0 0 1

Ijaci SRE São João Del

Rei 2 2 0 0 2

Ingaí SRE São João Del

Rei 2 0 0 1 1

Itumirim SRE São João Del

Rei 2 0 0 1 1

Itutinga SRE São João Del

Rei 2 0 1 1 2

Lagoa Dourada SRE São João Del

Rei 2 2 8 3 13

Nazareno SRE São João Del

Rei 2 1 0 0 1

Prados SRE São João Del

Rei 2 1 2 2 5

Resende Costa SRE São João Del

Rei 2 2 3 0 5

Ritápolis SRE São João Del

Rei 2 0 3 1 4

Santa Cruz de Minas SRE São João Del

Rei 2 1 0 0 1

São João del Rei SRE São João Del

Rei 2 3 10 5 18

São Tiago SRE São João Del

Rei 2 0 1 2 3

Tiradentes SRE São João Del

Rei 2 2 4 0 6

Arceburgo SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 0 0 2 2

SRE São Sebastião

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(42)

Guaranésia SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 2 2 0 4

Guaxupé SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 5 0 3 8

Ibiraci SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 0 0 2 2

Itamogi SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 0 0 3 3

Itaú de Minas SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 0 0 4 4

Jacuí SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 0 0 2 2

Juruaia SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 1 0 1 2

Monte Santo de Minas SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 2 0 0 2

Pratápolis SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 0 1 1 2

São Pedro da União SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 0 0 2 2

São Sebastião do Paraíso SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 3 0 8 11

São Tomás de Aquino SRE São Sebastião

Do Paraíso 2 0 0 1 1

Araçaí SRE Sete Lagoas 2 1 0 0 1

Baldim SRE Sete Lagoas 2 0 5 3 8

Cachoeira da Prata SRE Sete Lagoas 2 0 0 1 1

Caetanópolis SRE Sete Lagoas 2 1 0 2 3

Capim Branco SRE Sete Lagoas 2 2 2 1 5

Cordisburgo SRE Sete Lagoas 2 1 10 0 11

Fortuna de Minas SRE Sete Lagoas 2 1 0 0 1

Funilândia SRE Sete Lagoas 2 1 0 0 1

Inhaúma SRE Sete Lagoas 2 1 2 1 4

Jequitibá SRE Sete Lagoas 2 0 2 1 3

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(43)

Paraopeba SRE Sete Lagoas 2 0 2 5 7

Pompéu SRE Sete Lagoas 2 5 0 2 7

Prudente de Morais SRE Sete Lagoas 2 2 0 0 2

Santana de Pirapama SRE Sete Lagoas 2 0 8 1 9

Sete Lagoas SRE Sete Lagoas 4 20 6 4 30

Caraí SRE Teófilo Otoni 3 11 10 4 25

Ladainha SRE Teófilo Otoni 3 9 13 0 22

Águas Formosas SRE Teófilo Otoni 2 1 16 0 17

Ataléia SRE Teófilo Otoni 2 3 5 0 8

Bertópolis SRE Teófilo Otoni 2 1 1 0 2

Campanário SRE Teófilo Otoni 2 2 0 0 2

Carlos Chagas SRE Teófilo Otoni 2 4 3 3 10

Catuji SRE Teófilo Otoni 2 6 10 0 16

Crisólita SRE Teófilo Otoni 2 2 4 0 6

Franciscópolis SRE Teófilo Otoni 2 1 6 0 7

Frei Gaspar SRE Teófilo Otoni 2 2 0 4 6

Fronteira dos Vales SRE Teófilo Otoni 2 1 3 1 5

Itaipé SRE Teófilo Otoni 2 5 14 2 21

Itambacuri SRE Teófilo Otoni 2 3 7 4 14

Jampruca SRE Teófilo Otoni 2 1 1 0 2

Teófilo Otoni SRE Teófilo Otoni 3 11 18 5 34

Machacalis SRE Teófilo Otoni 2 3 0 0 3

Malacacheta SRE Teófilo Otoni 2 4 4 2 10

Nanuque SRE Teófilo Otoni 2 6 0 0 6

Novo Cruzeiro SRE Teófilo Otoni 2 6 9 4 19

Novo Oriente de Minas SRE Teófilo Otoni 2 5 3 0 8

Ouro Verde de Minas SRE Teófilo Otoni 2 0 12 2 14

Padre Paraíso SRE Teófilo Otoni 2 6 9 3 18

Pavão SRE Teófilo Otoni 2 1 2 0 3

Pescador SRE Teófilo Otoni 2 1 0 0 1

Ponto dos Volantes SRE Teófilo Otoni 2 1 13 6 20

Poté SRE Teófilo Otoni 2 4 9 0 13

Santa Helena de Minas SRE Teófilo Otoni 2 2 2 1 5

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(44)

Divinésia SRE Ubá 2 1 0 0 1

Dona Euzébia SRE Ubá 2 1 0 1 2

Dores do Turvo SRE Ubá 2 0 2 2 4

Ervália SRE Ubá 2 5 1 2 8

Guarani SRE Ubá 2 1 0 0 1

Guidoval SRE Ubá 2 1 0 1 2

Guiricema SRE Ubá 2 1 4 1 6

Paula Cândido SRE Ubá 2 1 1 1 3

Piraúba SRE Ubá 2 1 0 1 2

Presidente Bernardes SRE Ubá 2 0 10 1 11

Rio Pomba SRE Ubá 2 1 1 0 2

Rodeiro SRE Ubá 2 1 0 0 1

São Geraldo SRE Ubá 2 0 1 2 3

Senador Firmino SRE Ubá 2 1 2 2 5

Silveirânia SRE Ubá 2 1 1 0 2

Tabuleiro SRE Ubá 2 1 2 0 3

Tocantins SRE Ubá 2 0 0 2 2

Ubá SRE Ubá 2 5 0 8 13

Visconde do Rio Branco SRE Ubá 2 0 10 3 13

Uberaba SRE Uberaba 4 19 1 9 29

Água Comprida SRE Uberaba 2 0 0 1 1

Araxá SRE Uberaba 2 8 1 4 13

Campo Florido SRE Uberaba 2 3 1 0 4

Campos Altos SRE Uberaba 2 2 0 1 3

Carneirinho SRE Uberaba 2 2 3 1 6

Comendador Gomes SRE Uberaba 2 1 0 0 1

Conceição das Alagoas SRE Uberaba 2 2 0 3 5

Conquista SRE Uberaba 2 1 1 1 3

Delta SRE Uberaba 2 1 0 1 2

Fronteira SRE Uberaba 2 1 0 2 3

Frutal SRE Uberaba 2 5 2 6 13

Itapagipe SRE Uberaba 2 3 0 0 3

Iturama SRE Uberaba 2 3 0 3 6

Limeira do Oeste SRE Uberaba 2 0 0 2 2

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(45)

Sacramento SRE Uberaba 2 4 2 2 8

Santa Juliana SRE Uberaba 2 3 1 0 4

São Francisco de Sales SRE Uberaba 2 1 0 0 1

Tapira SRE Uberaba 2 0 1 1 2

União de Minas SRE Uberaba 2 1 0 0 1

Veríssimo SRE Uberaba 2 1 1 0 2

Uberlândia SRE Uberlândia 5 25 1 24 50

Araguari SRE Uberlândia 2 5 1 10 16

Araporã SRE Uberlândia 2 1 0 0 1

Campina Verde SRE Uberlândia 2 1 1 2 4

Indianópolis SRE Uberlândia 2 1 0 2 3

Monte Alegre de Minas SRE Uberlândia 2 1 2 3 6

Nova Ponte SRE Uberlândia 2 4 0 1 5

Prata SRE Uberlândia 2 4 2 3 9

Tupaciguara SRE Uberlândia 2 0 2 5 7

Arinos SRE Unaí 2 3 5 4 12

Bonfinópolis de Minas SRE Unaí 2 1 6 0 7

Buritis SRE Unaí 2 8 3 4 15

Cabeceira Grande SRE Unaí 2 2 0 0 2

Dom Bosco SRE Unaí 2 2 1 0 3

Formoso SRE Unaí 2 2 0 1 3

Natalândia SRE Unaí 2 1 1 0 2

Riachinho SRE Unaí 2 1 1 0 2

Unaí SRE Unaí 2 8 3 4 15

Uruana de Minas SRE Unaí 2 1 1 0 2

Varginha SRE Varginha 3 8 2 9 19

Alfenas SRE Varginha 2 3 2 3 8

Boa Esperança SRE Varginha 2 2 0 7 9

Cambuquira SRE Varginha 2 3 0 1 4

Campanha SRE Varginha 2 1 5 0 6

Campo do Meio SRE Varginha 2 1 1 3 5

Campos Gerais SRE Varginha 2 2 10 1 13

Carmo da Cachoeira SRE Varginha 2 1 1 2 4

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(46)

Cordislândia SRE Varginha 2 0 0 1 1

Elói Mendes SRE Varginha 2 4 0 3 7

Fama SRE Varginha 2 1 1 0 2

Guapé SRE Varginha 2 3 2 2 7

Ilicínea SRE Varginha 2 1 0 0 1

Lambari SRE Varginha 2 0 4 3 7

Luminárias SRE Varginha 2 1 0 0 1

Machado SRE Varginha 2 4 0 2 6

Monsenhor Paulo SRE Varginha 2 1 4 0 5

Nepomuceno SRE Varginha 2 0 9 2 11

Paraguaçu SRE Varginha 2 1 2 3 6

Poço Fundo SRE Varginha 2 0 7 3 10

Santana da Vargem SRE Varginha 2 0 0 3 3

São Bento Abade SRE Varginha 2 1 0 0 1

São Gonçalo do Sapucaí SRE Varginha 2 2 2 4 8

Três Corações SRE Varginha 2 9 4 4 17

Três Pontas SRE Varginha 2 5 1 5 11

Turvolândia SRE Varginha 2 0 0 1 1

Nome do Município Nome da SRE

Quantitativo sugerido da Equipe Municipal do PIP Quantidade de Escolas Estratégicas Quantidade de Escolas Intermediárias Quantidade de Escolas Consolidadas Total de Escolas

(47)

ANEXO II

Sugestão para o processo de seleção das Equipes

Municipais do PIP/ATC

(48)

Anexo II – Processo de seleção das Equipes Municipais do PIP/ATC

A escolha dos membros da Equipe Municipal do PIP/ATC representa um passo crítico para garantir o sucesso do programa e a conquista dos resultados esperados. Os quadros abaixo apresentam uma sugestão sobre o perfil e o processo de seleção para formação desta equipe. Essa sugestão pode ser adaptada para melhor refletir a realidade de cada município e a Equipe da SEE/ SRE encontra-se à disposição para sanar qualquer dúvida eventual sobre o processo de seleção da equipe.

2.1 Perfil do profissional e etapas do processo de seleção

(49)

2.3 Formato das entrevistas

 

Formato

Duração

Estudos  de  Caso

Descrição

Entrevistas  sempre  realizadas  por  dupla  de  entrevistadores

As  duplas  deverão  ser  formadas,  preferencialmente,  pela  (o)   Secretária  (o)  Municipal  de  Educação  e  por  outro  membro  do  setor   pedagógico  da  SME

Sugestão  de,  no  máximo,  6  e,  no  mínimo,  3  entrevistas  por  dia

Cerca  de  35  minutos

 3  minutos  de  informações  sobre  o  programa  e  “quebra  de  gelo”  5  minutos  de  exploração  da  declaração  de  motivação

 10  minutos  de  exploração  da  experiência  passada  no  currículo  15  minutos  de  estudo  de  caso

 3  minutos  para  encerramento

Aplicar  ao  menos  um  caso  por  entrevista

Aplicar  segundo  caso,  se  houver  dúvida  na  avaliação  ou  tempo   suficiente  

2.4 Sugestão de casos para entrevistas

Descrição dos Casos (tentar seguir a ordem das perguntas durante a entrevista)

Quais os motivos que levam uma criança a não acompanhar o ritmo das

outras crianças de sua turma com a mesma idade?

O que o candidato faria em uma situação dessas?

O quão frequente o candidato acha que esse tipo de situação acontece?

Como o candidato entende a progressão continuada nos anos iniciais?

Caso 1

Crianças que não acompanham a turma Caso 2 Escolas usando os recursos disponíveis Caso 3

O que olhar e fazer na escola e sala de

Como garantir que as escolas utilizem ao máximo os recursos disponíveis do

processo pedagógico (ex: alunos utilizando a biblioteca escolar)?

Quais seriam os detalhes observáveis que demonstrariam que as escolas

não estão utilizando estes recursos?

Como usar a criatividade para incentivar o uso destes recursos ou até

mesmo criar novos?

Qual a postura adequada ao chegar à uma escola para se fazer o

(50)

2.5 Ficha de avaliação do candidato

 

Onde Habilidade Descrição da  Habilidade Avaliação

CV  e  Declaração

de  Motivação Capacidade de  Comunicação Escrita Avaliar  se  o  CV  e  a  Declaração  de  Motivação  estão  escritos  de  forma  clara  e  objetiva 0 1 2 3

Entrevista

Capacidade de   Comunicação Oral

Avaliar  se  o  o  candidato  se  expressa  verbalmente   de  forma  clara  e  objetiva  (sem  gírias  ou  vícios  de  

linguagem) 0 1 2 3

Liderança e   Relacionamento Interpessoal

Explorar em qual experiência do  CV  o  candidato adotou posição de  liderança e  quais os principais desafios e  resultados obtidos

Tentar avaliar os princípios éticos que o  candidato demonstra bem como o  seu relacionamento interpessoal 0 1 2 3 Caso Estruturação/   Resolução  de   Problemas

Ver se  o  candidato consegue estruturar e  resolver   o  caso de  forma  adequada.  Aqui o  importante não é  o  conteúdo,  mas  sim a  estruturação e  a   resolução do  problema de  acordo com  a   estruturação proposta pelo candidato

0 1 2 3

Criatividade  das  

Soluções/  Propostas Avaliar  se  o  candidato  é  criativo  e  apresenta  novas  propostas  à  solução  do  caso 0 1 2 3 Conteúdo Avaliar  o  quanto  o  candidato  conhece  o  conteúdo  dos  casos.  Qualquer  dos  casos  propostos  

envolvem  o  tema  alfabetização 0 1 2 3

Inadequado Baixo Médio Alto

0  -­‐ 1  -­‐ 2  -­‐ 3  -­‐

Candidato: Entrevistador:

Avaliação  Final 0 1 2 3

2.6 Definição da escolha do candidato

Sugere-se que a escolha do (s) candidato (s) seja feita entre aqueles que obtiveram apenas notas 3 e 2 nas habilidades avaliadas. No caso de apenas haver candidatos com notas 1 ou 0 em alguma das habilidades, a sugestão é de que o processo seletivo prossiga para encontrar um candidato com o perfil adequado.

Onde Habilidade Descriçao Avaliação

Curriculum Vitae (CV) e Declaração de Motivação

Capacidade de

Comunicação Escrita Avaliar se o CV e a Declaração de Motivação estão escritos de forma clara e objetiva 0 1 2 3

Entrevista

Capacidade de Comunicação Oral

Avaliar se o o candidato se expressa verbalmente de forma clara e objetiva (sem

gírias ou vícios de linguagem) 0 1 2 3

Liderança e Relacionamento Interpessoal

Explorar em qual experiência do CV o candidato adotou posição de liderança e quais os principais desafios e resultados obtidos

Tentar avaliar os princípios éticos que o candidato demonstra bem como o seu relacionamento interpessoal

0 1 2 3

Caso

Estruturação/ Resolução de Problemas

Ver se o candidato consegue estruturar e resolver o caso de forma adequada. Aqui o importante não é o conteúdo, mas sim a estruturação e a resolução do problema de acordo com a estruturação proposta pelo candidato

0 1 2 3

Criatividade das

Soluções/ Propostas Avaliar se o candidato é criativo e apresenta novas propostas à solução do caso 0 1 2 3 Conteúdo Avaliar o quanto o candidato conhece o conteúdo dos casos. Qualquer dos casos

propostos deve envolver o tema alfabetização

0 1 2 3

(51)
(52)

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

A forma como se estruturou a equipe de trabalho do Programa de Intervenção Pedagógica – PIP, no início e ao longo do programa, nos interessa para que possamos

Certain it is, this was not the case with the redoubtable Brom Bones; and from the moment Ichabod Crane made his advances, the interests of the former evidently declined:

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Para conhecer os efeitos de um sistema integrado de gestão nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES – sobre a utilização da informação contábil, o Departamento

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,