• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO. O processo seletivo obedecerá às regras e procedimentos detalhados a seguir.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO. O processo seletivo obedecerá às regras e procedimentos detalhados a seguir."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba PPGA/UFPB - 2010

EDITAL DE SELEÇÃO

Pelo presente edital, a Comissão de seleção do PPGA/UFPB torna público o processo seletivo para o Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB para a Turma 35, que terá inicio em 2010. A área de concentração do curso é Gestão organizacional, com duas linhas: I – Organizações e Recursos Humanos; II – Tecnologia de Informação e Marketing nas Organizações.

O processo seletivo obedecerá às regras e procedimentos detalhados a seguir. I - INSCRIÇÕES

1 - Poderão se inscrever para o processo de seleção do programa:

a) Candidatos portadores de diploma de graduação, de cursos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação;

b) Candidatos concluintes em curso de graduação, que farão inscrição condicionada. Estes inscritos perderão o direito à vaga se na data da matrícula não tiverem concluído o curso de graduação.

2. As inscrições serão realizadas no período de 14 de setembro a 16 de outubro de 2009, das 08:00 às 12:00, na secretaria da coordenação do curso, situada no prédio do CCSA – UFPB, Campus Universitário – João Pessoa/PB.

3. A inscrição poderá ser efetivada pessoalmente, por procuração ou via postal. Inscrições via postal deverão ser enviadas por SEDEX, e poderão ser solicitadas desde que postadas até o dia 16 de outubro de 2009. Não serão aceitas inscrições via fax ou por correio eletrônico (e-mail). Somente serão aceitas inscrições com a documentação completa (ver item 5).

4. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a linha de pesquisa do programa a qual pretende vincular-se.

5. A documentação necessária para realizar a inscrição compõe-se dos seguintes itens:

a) Requerimento de inscrição devidamente preenchida, conforme modelo disponível no site www.ccsa.ufpb.br/ppga;

b) 01 (uma) foto 3x4 cm;

c) Comprovante do resultado obtido pelo candidato no teste de seleção da ANPAD em uma de suas edições nos últimos dois anos (2008 e 2009);

d) Fotocópia dos seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor com comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;

(2)

f) As cópias do Histórico Escolar do curso de graduação e do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação e certificado de pós-graduação (se for o caso) deverão ser autenticadas em cartório. Os alunos concluintes deverão apresentar uma declaração emitida pela coordenação do curso que comprove que o mesmo está em condições de concluir o curso de graduação antes da data da matrícula do PPGA/UFPB; e

g) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00 (cinquenta reais). As orientações para pagamento da taxa de inscrição podem ser vistas no Anexo 1.

6. Uma lista com as inscrições homologadas será afixada no quadro de avisos da Coordenação do PPGA/UFPB e divulgada na homepage do programa.

II - PROCESSO DE SELEÇÃO

1. A admissão ao Curso de mestrado em Administração do PPGA/UFPB será feita após aprovação e classificação em processo de seleção, realizado em quatro fases, a saber:

a) Fase 1 - Teste de seleção da ANPAD. Esta fase tem caráter eliminatório e classificatório (informações podem ser encontradas no site www.anpad.org.br/teste) e visa avaliar o domínio de conhecimentos gerais que se constituem pré-requisitos para o futuro estudante do PPGA. A avaliação seguirá as seguintes regras:

• Critério de continuidade no processo: somente os candidatos com pontuação maior ou igual a 200 pontos estarão habilitados a prosseguir para a Fase 2.

• A nota de cada candidato do teste ANPAD, para efeito de ponderação final, será definida pela divisão da pontuação do candidato pela maior pontuação de candidatos inscritos no PPGA/UFPB, multiplicado por 10, com arredondamento até a segunda casa decimal.

b) Fase 2 – Prova de conhecimentos específicos. Esta fase tem caráter eliminatório e classificatório e visa avaliar o domínio de conhecimentos específicos de Administração e da linha de pesquisa indicada pelo candidato. A prova consistirá em 11 questões divididas em duas partes: a primeira parte conterá 10 questões objetivas de múltipla escolha sobre os temas gerais da Administração; a segunda parte consistirá em uma questão aberta associada a um tema da linha de pesquisa de opção do candidato. Cada parte valerá 5 (cinco) pontos.

A prova terá uma duração máxima de 3 (três) horas e será exigida a nota mínima 6,0 (seis) para que o candidato se habilite para a Fase 3.

Para a avaliação da Prova de conhecimentos específicos, serão considerados os seguintes critérios:

• Nas questões objetivas – número de acertos (0,5 pontos por acerto); e • Na questão aberta – demonstração de conhecimento teórico e

(3)

As referências sugeridas pela Comissão para a realização da prova escrita serão indicadas no Anexo 2 deste edital.

c) Fase 3 – Análise do currículo. Esta fase é classificatória, e visa avaliar três competências centrais do candidato:

• Adequação de formação: expressa nas atividades de formação diversas realizadas pelo candidato, tais como cursos de graduação, pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento;

• Experiência acadêmica: expressa nas atividades de docência (experiência do candidato como docente, monitoria, estágio docente...) e de envolvimento com pesquisa (participação em eventos, publicações de artigos, participação em projetos de iniciação científica...);

• Experiência profissional não acadêmica: expressa nas atividades profissionais, de estágio e de extensão do candidato.

d) Fase 4 – Apresentação e arguição do Projeto. Esta fase é classificatória, e visa avaliar a competência de capacidade retórica na apresentação e defesa da proposta de pesquisa. Nesta fase é procedida a avaliação em duas etapas: análise de adequação e qualidade da proposta constante no projeto de pesquisa; e avaliação do desempenho do candidato na arguição do projeto. No Anexo 3, há uma lista de temas de interesse dos professores do PPGA/UFPB e recomenda-se que os candidatos: procurem aliar seus projetos com os temas da referida lista; consultem os currículos dos professores do PPGA na plataforma Lattes.

A estrutura recomendada do projeto encontra-se no Anexo 4 deste edital de seleção.

Os candidatos selecionados para a Fase 4 deverão apresentar o projeto para uma banca composta por dois professores do PPGA, em 30 minutos, em horário pré-agendado, dos quais 10 minutos serão destinados a uma exposição oral da proposta de pesquisa pelo candidato, e o restante do tempo será usado (até o limite de 20 minutos) para arguição por parte da banca de avaliação.

2. Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas em salas específicas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, Campus I (João Pessoa). As salas e suas respectivas localizações serão oportunamente divulgadas pela Coordenação do PPGA.

3. Somente terão acesso ao local das provas os portadores do documento de identificação com foto. Aqueles que não estiverem com a documentação de identificação não terão sua prova corrigida e serão eliminados do processo seletivo. 4. O processo seletivo seguirá o cronograma exposto no Quadro 1.

(4)

Quadro 1 – Cronograma do Processo Seletivo

Atividade Data

Divulgação do resultado da lista de candidatos selecionados no Teste ANPAD para a Prova de Conhecimentos Específicos

26/10/2009 Prova de Conhecimentos Específicos 03/11/2009, às 9:00

(horário local) Divulgação da relação dos candidatos selecionados para as

entrevistas

13/11/2009 Apresentação e arguição do Projeto 01 a 03/12/2009 Divulgação da lista dos candidatos aprovados 11/12/2009 III – Classificação e aprovação

1. O Quadro 2 discrimina os pesos dos itens a serem analisados para fins de classificação, considerando aqueles candidatos que foram selecionados no Teste ANPAD e na Prova de conhecimentos específicos.

Quadro 2 – Ponderação dos itens a serem avaliados

Competência Fonte Instrumento Escore Peso

Domínio de conhecimentos gerais – CG

Prova Teste ANPAD* Nota 0,20 Domínio de conhecimentos

específicos – CE

Prova Prova específica** Nota 0,25 Adequação de formação – AF Currículo Formulário próprio*** Pontuação 0,10 Experiência acadêmica de

ensino e pesquisa – EA

Currículo Formulário próprio*** Pontuação 0,15 Experiência profissional não

docente – EP

Currículo Formulário próprio*** Pontuação 0,10 Capacidade retórica de defesa

da proposta – CR

Projeto Formulário próprio*** Pontuação 0,20 * Nota ajustada para 0 a 10 (a pontuação de cada candidato dividida pela pontuação do candidato de maior pontuação inscrito para o programa e em seguida multiplicada por 10)

** Prova de conhecimentos com notas de 0 a 10

*** Formulários com pontuação mínima de 0 e máxima de 10 pontos.

A pontuação de cada candidato será computada pela seguinte fórmula:

Pontuação final = [0,20x(nota de CG) + 0,25x(nota de CE) + 0,10x(pontuação de AF) + 0,15x(pontuação de EA) + 0,10x(pontuação de EP) + 0,20x(pontuação de CR)].

2. A pontuação final será arredondada para duas casas decimais. Depois de computados os resultados por candidatos, estes serão dispostos em ordem decrescente da pontuação.

3. Serão considerados classificados os candidatos com pontuação final maior ou igual a 6,00.

(5)

(quinze) por linha. Serão considerados aprovados os candidatos classificados até o limite do número de vagas por linha.

IV – DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A Comissão de seleção se reserva ao direito de não preencher todas as vagas oferecidas.

2. A Comissão de seleção poderá convocar suplentes em caso de desistência, desde que obedecidos os critérios para a classificação.

3. Cabem recursos contra os resultados nas diferentes fases, a serem dirigidos à Comissão de seleção. Os recursos deverão ser encaminhados até dois dias úteis após a divulgação do resultado que der causa ao recurso.

4. A inscrição do candidato implica a aceitação das normas e instruções para o processo de seleção, contidas neste edital e nos comunicados já emitidos ou que vierem a ser tornados públicos.

5. Os candidatos aprovados somente estarão aptos para matrícula depois da homologação dos resultados pelo colegiado do PPGA/UFPB.

6. A efetivação da matrícula por parte do candidato implica a aceitação das normas, resoluções e regulamentos da pós-graduação do PPGA/UFPB.

7. Os casos não previstos por este edital de seleção serão resolvidos pela Comissão de seleção.

João Pessoa, 04 de setembro de 2009.

Comissão de Seleção

Prof. Francisco José da Costa, Dr. (presidente)

Prof. Anielson Barbosa da Silva, Dr. (membro)

(6)

ANEXO 1 - PROCEDIMENTO PARA PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$50,00. Para emissão do boleto bancário para pagamento da inscrição, os procedimentos são os seguintes:

- Preencher a Guia de Recolhimento da União, disponível em:

http://www.stn.fazenda.gov.br/siafi/index_GRU.asp

- Selecionar, no lado esquerdo da tela, o item “Impressão – Gru”.

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

- Emitir boleto bancário:

- Preencher os campos (em amarelo) com os seguintes códigos: - UG: 153065 (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) - GESTÃO: 15231

- RECOLHIMENTO CÓDIGO – 28830-6 - Selecionar o item “Avançar”.

- NÚMERO DE REFERÊNCIA: 00001400254

- COMPETÊNCIA E VENCIMENTO: desnecessário informar - CPF DO CONTRIBUINTE: CPF do candidato

- NOME DO CONTRIBUINTE: nome do candidato - VALOR TOTAL: 50,00

- Selecionar o item “Emitir GRU”

(7)

ANEXO 2 - REFERÊNCIAS SUGERIDAS PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS 1. Recomendações para a prova objetiva:

 MOTTA, F.P.; VASCONCELOS, I.G. Teoria geral da Administração. São Paulo: Thomson Pioneira, 2006.

 MAXIMIANO, A.C. Amaru. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo, Atlas, 2004.

 ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. S. Paulo, Saraiva, 2005.

 SILVA, R. O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

2. Recomendações por linha de pesquisa - Linha Organizações e Recursos Humanos

 FLEURY, M.T.L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.

 HITT, Michael A.; IRELAND, R.; HOSKISSON, Robert. E. Administração Estratégica. 2.ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

 MINTZBERG, H.; QUINN, J.B; LAMPELL, J. O Processo de Estratégia. São Paulo: Bookman, 2006.

 ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

Linha - Tecnologia da Informação e Marketing nas Organizações –

 BAKER, M.J. Administração de Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

 KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2006.

 LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

 MARCHAND, D.A.; DAVENPORT, T.H. (Orgs.). Dominando a Gestão da Informação. Porto Alegre: Bookman, 2004.

(8)





 ANEXO 3 - TEMAS DE INTERESSES DOS PROFESSORES DO PPGA Linha de Pesquisa: Organizações e Recursos Humanos

 Aprendizagem individual/organizacional

 Competências gerenciais

 Comportamento humano nas organizações

 Desenvolvimento local

 Gestão Estratégica

 Estratégias empresariais e Finanças

 Gestão da inovação

 Políticas e práticas da gestão de recursos humanos

 Regimes de emprego e relações de trabalho pós-reestruturação produtiva (inovações tecnológicas e organizacionais) em empresas do setor privado e público

Linha de Pesquisa: Tecnologia da Informação e Marketing nas Organizações

 Marketing e ética

 Modelos de pesquisa e decisão em marketing

 Comportamento do consumidor vulnerável

 Valor em relacionamentos de negócios

 Consumo consciente

 Tecnologia da informação como vetor para a transformação social

 Tecnologia da Informação e decisão

 Tecnologia da informação e desenvolvimento regional

(9)

ANEXO 4 – ESTRUTURA PROPOSTA DO PROJETO DE PESQUISA

a) Elementos estruturais:

 Título

 Introdução: tema, problema, e objetivos da pesquisa

 Justificativa

 Referencial teórico

 Procedimentos metodológicos

 Referências

 Elementos adicionais (apêndices, notas...), se for o caso

b) Normas: o projeto deverá ter no máximo 10 (dez) páginas (excluindo a capa), seguindo as seguintes normas:

 Folha: A4

 Editor: Word 2003 ou superior

 Fonte: Times New Roman tamanho 12

 Espaçamento: anterior e posterior – 0 pontos; entre linhas – 1,5

 Recuo de parágrafo: 1,25

 Margens – esquerda e superior – 3 cm; direita e inferior - 2 cm

 Todas as citações, tabelas e referências bibliográficas deverão ser ajustadas de acordo com as regras da ABNT em vigência (o conhecimento e o ajustamento são de responsabilidade dos candidatos).

Referências

Documentos relacionados

Os candidatos selecionados na segunda etapa deverão comparecer, no dia e horário agendados, com 30 minutos de antecedência, munidos de carteira de identidade ou passaporte

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Esta seção do capítulo, que abrange o estudo dos conceitos da Plasticidade relevantes à construção dos modelos constitutivos elasto-plásticos, considera, inicialmente, a análise de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

As diferenças mais significativas de humidade do solo entre tratamentos manifestam-se no final do Inverno e início da Primavera em resultado do grau de

Considerando o exposto, objetivou-se investigar a antropometria, a composição corporal e o estado nutricional em ferro, cobre e zinco, segundo o gênero, de crianças e

Assinale a alternativa que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, completa corretamente a lacuna. Assinale a alternativa que, de acordo com o

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No