• Nenhum resultado encontrado

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?..."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Maio 2011

Como podemos ter a certeza se agimos de acordo com a vontade e agrado do Deus Criador, Senhor YHWH? Vamos procurar responder a esta tão importante questão na vida de qualquer ser humano. Para termos a certeza de não errar temos que nos socorrer da Sua própria Palavra, a Bíblia, de Génesis a Apocalipse. Só assim podemos minimizar o risco de incorrermos em erro.

De uma maneira geral, o ser humano procura sempre agradar e ser bem acolhido pelo seu semelhante, estabelecendo até relações com alguns deles durante uma vida inteira. Mas, de uma maneira geral também, preocupa-se pouco ou mesmo nada em agradar ao Deus Criador e Sustentador do próprio ser humano.

Quão estranha é esta relação. Não da parte do Criador YHWH que tudo criou e mantém pelo Seu poder e misericórdia, mas por parte do ser humano em geral, repito. Todo o ser humano que não cuida da sua relação com O Deus Omnipotente, é, no mínimo, descuidado, pois está a secundarizar a relação que deveria receber o lugar de primazia na sua vida.

Mas, para os que buscam uma relação séria e até íntima com O seu Criador, podemos perguntar: “o que é que a Sua Palavra nos diz acerca do que devemos fazer para Lhe

agradar?” É o que iremos procurar responder ao longo deste breve trabalho que se irá

centrar nalguns pontos bíblicos capitais, para que essa relação de vida (eterna) possa ser uma realidade na íntimo de todos os que O buscam com sinceridade de coração/mente. Podemos desde já afirmar que a nossa relação com Deus não pode estar somente alicerçada num conceito filosófico ou numa fé/crença meramente intelectual, mas que tem de se traduzir em acção/obra nas nossas vidas. É como nos diz Tiago em:

Tiago 2:14, 17-18, 20 – “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?... Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma… Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras…Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?”.

(2)

Por estas palavras, o apóstolo está a dizer-nos que uma fé sem obras não nos servirá para nada. Tal fé, para ser viva e eficaz tem de se traduzir em obras. Sabendo nós que não são as obras em si mesmas, pelo nosso mérito, que nos salvam, tais obras terão que ser o espelho de uma fé viva e bem real. Fé é certeza em promessas que vêm de cima, é esperança de vida. Por isso, para ser eficaz, ela tem que se traduzir em obras de serviço a Deus e ao próximo.

E como traduziremos os ensinamentos de YHWH em actos/obra nas nossas vidas? Estas obras têm que ser tangíveis, vividas. Podemos enumerar algumas que, conforme aos ensinamentos bíblicos, sabemos de antemão que agradam a Deus:

• Temer O Seu Santo Nome: tememos a Deus quando andamos nos Seus mandamentos, juízos, estatutos e testemunhos, i.e. na Sua Lei/Torá

• Ouvir a Sua Palavra (a Sua voz), crer nela e, pela obediência, transformá-la em actos de fé, com entrega de um coração/mente contrito

• Se tememos no Seu Nome e cremos na Sua Palavra, então, transformamo-nos pelo arrependimento do nosso velho “eu”, deixando que seja O Espírito Santo a governar as nossas vidas

• Amar a Deus e ao Seu Cristo, que significa sempre, e de novo, andarmos em obediência na Sua Lei/Torá

• Ensinarmos esta Palavra de vida aos que andam em trevas, para que se salvem também; ide e ensinai

• Demos de graça o que de graça recebemos, i.e., a Palavra da vida eterna

• Adoremos a YHWH em espírito (no nosso interior) e em verdade (na Sua Lei/Torá) • Oremos. Comuniquemos com O nosso Deus e Pai…sem cessar, como nos é

ensinado

• Observemos, com reverência, e como ensaios de coisas futuras mais excelentes que estão para vir, os dias santificados pelo Senhor YHWH, nas datas por Ele determinadas, segundo o Seu calendário

• Sirvamos a Deus e ao nosso próximo por amor e por fé, ajudando o irmão em necessidade

• Trabalhemos até que O Santo de Israel, Senhor Yeshua, volte

E, tudo isto é o jugo de Yeshua, como Ele mesmo ensinou. E este jugo não é pesado. Podemos resumir todas estas questões e outras que poderão aqui faltar, no chamado processo de santificação, sem a qual ninguém verá O Senhor, como nos é indicado em Hebreus 12:14. A santificação implica a tal transformação interior de que falamos, e o encetar uma nova maneira de viver separada do mundo do pecado, vivendo em fé, esperança e obediência a todos os preceitos de YHWH, a Sua Lei/Torá, tendo sempre por alvo a imitação de vida do Senhor Yeshua, que sendo Deus na carne (O Emanuel), fez-se servo de muitos para os livrar da morte eterna.

Em suma, a nossa fé tem que gerar fruto. Diz-nos a Palavra acerca dos obreiros de Deus: “pelos frutos os conhecereis”. É através dos frutos/obras que sabemos distinguir um obreiro sincero e temente a Deus daquele que o não é, pois nem todos os que dizem

(3)

Mateus 7:21-27 – “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai [o que anda na Sua Lei/Torá], que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade [os que transgredis a Lei/Torá, ou que rejeitais a Minha Lei/Torá]. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha [Verdade/Yeshua]. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.

Querem ensinamento mais claro que o que está contido nestas palavras de Yeshua? Só a rebeldia de coração/mente de alguns pode ainda deixar este ensinamento escondido na gaveta. Não atentar para este ensino é enterrar a cabeça na areia como faz a avestruz quando se sente ameaçada. Só que na avestruz é um instinto irracional, ao passo que no homem, é uma posição de rebeldia assumida. É o cego que não quer ver…este é o pior tipo de cego.

Esta forma resumida de olharmos para as coisas santas determinadas por Deus para o homem, não é mais do que o que O Senhor YHWH disse, sucintamente, a Abraão em:

Génesis 17:1 – “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu YHWH a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso [El Shaddai], anda em minha presença e sê perfeito”.

Andar na presença de Deus e sermos perfeitos, é exactamente o que Ele pede ao homem em todos os tempos, o que implica uma entrega completa do seu coração/mente. Implica colocarmos YHWH e O Seu Cristo Yeshua no centro das nossas vidas, tendo a primazia em tudo, até nos nossos pensamentos. Só assim podemos verdadeiramente agradar a Deus.

E, se este sentimento e maneira de estarmos na vida forem genuínos, então Ele não nos deixará ociosos como nos diz o apóstolo:

2.Pedro 1:8 – “Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Que nos diz Pedro, senão que temos que transformar todo o conhecimento que O Espírito nos dá em acção? Não podemos ficar ociosos na obra que Yeshua entregou a todos aqueles que dizem ser Seus seguidores.

(4)

Vejamos outro exemplo, este relacionado com a instrução/ensino (Lei/Torá) do Santo de Israel:

Romanos 2:13 – “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”.

Não haja dúvidas: não basta ouvir, somente. É preciso ouvir e colocar em prática toda a Sua vontade na nossa vida. Porque os que ouvem mas não praticam a Lei/Torá não são justos diante de YHWH. Mas os que praticam toda a Sua vontade, esses hão-de ser justificados, porque crêem Naquele que enviou O Filho e aceitam Yeshua como O Salvador pessoal das suas vidas.

Tiago 1:25 – “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade [a Torá], e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”.

Então, se formos somente ouvintes, logo esquecemos o que ouvimos e de nada nos aproveita. Mas se ouvirmos e atendermos, transportando esse ensino para a nossa vida e transformando-o em acção/obra, então somos bem aventurados, pois seremos vistos como obreiros fiéis a quem foi confiado um trabalho de grande responsabilidade.

Vale também a pena meditar nas palavras que Yeshua responde a Pilatos, no simulacro do Seu julgamento:

João 18:37 – “Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade1 [da Lei/Torá do Pai]. Todo aquele que é da

verdade ouve a minha voz”.

“Ouvir” a voz de Deus implica prestar muita atenção, com desejo de aprender, conhecer, respeitar e praticar na nossa vida toda a Sua vontade, a qual se encontra traduzida nas disposições que Ele mesmo deu ao homem, a Sua Lei/Torá, e confirmou pela boca dos profetas, do Messias e dos Seus apóstolos. Não sabe o homem que há-de ser julgado pela lei perfeita da liberdade, precisamente aquela que foi dada ao homem como norma de conduta para a sua vida, mas que a maioria hoje rejeita?

Tiago 2:12 – “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade”.

Assistir os irmãos da fé nas suas necessidades é outra das acções que tem que ser motivada pelo nosso interior, num desejo de servir ao próximo, como mandamento emanado do Alto e Sublime. Lembremos a parábola de Yeshua acerca do homem que foi assaltado e espancado no caminho e de quem todos se desviaram, com excepção de um samaritano que se encheu de misericórdia pelo desgraçado e o socorreu no momento da sua aflição.

(5)

Tiago 1:27 – “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”.

Estes não podem ser ensinamentos vãos. Eles têm que ter aplicação prática na vida de todo aquele que crê para salvação por Yeshua, i.e. dar fruto, pois Ele mesmo diz acerca dos que ficam indiferentes perante o sofrimento do nosso semelhante:

Mateus 25:34-40 – “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.

Dúvidas?

Num momento ou noutro, todos nós temos hesitações nas nossas vidas. Mas, há coisas acerca das quais não podemos ter qualquer tipo de hesitação ou dúvida: em servir a Deus e ao próximo. Estes são princípios centrais de que não pode fugir qualquer um que diz que segue ao Cristo Yeshua.

Paulo apesar das suas hesitações e fraquezas na carne, que as teve como qualquer outro ser humano, não deixa de nos aconselhar:

Romanos 7:22 – “Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus”.

Todo o homem que quer servir e agradar a Deus YHWH, tem que transformar a sua vida, nascer de novo, como nova criatura, afastando-se do mundo e chegando-se a Deus para O servir segundo os preceitos de vida que Ele deu ao homem, e não segundo os critérios humanos. O Verbo divino, feito homem em Yeshua, foi claro ao anunciar a Sua intenção enquanto esteve entre nós, revelando assim a Sua obediência à Lei/Torá eterna que O Pai deu a todo o homem:

Salmo 40:7-10 – “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei [Torá] está dentro do meu coração. Preguei a justiça [a Tua Lei/Torá] na grande congregação [Israel]; eis que não retive os meus lábios, YHWH, tu o sabes. Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade [a Tua Lei/Torá – ler Salmo 119:142]”.

(6)

Eclesiastes 12:13 – “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem”. O homem corrompeu-se e afastou-se do seu Criador…para sua perdição. O homem ouve, mas não entende, porque não se quer humilhar perante Deus. Até o mundo das “religiões” e “congregações ditas cristãs” estão baseadas em dogmas, doutrinas, preceitos e tradições dos homens, que se opõem e até violam os preceitos divinos. Muitos ignoram voluntariamente a vontade eterna do Deus Criador, Senhor YHWH, para sua própria perdição e de todos os que os seguem, numa cegueira espiritual, tanto individual como colectiva. O profeta falando as palavras do Altíssimo Senhor é muito claro acerca dos que assim procedem:

Isaías 8:16, 20 – “Liga o testemunho, sela a lei [Torá] entre os meus discípulos [Quem aqui fala é Aquele que viria como Yeshua]… À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz [verdade] neles”.

O entendimento destes está obscurecido devido à sua vaidade e auto-suficiência. Tendo entendido estas palavras do Verbo, podemos agora contextualizar as palavras que Paulo escreveu em:

Romanos 8:1-2 – “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito [segundo a Lei/Torá que é espiritual]. Porque a lei [Torá] do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”.

A “lei do pecado e da morte” a que Paulo aqui se refere, é a lei oral, carnal, dos preceitos e tradições dos homens “religiosos” de todos os tempos (e.g. O Talmude). E ele continua explicando:

Romanos 8:4, 7-8 – “Para que a justiça da lei [Torá] se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito…Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei [Torá] de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.

O contrário destas palavras é dizer que os que andam segundo a Lei/Torá de YHWH Lhe agradam, pois andam em submissão ao O Espírito do Deus YHWH. E Paulo continua nos versos seguintes:

Romanos 8:10, 13-14 – “E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça [a Lei/Torá – reler Salmo 40:7-10 acima]… Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”.

(7)

Todo aquele que se submete a Deus querendo servir a YHWH em “verdade e em justiça”, i.e. na Sua Lei/Torá, está a seguir o exemplo do Senhor Yeshua que nos é revelado pelas palavras do Verbo divino no Salmo 40:7-10. E, a Palavra ensina-nos que devemos andar como Cristo andou em humildade e obediência perante a vontade do Pai.

Se então a Lei/Torá e toda a palavra que sai da boca de Deus deve ser entendida e vivida como a norma de conduta estabelecida por Deus para o Seu povo, como devemos então comportar-nos para Lhe agradarmos? Resposta: a nossa fé tem que se traduzir em actos/obras que revelem a nossa obediência a toda a Sua vontade se queremos agradar ao Deus Todo-Poderoso:

Miqueias 6:8 – “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que YHWH pede de ti, senão que pratiques a justiça [a Sua Lei/Torá], e ames e andes humildemente com o teu Deus?”

Ser obediente e humilde perante Deus, implica deixar que seja Ele a governar toda a nossa vida através de uma verdadeira entrega Àquele que tudo pode. O que nos ensina Paulo a este respeito? Leiamos:

2.Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça [na Sua

Lei/Torá]; para que o homem de Deus seja perfeito [como Ele pediu a

Abraão], e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

Já o dissemos e voltamos a afirmá-lo: as boas obras são as obras de obediência que, segundo a Lei/Torá de YHWH, são executadas na nossa vida pela fé que deve abundar no nosso coração/mente. São obras da fé:

1.João 3:18-19 – “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade [na Sua Lei/Torá]. E nisto conhecemos que somos da verdade [da Sua Lei/Torá], e diante dele [Yeshua] asseguraremos nossos corações”.

1.João 1:5-7 – “E esta é a mensagem que dele [Yeshua] ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz [verdade, Torá], e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas

[desviados da Sua Lei/Torá], mentimos, e não praticamos a verdade [a Sua

Lei/Torá]. Mas, se andarmos na luz [a Sua Lei/Torá], como ele na luz está,

temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.

Digamos então com sinceridade: “Ora vem Senhor Yeshua”, vem já hoje reinar nas nossas vidas e guiar todos os nossos passos na Tua santa Lei/Torá, para que sejamos justos e agradáveis perante a face de YHWH.

AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Referências

Documentos relacionados

Definido o problema e determinados os objetivos da simulação, formulou-se a partir da análise do fluxo de pacientes o modelo conceitual, cujo escopo compreende o setor de pronto

1) Compreendi melhor o amor que o Pai Celestial tem por nós. Apenas vendo o sofrimento do meu filho nesses dias, pude compreender o grande amor do Pai Celestial por

(Nota do Tradutor: A experiência prática da vida cristã não consiste meramente em ter noções, pensamentos acerca de Cristo ou da religião, mas, efetivamente receber

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Devemos nos lembrar sempre que os planos e projetos de Deus são muito maiores do que os nossos e, como fez Abraão, devemos obedecer confiando plenamente em Deus, mesmo que não