• Nenhum resultado encontrado

GOYAZ. Ministério da Saúde decide suspender contrato sob suspeita. Goiânia volta a convocar profissionais de processo seletivo da Educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOYAZ. Ministério da Saúde decide suspender contrato sob suspeita. Goiânia volta a convocar profissionais de processo seletivo da Educação"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JORNAL GOYAZ twitter.com/jornalgoyaz facebook/jornalgoyaz

Leitor/Assine

62 3092-4782

recicle o seu Papel reciclável redacao@goyaz.com.br contato@goyaz.com.br

Internet

G

Caiado inaugura

Centro de

Pesquisa e Educação

Científica da UEG

O ESTADO

Goiânia volta a

convocar

profissionais de

processo seletivo da

Educação

A CAPITAL

'Os jogadores da

Inglaterra foram

gigantescos',

celebra Southgate

ESPORTES

Pág.09 Pág.10 Pág.04 Pág.05

Ministério da Saúde decide

suspender contrato sob suspeita

para compra da Covaxin

"Por orientação da Controladoria-Geral da União, por uma questão de conveniência

e oportunidade, decidimos suspender o contrato para que análises mais aprofundadas sejam

feitas", afirmou Queiroga.

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO 2021

ANO 136 EDIÇÃO 22.335

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

(2)

A

RTIGOS

A Conferência Mundial de Desenvol-vedores de segunda-feira pareceu ex-traordinariamente sobrecarregada. Sem um novo laptop fantástico para anunciar ou uma grande estratégia de novo chip para discutir, parece que a Apple acabou de colocar uma tone-lada de atualizações nos sistemas ope-racionais que sempre são as estrelas da WWDC, iOS e macOS. Eles são im-portantes para os jornalistas porque – sobretudo nos EUA e em grande parte da Europa –os melhores clientes das organizações de notícias usam, de maneira desproporcional, iPhones, iPads e Macs.

Este ano, a Apple anunciou duas grandes mudanças que podem difi-cultar a vida dos editores, junto com alguns recursos bem-vindos, ajustes razoáveis e experimentos paralelos in-teressantes. Em suma, embora o mer-cado de notícias não estivesse nem perto do centro das atenções na se-gunda-feira, acho que esse vai acabar sendo um dos eventos da Apple de maior impacto para os editores por algum tempo.

Esses são os destaques; leia direta-mente ou pule para o que quer que seja do seu interesse.

- Mudanças significativas nas notifica-ções que podem enterrar seus alertas de notícias de última hora nas telas dos usuários;

- Algumas regras mais rígidas sobre privacidade, uma das quais mudará para sempre a indústria de boletins informativos;

- Algumas novas maneiras interessan-tes de compartilhar artigos de notícias com amigos;

- Uma longa lista de mudanças que podem torná-lo mais produtivo no trabalho;

Reconhecimento de texto em ima-gens em todo o sistema, abrindo mui-tas possibilidades para pesquisa; Algumas melhorias que podem fazer seus vídeos soarem e parecerem me-lhores.A Apple gastou muito tempo promovendo um novo conjunto de re-cursos centrado em foco –sobre como separar melhor as coisas importantes em que você deseja se concentrar do lixo que você não deseja. O maior – hmmm– foco desse trabalho está nas notificações push.

Se você for como eu, receberá zi-lhões de notificações push em seu te-lefone por dia. Não para colocar toda a Matriz de Eisenhower em você, mas alguns deles são importantes e tes, alguns são importantes ou urgen-tes e alguns não são. Só que, em sua tela inicial, eles estão todos mistura-dos em ordem cronológica reversa, e é fácil para as coisas estúpidas

empur-rar as coisas importantes várias telas para baixo.

A Apple já tentou melhorar a tria-gem de notificação antes; pense na-queles “Você não parece estar tocando nessas notificações do DumbApp; devo parar de mostrá-los a você? ” avi-sos que você provavelmente já viu. Mas agora está indo muito mais longe –e de uma forma arriscada para os meios de comunicação que depen-dem dessas notificações push para o tráfego.

Agora você será capaz de criar um modo de Foco que determina quais notificações passam e quais não: “Os clientes podem configurar seus dispo-sitivos para ajudá-los a estar no mo-mento, criando um Foco personalizado ou selecionando um Foco sugerido, que usa a inteligência do dispositivo para sugerir quais pes-soas e aplicativos têm permissão para notificá-los. As sugestões de foco são baseadas no contexto dos usuários, como durante suas horas de trabalho ou enquanto estão relaxando para dormir… Os usuários podem criar pá-ginas da tela inicial com aplicativos e widgets que se aplicam a momentos de foco para exibir apenas aplicativos relevantes e reduzir a tentação”; Agora você poderá ter suas notifica-ções de prioridade mais baixa agrupa-das e entregues apenas uma vez por dia, em um “resumo de notificações” entregue “em um momento mais oportuno”;

Se você estiver usando AirPods, o Siri agora pode falar automaticamente com você quando você receber uma notificação “importante e urgente” – enquanto permanece em silêncio du-rante todos os outros.

Tudo isso parece atraente para o usuário –mas é preocupante como editor de notícias. Como, exatamente, o nível de “prioridade” de um aplica-tivo será determinado?

Haverá maneiras de os usuários ajustarem manualmente essas confi-gurações, mas o trabalho principal é feito pelo aprendizado de máquina da Apple, com base em como você inte-rage com os aplicativos em seu dispo-sitivo a cada dia.

Os algoritmos do meu iPhone deci-dirão se uma notícia de última hora da Bloomberg é “urgente”, “importante” ou “urgente”? Que tal algo mais ofere-cido pelo The Atlantic ou uma notifi-cação de pontuação do jogo da ESPN? Talvez os algoritmos façam apenas julgamentos sábios –ou talvez sejam como todos os outros algoritmos do mundo e, às vezes, um pouco errados. Como um comentarista aqui notou, o exemplo dado no site da Apple para a mensagem “principal” em um resumo de notificação é… um impulso muito parecido com um anúncio do Yelp re-comendando um restaurante tailan-dês.

Mudanças anunciadas pela Apple

terão grande impacto para quem

publica notícias

Localizado no Centro de Goiâ-nia, o espaço cultural e gastronô-mico Quintal do Jajá tem um menu com diversos drinks clássicos e ver-sões especiais, que fica disponível durante todo o atendimento pre-sencial. A casa funciona às quintas e sextas-feiras, das 17h30 às 23 horas, e aos sábados, das 12 às 17 horas. Além dos drinks alcoólicos, o estabelecimento oferece opções sem álcool e outros tipos de bebi-das, para atender a todos.

Os clientes também podem aproveitar a promoção de drinks válida durante o Happy Hour, que acontece das 17h30 às 20 horas, tanto às quintas quanto às sextas-feiras. Um dos destaques do menu é o Gin Tônica, que leva limão sici-liano, gelo, gin, água tônica e espe-ciarias, como pimenta rosa, zimbro e canela em pau. O espaço gastro-nômico dispõe de uma versão es-pecial para essa bebida, mantendo a água tônica, o gin e o gelo, mas complementando-a com flor de hi-bisco e xarope de frutas vermelhas ou cranberry.

A caipirinha também tem duas versões, sendo a tradicional com cachaça, limão, gelo e açúcar, e a es-pecial com cachaça do engenho. Já a caipiroska clássica é composta por vodca, limão, açúcar e gelo, en-quanto a versão especial leva Abso-lut. Outros drinks do Quintal do Jajá são preparados em suas propostas tradicionais, como o Cuba Libre, que é feito com rum, Coca-Cola, gelo e limão, e o Aperol Spritz, pre-parado com água com gás, espu-mante, Aperol, laranja e gelo. O Cozumel, por sua vez, é uma mis-tura de cerveja, gelo, limão e sal. Há ainda as opções sem álcool, que são as chamadas sodas italianas e estão disponíveis tanto com xarope de maçã verde quanto com cranberry, além de gelo e água com gás. Uma das promoções da casa durante o Happy Hour e que engloba todos os drinks alcoólicos é a que o cliente pede dois drinks iguais e ganha o terceiro.

Além dos drinks, o estabeleci-mento tem em seu cardápio du-rante todo o atendimento presencial refrigerantes, sucos, cer-vejas, água, tequilas, vinhos e whisky. As cervejas também estão presentes entre as promoções do Happy Hour, com várias marcas com desconto. As ações promocio-nais desse período são completadas por tira-gostos com desconto, como bolinhos de arroz, batata frita, quibe, bolinhos de mandioca e as versões tradicional e caipira do pe-tisco especial Quarteto Eclético. O espaço conta ainda com feijoada tradicional e diversos tira-gostos aos sábados e apresentações musicais no estilo “voz e violão” em todos os dias de funcionamento, com gran-des sucessos de samba, MPB e pop rock. As performances começam às 19h30 e são gratuitas para o público durante a semana, enquanto são realizadas no horário do almoço aos sábados, por um couvert artís-tico em valor promocional.

O estabelecimento, que obedece a todos os protocolos de segurança e higiene contra o coronavírus, fica na Rua 15 nº 538, em frente à Praça Dr. Carlos de Freitas. O telefone para mais informações é (62) 98169-7100.

CHRISTIANO AFONSO C. PEREIRA

Presidente

LUIZ AFONSO C. PEREIRA

diretor de redação / Jornalista responsável FenaJ:  nº 1602/Go

VIRGINIA DOS SANTOS

Financeiro

MAURÍCIO BORGES

departamento Contábil

LUIZ FERNANDO RODOVALHO

Vendas & Marketing

LEANDRO GONDIM

WebMaster

NATHAN NAZARENO

ilustrador & Chargista

ANTÔNIO COSTA editoria Brasília - dF atendiMento ao leitor (62) 3092-4782 GUSTAVO MACHADO Diagramação / Arte

Em mais uma etapa de entrega de benfeitorias, onze municípios recebe-rão a visita do senador

Com foco no crescimento e desenvol-vimento do Estado de Goiás, o sena-dor Vanderlan Cardoso (PSD-GO), realiza durante essa semana uma série de visitas a municípios goianos para entregar máquinas e outras benfeito-rias.

Nessa etapa, Vanderlan que já desti-nou recursos para os 246 municípios do Estado, visitará Aragarças, Bom Jar-dim de Goiás, Piranhas, Caiapônia, Pa-lestina de Goiás, Amorinópolis, Iporá, Montes Claros, Jaupací, Isaraelândia e São Luis dos Montes Belos.

“Eu já estive em todas essas regiões e conheço de perto as demandas de cada localidade. Dessa forma, conse-guimos ser mais assertivos e entregar exatamente aquilo que o município necessita para o seu crescimento e de-senvolvimento”, disse Vanderlan. De acordo com Vanderlan, serão en-tregues, por exemplo, maquinários, ônibus escolar, ambulância e recursos destinados a obras de infraestrutura como pavimentação.

Em alguns municípios, a prioridade gira em torno de investimentos nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), como apicultura e bovinocultura. “Desde o início de meu mandato faço questão de investir nos Arranjos Pro-dutivos Locais, pois são importantes geradores de emprego e renda, além de trazer desenvolvimento para a re-gião. Já visitei vários municípios, todos muito promissores em diversas áreas da agricultura, mel, leite, queijo, psi-cultura e artesanato, por exemplo, só precisam de incentivo e investimen-tos. E é isso que estamos indo levar a eles”, salientou.

Comunicação senador Vanderlan Cardoso

elizeth araújo - 62 99686-9484 Patrícia Pinheiro - 61 98411-0230

enVie seu artiGo

de oPiniÃo

GOYAZ

eXPediente Fundado em 1884 por Felix de Bulhões de Leopoldo de Bulhõesano 135 - o CentenÁrio de GoiÁs

GoYaz.CoM.Br As cartas devem ser enviadas por email contato@goyaz.com.br - Deve conter nome completo, endereço, número de CPF e telefone

Fale conosco ananda Petineli

De olho na geração

de emprego e

renda, Vanderlan

entrega máquinas

em municípios

goianos

envie seu artigo com foto, nome e CPF para contato@goyaz.com.br

Quintal do Jajá

traz menu que

vai de drinks

clássicos a

versões especiais

elizeth araúJo

GOYAZ COMUNICAÇÕES, LTDA CNPJ: 27.641.498/0001 -28 RUA 1.130 QD 236 LOTE 19 SETOR MARISTA TEL: (62) 3092-4782 Joshua Benton

& Releases

(3)

EM ALTA

O pessoal da comunica-ção do governador Ronaldo Caiado (DEM) ficou em pol-vorosa ontem, repercutindo texto do blog de Matheus Lei-tão (Veja). Com o título “Caso Lázaro e vacina: a vitória de Ronaldo Caiado”, o jornalista escreveu que o democrata é o grande vencedor dos últimos dias, após o fim da caçada ao criminoso Lázaro Barbosa. O blogueiro ressalta ainda a campanha de vacinação no Estado, que está bem adian-tada e permitiu que Caiado inserisse profissionais da im-prensa no grupo prioritário da imunização.

DISNEYLÂNDIA NÃO

Segundo o blog, Caiado capitalizou politicamente o episódio, uma vez que foram policiais goianos que conse-guiram encerrar as buscas. No Twitter, o governador co-memorou, elogiou a polícia e disse que o Estado não é “Disneylândia de bandido”. Na sequência, anota o blo-gueiro, em vídeo também pu-blicado ontem, o governador agradece as forças de segu-rança e escreve que a polícia goiana é a “mais preparada do país”.

VACINA

Depois, Leitão registra que, antes da captura - de Lázaro, Caiado tinha conse-guido mais uma vitória ao

co-locar profissionais da im-prensa na prioridade de vaci-nação contra a covid-19. O anúncio já tinha sido come-morado pelo governador no Twitter no sábado, 26. “Pro-fissionais de imprensa que estão na cobertura do caso Lázaro já podem se vacinar. A Prefeitura de Águas Lindas e o Governo de Goiás já dispo-nibilizaram as doses. Em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz (Goiânia), ao lado do Governo, marcou para terça-feira. Em Goiás toda im-prensa vacinada”, escreveu Caiado.

VOO

Por fim, a última frase do texto de Leitão: “Ronaldo Caiado deverá usar a captura [de Lázaro] como capital po-lítico e fortalecer seu nome como um governador que lutou pela agilidade na vaci-nação”. Resta saber o demo-crata e seus consultores políticos vão se animar para um voo mais alto que a ree-leição ao governo estadual no ano que vem.

DEM SEM NOME

Lembrando que o DM está sem um nome natural para disputar a Presidência da República. Tão sem, que o presidente do partido, ACM Neto (BA), tem empurrado a sigla no rumo de apoiar a ree-leição de Jair Bolsonaro em 2022.

NO RADAR

E a presença positiva de Caiado no espaço nacional de Veja continuou ontem. Na coluna Radar, noticiou-se a “guerra” entre os governado-res de Goiás e do Distrito Fe-deral. Caiado estaria “vencendo” Ibaneis Rocha (MDB), com avanço na imu-nização, enquanto o vizinho estaria meio empacado.

PIOR FICA?

Celebridades são atrativas para partidos políticos em disputas eleitorais. A “bola da vez” é o apresentador de TV José Luiz Datena que vai dei-xar o MDB para se filiar ao PSL. A ideia é que Datena seja uma das opções “de centro” nas eleições presidenciais de 2022, furando a polarização mortífera (para o eleitorado brasileiro) entre Bolsonaro e Lula.

CONFIRMADO

A informação seria do presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar, que confirmou a intenção de lan-çar o apresentador à Presi-dência da República em 2022. A filiação foi acertada em jantar na segunda-feira (28), entre Bivar, Datena e o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP).

BALÃO

O apresentador José Luiz

Datenajá foi filiado DEM, PT,

PP e PRP. Essa pré-candida-tura à Presidência parece mais balão de ensaio. O obje-tivo seria mesmo disputar o governo de São Paulo.

CONTAS

A Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da As-sembleia Legislativa recebe hoje (30) a secretária de Econo-mia, Cristiane Schmidt, que apresentará relatório das contas do Estado referente ao 1º qua-drimestre de 2021, incluindo o documento resumido da exe-cução orçamentária e de gestão fiscal do exercício. Ela vai com técnicos da pasta. A audiência pública será às 14 horas.

CIDADANIA

E por falar na secretária Schmidt, ela vai ser tornar, em breve, cidadã goiana. A proposta de concessão do tí-tulo é do deputado Julio Pina (PRTB) e foi aprovada na Alego. Nascida em 2 de ja-neiro de 1971, no Rio de Ja-neiro, Schmidt tem extenso currículo acadêmico, no qual consta ainda consultorias para empresas nacionais e organismos internacionais, como o Banco Mundial.

27 A 11

E vai se confirmando a vitó-ria do Palácio das Esmeraldas na Assembleia Legislativa. Foi aprovada ontem, em primeira votação, com 27 votos favorá-veis e 11 contrários, a PEC que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição de Goiás. Para esse resultado, houve votos da oposição a favor do governo.

RECUPERAÇÃO FISCAL

O objetivo da propositura é a revisão do Novo Regime Fis-cal (NRF) [Teto de Gastos], ins-tituído pela Emenda Constitucional nº 54, de 2 de junho de 2017, para adequá-lo à Lei Complementar Federal nº 178, de 13 de janeiro de 2021, e assim, cumprir as exigências para o ingresso do Estado de Goiás no Regime de Recupera-ção Fiscal (RRF).

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO 2021

GOYAZ

Entrelinhas

03

(4)

Retomada do chamamento do Edital 002/2019 se dá em virtude do preenchimento de vagas ociosas por afastamento de

servidores efetivos

Goiânia volta a convocar

profissionais de processo seletivo

da Educação

A

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO 2021 Estação Ferroviária

CAPITAL

Prefeitura de Goiânia publi-cou edital de convocação de profissionais da Educação

em processo seletivo da Se-cretaria Municipal de Educa-ção (SME). A retomada do chamamento do Edital 002/2019 se dá em virtude do preenchimento de vagas

ociosas por afastamento defi-nitivo de servidores efetivos. Publicado no Diário Ofi-cial do Município (DOM) desta segunda-feira (28/6), os candidatos convocados

deve-rão apresentar toda a docu-mentação requerida direta-mente na respectiva Coordenadoria Regional de Educação indicada no Edital, entre os dias 29/06, 30/06 e

01/07, das 8h às 12h ou 14h às 18h. Foram chamados mais de 130 profissionais para o cargo de Agente de Apoio Educacional.

A

A Prefeitura de Goiânia abre nesta quarta-feira (30/6) quatro postos para vacinação contra a Covid-19 na capital. Serão atendidos grupos prio-ritários determinados pelo Ministério da Saúde, grávi-das, lactantes, puérperas e pessoas a partir de 45 anos, sem comorbidades. O atendi-mento será das 8h às 17h, dis-pensando agendamento apenas para grávidas e puér-peras.

Pessoas a partir de 45 anos, sem comorbidades, e grupos prioritários devem agendar seu atendimento em três unidades, por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas. Importante destacar que no rol dos grupos prioritários passam a ser incluídas lac-tantes com bebês de até seis

meses e profissionais da im-prensa que residam em Goiâ-nia. Todos esses só serão atendidos por agendamento. Já gestantes e puérperas que moram na capital pas-sam a ter a UPA Dr. Domin-gos Viggiano (UPA Jardim América) como ponto fixo de vacinação, sem agenda-mento. A unidade também segue destinada ao atendi-mento daqueles que estão com a segunda dose em atraso.

VEJA COMO FICA A VACINAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA NA CAPITAL:

Grupos prioritários (in-cluindo profissionais da im-prensa e lactantes) e pessoas

a partir de 45 anos, sem co-morbidade - por agenda-mento:

UPA Jardim Novo Mundo Centro de Saúde Parque Amazônia

Ciams Urias Magalhães Gestantes, puérperas e pes-soas que estejam com a se-gunda dose atrasada - sem agendamento:

UPA Dr. Domingos Viggiano (UPA Jardim América)

Não haverá atendimento na modalidade drive thru nesta quarta. Agendas para os próximos dias serão reabertas mediante a chegada de novas doses.

Goiânia abre quatro postos para vacinação nesta

quarta-feira

(5)

05

O

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO 2021

CORA CORALINA

ESTADO

Caiado inaugura Centro de

Pesquisa e Educação Científica da

UEG

Investimentos do Governo de Goiás entregues à instituição somam R$ 12,2 milhões. “É fundamental termos uma

universidade que dê orgulho e que seja uma das melhores do país”, diz governador

EX-COLUNISTA DOGOYAZ governador Ro-naldo Caiado i n a u g u r o u ontem, terça-feira (29), em Anápolis, o Centro de Pes-quisas e Educação Científica (Cepec) da Universidade Es-tadual de Goiás (UEG). A obra recebeu investimento de R$ 2,5 milhões para atuação em diversas áreas de conheci-mento, com área total de 1.944,83 m².

Os recursos são advindos do Tesouro Estadual e de con-vênio celebrado com a Finan-ciadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vin-culada ao Ministério da Ciên-cia, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Na oportuni-dade, também foi formali-zada a compra da Fazenda-Escola da UEG de Ipameri, no valor de R$ 4,5 milhões.

“O momento é de avan-çarmos para que, cada vez mais, a UEG se envolva nessa área de pesquisa e inovação”, pontuou Caiado. Segundo ele, sua atuação é no sentido de fazer com que a instituição tenha toda uma estrutura conforme consta na Consti-tuição, com autonomia admi-nistrativa e financeira. “É fundamental termos uma universidade que dê orgulho e que seja uma das melhores do país. E para isso, podem

contar comigo para lutar cada vez mais pela nossa UEG”, garantiu.

Caiado disse que deseja estar presente na instituição mais vezes: “Tenho mestre, doutores aqui dentro, porque vou buscar alternativas fora? Elas têm que ser produzidas aqui dentro”, ponderou. E, para isso, lançou alguns desa-fios aos pesquisadores: de-senvolver estudos para conseguir bons resultados na região Nordeste do Estado e superar desafios nos setores de saúde e inclusão social. “A Emater, que é uma empresa do Estado, está desenvol-vendo uma variedade da mandioca que, em vez de produzir 12 toneladas por hectares, vai produzir 50”, exemplificou.

AVANÇOS

No evento, também foram lançados três editais da UEG. Os dois primeiros oferecem auxílio financeiro destinado às pesquisas científicas, tec-nológicas e de inovação na Universidade, com valor glo-bal somado de R$ 5,2 mi-lhões. O outro oferta 24 cursos de pós-graduação lato sensu da UEG, divididos por campus e unidades universi-tárias.

Outra conquista anun-ciada por Caiado foi a forma-lização da compra da

Fazenda-Escola da UEG, Uni-dade Universitária de Ipa-meri, com investimento total de R$ 4,5 milhões. O local foi vendido pela Prefeitura de Ipameri para a UEG em 2018, com finalização do paga-mento em 2021. A área adqui-rida é de 203,1641 hectares e será usada por graduações em engenharia florestal e agronomia, além da pós-gra-duação stricto sensu em pro-dução vegetal. O local é destinado para ensino, pes-quisa, extensão e inovação tecnológica nas Ciências Agrárias.

As entregas na instituição somam R$ 12,2 milhões entre recursos para infraestrutura e editais destinados à produ-ção científica, tecnológica e inovação. “Conte com o apoio do governo para avançarmos e trazer o que existe de me-lhor”, reforçou Caiado.

LABORATÓRIO

As novas instalações em Anápolis têm o objetivo de aumentar a capacidade de pesquisa e difusão do conhe-cimento científico da UEG. O local será referência para os laboratórios que fazem pesquisas relacionadas a diversos campos de conhe-cimento, entre eles, agrone-gócio, ecologia, física, química, biologia e ciências aplicadas. Além disso, o

es-paço foi planejado para rece-ber alunos de escolas munici-pais, estaduais e particulares em atividades práticas. O reitor em exercício da UEG, Valter Gomes Campos, ressaltou que a entrega ocor-reu após décadas de espera e um trabalho envolvendo vá-rios projetos para captar re-cursos junto à Finep. “Trabalharam para que pu-déssemos ter hoje esse prédio tão bonito e importante para a consolidação da pesquisa e da ciência da nossa universi-dade”, lembrou. “Temos aqui pesquisas desenvolvidas para novos fármacos, para melho-rar a combustão do biodiesel, em parceria com a Caoa. Tenho certeza de que tere-mos ótitere-mos resultados a par-tir desse equipamento entregue hoje”, acrescentou. O Centro de Pesquisas e Educação Científica conta com nove salas destinadas a laboratórios, três para gabi-netes docentes, uma de estu-dos para os discentes estu-dos grupos de pesquisa e outros ambientes de apoio, como um miniauditório. “É uma alegria muito grande, porque a gente tinha equipamentos, mas não tínhamos espaço para serem colocados”, afir-mou o coordenador do Cam-pus Central da UEG, Elton Fialho.

“O que estamos fazendo aqui, nesse lançamento, é a

coroação de todo esforço feito desde o início de 2019”, explicou o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima. “Esse novo pré-dio vem trazer mais oportuni-dade para a gente criar conhecimento no Estado de Goiás”, reafirmou. Para o se-cretário, até a gestão de Caiado, a UEG passava por um processo de degradação, mas que, felizmente, com o apoio de toda comunidade universitária, esse caminho é invertido. “Era utilizada como forma de plataforma política eleitoral. E a universidade não presta a isso, tem um papel nobre de formar alu-nos, pesquisadores e gerar conhecimento”, asseverou. O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, lembrou que os investimentos são impor-tantes para que se possa ter mais qualidade no serviço público, eficiência e respostas rápidas.

“Quando os governos apoiam, aplicam em pesqui-sas, têm retorno não só para as gestões, mas principal-mente para a população. Não tenho a menor dúvida de que, se tivéssemos um país que in-vestisse mais em pesquisa, em educação, não estaríamos sem ter uma vacina nacional no momento em que esta-mos”, afirmou.

(6)

A

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO 2021

NÁPOLIS

Paróquia Sant’Ana

HOJE

Anápolis abre cadastro

para vacinação de

caminhoneiros e continua

com vacinação de pessoas

com 45 anos

A Prefeitura de Anápolis inicia nesta segunda-feira, 28, o cadastro de caminhoneiros para vacinação contra a Covid-19, conforme deter-mina o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministé-rio da Saúde. Os profissionais da categoria devem acessar o site:

vacina.anapolis.go.gov.br/ca-dastrar e preencher os cam-pos solicitados.

A imunização deste grupo será divulgada em breve. E a vacinação de primeira dose continua de acordo com a quantidade de doses. A Se-cretaria Municipal de Saúde

informa que estão disponí-veis três marcas de imuni-zante em número limitado. Podem receber a primeira dose pessoas com idade igual ou superior a 45 anos e gru-pos prioritários, comgru-postos

por gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, Síndrome de Down e defi-ciência permanente cadas-tradas com laudo de comprovação, além de profis-sionais da saúde, educação e segurança pública conforme listas enviadas pelas institui-ções.

Os locais de vacinação são: Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT, Ce-rest, UniEvangélica, Banco de Leite ou unidades de saúde do Arco-Íris, Bairro de Lour-des, JK, Anexo Itamaraty e Santa Maria de Nazareth. Os pontos da unidade de saúde do JK e do Banco de Leite também farão a

se-gunda dose para quem preci-sar receber o reforço. O horá-rio de funcionamento de todos os postos é das 8h às 16h.

Mudança na legislação

agiliza aprovação de

loteamentos em Anápolis

Medidas desburocratizam o processo ao permitirem que empreendedores realizem etapas de forma simultânea Os projetos de loteamento em Anápolis ganharam cele-ridade desde que entraram em vigor no município, em dezembro do ano passado, mudanças na lei de

parcela-mento do solo. Na prática, a redução do período para aprovação de projetos para iniciação do investimento na criação de um loteamento pode ser de mais de um ano, gerando emprego, renda e oportunidades de negócios, além da diminuição do déficit habitacional.

O diretor de habitação, li-cenciamento e planejamento urbano da Secretaria Munici-pal de Meio Ambiente, Habi-tação e Planejamento Urbano, Fausto Diego da Silva Mendes, explica que, antes da mudança da lei, o empreen-dedor deveria apresentar os atestados de Viabilidade Téc-nica e Operacional (AVTOs) – emitidos pela Saneago e Enel

– para início de todo o pro-cesso. “O problema é que um AVTO pode demorar cerca de dois anos”, ressalta. A dimi-nuição do tamanho dos lotes também é outro ponto a ser comemorado.

Após a alteração da lei, de acordo com Fausto, o em-preendedor consegue fazer a

aprovação dos projetos e li-cenciamentos e, enquanto estão sendo analisados, já podem dar entrada nos AVTOs. “Isso faz com que eles trabalhem etapas de forma concomitante, de forma pa-ralela. Com a aprovação dos projetos, inclusive, os em-preendedores ganham celeri-dade até para a liberação das AVTOs”, diz.

@thalesbaguiar

(7)

GOYAZ

INFLUENTE.

PORQUE PESSOAS INFLUENTES O LÊEM

A TRADIÇÃO DA NOTÍCIA

135 ANOS DE HISTÓRIA

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

OGOYAZlutou a favor da abolição da escravatura, dos direitos democratas do povo, da liberdade de culto e religião, do casamento livre com registro civil, do posicionamento secundário da Igreja perante o Estado na constituição da família. Pressionou também para o fim do ‘pa-droado’ que era a intervenção do Estado nos assuntos da Igreja.

OGoyazdefendeu fortemente as ideias de um regime presidencialista, representativo e federativo com as devidas separações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, posicionando-se como único jornal da corrente liberal-democrática em Goiás. Com suas publicações exerceu forte influência através de idéias positivistas, causando reflexão, polêmica e adesão ao abolicionismo e ao republicanismo em Goiás.

Presenciou momentos históricos do Brasil, como o fim da Monarquia e Imperialismo de D. Pedro II , com a instauração no país de uma República Federativa. Noticiou a Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca e publicou a mudança de ‘Província de Goyaz’ para ‘Estado de Goiás’.

LEIA E DECIDA

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO 2021

GOYAZ

07

(8)

Vacinação em Aparecida será

somente via agendamento nesta

quarta, 30

A

GOYAZ

QuaRta-FeiRa, 30 de JunHo 2021

IGREJA MATRIZ

PARECIDA

evido ao baixo es-toque de vacinas disponível na ci-dade, a Secretaria de Saúde de Apa-recida de Goiânia informa que ama-nhã, 30 de junho, a aplicação da dose 1 será realizada exclusivamente para quem agendou o serviço pelo aplicativo “Saúde Apare-cida”. As atividades nos pos-tos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, locais que não exigem agendamento prévio, estão suspensas até a chegada de uma nova re-messa de doses pelo Ministé-rio da Saúde (MS).

“Os drives são postos com grande capacidade de atendi-mento, que exigem um

esto-que maior de vacinas para funcionamento. Hoje, eles são os principais pontos de imunização da cidade, bas-tante procurados pela popu-lação”, explica a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cor-deiro. Segundo a gestora, so-mente na última remessa de doses que chegou na cidade, com 15.652 vacinas, 9.485 foram aplicadas em postos de drive-thrus.

Balanço da Vacinação

De acordo com o último levantamento da pasta, até esta segunda-feira, 28 de junho, o município já havia aplicado mais de 207 mil doses de vacinas, sendo 153.187 como primeira dose,

47.516 como segunda e 6.300 doses únicas. Com isso, 12,73% da população adulta da cidade está totalmente imunizada e 37% receberam ao menos a primeira dose. Os dados são do Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE) que demonstram que Aparecida tem 422.666 moradores com idade acima de 18 anos, faixa etária preco-nizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Anvisa para ser imunizada contra o novo coronavírus.

GRuPos atendidos

Aparecida está imunizando atualmente as pessoas com 43 anos de idade ou mais, in-dependentemente da condi-ção ou de comorbidade, bem

como todos os outros grupos prioritários. O agendamento do serviço ocorre pelo aplica-tivo “Sáude Aparecida”, que pode ser acessado no site da Prefeitura

(aparecida.go.gov.br).

Para quem agendou a imunização, a aplicação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização. Esses postos funcionam das 8 às 17 horas.

dose 2

A aplicação da segunda dose do imunizante segue normalmente na cidade,

nesta quarta-feira. Quem já estiver com o prazo ade-quado para receber o reforço deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 17 horas. Além disso, o ser-viço estará disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 17 horas.

Para receber a segunda dose da vacina não é necessá-rio agendar. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imuni-zação.

D

de Goiânia

Por: Rafael Freitas

“Estamos investindo na qualidade de vida das pes-soas”. Foi com essa frase que o prefeito Gustavo Menda-nha finalizou a solenidade de inauguração da Praça Altair Rocha de Oliveira na Vila Bra-sília na manhã desta terça-feira, 29. A praça, que está situada na rotatória do Tem-plo Mãos Postas foi entregue oficialmente a população da

região, que poderá usufruir do espaço para o lazer, convi-vência e prática de atividades físicas. “Temos trabalhado para levar esses espaços para todos os bairros da cidade, pois sabemos o quão impor-tante é ter um momento de lazer e diversão com a famí-lia. Agora na pandemia, é preciso ter mais cuidado, mas esses locais são para

vocês aparecidenses”, salien-tou ainda o gestor.

A praça entregue nesta terça conta com o mesmo padrão dos mais de 100 espa-ços públicos presentes na ci-dade atualmente e que também foram construídas ou reformadas pela atual ges-tão. A população da Vila Bra-sília já usufrui do parque infantil, dos equipamentos

da academia e dos pontos para convivência como ban-cos e mesas instalados no local. A calçada é em con-creto, e a iluminação de Led o que promove maior clari-dade durante a noite. Há ainda pergolados com flores, lixeiras e grama esmeralda. O investimento foi de R$ 70 mil, oriundos do Tesouro Munici-pal. “Esta praça era usada

antes pelas pessoas para atos criminosos como uso e trá-fico de drogas por ser muito escura. Agora com os equipa-mentos todos instalados e as luzes de LED, o espaço ficou mais seguro e a população pode usar a qualquer mo-mento do dia e da noite”, co-mentou o secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Max Menezes.

Moradores da Vila Brasília já contam com novo espaço de lazer

e convivência

Com estoque de doses reduzido, drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro

de Especialidades não funcionarão. Atividades nesses locais serão retomadas após

o envio de nova remessa de vacinas pelo Ministério da Saúde

(9)

O

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO 2021

09

CONGRESSO NACIONAL

PAÍS

Governo Bolsonaro decide

suspender contrato sob suspeita

para compra da Covaxin

Ministério da Saúde decidiu sus-pender o contrato com a Precisa Me-dicamentos para obter 20 milhões de doses da Covaxin.

A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Mar-celo Queiroga, à CNN Brasil, e confirmada por ele à repor-tagem. A decisão ocorre em um momento em que indí-cios de irregularidades no contrato têm sido o novo alvo da CPI da Covid no Senado. Segundo membros da pasta, a decisão atual é pela suspensão até que haja novo parecer sobre o caso. A pasta, porém, já avalia a possibili-dade de cancelar o contrato. No fim da tarde de ontem, terça-feira (29), logo após ce-rimônia no Palácio do Pla-nalto, Queiroga e o ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Wagner Rosário, oficializaram a notícia da sus-pensão.

"Por orientação da Controla-doria-Geral da União, por uma questão de conveniên-cia e oportunidade, decidi-mos suspender o contrato

para que análises mais apro-fundadas sejam feitas", afir-mou Queiroga.

"Por outro lado, o Ministé-rio da Saúde vai fazer uma apuração administrativa para verificar todos os aspectos da temática que foi suscitada a partir do final da semana pas-sada", disse o ministro da Saúde.

De acordo com Rosário, a investigação deve durar "não mais de dez dias". A equipe da CGU foi reforçada, se-gundo o ministro, para que o processo seja célere.

"A gente suspendeu por uma medida simplesmente preventiva, visto que existe denúncia de uma possível ir-regularidade que não conse-guiu ainda ser bem explicada pelo denunciante. Abrimos uma investigação preliminar na semana passada, uma au-ditoria específica em relação ao contrato e o tempo de sus-pensão vai durar tão somente o prazo da apuração", afir-mou o chefe da CGU.

O tema tem sido alvo de discussão na consultoria jurí-dica, diretoria de integridade e áreas técnicas da pasta. O processo também é avaliado

por órgãos de controle. Em nota, a pasta diz que a decisão ocorreu por reco-mendação da Controladoria-Geral da União.

"De acordo com a análise preliminar da CGU, não há ir-regularidades no contrato, mas, por compliance, o Mi-nistério da Saúde optou por suspender o contrato para uma análise mais aprofun-dada do órgão de controle", diz a pasta, que nega ter feito pagamentos pela vacina. O governo, porém, reservou o valor de R$ 1,6 bilhão para o contrato.

Segundo o Ministério da Saúde, a suspensão não vai alterar a previsão da pasta de vacinar toda a população com mais de 18 anos até se-tembro.

A existência de denúncias de irregularidades em torno da compra da vacina indiana Covaxin foi revelada pelo jor-nal Folha de S.Paulo no úl-timo dia 18, com a divulgação do depoimento sigiloso do servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda ao Ministério Público Fede-ral, que relatou pressão "atí-pica" para liberar a

importação da Covaxin. Desde então, o caso virou prioridade da CPI no Senado. A comissão suspeita do con-trato para a aquisição da imu-nização, por ter sido fechado em tempo recorde, em um momento em que o imuni-zante ainda não tinha tido todos os dados divulgados, e prever o maior valor por dose, em torno de R$ 80 (ou US$ 15 a dose).

Meses antes, o ministério já tinha negado propostas de vacinas mais baratas do que a Covaxin e já aprovadas em outros países, como a Pfizer (que custava US$ 10).

A crise chegou ao Palácio do Planalto após o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), irmão do servidor da Saúde, relatar que o presi-dente havia sido alertado por eles em março sobre as irre-gularidades. Bolsonaro teria respondido, segundo o parla-mentar, que iria acionar a Po-lícia Federal para que abrisse uma investigação. A CPI da Covid, no entanto, averiguou e constatou que não houve solicitações nesse sentido para a PF. Ao se manifestar sobre o assunto, Bolsonaro

primeiro disse que a Polícia Federal agora vai abrir inqué-rito para apurar as suspeitas e depois afirmou que não tem “como saber o que acontece nos ministérios”.

Na segunda-feira (28), três senadores, incluindo o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ingres-saram com uma notícia-crime no STF (Supremo Tribunal Federal) contra Bol-sonaro pelo crime de prevari-cação.

O documento também é assinado por Fabiano Conta-rato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO). A denúncia se baseia nos fatos recentes relacionados ao contrato para a aquisição da vacina indiana Covaxin. Os autores do docu-mento requerem, com a eventual aceitação da denún-cia, que o procurador-geral da República, Augusto Aras, seja intimado a promover a denúncia contra o presidente pela prática do crime de pre-varicação —quando o agente público retarda ou deixa de agir em benefício do bem pú-blico.

"Por orientação da Controladoria-Geral da União, por uma questão de conveniência e oportunidade, decidimos suspender o

contrato para que análises mais aprofundadas sejam feitas", afirmou Queiroga.

(10)

O

GOYAZ

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO 2021

NOVA YORK - EUA

MUNDO

ímbolo do modelo chi-nês de intera-ção com o mundo du-rante o co-mando da ditadura continental por Deng Xiao-ping, Hong Kong se transfor-mou num cintilante outdoor da tolerância zero e da auto-confiança do Partido Comu-nista, que completa 100 anos na última quinta-feira (1º), sob Xi Jinping.

Jimmy, um jovem arqui-teto de 24 anos, sabe bem disso. Seu nome, aliás, não é Jimmy, mas é assim que ele prefere ser chamado durante uma conversa por meio do Signal, aplicativo de mensa-gens vendido como um dos mais protegidos contra moni-toramento e febre entre seus colegas.

‘Há dois anos, ainda na fa-culdade, ele foi preso durante os atos de rua que desafiaram Pequim e paralisaram a an-tiga colônia britânica por mais de seis meses. "Eu não sou contra a China, eu me

considero chinês. Mas eles rasgaram tudo o que fazia Hong Kong ser especial", conta.

Após quatro dias na ca-deia, ele foi solto, mas alguns meses depois acabou conde-nado a um ano de prisão. A pena foi comutada porque ele era jovem e não tinha ati-vidade política conhecida, mas Jimmy considera ter per-dido a liberdade.

Naquela jornada de pro-testos, que começou contra uma lei que facilitava a extra-dição de presos para o conti-nente e desaguou num embate geopolítico apoiado pelos Estados Unidos em prol da democracia, milhares tive-ram destino semelhante. É o caso dos ativistas en-trevistados pela reportagem em novembro de 2019, quando a reportagem visitou a convulsão em curso. Sem exceção, todos estão na ca-deia. O mais famoso deles é Joshua Wong, que pode ficar até oito anos preso por inú-meras participações em ma-nifestações não autorizadas.

A tolerância zero de Xi foi forjada na repressão de 2019, mas ganhou corpo com a edi-ção da Lei de Segurança Na-cional de Hong Kong, em plena pandemia de 2020. O texto enterrou o que Jimmy considerava "especial" na an-tiga colônia britânica.

Era o arranjo "um país, dois sistemas", bolado por Deng quando o líder acertou a devolução do território com os britânicos, em 1984. Por 50 anos a partir de 1997, Hong Kong seguiria com seu capitalismo desre-gulado e liberdades inauditas no continente: imprensa livre, Judiciário e Legislativo autônomos, Executivo quase isso.

Era um tempo em que a China se abria ao mundo sob a orientação de Deng, sem se expor demais, escondendo seu crescimento. Hong Kong foi uma oferenda simbólica dessa disposição. Os anos passaram, e Xi, com o pode-rio cristalizado como chefe da segunda maior economia do mundo, mudou o jogo --e

Hong Kong virou sua peça de demonstração. Há a mais feroz repressão aos muçul-manos de Xinjiang, chamada de genocídio pelo governo americano e objeto de acir-rada disputa narrativa, mas o que faz de Hong Kong um caso único é sua interação com o mundo exterior.

Enquanto há centenas de empresas americanas e euro-peias no território, poucos no Ocidente ouviram falar de Urumqi, a capital da distante província do noroeste chinês. Em 2014, dois anos depois da chegada de Xi ao poder, o go-verno publicou uma diretriz que passou despercebida à época: Hong Kong e a nada rebelde Macau deveriam ser integradas ao regramento po-lítico vigente no resto do país. Era um ano de protestos, em que partes da região cen-tral da cidade foram tomadas pelo movimento Ocuppy Hong Kong. Jimmy era um adolescente e ficou encan-tado. "Parecia que a resistên-cia duraria para sempre, que o Partido Comunista não

venceria", afirmou.

Obviamente, o PC Chinês já havia vencido quando Lon-dres devolveu a colônia que ocupara por 156 anos. Mas a legenda teve a proverbial pa-ciência chinesa para estender seu controle. Houve rodadas renovadas de protestos até a convulsão de 2019.

Em nome da estabilidade econômica, após uma queda de 1,2% no PIB no ano da crise, Pequim fomentou a Lei de Segurança Nacional, que resumia todos os pesadelos de ativistas pró-democracia: basicamente toda forma de oposição ao comando comu-nista é passível de penas pe-sadas de prisão. Ao longo de 2020, sob o manto do com-bate ao coronavírus, a repres-são ganhou força. Eleições locais foram adiadas, a ban-cada oposicionista no Conse-lho Legislativo renunciou quando viu que o dissenso começara a ser perseguido oficialmente, e a lei eleitoral vetou candidatos não alinha-dos a Pequim.

S

No centenário do Partido

Comunista, repressão em Hong

Kong é aviso da tolerância zero na

China de Xi

Tolerância zero de Xi foi forjada na repressão de 2019, mas ganhou corpo com a edição da Lei de Segurança Nacional de Hong

Kong, em plena pandemia de 2020. O texto enterrou o que Jimmy considerava "especial" na antiga colônia britânica.

(11)

E

GOYAZ

11

P LÉ

Satisfeito, mas não eufó-rico. Foi dessa maneira que o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, celebrou o fim de 55 anos sem vencer a Alema-nha em um grande torneio, nesta terça-feira, após a vitó-ria por 2 a 0 pelas oitavas de final da Eurocopa, em Lon-dres, afirmando que seus jo-gadores foram "gigantescos".

"Os jogadores foram gi-gantescos. Mas os (40.000) torcedores no estádio foram incríveis. Eu já estive aqui em jogos com capacidade total e não havia metade do barulho que tivemos hoje. Eles nos apoiaram em cada dividida, em cada defesa, em cada ata-que, a energia foi incrível no estádio", descreveu o

treina-dor da seleção inglesa na co-letiva.

“Ver todos voltando para casa com as sensações desta tarde, saber que milhões de pessoas depois deste ano e meio difícil tiveram este pra-zer que hoje proporcionamos é muito especial”, acrescen-tou.

“Quando entrei no

vestiá-rio já começamos a falar sobre sábado (dia do duelo pelas quartas de final, em Roma), pois hoje entregamos uma alegria imensa, mas com um alto custo físico e emocio-nal. Por isso é preciso que nos recuperemos bem”, confes-sou o ex-jogador.

“É um momento perigoso para nós, porque há o calor

da vitória e a impressão no país de que basta entrarmos em campo para vencer, em-bora saibamos que será um grande desafio daqui para a frente”, afirmou Southgate, que terá pela frente o vence-dor do duelo entre Suécia e Ucrânia. "Estamos aqui com um objetivo que ainda não foi alcançado", concluiu.

Com gol nos últimos minutos da prorrogação,

Ucrânia vence a Suécia e avança às quartas da Euro

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO 2021

SPORTES

A última classificada para as quartas de final da Euro-copa foi definida nesta terça-feira. A Ucrânia conseguiu marcar o gol da vitória nos acréscimos da prorrogação, e venceu a Suécia por 2 a 1 com gols de Zinchenko e Dovbyk, enquanto os suecos marca-ram com Forsberg.

ABRIU O PLACAR

A Seleção Ucraniana

con-seguiu sair-se melhor na par-tida desta terça-feira ao abrir o placar na primeira etapa. Com 27 minutos de jogo, uma chance de ataque contou com o passe de Yarmolenko para Zinchenko, que finalizou para dentro da rede.

EMPATE

A reação da Suécia chegou ainda no primeiro tempo da partida, e o gol de empate

não demorou para sair. Aos 43 minutos da primeira etapa, apenas dezesseis mi-nutos após o primeiro gol do jogo, Isak deu a assistência para Emil Forsberg deixar tudo igual.

PRORROGAÇÃO

O empate persistiu no pla-car durante o tempo normal e, mesmo com o ataque da Suécia, a bola parou na trave

duas vezes. Dessa forma, o jogo foi para a prorrogação mas, mesmo assim, ne-nhuma das duas seleções conseguiu marcar durante grande parte do tempo. GOL HEROICO

O gol da vitória da Ucrânia saiu nos acréscimos da se-gunda etapa da prorrogação. Em cruzamento de Zin-chenko para dentro da área, a

bola chegou de forma certeira para Artem Dovbyk acertar a rede sueca com uma boa ca-beçada.

SEQUÊNCIA

A Ucrânia conseguiu a classificação para as quartas de final, e enfrentará a Ingla-terra às 16h (de Brasília) deste sábado.

POR DENTRO DA

EUROCOPA

'Os jogadores da Inglaterra foram

gigantescos', celebra Southgate

(12)

Agenda

por alessandra câmara

alessandra@palavracom.com Palavra Comunicação @palavracomunicacao deSejo de conSuMo

Os empresários Leandro canassa abrão Gomes, celma canassa abrão Gomes e Marília gabriela abrão Gomes

Lobo inauguram no dia 2 de julho o primeiro quiosque The Mix Stanley, em Goiânia, que ficará no Piso I, no

Flam-boyant Shopping. Os três: mãe e filhos já são os distribuidores da marca no Centro-Oeste. Esse quiosque é a segunda loja no Brasil e o primeiro fora de São Paulo. A Stanley é uma marca tradicional de produtos térmicos com alta dura-bilidade. São copos, canecas, garrafas e cuias para levar para o acampamento, trabalho, treino, confraternizações com amigos e outras tantas atividades. A Stanley nasceu nos Estados Unidos, em 1913 quando foi criada a primeira garrafa térmica a vácuo 10% em aço no mundo. Em 2015 a Stanley chegou no Brasil, com produtos icônicos e tradicionais. Os produtos da marca têm garantia vitalícia para diversas situações de uso com as linhas Mate, Garrafa Térmica, Hidra-tação, Bar e Outdoor.

Negócios e Novidades

High-Tech

Por Raph Rangel

contato@ralphrangel.com.br

MudançaS no inStaGRaM

De forma tradicional, o Instagram limitou a disponi-bilidade da função que per-mite incluir links nas histórias de sua plataforma. Porém, agora a rede social poderá apresentar uma mu-dança importante nesse que-sito que é esperada pelos usuários.

De acordo com um artigo do The Verge, o Instagram in-corporará um novo adesivo que permite ao usuário in-cluir links em suas histórias. Esses adesivos serão seme-lhantes às marcas de localiza-ção que agora podem ser incluídas nas postagens. Assim, ao invés de forçar os usuários a rolar para cima para acessar o link, bastará pressionar o adesivo para en-trar diretamente na página

adicionada.

o oFFice Se inSpiRa no WindoWS 11 paRa apReSentaR uM novo deSiGn

A Microsoft acaba de apre-sentar uma versão renovada do Office adaptada para o novo Windows 11. De acordo com a empresa, este lança-mento foi projetado para ofe-recer “uma experiência mais simples e consistente em todos os aplicativos do Office dos quais você depende, para que você possa se concentrar em seu trabalho com mais fa-cilidade ”.

Foi dito que este novo Of-fice também estará disponí-vel para todos os usuários do Windows 10.

De acordo com a Micro-soft, essa renovação visual é

baseada no feedback dos usuários, que pediram uma experiência mais natural e consistente dentro e entre os aplicativos.

neWneW

Para não ficar esquecido no mercado de aplicativos móveis, é preciso inovar constantemente, seja com ferramentas de uso diário, para se comunicar ou sim-plesmente para se divertir. Agora é a vez de apresen-tar o NewNew, um aplicativo com o qual você pode "con-trolar" a vida de outras pes-soas e se envolver em suas decisões. Mas como isso fun-ciona?

NewNew é um aplicativo móvel que permite controlar vários aspectos da vida de outra pessoa,

especifica-mente, artistas, influenciado-res e criadoinfluenciado-res de conteúdo em geral.

Isso dá a seus seguidores a oportunidade de escolher o próximo movimento para eles, publicando no

aplica-tivo, pesquisas sobre, por exemplo, se eles devem comer pizza ou cereal, fazer exercícios ou ir às compras, assistir Netflix ou jogar Fort-nite, etc. Dessa forma, pode-se decidir entre duas opções e, a partir daí, observar a pes-soa em questão executando a ação que ganhou a votação, tudo com um atraente mate-rial audiovisual.

Um bom exemplo é o caso do escritor Brandon Wong, que estava indeciso sobre o que comer no jantar um dia: comida chinesa ou coreana. Depois disso, ele publicou uma enquete no NewNew

para que os usuários decidis-sem por ele, e aqueles que queriam participar desse di-lema pagaram 5 dólares para votar. No final das contas, a maioria escolheu comida co-reana, então foi isso que

Wong pediu para o jantar. Wong escreve ficção na plata-forma Wattpad, então ele usou NewNew para determi-nar aspectos de suas obras, como o gênero que ele pode cobrir, alguns nomes para seus personagens e até mesmo elementos do enredo. No entanto, também a aju-dou a decidir questões pes-soais, como o que vestir em um determinado dia. “Entrei em março e posto (pesquisas) três ou quatro vezes por se-mana. Recebi mais de 1.700 votos no total ", disse ele em um artigo da BBC.

caSacoR GoiáS 2021 conFiRMada

A Casa Cor Goiás 2021 acontece entre os dias 27 de agosto a 12 de outubro, na antiga loja da TendTudo, no Flamboyant Shopping. Em uma área de 6.600 m², o público poderá conhecer as ideias, soluções e projetos dos ambientes, que nesta edição terão grandes proporções: boa parte deles conta com mais de 100m². A visita obedecerá todos os protocolos de segurança e proteção relacionados à Covid-19. “A Casa Ori-ginal, tema desta edição, vem justamente da ur-gência de encontrar uma resposta para essa questão: por meio da criatividade e do retorno às origens, buscando na terra, na ancestralidade e na simplicidade encontrar um equilíbrio entre o passado e o futuro”, conta Eliane Martins, franqueada da CASACOR Goiás ao lado da sócia, Sheila de Podestá. Eliane acrescenta que a en-trega digital nesta edição será muito maior, em virtude dos novos tempos e demandas. "Dispo-nibilizaremos um tour virtual de 360 graus da mostra, gratuito", conta.

Loja conceito

As franqueadas do Café Havanna, do Flamboyant Shopping, Fátima almeida e aline Maria receberam, na última quinta-feira, a diretoria da marca argentina no Brasil Diego Schiano, Taciana Beatriz e Gilma Oliveirapara falar de negócios e conhecer a unidade delas que é

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

A descrição das atividades que podem vir a ser desempenhadas pelo AVISA, além de se fundamentar na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, envolvendo desde as ações

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.1) Existe um projeto, em parceria com a FEI, visando a implantação de um Laboratório Lean nessa faculdade de engenharia. Ferro tem um ótimo contato com o

A sexualidade também, segundo ele, é um grande problema entre os jovens internados, pois eles não respeitam as regras e acabam tendo relações sexuais, o que implica em

a) Recursos deverão ser protocolados até dois dias úteis após a publicação do resultado decada uma das etapas do processo seletivo. b) A inscrição do candidato