• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE GESTÃO Balanço das atividades desenvolvidas pelo CPE em 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE GESTÃO Balanço das atividades desenvolvidas pelo CPE em 2014"

Copied!
65
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DIRETORIA DE CULTURA E ESPORTE

CENTRO POLIESPORTIVO

RELATÓRIO DE GESTÃO

Balanço das atividades desenvolvidas pelo CPE em 2014

RAFAEL DE PAIVA PEREIRA THIERS VIEIRA

DIRETOR DO CENTRO POLIESPORTIVO

ITAJUBÁ

2014

(2)

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

CENTRO POLIESPORTIVO

RELATÓRIO DE GESTÃO

Balanço das atividades desenvolvidas pelo CPE em 2014

Equipe de Trabalho

Diretor do Centro Poliesportivo

Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira

Docentes

Rogério Rodrigues Kléber Gonçalves Leão Paulo Cezar Nunes Junior

Técnicos Desportivos

Gabriel Dambros Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira Ricardo de Melo Dias Vinicius Rodrigues Costa de Oliveira

Técnico em Assuntos Educacionais

Eduardo Lemos

Auxiliar Administrativo

Paulo Roberto Gonçalves

ITAJUBÁ

2014

(3)

2

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao Magnífico Reitor, Dagoberto Alves de Almeida, e ao Magnífico Vice-Reitor, Paulo Sizuo Waki, pela oportunidade e confiança em nosso trabalho.

Agradecemos ao Pró-Reitor de Extensão, José Wanderley Marangon Lima, ao Diretor de Cultura e Esporte, Paulo Cezar Nunes Junior, e a toda a equipe da PROEX, pelo apoio e solicitude.

Agradecemos ao Prefeito do Campus, Leandro Lopes Trindade, por atender nossos pedidos com presteza.

Agradecemos à Associação Atlética Acadêmica, pelo esforço incondicional para o crescimento do Esporte Universitário.

Agradecemos à equipe do Centro Poliesportivo, que possibilita a recompensa diária de ver o Esporte difundido dentro e fora da Universidade.

Enfim, agradecemos a todos que participam das atividades por nós prestadas, tornando-nos parte de suas próprias histórias.

(4)

3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 4 2 GESTÃO... 4 3 ENSINO... 4 4 PESQUISA... 4 5 EXTENSÃO... 5

5.1 PROGRAMA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO ESPORTE.. 5

5.2 OUTROS PROJETOS... 5 6 EVENTOS... 6 6.1 EVENTOS NA UNIFEI... 6 7 ORÇAMENTO... 9 8 OBRAS... 10 9 RECURSOS HUMANOS... 10 10 CAPTAÇÃO DE RECURSOS... 11 11 O CPE EM NÚMEROS... 12 12 O CPE EM 2015... 12 ANEXOS... 13

ANEXO I – COMISSÃO PARA ESTUDOS SOBRE A POLÍTICA DE ESPORTES... 13

ANEXO II – COMPRAS 2014... 28

ANEXO III – CONTROLE DE GASTOS... 59

(5)

4

1 INTRODUÇÃO

O Centro Poliesportivo (CPE) é o setor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) responsável por criar, organizar, difundir e executar atividades ligadas à Educação Física e ao Esporte dentro e fora da Instituição.

2 GESTÃO

Iniciamos 2014 com o planejamento anual orçamentário. Definimos: participação e organização de eventos; compras de material de consumo e capital; contratação de estagiários. Os serviços do setor foram mapeados e os servidores foram divididos entre as atribuições necessárias ao bom funcionamento do mesmo.

Foi formada a Comissão para Estudos Sobre a Política de Esportes da UNIFEI, cujo trabalho integral se apresenta nos anexos.

Como produto dessa Comissão, vale ressaltar a sugestão de alteração do nome do setor esportivo para Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), cujo nome abrange a realidade das atividades realizadas pelo atual CPE.

Após a apresentação do trabalho da Comissão, o Magnífico Reitor estabeleceu a seguinte diretriz: o esporte na UNIFEI tem como prioridade a saúde e a qualidade de vida.

A partir desse momento, foram adotados esforços para desenvolver projetos com foco na saúde e na qualidade de vida, mas sem abandonar os trabalhos em andamento nas outras frentes de atuação do esporte.

3 ENSINO

Ao longo de 2014, no CPE, foram ministradas as seguintes disciplinas:

Condicionamento Físico (Professor Kleber Gonçalves Leão), Corrida e Caminhada

(Professor Doutor Rogério Rodrigues) e Circo e Malabares (Professor Mestre Paulo Cezar Nunes Júnior).

4 PESQUISA

O servidor Gabriel Dambros recebeu o título de Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro por meio de seu trabalho “Reflexões acerca da

(6)

5 pedagogia do futsal no ambiente universitário: análises a partir do discurso do sujeito coletivo”, cujos dados foram coletados com alunos da UNIFEI.

O servidor Ricardo de Melo Dias, mestrando em Educação Física, coletou dados de alunos da UNFEI para compor os dados trabalhados em sua dissertação.

O servidor Vinicius Rodrigues Costa de Oliveira, mestrando em Educação Física, fará sua coleta de dados também na UNIFEI no primeiro semestre de 2015.

5 EXTENSÃO

Dividimos os projetos num grande programa: Saúde e Qualidade de Vida Através do Esporte. Além destes, houve projetos que ocorreram nas dependências do CPE, mas não foram de nossa coordenação.

5.1 Programa Saúde e Qualidade de Vida Através do Esporte

Tivemos 22 projetos que contemplaram as modalidades a seguir (algumas com turmas masculinas e femininas, outras com turmas mistas): Atletismo, Basquete, Beisebol/Softbol, Boxe Chinês, Futebol, Futsal, Futsal Recreativo, Ginástica laboral, Ginástica Localizada, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Kung-Fu, Musculação, Rúgbi, Tae-Kwon-Do, Tai Chi, Tênis, Tênis de Mesa, Treinamento Funcional, Vôlei e Xadrez.

Todos os projetos foram coordenados por um dos quatro Técnicos Desportivos da UNIFEI, com auxílio de alunos de graduação e membros da Associação Atlética Acadêmica (AAA) como integrantes das respectivas equipes de trabalho.

Cada projeto ocorreu ao menos duas vezes por semana, teve a frequência dos participantes controlada (mínimo 75% para participação em eventos), relatório e avaliação das atividades propostas e, desde 2013, o coeficiente de rendimento acadêmico (coef) é motivo de veto de participação (coef mínimo de 50.00 para participação).

5.2 Outros Projetos

Houve, ainda, outros projetos de extensão universitária que ocorreram nas dependências do CPE, mas são de coordenação de outros servidores (Docentes ou Técnico-Administrativos) da UNIFEI.

Em 2014, utilizaram-se dos espaços do CPE os seguintes projetos: Ballet, Dança do Ventre, Forró, Jazz, Novo Circus, Popping & Video Dance e Teatro D’EFEIto; todos ligados à Universidade Cultural (UC) e auxiliados por alunos de graduação e voluntários membros da comunidade itajubense.

(7)

6

6 EVENTOS

Participamos, sediamos, realizamos e/ou apoiamos 32 eventos, movimentando um público de mais de 30.000 pessoas: Assembleia Geral Ordinária da Federação Universitária Mineira de Esportes, Fase Estadual da Liga do Desporto Universitário, Calouríadas, Copa Itajubá de Judô, Desafio Universitário, Campeonato Brasileiro Universitário de Lutas, Pink Pedal, Jogos Escolares de Minas Gerais, Desafio de Atletismo, Copa UNIFEI, Circuito de Natação de Rezende, Circuito de Xadrez de Estiva, Campeonato Brasileiro Universitário de Xadrez, Encontro Desportivo Universitário, Copa Rugby Sevens, Equipe Aerodesign, Exame de Faixas de Tae-Kwon-Do, Amistosos de Rúgbi Feminino, Jogos Universitários Mineiros, Campeonato Mineiro de Kung-Fu Wushu, Encontro Nacional de Engenharia Ambiental, Festival Itajubense de Cultura e Arte, Liga do Desporto Universitário de Rugby Sevens, Junta Eleitoral, Grupo de Escoteiros de Itajubá, Dia das Crianças – RA Junior, Evento Curso Assistencial Theodomiro Santiago, Jogos Universitários Brasileiro, Bota pra Fazer Equipe Worki, FIFA 11+, Torneio Semana da ASA, Ciência em Show.

6.1 Eventos na UNIFEI

Assembleia Geral Ordinária da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME)

Apoio e organização. Realizado nos dias 24 e 25 de janeiro. Definiu-se o planejamento da FUME para o ano de 2014.

Liga do Desporto Universitário (LDU) – Fase Estadual

Apoio e organização. Realizado de 19 a 23 de março. Disputa nas modalidades coletivas de quadra.

Calouríadas

Apoio, organização e participação. Torneio realizado no início do ano, de 31 de março a 02 de abril, com a participação exclusiva de equipes de ingressantes da UNIFEI nas diversas modalidades de quadra. O objetivo foi promover a integração inicial dos ingressantes entre si e com seus veteranos.

Copa Itajubá de Judô

Apoio e participação com os atletas da UNIFEI. Dia 06 de abril.

(8)

7 Apoio, organização e participação. Foram disputadas, de 07 a 11 de abril, as modalidades coletivas de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei) entre as Instituições de Ensino Superior de Itajubá e INATEL.

Pink Pedal

Apoio e participação de alunas e servidoras. O evento ciclístico feminino ocorreu nos dias 26 e 27 de abril.

Copa UNIFEI

Apoio, organização e participação. Torneio de futsal masculino, no qual participam apenas equipes formadas por alunos ou servidores da UNIFEI. Ocorreu aos finais de semana de 17 de maio a 08 de junho e de 09 de agosto a 27 de setembro.

Encontro Desportivo Universitário (EDUNI)

Apoio, organização e participação. São convidadas outras Instituições Públicas de Ensino Superior. Ocorreu de 30 de maio a 01 de junho.

Torneio Rugby Sevens

Apoio e participação. Ocorreu no dia 07 de junho.

Testes da Equipe de Aerodesign

Apoio. Ocorreu no dia 08 de junho.

Exame de Faixas – Tae-Kwon-Do

Apoio e participação. Ocorreu no dia 28 de junho.

Amistosos de Rúgbi Feminino

Apoio e participação. Ocorreu no dia 28 de junho.

Campeonato Mineiro de Kung-Fu Wushu

Apoio e participação. Ocorreu de 25 a 27 de julho.

Encontro Nacional de Engenharia Ambiental (ENEAmb)

(9)

8

Junta Eleitoral

Apoio. Foi solicitado espaço de 25 de agosto a 28 de outubro.

Festival Itajubense de Cultura e Arte (FICA)

Apoio. Ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro.

Grupo de Escoteiros de Itajubá

Apoio. Ocorreu de 10 a 12 de outubro.

Dia das Crianças – RA Junior

Apoio. Ocorreu no dia 18 de outubro.

Evento Curso Assistencial Theodomiro Santiago (CATS)

Apoio. Ocorreu no dia 19 de outubro.

Bora pra Fazer – Equipe Worqui

Apoio. Ocorreu no dia 22 de novembro.

Ciência em Show

Apoio. Apresentação de experimentos científicos com uso de humor. Ocorreu no dia 28 de novembro.

FIFA 11+

Apoio. Curso/palestras sobre futebol. Ocorreu no dia 29 de novembro.

6.2 Eventos Externos

Campeonato Brasileiro Universitário de Lutas

Participação. De 24 a 27 de abril, levamos alunos do projeto Tae-Kwon-Do para Maceió-AL.

Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG)

Apoio de 30 de abril a 11 de maio.

Desafio de Atletismo

(10)

9

Circuito de Natação

Participação. Em Rezende-RJ, no dia 17 de maio.

Circuito de Xadrez

Participação. Em Estiva-MG, no dia 18 de maio.

Liga do Desporto Universitário (LDU) – Fase Nacional de Xadrez

Participação. Fase Nacional do Campeonato Universitário de Xadrez, em Anápolis-GO, entre os dias 27 e 31 de maio.

Jogos Universitários Mineiros (JUMs)

Participação. Ocorreu em Viçosa-MG na UFV, entre os dias 15 e 20 de julho.

Liga do Desporto Universitário (LDU) – Rugby Sevens

Participação. Ocorreu em São José dos Campos-SP, entre 01 e 03 de agosto.

Torneio Semana da ASA

Apoio e participação. Torneio esportivo. Ocorreu no ITA em São José dos Campos de 31 de outubro a 02 de novembro.

Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

Participação. Ocorreu em Aracaju-SE de 29 de outubro a 09 de novembro.

7 ORÇAMENTO

Após recebermos nosso orçamento em reunião, elaboramos e demos andamento aos processos de compra de 2014 (Anexos). Os valores para compras, eventos, diárias e transporte foram executados ao longo do ano, conforme o planejado (tabela I).

(11)

10 Tabela I: Gastos considerando orçamento previsto de R$90.000,00.

RESUMO Gastos Saldo

Transporte, diária e inscrição R$ 51.130,50 R$ - 1.130,50 Capital R$ 19.728,91 R$ 271,09 Consumo R$ 18.406,15 R$ 1.593,85 Totais R$ 89.265,56 R$ 734,44

Além disso, foi realizada uma compra relativa à academia ao ar livre, cuja demanda partiu da Reitoria.

8 OBRAS

As quadras de Tênis tiveram seus pisos refeitos, pintura demarcada, alambrados reformados e iluminação recuperada.

As quadras poliesportivas externas tiveram pintura demarcada, alambrados reformados e iluminação recuperada.

O Ginásio Poliesportivo teve sua pintura externa finalizada.

A reforma interna do Ginásio Poliesportivo foi inicialmente rascunhada pelos servidores do CPE com ajuda de um estagiário da Diretoria de Obras; até o momento o projeto não teve andamento.

Decidiu-se pelo envio da Pista de Atletismo para o Campus de Itabira, o qual obteve os recursos necessários para sua instalação.

Foi licitado o projeto para execução de uma piscina semiolímpica e um prédio com salas de ginástica, lutas, dança, musculação, etc. O prazo para entrega do projeto era até junho de 2014. Até o momento não foi entregue e um processo administrativo contra a empresa foi aberto.

9 RECURSOS HUMANOS

O Centro Poliesportivo perdeu três servidores que atuavam com serviços de zeladoria devido às suas respectivas aposentadorias. Até o momento as vagas não foram preenchidas e não há sinal de que sejam novamente direcionadas ao setor.

Por esse motivo, foi solicitado aos superiores hierárquicos, que sejam contratados zeladores terceirizados para atuarem no setor esportivo.

Dos quatro servidores no cargo de Técnico Desportivo, dois estão participando de programa de treinamento regularmente instituído (Art. 102, Inciso IV, Lei nº 8.112/90), a fim

(12)

11 de concluírem Mestrado. Todos os quatro trabalham como técnicos das equipes representativas da UNIFEI coordenam programas e projetos de extensão universitária, realizam trabalho de pesquisa científica, atuam na administração, e fazem até mesmo serviços de manutenção e limpeza.

O servidor no cargo Auxiliar Administrativo auxilia em serviços de manutenção e realiza atendimento aos alunos (agenda horários e controla o empréstimo de material esportivo).

Há um servidor no cargo Técnico em Assuntos Educacionais, que auxilia no atendimento aos alunos (agenda horários e controla o empréstimo de material esportivo).

Tivemos também, quatro estagiários graduandos em Educação Física. Três trabalharam como instrutores na academia de musculação e um trabalhou com ginástica laboral, percorrendo diariamente os setores da Universidade.

O serviço de limpeza terceirizada passou a ser realizado por quatro funcionários diariamente em período integral. Isso fez com que algumas dependências (são 32 no ginásio) pudessem ser higienizadas diariamente e que o restante seja limpo mediante demanda.

Os serviços de secretaria do CPE são realizados pelos Técnicos Desportivos. O atendimento melhorou graças à chegada da fibra óptica ao CPE.

10 CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Em relação a leis de incentivo, participamos do Edital Proext 2015 com o Projeto “Bola na Mão”, através do qual concorremos à verba de R$83.094,00 do governo para executa-lo. O projeto foi aprovado, mas não contemplado com recursos.

Apesar disso, outro projeto, de autoria do Técnico Desportivo Ricardo de Melo Dias, foi contemplado pela Lei de Incentivo ao Esporte e poderia arrecadar cerca de R$230.000,00 em incentivos fiscais. Esta verba já vem direcionada conforme o projeto, e prevê a aquisição de todos os materiais oficiais necessários para a prática das modalidades do atletismo. Foi vetado por administrativos.

Além disso, iniciamos planejamentos para captar patrocínios e outras formas de recursos de fontes privadas.

(13)

12

11 O CPE EM NÚMEROS

Orçamento Total 2014 R$90.000,00

Orçamento Executado R$89.265,56

Total de Frequência (Extensão + Eventos* + Uso Livre**) 37.835

Atendimentos de Primeiros Socorros 4/Semana***

Viagens Realizadas 18

Eventos 32

Tabela 1: O CPE em números. * Não está contabilizado o público do FICA 2014. ** Não estão inclusos os dados relativos aos finais de semana e nem ao período de férias letivas. *** Período letivo.

12 O CPE EM 2015

O orçamento previsto para 2015 (Anexo V) visa dar continuidade ao trabalho de 2014 e possibilita melhorar a qualidade dos serviços prestados. Esperamos manter os projetos de extensão universitária existentes e aumentar o número de aulas/vagas.

Dentre as obras necessárias no futuro, destacamos a reforma do Ginásio Poliesportivo (vestiários, banheiros públicos, substituição das caixas d’água com instalação de filtro central, instalação de pára-raios, acessibilidade, adequação às normas de segurança, cabine de arbitragem, cabine de primeiros socorros, cabine para comissões técnicas e suplentes das equipes, pintura interna, espaço para exibição dos troféus), a alocação da administração do CPE no atual “Postinho”, além da continuidade das outras obras previstas para o Complexo Esportivo.

Em virtude da exclusiva demanda de trabalho e da grande distinção entre os temas Esporte e Cultura, pleiteamos a segregação da DCE em duas diretorias distintas: Diretoria de Cultura e Diretoria de Esporte.

Em relação à determinação da Reitoria pela nova diretriz de esporte da UNIFEI, pretendemos o seguinte: reduzir o atendimento às equipes esportivas, apesar de acreditarmos que essas atividades também promovam a saúde e a qualidade de vida; aumentar a oferta por atividades físico-esportivas com foco na saúde e na qualidade de vida do discente e do servidor; realizar pesquisas científicas que possibilitem diagnosticar o estado atual de saúde dos alunos e servidores da UNIFEI; propor ações para melhorar as condições encontradas na referida pesquisa.

“Que o Esporte receba de todos o devido reconhecimento como integrante na formação do cidadão que o pratica.”

(14)

13

ANEXOS

ANEXO I – Comissão para Estudos Sobre a Política de Esportes

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

POLÍTICA DE ESPORTES

Comissão para Estudos sobre a Política de Esportes

ELIANE GUIMARÃES PEREIRA MELLONI JOÃO BATISTA TURRIONI

JULIANO DE ALMEIDA MONTE-MOR PAULO CEZAR NUNES JUNIOR

RAFAEL DE PAIVA PEREIRA THIERS VIEIRA

ITAJUBÁ

2014

(15)

14 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 2 2 NOMENCLATURA E OBJETIVOS ... 2 3 REGIMENTO INTERNO ... 4 4 EVENTOS ... 4 4.1 APOIO A EVENTOS ... 5 4.2 ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ... 5 4.3 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS ... 6 5 EXTENSÃO ... 7 6 ENSINO ... 8 7 PESQUISA ... 9 8 ADMINISTRAÇÃO ... 9 8.1 RECURSOS HUMANOS ... 9 8.2 RECURSOS FINANCEIROS ... 11 8.2.1 Orçamento ... 11 8.2.2 Captação de Recursos ... 11 8.3 RECURSOS MATERIAIS ... 11 8.4 RECURSOS ESTRUTURAIS ... 12 8.5 NORMAS ... 13 9 CAMPUS ITABIRA ... 13

(16)

15

1 INTRODUÇÃO

O Centro Poliesportivo (CPE) é o setor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) responsável por criar, organizar, difundir e executar atividades ligadas ao esporte dentro e fora da Instituição.

A Comissão para estudos sobre a Política de Esportes da UNIFEI foi formada para elaborar diretrizes que nortearão o funcionamento desse setor.

Foi determinado pela Reitoria que todas as diretrizes partissem dos seguintes princípios: 1) o objetivo principal do Esporte na UNIFEI deve ser a promoção da saúde e da qualidade de vida; e 2) as atividades dirigidas aos discentes devem ter prioridade sobre as demais.

2 NOMENCLATURA E OBJETIVOS

Como primeira ação, a denominação Centro Poliesportivo será substituída, pois essa nomenclatura não abrange todas as atividades contempladas pela unidade. Assim, o setor esportivo passará a se chamar Centro de Educação Física e Esportes (CEFE).

Assim, o Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) será o setor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) responsável por criar, organizar, difundir e executar atividades ligadas ao esporte dentro e fora da Instituição.

Os objetivos do CEFE são:

I. suprir as necessidades da comunidade interna da UNIFEI (discentes, docentes e servidores técnico-administrativos), bem como da população de Itajubá e de Itabira, relacionadas à saúde e à qualidade de vida (1º), à educação (2º), ao lazer (3º) e ao alto rendimento (4º), através da implementação de projetos nas várias manifestações do Esporte, com qualidade, organização, planejamento e responsabilidade social;

II. promover a extensão, junto à população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição, bem como à difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos que constituem patrimônio da humanidade;

III. estimular a participação esportiva e o desenvolvimento do espírito de equipe e do pensamento reflexivo;

IV. contribuir para a formação pessoal dos diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento das sociedades brasileira e mundial;

(17)

16 V. estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais, regionais e locais, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade;

VI. atuar como agente do desenvolvimento científico, tecnológico, esportivo, cultural e socioeconômico local, regional e nacional.

Os clientes/usuários do CEFE são classificados em:

a) Cliente UNIFEI: Discente (alunos regularmente matriculados em curso de graduação ou pós-graduação da UNIFEI) ou Servidor (docente ou técnico-administrativo da UNIFEI);

b) Cliente Visitante: todos sem vínculo institucional com a UNIFEI.

Em relação aos usuários, a prioridade será dada a atividades propostas aos discentes; seguida por atividades aos servidores (docentes e técnico-administrativos); e, por último, atividades voltadas à população externa à UNIFEI.

Propomos um dos seguintes logotipos (Figuras 1 e 2):

Figura 1: Possível Logotipo do Centro de Educação Física e Esportes

(18)

17

3 REGIMENTO INTERNO

Em momento oportuno haverá necessidade de aprovação do Regimento Interno do CEFE para institucionalizar diretrizes, direitos e deveres, normas e penalidades.

No organograma atual, o setor esportivo tem um Diretor que está diretamente subordinado ao Diretor de Cultura e Esporte, o qual se reporta ao Pró-Reitor de Extensão.

A Cultura e o Esporte são áreas muito divergentes, apesar de terem, em alguns momentos, pontos em comum. Tendo em vista que aquele que ocupa um cargo de direção não abandona outras funções anteriores (docência, por exemplo), fica difícil administrar duas áreas tão amplas quanto a Cultura e o Esporte com a mesma ênfase. Assim, fica a critério da preferência pessoal daquele que ocupar o referido cargo sobre qual área receberá mais atenção. Portanto, sugerimos dividir a atual diretoria em duas: uma de Esporte e uma de Cultura.

Além da Diretoria de Esporte, sugerimos a nomeação de uma Comissão de Esporte permanente, a fim de tornar os processos decisórios cabíveis impessoais e democráticos.

4 EVENTOS

Os eventos podem ser organizados ou apoiados pelo Centro de Educação Física e Esportes.

Organizados pelo CEFE são os eventos esportivos institucionais, os quais terão prioridade sobre quaisquer outros, exceto aqueles Institucionais não esportivos mais tradicionais (Natal no Campus e Colação de Grau, por exemplo, os quais deverão deixar de ocorrer no Ginásio Poliesportivo assim que um local apropriado seja disponibilizado).

Apoiados são:

- Eventos institucionais não esportivos que solicitarem uso das dependências do CEFE (demanda da PROEX; da Associação Atlética Acadêmica da UNIFEI Itajubá: da Associação Atlética Acadêmica da UNIFEI Itabira e de outros solicitantes);

- Eventos não institucionais, esportivos ou não, os quais a UNIFEI tiver interesse em apoiar.

Tanto os eventos organizados, quanto os apoiados, deverão seguir as diretrizes apontadas pela Comissão para Elaboração de Norma Específica para Eventos Técnico-Científicos, Culturais e Esportivos na UNIFEI.

(19)

18 4.1 APOIO A EVENTOS

O apoio se dará mediante concessão de uso do espaço (onerosa ou não, dependendo de cada caso); empréstimo de material e equipamento. Servidores do CEFE não terão a obrigação institucional de trabalhar em eventos apoiados, cujo solicitante necessite apenas do espaço. Para tanto, será designado preposto que assinará termo de cautela para utilização dos equipamentos e instalações do CEFE.

Ações:

- Determinar quais eventos serão organizados; - Determinar quais eventos participaremos;

- Estimar gastos a serem inclusos no orçamento anual do CEFE.

4.2 ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

O Centro de Educação Física e Esportes organizará eventos esportivos priorizando a saúde e a qualidade de vida. Nesse sentido, os mesmos deverão ser organizados de forma a abranger o maior número de participantes, prioritariamente da comunidade discente.

Proposta a ser considerada: - Olimpíadas UNIFEI

Disputado entre os cursos de graduação da UNIFEI. Os alunos de pós-graduação poderão participar das equipes de seus cursos correspondentes. Caberá a cada curso constituir sua própria Associação Atlética (ou comissão semelhante) para organizar a participação de seus atletas. Servidores Técnico-administrativos e Docentes poderão formar uma equipe por modalidade para participar do torneio.

O sistema de disputa será decidido pela organização do evento. Inicialmente, haverá formação de grupos dentro das unidades acadêmicas jogando todos contra todos. Posteriormente, haverá fases eliminatórias até a disputa final.

Serão disputadas quantas modalidades forem possíveis ao longo do ano.

No fim do ano, em data determinada pela organização, as equipes vencedoras de todas as modalidades do Campus Itajubá farão torneio eliminatório contra as equipes vencedoras do Campus Itabira, com premiação na festa das campeãs.

O calendário anual de organização de competições esportivas será definido a cada início de ano pelo CEFE, junto da Comissão de Esportes, segundo possibilidades de

(20)

19 orçamento e interesses das equipes esportivas. A homologação ficará a cargo da Comissão de Esporte.

Ações:

- O CEFE organizará a competição;

- Cada curso organizará suas equipes: inscrição, treinamento, uniforme, captação de patrocínio, etc.;

- A UNIFEI disponibilizará os recursos necessários à realização do campeonato nos dois campi: arbitragem, segurança, equipe médica, material esportivo, premiação, etc.;

4.3 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS EXTERNOS

Há quatro ocasiões, onde a UNIFEI poderá apoiar a participação das equipes esportivas que representam oficialmente a Instituição:

- Eventos ocorridos em um dos municípios onde há Campus da UNIFEI; - Eventos sediados num dos Campi UNIFEI;

- Eventos organizados por federações esportivas estaduais e federais, prioritariamente Jogos Universitários Mineiros, Liga Desportiva Universitária, Jogos Universitários Brasileiros e Universíade (Olimpíadas Universitárias);

- Eventos indicados pela Associação Atlética Acadêmica de cada Campus, desde que compatíveis com o orçamento anual do CEFE.

Esse apoio poderá ser através do custeio de taxas de inscrições, transporte, hospedagem, alimentação e diárias de servidores, dentro do previsto para tal no orçamento do CEFE.

O calendário anual de participação em competições esportivas será definido a cada início de ano pelo CEFE, junto da Comissão de Esportes, segundo possibilidades de orçamento e interesses das equipes esportivas.

Ações:

- O CEFE organizará a participação nas competições;

- Os Técnicos Desportivos e as Associações Atléticas Acadêmicas Cada curso organizarão as equipes: treinamento, uniforme, captação de patrocínio, etc.;

- A UNIFEI disponibilizará os recursos necessários à participação nos campeonatos nos dois campi: arbitragem, segurança, equipe médica, material esportivo, premiação, etc.

(21)

20 - A Pró-Reitoria de Graduação elaborará normas para reposição de atividades avaliativas para alunos-atletas que perderem avaliações em decorrência de representatividade da UNIFEI em competições esportivas oficiais da Instituição.

5 EXTENSÃO

Os Projetos de Extensão Esportiva Universitária envolverão atividades físico-esportivas em todas as suas manifestações: saúde, qualidade de vida, lazer, educação e rendimento.

Os projetos de extensão esportiva devem ser coordenados por servidor da UNIFEI. Podem ser cadastrados como projeto isolado ou na forma de programa (vários projetos com objetivos comuns).

Os projetos poderão, também, ser cadastrados no Programa de Extensão denominado Saúde e Qualidade de Vida Através do Esporte, onde, atualmente, cada projeto é coordenado por um servidor Técnico Desportivo da UNIFEI, o qual exige minimamente controle de frequência dos participantes, planejamento de aulas, avaliação do projeto e relatório final.

Os objetivos do programa acima são:

- Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida; - Integração Social;

- Vivência em modalidades físico-esportivas; - Educação através do Esporte;

- Promoção/detecção de jovens talentos esportivos;

- Trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social; - Incentivar a cultura das práticas corporais.

Benefícios para a equipe de trabalho:

- Vivência em gerenciamento de projeto; Vivência de conteúdos importantes para a formação pessoal: Trabalho em equipe; Responsabilidade; Liderança; Respeito à hierarquia; Integração social.

Benefícios para os participantes:

- Vivência de conteúdos importantes para a formação pessoal: Trabalho em equipe; Responsabilidade; Liderança; Respeito à hierarquia; Desempenho sob pressão; Vivência de situações adversas (frustração, conquista, derrota, glória, etc.); Integração social; Promoção à saúde e à qualidade de vida.

Após o encerramento anual, tal como ocorre no programa Saúde e Qualidade de Vida Através do Esporte, os discentes envolvidos como equipe de trabalho dos projetos/programas,

(22)

21 bem como outros executores, receberão um certificado de participação com a respectiva carga horária, o qual poderá compor os currículos de graduação.

Propostas a serem consideradas por projetos e/ou programas futuros:

- Projetos que contemplem a iniciação esportiva (escolinhas de modalidades esportivas);

- Projetos que promovam uma cultura da saúde no meio discente;

- Projetos que atentem para a saúde e a qualidade de vida da mulher, do adulto e do idoso.

Ações:

- Determinar meios legais de cobrança pela participação nos projetos; - Estimar valores;

- Efetivar parceria Instituições de Ensino Superior que têm curso de graduação em Educação Física, as quais são sediadas nos municípios onde a UNIFEI possui campus ou em cidades vizinhas.

6 ENSINO

Sugerimos duas possibilidades:

- As atividades serão oferecidas por docentes na forma de disciplinas semestrais eletivas, onde, preferencialmente, a Educação Física e o Esporte serão relacionados ao conteúdo específico de cada curso de graduação (Exemplo: para o curso de graduação em Engenharia Civil será oferecida uma disciplina sobre edificações esportivas; para o curso de graduação em Ciência da Computação será oferecida uma disciplina de desenvolvimento de software para avaliação física, etc.).

- Todo currículo de graduação terá uma carga horária obrigatória de atividades extracurriculares a cumprir dentre uma porção de atividades registradas possíveis (esportivas, culturais, projetos especiais, etc.). Assim, todo aluno poderá optar pelas atividades que preferir dentre aquelas ofertadas e, nesse meio, haverá os projetos registrados no programa de extensão Saúde e Qualidade de Vida Através do Esporte.

Ações:

- A Pró-Reitoria de Graduação deverá estabelecer as normas e os procedimentos necessários para efetivar essa política;

(23)

22 - O intervalo de aulas entre os períodos da manhã e da tarde deveria ser das 12:00 às 14:00, assim como em outras instituições. Isso possibilita ao aluno ter, segundo seu planejamento, um horário para atividades diversas, desde participação em atividade esportiva, até resolução de problemas em horário comercial (serviços bancários, etc.).

7 PESQUISA

A pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias são atividades básicas da Universidade Federal de Itajubá, assim como do Centro de Educação Física e Esportes, devendo ser estimuladas a divulgação e a aplicação de seus resultados em processos de interação com a comunidade científica e tecnológica, com o setor empresarial e com a sociedade em geral.

A pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias na área esportiva têm como objetivos produzir, criticar e difundir conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos, associando-se ao ensino e à extensão.

Haverá incentivo à pesquisa, seja por discentes, docentes e servidores técnico-administrativos da UNIFEI, seja pela comunidade externa.

Ações:

- Criar um grupo de estudos sobre assuntos relacionados ao tema Educação Física e Esportes.

8 ADMINISTRAÇÃO

A administração do CEFE caberá ao Diretor do Centro de Educação Física e Esportes, subordinado direto do Pró-Reitor de Extensão. O Coordenador de Esporte será o gestor do CEFE atuante em Itabira.

Assuntos não abordados pelas diretrizes da Política de Esportes ou pelo Regimento Interno do CEFE serão deliberados e decididos pela Comissão de Esporte.

8.1 RECURSOS HUMANOS

Os recursos humanos do CEFE devem ser gerenciados pelo Diretor, o qual estabelecerá atribuições compatíveis com os cargos dos servidores lotados na unidade.

(24)

23 Hoje os recursos humanos do Centro de Educação Física e Esportes são limitados: no Campus Itajubá há quatro estagiários em Educação Física e sete servidores técnico-administrativos, sendo quatro Técnicos Desportivos, um Assistente em Administração, um Técnico em Assuntos Educacionais e um Contínuo; no Campus Itabira não há servidor atuante na área esportiva.

As necessidades básicas em recursos humanos são: CAMPUS ITAJUBÁ

- Um servidor para atividades de secretaria; - Terceirização de toda a limpeza do setor; - Terceirização de toda atividade de manutenção;

- Terceirização do cargo zelador esportivo, com ao menos um funcionário por grande área (ginásio, piscina, etc.) trabalhando das 07:00 às 23:00 todos os dias, o qual teria como função: organizar e controlar os materiais esportivos, agendamento e controle de uso, abertura/fechamento das dependências, ligar/desligar luzes, fiscalizar o cumprimento das normas de uso.

CAMPUS ITABIRA

- Ao menos dois Técnicos Desportivos;

- Terceirização de toda a limpeza do setor (quando houver); - Terceirização de toda atividade de manutenção (quando houver);

- Terceirização do cargo zelador esportivo (quando houver dependências). Outras possibilidades de recursos humanos são:

- Parceria com Instituições de Ensino Superior que têm curso de graduação em Educação Física, as quais sejam sediadas próximas aos Campi UNIFEI, para que os estágios obrigatórios dos cursos sejam cumpridos no CEFE;

- Parceria com instituições e empresas, onde a UNIFEI receba recursos humanos para a área esportiva de seus Campi em troca de possíveis concessões de uso de espaço ou prestação de serviços afins;

- Parceria com a Associação Atlética Acadêmica de cada campus da UNIFEI; - Bolsistas previstos por editais do governo e Leis Federais;

- Voluntários;

- Contratação de docentes de Educação Física; - Contratação de Técnicos Desportivos.

(25)

24 8.2 RECURSOS FINANCEIROS

Os recursos financeiros do CEFE serão gerenciados pelo Diretor. A aplicação dos recursos deverá ser comprometida com as atividades prioritárias determinadas pela política de esportes.

8.2.1 Orçamento

O orçamento do CEFE será discutido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (CEPEAd) e repassado ao setor, de forma que as atividades habituais possam ser mantidas. Possíveis gastos: capacitação (cursos e participação em congressos), eventos (organização ou participação), transporte, diárias, compras (Lei 8.666), obras.

Segue abaixo, como exemplo, o orçamento operacional do setor em 2014: Orçamento 2014 CPE Capital: 20.000,00 Material de Consumo: 20.000,00 Eventos: 10.000,00 Diárias + Transporte: 40.000,00 Total: 90.000,00 8.2.2 Captação de Recursos

Há algumas possibilidades de captar recursos externos aos da Instituição: - Lei de Incentivo ao Esporte;

- Editais do governo;

- Editais de empresas privadas; - Patrocínio.

Todas essas formas devem ser incentivadas pelo Diretor do CEFE e pelo Coordenador de Esporte, os quais serão os únicos autorizados a buscar recursos externos relativos ao Esporte em nome da Universidade.

8.3 RECURSOS MATERIAIS

Todos os materiais e equipamentos serão controlados pelo Diretor do CEFE e pelo Coordenador de Esporte (uso, empréstimo, organização e manutenção).

(26)

25 8.4 RECURSOS ESTRUTURAIS

Os recursos estruturais compreendem todas as edificações e dependências esportivas do Centro de Educação Física e Esportes.

O planejamento futuro está voltado para a construção das obras necessárias à concretização dos projetos dos Complexos Poliesportivos, cujas concepções ainda podem sofrer alterações (exemplo do campus Itajubá na figura 3).

Figura 3: Esboço do Complexo Poliesportivo da UNIFEI – Campus Itajubá.

Os Complexos Poliesportivos visam à excelência. As dependências deverão atender todos os aspectos técnicos (regulamentações esportivas), de segurança, de funcionalidade e de inclusão (acessibilidade).

O Centro Esportivo do Campus Itabira, de acordo com o projeto de Gustavo Penna Arquiteto e Associados, será composto por um ginásio coberto, por um centro aquático e por quadras descobertas. Localizar-se-á próximo a uma das portarias do campus, facilitando seu acesso. Pensado para permitir a realização de grandes eventos esportivos, o complexo possuirá vestiários, sala de imprensa, atendimento médico e estar para atletas. Haverá uma academia com salas de musculação, exercícios e salas de aula permitirão a utilização periódica do edifício pelos alunos.

Além dos complexos, há possibilidade de parcerias com outras instituições e empresas localizadas no município de cada campus para uso de suas dependências esportivas (exemplo do campus Itajubá: Clube Itajubense, ITC, Prefeitura Municipal de Itajubá, etc.).

(27)

26 8.5 NORMAS

As normas visam estabelecer regras como forma de controle. O Diretor do CEFE e o Coordenador de Esporte deverão estabelecer normas de uso para cada dependência, visando à segurança dos usuários e ao bom uso do patrimônio da Instituição, as quais passarão por aprovação da Comissão de Esporte.

As solicitações deverão ser realizadas por meio dos formulários disponíveis no site, obedecendo a prazos e normas estipulados nos mesmos.

A prioridade de uso das dependências será sempre da UNIFEI, obedecendo à ordem de uso para demandas do CEFE, seguida por demandas da PROEX e demandas dos outros setores.

Todas as dependências serão utilizadas de forma não onerosa em atividades da própria UNIFEI, para atividades esportivas sociais e em eventos sem fins lucrativos, os quais tiverem apoio institucional.

Outras solicitações de uso poderão ser atendidas mediante contrato de concessão onerosa de uso, com os valores estipulados com anuência da Comissão de Esporte pelo departamento jurídico da UNIFEI recolhidos na conta da União.

Haverá normas de uso específicas para cada dependência esportiva, determinadas pela Comissão de Esporte.

9 CAMPUS ITABIRA

No longo prazo, o Campus UNIFEI de Itabira deverá constituir seu próprio CEFE. Para isso, as ações devem ser voltadas à infraestrutura esportiva e a novas contratações de pessoal capacitado em Educação Física.

Ações:

- Visita dos Técnicos Desportivos do Campus Itajubá ao Campus Itabira; - Avaliação do potencial esportivo local;

- Estudo das obras esportivas;

- Captação dos recursos para construção do complexo esportivo.

- Busca de parcerias locais para sediar as atividades físico-esportivas diárias; - Contratação de dois Técnicos-Desportivos;

(28)

27

10 ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA

As Associações Atléticas Acadêmicas da Universidade Federal de Itajubá (AAAUNIFEI) são órgãos estudantis independentes, que têm por finalidade organizar, apoiar, planejar e executar ações que favoreçam a prática esportiva dentro do ambiente universitário.

São competências das AAAs:

- Auxiliar a equipe do CEFE nas ações de promoção ao esporte; - Organizar eventos esportivos internos não amparados pelo CEFE;

- Organizar participações em eventos esportivos externos não amparados pelo CEFE; - Captar recursos para si, através da venda de produtos da marca AAA e através de editais do governo e de empresas privadas;

- Fazer a gestão do recurso financeiro próprio, custeando apenas o esporte. Em relação ao apoio ao CEFE, as principais possibilidades de auxílio são:

- Presença do Presidente da AAA nas reuniões da Comissão de Esporte, às quais for convocado;

- Apoio operacional na realização de eventos esportivos internos; - Apoio operacional na participação em eventos esportivos externos; - Apoio operacional nas atividades diárias, para as quais forem solicitados; - Contato com outras Associações Atléticas Acadêmicas;

- Contato interno com representantes estudantis, especialmente aqueles responsáveis pela organização esportiva de cada curso.

(29)

28

(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)
(49)
(50)
(51)
(52)
(53)
(54)
(55)
(56)
(57)
(58)
(59)
(60)

59

ANEXO III – Controle de Gastos DESPESAS COM CAPITAL

Item Quantidade Valor do Pedido (R$)

Adipômetro Científico 1 819,29

Armário p/ Material Médico 1 650,00

Bebedouro Industrial 2 3.174,99

Cadeira p/ Árbitro de Vôlei 1 630,00

Cafeteira Elétrica 1 350,00

Carrinho p/ Marcar Campo/Pista 1 1.900,00

Carrinho p/ Transporte de Barreiras 1 580,00

Carrinho p/ Transporte de Discos/Dardos/Pesos 1 740,00

Cesto Aramado p/ Armazenagem 4 656,00

Cesto Aramado Baby p/ Armazenagem 4 362,64

Estante de Aço p/ Armazenagem 4 517,99

Freezer Horizontal 1 1.470,00

Régua p/ Vôlei 1 400,00

Traves p/ Futsal (par) 2 2.100,00

Traves p/ Handebol (par) 1 1.270,00

Ventilador de Parede 10 1.108,00

Tabela de Basquete (par) 1 3.000,00

TOTAL: 19.728,91 SALDO: 271,09

(61)

60 DESPESAS COM CONSUMO

Item Quantidade Valor do Pedido (R$)

Aparador de Chutes 6 600,00 Base de Pancada 1 1.399,99 Bola de Futebol 10 1.899,99 Bola de Futsal 10 1.199,99 Bola de Handebol H2L 6 729,00 Bola de Handebol H3L 6 762,00 Bola Medicinal 1Kg 5 164,99

Bolsa p/ Transporte de Bolas 6 114,00

Bomba Manual p/ Encher Bolas 10 188,00

Cabo de Aço p/ Vôlei 1 41,90

Caixa de Sugestões 1 79,99

Capacete p/ Treinamentos de Artes Marciais 4 387,98

Cinta Elástica de Tração 10 1.100,00

Colete Protetor de Tórax 10 789,99

Contact Pad p/ Rúgbi 4 800,00

Dardo Oficial Feminino 1 246,40

Dardo Oficial Masculino 1 298,00

Disco Oficial Feminino 1 169,90

Disco Oficial Masculino 1 219,00

Estacas/Balizas p/ Treinamento (conjunto c/ 12) 1 420,00

Fita Adesiva Dupla Face 15 150,00

Fita de Demarcação de Peteca 2 99,00

Fita de Demarcação de Vôlei 2 147,00

Jogo de Peças de Xadrez 4 200,00

Painel Expositor A3 6 299,99

Painel Expositor A4 12 359,99

Painel Expositor A5 20 299,99

Painel Expositor Porta Folder A5 4 79,99

Paraquedas p/ Treinamento 2 189,90

Peso Oficial Feminino 1 109,90

Peso Oficial Masculino 1 179,90

Placar de Mesa 1 142,00

Placas de EVA (tipo tatame) 5 275,00

Raquete p/ Treinamento de Chutes 5 168,99

Rede Oficial de Peteca 2 110,00

Rede Oficial de Vôlei 2 195,00

Refil de Filtro p/ Bebedouro 10 520,00

Tackle Bag p/ Rúgbi 2 850,00

Tapete Emborrachado Personalizado G 6 1.498,99

Tapete Emborrachado Personalizado P 6 419,40

Troféu p/ Premiação Esportiva 25 499,99

TOTAL: 18.406,15

(62)
(63)

62

ANEXO IV – Estatísticas de USO

Local Atividade Categoria Total de

usuários Média de frequencia por sessão ou por dia Total de frequencia Total de sessões ou dias Total de Horas com atividade

Sala de Musculação; Musculação; livre 45 8 1440 180 720

Ginásio Poliesportivo; Esporte Coletivo; livre 230 32 4480 140 560

Quadras de Tênis; Tênis; livre 68 16 1280 80 240

Pista de Atletismo; Atletismo; livre 83 14 1680 120 480

Campos de Futebol; Esporte Coletivo; livre 140 22 2596 118 354 Quadra Poli. Ext.; Esporte Coletivo; livre 270 30 2400 80 320 Quadra Fut/Hand Ext.; Esporte Coletivo; livre 150 21 1680 80 240 Quadra de Areia; Esporte de areia; livre 65 8 880 110 220 Sala de Lutas; Tai Chi Chuan na UNIFEI; extensão 20 8 256 32 48 Sala de Lutas; Judô na UNIFEI; extensão 40 12 768 64 128 Sala de Lutas; Boxê Chinês na UNIFEI; extensão 30 10 640 64 96 Sala de Lutas; Taekwondo na UNIFEI; extensão 45 20 1280 64 128 Sala de Lutas; Kung Fú na UNIFEI; extensão 30 10 640 64 96 Sala de Ginástica; Ginásticas na UNIFEI; extensão 25 10 320 32 48 Sala de Musculação; Musculação na UNIFEI; extensão 282 31 5580 180 1800 Campos de Futebol; Beisebol e Softbol Universitário; extensão 30 16 1024 64 128 Campos de Futebol; Rugby Universitário; extensão 30 23 1472 64 128 Campos de Futebol; Futebol de Campo Universitário; extensão 45 25 1600 64 128 Pista de Atletismo; Atletismo Universitário; extensão 19 10 640 64 128

Sala de Jogos; Xadrez; extensão 20 9 576 64 128

Quadras de Tênis; Tênis Universitário; extensão 25 11 352 32 64 Ginásio Poliesportivo; Futsal Masculino Universitário; extensão 45 17 1088 64 128 Ginásio Poliesportivo; Futsal Feminino Universitário; extensão 20 14 868 62 124 Ginásio Poliesportivo; Handebol Masculino Universitário; extensão 38 15 945 63 126 Ginásio Poliesportivo; Handebol Feminino Universitário; extensão 35 12 732 61 122 Ginásio Poliesportivo; Basquetebol Masculino Universitário; extensão 40 12 744 62 124 Ginásio Poliesportivo; Basquetebol Feminino Universitário; extensão 15 7 420 60 120 Ginásio Poliesportivo; Voleibol Masculino Universitário; extensão 30 14 854 61 122 Ginásio Poliesportivo; Voleibol Feminino Universitário; extensão 22 10 600 60 120

* Não estão inclusos os dados relativos aos finais de semana e nem ao período de férias letivas.

**Não estã inclusos os dados relativos aos projetos da Universidade Cultural que acontecem nas dependências do CPE. *** Não estão inclusos os dados relativos ao Projeto escola de Futebol que acontece aos sábados nas dependências do CPE.

Total de usuários no ano Total de frequencia no ano Total de horas com atividades no ano

1937 37835

(64)
(65)

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Partindo dos elementos focais que se apresentam nesse trabalho como, o absenteísmo docente nas escolas da rede municipal de ensino; a falta de controle dessas

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra