• Nenhum resultado encontrado

EDITAL G.R. Nº 534/ PASSAPORTE UNISUL - INGRESSO POR PROCESSOS EXTERNOS. Período.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL G.R. Nº 534/ PASSAPORTE UNISUL - INGRESSO POR PROCESSOS EXTERNOS. Período."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

EDITAL G.R. Nº 534/2012 - PASSAPORTE UNISUL - INGRESSO POR PROCESSOS EXTERNOS

Edital de oferta de vagas em Curso(s) de Graduação a distância da Unisul na modalidade de seleção e ingresso por Reingresso e Transferência Externa, para o primeiro semestre letivo de 2013 - 1º Período.

O Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, considerando a legislação em vigor e no uso de suas atribuições, torna público que, no período de 14 de outubro de 2012 a 31 de outubro de 2012, estarão abertas as inscrições na modalidade de seleção e ingresso no(s) curso(s) a distância da Unisul, por Reingresso e Transferência Externa, para o primeiro semestre letivo de 2013 - 1º Período.

1. DO CANDIDATO

Está qualificado a inscrever-se para este Processo Seletivo, o candidato que comprovar regularidade acadêmica em Instituições de Ensino Superior - IES, nacionais ou estrangeiras para o ingresso por Transferência Externa - e, portadores de diploma de curso superior, Graduação ou Sequencial de Formação Específica, de Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras para o ingresso por Reingresso.

2. DAS CONDIÇÕES

2.1 Os candidatos ficarão subordinados à adequação de currículos e adaptação de disciplinas, nos termos da legislação vigente e às normas internas.

(2)

2.2 A análise da solicitação e o deferimento das vagas serão realizados pelo coordenador do curso para o qual o candidato está se candidatando, ficando o deferimento condicionado à existência de vagas no curso, à entrega de toda a documentação exigida, conforme item 6 deste Edital, e às regras abaixo.

2.2.1 É qualificado a realizar a solicitação de Reingresso de IES nacionais candidato

Formado em curso superior, Graduação ou Sequencial de Formação Específica, reconhecido ou autorizado pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, no caso de IES vinculada ao sistema estadual.

2.2.2 É qualificado a realizar a solicitação de Reingresso do Exterior candidato Formado em curso superior com diploma revalidado por Instituição de Ensino Superior Brasileira reconhecida ou autorizada pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, no caso de IES vinculada ao sistema estadual.

2.2.3 É qualificado a realizar a solicitação de Transferência Externa de IES nacionais candidato:

- proveniente de cursos reconhecidos ou autorizados pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, no caso de IES vinculadas ao sistema estadual;

- proveniente de Faculdades Teológicas reconhecidas pelo MEC;

- com solicitação de transferência para o mesmo curso ou curso de área afim e de mesmo nível acadêmico.

2.2.4 É qualificado a realizar a solicitação de Transferência do Exterior candidato:

- proveniente do mesmo curso ou curso de área afim e de mesmo nível acadêmico. 2.3 A Unisul não acolhe a modalidade de transferência Externa e Reingresso para as vagas adicionais do ProUni.

(3)

3. DO(S) CURSO(S)

Os cursos oferecidos neste Processo Seletivo serão distribuídos por Campus Universitário, Unidade Universitária, Turno e Área de Formação, conforme quadro abaixo.

Para os cursos em implantação, que ainda não integralizaram a grade curricular, os candidatos que solicitarem Aproveitamento de Estudos devem estar cientes da possibilidade de não haver disciplinas ou unidades de aprendizagem a cursar em determinado ciclo letivo. Nesta situação, o candidato deverá optar pelo trancamento de curso, pois, caso isso não ocorra, a falta da matrícula em disciplinas ou unidades de aprendizagem configurará situação de abandono.

Campus Universitário Unisul/Virtual

CURSO TURNO ÁREA DE FORMAÇÃO

Administração A Distância Administração Ciências Contábeis A Distância Ciências Contábeis Ciências Econômicas A Distância Economia

Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior

A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em Gestão

Ambiental

A Distância Ambiente e Saúde Curso Superior de Tecnologia em Gestão

Financeira

A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em Gestão

Pública

A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em Gestão

da Produção Industrial

A Distância Controle e Processos Industriais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

(4)

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas

A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em

Logística A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em

Marketing A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em

Processos Gerenciais A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em

Produção Multimídia A Distância Produção Cultural e Design Curso Superior de Tecnologia em

Segurança Pública A Distância Segurança Curso Superior de Tecnologia em

Segurança no Trânsito

A Distância Segurança Curso Superior de Tecnologia em

Sistemas para Internet

A Distância Informação e Comunicação Filosofia (Bacharelado) A Distância Filosofia (Bacharel)

Matemática A Distância Formação de Professor de Matemática

Pedagogia A Distância Pedagogia

Turismo A Distância Turismo

4. DA INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições às vagas destinadas ao ingresso no(s) Curso(s) de Graduação a distância da Unisul, para Reingresso e Transferência Externa, deverão ser realizadas de 14 de outubro de 2012 a 31 de outubro de 2012, exclusivamente no Portal Unisul (www.unisul.br).

4.2 No ato da inscrição online, o candidato deverá indicar o Campus Universitário, Unidade Universitária, Curso, Convênio, Polo e Área de Formação em que pretende estudar.

4.3 O candidato à Transferência Externa e Reingresso deverá optar por uma inscrição para ingresso em cursos ofertados neste Edital, mas se houver mais de

(5)

uma inscrição será considerada a mais recente.

4.4 O candidato, ou seu representante legal, ao inscrever-se para este Processo Seletivo, declara-se ciente e de acordo com todas as normas deste Edital, e aceita as decisões que possam ser tomadas pela Comissão Técnica nos casos omissos e situações não previstas neste Edital.

4.5 O candidato deverá encaminhar a documentação, conforme consta nos item 6 deste Edital.

4.6 Cabe ao candidato acessar o Portal MinhaUnisul com seu login e senha e, por meio da opção "Acompanhamento de Inscrição", no link "Acompanhar Processo" verificar o parecer da inscrição realizada. Se houver deferimento da inscrição, consultar as sugestões de matrícula e o parecer do aproveitamento de estudos, e, tendo pendências, resolvê-las.

4.7 O candidato que já participou de processos seletivos da Unisul nos últimos seis meses, e que teve sua inscrição homologada, bem como os candidatos que já fizeram ou fazem parte do quadro discente da Unisul, poderão solicitar, via CRM, aproveitamento da documentação obrigatória para este Processo Seletivo até 1º de novembro de 2012. Caso seja constatada pendência de documentos, o candidato deverá encaminhá-los via correio ou entregá-los presencialmente no Saiac, conforme endereços especificados.

5. DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são isentas de cobrança de quaisquer taxas.

- CPF próprio (fotocópia autenticada).

(6)

- Carteira de identidade (fotocópia autenticada).

- Certidão de nascimento ou casamento (fotocópia autenticada).

- Registro nacional de estrangeiro (RNE) - Caso o candidato seja estrangeiro, deverá entregar cópia do Visto de Estudante e do comprovante de solicitação do (RNE), expedido pela Polícia Federal. A partir da data de chegada ao Brasil, o candidato estrangeiro terá 30 dias para apresentar-se à Polícia Federal e receber o Registro Nacional de Estrangeiro.

- O candidato menor de 18 anos deverá entregar autorização subscrita pelo responsável legal, com firma reconhecida, conforme modelo disponível no Anexo I deste Edital, autorizando-o a inscrever-se, matricular-se no curso e assinar presencialmente ou online, no ato da inscrição ou matrícula, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (original).

- CPF do responsável legal, para menores de 18 anos (fotocópia autenticada). 6.1 Documentos para Transferência Externa de Instituição de Ensino Superior (IES) nacionais.

Além dos documentos pessoais, são exigidos os seguintes documentos para o Processo Seletivo.

- Histórico Escolar da IES - constando ano e forma de ingresso do candidato, carga horária por disciplina ou unidade de aprendizagem, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, cronologia integral do ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem, carimbo e assinatura do responsável na Instituição (original ou fotocópia autenticada).

- Histórico Escolar do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação, seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções (fotocópia autenticada).

(7)

- Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio com indicação do ato leg€ que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade junto aos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação, seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções (original e/ou fotocópia autenticada).

- O candidato que concluiu o Ensino Médio no exterior deverá entregar documento de equivalência de estudos, na forma da legislação vigente.

- Atestado de que o candidato não está sub judice (original).

- Atestado de regularidade acadêmica com data atual, contendo situação do candidato no ENADE (original).

- Programas das disciplinas ou unidades de aprendizagem constantes no histórico escolar com carimbo e assinatura da IES (original).

- Documento de reconhecimento do curso e da Universidade (original). - Sistema de Avaliação da IES (original).

6.2 Documentos para Transferência Externa do Exterior.

Além dos documentos pessoais, são exigidos os seguintes documentos para o Processo Seletivo.

- Histórico Escolar da IES - constando ano e forma de ingresso do candidato, carga horária por disciplina ou unidade de aprendizagem, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, cronologia integral do ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem e assinatura do responsável na Instituição (fotocópia autenticada).

- Programas das disciplinas ou unidades de aprendizagem constantes no histórico escolar com carimbo e assinatura da IES (original).

(8)

- Declaração de regularidade acadêmica com data atual (original).

- Histórico Escolar do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade junto aos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação, €eja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções). (Original ou fotocópia autenticada).

- Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade junto aos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação, seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções). (Original ou fotocópia autenticada).

- O candidato que concluiu o Ensino Médio no exterior deverá entregar documento de equivalência de estudos, na forma da legislação vigente.

6.2.1 Os referidos documentos deverão conter tradução homologada por tradutor oficial, reconhecido na Junta Comercial do Estado e possuir carimbo do Consulado Brasileiro, com sede no país onde funcionar o estabelecimento de ensino que os expedir.

6.2.2 Caso o candidato tenha concluído o Ensino Médio fora do Brasil, com exceção dos países do Mercosul, deverá apresentar documento de equivalência de estudos do Ensino Médio emitido pela Secretaria de Educação do Estado ou Conselho Estadual de Educação ou do Ministério da Educação Brasileiro.

6.3 Documentos para Reingresso de Instituição de Ensino Superior (IES) nacionais.

Além dos documentos pessoais, são exigidos os seguintes documentos para o Processo Seletivo.

(9)

ingresso do candidato, carga horária por disciplina ou unidade de aprendizagem, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação carimbo e assinatura do responsável na Instituição (fotocópia autenticada).

- Diploma do curso superior, constando registro (graduação ou sequencial de formação específica) (fotocópia autenticada).

- Programas das disciplinas ou unidades de aprendizagem constantes no histórico escolar com carimbo e assinatura da IES (original).

- Documento de reconhecimento do curso e da Universidade (original). - Sistema de Avaliação da IES (original).

6.3.1 Não serão aceitos candidatos com o curso de graduação em andamento ou que não tenham colado grau.

6.4 Documentos para Reingresso do Exterior.

Além dos documentos pessoais, são exigidos os seguintes documentos para o Processo Seletivo.

- Histórico Escolar da IES - constando reconhecimento do curso, dados de ingresso do candidato, carga horária por disciplina ou unidade de aprendizagem, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação carimbo e assinatura do responsável na Instituição (fotocópia autenticada).

- Diploma do curso superior revalidado por Instituição Brasileira (fotocópia autenticada).

- Programas das disciplinas ou unidades de aprendizagem constantes no histórico escolar com carimbo e assinatura da IES (original).

- Documento de reconhecimento do curso e da Universidade (original). - Sistema de Avaliação da IES (original).

(10)

6.4.1 Os referidos documentos deverão conter tradução homologada por tradutor oficial, reconhecido na Junta Comercial do Estado e possuir carimbo do Consulado Brasileiro, com sede no país onde funcionar o estabelecimento de ensino que os expedir.

6.5 Cabe ao candidato entregar, no Saiac ou enviar pelo correio, a documentação solicitada, até a data estabelecida pela Unisul, para que não ocorram problemas em sua inscrição e, posteriormente, na conclusão do curso e colação de grau.

6.6 Todos os documentos encaminhados por correio deverão ter autenticação oficial em cartório em todas as folhas e faces dos documentos. Os documentos também podem ser entregues presencialmente no Saiac. Estes receberão autenticação da Universidade, desde que apresentados os originais.

7. DO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO

7.1 Os candidatos inscritos neste Processo Seletivo deverão postar a documentação relacionada no item 6 deste Edital, até 16 de outubro de 2012, via carta registrada (AR) ou até 1º de novembro de 2012 via sedex, para o respectivo Campus em que se inscreveu, conforme o endereço abaixo.

(11)

pessoalmente a documentação relacionada no item 6 deste Edital, no período de 14 de outubro de 2012 a 1º de novembro de 2012, em um dos endereços relacionados.

- Unisul - Campus Universitário Unisul Virtual - SAIAC (Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico), Centro Empresarial Pedra Branca, Avenida dos Lagos, nº 41, Cidade Universitária Pedra Branca, CEP 88137-900, Palhoça - SC, das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira.

8. DA DESTINAÇÃO DOS DOCUMENTOS

8.1 Os documentos dos candidatos, com inscrição deferida e confirmação de matrícula, serão incorporados ao acervo do arquivo da Universidade, não sendo devolvidos.

8.2 Os documentos de candidato com a inscrição deferida, mas que não confirmou sua matrícula no prazo estipulado, não serão devolvidos, sendo, após seis meses, encaminhados para reciclagem.

8.3 Os documentos de candidatos com inscrições indeferidas não serão devolvidos, bem como não serão válidos para Editais e Processos Seletivos subsequentes, sendo, após seis meses encaminhados para reciclagem.

9. DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS

9.1 As vagas serão preenchidas, no limite disponível em cada curso de graduação, obedecendo à ordem descrita no Regimento Geral da Unisul conforme segue.

1°) Destrancamento

2°) Destrancamento com troca de Turno

(12)

4°) Destrancamento com remanejamento de Campus ou Unidade Universitária e com Transferência Interna

5°) Destrancamento com Transferência Interna 6º) Transferência Externa

7º) Retorno

8º) Retorno com Troca de Turno

9º) Retorno com Remanejamento de Campus ou Unidade Universitária

10°) Retorno com Remanejamento de Campus ou Unidade Universitária com Transferência Interna

11º) Retorno com Transferência Interna 12º) Reingresso

13º) Troca de Turno

14º) Remanejamento de Campus ou Unidade Universitária 15º) Transferência Interna

9.2 Os critérios de desempate, no caso de haver mais candidatos que vagas disponíveis, são aqueles elencados no parágrafo único do artigo 78 do Regimento Geral da Unisul, quais sejam:

I - conclusão do menor número de disciplinas ou unidades de aprendizagem do curso para o qual pede transferência;

II - média aritmética do resultado das avaliações de todo o elenco de disciplinas ou unidades de aprendizagem cursadas;

III - precedência de entrada do requerimento no órgão competente.

9.3 O candidato que solicitar Destrancamento de Curso tem vaga garantida no respectivo curso em que estava com matrícula trancada, desde que esteja dentro do período de validade, conforme resolução interna.

9.4 A análise da solicitação e o deferimento das vagas serão realizados pelo coordenador do curso para o qual está se candidatando, ficando o deferimento condicionado à existência de vagas no curso de interesse e nas disciplinas ou unidades de aprendizagem, bem como à entrega de toda a documentação exigida, conforme item 6 deste Edital.

(13)

10. DO RESULTADO

O resultado deste Processo Seletivo será divulgado a partir das 18 horas de 19 de novembro de 2012, no Portal Unisul (www.unisul.br).

11. DA MATRICULA

11.1 O candidato que tiver sua solicitação deferida, deverá realizar os procedimentos de matrícula descritos a seguir.

- Acessar o sistema acadêmico no Portal Unisul (www.unisul.br) no período de 21 de novembro de 2012 a 5 de dezembro de 2012, com o mesmo Login e Senha utilizados na inscrição.

- Efetuar adesão online do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

- Realizar a matrícula nas disciplinas ou unidades de aprendizagem orientadas pelo coordenador do curso.

- Utilizar o informativo acadêmico 2013/1 para consulta.

11.2 A matrícula na Unisul somente será confirmada após o pagamento da primeira parcela da semestralidade, o que deve ser feito rigorosamente até a data do vencimento.

11.3 A não realização dos procedimentos de matrícula constantes no item 11.1 e o não-pagamento da primeira parcela implica o cancelamento da matrícula, ou seja, todos os procedimentos até então realizados pelo candidato serão considerados nulos e excluídos do sistema acadêmico.

(14)

11.4 O candidato que teve seu processo deferido, mas que deixou de confirmar a matrícula com o pagamento e os demais procedimentos, nas datas estabelecidas pela Unisul neste Edital, perderá o direito à vaga e deverá participar de outro processo seletivo.

11.5 A matrícula somente será permitida aos candidatos que estiverem adimplentes com a Universidade.

12. DA CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA

O candidato confirmará sua matrícula mediante assinatura ou adesão online do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais entrega dos documentos para matrícula previstos neste Edital, bem como o pagamento da primeira parcela da semestralidade, o que deve ser feito rigorosamente na data do vencimento. A não realização destes itens, e, o não pagamento da primeira parcela implica o cancelamento da matrícula, ou seja, todos os procedimentos até então realizados pelo candidato serão considerados nulos e excluídos do sistema acadêmico.

13. DO BOLETO DE MATRÍCULA

13.1 O candidato deverá acessar o Portal Unisul com o mesmo Login e Senha da inscrição e efetuar a impressão do boleto, cujo vencimento será em 9 de janeiro de 2013.

13.2 Para as matrículas efetuadas a partir deste Edital, o plano de pagamento será em 6 vezes.

13.3 O vencimento do boleto correspondente à primeira parcela será em 9 de janeiro de 2013, e as demais parcelas vencerão no dia 10 (dez) de cada mês. Não serão concedidas prorrogações no prazo de vencimento.

(15)

13.4 O boleto correspondente à primeira parcela, cujo pagamento rigorosamente em dia assegura a matrícula, não será encaminhado pelo correio, devendo ser impresso através do Portal MinhaUnisul, em www.unisul.br ou no Saiac, antes do vencimento. O boleto estará disponível para impressão a partir de 22 de dezembro de 2012.

13.5 Qualquer problema relacionado a boletos deve ser tratado pelo telefone 0800 970 7000 ou pelo Serviço de Suporte ao Boleto, disponibilizado no link MinhaUnisul, em www.unisul.br.

13.6 É responsabilidade do candidato imprimir o boleto em tempo hábil, para pagar a primeira parcela em dia.

14. DO DESCONTO

14.1 Para a obtenção de desconto, por meio de Instituição que possui convênio firmado com a Unisul, seguindo as prerrogativas do Termo de Cooperação, o candidato deverá enviar os documentos listados no link de Parcerias/Convênios

do Portal da Unisul no endereço:

http://www.unisul.br/wps/portal/home/como-ingressar/convenios/nacionais-en sino-a-distancia.

14.2 O candidato que enviar, dentro do prazo previsto neste Edital, os documentos necessários para sua inscrição, exceto os documentos para a obtenção do desconto, terá sua inscrição realizada para o mesmo curso, porém sem o convênio solicitado. Após estar devidamente matriculado, o candidato poderá, a qualquer momento, enviar os documentos exigidos e solicitar a inclusão no convênio.

14.3 Os descontos previstos neste Edital não serão retroativos e nem cumulativos a nenhuma bolsa de estudo ou a nenhum outro benefício concedido pela Unisul, inclusive o Prouni (Programa Universidade para Todos), ficando o

(16)

beneficiário responsável por escolher aquele que melhor o atende no momento da solicitação e em suas sucessivas renovações.

15. DOS VALORES DA MENSALIDADE

15.1 No Portal Unisul (www.unisul.br) está divulgado o valor da mensalidade de cada curso, que será renovado de acordo com o previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, assinado ou aderido online no ato de inscrição ou matrícula.

15.2 Será concedido desconto aos candidato matriculados que comprovarem vínculo - conforme previsto no item 14.1 deste Edital - com uma das instituições conveniadas com a Unisul, seguindo-se as prerrogativas do Termo de Cooperação, que podem ser visualizadas no Portal Unisul link de Parcerias Convênios do Portal

da UnisulVirtual, no endereço:

http://www.unisul.br/wps/portal/home/como-ingressar/convenios/nacionais-en sino-a-distancia

16. DO FINANCIAMENTO

Aos candidatos classificados neste Processo Seletivo, a Unisul oportuniza o direito de optar por financiamento disponibilizado através do convênio celebrado entre Unisul e agente financiador, desde que cumpram os requisitos exigidos pela empresa concedente do crédito.

17. DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISULVIRTUAL, DA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES PRESENCIAIS OBRIGATÓRIAS E DO MATERIAL DIDÁTICO.

(17)

Os candidatos aos cursos de graduação deverão participar da atividade obrigatória do Programa de Integração do Campus Universitário UnisulVirtual, descrita a seguir.

- Curso de Extensão "Conheça a UnisulVirtual", que será ofertado no(s) período(s) abaixo mencionado(s), sendo a distribuição dos candidatos neste curso feita a partir da data de inscrição e do envio de documentos.

Período: 12/11/2012 a 30/11/2012 ou 4/12/2012 a 21/12/2012

17.2 Encontro de Abertura do Semestre Letivo - 1º Período.

Em 26 de janeiro de 2013, a Unisul transmitirá por streaming de vídeo para acompanhamento pela Internet, a Sessão Solene de Abertura do Semestre letivo para as boas-vindas aos novos alunos e também para apresentação da instituição e da metodologia de estudos.

17.3 Realizações de Avaliações Presenciais.

É requisitado ao candidato disponibilidade para realização das avaliações presenciais nas datas definidas no calendário acadêmico disponível no Portal da Unisul (www.unisul.br).

Nessas datas, o candidato deverá comparecer ao local definido pela Unisul para a realização das provas presenciais obrigatórias.

17.4 Dos Materiais Didáticos.

A entrega do material didático de cada curso será feita no endereço indicado pelo candidato no ato de inscrição. O material didático será enviado somente para os endereços de correspondência em território nacional. Candidatos com endereço de correspondência no exterior deverão utilizar o material didático digital disponível no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), cujo acesso dar-se-á no primeiro dia de aula de cada disciplina ou unidade de aprendizagem.

(18)

18. DA PERDA DA VAGA

O candidato classificado que, por qualquer motivo, não realizar a assinatura ou adesão online do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, não apresentar os documentos relacionados neste Edital, não realizar a matrícula conforme item 11, não efetuar o pagamento do boleto correspondente à primeira parcela até a data do vencimento nele constante, perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato imediatamente subsequente, na respectiva listagem de classificação, abrindo, deste modo, espaço para outras chamadas, que obedecerão rigorosamente à ordem de classificação, para os cursos nos quais ainda existam vagas e candidatos a serem chamados.

19. DO CANCELAMENTO DO CURSO

A Unisul reserva-se o direito de não oferecer o curso que após a realização da inscrição ou matrícula apresente um número inferior ao somatório de vagas ofertadas em todas as modalidades de ingresso. Neste caso, o candidato será comunicado oficialmente pela Unisul, que fará a devolução integral do valor recolhido, caso já tenha ocorrido, facultando-lhe a opção por outro curso para o qual tenha sido confirmada a oferta e para o qual haja vagas.

20. DO INÍCIO DAS AULAS

Os candidatos classificados neste Edital serão matriculados nas disciplinas ou unidades de aprendizagem do primeiro semestre do(s) curso(s) indicado(s) no ato da inscrição, com início das aulas em 28 de janeiro de 2013. Cabe ao candidato classificado, nos semestres subsequentes, gerenciar seu estudo, matriculando-se nas demais disciplinas ou unidades de aprendizagem do curso, respeitando a normatização do Informativo Acadêmico em vigor.

(19)

21. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

21.1 Aos candidatos selecionados é requisito obrigatório ter acesso regular à Internet para dar seguimento aos cursos a distância oferecidos pelo campus UnisulVirtual e ter disponibilidade de realização das avaliações presenciais conforme calendário acadêmico.

21.2 A Unisul reserva-se o direito de não oferta de um Local de Avaliação Presencial, caso não haja o número mínimo de alunos matriculados, estipulado pela Instituição.

21.3 Será obrigatória a participação no Programa de Integração UnisulVirtual conforme estabelecido neste Edital, a data de inscrição e o cumprimento deve seguir o item 17.1 deste Edital.

21.4 Para pessoas com deficiência visual, será disponibilizado o software DOSVOX.

21.5 As taxas administrativas decorrentes de solicitações administrativas acadêmicas e financeiras feitas pelos alunos serão cobradas nos boletos dos meses subsequentes às solicitações.

21.6 A Comissão Técnica deste Processo Seletivo da Unisul publicará, sempre que necessário, Portarias, Normas e Avisos Oficiais sobre o referido processo. 21.7 Eventualmente, a Unisul faz contato telefônico ou envia comunicados aos candidatos via correio eletrônico e SMS (mensagem de texto para celular), ficando o candidato responsável por seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul, bem como sua atualização.

(20)

22. DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE

22.1 O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão do curso, ficando o candidato ciente da necessidade de participar da prova no decorrer do seu curso.

22.2 Fica proibida a participação na colação de grau de alunos irregulares com o Enade e com problemas na documentação exigida no Edital de Ingresso, o que, consequentemente, inviabilizará o registro do diploma.

23. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

23.1 O presente Processo Seletivo é válido para a matrícula no primeiro semestre letivo de 2013, da Unisul, vetada sua utilização para outros semestres. 23.2 O preenchimento incorreto ou incompleto do formulário de inscrição implica anulação da referida inscrição.

23.3 Fica proibida a matrícula para candidatos que estejam em inadimplência com a Universidade.

23.4 O candidato terá o prazo de quarenta e oito horas, após a divulgação dos resultados, para recorrer dos resultados deste Processo Seletivo.

23.5 A Unisul não se responsabiliza por problemas oriundos de uso incorreto da tecnologia neste processo de inscrição.

23.6 A Unisul ressalta que, quando da submissão do processo do candidato ao registro de diploma, poderá exigir nova apresentação de documentação.

23.7 Ao efetivar a matrícula, o candidato declara-se ciente dos horários e locais de funcionamento das disciplinas ou unidade de aprendizagem.

(21)

23.8 Dúvidas sobre este Processo Seletivo podem ser esclarecidas pela Central de Relacionamento pelo telefone 0800 970 7000 ou para ligações efetuadas de celular, o telefone (48) 3279 1000. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas e sábado das 8 às 12 horas.

24. DA PUBLICAÇÃO E DO FORO

24.1 A Comissão Técnica deste Processo Seletivo da Unisul publicará, sempre que necessário, Portarias, Normas e Avisos Oficiais sobre o referido processo. 24.2 Este Edital entra em vigor na data da sua publicação.

24.3 O candidato, ao inscrever-se para este Processo Seletivo, declara-se ciente e de acordo com todas as normas deste Edital, e aceita as decisões que possam ser tomadas pela Comissão Técnica nos casos omissos e situações não previstas neste Edital.

24.4 Fica eleito o foro da Comarca de Tubarão para dirimir toda e qualquer questão inerente ao presente Processo Seletivo.

(22)

Ailton Nazareno Soares Reitor

(23)

TERMO DE CIÊNCIA ANEXO I

DECLARAÇÃO

Eu, ..., (nacionalidade), (estado civil), portador do RG nº ..., inscrito no CPF sob o nº ..., responsável legal de ..., portador do RG nº ... CPF nº ... residente a ... na cidade de ... e no Estado de ..., CEP ..., autorizo-o a inscrever-se e matrícula-se no curso de ... da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, e a assinar presencialmente ou aderir online, o contrato de prestação de serviços educacionais da Fundação Unisul, durante todo o curso, enquanto na menoridade.

Declaro que na hipótese do candidato representado não estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas, no momento da matrícula, fará uso do meu número do CPF para todos os fins junto a Unisul, ficando responsável por apresentar o CPF próprio no prazo de 60 dias. Declaro ainda, que estou ciente de todas as condições e termos dos editais e contrato de prestação de serviços educacionais da Fundação Unisul, sendo de minha inteira responsabilidade acompanhar todos os procedimentos eletrônicos, enquanto perdurar a capacidade parcial.

Por ser expressão da verdade, firmo a presente. _________________________ de ______________de 2012.

Representante Legal: ________________________________________ (nome completo com firma reconhecida)

(24)

ANEXO II PRINCIPAIS DATAS

Evento Período/Data

De 14/10 até 31/10/2012 Primeiro período de inscrição pelo

Portal Unisul (www.unisul.br). 1

Até 1/11/2012

Data limite para solicitar

aproveitamento de documentação (via CRM).

2

Até 16/10/2012

Data limite para envio da

documentação via AR. 3

Até 1/11/2012

Data limite para envio da

documentação via SEDEX. 4

De 14/10 até 1/11/2012 Prazo para entrega presencial dos

documentos via SAIAC. 5

19/11/2012 a partir das 18 horas

Resultado do Processo Seletivo. 6

De 21/11 até 5/12/2012 Data da matricula WEB.

7

Até 9/1/2013 Data de vencimento do boleto do

Processo Seletivo. 8

28/1/2013 Data de início das aulas.

9

De 12/11 até 30/11/2012 Período curso de extensão 'Conheça a

UnisulVirtual' - turma 1. 10

De 4/12 até 21/12/2012 Período curso de extensão 'Conheça a

UnisulVirtual' - turma 2. 11

Referências

Documentos relacionados

Para se inscrever no processo seletivo para ingresso no curso de especialização ofertado pelo presente edital, o candidato deverá respeitar o cronograma constante

O candidato que optar pelo ingresso por curso superior estará dispensado da realização da prova, devendo, portanto, se inscrever para o processo seletivo marcando a opção “ingresso

Está qualificado a inscrever-se para este Processo Seletivo, o candidato que comprovar regularidade acadêmica em Instituições de Ensino Superior - IES, nacionais

ID NOME DO ALUNO TIPO DE PROCESSO PARECER 428978 ADERLEI DOS SANTOS REINGRESSO DEFERIDO 621146 ANA CAROLINA DA COSTA REINGRESSO DEFERIDO 614623 DENISSON CARLOS DOS SANTOS

ID NOME DO ALUNO TIPO DE PROCESSO PARECER 452141 ÁLVARO FERNANDES AVILA REINGRESSO DEFERIDO 66630 VLARISSA DA FONSECA PINTO REINGRESSO DEFERIDO 501639 CRISTIAN JOSÉ

ID NOME DO ALUNO TIPO DE PROCESSO PARECER 66063 ANITA VALIM DE SOUZA REINGRESSO DEFERIDO 587366 CARLOS ALBERTO FARIAS TRANSFERÊNCIA.. EXTERNA DEFERIDO 64801

ID NOME DO ALUNO TIPO DE PROCESSO PARECER 382569 FERNANDA PANDINI MEDEIROS REINGRESSO DEFERIDO 336180 FLÁVIA PANDINI MEDEIROS REINGRESSO DEFERIDO.. CURSO: CURSO SUPERIOR

EDITAL DE RESULTADOS E ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA REFERENTE AO EDITAL DE OFERTA G.R Nº 790/2015 – INGRESSO POR.. PROCESSOS EXTERNOS 2016/2 –