• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE APURAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NO MERCADO DE RENDA VARIÁVEL PARA PESSOA FÍSICA. Tributação no Mercado de Renda Variável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE APURAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NO MERCADO DE RENDA VARIÁVEL PARA PESSOA FÍSICA. Tributação no Mercado de Renda Variável"

Copied!
121
0
0

Texto

(1)

IMPOSTO DE RENDA NO MERCADO DE RENDA

VARIÁVEL PARA PESSOA FÍSICA

(2)

Prezado (a) Investidor (a),

Este manual foi elaborado a partir da experiência de nossa equipe nos 52 anos de existência da Bradesco Corretora, sempre presente em todas as modalidades de negociações realizadas em Bolsa de Valores.

O objetivo é orientar nossos clientes quanto aos aspectos técnicos de apuração e demonstração do Imposto de Renda no Mercado de Renda Variável para as Pessoas Físicas, visto, a história do mercado financeiro sobre operações de renda variável ter sofrido modificações a partir de 01 de janeiro de 2005, quando foi sancionada a Lei 11.033 de 22 de dezembro de 2004.

Desse dia em diante as Instituições Intermediadoras que passaram a receber (diretamente) as ordens dos clientes sobre operações de renda variável realizadas no mercado bolsa, tiveram que informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil, por meio do Imposto de Renda Retido na Fonte, os clientes que investiram em bolsa de valores, seguindo a legislação vigente.

Em contrapartida o investidor (cliente/ contribuinte) que auferir ganhos líquidos em operações realizadas em bolsa de valores, de mercadorias, de futuros, e assemelhadas, inclusive day trade, deverá recolher aos cofres públicos o imposto devido, deduzindo o imposto de renda retido na fonte.

É de extrema importância ressaltar que a orientação contida no manual, é apenas uma sugestão, cabendo toda a responsabilidade pela apuração do IR devido sobre as operações e declarações ao próprio contribuinte, assim os clientes deverão validar as sugestões contidas nesse manual juntamente com seus contadores/ tributaristas, ou demais pessoas que entenderem necessárias.

Esperamos assim que o material lhe seja de grande valia e sirva para maximizar ganhos em seus investimentos.

Equipe Fiscal e Tributária

(3)

Índice

Introdução 5

Perguntas e Respostas 6

Tributação no Mercado de Renda Variável 14

Operações comum 14 Mercado á vista 14 Resumo 14 Exemplo prático 17 Nota de corretagem 17 Planilha 20

Apuração do imposto de renda 22

Mercado de opções 23

Resumo 23

Exemplo prático 27

Nota de corretagem 27

Planilha 29

Apuração do imposto de renda 31

Mercado a termo 32

Resumo 32

Exemplo prático 35

Nota de corretagem 35

Planilha 40

Apuração do imposto de renda 45

Mercado futuro 49

Resumo 49

Exemplo prático 51

Nota de corretagem 51

Planilha 55

Apuração do imposto de renda 57

Operações day trade 58

Resumo 58

Exemplo prático 60

Nota de corretagem 60

Planilha 62

Apuração do imposto de renda 64

Fundos de investimentos 65

Resumo 65

Exemplo prático 67

Nota de corretagem 67

Planilha 69

Apuração do imposto de renda 71 Fundos de investimentos imobiliário 72

Resumo 72

Exemplo prático 74

Nota de corretagem 74

Planilha 76

Apuração do imposto de renda 78 Empréstimo de ações ____________79

Resumo 79

Obrigação Principal e Acessória 81

Preenchimento da DARF 81

Preenchimento da DIRPF 85

Informativo mensal 86

Declaração do imposto de renda de pessoa física 89

Bens e direitos 90

(4)

Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva 96 Renda variável - operações comuns/day trade 98 Renda variável - operações de fundos de Inv. imobiliário 115

(5)

Introdução

Este material foi elaborado com informações extraídas da Legislação vigente, bem como de outras fontes públicas, e submetido a análise de especialistas do Grupo Bradesco, para validar as informações compiladas, disponibilizando assim, um produto amplo que irá auxiliar os nossos clientes. Informamos que o material foi elaborado com base no programa da Receita Federal no exercício 2019, relativo ao ano base 2018. Por meio dos seguintes mecanismos: respostas as perguntas mais frequentes, resumos segregados por modalidade de mercado e exemplos práticos que demonstram todas as passagens que o cliente deve executar para atender a legislação vigente.

Ressaltamos que esta Instituição Financeira não se responsabiliza pelos impostos de renda apurados sobre os ganhos líquidos e pelas informações declaradas pelo cliente, assim sugiro o aconselhamento com seu Consultor Fiscal / Contador de confiança, além da análise da Legislação Tributária e do Manual do Declarante editado pela Receita Federal do Brasil e, em caso de entendimento divergente do disposto neste Manual devem prevalecer os entendimentos / informações dos consultores / legislação tributária.

Importante: A responsabilidade pelas informações constantes na Declaração de Ajuste Anual é exclusiva do Contribuinte.

(6)

Tire a sua dúvida, por meio de nossas respostas, sobre as perguntas mais frequentes

1. Quem deve recolher o imposto?

• Investidores com ganhos líquidos auferidos em operações no mercado à vista de ações na Bolsa de Valores, cujo valor das alienações/ vendas, em cada mês, seja superior a R$ 20 mil;

• Investidores com ganhos líquidos auferidos em operações no mercado à vista de ouro na Bolsa de Valores, cujo valor das alienações/ vendas, em cada mês, seja superior a R$ 20 mil:

• Investidores com ganhos líquidos nos mercados derivativos (Mercados de Opções, Termo e Futuro), nestes casos sem limite de isenção;

• Investidores com ganhos líquidos auferidos em operações de cotas de fundos de índice na Bolsa de Valores, sem limite de isenção;

• Investidores com ganhos líquidos auferidos em operações Day Trade na Bolsa de Valores, sem limite de isenção.

(7)

A apuração e recolhimento do imposto de renda retido na fonte à alíquota de 0,005% incidente sobre operações realizadas nos mercados à vista, de opções, termo e futuro, assim como, 1% sobre o rendimento auferido em operações Day Trade, são de responsabilidade da instituição intermediadora.

2. Qual a alíquota de imposto de renda a ser utilizada para operações de renda variável realizadas em Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros?

A Bolsa de Valores segrega por modalidade de mercado, onde se aplicam as seguintes alíquotas: • 15%:

 Mercado à Vista;  Mercado de Opções;  Mercado a Termo;  Mercado Futuro; e

 Fundos de Investimentos (Índice de Ações, FIP, FIA, FIEE, Clube de Ações, dentre outros). • 20%:

 Day Trade; e

(8)

3. Qual o código da Receita Federal que o investidor deve informar no Darf?

Pessoa Física -> 6015 IRPF GANHOS LIQUIDOS EM OPERAÇÕES EM BOLSA

4. Qual é o prazo para recolhimento do imposto de renda?

O imposto deverá ser apurado mensalmente e pago até o último dia útil do mês subsequente.

5. Qual é o critério considerado pela Corretora na apuração de operações day-trade, para aplicar a alíquota de 1% quando da retenção do imposto de renda retido na fonte?

Na apuração do resultado da operação de day-trade serão considerados, pela ordem, o 1º (primeiro) negócio de compra com o 1º (primeiro) de venda ou o 1º (primeiro) negócio de venda com o 1º (primeiro) de compra, sucessivamente.

6. Na transmissão de carteira de ações ao inventariante, caso essas ações não tenham sido informadas anteriormente na Declaração de Pessoa Física, como apurar o valor da aquisição?

Se não for possível estabelecer seu valor de custo, dado importante para a apuração do montante a ser tributado. Neste caso, a legislação determina que seja considerado o custo zero, a menos que o juiz, na partilha, defina um outro valor.

(9)

7. Como se calcula o custo de aquisição dos ativos no mercado á vista?

De acordo com o pergunta e resposta de n.º 673 descrito no programa do imposto sobre a renda da pessoa física – 2019 - SRF, o custo de aquisição é calculado pela média ponderada dos custos unitários de cada ativo.

8. Qual a data a ser utilizada pela Instituição Intermediadora para efeitos de apuração e retenção do imposto de renda na fonte?

De acordo com o pergunta e resposta de n.º 704 descrito no programa do imposto sobre a renda da pessoa física – 2019 - SRF, a data de liquidação servirá como parâmetro para a retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (pela corretora) e para a contagem do prazo para recolhimento do imposto devido.

9. Qual é o tratamento dado ao valor do prêmio quando não ocorre o exercício ou o encerramento da opção?

O valor de prêmio constitui ganho para o lançador e perda para o titular na data do vencimento da opção.

(10)

10. Quando do preenchimento do formulário da declaração do IRPF, em que campo deve declarar os proventos recebidos como juros sobre capital próprio e dividendos?

Os Juros Sobre Capital Próprio deverão ser lançados no quadro “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”, com relação aos Dividendos devem ser lançados no quadro “Rendimentos Isentos e não Tributáveis”.

11. Quando do preenchimento do formulário da declaração do IRPF, em que campo o Emprestador Pessoa Física deve declarar o valor da Remuneração auferida sobre empréstimos de ações ?

A Remuneração auferida pelo emprestador nas operações de empréstimos de ações, deverá ser lançada no quadro “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”.

12. Quem é o responsável tributário pelo IRRF sobre a remuneração auferida pelo emprestador pessoa física nas operações de empréstimos de ações de emissão de companhias abertas ?

(11)

13. Qual a alíquota de imposto de renda a ser utilizada para remuneração auferida pelo emprestador nas operações de empréstimos de ações de emissão de companhias abertas realizadas em entidades autorizadas a prestar serviços de compensação e liquidação de operações com valores mobiliários ?

A B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão aplicará as alíquotas de acordo com a Tabela Regressiva :  22,5% - aplicações até 180 dias;

 20% - aplicações de 181 a 360 dias;  17,5% - aplicações de 361 a 720 dias; e  15% - aplicações acima de 720 dias.

14. Quem é responsável tributário pelo IRRF sobre os Proventos pagos aos acionistas pessoas física ?

Companhia Emissora.

15. Quem é responsável pela emissão e envio dos Informes de Rendimentos referente as operações de empréstimos de ações e dos reembolsos dos proventos distribuídos pela companhia emissora das ações ?

(12)

16. Quem pode extrair a segunda via dos Informes de Rendimentos referente as operações de empréstimos de ações e dos reembolsos dos proventos distribuídos pela companhia emissora das ações ?

O próprio investidor.

17. Onde o investidor consegue extrair a segunda via dos Informes de Rendimentos referente as operações de empréstimos de ações e dos reembolsos dos proventos distribuídos pela companhia emissora das ações ?

A B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão irá enviar o informe de rendimentos, contendo os valores recebidos pelo investidor como remuneração pelo empréstimo de ações e dos reembolsos dos proventos distribuídos durante o exercício, entretanto caso o investidor precise de uma segunda via, o documento poderá ser

extraído no CEI (Canal Eletrônico do Investidor), através do endereço http://www.b3.com.br/cei .

18. Quem é o beneficiário dos reembolsos correspondentes aso proventos distribuídos pela companhia emissora das ações ?

(13)

19. Qual a natureza do reembolso dos proventos distribuídos pela companhia emissora das ações ?

O valor do reembolso dos proventos distribuídos pela companhia emissora das ações, considerando que se trata de reembolso terá a natureza de rendimento de renda fixa, pois quem efetivamente recebeu os proventos (natureza de dividendos e JCP) foi o detentor das ações registrado nos livros no momento do recebimento.

20. A quem o investidor deve contratar quando se tratar de dúvidas em relação a forma de declarar o reembolso dos proventos distribuídos pela companhia emissora das ações em sua DIRPF ?

Visto que a responsabilidade do envio do informe de rendimentos dos reembolsos dos proventos distribuídos durante o exercício é da B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão, o investidor deverá contatar a mesma.

(14)

Tire a sua dúvida, de como calcular o imposto de renda sobre investimento no mercado de renda variável.

O mercado de renda variável é segregado por modalidades, cada uma com a sua particularidade, devido esse leque de variedade é necessário conhecer um pouco da modalidade de mercado que pretende investir, para tanto disponibilizamos um resumo explicativo seguido de exemplos práticos.

Operações Comuns: - Mercado à vista

 Resumo:

Fato Gerador

Ganhos líquidos na alienação de ações/ ouro.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 56 Base de Cálculo

Resultado positivo entre o valor de alienação do ativo e o seu custo de aquisição, calculado pela média ponderada dos custos unitários, auferidos nas operações realizadas em cada mês, admitindo-se, ainda, a dedução dos custos e despesas incorridos, necessários à realização das operações.

(15)

No caso de ações recebidas em bonificação, em virtude de incorporação ao capital social da pessoa jurídica de lucros ou reservas, o custo de aquisição é igual à parcela do lucro ou reserva capitalizada que corresponder ao acionista. Nas hipóteses de lucros apurados nos anos-calendário de 1994 e 1995, as ações bonificadas terão custo zero.

Dentre outros, o custo de aquisição é igual a zero nos casos de: (i) partes beneficiárias adquiridas gratui-tamente; (ii) acréscimo da quantidade de ações por desdobramento; e (iii) ativo cujo valor não possa ser determinado.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 56, § 3º e Art. 58 Alíquota

15%

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 57 Código Darf

6015

Base Legal: P&R SRF n.º 686/2019 Regime

Tributação definitiva

(16)

Recolhimento

Apurado em período mensais e pago pelo investidor, até o último dia útil do mês subsequente. Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 56, § 5º

Responsabilidade pelo Recolhimento Do contribuinte (investidor).

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 56, § 5º Compensação de Perdas

Para fins de apuração e pagamento do imposto mensal sobre os ganhos líquidos, as perdas incorridas poderão ser compensadas com os ganhos líquidos auferidos no próprio mês ou nos meses subsequen- tes, inclusive nos anos calendários seguintes, em outras operações realizadas nos demais mercados de bolsa (mercado à vista, de opções, futuro, termo e cotas de fundo de investimento em índice de mer-cado - fundos de índice de ações), exceto no caso de perdas em operações de day trade, que somente serão compensadas com ganhos auferidos em operações da mesma espécie.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 64 Dedução ou Compensação do IRRF

Há incidência do imposto de renda retido na fonte à alíquota de 0,005% sobre o valor da alienação supe-rior a R$ 20.000,00 no próprio mês, sendo a instituição intermediadora que receber diretamente a ordem do cliente responsável pela retenção. O imposto retido na fonte poderá ser (i) deduzido do imposto sobre ganhos líquidos apurados no mês; (ii) compensado com o imposto incidente sobre ganhos líquidos apu-rados nos meses subsequentes; (iii) compensado na declaração de ajuste anual se, após a dedução de

(17)

 Exemplo prático:

Para calcular o imposto de renda a ser recolhido aos cofres públicos, precisa-se da nota de corretagem que a Instituição Intermediadora envia. Mediante esse documento, inserir as compras e vendas na planilha (modelo exemplificado neste manual), para apuração do resultado, seja ele positivo ou negativo, caso positivo tributá-lo.

• Nota de Corretagem:

A nota de corretagem é o documento, que a Instituição Intermediadora é obrigada a disponibilizar aos seus clientes, esse documento contém informações para controlar e apurar o imposto devido.

que tratam os itens i e ii, houver saldo de imposto retido; e (iv) compensado com o imposto devido sobre o ganho de capital na alienação de ações.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 63, § 8º Isenção

Ficam isentos do imposto de renda os ganhos líquidos auferidos por pessoa física quando o total das alienações de ações no mercado à vista de bolsa de valores no mês não exceder R$ 20.000,00, exceto (i) em operações de day trade; (ii) negociação das cotas dos fundos de investimento em índice de ações, (iii) resgate de cotas de fundos ou clubes de investimento em ações; e (iv) alienação de ações efetivada em operações de exercício de opções e no vencimento ou liquidação antecipada de contratos a termo. Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 59

(18)

0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C C D D / C D D D D D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D D 2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura

# - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP 8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box To t al co rret ag em / Des p es as 54,22 ( *) - O b s e rv a ç õ e s : Líquido para 04/01/2018 8.925,00 I.R.R.F. s / o p eraçõ es , b as e R$ 0 ,0 0 -Out ras -C o rre t a g e m / D e s p e s a s

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 54,22

Emo lument o s 0,67

To t al Bo ves p a / So ma 0,67

Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.) - Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Valo r d as o p eraçõ es 8.867,68Taxa A.N.A.

-Op çõ es - vend as - To t al CBLC 8.870,11

Op eraçõ es à t ermo - B o v e s p a / S o ma

Co mp ras à vis t a 8.867,68Taxa d e liq uid ação 2,43

Op çõ es - co mp ras - Taxa d e Reg is t ro

-R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro

Deb ênt ures - C B LC

Vend as à vis t a - Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es 8.867,68

29,56

8.867,68 1- BOVESPA VIST A PQO PN ED NI 300

Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e

Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo Ob s . (*) Quant id ad e

237 5900-BRAD CT VM 77777

Neg ó cio s realizad o s

0,00

Banco Ag ência Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8 77777-7 1055

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

Client e C.P.F./ C.N.P.J ./ C.O.B

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00 RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r

NOTA DE CORRETAGEM Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

970088 1 29/12/2017 0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C C D D / C D D D D D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D D 2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura

# - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP 8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box

L - P r e c a t ór io BRADESCO S/ A CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES M OBILIÁRIOS

To t al co rret ag em / Des p es as 189,78

( *) - O b s e rv a ç õ e s : Líquido para 09/01/2018 27.750,00

I.R.R.F. s / o p eraçõ es , b as e R$ 0 ,0 0

-Out ras

-C o rre t a g e m / D e s p e s a s

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 189,78

Emo lument o s 2,15

To t al Bo ves p a / So ma 2,15

Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.) - Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Valo r d as o p eraçõ es 27.548,90 Taxa A.N.A.

-Op çõ es - vend as - To t al CBLC 27.558,07

Op eraçõ es à t ermo - B o v e s p a / S o ma

Co mp ras à vis t a 27.548,90 Taxa d e liq uid ação 9,17

Op çõ es - co mp ras - Taxa d e Reg is t ro

-R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro

Deb ênt ures - C B LC

Vend as à vis t a - Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es 27.548,90

27,55

27.548,90 1- BOVESPA VIST A PQO PN ED NI 1000

Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e

Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo Ob s . (*) Quant id ad e

237 5900-BRAD CT VM 77777

Neg ó cio s realizad o s

0,00

Banco Ag ência Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8 77777-7 1055

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

Client e C.P.F./ C.N.P.J ./ C.O.B

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00 RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r

NOTA DE CORRETAGEM Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

(19)

0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C V C V C D / C C D D C D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D C 2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura

# - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP 8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box

NOTA DE CORRETAGEM Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

170017 1 09/05/2018

Client e C.P.F./ C.N.P.J ./ C.O.B

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00 RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8 77777-7 1055

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

0,00

Banco Ag ência Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

237 5900-BRAD CT VM 77777

Neg ó cio s realizad o s

Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo Ob s . (*) Quant id ad e Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e

R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro

Deb ênt ures - C B LC

Vend as à vis t a 21.428,55 Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es 21.428,55

Co mp ras à vis t a - Taxa d e liq uid ação 6,09

Op çõ es - co mp ras - Taxa d e Reg is t ro

-Op çõ es - vend as - To t al CBLC 21.422,46

Op eraçõ es à t ermo - B o v e s p a / S o ma

Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.) - Taxa d e t ermo / o p çõ es

Valo r d as o p eraçõ es 21.428,55 Taxa A.N.A.

-Emo lument o s 1,53 1,53 C o rre t a g e m / D e s p e s a s ( *) - O b s e rv a ç õ e s : Líquido para 14/05/2018 21.293,22 I.R.R.F. s / o p eraçõ es , b as e R$ 2 1.4 2 8 ,55 1,07 Out ras -29,29 761,54 1- BOVESPA To t al co rret ag em / Des p es as 127,71

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 127,71

1- BOVESPA FRACIONARIO PQO PN ED NI 26 PQO PN ED NI 700 29,52

To t al Bo ves p a / So ma

20.667,01 VIST A

(20)

• Planilha:

O modelo abaixo é um exemplo de controle de movimentação da carteira acionária, que facilita a apuração do imposto de renda, no entanto, cada cliente pode desenvolver o seu próprio controle, devido à responsabilidade de apurar e recolher o imposto de renda ser do próprio investidor/Contribuinte. No exemplo, foram simulados alguns eventos, como: compra venda (mesmo ativo), informações essas que são demonstradas nas notas de corretagem (páginas 18 e 19), as quais foram inseridas na planilha os valores líquidos (negócio + taxas), que possibilitou a apuração do resultado que será utilizado para o cálculo do imposto de renda do mês 05/2018, onde o recolhimento deve ser efetuado até o último dia do mês subsequente, ou seja, até 30/06/2018.

CÓD. PAPEL

P Acumulado

Custo Médio Lucro Custo Médio

de Venda (Prejuízo) em R$

Pregão Liquidação N. Nota EV Quantidade Valor em R$ * em R$ ** em R$ *** Ações Valor em R$ Unitária

29/12/2017 04/01/2018 970.088 C 300 8.925,00 - - 300 8.925,00 29,7500 04/01/2018 09/01/2018 15.700 C 1.000 27.750,00 - - 1.300 36.675,00 28,2115 09/05/2018 14/05/2018 170.017 V 726 21.293,22 20.481,58 811,64 574 16.193,42 28,2115

SALDO 574 16.193,42 28,2115

Planilha - Ano Calendário

Código dos Eventos

C - COMPRA D - DESDOBRAMENTO AC - ACERTO DE COMPRA V - VENDA S - SUBSCRIÇÃO AV - ACERTO DE VENDA E - ESTORNO B - BONIFICAÇÃO T - TRANSPORTE

EMPRESA PQO - PN

* Os valores descritos são líquidos (negócio + taxas).

** O custo médio de venda foi calculado da seguinte forma: soma das compras (8.925,00 + 27.750,00) / soma das quantidades (300 + 1000) x a quantidade da venda (726) = 20.481,58. *** O lucro é a diferença da venda (21.293,22) - o valor do custo médio de venda (20.481,58) = 811,64.

(21)

Obs.:1. o controle utilizado foi desenvolvido somente como exemplo dessa modalidade de mercado, não ficando disponível ao acesso dos clientes; e

2. o exemplo foi validado pelos Gestores das Mesas de Operações Alta Renda e de BM&F.

CÓD. PAPEL Quantidade Valor em R$

P 574 16.193,42

Posição em Carteira de Ações - Mercado à vista

PAPEL PQO - PN R$ 36.675,00 R$ 21.293,22 R$ 811,64 R$ -R$ 811,64 RESULTADO Resumo Compras Vendas Lucros Prejuízos

(22)

• Apuração do Imposto de Renda:

A apuração do imposto de renda é calculado com base no resultado do mês, como demonstrado abaixo:

FATO GERADOR

RESULTADO POSITIVO (A)

811,64

COMPENSAÇÃO

DE PERDAS

BASE DE CÁLCULO

RESULTADO (A) - (B)

811,64

ALÍQUOTA

15 % - IMPOSTO DE RENDA

121,74

DEDUÇÃO OU

IRRF (ALÍQUOTA DE 0,005%)

COMPENSAÇÃO

BASE R$ 21.428,55

DO IRRF

(ALIENAÇÃO / VENDA)

IMPOSTO DE

RENDA

CÓDIGO DA

RECEITA FEDERAL

RESULTADO NEGATIVO (B)

À RECOLHER

6015

(1,07)

120,67

DARF

(23)

- Mercado de opções

 Resumo:

Fato Gerador

Ganhos líquidos na negociação ou no exercício da opção Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 56

Base de Cálculo

Ganho líquido auferido nas seguintes hipóteses: 1. Na negociação da opção

Pelo resultado positivo apurado no encerramento de opções da mesma série . Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 60, inciso I

2. Nas operações de exercício da opção 2.1. Títular da opção de compra

Pela diferença positiva entre o valor de venda à vista do ativo na data do exercício da opção e o preço de exercício, acrescido do valor do prêmio.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 60, inciso II, alinea "a" 2.2. Lançador da opção de compra

(24)

custo de aquisição do ativo objeto do exercício.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 60, inciso II, alinea "b" 2.3. Títular de opção de venda

Pela diferença positiva entre o preço de exercício da opção e o valor da compra à vista do ativo, acrescido do valor do prêmio.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 60, inciso II, alinea "c" 2.4. Lançador da opção de venda

Pela diferença positiva entre o preço de venda à vista do ativo na data do exercício da opção, acrescido do valor do prêmio, e o preço de exercício da opção.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 60, inciso II, alinea "d" 3. Observações

3.1. Não ocorrendo a venda à vista do ativo na data do exercício da opção, o ativo terá como custo de aquisição o preço de exercício da opção, acrescido ou deduzido do valor do prêmio, no caso de títular de opção de compra e lançador da opção de venda, respectivamente.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 60, § 1º

(25)

mercados de opções, bem como os valores recebidos pelo lançador da opção, serão calculados pela média ponderada dos valores unitários pagos ou recebidos.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 60, § 2º

3.3. Não havendo encerramento ou exercício da opção, o valor do prêmio constituirá ganho para o lançador (vendedor) e perda para o títular (comprador), na data do vencimento da opção.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 60, § 3º Alíquota

15% Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 57

Código Darf

6015 Base Legal: P&R SRF n.º 686/2019

Regime

Tributação definitiva

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 70, inciso II Recolhimento

Apurado em período mensais e pago pelo investidor, até o último dia útil do mês subsequente. Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 56, § 5º

(26)

Responsabilidade pelo Recolhimento Do contribuinte (investidor).

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 56, § 5º Compensação de Perdas

Para fins de apuração e pagamento do imposto mensal sobre os ganhos líquidos, as perdas incorridas poderão ser compensadas com os ganhos líquidos auferidos no próprio mês ou nos meses subsequen- tes, inclusive nos anos calendários seguintes, em outras operações realizadas nos demais mercados de bolsa (mercado à vista, de opções, futuro, termo e cotas de fundo de investimento em índice de mer-cado - fundos de índice de ações), exceto no caso de perdas em operações de day trade, que somente serão compensadas com ganhos auferidos em operações da mesma espécie.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 64 Dedução ou Compensação do IRRF

Há incidência do imposto de renda retido na fonte à alíquota de 0,005% sobre o resultado, se positivo, da soma algébrica dos prêmios pagos e recebidos no mesmo dia, sendo a instituição intermediadora que receber diretamente a ordem do cliente responsável pela retenção. O imposto retido na fonte poderá ser (i) deduzido do imposto sobre ganhos líquidos apurados no mês; (ii) compensado com o imposto incidente sobre ganhos líquidos apurados nos meses subsequentes; (iii) compensado na declaração de ajuste anual se, após a dedução de que tratam os itens i e ii, houver saldo de imposto retido; e (iv) com-pensado com o imposto devido sobre o ganho de capital na alienação de ações

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 63, § 8º Isenção

(27)

 Exemplo prático:

Para calcular o imposto de renda a ser recolhido aos cofres públicos, precisa-se da nota de corretagem que a Instituição Intermediadora envia. Mediante esse documento, inserir as compras e vendas na planilha (modelo exemplificado neste manual), para apuração do resultado, seja ele positivo ou negativo, caso positivo tributá-lo.

• Nota de Corretagem:

A nota de corretagem é o documento, que a Instituição Intermediadora é obrigada a emitir aos seus clientes, esse documento contém informações para controlar e apurar o imposto devido

(28)

0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C V C C D V C C D C D D / C C D D C D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D C 2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura

# - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP 8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box

NOTA DE CORRETAGEM Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

170018 1 13/06/2018

Client e C.P.F./ C.N.P.J ./ C.O.B

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00 RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8 77777-7 1121

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

0,00

Banco Ag ência Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

237 5900-BRAD CT VM 77777

Neg ó cio s realizad o s

Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo Ob s . (*) Quant id ad e Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e

1- BOVESPA OPÇÃO DE COMPRA 06/18 BXPT O14 ON NM BXPT 70.000 0,52 36.400,00 1- BOVESPA OPÇÃO DE COMPRA 06/18 VXPT O41 ON NM VXPT 1000 1,03 1.030,00 1- BOVESPA OPÇÃO DE VENDA 06/18 PXPT O23 PN PN PXPT 26000 0,05 1.300,00

R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro

Deb ênt ures - C B LC

Vend as à vis t a - Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es 16.989,00

Co mp ras à vis t a - Taxa d e liq uid ação 16,05

Op çõ es - co mp ras 20.711,00 Taxa d e Reg is t ro 40,57

Op çõ es - vend as 37.700,00 To t al CBLC 16.932,38

Op eraçõ es à t ermo - B o v e s p a / S o ma

Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.) - Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Valo r d as o p eraçõ es 58.411,00 Taxa A.N.A.

-Emo lument o s 21,60

To t al Bo ves p a / So ma 21,60

C o rre t a g e m / D e s p e s a s

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 267,84

I.R.R.F. s / o p eraçõ es , b as e R$ 16 .9 8 9 ,0 0 0,85

Out ras

-To t al co rret ag em / Des p es as 267,84

( *) - O b s e rv a ç õ e s : Líquido para 18/06/2018 16.642,94 1- BOVESPA OPÇÃO DE VENDA 06/18 BXPT O25 ON NM BXPT 27300 0,38 10.374,00 1- BOVESPA OPÇÃO DE VENDA 06/18 BXPT O25 ON NM BXPT 22700 0,41 9.307,00

(29)

• Planilha:

O modelo utilizado é um exemplo de controle de movimentação da carteira acionária, que facilita a apuração do imposto de renda, no entanto, cada cliente pode desenvolver o seu próprio controle, devido a responsabilidade de apurar e recolher o imposto de renda ser do próprio investidor/ contribuinte. No exemplo, foram simulados alguns eventos, como: compra e venda (mesmo ativo), informações essas que são demonstradas na nota de corretagem (página 28), porém para calcularmos o imposto de renda é necessário saber se a opção foi exercida, não foi exercida ou foi revertida por meio de uma operação oposta. Como o vencimento das opções ocorre no mês 06/2018, deve se apurar o resultado que será utilizado para o cálculo do imposto de renda do mês 06/2018, onde o recolhimento deve ser efetuado até o último dia do mês subsequente, ou seja, até 31/07/2018.

 Obs.: 1. o controle utilizado foi desenvolvido somente como exemplo dessa modalidade de

mercado, não ficando disponível ao acesso dos clientes.

(30)

Nº NOTA SEQ. PONTA SITUAÇÃO TIPO DE MERCADO COMPROMISSO ESP DO TÍT QTD VR OPER / AJUS TX LIQ EMOL CORR VR OPER LIQ

1 LANÇADOR VENDEDOR OPÇÃO DE COMPRA (CALL) OBRIGAÇÃO BXPTO14 70.000 36.400,00 (10,01) (13,46) (207,21) 36.144,03 2 TÍTULAR COMPRADOR OPÇÃO DE COMPRA (CALL) DIREITO VXPTO41 1.000 (1.030,00) (0,28) (0,38) (1,55) (1.032,92)

3 LANÇADOR VENDEDOR OPÇÃO DE VENDA (PUT) OBRIGAÇÃO PXPTO23 26.000 1.300,00 (0,35) (0,48) (21,99) 1.276,28 27.300 (10.374,00) (2,95) (3,97) (20,25)

22.700 (9.307,00) (2,46) (3,31) (16,84)

TOTAL -> 16.989,00 (16,05) (21,60) (267,84) 16.642,94

HOUVE COMPOSIÇÃO LUCRO

EXERCÍCIO EXERCÍCIO (Strike) DIA DO EXERCÍCIO DO OU SIT.

SIM / NÃO ( A ) ( B ) ( C ) ( D ) RESULTADO PREJUÍZO C/V

SIM 1 11,97 12,01 70.000 36.144,03 ((A-B)*C)+D 33.344,03 LUCRO V LANÇADOR

SIM 2 40,02 41,77 1.000 (1.032,92) ((B-A)*C)+D 717,08 LUCRO C TÍTULAR

NÃO 3 21,87 22,08 26.000 1.276,28 ( D ) 1.276,28 LUCRO V LANÇADOR

SIM/ NÃO 4 21,65 21,65 50.000 (19.744,45) ((B-A)*C)+D (19.744,45) PREJUÍZO C TÍTULAR

16.642,94 <-TOTAL -> 15.592,94 Observação: SEQ. 1 2 3 4

Composição da Nota de Corretagem

TX REG 170018 (25,29) (0,71) (0,90)

4 TÍTULAR COMPRADOR OPÇÃO DE VENDA (PUT) DIREITO BXPTO25 (7,46) (19.744,45)

(6,21) (40,57)

Apuração do Resultado

SEQ. PREÇO QUANTIDADE PRÊMIO RESULTADO INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ESPECIFICAÇÃO

TIPO DE MERCADO PONTA DO TÍTULO

BXPTO14 OPÇÃO DE COMPRA (CALL) VXPTO41 OPÇÃO DE COMPRA (CALL)

Neste exemplo não houve o exercício, por esse motivo não teve nota de corretagem; e Neste exemplo depende da estratégia do cliente, de exercer ou não exercer.

PXPTO23 OPÇÃO DE VENDA (PUT) BXPTO25 OPÇÃO DE VENDA (PUT)

Neste exemplo houve o exercício, onde foi entregue as 70.000 ações ao títular por meio da nota de corretagem, essa que não demonstramos; Neste exemplo houve o exercício, onde recebemos as 1.000 ações do lançador e simulamos a venda no custo unitário de R$ 41,77;

(31)

• Apuração do Imposto de Renda:

A apuração do imposto de renda é calculado com base no resultado do mês, como demonstrado abaixo:

FATO GERADOR

RESULTADO POSITIVO (A)

35.337,39

COMPENSAÇÃO

DE PERDAS

BASE DE CÁLCULO

RESULTADO (A) - (B)

15.592,94

ALÍQUOTA

15 % - IMPOSTO DE RENDA

2.338,94

DEDUÇÃO OU

IRRF (ALÍQUOTA DE 0,005%)

COMPENSAÇÃO

BASE R$ 16.989,00 / IRRF R$ 0,85

DO IRRF

(SOMA ALGÉBRICA DOS PRÊMIOS)

IMPOSTO DE

RENDA

CÓDIGO DA

RECEITA FEDERAL

RESULTADO NEGATIVO (B)

(19.744,45)

À RECOLHER

2.338,94

6015

DARF

(32)

- Mercado a termo

 Resumo:

Fato Gerador

Ganhos líquidos na negociação/liquidação de contrato a termo

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 56 Base de Cálculo

Ganho líquido auferido nas seguintes hipóteses:

- Comprador

Pelo resultado positivo entre o preço de venda das ações na data da liquidação de contrato menos o preço nele estabelecido

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 62, inciso I

- Vendedor descoberto

Pelo resultado positivo entre o preço estabelecido no contrato a termo e o preço da compra a vista do ativo para a liquidação daquele contrato.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 62, inciso II

- Vendedor coberto

(33)

do ativo, exceto na hipótese de operação conjugada que permitam a obtenção de rendimentos pré determinados que são equiparadas a operações de renda fixa.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 62, inciso III Alíquota

15% Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 57

Código Darf

6015 Base Legal: P&R SRF n.º 686/2019

Regime

Tributação definitiva

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 70, inciso II Recolhimento

Apurado em período mensais e pago pelo investidor, até o último dia útil do mês subsequente. Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 56, § 5º

Responsabilidade pelo Recolhimento Do contribuinte (investidor).

(34)

Compensação de Perdas

Para fins de apuração e pagamento do imposto mensal sobre os ganhos líquidos, as perdas incorridas poderão ser compensadas com os ganhos líquidos auferidos no próprio mês ou nos meses subsequen- tes, inclusive nos anos calendários seguintes, em outras operações realizadas nos demais mercados de bolsa (mercado à vista, de opções, futuro, termo e cotas de fundo de investimento em índice de mer-cado - fundos de índice de ações), exceto no caso de perdas em operações de day trade, que somente serão compensadas com ganhos auferidos em operações da mesma espécie.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 64 Dedução ou Compensação do IRRF

Há incidência do imposto de renda retido na fonte à alíquota de 0,005%: (i) quando houver a previsão de entrega do ativo objeto na data do seu vencimento, a diferença, se positiva, entre o preço a termo e o preço a vista na data de liquidação; e (ii) nos casos de operações com liquidação exclusivamente finan-ceira, o valor da liquidação financeira previsto no contrato, sendo a instituição intermediadora que rece-ber diretamente a ordem do cliente responsável pela retenção. O imposto retido na fonte poderá ser (i) deduzido do imposto sobre ganhos líquidos apurados no mês; (ii) compensado com o imposto inci-dente sobre ganhos líquidos apurados nos meses subsequentes; (iii) compensado na declaração de ajuste anual se, após a dedução de que tratam os itens i e ii, houver saldo de imposto retido, e (iv) compensado com o imposto devido sobre o ganho de capital na alienação de ações.

Base Legal: IN SRF nº 1.585/2015, Art. 63, § 8º Isenção

(35)

• Nota de Corretagem:

A nota de corretagem é o documento, que a Instituição Intermediadora é obrigada a emitir aos seus clientes, esse documento contém informações para controlar e apurar o imposto devido. Neste mercado o cliente pode estar em três situações: comprado, vendido a descoberto e vendido coberto.  Exemplo prático:

Para calcular o imposto de renda a ser recolhido aos cofres públicos, precisa-se da nota de corretagem que a Instituição Intermediadora envia. Mediante esse documento, inserir as compras e vendas na planilha (modelo exemplificado neste manual), para apuração do resultado, seja ele positivo ou negativo, caso positivo tributá-lo.

(36)

- Comprador: 0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C C D C D D / C C D D D D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D D

2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura # - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP

8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box

L - P r e c a t ór io

NOTA DE CORRETAGEM Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

170010 1 19/01/2018

Client e C.P.F./ C.N.P.J ./ C.O.B

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00

RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8 77777-7 1142

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

0,00

Banco Ag ência Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

237 5900-BRAD CT VM 77777

Neg ó cio s realizad o s

Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo Ob s . (*) Quant id ad e Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e

1- BOVESPA T ERMO 30 ZPM ON ED N1 900 13,81 12.429,00 1- BOVESPA T ERMO 30 ZPM ON ED N1 600 13,82 8.292,00

R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro

Deb ênt ures - C B LC

Vend as à vis t a - Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es

-Co mp ras à vis t a - Taxa d e liq uid ação 8,88

Op çõ es - co mp ras - Taxa d e Reg is t ro 3,21

Op çõ es - vend as - To t al CBLC 12,09

Op eraçõ es à t ermo 20.721,00 B o v e s p a / S o ma

Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.) - Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Valo r d as o p eraçõ es 20.721,00 Taxa A.N.A.

-Emo lument o s 3,97

To t al Bo ves p a / So ma 3,97 C o rre t a g e m / D e s p e s a s

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 86,59

Out ras

-BRADESCO S/ A CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES M OBILIÁRIOS To t al co rret ag em / Des p es as 86,59 ( *) - O b s e rv a ç õ e s : Líquido para 24/01/2018 (102,65) 0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C V C D / C C D D C D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D C

2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura

# - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP 8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box

NOTA DE CORRETAGEM Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

170011 1 26/01/2018

Client e C.P.F./ C.N.P.J ./ C.O.B

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00

RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8 77777-7 1142

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

0,00

Banco Ag ência Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

237 5900-BRAD CT VM 77777

Neg ó cio s realizad o s

Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo Ob s . (*) Quant id ad e Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e

1- BOVESPA VIST A ZPM ON ED N1 1.500 13,99 20.985,00

R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro

Deb ênt ures - C B LC

Vend as à vis t a 20.985,00 Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es 20.985,00

Co mp ras à vis t a - Taxa d e liq uid ação 7,63

Op çõ es - co mp ras - Taxa d e Reg is t ro 2,71

Op çõ es - vend as - To t al CBLC 20.974,66

Op eraçõ es à t ermo - B o v e s p a / S o ma

Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.) - Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Valo r d as o p eraçõ es 20.985,00 Taxa A.N.A.

-Emo lument o s 3,47

To t al Bo ves p a / So ma 3,47

C o rre t a g e m / D e s p e s a s

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 65,59

I.R.R.F. s / o p eraçõ es , b as e R$ 2 0 .9 8 5,0 0 1,05

Out ras

-To t al co rret ag em / Des p es as 65,59

(37)

- Vendedor descoberto: 0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C V C V C D / C C D D D D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D D

2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura # - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP

8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box ( *) - O b s e rv a ç õ e s : Líquido para 07/02/2018 (156,65) To t al co rret ag em / Des p es as 140,59 Out ras -I.R.R.F. s / o p eraçõ es , b as e R$ 2 0 .9 9 4 ,0 0 1,05

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 140,59 C o rre t a g e m / D e s p e s a s

To t al Bo ves p a / So ma 3,97

Emo lument o s 3,97

Valo r d as o p eraçõ es 20.994,00 Taxa A.N.A.

-Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.) - Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Op eraçõ es à t ermo 20.994,00 B o v e s p a / S o ma

Op çõ es - vend as - To t al CBLC 12,09

Op çõ es - co mp ras - Taxa d e Reg is t ro 3,21

Co mp ras à vis t a - Taxa d e liq uid ação 8,88

Vend as à vis t a - Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es

-Deb ênt ures - C B LC R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro 13,99 8.394,00 1- BOVESPA T ERMO 30 JPM ON ED N1 600 14,00 12.600,00 1- BOVESPA T ERMO 30 JPM ON ED N1 900

Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo Ob s . (*) Quant id ad e

Neg ó cio s realizad o s

237 5900-BRAD CT VM 77777

Banco Ag ência Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

0,00

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8 77777-7 1142

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00

RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r

170012 1 02/02/2018

NOTA DE CORRETAGEM Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

Client e C.P.F./ C.N.P.J ./ C.O.B 0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C C D D / C D D D D D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D D

2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura # - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP

8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box Líquido para 28/02/2018 20.179,40 ( *) - O b s e rv a ç õ e s : To t al co rret ag em / Des p es as 65,59 Out ras

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 65,59 C o rre t a g e m / D e s p e s a s

To t al Bo ves p a / So ma 3,47

Emo lument o s 3,47

Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Valo r d as o p eraçõ es 20.100,00 Taxa A.N.A.

-Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.)

-Op eraçõ es à t ermo - B o v e s p a / S o ma

Taxa d e Reg is t ro 2,71

Op çõ es - vend as - To t al CBLC 20.110,34

Op çõ es - co mp ras

-Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es 20.100,00

Co mp ras à vis t a 20.100,00 Taxa d e liq uid ação 7,63

Vend as à vis t a

-Deb ênt ures - C B LC R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro

1.500 13,40 20.100,00 1- BOVESPA VIST A JPM ON ED N1

Ob s . (*) Quant id ad e Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo

5900-BRAD CT VM 77777

Neg ó cio s realizad o s

Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

237

0,00

Banco Ag ência

77777-7 1142

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00

RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

170013 1 23/02/2018

NOTA DE CORRETAGEM

(38)

- Vendedor coberto – renda variável: 0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C V C D / C C D D D D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D D

2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura # - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP

8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box

L - P r e c a t ór io BRADESCO S/ A CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES M OBILIÁRIOS

( *) - O b s e rv a ç õ e s : Líquido para 14/03/2018 (156,65)

To t al co rret ag em / Des p es as 140,59

Out ras

-I.R.R.F. s / o p eraçõ es , b as e R$ 2 2 .54 5,0 0 1,13

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 140,59 C o rre t a g e m / D e s p e s a s

To t al Bo ves p a / So ma 3,97

Emo lument o s 3,97

Valo r d as o p eraçõ es 22.545,00 Taxa A.N.A.

-Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.) - Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Op eraçõ es à t ermo 22.545,00 B o v e s p a / S o ma

Op çõ es - vend as - To t al CBLC 12,09

Op çõ es - co mp ras - Taxa d e Reg is t ro 3,21

Co mp ras à vis t a - Taxa d e liq uid ação 8,88

Vend as à vis t a - Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es

-Deb ênt ures - C B LC R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro 15,03 22.545,00 1- BOVESPA T ERMO 30 MPA ON ED N1 1.500

Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo Ob s . (*) Quant id ad e

Neg ó cio s realizad o s

237 5900-BRAD CT VM 77777

Banco Ag ência Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

0,00

Agente de Compensação Cliente Valor Custodiante

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8 77777-7 1142

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00

RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r

170014 1 09/03/2018

NOTA DE CORRETAGEM Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

Client e C.P.F./ C.N.P.J ./ C.O.B 0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C C D C D C D D / C D D D D D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D D

2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura # - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP

8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box

L - P r e c a t ór io

Líquido para 29/03/2018 22.209,40

BRADESCO S/ A CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES M OBILIÁRIOS

( *) - O b s e rv a ç õ e s :

To t al co rret ag em / Des p es as 65,59

Out ras

A co luna Q ind ica liq uid ação no Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 65,59 C o rre t a g e m / D e s p e s a s

To t al Bo ves p a / So ma 3,47

Emo lument o s 3,47

Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Valo r d as o p eraçõ es 22.130,00 Taxa A.N.A.

-Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.)

-Op eraçõ es à t ermo - B o v e s p a / S o ma

Taxa d e Reg is t ro 2,71

Op çõ es - vend as - To t al CBLC 22.140,34

Op çõ es - co mp ras

-Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es 22.130,00

Co mp ras à vis t a 22.130,00 Taxa d e liq uid ação 7,63

Vend as à vis t a

-Deb ênt ures - C B LC R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro

500 14,71 7.355,00 1- BOVESPA VIST A MPA ON ED N1

500 14,75 7.375,00 1- BOVESPA VIST A MPA ON ED N1

500 14,80 7.400,00 1- BOVESPA VIST A MPA ON ED N1

Ob s . (*) Quant id ad e Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo

5900-BRAD CT VM 77777

Neg ó cio s realizad o s

Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

237

0,00

Banco Ag ência

77777-7 1142

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00

RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r Nr. No t a Fo lha Dat a p reg ão

170015 1 26/03/2018

NOTA DE CORRETAGEM

(39)

- Vendedor coberto – renda fixa: 0077777-7 C.I. C N P. Vinc N Q C/ V D/ C V C D / C C D D D D D D D Es p e c i f i c a ç õ e s d i v e rs a s D D D D

2 - Cor r e t or a ou pe ssoa vinc ula da a t uou na out r a pa r t e A - P osiç ã o Fut ur o T - Liquida ç ã o pe lo Br ut o Ob s ervação : (1) As o p eraçõ es a t ermo não s ão co mp ut ad as no lí q uid o d a fat ura # - Ne góc io dir e t o C - Clube s e Fundos I - P OP

8 - Liquida ç ã o Inst it uc iona l P - Ca r t e ir a P r ópr ia D - Da y- Tr a de H - Home Br oke r F - Cobe r t ur a X - Box B - De bê nt ur e s Y - De sma nc he de Box

L - P r e c a t ór io BRADESCO S/ A CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES M OBILIÁRIOS

( *) - O b s e rv a ç õ e s : Líquido para 16/04/2018 (156,65)

To t al co rret ag em / Des p es as 140,59

Out ras

-I.R.R.F. s / o p eraçõ es , b as e R$ 0 ,0 0

-A co luna Q ind ica liq uid ação no -Ag ent e d o Qualificad o Co rret ag em 140,59 C o rre t a g e m / D e s p e s a s

To t al Bo ves p a / So ma 3,97

Emo lument o s 3,97

Valo r d as o p eraçõ es 22.545,00Taxa A.N.A.

-Valo r d as o p er. c/ t í t ulo s p úb l. (v. no m.) - Taxa d e t ermo / o p çõ es

-Op eraçõ es à t ermo 22.545,00B o v e s p a / S o ma

Op çõ es - vend as - To t al CBLC 12,09

Op çõ es - co mp ras - Taxa d e Reg is t ro 3,21

Co mp ras à vis t a - Taxa d e liq uid ação 8,88

Vend as à vis t a - Valo r lí q uid o d as o p eraçõ es

-Deb ênt ures - C B LC R e s umo d o s N e g ó c i o s R e s umo F i na nc e i ro

15,03

22.545,00 1- BOVESPA T ERMO 30 MPT ON ED N1 1.500

Preço / Ajus t e Valo r Op eração / Ajus t e Neg o ciação Tip o mercad o Prazo Es p ecificação d o t í t ulo Ob s . (*) Quant id ad e

Neg ó cio s realizad o s

237 5900-BRAD CT VM 77777

Banco Ag ência Co nt a co rrent e Acio nis t a Ad minis t rad o r Co mp lement o no me

0,00

Ag ent e d e Co mp ens ação Client e Valo r Cus t o d iant e

01332-000 SÃO PAULO - SP 72 - 8 77777-7 1142

JULIA V. Z. P. M. 170.170.170-00

RUA IT APEVA, 782 - 4º ANDAR - ANEXO - BELA VIST A Có d ig o client e As s es s o r Client e C.P.F./ C.N.P.J ./ C.O.B

170016 1 11/04/2018

(40)

• Planilha:

O modelo utilizado é um exemplo de controle de movimentação da carteira acionária, que facilita a apuração do imposto de renda, no entanto, cada cliente pode desenvolver o seu próprio controle, devido a responsabilidade de apurar e recolher o imposto de renda ser do próprio cliente. No exemplo, foram simulados alguns eventos, como: compra e venda, informações essas que são demonstradas na nota de corretagem (páginas 36, 37, 38 e 39). Como no item acima foi segregado em três situações: comprador, vendedor descoberto e vendedor coberto.

 Obs.: 1. o controle utilizado foi desenvolvido somente como exemplos dessa modalidade de

mercado, não ficando disponível ao acesso dos clientes.

(41)

- Comprador:

CÓD. PAPEL ZPMA3T

NOTA DE TIPO

PREGÃO LIQUIDAÇÃO CORRETAGEM * MERCADO Operação Taxa - Liq Taxa - Reg Em olum entos Corretagem Liquido

19/01/2018 24/01/2018 170.010 C TERMO 30 900 13,81 - 5,33 1,93 2,38 52,35 (61,99) 19/01/2018 24/01/2018 170.010 C TERMO 30 600 13,82 - 3,55 1,28 1,59 34,24 (40,66) 26/01/2018 31/01/2018 170.011 V VISTA 1.500 13,99 20.985,00 7,63 2,71 3,47 65,59 20.905,60 Compras R$ 20.823,65 Vendas R$ 20.905,60 Lucros R$ 81,95 Prejuízos R$ 0,00 RESULTADO R$ 81,95 ZPM EMPRESA

Planilha - Ano Calendário

C/V

DATA Valor em R$

PREÇO/ AJUSTE

Resumo

C - COMPRA D - DESDOBRAMENTO AC - ACERTO DE COMPRA V - VENDA S - SUBSCRIÇÃO AV - ACERTO DE VENDA

PRAZO QUANTIDADE

Código dos Eventos

E - ESTORNO B - BONIFICAÇÃO T - TRANSPORTE * Notas de corretagens demonstradas na página 36.

(42)

- Vendedor descoberto:

CÓD. PAPEL

JPMA3T

NOTA DE TIPO PREGÃO LIQUIDAÇÃO CORRETAGEM * MERCADO

Operação Taxa - Liq Taxa - Reg Em olum entos Corretagem Liquido 02/02/2018 07/02/2018 170.012 V TERMO 30 900 14,00 - 5,33 1,93 2,38 84,35 (93,99) 02/02/2018 07/02/2018 170.012 V TERMO 30 600 13,99 - 3,55 1,28 1,59 56,24 (62,66) 23/02/2018 28/02/2018 170.013 C VISTA 1.500 13,40 20.100,00 7,63 2,71 3,47 65,59 (20.179,40) Compras R$ 20.179,40 Vendas R$ 20.837,35 Lucros R$ 657,95 Prejuízos R$ 0,00 RESULTADO R$ 657,95

* Notas de corretagens demonstradas na página 37.

Planilha - Ano Calendário

EMPRESA

JPM

DATA

C/V PRAZO QUANTIDADE PREÇO/ AJUSTE Valor em R$

Código dos Eventos C - COMPRA D - DESDOBRAMENTO AC - ACERTO DE COMPRA V - VENDA S - SUBSCRIÇÃO AV - ACERTO DE VENDA E - ESTORNO B - BONIFICAÇÃO T - TRANSPORTE

(43)

- Vendedor coberto – renda variável:

CÓD. PAPEL

MPAA3T Acumulado

Custo Médio Lucro Custo Médio

de Venda (Prejuízo) em R$

Pregão Liquidação N. Nota * EV Quantidade Valor em R$ ** em R$ em R$ Ações Valor em R$ Unitária

14/12/2017 19/12/2017 999.350 C 300 4.459,80 - - 300 4.459,80 14,8660 09/03/2018 14/03/2018 170.014 VT 1.500 22.388,35 - - - - -26/03/2018 29/03/2018 170.015 C 1.500 22.209,40 22.224,33 164,02 300 4.444,87 14,8162

SALDO 300 4.444,87 14,8162

CÓD. PAPEL Quantidade Valor em R$ MPAA3T 300 4.444,87 R$ 26.669,20 R$ 22.388,35 R$ 164,02 R$ -R$ 164,02 Compras

Planilha - Ano Calendário EMPRESA

MPA

Código dos Eventos Posição em Carteira de Ações - Mercado á vista * Notas de corretagens demonstradas na página 38, com exceção da nota 999.350 que já estava na posição de 2017

** Os valores descritos são líquidos (negócio + taxas).

E - ESTORNO B - BONIFICAÇÃO VT - VENDA A TERMO

Resumo

C - COMPRA D - DESDOBRAMENTO AC - ACERTO DE COMPRA PAPEL

V - VENDA S - SUBSCRIÇÃO AV - ACERTO DE VENDA MPA

RESULTADO Vendas Lucros Prejuízos

(44)

- Vendedor coberto – renda fixa:

CÓD. PAPEL

MPTA3T Acumulado

Custo Médio Lucro Custo Médio

de Venda (Prejuízo) em R$

Pregão Liquidação N. Nota * EV Quantidade Valor em R$ ** em R$ em R$ Ações Valor em R$ Unitária

13/11/2017 16/11/2017 170.001 C 1.700 24.550,60 - - 1.700 24.550,60 14,4415 11/04/2018 16/04/2018 170.016 VT 1.500 22.388,35 21.662,29 726,06 200 2.888,31 14,4416

SALDO 200 2.888,31 14,4416

CÓD. PAPEL Quantidade Valor em R$ MPTA3T 200 2.888,31 R$ 24.550,60 ALIQUOTA DIAS R$ 22.388,35 22,5% DE 001 ATÉ 180 R$ 726,06 20,0% DE 181 ATÉ 360 R$ - 17,5% DE 361 ATÉ 720 R$ 726,06 15,0% ACIMA 720 R$ 163,36 R$ 562,70 TABELA REGRESSIVA IRRF RESULTADO LÍQUIDO

Planilha - Ano Calendário EMPRESA

MPT

RESULTADO

C - COMPRA D - DESDOBRAMENTO AC - ACERTO DE COMPRA PAPEL

V - VENDA S - SUBSCRIÇÃO AV - ACERTO DE VENDA MPT E - ESTORNO B - BONIFICAÇÃO VT - VENDA A TERMO

Resumo Compras

Vendas Lucros Prejuízos

Código dos Eventos Posição em Carteira de Ações - Mercado á vista

** Os valores descritos são líquidos (negócio + taxas).

(45)

• Apuração do Imposto de Renda:

A apuração do imposto de renda é calculado com base no resultado do mês, como demonstrado abaixo: -Comprador:

-Observação: A apuração do resultado está demonstrado na página 41.

FATO GERADOR RESULTADO POSITIVO (A) 81,95

COMPENSAÇÃO DE PERDAS

BASE DE CÁLCULO RESULTADO (A) - (B) 81,95

ALÍQUOTA 15 % - IMPOSTO DE RENDA 12,29

DEDUÇÃO OU IRRF (ALÍQUOTA DE 0,005%)

COMPENSAÇÃO BASE R$ 20.985,00

DO IRRF (ALIENAÇÃO / VENDA)

IMPOSTO DE RENDA CÓDIGO DA

RECEITA FEDERAL 6015 DARF

RESULTADO NEGATIVO (B)

-(1,05)

(46)

- Vendedor descoberto:

-Observação: A apuração do resultado está demonstrado na página 42.

FATO GERADOR RESULTADO POSITIVO (A) 657,95 COMPENSAÇÃO

DE PERDAS

BASE DE CÁLCULO RESULTADO (A) - (B) 657,95 ALÍQUOTA 15 % - IMPOSTO DE RENDA 98,69 DEDUÇÃO OU IRRF (ALÍQUOTA DE 0,005%)

COMPENSAÇÃO BASE R$ 20.994,00

DO IRRF (ALIENAÇÃO / VENDA)

IMPOSTO DE RENDA CÓDIGO DA

RECEITA FEDERAL 6015 DARF

RESULTADO NEGATIVO (B)

-(1,05)

(47)

- Vendedor coberto – renda variável:

-Observação: A apuração do resultado está demonstrado na página 43.

FATO GERADOR RESULTADO POSITIVO (A) 164,02 COMPENSAÇÃO

DE PERDAS

BASE DE CÁLCULO RESULTADO (A) - (B) 164,02 ALÍQUOTA 15 % - IMPOSTO DE RENDA 24,60 DEDUÇÃO OU IRRF (ALÍQUOTA DE 0,005%)

COMPENSAÇÃO BASE R$ 22.545,00

DO IRRF (ALIENAÇÃO / VENDA)

IMPOSTO DE RENDA CÓDIGO DA

RECEITA FEDERAL 6015 DARF

RESULTADO NEGATIVO (B)

-(1,13)

Referências

Documentos relacionados