• Nenhum resultado encontrado

Trabalho de Direito. Essa afirmativa está correta?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho de Direito. Essa afirmativa está correta?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Trabalho de Direito

QUESTÃO 1- Acerca das disposições sobre recuperação judicial e falência da Lei n° 11.101/2005 É competente para homologar o plano de recuperação extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar a falência o juízo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil.

Essa afirmativa está correta?

R: Sim, no dia em que for tomada a decisão (recuperação judicial ou falência) o local deverá ser na sede da empresa. Ou, caso a sede esteja fora do Brasil, a decisão deverá ser tomada na filial, dentro do país.

QUESTÃO 2- O plano de recuperação judicial apresentado pelo devedor deverá ser aprovado pela assembleia-geral de credores.

Essa afirmativa está correta? Explique.

R: Sim. No processo de Recuperação Judicial os credores devem analisar o plano apresentado, e decidirem se vão aprovar ou reprovar. Caso eles não concordem com algo, poderão apresentar objeções (prazo de 30 dias).

QUESTÃO 3- A utilização da expressão "Companhia" ao final da denominação social da sociedade anônima é admitida? Explique.

R: Não, para designar a sociedade anônima, a expressão “Companhia” só pode ser utilizada no início da denominação, e nunca no final dela. Além disso, não se pode utilizar nomes fantasia ou firma por nome industrial. O correto é companhia (no início), cia ou S/A.

(2)

QUESTÃO 4- Em conformidade com a Lei nº 6.404/1976, analisar os itens abaixo:

I. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. II. É uma sociedade na qual o objetivo é a acumulação de capitais, mais do que a atração de acionistas em si.

A- Os itens I e II estão corretos. B- Somente o item I está correto. C- Somente o item II está correto. D- Os itens I e II estão incorretos. R: Alternativa A.

Justificativa:

I - A sociedade anônima tem todo o seu capital dividido em ações, que limitam a responsabilidade dos participantes, ao montante das ações, por eles subscritas ou adquiridas, as quais facilitam, por sua circulação, a substituição de todos os sócios ou acionistas.

II – Há uma preponderância do capital sobre o relacionamento pessoal.

QUESTÃO 5- Um grupo de amigos constituiu uma sociedade limitada para exploração da atividade de organização de festas de casamento. O capital social dessa espécie de sociedade:

A- Divide-se em quotas, que poderão ser desiguais.

B- Divide-se em ações, que poderão ser ordinárias ou preferenciais.

C- Poderá ser integralizado mediante a prestação de serviços. D- Divide-se em ações ou quotas.

(3)

R: Alternativa A.

Justificativa:

A alternativa B está errada, pois a sociedade limitada não se divide em ações.

A alternativa C está errada, pois a sociedade limitada não pode constituir seu capital social por meio de prestação de serviços de seus sócios.

A alternativa D está errada, pois a sociedade limitada se divide apenas em quotas.

A alternativa E está errada, pois a sociedade limitada admite condomínio.

QUESTÃO 6- Assinale a alternativa incorreta.

A- A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração

B- A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade. C- A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será superior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.

D- Somente o patrimônio social da empresa responderá pelas dívidas da empresa individual de responsabilidade limitada, hipótese em que não se confundirá, em qualquer situação, com o patrimônio do titular que a constitui, ressalvados os casos de fraude.

R: Alternativa C. Justificativa:

(4)

Essa alternativa está errada, pois o capital social, devidamente integralizado, não será INFERIOR a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.

QUESTÃO 7- A sociedade simples dissolve-se nas seguintes hipóteses, EXCETO:

A- Pela extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.

B- Pela deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado

C- Pela falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias.

D- Pelo consenso unânime dos sócios.

E- Pelo vencimento do prazo de duração, salvo se, vencido este e sem oposição de sócio, não entrar a sociedade em liquidação, caso em que se prorrogará por igual período.

R: Alternativa E. Justificativa:

O vencimento do prazo de duração, salvo se, vencido este e sem oposição de sócio, não entrar a sociedade em liquidação, caso em que se prorrogará por tempo INDETERMINADO.

QUESTÃO 8- A sociedade simples pode assumir qualquer dos tipos societários, EXCETO:

(5)

B) O da sociedade limitada.

C) O da sociedade anônima por ações ou em comandita por ações. D) O da sociedade limitada, o da anônima e o da empresa individual de responsabilidade limitada.

E) O da sociedade limitada e o da empresa individual de responsabilidade limitada.

R: Alternativa C. Justificativa:

Bom, a sociedade simples é uma sociedade que não é considerada empresária. A sociedade anônima por ações ou em comandita por ações será sempre uma sociedade empresária. Com isso, a sociedade simples pode assumir todos os tipos societários, exceto os tipos sociedade anônima por ações ou em comandita por ações.

QUESTÃO 9- Além da impontualidade, a falência pode ser decretada pela prática de atos de falência por parte do devedor empresário individual ou dos administradores da sociedade empresária.

Assinale a opção que constitui um ato de falência por parte do devedor. A- Deixar de pagar, no vencimento, obrigação líquida materializada em título executivo protestado por falta de pagamento, cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salários mínimos na data do pedido de falência. B- Transferir, durante a recuperação judicial, estabelecimento a terceiro sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo, em cumprimento à disposição de plano de recuperação.

C- Não pagar, depositar ou nomear à penhora, no prazo de 3 (três) dias, contados da citação, bens suficientes para garantir a execução.

(6)

D- Deixar de cumprir, no prazo estabelecido, obrigação assumida no plano de recuperação judicial, após o cumprimento de todas as obrigações previstas no plano que vencerem até dois anos depois da concessão da recuperação judicial.

R: Alternativa D. (Atos de falência)

Justificativa:

A alternativa A mostra que o motivo da falência é impontualidade injustificada.

A alternativa B diz respeito a um ato de recuperação judicial. A alternativa C configura uma falência por execução frustrada.

QUESTÃO 10- Segundo a Lei nº 11.101/2005, podem requerer a falência do devedor, EXCETO:

A- O próprio devedor.

B- Terceiro interessado, mesmo não sendo credor do devedor.

C- O cônjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou o inventariante.

D- O cotista ou acionista do devedor.

R: Alternativa B.

Justificativa:

Essa alternativa está errada, pois quem pode requerer a falência do devedor é o próprio devedor, o cotista ou acionista, o cônjuge sobrevivente ou qualquer credor.

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Figura 6: Amostras de adultos de Tuta absoluta capturados na armadilha Delta com feromona colocada na cultura do tomateiro na estação experimental do INIDA em S.. Figura

Para analisar e registrar a presença dos caracóis no município diversas saídas de campo foram realizadas nos principais bairros da Cidade, buscando sempre esses

[r]

9 Led indicador de aquecimento (KeepThermo) 10 Botão de cozimento: seleciona as funções aquecer ou cozinhar 11 Copo medidor 12 Colher plástica 13 Bandeja para legumes (cozimento

a) A microempresa, a empresa de pequeno porte ou a cooperativa, detentora da proposta de menor valor, poderá apresentar, no prazo de dois dias, nova proposta, por escrito,

Com a mesma linha de raciocínio, verifica-se que, nos casos em que os partidos podem postular mais de uma pessoa por circunscrição eleitoral (sistema

Como exame de segunda etapa na triagem neonatal para HAC, a análise molecular é um exame definitivo e de fundamental importância tanto na definição de casos duvidosos quanto