• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: gênero; sexualidade; ensino de ciências; formação de professores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: gênero; sexualidade; ensino de ciências; formação de professores"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

REFLEXOS DE POLÍTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Zilene Moreira Pereira FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz (Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde)

Resumo

Desde a emergência da Aids, no início dos anos 1980, importantes conquistas ocorreram em âmbito nacional, caracterizadas pelos avanços técnicos e científicos e pela mobilização política envolvendo o movimento civil organizado. Considerando que a maioria dos casos de AIDS concentra-se na faixa dos 30 a 49 anos de idade, e em função do período entre a aquisição do vírus e a aparição dos sintomas (cerca de dez anos), o público jovem é alvo contínuo das ações no país. Identificando a escola como espaço privilegiado para o trabalho de prevenção dos jovens, o governo federal tem apoiado projetos educativos nas unidades de ensino, além de instituir o tema “orientação sexual” nos Parâmetros Curriculares Nacionais. No entanto, estudos revelam as dificuldades dos professores em atender às recomendações dos PCN. Uma iniciativa recente voltada para a capacitação de educadores/as sobre temas previstos nos PCN é o curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), que visa fornecer elementos para transformar as práticas de ensino e desconstruir preconceitos. O presente trabalho pretende analisar a influência do curso GDE na prática de professores de ciências do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental em relação aos temas gênero e sexualidade. O estudo incluiu a realização de entrevistas semi-estruturadas com 30 professores divididos em 3 grupos, de acordo com a realização ou não de cursos de formação continuada. A pesquisa está em andamento. Algumas observações preliminares permitem afirmar o desconhecimento do conceito de gênero por parte de professores que não realizaram o(s) curso(s), e uma satisfação relacionada a compreensão da temática entre professores que realizaram o curso. O próximo passo é a transcrição das entrevistas e a interpretação dos dados por meio da análise de conteúdo, categorizando as unidades do texto e procurando responder ao problema de investigação.

Palavras-chave: gênero; sexualidade; ensino de ciências; formação de professores

Introdução

Desde a emergência da AIDS, no início dos anos 1980, ocorreram importantes conquistas em âmbito nacional caracterizadas pelos avanços técnicos e científicos referentes ao diagnóstico e ao tratamento da doença, e pela mobilização política envolvendo o movimento civil organizado. Demais avanços estão relacionados à distribuição sistemática do preservativo, à maior preocupação no uso de metodologias participativas nas ações educativas em contextos formais e não formais de ensino e aos investimentos governamentais em campanhas nos meios de comunicação e na produção e distribuição de materiais educativos.

(2)

Tendo em vista que os casos de AIDS notificados no país se concentram na faixa de 30 e 49 anos e o longo período entre a aquisição do vírus e a aparição de sintomas (cerca de 10 anos), o público jovem continua a ser alvo das ações de prevenção no país (BRASIL, 2008a). Dessa forma os casos de AIDS somados à gravidez na adolescência aumentaram a demanda por trabalhos na área de sexualidade nas escolas (BRASIL, 1997). O tema ganha legitimidade como conteúdo após sua inserção como tema transversal “Orientação Sexual” nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), documento elaborado pelo Ministério da Educação para nortear a Educação Básica. A inclusão dessa temática no currículo escolar evidencia, portanto, o interesse do Estado na sexualidade da população (ALTIMANN, 2001).

Os PCN reforçam o papel da escola como ambiente de aprendizagem, de construção do conhecimento e de discussão sobre assuntos relevantes do cotidiano dos estudantes. De fato a escola é considerada um espaço de socialização em virtude do tempo que os alunos passam nesse ambiente, e pela possibilidade de troca de experiências entre alunos (PECORARI, CARDOSO, FIGUEIREDO, 2005).

No que se refere ao conteúdo de ciências naturais e orientação sexual, os PCN do ensino fundamental destacam as temáticas: gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, reprodução, sexualidade, amadurecimento sexual, puberdade e DST/Aids, a partir de seus aspectos biológicos, culturais, sociais e emocionais. No conteúdo relativo à reprodução humana, há uma grande ênfase na prevenção da Aids e na valorização do sexo mais seguro. Para intervir junto aos alunos é necessário que o/a professor/a tenha acesso à formação específica sobre o tema, e contato com questões teóricas, leituras e discussões. Nesse processo de intervenção é necessária a problematização das questões relacionadas à sexualidade incluindo crenças e valores a ela associados (BRASIL, 1998).

Frente à ausência de uma formação e os tabus associados ao tema, os/as professores/as demonstram dificuldade em trabalhar a dimensão sociocultural da sexualidade (MOREIRA; FOLMER, 2011; VIANNA; UNBEHAUM, 2006). Tais barreiras têm sido evidenciadas nos estudos na área do ensino. Ou seja, ao invés das dimensões sociais, culturais e afetivas, prevalece o enfoque biológico da sexualidade, centrado no sistema reprodutor masculino e feminino (SILVA; NETO, 2006; CRUZ, 2008; TONATTO; SAPIRO, 2002; FURLANI, 2008 ). A transversalidade igualmente não vem sendo desenvolvida, na medida em que o assunto tende a ser tratado apenas nas aulas de ciências e biologia (ALENCAR et al., 2008; ALTMANN, 2003; AYRES, et

(3)

al., 2003; JARDIM e BRÊTAS, 2006; PECORARI, CARDOSO, FIGUEIREDO, 2005; SOUZA, et al., 2008; TONATTO e SAPIRO, 2002). Ademais, segundo o trabalho de Bellini e Frasson (2006), os livros didáticos de Biologia utilizados pelos/as alunos/as da Educação Básica apresentam uma linguagem equivocada, distanciada e distorcida dos conceitos científicos sobre o tema HIV/AIDS.

Embora os PCN sejam um avanço na abordagem da temática não há uma referência explícita à homossexualidade, cabendo ao educador decidir sobre a inclusão ou não da temática em sala de aula (DINIS, 2008). Em análise crítica a esses documentos Vianna e Unbehaum (2004; 2006) trazem algumas questões para debate como, por exemplo, a tendência em tratar o tema gravidez como prevenção, compreendendo que prevenir significa evitar algo que faça mal. Conforme revela o estudo de Monteiro (2002), a gravidez não é sempre indesejada, é preciso levar em conta o valor simbólico da maternidade/paternidade entre os jovens das diferentes classes sociais. Em direção semelhante Dadoorian (2003) destaca que a gravidez ainda é tratada como um problema que deve ser resolvido, e a solução encontrada para tal “problema” são os programas de orientação sexual. Tal perspectiva não aborda a maternidade como um atributo que caracteriza o feminino, ou ainda como uma perspectiva de vida relevante entre jovens de classes populares.

Outro problema apontado nos PCN está no uso do artigo masculino no genérico. Essa forma de tratamento nunca é neutra, reforça o sexismo e reflete todo um contexto histórico e político por trás desse tratamento. Somado a esses fatos, estudos apontam que poucas escolas adotam os PCN na prática escolar (já que estes são apenas recomendações), e que além disso não há estudos sistematizados sobre sua efetividade e possíveis mudanças nas práticas escolares a partir dos PCN (VIANNA; UNBEHAUM, 2004; 2006)

Apoiadas ou não nos PCN, é possível citar algumas iniciativas de abordagem dos temas Aids, sexualidade e gênero em contexto escolar. Dentre as iniciativas de organizações governamentais (por vezes em parceria com a sociedade civil organizada) na abordagem da prevenção das DST/AIDS no contexto escolar, cabe destacar o projeto Viva a Vida, desenvolvido pela ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS) em 4 municípios brasileiros, voltado para capacitação de professores/as da rede pública sobre DST/Aids (MONTEIRO et al., 1996) e a parceria entre da ONG CEDUS com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro com o Projeto Educarte (1994-1997), cujo

(4)

objetivo foi implantar a educação sexual nas unidades de educação e de saúde do Rio de Janeiro.

Em 2007 teve início o projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” (em curso), que envolve as esferas federal, estadual e municipal na área da educação e da saúde cujo objetivo é reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DST’s, à infecção por HIV e à gravidez não planejada, por meio da formação de recursos humanos e acesso a estratégias e recursos educativos (BRASIL, 2008b).

No campo das relações de gênero também observam-se ações como o Projeto “Consciência de Gênero na Escola” (1999-2000), uma articulação entre o British Council e a Universidade Federal da Paraíba voltado para educares e educadoras no Município de João Pessoa. Em São Paulo uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) realizou entre 2002 e 2004 cursos de capacitação sobre relações de gênero dirigida para profissionais da educação da rede municipal (Vianna e Unbehaum 2006).

Numa perspectiva mais ampla, que engloba questões relativas ao gênero, identidade de gênero e orientação sexual foram desenvolvidos os projetos: “Formação de Profissionais da Educação para a Cidadania e Diversidade Sexual” (2005-2006), “Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero nas Escolas” (2006-2007) e “Educação e Gravidez na Adolescência” (2006) voltados para profissionais da educação e tratando os temas de forma mais complexa (HENRIQUES et al., 2007).

O curso gênero e Diversidade na Escola (GDE) foi a primeira grande ação referente ao protocolo de intenções de 11 de agosto de 2005 que visava implementar políticas educacionais de igualdade de gênero, raça/etnia e orientação sexual. Tal curso resultou da parceria entre o Ministério da Educação (juntamente com o SECAD e a SEED), a Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e o Conselho Britânico (HENRIQUES et al., 2007).

O projeto piloto, realizado em 2006 teve duração de 3 meses e carga horária de 200 horas (sendo 30 delas presenciais). O curso foi certificado pela UERJ, e considerado pelo MEC como curso de atualização. O objetivo do curso foi ampliar a compreensão dos/as professores/as sobre processos de discriminação presentes na sociedade brasileira, especificamente o racismo, o sexismo e a homofobia. Teve como pressupostos o respeito à valorização das diferenças de gênero, orientação sexual e de raça/etnia; o desenvolvimento de uma postura crítica em relação aos processos de

(5)

naturalização das diferenças; a abordagem transversal dos temas; o destaque para ações que visem à transformação das mentalidades e práticas sociais; e o potencial da educação a distância (ROHDEM, 2009).

O projeto piloto capacitou 900 educadores/as da rede pública que atuam do 6º ao 9º ano da Educação Básica em seis municípios do país, a saber, Porto Velho (RO), Salvador (BA), Maringá (PR), Dourados (MS) e Niterói e Nova Iguaçu (RJ). A justificativa para o projeto encontra-se em estatísticas que apontam a sociedade brasileira como fortemente discriminatória e a escola como local de reprodução de preconceitos e discriminação, até mesmo por parte dos/as educadores/as que acabam por reforçar e legitimar essas práticas (HENRIQUES et al., 2007).

O conteúdo do curso foi organizado em cinco módulos: módulo de abertura: apresentação do curso, metodologia, cronograma, formas de avaliação e discussão sobre os conceitos de cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, estereótipo, preconceito e discriminação. O módulo 2, baseado numa perspectiva transversal, abordou a articulação da discriminação social por gênero e orientação sexual na sociedade. É dada atenção especial à violência como uma manifestação da discriminação de gênero. O módulo 3 foi dedicado ao tema sexualidade e orientação sexual e teve como propósito promover a reflexão sobre a relação entre sociedade e sexualidade. São abordados os aspectos culturais, sociais, históricos e políticos da sexualidade, além da dimensão biológica e psicológica Há considerações criticas acerca do foco apenas na reprodução nas abordagens sobre a orientação sexual. Ressalta-se que os os/as professores/as vinculados às ciências humanas, ciências e biologia devem trabalhar essa temática.. O módulo 4 (que não será analisado na presente pesquisa) aborda as relações étnico-raciais, a desigualdade racial e sua manutenção pela força do preconceito e da discriminação (ROHDEM, 2009).

O curso foi fundamentado nos ideais de Freire, Piaget, Vigotsky e Morin, numa perspectiva construtivista-interacionista, certificando a totalidade do ser humano e sua capacidade de construir socialmente significados. Dentre os materiais didáticos do curso consta um Caderno de Atividades com sugestões de diversas atividades para serem desenvolvidas na escola. O Caderno de Atividades, bem como todo material didático do curso, tem a atividade educativa como fundamental para a construção de valores e reconhecimento das diferenças e direitos dos indivíduos (PEREIRA, 2007).

No encerramento do curso houve uma oficina de avaliação com duração de 3 dias da qual participaram representantes de todos os envolvidos no processo, desde

(6)

cursistas até representantes da Secretaria de Educação de cada um dos municípios participantes. O objetivo dessa oficina foi conhecer a opinião de cada integrante sobre o curso, além de críticas e sugestões de melhorias. A equipe do CLAM considerou a experiência muito enriquecedora, e a possibilidade de oferecer o curso a um número maior de professores/as nas diversas regiões do país (PEREIRA et al., 2007).

Após algumas reformulações, por meio de edital do Ministério da Educação o curso foi oferecido para todas as Instituições Públicas de Ensino Superior do país que desejassem ofertar o programa pelo Sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB. No ano de 2009 apenas no Rio de Janeiro foram oferecidas 3000 vagas. O curso abordou as temáticas de gênero, sexualidade, gravidez na adolescência, participação juvenil e igualdade étnico-racial. Teve carga horária de 244 horas, sendo que destas 24 horas presenciais. A versão 2010 teve carga horária de 200 horas, das quais 18 horas foram presenciais. Foram oferecidas 1300 vagas para educadores do Rio de Janeiro.

Um dos desdobramentos do GDE foi o curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS), direcionado a profissionais das áreas da saúde, educação, ciências humanas e sociais. O objetivo do curso é promover um debate sobre os direitos sexuais e processo de discriminação baseados em gênero e orientação sexual. O Curso EGeS é semi-presencial, e resultado da parceria entre o CLAM e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Atualmente o curso está em sua primeira edição, na qual foram ofertadas 500 vagas para profissionais de todo o país, com graduação plena nas áreas mencionadas acima e que tenham disponibilidade de tempo e recursos para cumprir a carga horária presencial no Rio de Janeiro.

De acordo com os conteúdos abordados no GDE e a forma de abordagem dos mesmos acredita-se que os(as) professores(as) de ciências que concluíram o curso GDE tendem a incorporar na sua prática pedagógica, além de aspectos biológicos, aspectos socioculturais na abordagem dos temas gênero e sexualidade.

Problema de Pesquisa

Como professores/as de ciências do Ensino Público Fundamental, que concluíram o curso de extensão em gênero e sexualidade abordam essas temáticas em sua prática pedagógica?

(7)

Tendo em vista as diversas iniciativas no âmbito federal, estadual e municipal, voltadas para a prevenção da Aids, para a promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual no contexto escolar, o presente projeto objetiva analisar a influência do curso Gênero e Diversidade na Escola na prática pedagógica dos professores de ciências do 6º ao 9º ano em relação aos conteúdos de gênero e sexualidade, previstos no PCN do ensino fundamental.

Metodologia

A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizada pela sistematização progressiva do conhecimento até a compreensão da lógica interna do grupo estudado, pela predominância de dados descritivos e por preocupar-se em retratar a perspectiva dos sujeitos pesquisados (MINAYO 2008).

O estudo incluiu a realização de entrevistas semi-estruturadas com 30 professores de Ciências do Ensino Fundamental da rede pública Municipal e Estadual do Estado do Rio de Janeiro. Os 30 professores entrevistados foram divididos em 3 grupos, de acordo com a realização ou não de cursos de formação continuada: 1º grupo: 10 professores que realizaram o curso de aperfeiçoamento GDE; 2º grupo: 10 professores que além do GDE fizeram uma especialização sobre o tema; 3º grupo: 10 professores que não haviam feito nenhum curso de aperfeiçoamento ou atualização em relação às temáticas gênero e sexualidade. Reconhecendo o grande número de variáveis envolvidas e seus limites, os grupos foram pareados em relação ao sexo, idade, estado civil, formação acadêmica inicial e função profissional exercida. Utilizando essa abordagem deseja-se compreender em que medida a realização de cursos de formação continuada pode auxiliar os professores de ciências na abordagem dos temas gênero e sexualidade.

O roteiro de entrevista foi elaborado com os seguintes blocos: 1. Perfil do entrevistado - perguntas relativas à idade, religião, motivações e expectativas em relação à docência; 2. Formação profissional - informações sobre Universidade de origem, tempo de formado, cursos completares e a abordagem dos temas na graduação; 3. Prática docente – buscando averiguar como o professor trata e trabalha com a temática em sala de aula; 4. Concepções - neste item são analisadas as concepções dos professores entrevistados acerca das temáticas gênero, sexualidade e gravidez na adolescência; 5. GDE ou GDE + EGeS (apenas para professores que realizaram o GDE ou que realizaram o GDE e o EGeS) – motivações, percepções sobre o curso, possíveis contribuições e o que mudou após a realização do(s) cursos(s); 6. Reportagens – nesse

(8)

bloco forma selecionadas reportagens de jornais e revistas sobre fatos ligados à gênero e sexualidade para que os professores se posicionassem frente a cada um deles.

Resultados

A pesquisa está em andamento. Algumas observações preliminares permitem afirmar o desconhecimento do conceito de gênero por parte de professores que não realizaram o(s) curso(s), e uma satisfação relacionada a compreensão da temática entre professores que cursaram o GDE e/ou o EGeS.

O próximo passo é a transcrição das entrevistas e a interpretação dos dados por meio da análise de conteúdo, categorizando as unidades do texto e procurando responder ao problema de investigação.

Referências Bibliográficas

ALENCAR, R. A. et al. Desenvolvimento de uma proposta de educação sexual para adolescentes. Ciência & Educação, v.14, n.1, p. 159-168, 2008.

ALTMANN, H. Orientação sexual nos parâmetro curriculares nacionais. Estudos Feministas, n.9, 2001.

ALTMANN, H. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero.

Cadernos Pagu, v.21, p.281-315, 2003.

AYRES, J. R. C. M. et al. Adolescência e Aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.7, n.12, p.123-38, fev 2003.

BELLINI, M.; FRASSON, P.C. Ciência e seu ensino: o que dizem os cientistas e os livros didáticos sobre o HIV/Aids? Ciência & Educação, v.12, n.3, p.261-274, 2006. BRASIL - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Boletim Epidemiológico – Aids e DST: Ministério da Saúde. Ano V, n.1. 27ª à 52ª semanas epidemiológicas - julho a dezembro de 2007 - 01ª à 26ª semanas epidemiológicas - janeiro a junho de 2008a.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.

(9)

BRASIL, Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Orientações sobre o

Programa Saúde na Escola para Elaboração dos Projetos Locais. Brasília, 2008b.

CRUZ. I. S. Percepções de professoras de ciências sobre gênero e sexualidade e suas implicações no ensino de ciências e práticas de educação sexual. Fazendo Gênero 8. Florianópolis, 2008.

DADOORIN, D. Gravidez na adolescência: um novo olhar. Psicologia Ciência e

Profissão, v.21, n.3, p.84-91, 2003.

DINIS, N. F. Educação, relações de gênero e diversidade sexual. Educação, relações de gênero e diversidade sexual. Educação e Sociedade, v.29, n.103, p.477-492, maio/ago, 2008.

FURLANI, J. Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Pro-Posições, v.19, n.2, 2008.

HENRIQUES, R. et al. (Org.). Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Cadernos SECAD, n. 4, Brasília, maio, 2007.

JARDIM, D. P.; BRÊTAS, J. R. S. Orientação sexual na escola: a concepção dos professores de Jandira – SP. Rev. Bras. Enferm. v.59, n.2, p.157-162, mar-abr, 2006. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2008.

MOREIRA, B. L. R.; FOLMER, V. Educação sexual na escola: construção e aplicação de material de apoio. Experiências em Ensino de Ciências, v.6, n.2, p.151-160, 2011. MONTEIRO, S. Qual prevenção? AIDS, sexualidade e gênero em uma favela carioca. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2002.

MONTEIRO, S.; BRANCO, C. A. C.; SANTOS, E. M. Projeto Viva a Vida. In: _____.

AIDS e Educação: um convite à prevenção. ABIA, Rio de Janeiro, 1996.

PECORARI, E. P. N.; CARDOSO, L. R. D.; FIGUEIREDO, F. B. Orientação sexual em escolas de ensino fundamental: um estudo exploratório. Cadernos de

Psicopedagogia. V.5, n.9. São Paulo: 2005.

PEREIRA, M. E. et al. Gênero e Diversidade na Escola – Formação de Professoras/ES em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relação Étnico-Raciais. CEPESC, Rio de Janeiro: 2007.

PIMENTA, N. D.; LEANDRO, A.; SCHALL, V. A ética do grostesco e a produção audiovisual para a educação em saúde: segregação ou empatia? O Caso das leishmanioses no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 5, p.1161-1171, 2007

ROHDEN, F. Gênero, sexualidade e raça/etnia: desafios transversais na formação do professor. Cadernos de Pesquisa. V.39, n.135, p.157-174, 2009.

(10)

SILVA, R. C. P.; NETO, J. M. Formação de professores e educadores para a abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas. Ciência e Educação, v.12, n.2, p.185-197, 2006.

SOUZA, M.M.; DEL-RIOS, N.H.A.; MUNARI, D.B.; WEIRICH, C.F. Orientação sexual: conhecimentos e necessidades de professores de um Colégio Público em Goiânia – GO. Revista Eletrônica de Enfermagem. 2008; 10(2): 460-471.

TONATTO, S.; SAPIRO, C. M. Os novos Parâmetros Curriculares das Escolas Brasileiras e Educação Sexual: uma proposta de intervenção em ciências. Psicologia &

Sociedade, v.14, n.2, p.163-175, jul./dez, 2002.

VIANNA, C. P.; UNBEHAUM, S. Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educação e Sociedade, v.27, n.95, p.407-428, maio/ago, 2006.

VIANNA, C. P.; UNBEHAUM, S. O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cadernos de Pesquisa, v.34, n.121, p.77-104, jan./abr, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Universidade Federal de Juiz de Fora União Nacional dos Estudantes.. Breve contextualização ... O caso da Universidade Federal de Juiz de Fora ... Análise dos indicadores da UFJF...

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Com a inclusão desse mesmo “3º Concerto” no programa de um Concurso para jovens estudantes do instrumento organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo