• Nenhum resultado encontrado

Público Alvo. Objetivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Público Alvo. Objetivo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

C

URSO

A

VANÇADO DE

M

ARCAS

S

ÃO

P

AULO

– SP

DE 11 DE SETEMBRO A 04 DE DEZEMBRO DE 2010

A PROTEÇÃO ÀS MARCAS E AOS DEMAIS SINAIS DISTINTIVOS NA

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E NOS TRATADOS INTERNACIONAIS

Público Alvo

Este Curso destina-se a advogados, agentes da propriedade industrial,

pesquisadores e estudantes de direito. Os candidatos deverão preencher a ficha

de inscrição anexa e enviar “Curriculum Vitae” resumido para análise da

Coordenação do Curso.

Objetivo

Nas últimas décadas assistimos grandes discussões, alterações e o aperfeiçoamento dos institutos jurídicos que buscam a proteção dos direitos de propriedade intelectual e, particularmente, das marcas e demais sinais distintivos. A globalização da economia, a abertura do mercado brasileiro, a Internet, a criação e consolidação de blocos econômicos e comunitários, a constituição da Organização Mundial do Comércio (OMC), a promulgação do TRIPS, a edição da Lei da Propriedade Industrial (Nº 9.279/96) e do novo Código Civil 2002 trouxeram modificações e significativos aperfeiçoamentos dos institutos jurídicos que visam reprimir a concorrência desleal e proteger as marcas, expressões de propaganda, marcas, nomes de domínio, nome empresarial, títulos de estabelecimento e demais sinais distintivos.

Tanto no plano internacional como no interno tais diplomas legislativos ainda geram grandes discussões doutrinárias e, por outro lado, a jurisprudência pátria e internacional avança para estabelecer a melhor interpretação para as muitas questões.

Por este motivo a ABAPI organiza o presente curso, tratando o assunto de forma sistemática e aprofundada, com a participação de professores especializados na matéria. O programa prevê aulas que abordarão aspectos do Direito Administrativo incidente no processamento do registro de marca, a proteção aos sinais distintivos na legislação brasileira, no direito comparado e nos principais tratados internacionais. Finalmente, uma aula tratará das tutelas judiciais específicas para a repressão à violação destes direitos. Além disso, o tema das marcas em uma indústria específica (a de software) e a recente evolução da jurisprudência norte-americana de marcas.

Coordenador

Adv. Alexandre Fragoso Machado

Diretor de Estudos

Adv. Daniel Adensohn de Souza

(2)

Local

Datas

ASPI –

Assoc. Paulista da Prop. Intelectual Rua Ascendino Reis, 1548

Vila Clementino – São Paulo – SP

De 11 de setembro a 04 de dezembro

de 2010

Sábados, das 09h00 às 13h00

Carga: 40 horas

PROGRAMAÇÃO Aula 1 – 11/09/2010

INTRODUÇÃO À TEORIA DAS MARCAS E NOMES EMPRESARIAIS. Professor: Dr.Newton Silveira.

Aula 2 – 18/09/2010

DISCIPLINAS DOS SINAIS DISTINTIVOS NOS ACORDOS DA OMC E A JURISPRUDÊNCIA. Professor: Dr. Pedro Barbosa.

Aula 3 – 25/09/2010

OS TRATADOS INTERNACIONAIS E A DISCIPLINA DAS MARCAS. Professor: Dr. Wilson Pinheiro Jabur.

Aula 4 – 02/10/2010

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E AS NEGOCIAÇÕES DA RODADA DOHA – SISTEMA DE REGISTRO E A EXTENSÃO DA PROTEÇÃO ADICIONAL DO ART. 23 DO ACORDO TRIPS. Professor: Dra. Laetitia Maria Alice Pablo D’Hanens.

Aula 5 – 16/10/2010

TEMAS ATUAIS SOBRE O DIREITO ADMINISTRATIVO E NA PRÁTICA DOS

PROCESSOS DE MARCAS PERANTE O INSTITUTO NACIONAL DA

PROPRIEDADE INDUSTRIAL – INPI E OS TRIBUNAIS BRASILEIROS

Professor: Dr. Daniel Adensohn de Souza.

Aula 6 – 23/10/2010

RELAÇÃO ENTRE SINAIS DISTINTIVOS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Professor: Dr. José Antonio B. L. Faria Correa.

Aula 7 - 06/11/2010

PROTEÇÃO MARCÁRIA NA INDÚSTRIA DE SOFTWARE. Professor: Dr. Eduardo Paranhos Montenegro.

Aula 8 – 20/11/2010

MÉTODOS MODERNOS DE VALORAÇÃO DOS SINAIS DISTINTIVOS.

Professor: Dra. Ana Cristina França de Souza e Luiz Paulo César Silveira.

Aula 9 – 27/11/2010

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A PROTEÇÃO À MARCA DE RENOME E DA LEGISLAÇÃO ANTI-DILUIÇÃO NORTE-AMERICANA.

Professor: Dr. Antonio Ferro Ricci.

Aula 10 – 04/12/2010

TUTELAS DE URGÊNCIA E O DIREITO MARCÁRIO. Professor: Dr. Fabiano de Bem Rocha.

(3)

CURRÍCULOS DOS PROFESSORES Newton Silveira

Diretor Geral do IBPI Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual e Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP, onde leciona PI na Pós Graduação.

Pedro Marcos Nunes Barbosa

Mestrando em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Propriedade Intelectual pela PUC-RIO, Coordenador e Professor da Especialização em Propriedade Intelectual da PUC-RIO, Professor da Graduação em Direito da PUC-RIO na qual leciona Direito Civil e Propriedade Intelectual, advogado associado do escritório Denis Borges Barbosa.

Wilson Pinheiro Jabur

Laetitia Maria Alice Pablo D’Hanens

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1995. Mestre em Direito Comparado pela Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica, 1998. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Membro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) – Vice-coordenadora da Comissão de Estudos de Indicações Geográficas da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) de agosto de 2001 a novembro de 2004, e Co-Coordenadora da mesma Comissão desde março de 2008. Autora do artigo Direitos de propriedade intelectual das empresas de aquisição de dados relativos à exploração de petróleo, em co-autoria com Jacques Labrunie (in Temas de Direito do Petróleo e do Gás Natural, org. Paulo Valois Pires, Lumem Juris, Rio de Janeiro, 2002) e Indicações geográficas (in Propriedade intelectual: sinais distintivos e tutela judicial e administrativa. Wilson Pinheiro Jabur, Manuel J. Pereira dos Santos, coordenadores – São Paulo, Saraiva, 2007 - série GVlaw).

Daniel Adensohn de Souza

Advogado Sênior associado de Camelier Advogados Associados, especializado em Propriedade Intelectual e Agente da Propriedade Industrial; especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP; mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Diretor de Estudos da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), biênio 2009/2011; Diretor de Cursos da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI) biênio 2007/2009, atual membro da Diretoria Cultural. Membro da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI), Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), International Trademark Association (INTA), Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de São Paulo (OAB-SP). Co-autor do livro “Capítulos de Processo Civil na Propriedade Intelectual”, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. Autor de diversos artigos publicados sobre direito empresarial, processo civil e propriedade intelectual.

José Antonio B. L. Faria Correa

Bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1979. Sócio de Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira. Ex-Segundo Vice-Presidente da ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática. Ex-Membro de Comitê de Programa da AIPPI. Ex-Presidente do Grupo Brasileiro da AIPPI (no período de 2000 até 2003) .Ex-Presidente do Grupo Brasileiro da LIDC (no período de 2000 até 2003). Ex-.Ex-Presidente da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual no período de janeiro de 2000 a

(4)

dezembro de 2003. Membro das seguintes entidades: OAB, AIPPI, ABPI, ABAPI, LES, ABDI, INTA, LIDC (Ligue du Droit de la Concurrence) e ASIPI. Autor de diversos artigos publicados em jornais e revistas, inclusive um artigo a respeito de 'trade secret' publicado pela Yale Law Library em 1994, como 'addendum' à publicação "World Trade Secrets Law", um artigo publicado na revista LES NOUVELLES a respeito de proteção legal do software e um artigo na "Revista dos Tribunais" a respeito de pirataria baseado no artigo 6 bis da Convenção de Paris; vários artigos a respeito de propriedade intelectual na Revista da Propriedade Industrial, participou como um dos co-autores da publicação na área jurídica de marca intitulada “Sinais distintivos e Tutela Judicial e Administrativa”, editada pela Fundação Getúlio Vargas em 2007. Coordenador do Grupo de Trabalho a respeito da Questão 100, sobre marcas não registradas mas famosas, propostas pela AIPPI, durante o comitê executivo de AIPPI em Barcelona em 1990. Presidente da Questão 132 da AIPPI. Membro do comitê de nomeações da AIPPI.

Eduardo Paranhos Montenegro

Advogado, atuante há 15 anos em Propriedade Intelectual e assuntos relacionados. Pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-Rio; Mestre em Direito Comercial e Corporativo pela London School of Economics and Political Science (condecorado com Chevening Award pelo Governo Britânico); Vice-Presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI; Conselheiro do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO. Ex-Diretor de Membership Relations da Câmara Britânica de Indústria e Comércio no Rio de Janeiro. Palestrante em inúmeros eventos jurídicos no Brasil e exterior. Atualmente, integra a divisão de Assuntos Jurídicos e Corporativos da Microsoft Brasil, onde gerencia questões ligadas à propriedade intelectual, antitruste e

business support (varejo, hardware e games).

Ana Cristina França de Souza

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1991, pós-graduação em Avaliações de Empresas e Projetos pela Escola de Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas em 1996 e em Ciências Contábeis também pela Escola de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas, em 2000. Formação em Avaliação de Empresas pela American Society of Appraisers - ASA (Washington, EUA). Sócia-diretora da APSIS desde 1993, com atuação há mais de 20 anos nas áreas de Avaliação de Empresas, Consultoria Imobiliária e Avaliação de Ativos Tangíveis e Intangíveis. Vice-presidente e Professora do INSTITUTO BRASILEIRO DE EXECUTIVOS FINANCEIROS (IBEF) desde 2001. Professora do MBA em Avaliação de Marcas da FGV - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, Responsável Técnica da AMERICAN SOCIETY OF APPRAISERS (ASA) no Brasil, professora do INSTITUTO DE ENGENHARIA LEGAL (IEL) e palestrante em diversas entidades tais como CVM - Comissão de Valores Mobiliários, IBC - Internacional Business Communication, IBRE - Instituto Brasileiro de Economia, UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, AMCHAM - American Chamber, entre outros.

Luiz Paulo César Silveira

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1989 e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD-UFRJ) em 1991. Formação em Avaliação de Empresas pela American Society of Appraisers - ASA (Washington, EUA). Diretor da APSIS desde 2002 e Professor do INSTITUTO BRASILEIRO DE EXECUTIVOS FINANCEIROS (IBEF) dos cursos de Avaliação de Empresas & Negócios e de Impacto Ambiental. Responsável pela coordenação dos projetos de Avaliação de Empresas e Gestão Ambiental.

(5)

Sócio Titular do escritório Ricci Advogados Associados - Propriedade Intelectual; Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Pós-Graduado "latu sensu" em Direito Processual Civil pela PUC/SP; Agente da Propriedade Industrial; 2º Vice Presidente da ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial; Membro do Conselho Diretor da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual; Membro do Conselho Consultivo, Fiscal e de Ética da ASPI-Associação Paulista da Propriedade Intelectual; Ex-Diretor de Estudos e Ex-Diretor-Procurador da ABAPI, Palestrante em cursos, seminários e workshops relativos aos assuntos de Propriedade Intelectual.

Fabiano de Bem da Rocha

Especialista em Direito Processual Civil pela PUCRS; Especialista em Propriedade Industrial pela Universidade de Buenos Aires; Presidente da ABAPI; Membro do Conselho Editorial da ABPI e da Diretoria Cultural da ASPI; Autor da obra “Temas de processo civil na propriedade industrial”, São Paulo: Thomson IOB, 2006; Coordenador e co-autor da obra “Capítulos de Processo Civil na Propriedade Intelectual”, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

(6)

2º SEMESTRE DE 2010 – SÃO PAULO

F

ICHA DE INSCRIÇÃO

Dados pessoais

Nome: ___________________________________________________________________ Endereço: ___________________________________________________________________ Cep: _________________________ Cidade: __________________________ UF: ______ Data de nascimento: ___/___/___ Sexo: ( ) Fem. ( ) Masc.

RG nº ________________________ Profissão: __________________________________________ API Nº ________________ Tel.: _________________________ E-mail: ____________________________________ Dados comerciais Empresa: ___________________________________________________________________ Endereço: ___________________________________________________________________ Cep: _________________________ Cidade: __________________________ UF: ______ Tel.: _________________________ E-mail: ____________________________________

Valor:

Associado da ABAPI R$ 1.300,00 ( ) Funcionário de associados da ABAPI R$ 1.300,00 ( ) Associado da ABPI e ASPI e funcionários R$ 1.500,00 ( )

Não associado R$ 2.000,00 ( )

Funcionário do INPI R$ 1.300,00 ( ) ( ) À vista ( ) Em 2 parcelas

Desconto de 20% no valor do curso para associados ou funcionários de associados da ABAPI

que não residirem na cidade de São Paulo.

São Paulo, ___ de _______________ de 2010

Assinatura

A inscrição poderá ser feita diretamente com a Secretaria do Curso, Sra. Daniela Teixeira (abapi@abapi.org.br) ou pelo fax (21) 2224-5378 (Ficha de inscrição assinada e o comprovante de depósito).

O pagamento da inscrição poderá ser efetuado à vista ou em 2 parcelas (50% no ato da inscrição e saldo até 11 de outubro de 2010), na Secretaria da ABAPI ou por depósito bancário no Banco ABN Amro Real (356), agência 0451, conta corrente n° 9740194-1, em nome da ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (CNPJ 29.508.132/0001-00).

Não há reservas de vagas e a matrícula só será efetivada mediante o pagamento da taxa de inscrição. Os funcionários de associados ABAPI, ABPI, ASPI e funcionários do INPI gozarão do desconto concedido, desde que apresentem declaração da empresa associada, do associado pessoa física ou do INPI, declarando esta condição.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Referências

Documentos relacionados

Para terminar, o incículo de ABC é ex-incírculo de AB´C´, de modo que os pontos K´e L são correspondentes na homotetia e estão, portanto, alinhados com A.. Vale a pena

O material sustentável com que os painéis ROCKPANEL são fabricados produz-se (como todos os outros produtos ROCKWOOL) a partir de um recurso natural: a rocha baálti- ca,

Para tanto foi utilizada indicador de bibliometria para identificar quais autores e publicações, que neste estudo focou em livros e artigos científicos, são mais citados,

Para obter mais informações sobre das medidas RF que usam um analisador de espectro refira a conexão do Cisco uBR7200 Series Router ao fim do cabeçalho do cabo.. Variação

Fonte dos dados: Sistema Informatizado de Gerenciamento do Banco de Professor Equivalente da UFES (Sisbpeq) e Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos por intermédio

Não regulamentado 14.4 Grupo de empacotamento Não regulamentado 14.5 Poluente marinho Não se aplica 14.6 Disposições especiais Não. 14.7 Transporte a granel de acordo com o Anexo

Tendo em vista os impactos ambientais potenciais das atividades desempenhadas em lavanderia industrial para ar, solo e água, considerando os corantes e poluentes

3 – No desenvolvimento do processo de avaliação do desempenho, a Comissão de Avaliação tem em conta a auto-avaliação de desempenho feita pelo docente, bem