• Nenhum resultado encontrado

Servidores da rede municipal de ensino de Divinópolis paralisam atividades em protesto contra atrasos salariais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Servidores da rede municipal de ensino de Divinópolis paralisam atividades em protesto contra atrasos salariais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Servidores da rede municipal de ensino de Divinópolis

paralisam atividades em protesto contra atrasos salariais

Presidente diz que Sintram é solidário ao movimento e se coloca à disposição da categoria

Em sua edição de hoje, o Jornal Agora informa que a rede municipal de ensino poderá paralisar suas atividades em uma greve por tempo indeterminado

A presidente do Sintram, Luciana Santos, diz que o sindicato é solidário ao movimento da rede municipal de ensino que lutam por uma causa justa

Os servidores da rede municipal de ensino de Divinópolis vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira (19), em protesto contra os atrasos salariais. A informação foi divulgada pelo Jornal Agora em sua edição de hoje, destacando que além da questão salarial, os professores ainda não receberam os 50% relativo às ferais, que anualmente é pago em julho. A reportagem assinada por Maria Tereza Oliveira, intitulada “Educação Municipal para em protesto a

atrasos salariais”, informa que no último dia 6 a

prefeitura pagou os salários de julho a 771 profissionais da educação, com vencimentos de até R$ 1,8 mil. O pagamento do restante da categoria só foi feito nesta terça-feira (18).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal de Divinópolis (Sintemmd) a paralisação de hoje é o primeiro alerta à prefeitura de que pode ocorrer uma greve na rede municipal. Segundo o Sindicato, a categoria reúne=se em assembleia às 15h, ocasião em que será discutida uma possível paralisação por tempo indeterminado. Na última reunião realizada pelo Sintemmd no dia 11

desse mês, a categoria mostrou que se não houver uma solução a greve não deve ser descartada.

A prefeitura informou ao Jornal Agora que irá se esforçar ao máximo para pagar as férias aos trabalhadores da educação. Sobre uma possível greve da rede municipal, a prefeitura disse que “não comenta sobre esse assunto”.

SINTRAM

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, reafirmou o apoio ao movimento da rede municipal. Ela lembrou que os dois sindicatos – Sintram e Sintemmd – estão juntos nessa causa desde o primeiro semestre tentando encontrar uma solução. “O Sintram é solidário ao movimento dos professores, por entender que á uma causa mais do que justa, já que o salário é um direito de todo trabalhador e que deve ser uma das prioridades para qualquer patrão. Juntamente com o Sintemmd participamos de várias reuniões com a Comissão de Educação da Câmara Municipal e com o Executivo para encaminhar uma solução definitiva, o Divinópolis/MG, 19 de Setembro de 2018

(2)

que não aconteceu até agora. Os professores estão lutando somente por seus direitos que é receber em dia os salários”, afirmou.

Luciana Santos destacou que a prefeitura vem cumprindo o acordo feito com o Sintram que garante o pagamento integral aos servidores do quadro geral até o quinto dia útil. “No primeiro semestre, depois de muita luta, conseguimos junto a prefeitura a garantia de que o pagamento dos servidores do quadro geral

será feito integralmente até o quinto dia útil do mês. Isso vem sendo respeitado até agora, mas a partir do momento em que a prefeitura não tem dinheiro para pagar a rede municipal, isso já nos preocupa, pois essa situação pode se alastrar. Além do mais, não se pode dar tratamento diferenciado aos servidores e é isso que vem acontecendo com o quadro geral em dia e a rede municipal em atraso. Mais uma vez nos colocamos á disposição do Sintemmd e deixamos nossa solidariedade ao movimento”, finalizou.

MDB e Podemos lideram ranking da “ficha-suja”

Desde o início oficial da campanha, a Justiça eleitoral barrou 98 candidatos com base na Lei da Ficha Limpa. O MDB e o Podemos encabeçam a lista, com oito nomes cada. Em seguida, aparecem o Patriota e o PSD, com sete candidaturas consideradas “fichas-sujas”. Avante, PDT, PHS e PRTB tiveram cinco registros indeferidos cada. Quatro petistas, entre eles o ex-presidente Lula, foram considerados inelegíveis. Dois tucanos também caíram na peneira da Ficha Limpa.

O total de candidatos barrados pela Justiça corresponde a 13% das 749 contestações feitas pelo Ministério Público Eleitoral a partir da lei que proíbe a candidatura de políticos com condenação em órgão colegiado, contas rejeitadas ou que renunciaram ao mandato para escapar da cassação, entre outras hipóteses.

Nem todos estão fora da disputa. Parte deles aguarda análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão negativa que tiveram no Tribunal Regional Federal (TRE). Foi o que aconteceu, por exemplo, com o candidato Anthony Garotinho (PRP),

que havia sido impedido de concorrer ao governo do Rio de Janeiro pelo TRE, mas foi liberado pelo TSE no último domingo.

Três parlamentares federais barrados pelo TRE aguardam análise de recurso no Tribunal Superior Eleitoral para continuar na disputa. São eles o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e os deputados Roberto Góes (PDT-AP) e Macedo (PP-CE). Enquanto estão pendurados em recursos, eles podem continuar a fazer campanha normalmente.

NORTE NA LIDERANÇA

Estados da região Norte encabeçam a lista de candidatos considerados “ficha-suja” com 29 registros indeferidos pela Justiça eleitoral. Em destaque aparecem Roraima, com 7 candidaturas rejeitadas, Acre, com 6, e Amazonas, com 5.

A região Sudeste é a segunda mais afetada, com 23 candidaturas indeferidas, sendo 19 apenas em São Paulo, estado com maior número de barrados no país. O Sul foi a região com menos candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa, com sete nomes: três no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina e um no Paraná. Alagoas, Bahia, Paraíba e Espírito Santo não tiveram candidaturas barradas pela Justiça eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.

De Minas Gerais, apenas uma candidatura a deputado federal foi barrada com base na Lei da Ficha Limpa. Trata-se de Angelo Amaro da Silva, que pretendia disputar o cargo pelo Psol.

(3)

Ministro do STF prorroga inquérito dos Portos,

que investiga Michel Temer, pela quarta vez

POR FÁBIO GÓIS

Repórter do Congresso em Foco

Relator do chamado Inquérito dos Portos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso prorrogou pela quarta vez, nesta terça-feira (18), as investigações que envolvem, entre outros, o presidente Michel Temer (MDB) em denúncias de corrupção no setor portuário. Barroso deu prazo de 15 dias para que a Polícia Federal prepare relatório conclusivo sobre o inquérito.

O trabalho da PF deve ser apresentado, no entanto, já na próxima semana, uma vez que o prazo de 15 dias dado pelo ministro começou a contar em 10 de setembro, dia em que a corporação fez o pedido de prorrogação. O tempo extra foi provocado pela própria defesa de Temer, que pediu a realização de depoimentos – já marcados pela PF, com o endosso da Procuradoria-Geral da República – para os dias 18 e 19 de setembro.

No inquérito, o presidente é apontado como suspeito de cometer os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Temer é acusado de integrar esquema de pagamento de propina para favorecer a empresa Rodrimar S/A, concessionário do Porto de Santos, ao editar o Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017) em maio do ano passado. Ele tem negado as acusações sempre que é provocado a falar sobre o assunto. Iniciada em 2017 a partir de delação premiada de executivos do Grupo J&F (JBS), a investigação diz respeito à suspeita é de que o decreto de Temer – atrelado à edição da medida provisória editada em 2013, quando Temer era vice-presidente – serviu como contrapartida ao recebimento de propina paga pela Rodrimar.

A negociata da chamada “MP dos Portos”, segundo as investigações, foi intermediada pelo ex-assessor especial da Presidência da República Rodrigo Rocha Loures (PMDB), suplente de deputado pelo Paraná que passou a ser chamado de “deputado da mala”. Em 29 de abril, Loures foi filmado pela PF fugindo por uma rua de São Paulo com uma mala com R$ 500 mil em espécie e virou réu devido ao episódio. Blindado por deputados da base em duas votações de plenário, Temer, a quem foi atribuído o dinheiro, foi beneficiado pela legislação vigente e só pode ser investigado por ato cometido no exercício do mandato, e mesmo assim com autorização da Câmara. Com as negativas da Câmara, a continuidade do processo contra o presidente só terá curso quando ele deixar o mandato.

Além de Temer e Rocha Loures, executivos da Rodrimar também são investigados. O inquérito também apura o eventual vínculo entre a atuação dos representantes da Rodrimar e a edição do Decreto dos Portos.

(4)

Aplicativo e-Título é uma das

ferramentas úteis para as Eleições 2018

Disponível na App Store e na Google Play, aplicativo disponibiliza via

digital do título e informações úteis, como o local de votação

Faltam 19 dias para as Eleições 2018, e os eleitores já podem começar a se preparar para o dia da votação – 7 de outubro. Uma das ferramentas oferecidas pela Justiça Eleitoral para facilitar a vida do eleitor é o e-Título, aplicativo que reúne as informações eleitorais do cidadão em seu smartphone ou tablet. Lançado em dezembro de 2017 pela Justiça Eleitoral, até o final de agosto, 2,19% (344.363) dos eleitores mineiros haviam baixado o aplicativo.

O e-Título disponibiliza ao eleitor uma via digital de seu título que pode, inclusive, ser utilizada como documento para votar ou justificar, caso o eleitor já tenha feito a biometria. O eleitor que ainda não fez o recadastramento biométrico não terá sua fotografia

na via digital do título e, nesse caso, deverá apresentar um documento com foto na hora de votar. Ainda, informações sobre o local de votação do eleitor – com o nome do estabelecimento, o endereço e, em alguns casos, com a geolocalização – ficam gravadas no dispositivo móvel no qual o e-Título foi instalado. Todos os dados são atualizados automaticamente, portanto, no caso de eleitores de zonas eleitorais que passaram pelo processo de rezoneamento, os dados do e-Título sobre zona e seção eleitoral já estarão retificados. A Justiça Eleitoral conta com a ferramenta como uma das formas de os eleitores otimizarem o seu tempo no dia da eleição, já que dúvidas sobre local de votação e seção eleitoral estão entre as demandas recorrentes do Disque-Eleitor em dias de pleito.

Em Belo Horizonte, até o final de agosto, 4,03% (78.515) dos eleitores haviam baixado o e-Título. Em Minas, o maior número de downloads do aplicativo foi em Uberlândia: 7,07% (32.942) do eleitorado da cidade. Em seguida, vem Contagem, com 26.515 downloads, representando 6,63% dos eleitores; e Uberaba, com 13.379 downloads (6,15% do eleitorado).

Com informações do TRE-MG

O percentual de eleitores aptos que deixa de escolher um nome ou uma legenda para representá-lo na Câmara dos Deputados vem aumentando. Em 2002, dos eleitores que compareceram às urnas, a soma dos votos em branco e dos nulos foi de 8%. Em 2014, chegou a 15%, quase o dobro.

Quando se considera ainda a abstenção geral das últimas quatro eleições, tudo somado indica que em 2002

praticamente um em cada quatro eleitores aptos deixou de expressar, nas urnas eletrônicas, a sua representação na Câmara – seja por meio da escolha nominal de candidato ou candidata, seja por meio do voto em legenda. Em 2014, um em cada três eleitores aptos adotou essa posição.

(5)

Representatividade feminina na Câmara dos Deputados

não deve melhorar na próxima legislatura

Expectativa da organização feminista é que de 10% a 12% dos deputados federais eleitos sejam mulheres

POR LARA HAJE

Repórter da Agência Câmara

A representatividade feminina na Câmara dos Deputados não deve melhorar na próxima legislatura, mesmo com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que garantiu nestas eleições a aplicação de, no mínimo, 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para candidaturas de mulheres.

A avaliação é do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), organização não governamental sem fins lucrativos que atua em defesa dos direitos das mulheres. Segundo Masra Abreu, assessora técnica da entidade, a estimativa é que as mulheres continuem representando entre 10% e 12% dos deputados federais. Hoje, a bancada feminina é composta por 51 deputadas (10%).

“A expectativa é que o número de deputadas eleitas nesta eleição fique entre 48 e 55, se for muito. Então não vai ter um aumento expressivo, mesmo com esse recurso”, avaliou Masra. “E as candidaturas de mulheres devem ser mais conservadoras devido ao pleito eleitoral neste ano estar muito reacionário, com pautas que reverberam as demandas das bancadas da bala, da Bíblia e ruralista. Então, a expectativa é de piora na representatividade na construção de direitos das mulheres", completou.

Segundo Masra, os 30% recursos do fundo de financiamento de campanha não estão sendo usados necessariamente para impulsionar candidaturas de mulheres, já que o direcionamento da verba está nas mãos dos diretores partidários. “A maioria das mulheres são vices, e aí se alocam os

(6)

recursos para se impulsionar um candidato majoritário”, disse.

COTA DE DEPUTADAS

Embora considere que a reserva de, no mínimo, 30% dos recursos de campanha para as candidaturas femininas seja um avanço, a deputada Erika Kokay (PT-DF) acredita que só a aprovação de uma cota de mulheres no Legislativo pode alterar definitivamente o cenário de sub-representação de mulheres no Parlamento.

Durante a discussão da reforma política no ano passado, o Congresso não aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 134/15) que garante um mínimo de 10% de mulheres em cada casa legislativa, inclusive nos estados e municípios. “Se nada for feito na perspectiva de ações afirmativas, a estimativa é que se leve mais de 100 anos para termos uma paridade de gênero no Parlamento brasileiro”, destacou.

CALENDÁRIO

ELEITORAL

Eleições 2018

22 de setembro – sábado 15 dias antes da eleição

 Data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em

flagrante delito.

 Último dia para a requisição de funcionários e instalações destinados aos serviços de

transporte e alimentação de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação.

 Data em que deverá ser divulgado o quadro geral de percursos e horários programados

para o transporte de eleitores para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.

 Último dia para os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil,

o Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica impugnarem os programas a serem utilizados nas eleições de 2018, por meio de petição

fundamentada, observada a data de encerramento da Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.

Referências

Documentos relacionados

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar