• Nenhum resultado encontrado

Vimos através deste, apresentar a posição da empresa quanto ao relatório de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vimos através deste, apresentar a posição da empresa quanto ao relatório de"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

estru

engenharia Of. OAA 02/2015

Florianópolis, 30 de Abril de 2015.

Ao

Condomínio Residencial Arquipélago dos Açores

Ref. Inspeção Predial para fins de garantia.

Vimos através deste, apresentar a posição da empresa quanto ao relatório de "Inspeção predial para fins de garantia" realizado pela empresa Duo Scitis Consultoria e Engenharia LTDA.

Faremos nossas explanações baseando-se no item 5 do relatório "Orientações".

1 - Churrasqueiras: Relatório:

a) "Que sejam verificados a possibilidade de uniformizar o fechamento das sacadas, de forma a padronizar a relação de sub pressões de alimentação;" Posição da Estrutura Engenharia:

Concordamos com a orientação, pois conforme descrito nas páginas 11 e 12, "A alteração do sistema de baixa pressão (corrente de ar frio), igualmente altera o condicionamento de funcionamento, uma vez que permite a interrupção do fluxo de ascensão do ar quente. Este processo pode ocorrer por vários motivos, no entanto muito comum estar relacionado com o fechamento das sacadas (originalmente dimensionadas abertas e com constante renovação de ar)". Portanto, a padronização da relação de pressões de alimentação auxiliam no bom funcionamento do sistema, o que não ocorre no condomínio. Porém esta é uma decisão que deve ser tomada pelo condomínio. A construtora entregou todas as sacadas abertas, padronizadas.

Relatório:

b) "Que sejam verificadas a possibilidade de instalação de exaustores individuais e automatizados, de forma a realizar a condução forçada."

(2)

e.struturG

engenharia

Posição da Estrutura Engenharia:

A empresa não concorda com a forma como o cálculo de vazão foi apresentado no relatório. Porém a possibilidade de instalação de exaustores individuais foi testada e teve bom resultado, portanto já está em andamento a instalação dos exaustores nas churrasqueiras que apresentam retorno de fumaça.

Relatório:

c) "Que em complementação, sejam instalados "tampões" junto as bocas das churrasqueiras de forma a uniformizar o fluxo de ar e consequente processo de condução natural."

Posição da Estrutura Engenharia:

Concordamos com a instalação dos tampões. Seguimos com a orientação de que o tampão faz parte do fechamento da sacada. Portanto o morador que realizar,o devido fechamento deve providenciar juntamente o tampão.

2 - E.T.E. desativada: Relatório:

a) "Considerando normal o processo de adensamento dos solos em função das forças de percolação existentes, recomenda-se a constante reposição de material adensado em períodos contínuos, ou sempre que a deformação causar desconforto visual;"

b) "Que a reposição deverá ser realizada com material arenoso e/ou areno-argiloso, com coeficiente de permeabilidade (K) maior ou igual a 0,002 cm/s, de forma a minimizar os efeitos das forças de percolação;"

Posição da Estrutura Engenharia:

Concordamos com as colocações. O preenchimento da E.T.E. foi realizado com areia, e encontra-se em período de adensamento. Fica sob nossa responsabilidade a reposição do material adensado sempre que for necessário, até a estabilização do processo

LI

(3)

estru

%À engenharia

3 - Sistemas Prediais: Relatório:

a) "Que seja implantado pelo condomínio, plano de manutenção preventiva atendo a periodicidade prevista no item 3.21 - Manutenção Preventiva, constituinte no Manual do Proprietário"

Posição da Estrutura Engenharia:

Solicitamos que o condomínio implemente uma rotina de manutenção preventiva, evitando maiores custos de reparos por falta de prevenção.

Relatório:

b) "Que sejam realizados por parte da construtora, serviços de forma a "selar" as trincas presentes nos pilares e lajes do pavimento térreo, de forma a eliminar pontos de infiltração no pavimento subsolo."

Posição da Estrutura Engenharia:

Alguns pilares do Bloco C apresentam fissuras no reboco, conforme representado na foto da pag. 20. Porém estas fissuras são resultantes da deformação do piso de concreto, que acaba por pressionar o reboco acima do mesmo. Estas situações não comprometem a estrutura da edificação e também não comprometem a impermeabilização, tendo em vista que esta é feita com manta asfáltica por trás do reboco, conforme figura ilustrativa abaixo.

(4)

est

r u

W--". %0 É %M

e n 9 n h a ri a

Quanto as fissuras longitudinais identificadas na figura da pág. 22 como sendo "trincas longitudinais e transversais nas lajes - Pavimento térreo". Observamos que há um equívoco, pois as fissuras estão posicionadas no revestimento de concreto do térreo e não na laje. Abaixo do revestimento temos a manta, o primer e a regularização, ou seja, as fissuras apresentadas não tem ligação com qualquer possível infiltração, tendo em vista que abaixo da mesma existe manta asfáltica. Este revestimento de concreto não é impermeabilizado, podendo permear água por suas fissuras ou juntas de dilatação, sem qualquer dano a estrutura, sendo estas "infiltrações" contidas pela manta asfáltica, conforme desenho esquemático de situação similar acima.

Concluindo, nosso posicionamento é de corrigir as fissuras encontradas nos pilares do Bloco C. Quanto as fissuras encontradas no revestimento de concreto do piso do térreo, consideramos as mesmas dentro da normalidade.

Relatório:

c) "Que sejam instalados os extintores de incêndio nas dependências dos salões de festas (todos os blocos)."

Posição da Estrutura Engenharia:

Conforme projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros, não há necessidade de extintores nos salões de festas. Porém, caso o condomínio julgue necessário, podemos instalar os extintores como cortesia.

Relatório:

d) "Que sejam providenciadas, por parte do condomínio, a reposição de lâmpadas de emergência junto aos corredores das escadas (todos os blocos).

Posição da Estrutura Engenharia:

Esta substituição de lâmpadas deve fazer parte da rotina de manutenção preventiva do condomínio.

(5)

estrutur-lu

e n g e n h a.r i a

Relatório:

e) "Que o despejo de águas de chuvas, provenientes da captação das coberturas das garagens existentes no pavimento térreo, sejam reposicionadas de forma a não permitir concentração, minimizando efeitos de infiltrações nas lajes do pavimento subsolo."

Posição da Estrutura Engenharia:

Como estas coberturas foram uma cortesia da construtora após a entrega do empreendimento, não havia previsão no projeto para o despejo destas águas. Nas situações demonstradas no relatório, houve a preocupação de evitar o despejo das águas embaixo da cobertura, sendo concentradas as saídas na parte final dos telhados em áreas que estão molhadas durante a chuva.

Relatório:

f) "Que as prumadas de abastecimento de água fria, presentes na casa de máquinas do Bloco C, recebam a devida identificação."

Posição da Estrutura Engenharia:

A identificação será executada.

Relatório:

g) "Que sejam instalados extintores de incêndio situ a casa de máquinas dos Blocos B e

Posição da Estrutura Engenharia:

As casas de máquinas dos blocos B e C, não tem mais configuração de casa de máquinas, pois os equipamentos dos elevadores ficam dispostos dentro do poço, e estão cobertos pelos extintores localizados no 11 2 andar, por este motivo não há necessidade de extintores neste local.

Relatório:

h) "Que sejam sanadas e corrigidos os pontos de bolores/infiltrações previstas no pavimento subsolo, com atenção especial ao sistema de drenagem longitudinal

(6)

estru

~

...

e

n

9 e n h a

r i

do jardim e sua referida manutenção no quesito impermeabilização, uma vez que

começa a dar sinais de desgaste, ocasionando transposição de umidade às alvenarias (figura 11(b))."

Posição da Estrutura Engenharia:

Os pontos de bolor/mofo são comuns em ambientes úmidos e com pouca ventilação, como é o caso da garagem do subsolo. Recomendamos a limpeza periódica, evitando a proliferação dos mesmos. Estes bolores/mofos, aparecem na parte externa da pintura, por cima da tinta, não configurando infiltração.

Quanto a umidade na parede longitudinal ao jardim, percebe-se que em sua maioria está sendo originada de baixo para cima, e provavelmente tem relação com a água de lavação da garagem. Recomendamos que a lavação seja feita em dias secos, e que seja evitado o acúmulo de água próximo a parede. Além disto, recomendamos a limpeza constante dos ralos nas grelhas de ventilação entre o térreo e o subsolo, evitando o transbordamento destas, escorrendo água pela parede do subsolo, danificando a pintura, como

ocorrido anteriormente.

Atenciosamente,

ESTRUTURA ENGNHARIA LTDA. CREA-SÇ'1.483-7

ENG 2 CIVWIL)1ILANESE SÔN EGO REPRESENTANTE ALE RESPONSÁVEL TÉCNICO

CREA-SC 049877-5 RG N. 6R/2.574.160

Referências

Documentos relacionados

The ultimate objectives of this work are to obtain the Failure, Mode, Effects, and Criticality Analysis (FMECA), with application of the Reliability Centered

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

O esforço se desdobra em ações de alcance das projeções estabelecidas pelo MEC para o índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Dentre os 10

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues