• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE ON-LINE DISCIPLINA: Língua Portuguesa - Professora: Graziele Série: 7º Ano Ens. Fundamental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE ON-LINE DISCIPLINA: Língua Portuguesa - Professora: Graziele Série: 7º Ano Ens. Fundamental"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Exercícios sobre os tipos de rima

1) Leia os poemas abaixo e classifique-os quanto ao tipo de rimas: intercaladas, alternadas, emparelhadas ou versos brancos (ou também conhecidos como versos livres).

a) A tua razão Tá na mesa do bar E o meu coração Ainda teima em te amar

b) Minha desgraça, não, não é ser poeta, Nem na terra de amor não ter um eco, É meu anjo de Deus, o meu planeta Tratar-me como trata-se um boneco c) Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco

 rutilância: esplendorosa, que tem brilho

 epigênese: teoria segundo a qual o embrião se desenvolve a partir de um zigoto amorfo ou

indiferenciado.

d) Como no palco o ator que é imperfeito Faz mal o seu papel só por temor,

Ou quem, por ter repleto de ódio o peito Vê o coração quebrar-se num tremor e) Aos que me dão lugar no bonde e que conheço não sei de onde, aos que me dizem terno adeus sem que lhes saiba os nomes seus 2) Leia os poemas:

Namoro Desmanchado Já não tenho namorada

e nem ligo para isso. É melhor ficar sozinho, namorar só dá enguiço. Eu conheço os meus colegas sei que vão argumentar que pra não ser mais criança é preciso namorar.

Mas a outra só gostava de conversa e de passeio e queria que eu ficasse de mãos dadas no recreio!

(2)

E eu ali, sentado e quieto, no recreio lá na escola,

de mãos dadas feito um bobo,

vendo a turma jogar bola! (Pedro Bandeira)

A Namorada Havia um muro alto entre nossas casas.

Difícil de mandar recado para ela. Não havia e-mail.

O pai era uma onça.

A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão E pinchava a pedra no quintal da casa dela.

Se a namorada respondesse pela mesma pedra Era uma glória!

Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira E então era agonia.

No tempo do onça era assim. (Manoel de Barros)

a) No 1º texto aparece(m) rima(s)? Em caso afirmativo, diga que palavras rimam e qual o tipo de rima.

b) No 2º texto aparece(m) rima(s)? Em caso afirmativo, diga que palavras rimam e qual o tipo de rima.

c) O texto I difere do texto II:

( ) na vontade do eu lírico namorar. ( ) na forma de namorar no recreio.

( ) na constatação que namorar dá enguiço. ( ) no argumento dos colegas quanto ao namoro.

d) O eu lírico dos poemas é masculino ou feminino? Como comprovar isso? Leia os versos:

“o pai era uma onça”

“No tempo do onça era assim”

e) A palavra ONÇA aparece duas vezes no texto. O seu significado é o mesmo? Explique. f) A palavra ONÇA nesses versos, é empregado no sentido real ou figurado?

g) A forma de comunicação entre o eu-lírico e a namorada era bem sucedida quando a namorada respondia pela mesma pedra. Que verso indica que esse momento era motivo de felicidade para o eu-lírico?

h) A leitura desse poema o faz lembrar algum outro texto ou história de amor entre dois jovens impedidos de se relacionar por causa dos pais? Qual?

i) No poema de Pedro Bandeira que argumentos os colegas do menino usam para justificar que não são mais crianças?

(3)

Exercícios sobre o grau do substantivo

1) Leia as frases. Sublinhe os substantivos e, depois, separe-os de acordo com o grau: a) O jardim daquele casarão é bonito.

b) Aquele homenzarrão é valente. c) O menininho viajou naquela barcaça. d) Naquela praça há uma estatueta. e) Ganhei um livrinho de minha avó.

f) O caderno de desenho está todo rabiscado porque minha irmãzinha de 3 anos encontrou-o em cima da mesinha da sala.

g) Marcos é amigaço de meu avô. E Terezinha é amiga de minha avó. h) O rio Muriaé está seco demais, parece até um riacho.

Normal Diminutivo Aumentativo

Lembrete!!!

Na tirinha abaixo, os substantivos rei, imperador e czar estão em seu grau normal.

São dois os modos para a expressão de grau:

 Analítico – O substantivo permanece em sua forma original e são acrescentados adjetivos que denotam o grau aumentativo ou diminutivo.

Exemplo: bicicleta grande, bicicleta pequena; sofá grande, sofá pequeno.  Sintético – Acrescentam-se sufixos ao substantivo em sua forma normal. Exemplos: peixe – peixão – peixinho; boca – bocarra – boquinha.

2) Na tirinha abaixo, a palavra passarinho está sendo usada em seu grau diminutivo sintético ou analítico? Por quê? E que outra palavra aparece neste mesmo grau?

(4)

3) Copie todos os substantivos na tirinha abaixo que aparecem no grau aumentativo e diga se é analítico ou sintético:

Lista dos principais sufixos aumentativos e diminutivos Sufixos aumentativos Sufixos diminutivos aça – barca – barcaça acho – rio – riacho

aço – bala – balaço ebre – casa – casebre alha – muro – muralha eca – sono – soneca anzil – corpo – corpanzil eco – jornal – jornaleco ão – carro – carrão ejo – vila – vilarejo arão –casa – casarão eta – sala – saleta aréu – fogo – fogaréu eto – folha – folheto arra – boca – bocarra inho – sapato – sapatinho

isco – chuva – chuvisco ona – menina – meninona ola – bandeira – bandeirola orra – cabeça – cabeçorra ote – caixa – caixote zio – copo – copázio ota – aldeia – aldeota

ito – rapaz – rapazito zão – pé – pezão zinho – irmão – irmãozinho

(5)

zarrão – cão – canzarrão zito – pé – pezito

Observações:

1. O substantivo pode mudar de gênero ao mudar de grau. Ex.: o muro – a muralha / a bala – o balaço / a casa – o casarão 2. O diminutivo pode indicar afetividade, carinho.

Ex.: mãezinha, paizinho, amorzinho...

3. O diminutivo pode ainda ser usado de uma forma depreciativa. Ex.: velhote, mulherzinha, livreco...

4) Classifique o substantivo destacado quanto ao seu grau diminutivo ou aumentativo, sintético ou analítico. Veja o exemplo:

Maria ganhou um pequeno cão de seu padrasto no Natal. (diminutivo analítico) a) Fiz um versinho lindo para a minha professora.

b) Meu filhão se tornou um excelente advogado!

c) No meu minúsculo sítio apareceu uma cobra enorme. d) A namoradinha de meu irmão é linda!

e) Não consegui estudar para a prova e isso será um problemão. f) Vou tomar um copázio de leite quente porque o frio está me matando!

5) Leia as frases e diga se o diminutivo / aumentativo foi usado para exprimir a ideia de afetividade, desprezo ou proporção em tamanho:

a) Aquela magrela da minha professora me pagará por essa nota vermelha! b) Esse doutorzinho não acertou um diagnóstico sequer.

c) Ganhei um livrinho da minha tia. Que presente maravilhoso já que eu adoro ler! d) Esse povinho não tem muita coragem.

e) Ele nos serviu um vinhozinho qualquer, aquele figurão de araque. f) Meu Deus, que provão é esse! São 50 questões só de matemática!

g) Que pãozinho de milho delicioso, mãe! Pena que é tão minúsculo. Terei que comer uns dez para me saciar.

(6)

Desejo o seu sucesso ao realizar esta atividade!!! Bons estudos!!!

Referências

Documentos relacionados

Minha irmãzinha, ouça meu conselho, ouça meu pedido: respeite a você mais do que aos outros, respeite suas exigências, respeite mesmo o que è ruim em você – respeite sobretudo

Destaca-se a maioria na Região Sudeste que evidencia que há muitos profissionais da área secretarial na região e que também o mercado de trabalho tem muitas

i. Caso seu Produto seja um Notebook recomendamos que este seja preferencialmente armazenado com a bateria carregada com aproximadamente 70% de carga. h) Adaptador - Não use

Foram desenvolvidos os estudos e aprofundamentos teórico-históricos metodológicos sobre a educação superior e a modalidade de ensino à distância e a

Você, minha eterna presidente, que abdicou, que dialogou, que lutou por ideais que não são apenas seus, mas de todos aqueles e aquelas que se preocupam com a realização de um

Na elaboração das demonstrações financeiras individuais e consolidadas, a administração é responsável pela avaliação da capacidade do Grupo continuar operando e divulgando,

As tabelas seguintes apresentam as características técnicas da placa Habito®, assim como os valores qualitativos de instalação, desempenho e soluções que coloca à disposição

A ação planejada a partir dos pressupostos e orientações da Educação Ambiental (EA) e das ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) envolveu