• Nenhum resultado encontrado

6 SIGMA - O QUE É O 6 SIGMA - CONCEITOS BÁSICOS DO 6 SIGMA. - SIX SIGMA x QUALIDADE TOTAL - METODOLOGIA DMAIC - PARTICIPANTES DO 6 SIGMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "6 SIGMA - O QUE É O 6 SIGMA - CONCEITOS BÁSICOS DO 6 SIGMA. - SIX SIGMA x QUALIDADE TOTAL - METODOLOGIA DMAIC - PARTICIPANTES DO 6 SIGMA"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

CONTEÚDO DO CURSO DE

6 SIGMA

PROMOVIDO PELA

www.ADMINISTRABRASIL.com.br

- O QUE É O 6 SIGMA

- CONCEITOS BÁSICOS DO 6 SIGMA

- SIX SIGMA x QUALIDADE TOTAL

- METODOLOGIA DMAIC

- PARTICIPANTES DO 6 SIGMA

- TRABALHANDO COM DADOS E INFORMAÇÕES

- UTILIZANDO GRÁFICOS

(2)

O

QUE É O 6 SIGMA

Sigma é uma letra grega empregada em estatística, e significa desvio-padrão, que nada mais é do que a medida da variação que um conjunto de dados sofre.

O alvo é descobrir o que os clientes querem e fornecer-lhes sempre o mesmo produto, bem ou serviço com a “mínima variação”, ou seja, é fornecer o produto, bem ou serviço conforme foi combinado com o cliente: prazo estipulado de entrega; qualidade combinada; quantidade solicitada e o preço já estabelecido.

A metodologia do 6 Sigma surgiu na década de 80, quando a empresa Motorola concorreu e ganhou um prêmio nacional da qualidade nos Estados Unidos, o “Malcolm Baldridge”. Foi aí que se ouviu falar a primeira vez na metodologia 6 Sigma, que é uma marca registrada da Motorola. Mais tarde os criadores desta metodologia abriram uma instituição voltada para o treinamento e consultoria para implantação da mesma, denominada Six Sigma Academy.

Depois de verificar que esta metodologia é extremamente eficiente e eficaz na melhoria da qualidade e da produtividade, várias empresas se interessaram e adotaram-na, entre elas, a Allied Signal, General Eletric, Polaroid, Asea Brown

Boveri e Kodak.

O 6 Sigma, de modo amplo, é uma estratégia de negócios adotada pelas empresas para aumento da competitividade através da melhoria da qualidade e da produtividade. Para entender mais sobre isto, vamos entender seus conceitos básicos.

(3)

C

ONCEITOS BÁSICOS DO 6 SIGMA

Na metodologia 6 Sigma determina-se, em cada etapa, qual a melhor estratégia e ferramentas que devem ser usadas para aperfeiçoar a qualidade do processo. Pode ser aplicada a qualquer tipo de processo, ou seja, qualquer área como finanças, recursos humanos, vendas, contabilidade pode utilizar a metodologia para melhorar os seus processos.

Todas as empresas têm tais processos, entretanto, normalmente só levam em consideração a área da produção, o que é um grande erro. Todos os processos são passíveis de melhorias.

Há dois pontos interessantes na metodologia 6 Sigma. O primeiro deles é que em qualquer processo, primeiro são aplicadas as ferramentas básicas e, somente se necessário, técnicas mais avançadas serão utilizadas. O outro ponto é que todos os funcionários da empresa podem estar aplicando a metodologia para melhorias nos processos, diferentemente da metodologia da Qualidade Total, que é aplicada somente por especialistas.

(4)

Lembre-se que anteriormente falamos que sigma é uma letra grega utilizada em estatística. Nesta metodologia dos 6 Sigma, todos usam o pensamento estatístico independentemente da área em que trabalham.

O pensamento estatístico é uma lógica que parte dos seguintes princípios: TODO TRABALHO EXECUTADO É UM PROCESSO - Processo é um conjunto

de atividades inter-relacionadas. Imagine um profissional da área de compras. Ele recebe a solicitação de compra, faz levantamento de empresas que podem fornecer o material solicitado, entra em contato com as empresas e faz cotação de preços, seleciona a melhor oferta, faz o pedido, confere e recebe a mercadoria, entrega o produto ao solicitante. Perceba que há um objetivo (solicitação de compra), mas para que este seja concluído, o objetivo passará por algumas etapas, ou seja, alguns processos.

TODO PROCESSO PODE SOFRER VARIAÇÕES - As variações ocorridas

durante o processo podem ser em menor ou em maior quantidade. É justamente neste ponto que a atenção e os esforços devem ser concentrados, pois a variação é a grande inimiga desta história toda.

PARA MELHORAR PROCESSOS É PRECISO DIMINUIR AS VARIAÇÕES - A

variação é um fato da natureza, ou seja, sempre está presente. Mas quanto menos elas ocorrem durante um processo, melhor este processo será. Dessa forma você passará a conhecer a real necessidade do seu cliente, seja ele interno ou externo.

Imaginando o mesmo processo de compras descrito, se o funcionário não deixar que aconteçam variações durante o processo, ele só correrá o risco de haver variações nos processos do seu fornecedor. Deve-se procurar sempre buscar que a variação seja mínima para não afetar o desempenho.

(5)

O diagrama FEPSC (são as iniciais das palavras: Fornecedor, Entrada, Processo,

Saída e Clientes) mostra o resultado final de um processo com variações que é a

insatisfação do cliente. É justamente no final do processo e no cliente que deve se iniciar uma análise do processo.

Clientes têm necessidades e expectativas que devem ser atendidas para que eles se sintam satisfeitos, garantindo assim o sucesso da empresa.

E é isto que o 6 Sigma oferece.

O 6 Sigma é uma estratégia disciplinada e altamente quantitativa, caracterizada por uma abordagem sistemática (envolvendo processos), que tem como objetivo reduzir custos e também aumentar/melhorar a eficiência da organização, por meio da otimização de produtos e processos, com o consequente incremento da satisfação dos clientes.

(6)

“O NÚMERO DE SIGMAS É UMA MEDIDA DA

PERFORMANCE DO PROCESSO”

Quanto maior o número de Sigmas, menor a variabilidade do processo. Processos com muita variabilidade têm alta probabilidade de se obter produtos fora da especificação do cliente, logo, quanto maior o número do sigma, menor deverá ser as variações indesejadas.

Logo, podemos constatar que, o 6 Sigma não tem nada de inovador. Ele é o resultado da busca de uma forma de evitar os erros do passado, criando uma metodologia prática que gere bons resultados.

Outras empresas que adotaram esta metodologia a aperfeiçoaram, como por exemplo, a General Electric, que hoje incorporou o 6 Sigma como parte da cultura da empresa.

Os conceitos básicos adotados no 6 sigma, são:

DEFEITO É QUALQUER COISA QUE BLOQUEIE OU INIBA UM PROCESSO DE ATINGIR MAIOR PRODUTIVIDADE - No 6 Sigma este conceito é mais amplo,

concebendo um defeito como um problema de produtividade. Explicando melhor: pode haver um processo que não produza defeitos, mas que pudesse ser feito com uma produtividade maior, então teríamos uma oportunidade de melhoria. Logo, para o 6 Sigmas este processo tem um defeito.

CTQS SÃO OS ASPECTOS MAIS IMPORTANTES PARA O CLIENTE, EM UM PRODUTO - Clientes têm necessidades e exigências ao adquirirem produtos ou

serviços, porém algumas são mais importantes ou mais vitais do que outras. Estas necessidades e exigências mais importantes são o que chamamos de CTQs (Critical to Quality), ou seja, Características Críticas da Qualidade.

(7)

O CONCEITO DE CLIENTE NO 6 SIGMA É MAIS AMPLO; EXISTEM OS CLIENTES INTERNOS E OS CLIENTES EXTERNOS - Consideramos clientes internos aqueles

de outras áreas da sua empresa, e clientes externos aqueles que compram o produto ou serviço da sua empresa, o consumidor final.

Não importa se o cliente é interno ou externo, é importante que o processo tenha a menor variação possível, pois pode ser que o seu cliente interno precise do trabalho vindo de outro colega para completar o processo do produto ou serviço que será entregue ao consumidor final.

PRODUTOS TAMBÉM SÃO VISTOS NO SENTIDO MAIS AMPLO - A metodologia 6

Sigma pode ser usada tanto em processos de produtos palpáveis (bens) ou serviços.

Todas as empresas (pequeno, médio e grande porte), de todos os ramos (Indústrias, Mineradoras, Bancos, Serviços, etc.) pode implementar a metodologia do 6 Sigma, desde que se tenha a cultura de qualidade.

O 6 Sigma é frequentemente confundido com a metodologia da Qualidade Total, porque são aparentemente similares. Entretanto, a diferença entre eles está nos resultados superiores obtidos.

(8)

S

IX SIGMA x QUALIDADE TOTAL

Hoje, qualidade é uma questão indispensável, uma necessidade para as empresas que querem se estabelecer no mercado globalizado. As empresas devem ter essa consciência e, cada vez mais, buscar melhorias para oferecer melhores produtos e/ou serviços aos clientes.

Tempos atrás, pensava-se em obter melhorias somente em manufaturas.

Atualmente, esta melhoria atinge processos mais amplos, nos mais diversos setores, e esta, é a principal característica que diferencia a metodologia do 6 Sigma com a metodologia da Qualidade Total.

Veja na tabela abaixo a diferença nos resultados entre um processo convencional de qualidade e o processo 6 Sigma:

PROCESSO CONVENCIONAL

PROCESSO 6 SIGMA

20.000 itens perdidos por hora pelo correio 7 itens perdidos por hora pelo correio 5.000 cirurgias incorretas por semana 2 cirurgias incorretas por semana 2 aterrissagens incorretas por dia em um

grande aeroporto

1 aterrissagem incorreta a cada 5 anos em um grande aeroporto

200.000 receitas médicas incorretas por ano 68 receitas médicas incorretas por ano 7 horas de falta de energia elétrica por mês 1 hora de falta de energia elétrica a cada 34 anos

(9)

Você já sabe que a metodologia 6 Sigma foi criada na década de 80 por um grupo de especialistas a pedido do presidente da Motorola.

A empresa estava enfrentando sérios problemas de qualidade em seus produtos e o presidente pediu que fosse desenvolvida uma solução definitiva para solucioná-los.

Este grupo não criou nada de novo e diferente como vimos também. Basearam-se apenas nas metodologias da qualidade anteriores, como Qualidade Total, Garantia da qualidade, Gerenciamento de processos, etc., e verificaram o que era de fato eficaz e juntaram tudo em uma metodologia coerente e muito lógica.

Segundo Greg Watson, ex-presidente da Sociedade Americana da Qualidade, com esta metodologia a empresa consegue atingir novos níveis de qualidade e produtividade nunca vistos anteriormente.

(10)

Alguns erros ocorridos no passado que foram identificados são:

×

Enfatizar somente a qualidade, sem levar em consideração a estratégia da empresa, ou seja, sem saber como ela busca se colocar perante o mercado é simplesmente perda de tempo.

×

Formação de especialistas da qualidade sem visão de sistemas ou habilidade na análise para tomada de decisão. Este fato pode levar a empresa a economizar por um lado, mas aumentar seus custos em outro. Por isso, o especialista da qualidade tem que analisar dados e a partir destes entender o que está ocorrendo nos processos e atuar de acordo com a necessidade. Por exemplo, a área de compras pode comprar matéria-prima mais barata sem considerar a qualidade, assim a empresa estará reduzindo seus custos, mas este fato poderá levar ao aumento do custo global.

(11)

×

Falta de criação de uma infraestrutura que libere recursos para melhoria de processo. Melhorias requerem recursos para serem executadas, que podem ser desde o tempo das pessoas envolvidas até investimentos em máquinas, instalações, etc., mas estes investimentos nunca eram previstos.

×

Enfatizar requisitos mínimos de aceitação de produtos ao invés de melhoria contínua. Muitas empresas, depois que obtiveram a certificação, não viram a necessidade de continuar melhorando, pois para elas já haviam atingido um nível de qualidade satisfatório.

×

Trabalhos em muitos projetos ao mesmo tempo. Assim, tudo se tornava urgente e no final nada funcionava.

×

Nenhum proprietário para o problema. Nenhuma pessoa era designada como responsável para resolver os problemas — dessa forma, o problema ficava na empresa aguardando uma solução.

×

Hábito no gerenciamento de uma organização funcional. Toda empresa tradicional está dividida em áreas. Enquanto o problema ocorre dentro de uma área, o gerente é capaz de lidar com ele e resolvê-lo, mas como os problemas mais graves ocorrem entre áreas e os gerentes têm um limitado poder de ação, os mesmo ficam aguardando solução.

×

Falta de treinamento ou pessoas com experiência. A pessoa designada para atacar e resolver um problema deve estar treinada e capacitada.

×

Ausência de sistemas financeiros ou de informação integrados. Sem integração das informações a obtenção das mesmas será mais difícil e lenta.

(12)

Logo, podemos perceber bons motivos para as empresas adotarem a metodologia do 6 Sigma, como:

MELHORAR O NEGÓCIO. Quem adota esta metodologia acaba resolvendo

os problemas e sem eles o gerenciamento é mais fácil, permitindo que as pessoas se dediquem a coisas mais importantes em vez de resolver problemas emergenciais, os conhecidos como “incêndios”.

AUMENTAR A EFICÁCIA DOS INVESTIMENTOS. Com esta metodologia há

a diminuição das falhas, defeitos, garantias, etc. Com isso os custos também são reduzidos, fazendo com que sobre mais dinheiro, sem falar no ganho de produtividade.

MELHORAR O RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES. Justamente por

resolver os problemas antes que eles tomem proporções maiores, por conseguir melhores e mais ágeis tomadas de decisões e por tudo mais que esta metodologia traz, os clientes têm as necessidades mais bem atendidas, e isso consequentemente aumenta as vendas.

(13)

M

ETODOLOGIA DMAIC

As etapas da metodologia do 6 Sigma é chamada DMAIC.

Esta sigla vem das iniciais americanas de Definição (Define), Medição (Measure), Análise (Analyze), Melhoria (Improve) e Controle (Control).

FASE 0 – Definição: Nesta fase é estabelecido o que deve ser feito, ou seja, o

projeto e as pessoas que participarão dele devem ser escolhidos nesta etapa.

FASE 1 – Medição: Nesta fase deve ser avaliado como os clientes estão sendo

atendidos no processo escolhido.

FASE 2 – Análise: É determinado o que é importante para o processo escolhido. FASE 3 - Melhoria: Nesta fase é estabelecido como melhorar o processo; é feita a implantação das melhorias e também a avaliação.

FASE 4 – Controle: Nesta fase a empresa deve buscar manter as melhorias atingidas para evitar que o processo se deteriore no futuro.

Define

Measure

Analyze Improve

(14)

ETAPAS DA IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA

Agora que conhecemos as etapas do DMAIC, vamos ver a fundo a visão da consultoria nas etapas de implantação desta metodologia:

ETAPA A – ESTRATÉGIA

 Definição de processos-chave;

 Reunião com alta administração;

 Definição da estratégia de implementação;

 Estabelecimento de um Plano Diretor;

 Definição de processos-chave;

 Seleção do processo piloto;

 Divulgação da cultura Seis Sigma na empresa;

 Cálculo dos investimentos necessários e resultados esperados.

ETAPA B – MELHORIA DOS PROCESSOS TÉCNICOS

 Projeto de 6 Sigma já em processo-piloto, fase de testes;

 Consultoria atuando de forma mais ativa;

 Acompanhamento do projeto. Estratégia Melhoria de Processos Técnicos Difusão da Qualidade

ETAPAS

(15)

A etapa da difusão da qualidade é subdividida em 3 sessões, a saber:

ETAPA C – DIFUSÃO DA QUALIDADE [1]

 Difusão para outras áreas da empresa;

 Espelho no processo piloto;

 Treinamento dos conceitos de 6 Sigma para todos os funcionários;

 Consultoria trabalha como facilitador;

 Acompanhamento dos projetos;

 Auditoria dos projetos encerrados e em andamento junto com os principais responsáveis de cada setor.

ETAPA D – DIFUSÃO DA QUALIDADE [2]

 Difusão em áreas administrativas e serviços;

 Conceitos de 6 Sigma difundidos na empresa toda.

ETAPA E – DIFUSÃO DA QUALIDADE [3]

 Treinamento dos fornecedores diretos e serviços associados em conceitos básicos de 6 Sigma;

 Integração de fornecedores nas equipes de projeto.

(16)

P

ARTICIPANTES DO 6 SIGMA

A estrutura criada na implantação do 6 Sigma caminha paralelamente com a estrutura formal da empresa. Em virtude do porte, nem todas as empresas possuem a estrutura completa, ou seja, com todas as funções necessárias.

As funções existentes no 6 Sigma são:

EXECUTIVO LÍDER - O principal responsável pela implantação do 6 Sigma é

o Executivo Líder. É a pessoa responsável por conduzir e gerenciar as iniciativas do projeto. Entre suas funções: tomar decisões de qual metodologia ou estratégia adotar e a seleção das pessoas-chaves que facilitarão a implantação.

CAMPEÃO - Os Campeões têm a liderança administrativa dos projetos que

devem melhorar a qualidade e a produtividade. Além disso, dão suporte aos outros integrantes da equipe. Selecionam, revisam e alimentam o grupo com soluções nos problemas-chave do projeto. Propiciam desenvolvimento às equipes multifuncionais da melhor forma possível nos projetos. Os campeões dão as diretrizes gerenciais para as equipes.

(17)

MASTER BLACK BELTS - Os Master Black Belts ajudam os campeões a

escolherem novos projetos de melhoria, assim como auxiliam no treinamento. Sua liderança é mais técnica do que gerencial, como a dos campeões. Dedicam tempo integral ao projeto de 6 Sigma e para isso recebem treinamento técnico intensivo para a solução de problemas complexos. Além de receberem o treinamento, são responsáveis por treinar e instruir os Black Belts e os Green Belts.

BLACK BELTS - Os Black Belts lideram equipes, aplicam em projetos

específicos as ferramentas e os conhecimentos de técnicas estatísticas e de solução de problemas, que são obtidos por meio de treinamento. Eles também dedicam tempo integral aos projetos e podem treinar Green Belts. Reportam-se ao Master Black Belt ou, na ausência deste na estrutura, aos campeões.

Um bom profissional Black Belt deve sempre buscar novos conhecimentos e ter facilidade no aprendizado, pois o 6 Sigma envolve ferramentas quantitativas que exigem aptidão para utilização. Além disso, todos os projetos têm prazo e orçamento apertados, que se não forem cumpridos poderão levá-lo ao fracasso. Ter iniciativa, entusiasmo, facilidade de relacionamento com as pessoas, boa comunicação, ser motivado para alcançar resultados, ter coragem de efetuar as mudanças necessárias, exercer influência, habilidade no trabalho em equipe e ter excelentes conhecimentos na área em que trabalha são características que completam o perfil de um profissional Black Belt.

GREEN BELTS - Os Green Belts dedicam de 15% a 20% do seu tempo ao

projeto, pois faz parte de suas tarefas diárias executar o 6 Sigma. Auxiliam os Black Belts na coleta de dados e lideram projetos menos complexos. O treinamento do Green Belt é mais simples que o recebido pelo Black Belt.

(18)

RESUMO DAS FUNÇÕES NO 6 SIGMA

 Condutores de projetos dentro dos setores.

 Ajuda os Black Belts.  Participam do

desenvolvimento do projeto.

 Treina Champion, Black Belt e Green Belt e acompanham o conceito para a implementação do 6 sigma

 Lidera Green Belts e equipes de projeto.

Consultoria

Comitê Diretivo Membros da Equipe do Projeto Green Belts Black Belts Champion Gerente do Programa

 Responsável pelo gerenciar do projeto.  Possui habilidade e prática para resolver

problemas.

 Lidera Green Belts e equipes de projeto.  Patrocinar os projetos.

 Acompanhar o projeto.  Administra o

desenvolvimento do programa.

 Conduzir, disseminar e patrocinar o programa do 6 Sigma.

(19)

T

RABALHANDO COM DADOS E INFORMAÇÕES

Informação nunca é demais. Quanto mais dados melhor para se tomar decisões, traçar metas, definir estratégias ou qualquer outra ação que envolva uma organização, seja pública ou privada. É nesta hora que as pesquisas se tornam fundamentais. Entretanto, não há como obter dados precisos sem o conhecimento de como funciona todos os processos da organização.

Dados são números, medidas, valores. Já uma informação é basicamente a interpretação e compreendimento de um conjunto de dados.

A informação é um conjunto de dados que sejam relevantes a um certo assunto. Consequentemente os dados são fragmentos das informações, mas não são suficientes. Não basta ter dados, o importante é que os dados sejam suficientes para que possam gerar informações relevantes. É isso que as empresas buscam e o 6 Sigma oferece.

As empresas têm percebido que investir para transformar dados em informações que possam auxiliar na tomada decisões é importante. Os dados, geralmente, são remetidos em forma de gráficos para melhor visualização. É importante conhecer os principais tipos de gráficos e compreender os dados inseridos nos mesmos.

(20)

U

TILIZANDO GRÁFICOS

Os gráficos são utilizados para apresentarem séries de dados numéricos num formato gráfico para facilitar a compreensão de grandes quantidades de dados e a relação entre diferentes séries de dados.

Em outras palavras, o gráfico é uma tentativa de expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim, facilitando a compreensão dos mesmos.

Existem vários tipos de gráficos e os mais utilizados são os de colunas, de barra, de pizza, etc. Os principais elementos são: números, título, fonte, nota e chamada. Não existe o melhor tipo de gráfico, mas sim aquele que se ajustam à situação (o tipo de informação) que o administrador deseja obter. Alguns gráficos são melhores para comparação de dados, outros para exibir tendências ao longo de determinado período, etc.

(21)

GRÁFICO DE COLUNAS

Os gráficos de colunas são muito usados para comparar quantidades.

Seja na horizontal ou na vertical, quanto maior o comprimento de uma barra da coluna, maior o valor que representa. Quanto menor o comprimento de uma barra da coluna, menos valor ela tem. A não ser que esteja representando números negativos, esta regra é aplicável.

Exemplo: Em um concurso público foram contabilizados os números de pessoas inscritas segundo os níveis de escolaridade: fundamental completo, médio completo, superior completo e pós-graduação completa. Segue abaixo a Tabela com os valores observados.

Nível de escolaridade

Inscritos

Fundamental completo

451

Médio completo

627

Superior completo

292

Pós-graduação completa

95

Neste exemplo, temos uma ordem natural entre os atributos (nível de escolaridade) e consequentemente, temos um exemplo de dados qualitativos ordinais, o que nos possibilita a criação de um gráfico de colunas com esses dados.

(22)

Existem diversos programas que fazem a leitura dos dados expostos, transformando-os em forma de gráfico, entre eles, a planilha eletrônica do Excel.

Ao transformar os dados em forma de gráfico, teremos o seguinte modelo:

Repare que no exemplo da tabela haviam 451 inscritos no nível fundamental do Concurso Público. No gráfico acima, a barra do nível fundamental (primeira categoria do eixo vertical) está entre os valores 400 e 500 do eixo horizontal, o que condiz com a realidade da tabela, e, visualmente, podemos observar que está exatamente no meio de ambos os valores, o que nos leva ao compreendimento do número médio 450, número mais próximo do número de inscritos do exemplo. O gráfico de colunas não é complicado. No eixo horizontal (eixo das abcissas), marcam-se os valores ou as categorias, quando possível em ordem crescente. No eixo vertical (eixo das ordenadas), localizam-se as frequências relativas à cada categoria ou valor.

(23)

GRÁFICO DE PIZZA

O gráfico de pizza, também conhecido como gráfico de setores ou gráfico circular, é um diagrama circular onde os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas frequências. Este gráfico pode vir acompanhado de suas respectivas percentagens. É utilizado para dados qualitativos nominais. Para construir um gráfico tipo pizza é necessário determinar o ângulo dos setores circulares correspondentes à contribuição percentual de cada valor no total.

Exemplo: Uma empresa da área automobilística acompanha o número de defeitos encontrados nos equipamentos enviados para a calibração. Na tabela a seguir apresentamos os dados referentes a um mês de acompanhamento dos defeitos encontrados nos equipamentos das diversas áreas.

CENTRO DE CUSTO NÚMERO DE DEFEITOS

Pré-usinagem 9 Tratamento térmico 12 Fundição 10 Usinagem 45 Tratamento superficial 13 Total 89

(24)

Como temos um total de 89 defeitos, o setor circular de 360º será equivalente a 89 itens, que correspondem a um total de 100% de itens.

Calculando as proporções, encontramos os ângulos correspondentes aos número de defeitos de cada centro de custo. Com isso, construimos o seguinte gráfico de pizza:

Para se ter uma visão melhor da real perspectiva do problema, o gráfico de pizza nos mostram, neste exemplo, em que área ocorre a maior concentração defeitos. No centro de custo de usinagem, por exemplo, é onde se concentra o maior número de defeitos, sendo assim, com este tipo de informação pode-se aplicar uma metodologia de melhoria da qualidade nos processos referentes a esta área.

Por fim, existem diversos tipos de gráficos, entretanto, esses são os mais utilizados, normalmente, pela fácil interpretação e exposição de dados.

10% 13% 11% 51% 15%

NÚMERO DE DEFEITOS

Pré-Usinagem Tratamento Térmico Fundição Usinagem Tratamento Superficial

(25)

C

ONSIDERAÇÕES FINAIS

Nos últimos anos muitas empresas têm investido grande parte de seus recursos na implementação do 6 Sigma em seus negócios, tendo como objetivo a melhoria de seus processos, produtos e serviços. Como consequência estas empresas alcançaram excelentes retornos financeiros que geralmente estão por volta de três até onze vezes o valor investido para a implantação e manutenção do programa, ou seja, um retorno sobre o investimento, além de terem conquistado uma melhoria de sua imagem perante seus clientes devido a melhor qualidade de seus produtos e serviços.

A qualidade passou por diferentes mudanças ao longo do tempo, sendo até hoje fator chave de sucesso para as empresas. Com o acirramento da competição, como consequência da economia globalizada, a questão da adequada abordagem no trato da qualidade passou a ser uma questão de sobrevivência no mundo empresarial. O resultado ou consequência da boa qualidade de um produto ou processo pode ser analisado com o aumento no lucro, fidelidade dos clientes, redução de desperdícios e erros de processo, entre outros. O programa de melhoria 6 sigma age diretamente neste contexto, ajudando muitas empresas a reduzirem dramaticamente seus custos por falhas de processo, elevando significativamente a satisfação dos clientes e aumentando dessa forma seu lucro operacional.

(26)

P

ARABÉNS!

VOCÊ CONCLUIU O CURSO DE

6 SIGMA

AGORA VOCÊ JÁ PODE SOLICITAR

SEU CERTIFICADO.

Referências

Documentos relacionados

Na nossa opinião, as contas anuais consolidadas do exercício 2007 anexas expressam, em todos os aspectos significativos, a imagem fiel do património e da situação

A análise teórica dos textos de Gramsci, localizados em seu contexto histórico mais amplo (a partir do fim da Primeira Guerra Mundial e o entreguerras), conduz-nos, pela pena

E outra coisa importante que eu considero para o sucesso do Pró- Álcool foi a logística montada pelo Conselho Nacional do Petróleo, mesmo sendo rodoviário — porque

ƒ A AUIP, em colaboração com a Junta de Castela e Leão, convocou na Universidade Blas Pascal (Córdoba, Ar- gentina, 7 e 8 de junho) as III Jornadas sobre Transferência de

A lesão axonal foi evidenciada pela reação imunohistoquimica com o βAPP, no qual observou-se acentuada marcação multifocal de axônios em cápsula interna, adjacente à extensa área

Para esse autor, a ciência psiquiátrica havia colocado o sujeito entre parênteses para se ocupar da doença, e, por isso, não foi capaz de ouvir os sujeitos, as demandas,

As plantas utilizadas nesse sistema têm que ter raízes do tipo cabeleira com aerênquimas bem desenvolvidos, como o Lírio do Brejo, planta utilizada na ETE (estação de

Para candidatos do Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série), a prova com caráter diagnóstico e não eliminatório, possuí uma pontuação mínima acreditada