• Nenhum resultado encontrado

EDITAL. Avaliação de programas e serviços de saúde Crescimento alométrico: relação com o estado de nutrição e de saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL. Avaliação de programas e serviços de saúde Crescimento alométrico: relação com o estado de nutrição e de saúde"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA (IMIP) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

STRICTO SENSU, MINTER EM SAÚDE MATERNO INFANTIL IMIP/FCM-CG (Aprovado em reunião no dia 07/03/2016)

EDITAL

o Programa de Pós-Graduação stricto sensu do INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA - IMIP, Recife – PE e aFACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE – FCM, Campina Grande - PB, tornam público, para conhecimento dos interessados, que no período de 09 de março a 16 de abril de 2016, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Mestrado Interinstitucional - MINTER em SAÚDE MATERNO INFANTIL (IMIP/FCM) aprovado pela Capes, para abertura de turma com início no primeiro semestre de 2016. A realização do concurso far-se-á segundo as normas do presente edital.

1. OBJETIVO DO CURSO

Formar recursos humanos qualificados, de elevado nível, para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e planejamento e gestão de serviços, no campo da atenção à saúde da mulher, da criança e do adolescente.

2. ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

 Epidemiologia dos Principais Problemas de Saúde Materno Infantil  Métodos e Técnicas de Diagnóstico e Tratamento

 Avaliação de Políticas, Programas e Projetos de Saúde

3. LINHAS DE PESQUISA

 Avaliação de programas e serviços de saúde

 Crescimento alométrico: relação com o estado de nutrição e de saúde  Doença respiratória na criança e no adolescente

 Doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids  DST´s, HPV e câncer de colo uterino

 Educação de profissionais em saúde  Epidemiologia da violência.

(2)

 Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais de doenças infecciosas na infância e adolescência

 Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais de doenças não transmissíveis e agravos prevalentes na infância e adolescência

 Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais no pré-natal, parto e puerpério

 Prevenção de doenças do adulto com raízes na infância e na adolescência 4. ORIENTADORES CREDENCIADOS DO PROGRAMA

Alex Sandro Rolland de Souza alexrolland@imip.org.br

Ana Rodrigues Falbo anarfalbo@gmail.com

Ariani Impieri de Souza ariani@imip.org.br Aurelio Antonio Ribeiro da Costa aureliorecife@gmail.com Flavia Augusta de Orange Lins da

Fonseca e Silva

orangeflavia@gmail.com Gabriela Ferraz Leal gabiferraz@gmail.com Isabela Cristina Coutinho de

Albuquerque Neiva Coelho

isabelacoutinhoneiva@gmail.com Isabella Chagas Samico isabella@imip.org.br

Joao Bosco de Oliveira Filho jboliveirafilho@gmail.com Joao Guilherme Bezerra Alves joaoguilherme@imip.org.br Jose Eulalio Cabral Filho eulalio@imip.org.br

Leila Katz katzleila@gmail.com

Leuridan Cavalcante Torres leuridan.torres@imip.org.br Luiz Claudio Arraes de Alencar lularraes@terra.com.br Maria Carolina Martins de Lima cmrecife@hotmail.com Maria do Carmo Menezes Bezerra Duarte mcduarte2010@gmail.com Maria Julia Goncalves de Mello mjuliagmello@gmail.com

Melania Maria Ramos de Amorim profmelania.amorim@gmail.com Murilo Carlos Amorim de Britto murilodebritto@gmail.com Patricia Gomes de Matos Bezerra pmvbezerra@gmail.com Suely Arruda Vidal suelyarruda@hotmail.com

(3)

5. DISCIPLINAS

5.1. Disciplinas Obrigatórias

DISCIPLINAS CRÉDITOS

EPIDEMIOLOGIA GERAL 04

INTRODUÇÃO À EPIDEMIOLOGIA DOS PRINCIPAIS

AGRAVOS DA SAÚDE MATERNO INFANTIL 04

ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA 03

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 04

METODOLOGIA CIENTÍFICA 03

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE 03

5.2. Disciplinas Optativas

DISCIPLINAS CRÉDITOS

PESQUISA EM BASES DE DADOS E GESTÃO BIBLIOGRÁFICA 02

ÉTICA EM PESQUISA/BIOÉTICA 01

BIOESTATÍSTICA BÁSICA 02

6. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

O estágio obrigatório ocorrerá apenas após o cumprimento de 2/3 das disciplinas obrigatórias, cada aluno deverá cumprir de 2 a 4 meses de estágio, sendo 2 meses de estágio contínuo integrado as atividades próprias da Pós-graduação stricto sensu do IMIP, com inserção na linha de pesquisa de seu orientador e nesse período manterão contato com os orientadores para o desenvolvimento do desenho do projeto e delinear a coleta de dados. Durante o programa, os alunos terão que desenvolver, no mínimo, 2 (dois) créditos de disciplinas na Instituição promotora (IMIP) relacionados a análise e redação da dissertação. O período total de estágio na Instituição promotora (IMIP) terá a duração máxima de 4 (quatro) meses.

7. VAGAS E CLIENTELA

7.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas destinadas a Docentes da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande, em exercício, de nível superior com graduação em Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, outorgados por Instituição de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho nacional de Educação.

7.2 Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo conforme definido neste edital.

(4)

8. REGIME E DURAÇÃO

O programa é recomendado pela CAPES com Conceito 5. O Curso de Mestrado tem a duração máxima de 24 meses.

9. INSCRIÇÕES

9.1. As inscrições estarão abertas no período de 09/03/2016 a16/03/2016 das segundas às sextas-feiras das 08:00 às 12:00 horas, na Secretaria da Coordenação do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande, Av. Argemiro de Figueiredo 1901, fone: (83) 2101-8817, e-mail: medicina@fcm.edu.br.

9.2. Para efetuar a inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

 Ficha de inscrição (em anexo), preenchido corretamente e legível pelo CANDIDATO ou PROCURADOR LEGALMENTE CONSTITUÍDO.

 02 (duas) fotos 3x4, recentes.

 Documento de Identidade e CPF brasileiro (fotocópia autenticada).

 Título de eleitor e último comprovante de votação, no caso de ser brasileiro (fotocópia autenticada).

 Certidão de Nascimento e Casamento (quando se aplica).

 Passaporte para os candidatos estrangeiros (fotocópia autenticada).  Histórico escolar do curso de graduação (fotocópia autenticada).

 Diploma do curso de graduação devidamente registrados no MEC (fotocópia autenticada).

 Currículo Lattes (CNPq) atualizado e impresso com documentos comprobatórios.

 Resumo da Proposta de Pesquisa abordando o tema de interesse a estudar, elaborado dentro de uma das linhas de pesquisa da Pós-graduação do IMIP com no máximo três páginas (4 cópias impressas).

 Formulário de AVALIAÇÃO DOS CURRICULOS preenchido pelo candidatorequerendo a pontuação (Anexo).

 Declaração de vínculo com a Instituição receptora (FCM).

* No processo seletivo, o candidato deverá identificar um dos orientadores credenciados pelo Programa de Saúde Materno Infantil do IMIP e entrar em contato para possível orientação, no qual será discutida a pergunta de pesquisa e elaborado o pré-projeto que será submetido para seleção. O candidato deverá apresentar uma carta de aceite para Orientação.

(5)

A Comissão Examinadora será designada pela Diretoria Científica da FCM e pela Pró-reitoria da Pós-graduação stricto sensu do IMIP. Será composta por quatro (04) membros sendo dois docentes da FCM e dois docentes do IMIP.

11. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO 11.1. O concurso constará das seguintes etapas:

a) Prova escrita de compreensão de língua inglesa, sendo permitido consulta a dicionário impresso (caráter eliminatório). Estará dispensado da prova de inglês o candidato que, no ato da inscrição, apresentar declaração (dos últimos 5 anos) de proficiência na língua (TOEFL, Michigan, Cambridge ou IELTS) ou comprovação de haver estudado em país de língua inglesa por no mínimo um ano.

*As notas atribuídas a prova de inglês terá valor de zero a dez e a nota mínima exigida para aprovação será 6 (seis).

Resultado da prova de inglês para aqueles que obtiverem a nota mínima exigida em ambas será divulgado no site do IMIP e da FCM.

(www.imip.org.br/pgss - www.cesed.br).

LOCAL/HORA: 18/04/2016 – Às 14:00, na sala 215 do CESED. O candidato deverá chegar ao local com uma hora de antecedência para identificação da sala onde será realizada a prova.

Será automaticamente excluído o candidato que não se apresentar na data e horário estabelecidos para a prova.

O candidato só terá acesso ao local da prova mediante a apresentação do comprovante de inscrição e de documento de identificação com foto.

b) Análise de Currículo Lattes com peso 3 (três). Na avaliação do Currículo Lattes a Comissão Examinadora utilizará como referência os "critérios para avaliação de currículos" estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Materno Infantil do IMIP (anexo); O candidato com maior pontuação no currículo obterá nota máxima, tendo os demais candidatos suas notas calculadas por proporcionalidade.

c) Entrevista com peso 2 (dois). A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, a razão de interesse pelo Curso, e pela linha de pesquisa do IMIP escolhida;

A entrevista será realizada no dia 26.04.2016, às 14h,na Coordenação do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande(CESED) obedecendo à ordem de inscrição apenas para os aprovados na prova de compreensão de língua inglesa.

Será automaticamente excluído o candidato que não se apresentar na data e horário estabelecidos para a entrevista.

d) Análise daProposta de Pesquisa, com peso 5 (cinco). Serão levados em consideração os seguintes itens: a) Factibilidade; b) Interesse da proposta; c)

(6)

Inovação (originalidade); d) Cumprimento dos requisitos éticos; e) Relevância; f) Publicabilidade; g) Coerência com a linha de pesquisa proposta - Resumo de no máximo 3 (três) páginas.

Na avaliação final serão consideradas as notas do Currículo Lattes, da entrevista e do pré-projeto com os respectivos pesos.

No caso de empate será dada prioridade ao candidato com maior tempo na Instituição, mais idade e em seguida ao de maior tempo de graduação.

Para os candidatos não classificados, os documentos ficarão à disposição dos mesmos na secretaria acadêmica da Pós-graduação stricto sensu do IMIP, durante o período de 30 dias. Após este período serão expurgados.

11.2. Divulgação do resultado final com lista dos classificados 29.04.2016 Será desclassificado o candidato que:

 Não comparecer a qualquer uma das etapas do processo seletivo ou chegar fora do horário estabelecido;

 Deixar de cumprir qualquer um dos itens deste Edital;

 Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para participar da seleção;  Não apresentar a documentação exigida no prazo determinado neste edital. OBSERVAÇÃO

Não haverá revisão, segunda chamada ou repetição de provas. Também não haverá reavaliação do Currículo Lattes.

12. MATRÍCULA

12.1. Serão realizadas na Coordenação do Curso de Medicina da FCM-CG nos dias 02 e 03.05.2016 das 08:00 às 12:00 horas.

12.2. Documentação necessária:

1º) Ficha de matrícula (anexo) preenchida corretamente pelo Candidato ou Procurador legalmente constituído.

2º) Comprovante de pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 1.744,61 (Hum mil e setecentos e quarenta e quatro Reais com sessenta e hum centavos) que corresponderá ao valor da primeira mensalidade.

3º) Termo de consentimento assinado pelo candidato ou procurador legalmente constituído (em modelo próprio) no qual fique assegurada como propriedade da instituição (IMIP) a produção científica (dissertação, tese e banco de dados) que vier a ser desenvolvida durante o Curso, sem que isto venha acarretar prejuízo quanto à autoria de trabalhos científicos realizados pelo autor.

(7)

12.3. Os candidatos não se matricularem até as 12:00 horas do dia 03.05.2016, serão considerados desistentes, sendo chamados os candidatos subsequentes, conforme a ordem de classificação. Esses novos classificados terão prazo de 48 horas para matrícula. No caso de desistências serão realizadas chamadas sucessivas dos outros candidatos classificados até 48 horas antes do início do Curso.

13. DO INVESTIMENTO

24 (vinte e quatro) parcelas mensais de R$ 1.744,61 (Hum mil e setecentos e quarenta e quatro Reais com sessenta e hum centavos), devendo o pagamento ser realizado na tesouraria do CESED.

14. CALENDÁRIO

Etapas do Processo Seletivo Datas

Inscrições 09/03/2016 a 16/03/2014

Prova escrita de compreensão de língua

inglesa 14h00 às 18h00 18/04/2016

Resultado da prova escrita de compreensão de

língua inglesa 20/04/2016

Análise do pré-projeto 18 a 25/04/2016

Análise do Currículo Lattes 18 a 25/04/2016

Entrevista 26/04/2016

Resultado final com lista de classificados 29/04/2016

Matrícula 02 e 03/05/2016

08h00 às 12h00

(8)

15. DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 O prazo para a conclusão do Curso de Mestrado será no mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses. É condição para obtenção do diploma o cumprimento de todas as exigências estabelecidas no regimento do Programa de Pós-Graduação stricto sensu

em Saúde Materno Infantil do IMIP.

15.2 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Examinadora, cabendo recurso do candidato ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação stricto

sensu em Saúde Materno Infantil do IMIP.

(9)
(10)
(11)

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare:

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Não se pode portanto concluir por uma relação evidente entre a noção de autonomia destes autores e as teorias liberais (discutidas no caps. 3 e 4), até porque em