• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROVA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO (PDI)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROVA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO (PDI)"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROVA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO (PDI)

6ª Etapa

Noturno

A6N

(2)

Questão 01

Em relação a elaboração de um projeto de pesquisa, é correto afirmar: a) O primeiro passo é elaborar o referencial teórico.

b) A justificativa da pesquisa refere-se somente às experiências pessoais. c) Deve-se escrever no passado, utilizando-se a terceira pessoa do singular.

d) A introdução deve apresentar somente o objetivo geral e a justificativa da pesquisa. e) O problema de pesquisa é a espinha dorsal que conduz a pesquisa.

Questão 02

Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posição deve adotar uma organização? a) Aceitar a inevitabilidade da necessidade de mudança e de adaptação.

b) Aceitar o determinismo ambiental como inevitável e se curvar às suas conseqüências. c) Aceitar os mecanismos criados para assegurar a autopreservação das “ilhas de eficiência”. d) Manter as zonas de conforto imanentes e inerentes de acordo com os propósitos da cultura

organizacional.

e) Ignorar a acomodação associada à burocratização das organizações.

Questão 03

Das situações abaixo, qual caracteriza uma mudança que está ocorrendo diante da nova ordem organizacional?

a) A competição entre empresas diferentes passa a evitar a competição entre empresas totalmente similares.

b) A logística tem um papel cada vez menor no contexto organizacional.

c) As fronteiras e/ou limites industriais, que eram incertos, agora evidenciam-se com precisão. d) As parcerias passam a ser desnecessárias e até perigosas.

e) A ênfase na hierarquia é reduzida, e aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores.

Questão 04

Ao optar pela departamentalização por projeto, a qual combina as estruturas por função e por produto, a diretoria da Construtora Telha Larga Ltda. solicitou que você traduzisse esta opção em um novo organograma, sendo escolhido o organograma

a) de linha. b) linha x “staff”. c) escalar. d) matricial. e) BCG. Questão 05

Num processo de seleção para uma função gerencial, o seu entrevistador afirma que a perspectiva

contingencial é fundamental para a gestão de negócios naquela empresa e pede que você construa

uma lista de características situacionais que afetam diariamente as decisões. Você não é escolhido para a função porque se engana ao mencionar

(3)

c) a divisão do trabalho em tarefas especializadas nas quais se busque delegar autoridade juntamente com responsabilidade.

d) o tipo de tarefas, recursos e tecnologias que a organização utiliza.

e) os valores, objetivos, habilidades e atitudes dos administradores e trabalhadores da organização.

Questão 06

Uma cadeia de lanchonetes descobre que seu negócio está mudando com base em duas constatações: (1) mais pessoas estão comendo fora, em estabelecimentos de fast-food e, (2) devido a variações demográficas, existem menos adolescentes disponíveis para trabalhar por um salário mínimo em empregos entediantes. O primeiro ponto sugere que a organização deveria expandir seu negócio e tirar proveito da oportunidade de crescimento. A resposta tradicional para mais negócios – empregar mais adolescentes – não é uma opção, como deixa claro o segundo ponto. Uma situação como esta exige do administrador uma decisão contingencial. Ele listou como possíveis as decisões abaixo. Entretanto, uma delas é baseada na Abordagem Clássica da Administração. Qual?

a) Ignorar as oportunidades mercadológicas de crescimento e continuar como está agora, por medida de segurança.

b) Alterar a estrutura organizacional, aumentando a autonomia decisória dos funcionários. c) Separar o trabalho em tarefas básicas e dividi-lo entre os funcionários, de forma que cada um

possa especializar-se numa tarefa específica.

d) Elaborar um planejamento estratégico, identificando o papel da variável demográfica na absorção de mão-de-obra.

e) Explorar outras fontes de mão-de-obra, como, por exemplo, donas de casa, aposentados, estudantes que abandonaram os estudos, deficientes, etc.

Questão 07

Leia o texto.

"As classes pobres e viciosas (...) sempre foram e hão de ser sempre a mais abundante causa de todas as sortes de malfeitores: são elas que se designam mais propriamente sob o título de classes perigosas; pois quando mesmo o vício não é acompanhado pelo crime, só o fato de aliar-se à pobreza no mesmo indivíduo constitui um justo motivo de terror para a sociedade. O perigo social cresce e torna-se de mais a mais ameaçador, à medida que o pobre deteriora a sua condição pelo vício e, o que é pior, pela ociosidade."

(BRASIL, ANAIS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. 1888, vol.3, p.73.)

Essa visão da pobreza e do ócio era difundida no Brasil na segunda metade do século XIX e está relacionada com a dinâmica de transformação social em curso nesse período.

Todas as alternativas apresentam expressões dessa dinâmica social, EXCETO: a) A articulação de novas estratégias políticas pela elite.

b) A consolidação da burguesia industrial.

c) A constituição de um mercado de mão-de-obra livre. d) A emergência de segmentos sociais urbanos. e) A formação de uma nova aristocracia rural.

Questão 08

No último mês de março, os brasileiros receberam com certo desapontamento o resultado da votação no Supremo Tribunal Federal (STF) - a mais alta corte de justiça do país -, quanto à aplicação da chamada Lei da Ficha Limpa aos candidatos eleitos em 2010, impedidos de assumir sua cadeira por serem condenados pela justiça. Por 6 votos contra 5 venceram os candidatos

(4)

fichas-sujas. O voto de desempate foi dado pelo ministro Luiz Fux que, movido pelo princípio de que as leis menores não podem ferir a Constituição, decidiu preservar o artigo 16 da lei maior da nação, segundo o qual, mudanças nas regras do jogo valem apenas nas eleições do ano seguinte ao da promulgação da lei. Justificando a sua decisão, o ministro Fux afirmou: “O melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição. O intuito da moralidade é de todo louvável, mas estamos diante de uma questão técnica e jurídica.” (Fonte: Revista Veja de 30.03.2011, Seção Carta ao Leitor).

A decisão de Fux revela que:

I. a frouxidão das leis brasileiras favorece a impunidade no país;

II. o papel crucial do STF não é declarar culpados, mas garantir que as leis menores não firam a Constituição;

III. a decisão do magistrado foi orientada por uma ética da convicção de princípios (ética formal ou deontológica);

IV. a decisão do magistrado foi orientada por uma ética relativista, que privilegia os interesses particulares em detrimento da coletividade.

Assinale a resposta certa:

a) Estão corretas as afirmativas I e II; b) Estão corretas as afirmativas II e III; c) Estão corretas as afirmativas III e IV; d) Estão corretas as afirmativas I e IV.

Questão 09

O PNUMA (Programa das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente) informa que:

 Se nada for feito, em 2020 a emissão anual global de gases de efeito estufa deve atingir um valor equivalente a 56 bilhões de toneladas de CO2 (56 bi T CO2-eq).

 Se os países cumprirem as metas que assumiram, e se contarem com financiamento internacional adequado, esse valor pode ser limitado, em 2020, a 48 bi T CO2-eq.

 Para a segurança do planeta é necessário que, em 2020, esse valor não ultrapasse 44 bi T CO2 -eq.

(UNEP Climate Pledges Site, http://www.unep.org/climatepledges/Default.aspx, acessado em 24 mar. 2011)

Quando trata da transição para uma economia de baixo carbono é CORRETO afirmar que:

a) os países em desenvolvimento geralmente são contra essa transição, pois isso atrapalharia seu crescimento sem gerar oportunidades econômicas.

b) essa transição é impossível, pois as negociações internacionais sobre mudanças climáticas estão encerradas.

c) uma transição desse tipo gera novos negócios e oportunidades econômicas, podendo levar inclusive a um aumento do PIB global.

d) essa transição não é interessante do ponto de vista econômico, pois ela é muito cara e seria mais barato arcar com os prejuízos causados pelas mudanças climáticas.

e) a meta apontada pelo PNUMA é desnecessariamente exigente.

Questão 10

Leia a definição, a seguir, de Fernando Prestes Mota e Luiz C. Bresser-Pereira e indique a alternativa correta:

(5)

“É o sistema social em que a divisão do trabalho é sistemática e coerentemente realizada tendo em vista os fins visados; é o sistema social em que há procura deliberada de economizar os meios para se atingir os objetivos”

a) O trecho refere-se ao trabalho do gerente na construção de metas e planos para a empresa b) O trecho refere-se ao conceito de organizações burocráticas

c) Indica o sistema social capitalista e suas necessidades intrínsecas d) Trata-se da definição da teoria econômica da eficácia

e) O trecho refere-se à dinâmica empresarial contemporânea

Questão 11

Fumantes inveterados correm mais risco de desenvolver no olho uma doença que não tem cura e pode causar cegueira. Os médicos de um hospital de Boston, EUA, afirmaram que os fumantes têm duas vezes e meia mais chances de desenvolver a degeneração muscular, um defeito na retina que pode levar à cegueira. Essa conclusão foi tirada pelos médicos a partir de um estudo realizado com 31.853 mulheres, com idade entre 50 e 59 anos, em 1980.

Que afirmação, se verdadeira, enfraqueceria a conclusão acima? a) Apenas fumantes na faixa dos 50 desenvolvem a doença.

b) Nem todos os fumantes da cidade americana de Boston desenvolvem a doença.

c) As mulheres estão mais sujeitas a desenvolver a doença, independente do fato de serem fumantes ou não.

d) As pessoas que não fumam muito não desenvolvem a doença.

e) Os resultados não são conclusivos porque o número de pessoas avaliadas é modesto em relação ao número de fumantes.

Questão 12

A Estatística Descritiva tem como função essencial coletar, tabular e apresentar dados, auxiliando o gestor na tomada de decisão. Ela procura resumir as informações com inteligência, seguindo comumente o seguinte fluxo:

Embora seja interessante que o gestor analise todo esse conjunto de informações, muitas vezes costuma representar o fenômeno apenas pelo cálculo de sua média o que poderá trazer sérios riscos de erro. Seguem algumas características da média:

I. A presença de valores extremados dentro da população não afeta o cálculo da média, ou seja, ela não sofre influência destes valores e assim sempre representará os elementos da população de forma adequada;

II. A média poderá representar fielmente a população estudada, desde que seu desvio-padrão não seja grande, o que implicará em um coeficiente de variação pequeno;

III. A média poderá ser utilizada tanto com variáveis discretas como contínuas;

IV. A média sempre representará a população de forma conveniente, independentemente de distribuições simétricas ou assimétricas dos dados;

V. Sempre que utilizada, a média deverá estar associada ao seu desvio-padrão, de forma que o gestor possa avaliar sua representatividade frente aos dados da população estudada.

Dentre as afirmações anteriores podemos afirmar: a) todas são corretas

b) todas são incorretas

Dados brutos coletados Dados tabulados (crítica e 1ª organização - rol) Tabelas de frequência Gráficos / Histogramas Medidas de Tendência Central (Média, Mediana e Moda)

(6)

c) II, III e V são corretas d) apenas II é incorreta e) apenas V é correta

Questão 13

O ponto de equilíbrio de mercado é atingido quando o preço cobrado é o mesmo que o demandado e quando a quantidade ofertada coincide com a demandada. Graficamente, o ponto de equilíbrio é o ponto de intersecção dos gráficos das funções de oferta e demanda.

Com respeito ao ponto de equilíbrio da figura acima, considere as afirmativas:

I. Se o preço cobrado for maior que $3,00, a quantidade ofertada será maior que a demandada. Os produtores para se livrarem do excedente tenderão a diminuir o preço forçando-o em direção ao preço de equilíbrio.

II. Ao cobrar um valor maior do que o preço de equilíbrio, o fornecedor observará uma escassez de demanda.

III. Se o preço for inferior a $3,00, a demanda será maior que a oferta e esse excesso de demanda tende a fazer com que o preço suba em direção ao preço de equilíbrio.

IV. Ao cobrar menos do que o preço de equilíbrio, haverá escassez de oferta.

V. No ponto de equilíbrio, o preço do sorvete será $3,00 e a quantidade vendida será 3.500 unidades.

Estão CORRETAS somente as afirmativas: a) I,III, V.

b) II,IV, V. c) I e IV. d) II e III.

e) Todas estão corretas.

Questão 14

O mercado é atendido por um monopolista e a curva do produto é P = 20 – Q, onde P e Q são os preços e as quantidades, respectivamente. Então, a quantidade que maximiza a receita total do monopolista é: a) 20 b) 10 c) 5 d) 11 e) 15

(7)

Questão 15

A Pisos Luz Ltda. é o maior revendedor de pisos cerâmicos de alta qualidade da Região Sul. Neste momento, seus diretores estão determinando o estoque de segurança que devem manter para seu produto mais vendido, o PI4. Por ser vital para a empresa a satisfação do cliente, o Departamento de Marketing deseja ter um nível de atendimento à demanda de cliente de 97,5%. A demanda média mensal deste produto (PI4) obedece a uma distribuição normal com média de 10.000 m2 e desvio-padrão de 1.000 m2. O gráfico a seguir representa a distribuição de probabilidade da demanda mensal do produto PI4. Considere os percentuais inclusos na figura como a probabilidade de ocorrência de uma demanda entre os limites da classe.

Qual o estoque de segurança (quantidade acima da demanda média), para atender as exigências feitas pelo Departamento de Marketing?

a) 11.000 b) 4.500 c) 2.000 d) 1.500 e) 1.000 Questão 16

O gerente de produção de uma fábrica de calçados de couro precisa determinar a meta de produção de sapatos e botas para a próxima semana de modo a maximizar os lucros. Sabe-se que cada par de sapatos utiliza duas tiras de couro enquanto que cada par de botas utiliza quatro tiras de couro. A fábrica possui 100 tiras disponíveis em estoque para a próxima semana. Cada par de sapatos leva 10 horas para ser produzido enquanto que cada par de botas leva 8 horas. O setor de produção de calçados está com disponibilidade de 260 horas semanais. Se cada par de sapatos fornece um ganho de R$ 45,00 e cada par de botas um ganho de 50,00, podemos afirmar que:

(8)

a) A melhor solução é produzir o máximo de botas possíveis já que esse produto fornece melhor lucro e, com o tempo e material restantes, produzir sapatos.

b) A melhor solução é produzir 25 pares de botas e não produzir sapatos. c) A melhor solução é produzir 11 pares de sapatos e 22 pares de botas. d) A melhor solução é produzir 10 pares de sapatos e 20 pares de botas. e) A melhor solução é produzir 26 pares de sapatos e não produzir botas.

Questão 17

No equilíbrio de longo prazo, não havendo barreiras à entrada ou saída de firmas no mercado, o lucro econômico será

a) zero. b) positivo. c) negativo. d) crescente. e) decrescente. Questão 18

Na comparação entre os regimes de câmbio fixo e flexível, é correto afirmar que o regime de câmbio flexível resulta em maior

a) disciplina dos preços domésticos. b) autonomia à política monetária.

c) certeza quanto à evolução da taxa de câmbio. d) vulnerabilidade da economia a choques externos. e) poder de compra para os residentes do país.

Questão 19

O gráfico abaixo representa uma economia na qual vigora o modelo keynesiano simplificado. A demanda agregada (DA) é dada pela soma dos gastos em Consumo (C) e Investimento (I) do setor privado e do Governo (G).

Caso o governo decida reduzir seus gastos, pode-se afirmar que o produto nacional a) sofrerá uma elevação mais do que proporcional.

b) sofrerá uma elevação de mesma magnitude. c) sofrerá uma redução de mesma magnitude. d) sofrerá uma redução mais do que proporcional.

(9)

Questão 20

O conceito de custo de oportunidade é relevante para a análise econômica porque

a) os custos irrecuperáveis devem ser considerados pelas firmas em sua decisão de quanto produzir.

b) os bens e os fatores de produção não são gratuitos. c) os recursos de produção são escassos.

d) no curto prazo, alguns fatores de produção são fixos.

e) em seu segmento relevante a curva de custo marginal é crescente.

Questão 21

A empresa Vidros Teresina Ltda. possui ativo circulante de R$50.000,00, ativo não circulante de R$250.000,00, dívidas de curto prazo de R$35.000,00 e dívidas a longo prazo de R$100.000,00. Seu Patrimônio Líquido é a) R$135.000,00 b) R$165.000,00 c) R$250.000,00 d) R$300.000,00 e) R$600.000,00 Questão 22

O projeto de expansão de uma vinícola em Bento Gonçalves, cujo perfil de Valor Presente Líquido (VPL) encontra-se representado na figura abaixo, tem investimento inicial de R$500.000,00.

Os fluxos de caixa são de R$20.000,00 no primeiro ano, R$30.000,00 no segundo ano e R$90.000,00 por ano, do terceiro ao décimo segundo ano. Logo, a taxa interna de retorno do projeto é a) 0% b) 5% c) 10% d) 15% e) 20%

(10)

Questão 23

As opções a seguir apresentam afirmações a respeito de aspectos gerais da estratégia, estrutura e desempenho de uma organização. Assinale a única verdadeira.

a) O ambiente de uma empresa é tudo aquilo que pode ser controlado. b) O desempenho de uma empresa independe de sua estratégia.

c) A estratégia de uma empresa depende principalmente da sua estrutura. d) A integração empresarial depende apenas da estrutura organizacional. e) Na integração horizontal, procuram-se produtos e serviços complementares.

Questão 24

A Camurati S.A. é uma empresa de médio porte que produz rolos de filmes plásticos que serão utilizados como embalagens. Seus clientes são grandes empresas alimentícias, e seus fornecedores são grandes empresas petroquímicas. O produto da Camurati S.A. é altamente padronizado, a concorrência é intensa e a competição se dá unicamente por preço. Qual das seguintes

alternativas descreve a situação competitiva para a Camurati S.A.?

a) A rivalidade entre as empresas do setor é baixa, e, por isso, a situação da empresa no longo prazo é estável.

b) Existe uma elevada diferenciação dos produtos da empresa, e, devido a isso, apresenta uma vantagem competitiva perante os concorrentes.

c) Existe uma elevada homogeneidade entre as empresas do setor, e, por isso, necessita ser operacionalmente eficiente ou ter economias de escala.

d) Possui um grande poder de barganha perante seus fornecedores, e, em consequência, consegue comprar a mercadoria a custos inferiores aos dos seus concorrentes.

e) Tem grande poder de barganha com seus clientes, e, por isso, consegue vender a mercadoria a preços superiores aos de seus concorrentes.

Questão 25

Os estágios do processo decisório de compra do consumidor são: reconhecimento da necessidade, busca de informação, avaliação das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. Assinale a opção que identifica corretamente o estágio em que se encontra o consumidor.

a) Quando Marta chegou em casa e verificou a falta de alguns artigos para fazer o jantar, ela estava tomando uma decisão de compra.

b) João sempre leu revistas técnicas sobre carros, o que indica o reconhecimento da necessidade de comprar um carro.

c) Mauro, após consultar amigos sobre determinadas marcas de computador e visitar lojas do ramo, possui informações para avaliar as alternativas oferecidas.

d) Carla, quando o carro novo, recém-adquirido, apresentou um defeito intermitente, passou à fase de busca de informação sobre como solucionar o problema.

e) Joaquim está no estágio pós-compra, pois, após buscar informações e visitar alguns apartamentos para alugar, decidiu não se mudar do endereço atual.

Questão 26

Paulo possui um carro com três anos de uso, que começou a apresentar problemas de desempenho. Por isso, pensa seriamente em adquirir um carro novo, mas está preocupado em virtude das poucas informações a respeito do mercado de carros e de sua limitada disponibilidade financeira.

(11)

Assinale a opção que identifica a situação de Paulo em relação a envolvimento, freqüência e percepção do risco dessa compra.

a) Alto envolvimento, baixa frequência, alto risco percebido. b) Alto envolvimento, alta frequência, baixo risco percebido. c) Baixo envolvimento, alta frequência, baixo risco percebido. d) Baixo envolvimento, baixa frequência, baixo risco percebido. e) Baixo envolvimento, baixa frequência, alto risco percebido.

Questão 27

A Maçã Verde Produtos Agrícolas Ltda. está estudando os custos de distribuição de seus produtos. Existem três possibilidades para o transporte das maçãs produzidas desde a fazenda até o armazém de distribuição da empresa localizado na cidade de Natal. A tabela a seguir mostra os custos dos diferentes tipos de transporte, o número de dias para a entrega por tipo de transporte e o custo de manutenção do estoque em trânsito por dia (principalmente refrigeração).

Tipo de Transporte Aéreo Marítimo Rodoviário

Custo do frete por tonelada R$ 100,00 R$ 20,00 R$ 50,00

Tempo de entrega 3 dias 40 dias 20 dias

Custo da manutenção do estoque em

trânsito, por tonelada, por dia. R$ 10,00 R$ 2,50 R$ 3,00

Colocando-se em ordem crescente de custos totais os diversos tipos de transporte, tem-se: a) Rodoviário, Marítimo e Aéreo.

b) Rodoviário, Aéreo e Marítimo. c) Aéreo, Marítimo e Rodoviário. d) Marítimo, Rodoviário e Aéreo. e) Marítimo, Aéreo e Rodoviário.

Questão 28

A figura abaixo representa os custos de diferentes formas de processos de produção (celular, automatizada e intermitente), e a receita de vendas de um determinado produto.

(12)

Considerando a figura, analise as afirmações a seguir.

Se for esperado um volume de produção abaixo de 10.000, a manufatura intermitente é a preferível; entre 10.000 e 43.000, a manufatura celular é a preferível; acima de 43.000, a manufatura automatizada é a preferível.

PORQUE

Os pontos de equilíbrio (quantidade/valor para os quais as receitas igualam os custos) são de 27.000, 30.000 e 40.000, respectivamente, para as manufaturas celular, automatizada e intermitente. A respeito das informações acima, conclui-se que

a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. e) as duas afirmações são falsas.

Questão 29

Especialistas em administração da remuneração ressaltam que o mercado de trabalho pode ficar sujeito ao que os economistas chamam de “ilusão do dinheiro”, que faz com que as pessoas se sintam melhor recebendo um aumento de 10% numa inflação de 8%, do que se os números forem respectivamente 3% e 1%. O desafio de inflação baixa pode gerar insatisfação no trabalho, e precisa ser vencido através de um gerenciamento de remuneração que busque:

a) identificar os cargos de uma mesma família e classificar, a partir de descrições distintas, as atividades realmente executadas.

b) categorizar a qualificação de pessoal segundo os regulamentos governamentais que afetam salários e envolvem os componentes críticos de cada cargo.

c) manter programas de promoção calcados na antigüidade, isto é, que o indivíduo seja promovido após decorrido um período de tempo pré-determinado independente de outros fatores.

d) assegurar o equilíbrio interno conseguido pela correta avaliação de cargos, de forma a manter uma hierarquia, e o equilibrio externo através da adequação salarial da organização frente ao mercado de trabalho.

e) identificar, para o sistema de cargos, funções comissionadas e sistemas de benefícios

diferenciados,que possam complementar a perda do adicional correspondente à gratificação de função.

Questão 30

“Somente pessoas carismáticas e com qualidades inatas podem transformar-se em grandes líderes". Essa afirmação não caracteriza a linguagem administrativa moderna da teoria da liderança porque: a) hoje, acredita-se que líderes são pessoas comuns que aprendem habilidades comuns, mas que

no seu conjunto formam uma pessoa incomum.

b) a teoria gerencial moderna concentra suas ações mais na explicação da natureza da liderança do que na tentativa de propor alternativas que transformem dirigentes em líderes.

c) a aceitação de que a liderança é inata conduz a estudos sobre a transformação de características de liderança efetiva em alternativas de comportamento gerencial a serem ensinadas aos gerentes.

d) a liderança é vista como dependente das condições organizacionais, ou seja, do contexto exclusivamente interno no qual o líder está inserido.

(13)

Questões sobre a Percepção da Prova

As questões abaixo visam levantar sua opinião sobre a qualidade e a adequação da prova que você acabou de realizar, além de entender sua relação entre estudos e trabalho.

Assinale as alternativas correspondentes à sua opinião, nos espaços próprios do Cartão-Resposta. Agradecemos sua colaboração.

Questão 31

Os enunciados das questões da prova estavam claros e objetivos? a) sim, todos.

b) sim, a maioria.

c) apenas cerca da metade. d) poucos.

e) não, nenhum.

Questão 32

Considerando as questões da prova, você percebeu que: a) não se lembra se estudou esses conteúdos.

b) estudou alguns desses conteúdos, mas não os aprendeu. c) estudou a maioria desses conteúdos, mas não os aprendeu. d) estudou e aprendeu muitos desses conteúdos.

e) estudou e aprendeu todos esses conteúdos.

Questão 33

Considerando a extensão da prova, em relação ao tempo total, você considera que a prova foi: a) muito longa. b) longa. c) adequada. d) curta. e) muito curta. Questão 34

Qual foi o tempo gasto por você para concluir a prova? a) menos de uma hora.

b) entre uma e duas horas. c) entre duas e três horas. d) três horas

(14)

Questão 35

Quantas horas diárias você despende com atividade profissional (estágio ou emprego)? a) nenhuma. b) menos de 4 hs. c) entre 4 e 6 hs. d) acima de 6hs e menos de 8hs. e) acima de 8 hs. Questão 36

Escolha a alternativa mais próxima de sua situação em relação à renda própria (aquela obtida com atividades profissionais):

a) não tenho renda própria.

b) utilizo minha renda apenas para despesas pessoais.

c) utilizo minha renda para pagar despesas pessoais e parte dos meus estudos. d) utilizo minha renda para pagar despesas pessoais e integralmente meus estudos.

e) utilizo minha renda para pagar despesas pessoais, meus estudos e ajudar nas despesas da casa.

Questão 37

Quantas horas diárias você despende com deslocamento total (casa, trabalho e escola)? a) menos de 1 hora.

b) entre 1 e 2 horas.

c) mais de 2 horas e menos de 3 horas. d) mais de 3 horas e menos de 4 horas. e) acima de 4 horas.

Questão 38

Quantas horas semanais em média você dedica aos estudos extra-classe? a) nenhuma.

b) até 4 horas.

c) mais de 4 horas e menos de 8 horas. d) acima de 8 horas.

Referências

Documentos relacionados

Havia um preconceito muito grande contra o Esperanto no início do século. Diziam que o Esperanto se tornaria talvez um código para o comércio ou para a ciência, mas que não se

Como o objetivo deste método é apenas passar o ponteiro de um método para que o módulo futuramente possa fazer requisições ao InterLattes, a única ação

Lamela de aterramento do cabo de controle 3 Aterramento do cabo de controle Braçadeiras do cabo EMC, tamanho M40 2 Braçadeiras dos cabos de força Braçadeira de aterramento 2

Para o efeito presta informação sobre procedimentos, sobre normas legais a observar, sobre restrições legais e servidões administrativas, sobre programas de

Observe as direcções abaixo para assegurar que o produto está a ser utilizado correctamente e não está danificado. A unidade de visualização pode ser inclinada em intervalos de 13°

Artigo 9º - As aplicações do FUNDO deverão ser oriundas de subscrição ou de aquisições em bolsas de valores, bolsas de mercadorias e futuros ou em mercado de balcão organizado

II - Risco de Crédito: caracterizam-se, primordialmente, mas não se limitam pela possibilidade de inadimplemento das contrapartes em operações realizadas com o

II - Risco de Crédito: caracterizam-se, primordialmente, mas não se limitam pela possibilidade de inadimplemento das contrapartes em operações realizadas com o FUNDO ou dos