• Nenhum resultado encontrado

Mordomia Atividades Missionárias e Comunitárias. N 67 Ano 6/2018 1ª Edição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mordomia Atividades Missionárias e Comunitárias. N 67 Ano 6/2018 1ª Edição"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Atividades Missionárias e Comunitárias

www.mundodasespecialidades.com.br

Ministério dos Desbravadores Igreja Adventista do Sétimo Dia

(2)

www.mundodasespecialidades.com.br

O QUE VEM POR AÍ ///

por Mundo das Especialidades

QUEM ESCREVE

EXPEDIENTE

1ª Edição: Disponível em

www.mundodasespecialidades.com.br Direção Geral: Pedro Paz

Diagramação e Edição: Khelven Klay de A. Lemos Coord. de Guias: Thomé Duarte

Editoração e Revisão : Aretha Stephanie Autor: Pr. Thiago Alves

MUNDO DAS ESPECIALIDADES Telefones: + 55 (81)9835-8482 E-mail:mundodasespecialidades@hotmail.com Site: www.mundodasespecialidades.com Facebook:Facebook.com/mundodasespeciali-dades DIREITOS RESERVADOS:

A reprodução deste material seja de forma total ou parcial de seus textos ou imagens é permi-tida, desde que seja referenciado o Mundo das Especialidades e seus autores pela nova auto-ria ao fim de seu mateauto-rial. Todos os direitos re-servados para Mundo das Especialidades UNIÃO NORDESTE BRASILEIRA

UNIÃO LESTE BRASILEIRA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES Natal, RN, Fevereiro de 2018

Bom Estudo!

Sou um apaixonado por desbravadores e também apaixonado por minha família. Sou casado a 8 anos com Mércia, minha linda esposa e sou pai de 2 filhos: o Daniel, de 3 anos e meio e a Bianca de 1 ano, todos os dias agradeço a Deus a família que Ele me deu. Aprendo a cada dia sobre o amor de Deus com eles. Sou Líder Máster Avançado e após 8 anos de ministério, atualmente estou servindo a Deus como pastor na Associação Pernambucana Central no Departamento de Mordomia Cristã.

que vem à sua cabeça ao pensar na palavra mordomia? Pode ser que você esteja pensando numa praia paradisíaca no Caribe, guarda-sol, água cristalina e verde turquesa, céu azul e límpido, e uma refrescante água de coco. Ô, que mordomia hein? Infelizmente é assim que muita gente entende o signi-ficado dessa palavra. O mundo em que vivemos transmite a ideia de que a vida boa e abundante só pode ser encontrada no dinheiro, o materialismo é uma grande arma das forças do mal. Afinal, quem não gosta do dinheiro e das coisas que ele pode nos proporcionar?

Porém, não é dessa mordomia que vamos tratar nesse guia. A Mordomia Cristã é simples, mas também complexa, e por esse motivo pode ser facilmente mal compreendida. Contudo, eu, você e a Igreja não podemos existir sem ela. Ser cristão é também ser um bom mordomo.

Vamos ao que interessa? Nesta edição te convidamos a es-tudar a Mordomia, o plano original de Deus para o ser humano no uso das suas capacidades e o desprendimento das coisas materiais, bons estudos!

O

Ficou com dúvidas?

mundodasespecialidades@ hotmail.com

(3)

COMEÇO DE CONVERSA

Se você digitar a palavra Mordomia no Google ou procurar no dicionário, você vai encontrar vários significados. Entre eles está o mais comum, que diz que mordomia é ter regalias, ter confor-to que você ganha sem fazer nenhum esforço, ficar descansado, entre outros do tipo. Muitas vezes escutamos a frase: “Fulano vive na mordomia”, para falar de alguém que é bem de vida. Mas, o significado original desta palavra e o assunto do que trata esta especialidade não tem nada a ver com isto. A palavra mordomia surgiu da palavra mordomo, e você sabe que o que é um mordomo? Mordomo é aquele que cuida de coisas que não são suas, ou seja, ele administra tudo o que o seu senhor pede, como naqueles filmes em que pessoas muito ricas, tem um mor-domo que cuida de tudo. Porém, o que aprenderemos nesta es-pecialidade é que nós somos mordomos de Deus. Isto mesmo: Deus é o Criador e Dono de todas as coisas e Ele coloca tudo em nossas mãos e pede que sejamos seus mordomos, ou seja, que sejamos administradores de tudo o que Ele nos deu.

Veja que palavras sábias encontramos no livro Conselhos so-bre Mordomia (CSM) de Ellen White:

A Mordomia Cristã existe desde que Deus criou os primeiros seres humanos, veja:

Foi neste exato momento que surgiu a Mordomia Cristã. Quan-do Deus criou Adão e Eva, Ele colocou tuQuan-do o que havia criaQuan-do nas mãos do primeiro casal. Eles foram os primeiros mordomos. Adão e Eva deveriam cuidar dos animais e do mundo que Deus criou da melhor forma possível. E desde aquele dia até hoje Deus ainda confia tudo o que Ele criou nesta Terra em nossas mãos.

A grande resposta que vamos dar para Deus é: Se vamos cui-dar do que Ele pede da melhor forma ou se vamos ser egoístas e achar que tudo nos pertence.

“O mordomo identifica-se com o patrão. Aceita as responsa-bilidades de um mordomo e deve agir em lugar do dono da casa, fazendo o que este faria se estivesse presidindo. Os interesses do senhor tornam-se seus.” (p.113)

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”. Gênesis 1:26

Está na Bíblia!

Salmo 24:1. Ao SENHOR pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.

Este texto é o centro de todo ensino sobre Mor-domia. Deus é o dono de todas as coisas. Tudo o que há no mundo só existe porque Deus criou. Nós não somos donos de nada. Tudo pertence a Deus.

(4)

t

tempo

templo

talento

tesouro

Isto é tão importante que Jesus nos advertiu dizendo que nós “não devemos ajuntar nosso tesouro na Terra, onde a traça e ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e roubam, mas devemos ajuntar os nossos tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem destroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam.” (Mt 6:19 e 20). Ellen White também diz:

Nós podemos dividir a Mordomia Cristã em 4 áreas, o que cos-tumamos chamar de os 4 Ts da Mordomia, porque cada área pode ser definida em uma palavra que começa com a letra T, vamos aprender?

A MORDOMIA DO TEMPO

Um dos aspectos da Mordomia é cuidar do tempo que Deus nos deu. Neste texto, Paulo diz que nós temos que aproveitar as opor-tunidades, ou seja, devemos aproveitar todo o tempo que Deus nos deu da melhor forma possível fazendo o bem e pregando o evangelho.

Como diz um ditado: “tempo é dinheiro”, ou seja, nosso tempo é valioso. O grande problema é que muitos de nós temos usado o nosso tempo de forma muito errada. E as pesquisas mostram isso, por exemplo, uma pesquisa recente apontou que os jovens brasileiros podem gastar até 6 horas por dia na Internet. Nossa! Isso significa que muitos de nós estamos gastando um quarto de nossas vidas de frente para as telas. Será que isso nos faz bem? A Bíblia declara que o tempo é valioso para Deus. Ele nos criou no tempo. Por isso é muito importante saber usar o tempo da for-ma correta. Devemos lembrar que Deus também separou um dos dias da semana para ser totalmente dele. Eu estou falando do sábado. Esse dia é sagrado e o que fazemos neste dia devem ser coisas dedicadas totalmente ao Senhor (Is 58:13 e 14)

A MORDOMIA DO TEMPLO (O CORPO)

“Se quisermos alcançar riquezas permanentes, comecemos agora a transferir nosso tesouro para o outro lado, e nosso coração estará onde o nosso tesouro estiver.” (p.126)

“Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades”. Colossenses 4:5

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espíri-to SanEspíri-to, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”.

(5)

Vamos descobrir o que você faz com seu tempo? Lápis na mão e você vai preencher essa tabela, mar-cando quanto tempo você dedica por dia nessas tarefas abaixo. Você pode colocar horas, minutos ou segundos, mas lembre que no final do dia a soma deve ser 24h.

Mão na massa!

1

Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Emprego Tempo com a Família Devoção Pessoal Culto na Igreja Redes Sociais e Internet Coisas Divertidas Leitura Televisão Refeição Sono Necessida-des Pesso-ais Escola e Trabalhos Escolares Viagens Tarefas Do-mésticas Compras Hobbies Outros Total 24h 24h 24h 24h 24h 24h 24h

Este texto nos ensina que o nosso corpo é um presente de Deus, e que o Espírito Santo quer morar em nós. Então, devemos cuidar do nosso corpo para glorificar a Deus e fazemos isso quando cui-damos de nossa alimentação, não usando nada que prejudique o nosso corpo como álcool e drogas, quando descansamos bem e realizamos exercício físico regularmente.

(6)

A MORDOMIA DOS TALENTOS

Você já percebeu que algumas pessoas são muito boas naqui-lo que fazem? Algumas pessoas cantam muito bem, outras são ótimos professoras, já outras são especialistas em esportes ra-dicais, alguns são ótimos líderes, outros são bons pregadores e por aí vai. Nós chamamos isso de talentos ou de dons.

Jesus certa vez contou uma parábola que ficou conhecida como a parábola dos talentos e Ele disse o seguinte:

Jesus queria ensinar que todos nós temos talentos que foram dados por Deus e, como bons mordomos, devemos desenvolver este talento. Mas, pra que servem os dons? Temos vários textos na Bíblia que falam sobre os talentos, como 1 Co 12: 4 -11; Rm 12: 3-8; 1 Pe 4:10-11, mas vamos ver mais detalhadamente o texto de Ef 4:11 e 12

O texto acima menciona que os talentos têm pelo menos 4 utilidades:

Os talentos nos preparam para

servir a Deus

Os talentos foram dados para

servir a igreja (o corpo de

Cristo)

Os talentos foram dados para nos

unir com outras pessoas

Os talentos foram dados para que

cresçamos

espiritual-mente

Chegou a hora de você avaliar o seu talento e saber se ele está sendo usado da forma correta. Por exemplo, muitos tem talen-tos, mas nunca o usaram para algo de bom, nunca usaram o seu talento para servir a igreja e nem para crescer espiritualmente. Segundo a parábola dos talentos, um dia essa pessoa irá perder esse dom, porque “talento usado é talento multiplicado, já talen-to enterrado se talen-tornará em talentalen-to perdido”.

A.

B.

C.

D.

“Porque assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. “

Mateus 25:14 e 15

“Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o servi-ço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo, todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. “

Efésios 4:11 e 12

Desenvolva seu físico

O Clube de Desbravadores tem uma série de especialidades que podem ser usadas para des-pertar em nós a vontade de cuidar melhor do nosso corpo, afinal, o físico é uma das 3 áreas que o Clube de Desbravadores desenvolve e que tal, escolher uma especialidade e fazer com sua unidade? Pode ser a especialidade de Cultura Física, Atletismo, Ciclismo, Natação, Triathlon, Excursionismo Pedestre e muitas outras que podem ser achadas na área das Especialidades Recreativas. Que tal fazer uma delas com sua unidade?

Se ligue!

utilidade dos

(7)

Não importa se temos muitos ou poucos talentos, um

dia teremos que prestar contas a Deus de como os

utiliza-mos, afinal, não esqueça, somos apenas mordomos dEle.

E você desbravador, sabe qual é o seu talento? Alguns

tem dificuldade de descobrir, outros já nascem sabendo.

Mas o importante é que Deus não deixou ninguém nesta

Terra sem ter pelo menos um. Vamos aprender mais sobre

os talentos...

Meu talento, meu ministério

A Igreja Adventista incentiva todos os participantes a

desenvolverem o seu talento para Deus. O Programa Meu

Talento, Meu Ministério quer fazer com que as pessoas

usem os seus dons realizando ações ou projetos que irão

beneficiar outras pessoas.

Inclusive, há um livro fantástico do mesmo nome que

traz centenas de ideias em que podemos usar os nossos

dons para Deus. Olha quantos projetos legais podemos

fa-zer com nossos talentos para servir ao próximo:

PET SOLIDÁRIO

Alguns membros de uma igreja em São Paulo apaixonados por animais

de estimação decidiram fazer solidariedade de um jeito diferente. Eles

cuidam dos bichinhos, e até fazem atendimento veterinário de graça.

Assim dezenas de pessoas conheceram do amor de Deus por uma ação

inusitada. Enquanto as pessoas fazem o cadastro, elas recebem também

exemplares do livro missionário.

ESCOLA DE CULINÁRIA VEGETARIANA

Essa dica é para quem tem o dom de cozinhar. Você nem imagina

quan-tas pessoas estão aí querendo aprender novas receiquan-tas e ter uma vida

mais saudável. Você pode usar o seu dom e abrir uma Escola de Culinária

Vegetariana, assim você pode conquistar o paladar e depois o coração

das pessoas.

Qual o seu talento?

Como falamos, todos nós temos um talento, ou dois, ou três, ou dezenas. O importante é des-cobrir e usar para Deus. Se você não sabe qual é o seu dom, que tal fazer um teste? Acesse logo esse link e veja o que mais você se identifica.

http://deptos.adventistas.org.s3.amazonaws. com/ministeriopessoal/meutalentomeuministe-rio/TestedeDons.pdf

Se ligue!

“Deus deu aos homens e mulheres a posse de preciosos dons. A pessoas diferentes Ele concede dons diferentes. Nem todos têm a mesma força de caráter ou a mesma pro-fundidade de compreensão. Mas cada um deve usar o seu dom no serviço para o Mestre,não importa quão pequeno lhe pareça esse dom. O fiel mordomo utiliza sabiamente os

bens que lhe foram confiados”.

(8)

ESCOLA DE MÚSICA

Para quem tem o talento da música, porque não compartilhar isso com

outras pessoas? Use seu dom para ensinar a outros e também criar

no-vos amigos pelos quais você vai apresentar Jesus.

Agora chegou a sua vez. Você vai escolher um talento que você tem e desenvolver um projeto para colocá-lo em prática. Você tem que passar pelo menos 5 horas neste trabalho. Mãos na massa!!!

Mão na massa!

1

A MORDOMIA DO TESOURO

Dinheiro! Seja muito ou pouco, é algo que todos nós gostamos de ter.O dinheiro faz parte da nossa vida. Desde a taxa do clube, a mesada que ganhamos, até o salário dos que já trabalham. Todos nós esperamos ter dinheiro para comprar o que precisamos. Mas você tem usado bem o dinheiro que tem? Ou melhor, tem lembra-do de Deus quanlembra-do recebe algum dinheiro? Antes de discutirmos isso, vamos aprender uma curiosidade: Como surgiu o dinheiro?

A ORIGEM DO DINHEIRO : As primeiras moedas, tal como conhe-cemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C. A necessidade de guardar as moedas em segurança deu surgimento aos ban-cos.

Os negociantes de ouro e prata, por terem cofres e guardas a seu serviço, passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes e a dar recibos escritos das quan-tias guardadas. Esses recibos, passaram, com o tempo, a servir como meio de pagamento por seus possuidores, por serem mais seguros de portar do que as moedas, e foi assim que surgiram as cédulas.

DE OLHO NO ORÇAMENTO : Para saber se estamos gastando bem o nosso dinheiro, é importante que toda família tenha o seu or-çamento, que nada mais é do que anotar todo o dinheiro que ga-nhamos e tudo o que vamos gastar e assim comparar se estamos indo bem.

Mas, e você, cuida bem do dinheiro que tem? Vamos fazer um pequeno orçamento? Imagine que você ganha uma mesada de R$ 100,00 por mês, como você gastaria ele com os seguintes itens ao lado.

item valor porcentagem Roupas Entreteni-mento Itens Pesso-ais Presentes Material Escolar Dízimos R$ 10,00 10% Ofertas Comer Fora Transporte Total R$100,00 100%

Obs: Se você já ganha um salário, faça um relatório de como gasta o seu salário em um mês

“Com o dinheiro podemos comprar muitas coisas, mas não o essencial para nós. Proporciona-nos comida, mas não o apetite; remédios, mas não a saúde; dias alegres, mas não a felicidade.”Henrik Ibsen

(9)

DÍZIMOS E OFERTAS : Para Deus a forma como usamos o nosso di-nheiro vai indicar se servimos a Ele ou não. Se nós aprendemos que Deus é o dono de tudo, então, o dinheiro não poderia ficar de fora. A Bíblia fala muito sobre isto e chegou a hora de aprender-mos como Deus deseja que cuideaprender-mos do tesouro que Ele colocou em nossas mãos.

Deus sabia que o ser humano se tornaria por causa do pecado um ser egoísta e ingrato e que o dinheiro seria um dos principais pontos em que o homem se apegaria, por isso, como forma de pedir ao homem gratidão e reconhecimento de que tudo o que temos é resultado das bênçãos de Deus sobre nossa vida, o Se-nhor pede na Bíblia que devolvamos para Ele dízimos e ofertas. Mas o que significa a palavra dízimo? E dízimos e ofertas são a mesma coisa ou são diferentes?

O que é dízimo?

A palavra dízimo vem do latim decimu e quer dizer a décima parte ou 10% de um total. Portanto, o dízimo é um mínimo de 10% daqui-lo que ganhamos e que deve ser devolvido a Deus, de acordo com o que lemos na Bíblia, em Ml 3:10.

A primeira pessoa que a Bíblia descreve devolvendo o dízimo foi Abraão (Gn 14:20). Outro patriarca que também aparece pro-metendo devolver o dízimo a Deus foi Jacó (Gn 28:22). Isto prova que o dízimo não é uma invenção moderna, mas sim um princípio que sempre guiou o povo de Deus. Ellen White diz que o foi o pró-prio Jesus que deu ao homem este princípio como meio de man-ter os que levam a mensagem ao mundo.(CSM, p.66)

Salomão certa vez disse: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda” (Pv 3:9). Quando Salo-mão diz que devemos honrar a Deus com as primícias, ele está dizendo que Deus deve ser o primeiro em nossas vidas. Antes de pensarmos em nós mesmos temos que colocar Deus em primeiro lugar.

A Bíblia ainda complementa que o dízimo de tudo pertence ao Senhor (Lv 27:30) e que quando nós não devolvemos para Ele, nós estamos roubando a Deus (Ml 3:8). Deus ainda declara que os dízimos não podem ser usados de qualquer forma. Eles preci-sam ser trazidos para a Casa do Tesouro e por fim, Deus promete uma benção especial para aqueles que forem fiéis (Ml 3:10). Mas, para que serve o dízimo? Como a igreja utiliza este dinheiro que é devolvido a ela?

A.

Para onde vão os dízimos?

É muito importante saber para onde vai o seu dízimo! Lembre-se que, segundo a Bíblia, o dí-zimo deve ser utilizado unicamente para a pre-gação do evangelho, isto incluí o pagamento do salário dos pastores que trabalham exclusiva-mente par servir a igreja (I Co9:13 e 14) e outras formas de espalhar o evangelho pelo mundo.

(10)

$

Atividades Missionárias

*

Mordomia

www.mundodasespecialidades.com.br

08

destino dos

d í z i m o s

100%

dos dízimos que devolve-mos a Deus são enviados para Missão/ Associação que é responsável pela administração dos mes-mos. Dentre as atividades estão a manutenção dos pastores e o crescimento do Reino de Deus.

As porcentagens podem variar um pouco depen-dendo de sua União, mas de forma geral, o dízimo é dividido assim

campo local (Associação / Missão) Divisão União Sede Mundial

74,6

%

9

%

9

%

2

%

Colportagem Formação de pastores

1

%

1,5

%

2,9

%

Você percebeu como o seu dízimo

pode alcançar muitas pessoas. Ele

é utilizado para pregar o evangelho

pela TV Novo Tempo, para pregar

o evangelho através dos

colpor-tores, é usado para formar novos

pastores e manter outros pastores

e obreiros no campo de trabalho,

além de alcançar toda a América do

Sul e o mundo. O dinheiro que

depo-sitamos na salva, por menor que

seja, vai fazer a diferença na vida

de alguém e só saberemos o

(11)

destino das

Ofertas

destino dos

Você verá que 60% das ofertas ficam na igreja local e são utilizados para pagar as despesas da igreja como luz, água, telefone, zeladoria, materiais de limpeza, construção e também para auxiliar os departamentos da igreja. Os outros 40% são utilizados pelos demais níveis da igreja para Projetos de Desenvolvimento como Construção de igrejas, Projetos Mis-sionários e Projetos Especiais como

os que vemos no informativo Mun-dial das Missões da Escola Sabatina.

Desde 2004, a sede

Sul-Americana da

igreja optou pelo

sistema

combina-do, em que todas

as ofertas

entre-gues nos cultos e

na Escola Sabatina

(dentro ou fora dos

envelopes), em

qualquer dia,

pas-sam pela seguinte

distribuição:

Despesas com a igreja local Sede Mundial projetos missionários ao redor do mundo

vão para os projetos especiais indicados na contracapa da Lição da Escola Sabatina

o f e r t a s

100%

60

%

20

%

85,4

%

14,6

%

Sede Sul-Americana pro jetos m issio nários e de desenv o lv im ento

20

%

Associação União Divisão

70

%

18

%

12

%

(12)

Ofertas As ofertas sempre fizeram parte da adoração dos filhos de Deus. Desde que Adão e Eva pecaram, Deus pediu que eles ofereces-sem um animal em sacrifício como oferta a Ele, isto era um sím-bolo de Jesus que viria para morrer no lugar do ser humano. E as-sim, de pai para filho, o princípio de ofertar algo a Deus passou de geração em geração. Abel (Gn 4:4), Noé (Gn 8:20), Abraão (Gn 12:7) Isaque (Gn 26:25) Jacó (Gn 33:20) e muitos outros ofertaram a Deus.

Quando o povo de Israel se formou, o conceito de ofertar a Deus se tornou algo mais amplo e a oferta foi ligada a adoração e gratidão, ou seja, o reconhecimento de que tudo o que temos vem de Deus, afinal, Ele fez a maior de todas as ofertas, ao “dar seu filho unigênito para morrer por todos nós” (Jo 3:16). Ellen Whi-te diz: “O espírito de liberalidade é o espírito do Céu. O abnegado amor de Cristo é revelado na cruz. Para que o homem pudesse ser salvo, deu Ele tudo quanto possuía, e em seguida Se deu a Si mesmo. “ (CSM, p.14)

Assim sendo, a Bíblia faz a diferença entre dízimos e ofertas (Ml 3:8). Enquanto a porcentagem do dízimo é definida por Deus (10%), as ofertas serão definidas por nós com base na proporção do que recebemos e da gratidão que estiver em nosso coração. Isto é deixado muito claro por Paulo quando ele diz que as ofertas devem ser separadas com antecedência e devem ser conforme a prosperidade (1 Co 16:2). Paulo ainda acrescenta que devemos devolver as ofertas com gratidão e alegria no coração (2 Co 9:7). Já aprendemos que o dízimo é utilizado para a pregação do evangelho, mas, o que a igreja faz com as ofertas? Veja no in-fográfico da página anterior como a Igreja Adventista utiliza as ofertas em todos os níveis: Igreja Local, Associação, União, Divi-são e Associação Geral:

B.

Faça 1 das seguintes tarefas: Auxilie, por no mínimo 10 horas, o Diretor de Mordomia Cristã de sua igreja nos seus trabalhos, em um programa de Mordomia durante o ano, num final de semana, numa semana de oração, em suas visitas etc. Peça a ele que faça uma de-claração por escrito de como você o ajudou.

Auxilie durante 1 mês o Tesoureiro da sua Igreja nos seus trabalhos com a parte financeira da Igreja, ajudando ele no recolhimento ou distribuição dos talões de dízimo, na conferência das ofertas, nos trabalhos bancários etc. Peça a ele que faça uma declaração por es-crito de como você o ajudou.

Ajude a planejar durante um mês as finanças de sua família, as com-pras, pagamento de compras etc. Seu pai/mãe ou responsável deve dar uma declaração por escrita de como você os ajudou.

Mão na massa!

1

A.

B.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

O novo sistema (figura 5.7.) integra a fonte Spellman, um novo display digital com programação dos valores de tensão e corrente desejados, o sinal visual do

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação