• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Atividades"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está coisas simultaneamente”. Texto Zen-Budista

Aracruz, junho de 2009.

PROJETO BOLA

NA REDE

(2)

ÍNDICE

1 APRESENTAÇÃO... 2

2 METODOLOGIA... 3

3 AVALIAÇÃO DO TRABALHO... 5

(3)

1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório tem como objetivo avaliar a execução do Projeto Bola na Rede, uma ação desenvolvida pelo Instituto Excellence em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracruz, tendo iniciado suas atividades no dia 21 de Janeiro de 20091.

Inicialmente o Projeto foi concebido para funcionar apenas durante o período de férias escolares da Rede Municipal de Ensino Público do Município de Aracruz, ou seja, de janeiro a março de 2009. Entretanto a Instituição optou pela continuidade e ampliação das ações, uma vez que o trabalho desenvolvido foi muito bem aceito pela sociedade, que tem participado ativamente das atividades propostas, bem como solicitado a ampliação do Projeto em outras regiões carentes do município.

Sendo assim esse Relatório se configura como um instrumento que apresenta o panorama geral das ações já desenvolvidas até o momento.

(4)

2. METODOLOGIA

Atualmente o Projeto está sendo desenvolvido em 05 regiões do município, selecionadas através de reuniões com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, Conselho Tutelar e do Batalhão da Polícia Militar. As regiões atendidas são:

REGIÃO – Unidades do Projeto NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS DIRETO

São Marcos 80

Santa Luzia 108*

Vila do Riacho 40

Barra do Riacho 40

Aldeias – Boa Esperança e Três Palmeiras 60

TOTAL 328

(*) Nesta Unidade tivemos que abrir uma exceção e ampliar o número de atendimentos devido à intensa demanda da região.

Foram contratados monitores reconhecidamente capacitados na orientação futebolística, que têm ciência da importância de seu papel também como educador, para desenvolver as atividades em cada núcleo. As atividades serão acompanhadas e monitoradas pela coordenação do Projeto, a qual é responsável por estar em contato com as escolas; familiares, comunidades e Poder Público, supervisionar o trabalho dos instrutores, entre outras atividades inerentes ao Projeto.

Atualmente as aulas estão sendo realizadas em dois turnos, de segunda a sexta nas localidades de São Marcos, Santa Luzia e Aldeias. Na região Litorânea, as atividades acontecem em horário alternado, Barra do Riacho (Matutino) e Vila do Riacho (Vespertino). As turmas foram formadas levando-se em consideração o sexo e a faixa ataria do público atendido. Os alunos do sexo masculinos foram divididos em 03 categorias: 09 a 11 anos, 12 a 13 anos e 14 a 16 anos. Já as meninas, independente da idade compõem um único time por unidade.

Para garantir a permanência no Projeto, o aluno tem que atender as seguintes regras:

• Não cometer atos de indisciplina, respeitando e sendo cordial com colegas e

professores;

• Frequentar 80% das atividades propostas;

(5)

È importante destacar que o Projeto não tem se limitado apenas a oferecer aulas de futebol de aos beneficiários. Também estão sendo desenvolvidas atividades sócio-educativas relativas aos seguintes temas:

• Noções de cidadania: Lixo X Dengue; • Cidadania II: Documentação e Vacinação;

• Noções de higiene – avaliação odontológica e acuidade visual; • Prevenção ao uso de Álcool e outras drogas;

• Sexualidade; • Tabagismo.

O Projeto Bola na Rede foi concebido tendo em mente que o planejamento, o monitoramento e a avaliação são instrumentos fundamentais para que as ações sejam desenvolvidas com qualidade. Sendo assim a Equipe do Projeto tem se preocupado em planejar as ações, bem como desenvolver a avaliação e o monitoramento das atividades. Atualmente estão sendo desenvolvidas as seguintes ações:

• Questionário socioeconômico – Avaliação Familiar: visa traçar o perfil da população atendida;

• Avaliação Individual: visa avaliar o desempenho do instrutor, bem como as ações desenvolvidas no Projeto (palestras e treinamentos), tendo como referência a percepção das crianças/adolescentes atendidos;

(6)

3. AVALIAÇÃO DO TRABALHO

Após seis meses do início das atividades

tem demonstrado resultados positivos. Atualmente atendemos 328 (trezentos e vinte e oito) crianças e adolescentes com toda a infra

As turmas já estão comple

Segundo a percepção dos atendidos o Projeto Bola na Rede teve a seguinte avaliação

Hoje já temos uma parceria consolidada com as Equipes de Saúde da Família, a Comunidade local, Polícia Militar e as Escolas. É importante destacar que além das parcerias acima citadas também temos sido procurados por outros agentes que atuam no município tais como: 25º Grupo de Escoteiros, Esporte Clube Aracruz e a Vara de Infância e Juventude do município. Durante a realização das avaliações 51% das crianças/adolescentes atendidas pelo Projeto Bola na Rede responderam que não conheciam os profissionais de Saúde que trabalham na região. Depois do início Projeto Bola na Rede podemos dizer que 100% atendidas já conhecem os profissionais, e este é um dado muito importante, pois esta aproximação é de fundamental importância para que os resultados sejam alcançados.

A motivação e o interesse demonstrado pelos participantes do Projeto também merecem destaque. Todas as atividades propostas foram bem aceitas pelo grupo. As crianças e os adolescentes têm participado das atividades e demonstrado satisfação pela oportunidade que lhes foi dada.

AVALIAÇÃO DO TRABALHO

Após seis meses do início das atividades do Projeto Bola na Rede avaliamos que o trabalho tem demonstrado resultados positivos. Atualmente atendemos 328 (trezentos e vinte e oito) crianças e adolescentes com toda a infra-estrutura idealizada para a realização do Projeto. As turmas já estão completas, e as atividades estão acontecendo conforme o planejado. Segundo a percepção dos atendidos o Projeto Bola na Rede teve a seguinte avaliação

Hoje já temos uma parceria consolidada com as Equipes de Saúde da Família, a Comunidade e as Escolas. É importante destacar que além das parcerias acima citadas também temos sido procurados por outros agentes que atuam no município tais como: 25º Grupo de Escoteiros, Esporte Clube Aracruz e a Vara de Infância e Juventude do município. e a realização das avaliações 51% das crianças/adolescentes atendidas pelo Projeto Bola na Rede responderam que não conheciam os profissionais de Saúde que trabalham na região. Depois do início Projeto Bola na Rede podemos dizer que 100% atendidas já cem os profissionais, e este é um dado muito importante, pois esta aproximação é de fundamental importância para que os resultados sejam alcançados.

A motivação e o interesse demonstrado pelos participantes do Projeto também merecem ividades propostas foram bem aceitas pelo grupo. As crianças e os adolescentes têm participado das atividades e demonstrado satisfação pela oportunidade

3%

78%

19% 0%

49% 51%

do Projeto Bola na Rede avaliamos que o trabalho tem demonstrado resultados positivos. Atualmente atendemos 328 (trezentos e vinte e oito) estrutura idealizada para a realização do Projeto. tas, e as atividades estão acontecendo conforme o planejado. Segundo a percepção dos atendidos o Projeto Bola na Rede teve a seguinte avaliação

Hoje já temos uma parceria consolidada com as Equipes de Saúde da Família, a Comunidade e as Escolas. É importante destacar que além das parcerias acima citadas também temos sido procurados por outros agentes que atuam no município tais como: 25º Grupo de Escoteiros, Esporte Clube Aracruz e a Vara de Infância e Juventude do município. e a realização das avaliações 51% das crianças/adolescentes atendidas pelo Projeto Bola na Rede responderam que não conheciam os profissionais de Saúde que trabalham na região. Depois do início Projeto Bola na Rede podemos dizer que 100% atendidas já cem os profissionais, e este é um dado muito importante, pois esta aproximação é de

A motivação e o interesse demonstrado pelos participantes do Projeto também merecem ividades propostas foram bem aceitas pelo grupo. As crianças e os adolescentes têm participado das atividades e demonstrado satisfação pela oportunidade

REGULAR ÓTIMO BOM RUIM SIM NÃO

(7)

Ao avaliarem os temas trabalhados tivemos os seguintes resultados

Em relação às cobranças feitas pelo instrutor durante a realização das atividades o respeito aparece em primeiro lugar com 17%, seguido por comportamento com 15%, uniforme com 13%, companheirismo com 12%, e os demais que podem ser observados no gráfico abaixo.

Também foi realizado o levantamento socioeconômico da população atendida. Foram avaliados os seguintes itens: condições do domicílio e desenvolvimento interpessoal. Em relação ao destino dos dejetos das famílias obtivemos os seguintes resultados: sistema de esgoto 81%, fossa com 18% e céu aberto com 1%.

14%

17%

11% 7%

Ao avaliarem os temas trabalhados tivemos os seguintes resultados

obranças feitas pelo instrutor durante a realização das atividades o respeito aparece em primeiro lugar com 17%, seguido por comportamento com 15%, uniforme com 13%, companheirismo com 12%, e os demais que podem ser observados no gráfico abaixo.

foi realizado o levantamento socioeconômico da população atendida. Foram avaliados os seguintes itens: condições do domicílio e desenvolvimento interpessoal. Em relação ao destino dos dejetos das famílias obtivemos os seguintes resultados: sistema de

o 81%, fossa com 18% e céu aberto com 1%.

14% 8% 6% 5% 8% 13% 32% DENGUE SAÚDE BUCAL VACINAÇÃO DOCUMENTAÇÃO SEXUALIDADE

ALCOOL E OUTRAS DROGAS TABAGISMO 10% 15% 7% 13% 12% 7% 8% PONTUALIDADE COMPORTAMENTO ASSIDUIDADES UNIFORME COMPANHERISMO RESPEITO OBEDIÊNCIA AS NORMAS 81% 18% 1% SISTEMA DE ESGOTO FOSSA CÉU ABERTO

obranças feitas pelo instrutor durante a realização das atividades o respeito aparece em primeiro lugar com 17%, seguido por comportamento com 15%, uniforme com 13%, companheirismo com 12%, e os demais que podem ser observados no gráfico abaixo.

foi realizado o levantamento socioeconômico da população atendida. Foram avaliados os seguintes itens: condições do domicílio e desenvolvimento interpessoal. Em relação ao destino dos dejetos das famílias obtivemos os seguintes resultados: sistema de

SAÚDE BUCAL VACINAÇÃO DOCUMENTAÇÃO SEXUALIDADE

ALCOOL E OUTRAS DROGAS TABAGISMO PONTUALIDADE COMPORTAMENTO ASSIDUIDADES UNIFORME COMPANHERISMO RESPEITO OBEDIÊNCIA AS NORMAS SISTEMA DE ESGOTO CÉU ABERTO

(8)

Em relação ao abastecimento de água, os entrevistados responderam que em 95% dos domicílios tem água através da rede pública e 5% através de poço ou nascente.

Em relação à moradia, 74% das família são

domicílios financiados pelo PAR (Programa de Arrendamento Familiar), 8% moram em imóvel alugado, 5% em imóveis invadidos e 3% moram em imóveis cedidos.

No que se refere ao desenvolvimento individual e interpes

após a inserção do Projeto Bola na Rede obtivemos os seguintes resultados: 78% dos pais informaram que o relacionamento com a família melhorou, 21% não observou nenhuma mudança e 1% acha que piorou.

0%8% 3%

1%

Em relação ao abastecimento de água, os entrevistados responderam que em 95% dos domicílios tem água através da rede pública e 5% através de poço ou nascente.

moradia, 74% das família são proprietárias de seus domicílios 10% moram em domicílios financiados pelo PAR (Programa de Arrendamento Familiar), 8% moram em imóvel

5% em imóveis invadidos e 3% moram em imóveis cedidos.

No que se refere ao desenvolvimento individual e interpessoal das crianças e/ou adolescentes após a inserção do Projeto Bola na Rede obtivemos os seguintes resultados: 78% dos pais informaram que o relacionamento com a família melhorou, 21% não observou nenhuma mudança e 1% acha que piorou.

95% 5% REDE PÚBLICA POÇO OU NASCENTE 74% 5% 10% PROPRIETÁRIO FINANCIADO ALUGADO CEDIDO INVASÃO P.A.R. 78% 21% MELHOROU PIOROU NÃO PERCEBEU MODIFICAÇÃO

Em relação ao abastecimento de água, os entrevistados responderam que em 95% dos domicílios tem água através da rede pública e 5% através de poço ou nascente.

proprietárias de seus domicílios 10% moram em domicílios financiados pelo PAR (Programa de Arrendamento Familiar), 8% moram em imóvel

soal das crianças e/ou adolescentes após a inserção do Projeto Bola na Rede obtivemos os seguintes resultados: 78% dos pais informaram que o relacionamento com a família melhorou, 21% não observou nenhuma

REDE PÚBLICA POÇO OU NASCENTE PROPRIETÁRIO FINANCIADO ALUGADO CEDIDO INVASÃO P.A.R. MELHOROU PIOROU NÃO PERCEBEU MODIFICAÇÃO

(9)

O relacionamento com a comunidade também foi avaliado. 81% dos pais informaram que o relacionamento com comunidade melhorou, 18% não observou nenhuma mudança e 1% acha que piorou.

1%

om a comunidade também foi avaliado. 81% dos pais informaram que o relacionamento com comunidade melhorou, 18% não observou nenhuma mudança e 1% acha

81% 18%

om a comunidade também foi avaliado. 81% dos pais informaram que o relacionamento com comunidade melhorou, 18% não observou nenhuma mudança e 1% acha

MELHOROU PIOROU

NÃO PERCEBEU MODIFICAÇÃO

(10)
(11)

FOTOS

Abertura do Projeto – Plenário da Câmara Municipal de Aracruz - 21 de Janeiro de 2009.

(12)

Abertura do Projeto – Plenário da Câmara Municipal de Aracruz – Crianças e Adolescentes presentes.

(13)
(14)

Atividades Sócio – Educativas: Noções de cidadania: Lixo X Dengue – São Marcos.

(15)
(16)

Atividades Sócio – Educativas: Sexualidade – Vila do Riacho.

(17)

Atividades Sócio – Educativas: Prevenção ao uso de Álcool e outras drogas.

(18)

Atividades Sócio – Educativas: Documentação – Santa Luzia.

(19)

Atividades Sócio – Educativas: Escovação – Entrega do Kit de Escovação – Santa Luzia.

(20)

Entrega dos tênis – São Marcos.

Referências

Documentos relacionados

Tropical Pluvial Floresta Estacional Decídual Submontana (até 600 m) ou Montana (acima de 600 m) /Floresta Estacional Semidecídual Submontana (até 600 m) ou Montana (acima de

Inovações PROFINET 2010 Visão Geral Controlador de ES 2 Controlador de ES 1 Dispositivo de ES 1 / CPU1 CPU2 Dispositivo de ES 2 µs Controlador de ES F Controlador de ES Dispositivo

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Centro Caraívas Rodovia Serra dos Pirineus, Km 10 Zona Rural Chiquinha Bar e Restaurante Rua do Rosário Nº 19 Centro Histórico Codornas Bar e Restaurante Rua Luiz Gonzaga

[r]

ou sociedades recreativas à inglesa. Além do Fluminense Futebol Clube, ele viria a presidir o Iate Clube do Rio de Janeiro e seria um dos membros mais assíduos do Automóvel Clube

Os dados experimentais medidos próximo à superfície no sítio de Manacapuru permitiram constatar que durante a passagem das LICONs ocorreram fortes downdrafts, uma vez que

O presente regulamento é elaborado ao abrigo do disposto nos arti- gos 112.º e 241.º da Constituição da Republica Portuguesa, artigo 117.º e 118.º do Código do