• Nenhum resultado encontrado

AVES DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE JATAÍ COMO INDICADORES PARA A CONSERVAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVES DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE JATAÍ COMO INDICADORES PARA A CONSERVAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AVES DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE JATAÍ COMO INDICADORES PARA A

CONSERVAÇÃO

Maria Elisa de Castro Almeida

1

e José Salatiel Rodrigues Pires

2 1

Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará - CEFET-PA, Av. Almirante Barroso 1155, CEP 66093-020, Belém, PA. elisa.almeida@oi.com.br

2

Laboratório de análise e Planejamento Ambiental; UFSCar, Rod. Washington Luiz, km 235, CP 676, CEP 13565-905, São Carlos, SP

RESUMO

O estudo e monitoramento de algumas espécies de aves indicadoras pode fornecer informações sobre a integridade ecológica de uma área e estabelecer diretrizes para sua conservação. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a avifauna da Estação Ecológica de Jataí e seu fragmento (Oitocentos Alqueires) e selecionar algumas espécies para monitoramento a longo prazo. O registro de alguns frugívoros de grande porte nas áreas estudadas pode indicar que as mesmas ainda estão bem conservadas. Por outro lado, algumas espécies estreitamente associadas a habitats com características estruturais pouco alteradas ou com hábitos alimentares especializados não foram observadas ou apresentaram baixa ocorrência. Recomenda-se um monitoramento e acompanhamento de algumas espécies indicadoras através de estudos sobre abundância e densidade de populações, genética, comportamento, incluindo análise dos recursos que utilizam, seus ciclos reprodutivos e sua relação com outras espécies da comunidade.

ABSTRACT

The study and monitoring of some indicators birds can inform about the

ecological integrity of a certain area and establish directions for conservation. The

aim of this work was to characterize the bird community of Jataí Ecological Station

and its fragment, known as Oitocentos Alqueires and to select some species for a

long term monitoring. The presence of some large frugivorous birds might indicate

that the areas are well conserved. On the other hand, some species of birds strictly

associated to the habitat with structural characteristics somehow modified, or with

particular feeding habits, were not seen or showed low occurrence in the studied

areas. Therefore, it is recommended a monitoring and accompaniment of some

indicators species through the years, involving studies about abundance and

population density, genetics, behavior, including analysis of used resources, their

reproduction cycles and their relationships with other species.

(2)

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Inventários da avifauna, pesquisas e monitoramento de espécies indicadoras são ferramentas úteis para a avaliação da qualidade ambiental de uma área (CANTERBURY et al., 2000) e indicadores da biodiversidade têm sido propostos como ferramenta para apontar e selecionar áreas com potencial para conservação (LAWLER et al., 2002). Segundo Alves e Silva (2000), levantamentos da avifauna podem ser um importante subsídio para o estabelecimento de novas unidades de conservação e para o manejo daquelas já existentes. Portanto, os planos de manejo das unidades de conservação devem considerar a seleção e o monitoramento de espécies indicadoras, coletando dados disponíveis, mapeando sua distribuição, abundância e especificidade de habitat e avaliando respostas para tipos particulares de perturbação (PIRES, 2000).

Este trabalho objetivou caracterizar a comunidades de aves da Estação Ecológica de Jataí (EEJ) e seu fragmento - Oitocentos Alqueires (OIT), bem como selecionar algumas espécies indicadoras para monitoramento a longo prazo, que permitirá avaliar e monitorar a integridade ecológica desta área de grande valor ecológico.

MATERIAL E MÉTODOS

A EEJ, com 9.074,63 ha, situa-se no município de Luís Antônio (SP) e

engloba uma grande diversidade de habitats, distribuídos em ambientes aquáticos

— como rios, córregos, lagoas, banhados e formações periodicamente alagáveis —

e em florestas e morros permanentes, livres de inundação (SANTOS et al., 2000).

Os ecossistemas terrrestres são representados por fitofisionomias do Cerrado

(Cerradão e Cerrado stricto sensu) e trechos de Floresta Mesófila Semidecídua

(TOPPA et al., 2002). O fragmento OIT,

pertencente à EEJ, constitui-se de uma

área isolada de cerradão com 1.627,20 ha. É de grande importância ecológica para

a conservação da biodiversidade por se localizar estrategicamente entre a EEJ e o

Cerrado Pé-de-gigante (Parque Estadual de Vassununga, Santa Rita do Passa

Quatro, SP).

Foram realizados levantamentos qualitativos e quantitativos da avifauna na EEJ e no OIT. Para o levantamento quantitativo foi utilizado o Método de Amostragem por Pontos de Escuta (BLONDEL et al., 1970; VIELLIARD e SILVA, 1990) e as coordenadas geográficas de cada ponto de amostragem foram registradas em um receptor GPS (modelo Garmin Etrex, com 12 canais). Dados gerais sobre as espécies foram anotados: data, local, horário, tipo de contato estabelecido (visual e/ou auditivo), número de contatos, sexo, comportamento, estrato e hábito alimentar.

(3)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A maioria das espécies registradas na EEJ (211) e no OIT (55), são típicas de borda e de ambientes alterados, e possuem ampla distribuição geográfica. Porém, o registro de algumas espécies na EEJ como Euphonia violacea, Leucochloris albicolis, Coccyzus melacoryphus, Lepidocolaptes angustirostris, Corythopis delalandi, Cacicus haemorrhous, Micrastur ruficollis, Cathartes aurea, Penelope superciliaris, Ceryle torquata, Elaenia spectabilis e Pilherodius pileatus - tidas como extintas na região (WILLIS e ONIKI, 2002) - indica que a EEJ é uma importante área para a manutenção da diversidade da avifauna.

A análise de guildas pode auxiliar na análise do status de conservação de uma área, uma vez que determinados grupos tendem a desaparecer em florestas alteradas. Grandes frugívoros e granívoros de chão são muito suscetíveis a alterações da vegetação e algumas espécies sofrem forte pressão de caça. Insetívoros de sub-bosque também são sensíveis à fragmentação dos habitats, pois encontram dificuldades em se dispersar e recolonizar novos locais (WILLIS, 1974).

O registro na EEJ e no OIT de granívoros como Crypturellus undulatus e de grandes frugívoros como Penelope superciliaris e Trogon surrucura, pode indicar que as áreas ainda estão relativamente bem conservadas. Por outro lado, não foram observados muitos psitacídeos, exceto os que estão bastante habituados aos ambientes antrópicos, como Aratinga aurea, Brotogeris chiriri e Forpus xantopterygius.

Outra categoria de aves que pode indicar a qualidade ambiental e merece destaque neste estudo é a dos insetívoros de sub-bosque. Na EEJ, foram registradas 32 espécies dessa categoria e no OIT, 13 espécies. Em pesquisa realizada em um fragmento florestal urbano, três espécies de insetívoros de sub-bosque foram consideradas extintas: Automolus leucophthalmus, Dysithamnus mentalis e Platyrinchus mystaceus (ALEIXO e VIELLIARD, 1995). No presente estudo, D. mentalis encontra-se nas duas áreas com diversos registros, enquanto A. leucophthalmus e P. mystaceus foram registradas apenas na EEJ. Além destas, outras espécies de distribuição restrita, suscetíveis à fragmentação não foram encontradas no fragmento OIT, a exemplo de Synallaxis ruficapilla, o que pode sugerir uma extinção local.

Para que pudessem ser monitoradas a longo prazo e subsidiassem o manejo e a conservação das áreas estudadas, 24 espécies de aves registradas neste estudo foram classificadas como de INTERESSEESPECIALPARAACONSERVAÇÃO-IECO (Tabela I), seguindo os seguintes critérios: estar ameaçada de extinção; pertencer ao grupo dos grandes frugívoros e/ou insetívoros de sub-bosque; ter distribuição restrita e/ou com populações pequenas; habitar o interior de mata; e sofrer algum tipo de ameaça (caça e/ou coleta) nas áreas estudadas.

As espécies IECO necessitam receber mais atenção dos pesquisadores, isto é, sua biologia e ecologia devem ser mais bem estudadas. Estudos sobre abundância e densidade de suas populações, deslocamento, genética e comportamento, incluindo análise dos recursos que usam, seus ciclos reprodutivos e sua relação com outras espécies da comunidade, devem ser estimulados. Também deve haver monitoramento e acompanhamento dessas espécies ao longo dos anos, mediante observações regulares e censos populacionais anuais. O monitoramento da população pode indicar se está havendo problemas de conservação da área sob estudo (diminuição da integridade ecológica).

(4)

Tabela I – Espécies IECO e sua localização.

ESPÉCIE IECO GUILDA EEJ/EELA OIT

Crypturellus undulates granívora x x

Penelope superciliaris frugívoro x x

Trogon surrucura frugívoro x x

Baryphtengus ruficapillus

insetívoro sub-bosque x —

Galbula ruficauda insetívoro sub-bosque x —

Malacoptila striata insetívoro sub-bosque x —

Veniliornis passerinus insetívoro tronco x x

Lepidocolaptes angustirostris insetívoro tronco x — Synallaxis ruficapilla insetívoro sub-bosque x x Poecilurus scutatus insetívoro sub-bosque x

Automolus leucophthalmus insetívoro sub-bosque x x

Dysithamnus mentalis insetívoro sub-bosque x x

Pyriglena leucoptera insetívoro sub-bosque x —

Conopophaga lineata insetívoro sub-bosque x —

Antilophia galeata onívoro sub-bosque x —

Chiroxiphia caudata onívoro sub-bosque x x

Manacus manacus onívoro sub-bosque x —

Lathrotriccus euleri insetívoro sub-bosque x x

Platyrinchus mystaceus insetívoro sub-bosque x — Tolmomyias sulphurescens insetívoro sub-bosque x —

Corythopis delalandi insetívoro sub-bosque x —

Cacicus haemorrhous frugívoro x —

Basileuterus leucophrys insetívoro sub-bosque x —

Habia rubica insetívoro sub-bosque x x

CONCLUSÕES

Apesar da riqueza específica registrada na Estação Ecológica de Jataí (EEJ), algumas espécies de aves estreitamente associadas a habitat com características estruturais pouco alteradas ou com hábitos alimentares especializados não foram observadas ou apresentaram baixa ocorrência. Somado aos diferentes fatores de ameaça à avifauna na estação ecológica e em seu entorno, esse quadro evidencia que, mesmo sendo unidade de conservação, a EEJ pode ter sua integridade ecológica ameaçada.

O estudo aponta a necessidade de novas pesquisas para ampliar o entendimento e a caracterização da avifauna regional, ou seja, caracterização da estrutura de vegetação, da avifauna e da vegetação de outros fragmentos do entorno, monitoramento das espécies IECO a longo prazo e trabalhos de educação ambiental

.

(5)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALEIXO, A. e VIELLIARD, J. 1995. Composição e dinâmica da avifauna da mata de Santa

Genebra, Campinas, SP. Revista Brasileira de Zoologia, vol. 12, 493-511.

ALVES, M. A. S. e SILVA, J. M. C. 2000. A ornitologia no Brasil: desenvolvimento,

tendências atuais e perspectivas. In ALVES, M. A. S.; SILVA, J. M. C.; SLUYS, M. V.; BERGALHO, H. G. e ROCHA, C. F. D. (Orgs.), A Ornitologia no Brasil: Pesquisa atual e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora da UERJ. p. 327–344.

BLONDEL, J.; FERRY, C. e FROCHOT, B. 1970. La méthode des indices ponctuels d’abondance

(IPA.) ou des relevés d’avifaune par “stations d’écoute'”. Alauda, vol. 38, 55-71.

CANTERBURY, G. E. et al. 2000. Bird communities and habitat as ecological indicators of forest

condition in regional monitoring. Conservation Biology, vol. 14, nº 2, 544-58.

LAWLER, J. J. et al. 2003. Rare species and the use of indicator groups for conservation

planning. Conservation Biology, vol. 17, nº 3, 875-82.

PIRES, A. M. Z. C. R. 2000. Diretrizes para a conservação da biodiversidade em planos de

manejo de unidades de conservação. Caso de estudo: Estação Ecológica de Jataí e Estação Experimental de Luiz Antônio (Luiz Antônio, SP). Tese (Doutorado), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

SANTOS, J. E.; PIRES, A. M. Z. C. R. e PIRES, J. S. R. Caracterização ambiental de uma unidade de conservação: Estação Ecológica de Jataí, Luís Antônio, SP. São Carlos: UFSCar, 2000. 17 p. Folheto.

TOPPA, R. H.; PIRES, J. S. R.; DURIGAN, G.; FIORI, A.; MAROTTI, P. S. e OLIVEIRA, C.

H. 2002. Fitofisionomias da Estação Ecológica de Jataí, Luis Antônio, SP, p.

611-620. In: Anais do III Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, Fortaleza.

VIELLIARD, J. M. E. e SILVA, W. R. 1990. Nova metodologia de levantamento quantitativo

e primeiros resultados no interior do Estado de São Paulo, Brasil, p. 117-151. In: Anais

do IV Encontro Nacional dos Anilhadores de Aves, Recife.

WILLIS, E. O. 1974. Populations and local extinctions of birds on Barro Colorado Island,

Panamá. Ecological Monographs, vol. 44, 153-69.

WILLIS, E. O. e ONIKI, Y. 2002. Birds of a central São Paulo woodlot: 1. Censuses 1982–

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe