• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM: CARACTERIZANDO O CONTEXTO BRASILEIRO 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM: CARACTERIZANDO O CONTEXTO BRASILEIRO 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM: CARACTERIZANDO O CONTEXTO BRASILEIRO1

Isa de Jesus Coutinho2, Lynn Rosalina Gama Alves 3

Tema: O presente estudo situa-se na área de Educação e toma como tema central a

avaliação da qualidade dos jogos digitais para o ensino e aprendizagem.

Introdução

As investigações sobre as contribuições dos jogos digitais para a educação são crescentes. Pesquisadores tanto nacionais quanto internacionais tem se dedicado a descobrir a potencialidade deste elemento tecnológico para os processos de ensino e aprendizagem4. O desenvolvimento de metodologias que possibilitem definir de que

forma e que meios pode-se avaliar às contribuições dos jogos como elemento educativo, tem sido interesse de alguns destes pesquisadores5. Neste artigo, que é parte do

doutorado de uma das autoras, objetiva-se através de um levantamento bibliográfico 1 Artigo apresentado ao Eixo Temático 16 - Games / Processos de aprendizagem / Cognição do IX Simpósio Nacional da ABCiber.

2 A Pesquisadora é Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC- da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Pesquisadora do Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais (CV). Email: isacoutinho13@hotmail.com

3 A Pesquisadora é Pós-doutorado na área de Jogos digitais pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Doutora em Educação e Comunicação pela Universidade Federal Bahia. UFBA. Professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Professora visitante do Instituto Tecnológico de Bragança - Mirandela - Pt. Coordenadora do Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais. (CV). Email: lynnalves@gmail.com

4 A exemplo de Squire (2004); Alves (2012, 2016); Eguia-Gomez, (2012); Alves e Coutinho, (2016): Alves e Telles, (2016) e outros.

5 Savi, 2011; Azevedo, 2012; Vilarinho e Leite, (2015); Coutinho e Alves, 2016; Shchiglik et al. (2016); e Kiili et. al. (2016), como exemplos.

(2)

caracterizar o estado em que este conhecimento se apresenta no cenário brasileiro. A relevância deste levantamento se constitui como um processo necessário diante do tema em estudo uma vez que a pretensão desta investigação é contribuir para o desenvolvimento de processos avaliativos que auxiliem os docentes a interagirem com os jogos digitais nos cenários escolares a partir da avaliação de sua qualidade.

Metodologia

Trata-se de um levantamento bibliográfico que envolveu publicações entre os períodos entre 2006 e 2015 com a redação dos idiomas Inglês, Espanhol e Português. Foram descartadas publicações como relatórios, resenhas, bibliografias e editoriais, assim como short papers. Duas questões norteadoras contribuíram para a refinação dos critérios de busca em consonância com os propósitos do estudo. A primeira questão visou identificar quais estudos propunham perspectivas para avaliar os jogos digitais com finalidade educativa, já a segunda objetivou especificar as investigações voltadas para a avaliação da qualidade destes jogos. A amostragem foi definida através de maior concentração nas observações e análises dos estudos agregados à área educacional. A seleção dos descritores atendeu a seguinte organização: avaliação de jogos digitais com as combinações para jogos eletrônicos, games, videogames e videojuegos; avaliação da qualidade de jogos digitais, avaliação da qualidade de jogos digitais educativos, seguindo a combinação anterior; games quality evaluation; game analysis;

evaluation of the quality of educational digital games.

O processo de busca automática, por meio da criação de filtros e estratégias de recuperação, ocorreu nas seguintes bases de dado: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGAMES; Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – SJEEC; Banco de Teses da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES; Google acadêmico e em buscas aleatórias.

Dois requisitos foram ponderados para a opção das fontes acima. O primeiro deles diz respeito à especificidade da fonte para o tema, como os exemplos do SBGAMES, SJEEC que concentram seu investimento nos estudos dos jogos digitais. Enquanto o segundo atendeu ao potencial de representatividade e relevância como espaço de busca por parte de pesquisadores. Destacaram-se o Banco de Teses da Capes, e o Google acadêmico. A descrição e identificação das investigações obedeceram aos critérios das publicações ano a ano, tendo como requisitos a prevalência das frequências.

(3)

Resultados

Até onde foi pesquisado contabilizou-se 30 trabalhos. O SBGAMES, com 11 artigos, e o Google Acadêmico, com 10, foram às fontes nas quais se obteve o maior número de publicações relacionadas ao tema. Em seguida, o Banco de Teses da Capes, com 8 investigações, sendo 3 teses e 5 dissertações. Por fim, o SJEEC, com apenas um artigo. Não foram identificados estudos sobre o tema na base de dados do Scielo. Dos 30 trabalhos apreciados, a área de computação com o enfoque para o design de jogos atingiu a maior proporção com 60% das publicações. Em educação, obtiveram-se 26,6% e, em menor proporção, outras de área do conhecimento, totalizando 13,4%. Das oito (26,6%) produções atreladas à área de educação, apenas duas delas se destinaram ao desenvolvimento de instrumentos de avaliação representado por um trabalho de dissertação e por um artigo.

Análises e discussões

Os resultados encontrados revelaram que as investigações sobre avaliação dos jogos digitais com finalidade educativa no Brasil encontram-se em constante crescimento, atingindo a maior frequência em 2015, onde totalizam onze estudos após este período. Esta situação parece refletir a necessidade de pesquisas sobre as potencialidades ou possibilidades dos jogos digitais para as práticas educativas, bem como o interesse de pesquisadores e desenvolvedores em produzir jogos de melhor qualidade.

Mais da metade das publicações identificadas apresentaram como intenção contribuir para o design do jogo digital educativo através de avaliações formativas. Com relação a metodologia, os estudos brasileiros têm como predominância as abordagens qualitativas. Estes estudos quando analisados parecem se aproximar de perspectivas de avaliação de cunho mais prescritivo a revelação de dados empíricos. O que não permite por exemplo, uma análise mais refinada de sua efetividade tendo em vista a pluralidade metodológica. Nas pesquisas concentradas na área educacional, não foram encontradas iniciativas que objetivassem investigar ou avaliar a qualidade dos jogos digitais para os espaços escolares, o que de certa maneira pode revelar uma importante fragilidade tanto em definir o que significa um jogo digital de qualidade para o cenário educativo quanto em identificar dispositivos ou estratégias avaliativas que contribuam para este fim.

(4)

Retomando as duas questões que nortearam este levantamento sobre: Quais estudos propunham perspectivas para avaliar os jogos digitais com finalidade educativa? E quais avaliam a qualidade de jogos digitais com finalidade educativa? Foi possível concluir que se trata de um conhecimento em construção com o maior interesse da área de computação para investigação sobre o tema. No que se refere à área educacional, houve pequena contribuição nos últimos dez anos.

Não existe, até o momento, considerando os limites desta pesquisa, um instrumento que objetive avaliar a qualidade dos jogos digitais para os cenários escolares, de forma a permitir que o professor avalie a possibilidade de interação desses elementos tecnológicos no âmbito pedagógico.Mesmo que o estudo desenvolvido por Savi (2010) tivesse como proposição um modelo de avaliação para avaliar a qualidade dos jogos, tal modelo foi restrito apenas para o ensino da engenharia do software.

Considerando os dados revelados acima, justifica-se a relevância da pesquisa aqui proposta tanto na ampliação do campo da avaliação de jogos digitais nos cenários brasileiros e internacionais, em particular na área da educação, quanto na contribuição para a interação dos jogos digitais na escola, na medida em que subsidiará a prática pedagógica. Além do que, por se tratar de uma pesquisa atrelada a área de educação tem um papel fundamental em promover esta mediação que até então parece se concentrar no interesse da indústria de jogos e nos desenvolvedores.

Palavras-chave: avaliação de jogos digitais; avaliação da qualidade de jogos digitais

educativos; qualidade de jogos digitais; jogos digitais e aprendizagem; jogos digitais e cenários escolares;

REFERÊNCIAS

ALVES L. Games, colaboração e aprendizagem. In: OKADA, A. (Org.). Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais: coaprendizagem e desenvolvimento profissional. Milton Keynes: Colearn, 2012, v. 1. p. 20-30.

_________. Práticas Inventivas, na interação com as tecnologias digitais e telemáticas: o caso do Gamebook Guardiões da Floresta. Revista de Educação Pública. Cuiabá. v. 25. N 59/2. p. 574-593. mai/ago. 2016.

AZEVEDO, V.A. Jogos Eletrônicos e Educação. RENOTE. Revistas Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre. v. 10. n. 3. p. 1-10. dez. 2012.

COUTINHO, I.J; ALVES, L.R.G. Os desafios e possibilidades de uma prática baseada em evidências com jogos digitais nos cenários educativos. In: ALVES, L.R.G; COUTINHO, I. J.

(5)

(Org.). Jogos Digitais e Aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Papirus, Campinas, 2016. p. 105-122.

CONTRERAS-ESPINOSA, R S.; HILDEBRAND, H. R.; EGUIA-GÓMEZ, J. L. Aprendizagem baseada em Jogos Digitais: entrevistas com professores que utilizam jogos digitais em suas práticas educativas. In: XII Simpósio brasileiro de games e entretenimento digital SBGames, São Paulo, Trilha da Computação, 2013. p.204-210.

KIILI, K., LAINEMA, T., DE FREITAS, S. and Arnab, S. Flow framework for analyzing the quality of Educational games. Entertainment Computing. v. 5. n. 4. p. 367-377. Agosto/ 2016 SAVI, R. Avaliação de Jogos voltados para disseminação do conhecimento. 2011. 238 f. Tese. (Doutorado em Engenharia e Gestão de Conhecimento). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Santa Catarina. 2011.

SQUIRE, K. D. Games, Learning and Society: Building a Field. Educational Technology. University of Wisconsin Madison. p. 51-54. 2007

SHCHIGLIK, C.; BARNES, S. J.; SCORNAVACCA, E. The development of an instrument to measure mobile game quality. Journal of Computer Information Systems. Sidney. v. 56. n. 2. p. 97-105. Jan/2016.

VILARINHO, L.R.G; LEITE, M.P. Avaliação de jogos eletrônicos para uso na prática pedagógica: ultrapassando a escolha baseada no bom senso. RENOTE. Revistas Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre. v. 1. n. 13. p. 1-11. jul. 2015.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

Assim, este projeto de intervenção tem como objetivo planejar ações de implantação da Estratégia de Saúde da Família na Unidade de Atenção Básica Ana Mafra Aguiar do

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi