• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal do Ceará Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras - DLE Núcleo de Cultura Clássica NUCLASS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal do Ceará Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras - DLE Núcleo de Cultura Clássica NUCLASS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do Ceará

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Departamento de Letras Estrangeiras - DLE

Núcleo de Cultura Clássica – NUCLASS

E

DITAL

N

UCLAS Nº

01/2011-PRPPG

S

ELEÇÃO PARA O

C

URSO DE

E

SPECIALIZAÇÃO EM

E

STUDOS

C

LÁSSICOS

T

URMA

V

A Universidade Federal do Ceará, através do Núcleo de Cultura Clássica do Departamento de Letras Estrangeiras, comunica a abertura de inscrição para a seleção de candidatos ao curso de Especialização em Estudos Clássicos – Turma V, na modalidade presencial.

1. OBJETIVO DO CURSO

Enquanto instrumento de capacitação e titulação de profissionais portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, o Curso de Especialização em Estudos Clássicos tem por objetivo maior difundir a cultura da Antiguidade greco-latina e fomentar pesquisas nesse domínio. A fim de atingir tal meta, esse curso contempla ainda os seguintes objetivos específicos: aprofundar o conhecimento dos alunos em grego e latim, levando-os a traduzir textos escritos nessas línguas; estudar e traduzir textos basilares do universo greco-latino, principalmente na área da Poética; suscitar estudos que integrem disciplinas, departamentos e instituições de ensino, desvelando as possibilidades que os temas clássicos podem oferecer a diversos cursos de graduação e pós-graduação; enfim, preparar um público-alvo para a linha de pesquisa em “estudos comparados de literatura de línguas clássicas”, do Mestrado em Letras da UFC (com área de concentração Literatura Comparada).

2.DA CLIENTELA E VAGAS OFERECIDAS

§1 São oferecidas 33 (trinta) vagas, distribuídas da seguinte maneira:

a. Público pagante (externo à UFC):

1. 14 (quatorze) vagas poderão ser pleiteadas por candidatos novos (pagantes);

2. 16 (dezesseis) são reservadas aos aprovados na seleção realizada pelo edital NUCLAS 02/2010;

(2)

b. Público interno:

1. 3 (três) vagas serão reservadas para os professores e funcionários técnico-administrativos da UFC (Capítulo 4, abaixo).

§2 Todas as vagas acima destinam-se a profissionais portadores de diploma de cursos de graduação reconhecido pelo MEC.

§3 Os candidatos contemplados no item a, nº 2 acima deverão manifestar sua intenção de cursarem a referida especialização por meio de um requerimento escrito, assinado e encaminhado ao Coordenador da Especialização. Este requerimento deve ser entregue na Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras durante o período de inscrições aberto por este edital conforme o capítulo 5.

§4 Os candidatos de que trata o item a, nº 2 acima estão igualmente sujeitos ao disposto no Capítulo 10 desse edital.

§5 Os candidatos mencionados no item a, nº 2 acima que tenham solicitado a devolução de qualquer item de documentação exigida para a inscrição (Capítulo 6 deste edital e do edital NUCLAS 02/2010) durante o interstício entre a última seleção e a presente, deverão devolvê-lo ou substituí-lo no ato de entrega do requerimento mencionado no §3 acima. Os que assim não procederem terão sua inscrição invalidada, ainda que tenham sido aprovados da seleção do Edital NUCLAS nº 02/2010.

§6 Os candidatos referidos no item a, nº 2 acima que manifestem seu desejo de cursar a V Turma de Especialização em Estudos Clássicos, de acordo com o §3 deste capítulo, estarão doravante sujeitos às regras definidas neste edital.

§7 Os candidatos referidos no item a, nº2 acima que falharem em cumprir qualquer uma das exigências por este estipuladas serão automaticamente desclassificados e sua vaga será remanejada entre os inscritos na seleção deste edital, de acordo com sua classificação final no certame.

§8 Caso não haja candidatos inscritos dentre o público interno (item b, acima), e/ou o número de inscritos nessa categoria seja inferior a 3 (três), as vagas remanescentes serão remanejadas entre os candidatos contemplados no item a acima, de acordo com a classificação final dos candidatos.

3.DO REGIME E DA DURAÇÃO

O curso tem duração de 18 (dezoito) meses, com funcionamento aos sábados, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, totalizando 432h/aulas.

4.DA COTA DE VAGAS

Serão oferecidas 03 (três) vagas para servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará, desde que atendam as exigências do capítulo 2 deste edital.

(3)

5.INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas no período de 08 de novembro a 28 de dezembro de 2010, nos dias úteis, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h, no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), na Avenida da Universidade, 2683, Fortaleza, CEP 60020-181, fone (85) 3366 7611/ 7612. Não serão aceitas inscrições por fax, e-mail ou correios.

6.DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A INSCRIÇÃO

No ato da inscrição, serão exigidos:

1. Ficha de inscrição (Anexo B deste edital), preenchida e assinada – o candidato se responsabiliza por todas as informações nela contidas;

2. 2 (duas) fotos 3x4 coloridas;

3. Cópia da Carteira de Identidade e do CPF e apresentação dos originais para conferência;

4. Cópia do diploma do curso de graduação (ou de documento equivalente) e apresentação do original para conferência;

5. Cópia do histórico escolar do curso de graduação e apresentação do original para conferência;

6. Cópia do currículo Lattes (http://www.cnpq.br), acompanhada das cópias das respectivas comprovações das atividades e produção acadêmica lá constantes;

7. Requerimento (escrito de próprio punho ou digitado, impresso e devidamente assinado) endereçado ao coordenador do curso, manifestando o interesse do candidato em participar do processo de seleção e, se aprovado, em matricular-se no curso de Especialização em Estudos Clássicos.

7.PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção realizar-se-á nos dias 03, 05 e 07 de janeiro de 2011 e consistirá de três fases:

(a) PRIMEIRA FASE: Prova de proficiência leitora em língua estrangeira, de caráter eliminatório:

§1 A prova de proficiência leitora realizar-se-á no dia 03 de janeiro de 2011, das 08h às 12h nas dependências do Centro de Humanidades, em sala a ser divulgada oportunamente em cartaz afixado na Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras. A língua estrangeira será escolhida pelo candidato no momento da inscrição dentre as alternativas constantes na ficha de inscrição. Tal prova consistirá na leitura de um texto acadêmico (redigido na língua escolhida pelo candidato) e na resolução de 5 (cinco) questões de interpretação pertinentes ao mesmo texto

(4)

– as questões e as respostas serão redigidas em português. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a cinco (5,0).

§2 O resultado da Primeira Fase será divulgado no dia 04 de janeiro de 2011 a partir das 14h, em cartaz afixado junto à Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras. Os aprovados nessa fase estarão automaticamente classificados para a Segunda Fase.

§3 Não haverá revisão ou vistas de provas.

(b)SEGUNDA FASE: Prova de conhecimentos em cultura clássica greco-romana, de

caráter classificatório:

§1 A prova de conhecimentos em cultura clássica greco-romana realizar-se-á no dia 05 de janeiro de 2011, das 08h às 12h, nas dependências do Centro de Humanidades, em sala a ser divulgada oportunamente em cartaz afixado na Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras. Essa prova será dividida em duas partes. A Primeira Parte (com valor de 2 pontos) consistirá de três frases em grego e de três em latim, dentre as quais o candidato deverá escolher apenas duas (2) frases, sendo uma (1) de cada língua, e traduzi-los ao português – é permitida a utilização de dicionário. A Segunda Parte (com valor de 8 pontos) consistirá de quatro (4) questões dissertativas sobre a cultura clássica Greco-romana (filosofia, história, literatura e religião).

§2 O resultado da Segunda Fase será divulgado no dia 06 de janeiro de 2011, a partir das 14h, em cartaz afixado junto à Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras. Os aprovados nessa fase estarão automaticamente classificados para a Terceira Fase.

§3 Não haverá revisão ou vistas de provas.

(c) TERCEIRA FASE:Entrevista, de caráter classificatório:

§1 A entrevista será realizada pelos professores integrantes do curso de Especialização em Letras Clássicas no dia 07 de janeiro de 2011, em local e horário a ser definido e publicado por ocasião da divulgação dos resultados da prova da Segunda Fase, conforme item (b) acima. Cada um dos entrevistadores atribuirá uma nota de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) a cada um dos candidatos entrevistados. Para fins de cômputo da nota, será levado em consideração o desempenho do candidato durante a entrevista frente às perguntas do entrevistador. Os critérios de avaliação serão:

a) capacidade de responder às perguntas de forma clara, sucinta e honesta;

b) capacidade de desenvolver um diálogo coerente, argumentativo e crítico;

c) conhecimento da área de Estudos Clássicos, demonstrando poder avaliar o impacto que a formação a que almeja poderá ter na sua vida e na vida da comunidade;

(5)

d) demonstrar ter o tempo necessário, os recursos e o interesse para poder se dedicar ao curso a que se candidata por todo o período de vigência deste.

§2 O curriculum vitae, entregue pelo candidato no ato da inscrição, também será levado em consideração na integralização da nota da Terceira Fase, desde que acompanhado das respectivas comprovações.

§3 O candidato que não comparecer à entrevista estará automaticamente desclassificado, não cabendo recurso ou justificativa.

§4 A nota atribuída pelos entrevistadores tem caráter final e definitivo, não cabendo revisão ou recurso de qualquer espécie.

8.DA CLASSIFICAÇÃO

§1 A média final de cada candidato será igual à média aritmética simples das notas atribuídas nas avaliações da Segunda e Terceira Fases, itens (b) e (c), respectivamente, do capítulo 7 deste edital, com precisão de duas casas decimais.

§2 A classificação será feita por meio da ordem decrescente das médias finais até o limite de vagas ofertadas conforme o capítulo 2 deste edital, ficando automaticamente desclassificados todos aqueles candidatos que obtiverem média inferior a 5,00 (cinco).

§3 O desempate será feito observando-se os seguintes critérios:

a) 1º - maior nota na entrevista;

b) 2º - maior nota no currículo;

c) 3º - candidato de maior idade;

d) 4º - candidato que tenha prestado serviço eleitoral nas últimas eleições, desde que devidamente comprovado (o candidato que desejar usufruir deste benefício deverá anexar comprovante emitido por sua seção eleitoral no ato da inscrição).

9. RESULTADO FINAL

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de janeiro de 2011, a partidas 09h na Secretaria do Departamento de Letras Estrangeiras. Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula de acordo com as datas e termos especificados capítulo 10 deste edital.

10.DA MATRÍCULA

O período de matrícula será anunciado em data oportuna, de acordo com o calendário definido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (http://www.prppg.ufc.br), no horário das

(6)

09h às 12h e de 14h às 17h, no Departamento de Letras Estrangeiras. Nesse momento os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

1. Ficha de matrícula, fornecida pela Secretaria do DLE, preenchida e assinada, obrigando-se o candidato a cumprir os regulamentos e o regimento do curso (consultar o site http://www.prppg.ufc.br);

11.DA DESISTÊNCIA

§1 Serão considerados desistentes os candidatos selecionados que não se matricularem nas datas previstas ou que não frequentarem aula alguma até o dia 01 de março de 2011, sem a devida e imediata justificativa. Nesse caso, as vagas correspondentes serão imediatamente preenchidas, levando-se em consideração a ordem de classificação.

§2 Não haverá, em hipótese alguma, devolução ou reembolso, de qualquer espécie, de taxas ou valores de mensalidade já pagos pelos candidatos que venham a desistir do curso após nele terem se matriculado, independentemente de o haverem cursado ou não.

12.INÍCIO DO CURSO

O curso terá início no dia 02 de fevereiro de 2011, nas dependências do Centro de Humanidades.

13.CALENDÁRIO

Período de Inscrições 08/11/2010-28/12/2010 Na Secretaria do DLE RESULTADO DAS INSCRIÇÕES 30/12/2010 Na Secretaria do DLE

PRIMEIRA FASE 03/01/2011 08h-12h – Dependências do

Centro de Humanidades (CH) RESULTADO DA PRIMEIRA FASE 04/01/2011 A partir das 14h00. Secretaria do DLE SEGUNDA FASE 05/01/2011 08h00-12h00 – Dependências do Centro de Humanidades (CH) RESULTADO DA SEGUNDA FASE 06/01/2011 A partir das 14h00. Secretaria do DLE ENTREVISTA 07/01/2011

Local e horário a ser definido. Dependências do Centro de

Humanidades (CH)

RESULTADO FINAL 10/01/2011 A partir das 09h00.

Secretaria do DLE MATRÍCULA A SER DEFINIDO 08h às 12h e 14h às 17h, na

Secretaria do DLE INÍCIO DAS AULAS A SER DEFINIDO Sábados, das 08h às 12h e das

(7)

14.CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão analisados pela Coordenação do Curso de Especialização e pela Comissão de Seleção, à luz dos regimentos da Universidade Federal do Ceará, do Centro de Humanidades e do Departamento de Letras Estrangeiras.

15.DISPOSIÇÕES FINAIS

§1 Este Edital tem validade de um (01) ano a partir da data de sua publicação e terá vigência durante todo o período de duração da V turma de Especialização em Estudos Clássicos.

§2 O mesmo poderá ser modificado posteriormente por meio de um ou mais editais corretivos, se assim entender ser necessário a Coordenação do Curso de Especialização mantendo-se, no entanto, a sua vigência naquelas cláusulas que, dessa forma, não venham a ser modificadas.

§3 A inscrição e a eventual matrícula dos aprovados na V Turma do Curso de Especialização em Estudos Clássicos, definida por este edital, implica na aceitação incondicional de todas as suas regras.

15.ANEXOS

ANEXO A–TABELA DE PONTUAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO.

ANEXO B–FICHA DE INSCRIÇÃO.

Fortaleza, 11 de outubro de 2010

Prof. Robert de Brose Coordenador do Curso de Especialização em Estudos Clássicos.

Referências

Documentos relacionados

fazia considerações diversas: criticava as isenções de responsabilidade técnica; afirmava a necessidade da assistência profissional na solução da “moradia econômica”;

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX/UFU) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP/UFU), ambas da Universidade Federal de

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível superior do curso de Administração,

– Águas e Resíduos da Madeira, S.A., sociedade comercial anónima de capitais exclusivamente públicos, criada pelo Decreto Legislativo Regional número 7/2009/M, de 12

Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), por meio do Programa de Pós- Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do

Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa

A falta de pavimentação ocasiona transnominação nos 80% das ruas estudadas. Uma vez que essas ruas fazem parte da periferia da cidade e não possuem saneamento básico