• Nenhum resultado encontrado

Internações por covid-19 sobem 26% em Cuiabá em duas semanas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Internações por covid-19 sobem 26% em Cuiabá em duas semanas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

www.estadaomatogrosso.com.br CAPITAL: R$ 2,00 INTERIOR: R$ 3,00 CUIABÁ, QUINTA-FEIRA, 5 de AGOSTO de 2021

FUNDADO EM 2019 - Edição 527 - Concluída às 18h

Gilberto Leite

Internações por covid-19 sobem

26% em Cuiabá em duas semanas

Gilberto Leite

PÁG. 5

O número de internações por covid-19 na Capital apresentou crescimento de 26% entre os dias 18 e 31 de julho. As informações constam no Informe Epi-demiológico nº 59, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nesse período foram registradas 261 internações, um avanço signifi cativo na comparação com as semanas anteriores, já que foram 206 internações nas semanas 27 e 28. Além disso, pela segunda semana consecutiva, Cuiabá e mais 13 municípios estão com classifi cação de alto risco de contágio, situação agravada pela suspeita de chegada da variante Delta do coronavírus

PÁG. 4

Auxílio-moradia de

policiais em pauta

PÁG. 4

A Assembleia Legislativa decidiu colocar um ponto fi nal na discussão sobre a taxação dos servidores aposentados e pensionistas do Estado. O presidente da Casa, Max Rus-si (PSB), garantiu nesta quarta-feira (4) que o projeto de lei complementar tratando da isenção para os inativos será encaminhado para a sanção até a próxima semana. Para isso, admite até a possibilidade de convocar sessões no fi nal de semana. O primeiro passo foi dado nesta quarta, com a leitura do texto em plenário

AL GARANTE

RESOLVER A

PREVIDÊNCIA

ATÉ SEXTA

O deputado estadual João Batista (Pros) propôs durante a sessão desta quarta-feira (4) a criação de auxílio-moradia para poli-ciais. Ele argumenta que os servidores, em muitas ocasiões, são alocados para atuar em municípios diferentes da sua origem, não tendo a opção de recusar. Outra preocupação é sobre o défi cit na Segurança Pública, que faz com que alguns agentes atuem em duas a três cidades, principalmente no interior do estado

PÁG. 5

TRÊS MORREM EM BATIDA CONTRA CARRETA

PÁG. 3

TRABALHADOR

PECHINCHA

POR RENDA

Com quase 14,8 milhões de pessoas em busca de trabalho, o mercado no Brasil vive seu pior momento nesta pande-mia de covid-19. Ainda que as ofertas de empregos tenham surgido com o avanço da va-cinação, a taxa de desempre-go é a segunda maior da série histórica brasileira. São em circunstâncias como essas que os profi ssionais desemprega-dos aceitam salários menores do que os desejados. Diante disso, estudos concluíram que as perdas nos rendimentos chegam a 14%

BRASIL BATE RECORDE DE

MULHERES MEDALHISTAS

PÁG. 6

(2)

P

G

2 -

OPINIÃO

www.estadaomatogrosso.com.br

Montanha-russa

EDITORIAL

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

CUIABÁ, QUINTA-FEIRA, 5 de AGOSTO de 2021

EDITORA ADJUNTA:

CÁTIA ALVES

EDITOR DE ARTE:

AQUILES A. AMORIM

Avenida Mato Grosso, nº 619 - Centro - CEP: 78005-03 – Fone: (65) 3365-1187 – E-mail: redacao@estadaomatogrosso.com.br – comercial@estadaomatogrosso.com.br

COLUNISTAS SOCIAIS:

HEBERT MATTOS VALDOMIRO ARRUDA WARNER WILLON

Os artigos de opinião assinados por colaboradores e/ou articulistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste veículo.

Colabore com o debate público sobre nosso estado. Envie artigos e opiniões para: redacao@estadaomatogrosso.com.br REPORTAGEM: JEFFERSON OLIVEIRA MAK LÚCIA MATHEUS MAURÍCIO PRISCILLA SILVA AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS: AGÊNCIA BRASIL ADMINISTRAÇÃO: DIRETOR GERAL:

GEANDRÉ FRANK LATORRACA

EDITOR CHEFE:

GABRIEL SOARES

FUNDADOR

GEANDRÉ FRANK LATORRACA

EM 2019 CNPJ: 33.619.994/0001-88 FOTOGRAFIA: GILBERTO LEITE EDITOR ONLINE: TARLEY CARVALHO ESTAGIÁRIOS: BRENDA CLOSS IGOR GUILHERME KEREN BÁRBARA

O

Notícias falsas compartilhadas pelas redes

sociais podem prejudicar a batalha contra o novo

coronavírus. O Ministério da Saúde disponibiliza

uma página na internet -

saude.gov.br/fakenewsco-ronavirus - para destruir mitos e curas milagrosas.

Verifi que sempre! Lembre-se: combater o vírus é

uma responsabilidade de todos nós.

FIQUE ATENTO!

APOIO:

BOTON PÁGINAS - 1COL X 5CM

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

DIRETORA FINANCEIRA: MICHELLE DORILEO DIRETOR COMERCIAL: TIAGO DORILEO

EDITORA / SOCIAL MEDIA:

GLÁUCIA M. R. DE ALMEIDA Ivete Barros (*)

Essa semana o Centro de Polí-ticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social) divulgou uma pesquisa preocupante. O Brasil tem a terceira população de jovens mais tristes do mundo.

O indicador demonstra que os jovens estão cada vez menos felizes. E essa é uma realidade que vem aumentando desde 2013. Ou seja, estamos há oito anos em um ciclo de uma notória redução na per-cepção de felicidade entre os jovens.

Eu como educadora e psicopedagoga fi co em estado de alerta ao ler essa pesquisa, porque meus alunos – que estão na primeira infância e na pré-adolescência - serão os jovens de amanhã, e a fase de aprendizagem que eles se encontram – Ensino Fundamen-tal – é a fase na qual se criam bases tanto para o aprendizado adequado, o desenvol-vimento humano, e emocional.

Sabemos que a pandemia está provo-cando impactos profundos na formação dos pequenos, mas isso não pode ser empecilho para que olhemos para algumas questões que envolvem a construção das emoções e que já vem acontecendo mesmo antes da pandemia, e que extrapolam os limites da escola.

Uma das questões que infl uenciam dire-tamente nesta autoavaliação sobre felicidade está ligada diretamente ao ambiente familiar. Muitos pais e mães não têm conseguido dar a devida atenção aos seus fi lhos e participar do processo educacional, que tem seu primeiro estágio em casa.

Afeto, carinho, respeito e empatia estão sendo substituídos pelos aparelhos eletrô-nicos como smartphones, tablets, televisão, computador e games. Não estou aqui insti-tuindo uma espécie de tribunal da moralidade para afi rmar que esses itens devem estar longe das crianças. Pelo contrário, acredito que podem até auxiliar no processo educa-cional quando utilizados da forma correta.

Por outro lado, os aparelhos citados não podem ser substitutos da

peda-gogia do afeto, uma perspectiva que aplico no ambiente escolar, mas, que também deve ser vivida em casa.

Como fazer isso em meio ao turbilhão de atividades da rotina dos adultos? É simples: valorize momentos coletivos em família, fazendo as refeições à mesa, realizando passeios em locais que estimulam a saúde e o bem-estar como cami-nhadas e piqueniques em parques públicos, passeios em meio à natureza, ou até mesmo a tutoria de pets ou o cultivo de plantas.

Mas o que isso pode mudar no índice de felicidade dos jovens? Posso afirmar que atitudes em família vão fomentar a responsabilidade que crianças, jovens e adultos terão individualmente e com o próximo. A empatia e o sentimento de per-tença provocarão experiências emocionais que impulsionará o indivíduo a enxergar o mundo além dos algoritmos de um jogo eletrônico, ou além das janelas limitadas das redes sociais.

Estamos diante de uma necessidade de expansão das nossas formas de relaciona-mento, seja em casa ou na escola, e ambas devem estar unidas, complementando as responsabilidades que cada uma tem para garantir que nossos fi lhos e alunos sejam jovens e adultos plenos, que encarem a vida de forma menos superfi cial e plástica como propagada na sociedade contemporânea.

Temos o desafi o de fundamentar valores universais indispensáveis para o convívio em sociedade, como honestidade, responsabili-dade, respeito. E reputo que a feliciresponsabili-dade, a partir dessa construção, será resultado de uma série de medidas simples, mas efi cazes, que vão fazer a diferença para as gerações que estão sendo formadas.

IVETE BARROS é psicopedagoga e diretora do Educandário Jardim das Goiabeiras, em Cuiabá.

Ivan Deus Ribas (*)

O Estado Democrático de Direito possui bases teóricas muito antigas, desde pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles. No entanto, foi na idade média que muitos con-tribuíram para o surgimento de um novo Estado, como Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, dentre outros.

As mudanças ocorridas se processaram ao longo do tempo, tendo como grande infl uência Charles Montesquieu que atuou decisivamente para saída de um Estado Me-dieval Absolutista e o surgimento do Estado Liberal. Em sua obra O Espírito das Leis alude à defesa dos direitos individuais, destacando: “existem as leis da natureza, assim chamadas porque decorrem unicamente de nosso ser. Para conhecê-las bem é preciso considerar o homem antes do estabelecimento das so-ciedades”.

Assim, foi surgindo uma nova organização social. A Constituição Federal de um país representou também a adoção de direitos sociais e a administração tripartite do Poder, direitos e garantias mais humanos foram se sedimentando, como nos dizeres de Norberto Bobbio os direitos humanos não nascem to-dos de uma vez e nem de uma vez por todas. Para Hannah Arendt, os direitos humanos não são um dado, mas um construído, uma invenção humana, em constante processo de construção e reconstrução. Dessa forma, o Estado passou a atuar dentro destes pilares.

Nessa esteira, igualmente, houve a ne-cessidade de fortalecer um sistema jurídico e interpretativo do ordenamento. Temos no pós-positivismo, novo sentido a compreensão dos princípios, conforme ensinamento de Luís Roberto Barroso e Ana Paula de Barcellos, no artigo científi co “O começo da história. A nova interpretação constitucional e o papel dos princípios no direito brasileiro” a ideia de uma nova interpretação constitucional liga-se ao desenvolvimento de algumas fór-mulas originais de realização da vontade da Constituição.

Não importa em desprezo ou abandono do método clássico – o subjuntivo, fundado na aplicação de regras – nem dos elementos tradicionais da hermenêutica: gramatical, his-tórico, sistemático e teleológico. Ao contrário, continuam eles a desempenhar um papel relevante na busca de sentido das normas e na solução de casos concretos. Dessa forma, conclamam, por exemplo, ao uso da ponderação, como elemento para superar as limitações da subsunção, a fi m de lidar com situações não imaginadas outrora, como a expansão dos princípios.

Ainda nos dizeres de Luís Roberto Barroso o emprego do termo princípio, pende-se a proeminência e à precedência desses man-damentos dirigidos ao intérprete, e não pro-priamente ao seu conteúdo, à sua estrutura ou à sua aplicação mediante ponderação. Os

princípios instrumentais de interpreta-ção constitucional constituem premis-sas conceituais, metodológicas ou

fi nalísticas que devem anteceder, no processo intelectual do intérprete, a solução concreta da questão posta.

Dessa maneira, o princípio da vedação do retrocesso, é meio ade-quado para garantir que não haverá diminuição dos valores constitucionais que asseguram o direito ao acesso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Para Celso Antônio Pacheco Fiorillo, o artigo 225, da Constituição Federal de 1988, estabelece a existência jurídica de um bem, que se estru-tura como de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, confi gurando nova realidade jurídica, disciplinando bem que não é público e nem, muito menos, particular.

Vale enfatizar, que na Carta Constitucional também fi gura o capítulo denominado Da Ordem Econômica, que aponta em direção aparentemente oposta ao da preservação dos recursos naturais, onde declara por meio do artigo 170, que está se encontra “(...) funda-da na valorização do trabalho (...), tendo por assegurar toda existência digna (...)”, o que segundo Paulo de Bessa Antunes deve ser exercida com respeito ao meio ambiente. A concepção de desenvolvimento sustentado (sustentável) busca conciliar a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico.

Dessa maneira, podemos considerar que o princípio da dignidade é fruto do atendimento aos valores de proteção aos bens ambientais conjuntamente com o desenvolvimento eco-nômico, sendo este valor axiológico previsto no artigo 1º, III, da Constituição Federal, que nas palavras de José Afonso da Silva, traduziria a identidade de nossa Carta Maior, vejamos: “(...) representa uma constituição eminentemente ambientalista, assumindo o tratamento da matéria em termos amplos e modernos. Igualmente ainda, no âmbito inter-nacional, decorre dos princípios 1 e 2 da De-claração de Estocolmo, proclamada em 1972 e reafi rmada na Declaração do Rio, proferida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio 92.

Por derradeiro, todos os Poderes devem se guiar através dos valores presentes em nosso ordenamento. No entanto, o Judiciá-rio, nas questões que exigirem o emprego da proporcionalidade, a fi m de aplacar os confl itos de interesse, em especial os que causem potencialmente danos ao meio ambiente, deve dosar os diversos princípios consagrados, para possibilitar o alcance do valor da dignidade em sua concretude. As-sim, nas lições de Luís Afonso Heck, quando dois princípios colidem, o princípio de peso relativamente maior decide, sem que o prin-cípio de peso relativamente menor, por isso, se torne inválido.

*IVAN DEUS RIBAS é advogado e atua na área ambiental.

Jovens menos felizes

(3)

ECONOMIA

-

P

G

3

www.estadaomatogrosso.com.br

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

CUIABÁ, QUINTA-FEIRA, 5 de AGOSTO de 2021

Para garantir o mínimo para sobrevivência, os brasileiros estão aceitando receber menos do que pretendiam e migram para a informalidade

Trabalhadores ‘pechincham renda’

Priscilla Silva

Com quase 14,8 mi-lhões de pessoas em bus-ca de trabalho, o merbus-ca- merca-do no Brasil vive seu pior momento nesta pande-mia de covid-19. Ainda que as ofertas de empre-gos tenham surgido com o avanço da vacinação, a taxa de desemprego é a segunda maior da sé-rie histórica brasileira – 14,4% no trimestre en-cerrado em maio. São em circunstâncias como es-sas que os profissionais desempregados aceitam salários menores do que os desejados, impulsio-nados pela ânsia de re-tornar ao mercado de trabalho. Diante disso, estudiosos que já analisa-ram cenários econômicos anteriores concluíram que as perdas nos rendi-mentos chegam a 14%.

Em levantamento feito com 935 profissionais de-sempregados, a empresa de consultoria e recruta-mento Luandre constatou que 90% dos candidatos aceitariam ganhar menos que o desejado. Na mes-ma pesquisa, a empresa observou que 85% dessas pessoas também estavam dispostas a assumirem cargos inferiores ou dife-rentes da área de forma-ção. As entrevistas foram feitas em julho de 2021, com participantes com idade entre 18 e 60 anos.

Alguns fatores são apontados para essa ‘adaptação’ dos trabalha-dores. Entre eles está a

‘SE VIRA NOS 30’

BOTON PÁGINAS - 1COL X 5CM

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

migração para informali-dade. “Os empregos in-formais são, geralmente, de pior qualidade e ofere-cem remunerações mais baixas do que no setor formal”, afirma publica-ção feita pelo Instituto de Pesquisa Economia Aplicada (Ipea), sobre as consequências do desem-prego para os rendimen-tos de reemprego.

Segundo o estudo, a informalidade torna-se alternativa atraente para quem fica desemprega-do, em especial nos pe-ríodos em que a situação do mercado de trabalho é desfavorável.

"As reduções nos ren-dimentos, nesse caso, costumam ser acentua-das. Esses resultados re-forçam o argumento de que nos períodos recessi-vos os trabalhadores que se tornam desemprega-dos reduzem os seus salá-rios de reserva e passam

a aceitar ofertas de em-pregos de pior qualidade, que não aceitariam caso a situação da economia fosse mais favorável”, descreve.

QUEDAS POR ATIVI-DADE - Em tempos de

pandemia, a taxa de

infor-malidade chegou a 40% no trimestre até maio de 2021, o que equivale a 34,7 milhões de pessoas, conforme dados da Pes-quisa Nacional por Amos-tra de Domicílios (PNAD Contínua), divulgada em 30 de julho. No

trimes-tre anterior, a taxa foi de 39,6%, com 34,0 milhões de informais. A mesma pesquisa constatou redu-ção nos rendimentos dos trabalhadores.

De março a maio de 2021, nenhuma ativida-de econômica mostrou

crescimento no rendi-mento médio real habitu-al, frente ao trimestre an-terior. Houve redução na indústria (-5,7%, ou me-nos R$ 145), comércio, reparação de veículos au-tomotores e motocicletas (-4,3%, ou menos R$ 86) e transporte, armazena-gem e correio (-4,5%, ou menos R$ 101). Se comparado ao mes-mo trimestre de 2020, as quedas são piores, com redução nos rendimen-tos da indústria (-11,9%, ou menos R$ 324), da construção (-11,7%, ou menos R$ 239), comér-cio, reparação de ve-ículos automotores e motocicletas (-7,3%, ou menos R$ 151), Trans-porte, armazenagem e correio (-8,8%, ou menos R$ 209) e Serviços do-mésticos (-6,0%, ou me-nos R$ 59).

Condições econômicas desfavoráveis levam brasileiros a aceitarem salários menores que o pretendido

Roberto Parizotti/Fotos Públicas

Wellton Máximo | ABr

O trabalho remoto dos servidores públicos fede-rais durante a pandemia da covid-19 gerou econo-mia de R$ 1,419 bilhão, divulgou nesta quarta--feira (3) a Secretaria Es-pecial de Desburocrati-zação, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. O levantamen-to considerou a redução de gastos de custeio (ma-nutenção da máquina pú-blica) de março de 2020 a junho de 2021.

Ao todo, foram analisa-dos cinco tipos de despe-sas: diárias; passagens e locomoção; energia elétri-ca; água e esgoto; e cópias e reprodução de documen-tos. De acordo com o Mi-nistério da Economia, cerca de 190 mil servidores pú-blicos federais continuam trabalhando de forma re-mota, o equivalente a 32% do total.

A digitalização dos ser-viços públicos contribuiu para a manutenção do tra-balho remoto. Atualmente, o Portal Gov.br oferece 4.648

serviços, dos quais 3.284 (70,7%) são completamente digitalizados, dispensando a necessidade de o cidadão sair de casa. Outros 647 serviços (13,9%) são parcial-mente digitalizados, reque-rendo o envio de documen-tos físicos ou a ida a alguma unidade de atendimento em alguma etapa, e 717 (15,4%) não são digitais, apenas ini-ciados pelo portal e executa-dos fisicamente.

Segundo o levantamen-to, o maior volume de eco-nomia foi registrado com passagens e despesas com locomoção, com R$ 512,6 milhões que deixaram de ser gastos desde o início da pandemia. Em seguida vêm os gastos com diárias em viagens (R$ 450,2 mi-lhões); energia elétrica (R$ 392,9 milhões); cópias e reproduções de documen-tos (R$ 57,7 milhões); e serviços de água e esgoto (R$ 5,9 milhões). Todos os valores foram atualizados pela inflação do período considerando o Índice Na-cional de Preços ao Consu-midor Amplo (IPCA).

PROGRAMA PERMA-NENTE - Por meio do

Pro-grama de Gestão (PG), o Ministério da Economia pretende transformar o teletrabalho permanente

CORTE DE GASTOS

Governo economia R$ 1,4 bi com trabalho remoto

em alguns órgãos, incen-tivando os órgãos federais a adotar o trabalho remo-to em atividades em que a presença física dos servido-res não seja essencial. Até o momento, nove órgãos federais completaram o processo de adesão.

Entre os ministérios, as pastas da Economia, da Cidadania, do Desenvolvi-mento Regional aderiram ao teletrabalho permanente.

Completam a lista a Agência Nacional de Telecomuni-cações (Anatel); a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); a Con-troladoria-Geral da União (CGU); a Advocacia-Geral da União (AGU); o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Segundo o Ministério da Economia, o

Progra-ma de Gestão representa uma mudança de cultura, ao substituir controle de frequência por controle de produtividade, com metas, prazos e tarefas defini-das, o que contribui para aprimorar a qualidade do serviço público. As regras para o teletrabalho no Po-der Executivo estão regu-lamentadas pela Instrução Normativa 65, de julho de 2020.

O Banco do Brasil S.A., conforme autorização concedida por intermédio da Portaria MF nº 202, de 21 de julho de 2004, Norma de Execução de Dívida MDA/SRA nº 01, de 29 de junho de 2011 e o contrato de financiamento entre este agente financeiro e o(s) mutuário(s) abaixo identificado(s), após esgotadas as tentativas de ciência por meio de notificação via remessa postal (AR), NOTIFICA POR OPERAÇÃO INADIMPLIDA DE CRÉDITO FUNDIÁRIO, que a não liquidação da operação no prazo máximo de 90 (noventa) dias, contados a partir da data de publicação deste Edital, resultará no encaminhamento de processo à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN, para inscrição em Dívida Ativa da União e tornará passível de inscrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal Cadin.

Para realização dos pagamentos devidos, o devedor deverá se dirigir à dependência do Banco responsável pela operação.

NOME CPF PARTICIPAÇÃO Nº_OPERAÇÃO

ESPOLIO MANOEL

GOMES DA CRUZ 87820153172 COOBRIGADO 2023000

Samuel Nonato Mourão Barbosa

Edital de Notificação

A digitalização dos serviços públicos contribuiu para a manutenção do trabalho remoto

Ilustração/ Freek

Priscilla Silva

O impacto do desem-prego sobre a renda dos trabalhadores ao longo dos últimos sete anos foi evi-denciado na publicação ‘As consequências do desem-prego para os rendimentos de reemprego’, feita pelo Instituto de Pesquisa Eco-nomia Aplicada (Ipea). Para o estudo, foram feitas aná-lises dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), registradas no

período de 2012 e 2017. “Durante períodos em que a conjuntura do mer-cado de trabalho é mais favorável, as saídas para o desemprego apresentam efeitos sobre os rendimen-tos de reemprego peque-nos, que em muitos casos não são estatisticamente di-ferentes de zero”, aponta a publicação. Por outro lado, nos períodos que registra-ram as piores condições do mercado de trabalho, “o efeito do desemprego passa a representar uma

diminuição entre 10% e 15% nos rendimentos das pessoas que se reemprega-vam”.

O período analisado re-trata o período de reces-são no Brasil, entre 2014 e 2016, em que o país convi-via com impactos em todas as atividades econômicas. Na época, a taxa de desem-prego batia recordes, fi-cando acima dos 11%, per-centual ainda menor que o atual, acima dos 14%.

A pesquisa mostra que a população que estava

Perda se arrasta há sete anos

empregada em 2014, ficou desempregada e retornou ao trabalho em 2015 – mo-mento em que a taxa de desemprego estava muito maior que no ano anterior –, a queda estimada nos rendimentos foi de 14,1%. A redução ainda maior ocorreu no período entre 2015 e 2016 (17,6%). Já entre 2016 e 2017, a que-da estimaque-da nos rendimen-tos como consequência do desemprego foi de 14,5%, em relação àqueles que permaneceram ocupados.

(4)

P

G

4 -

POLÍTICA

www.estadaomatogrosso.com.br CUIABÁ, QUINTA-FEIRA, 5 de AGOSTO de 2021

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

Sem projeto do governo, o presidente da Casa decidiu ‘tomar as rédeas’ e garante que matéria será encaminhada para sanção até segunda

TAXAÇÃO DOS INATIVOS

AL decide colocar ‘ponto final’

Gabriel Soares e Jefferson Oliveira

A Assembleia Legislati-va decidiu colocar um pon-to final na discussão sobre a taxação dos servidores aposentados e pensionis-tas do Estado. O presidente da Casa, Max Russi (PSB), garantiu nesta quarta-fei-ra (4) que o projeto de lei complementar tratando da isenção para os inativos será encaminhado para a sanção até a próxima se-mana. Para isso, admite até a possibilidade de con-vocar sessões no final de semana.

“Nós estamos desde março esperando e hoje a data limite venceu. Nós va-mos tocar o projeto. [...] Nós vamos tocar as sessões, nem que tenha que fazer

sessão sábado ou domin-go, mas quero até segunda enviar esse projeto para a sanção”, disse Max.

O projeto já foi apresen-tado na sessão desta quar-ta, mas um pedido de vistas do deputado Lúdio Cabral (PT) travou a discussão. Max acatou o pedido e pe-diu o prazo de 24h para a devolução do projeto. Edu-ardo Botelho (DEM) expli-cou que Lúdio pretende fazer uma emenda no PLC, mas a proposta do deputa-do petista será derrubada.

“Já temos 15 votos com certeza, para que a emenda dele não seja aceita e que prevaleça o acordo com o governo, para ele não ve-tar, sancionar e, inclusive, não recorrer na Justiça”, detalhou.

O texto apresentado se-gue os termos acertados com o governo desde mar-ço: isenção total da contri-buição previdenciária para os inativos portadores de doenças incapacitantes que recebem até o teto do INSS, hoje em R$ 6,4 mil. Os demais aposentados e pensionistas que recebem até R$ 9 mil ficarão isentos de pagar a alíquota

previ-BOTON PÁGINAS - 1COL X 5CM

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

Russi afirma que recebeu garantia do governador para a sanção do projeto de lei que trata da isenção dos aposentados

Gilberto Leite

mas jurídicos. Russi expli-cou que o governador se comprometeu a sancionar o projeto rapidamente se ele vier nos termos que já haviam sido acertados des-de março.

Em conversa com jor-nalistas, Russi admitiu que essa faixa de isenção não é a ideal, mas já garante algum benefício aos apo-sentados, que estão sendo prejudicados pelo impasse.

“O que a gente tá defen-dendo não é o ideal, mas é pelo menos amenizar. Do-enças incapacitantes, estão tendo desconto de, no míni-mo, 900 reais por mês. Nós vamos acabar com esse desconto. Então, pra quem tá doente ganhar 900 reais para poder comprar um medicamento, é uma ajuda importante”, afirmou. denciária de 14% sobre os

valores até R$ 3,3 mil. O primeiro ponto da proposta é diferente do que foi aprovado pelo Conselho da Previdência, que havia dobrado o limite de isenção para os aposentados que

recebem doenças incapa-citantes. Foi justamente a divergência sobre este pon-to que travou o envio do projeto e chegou, inclusi-ve, a causar uma discussão entre o governador Mauro Mendes (DEM) e o

desem-bargador Orlando Perri du-rante reunião do Conselho.

MEIO TERMO - A

esco-lha por seguir os termos acertados com o governo é uma tentativa de garantir a sanção do projeto de lei com o mínimo de

proble-Gabriel Soares e Jefferson Oliveira

O deputado estadual Lú-dio Cabral (PT) prometeu nesta quarta-feira (4) que irá trabalhar para impedir a votação ‘no afogadilho’ do projeto de isenção dos servidores aposentados e pensionistas do Estado. O primeiro passo para isso foi dado na sessão desta quar-ta, quando o petista pediu vistas do projeto elaborado pela Assembleia Legislativa para dar um ponto final no debate da taxação dos apo-sentados.

Lúdio é defensor da aprovação nos termos do Conselho da Previdência, que prevê isenção para os portadores de doenças in-capacitantes que recebem até dois tetos do INSS (cer-ca de R$ 12,8 mil). Contu-do, a Assembleia optou por manter os termos do acor-do firmaacor-do com o governo desde março, limitando essa faixa de isenção ao

teto do INSS, cerca de R$ 6,4 mil.

Na avaliação de Lúdio, a Assembleia está ‘compran-do a briga’ ‘compran-do governo. Isso porque, segundo ele, o governador Mauro Men-des (DEM) teria obrigação de encaminhar a proposta aprovada pelo Conselho da Previdência, que dobra a faixa de isenção.

“O Conselho da Previ-dência tem caráter delibe-rativo e tudo que ele decide é dever do governador en-caminhar. E se ele decidiu que é preciso ajustar a le-gislação para assegurar o direito dos aposentados com doença incapacitante até dois tetos do INSS, ele tem o dever de fazer isso, mesmo que ele discorde”, destacou.

O petista afirmou que irá pedir vistas do projeto e tentar travar sua votação para garantir a faixa de isenção ampliada. Segundo ele, o benefício já está pre-visto na lei complementar

nº 202/2004, artigo 2º, in-ciso IV. Este trecho da lei não foi alterado durante a reforma da Previdência Estadual e, inclusive, man-tém referências à alíquota previdenciária antiga, que era de 11%. Após a refor-ma, a contribuição subiu para 14%.

“Há um conflito aparen-te de normas, porque aparen-tem um dispositivo da consti-tuição que o governador está usando como base para sustentar a decisão dele, que não tem sentido. E a decisão do Conselho da Previdência foi para corri-gir qualquer tipo de dúvida e para ajustar a alíquota para 14%, porque a lei ain-da trabalha com a alíquota de 11%. É por isso que al-guns estão conseguindo ganhar na Justiça para que seja cobrado só acima de dois tetos e 11%”, explicou.

Lúdio afirmou ainda que continua existindo a possibilidade de que o go-vernador vete o projeto da

ALTO LÁ!

Lúdio promete barrar ‘votação no afogadilho’

Assembleia por vício de iniciativa. Ele lembra que o governo já usou essa prer-rogativa em 2020, antes de a reforma da Previdência entrar em vigor, para isen-tar um projeto de lei de sua autoria que estendia a isen-ção de alíquota para todos os inativos que recebem até o teto do INSS.

OMISSÃO - O deputado afirmou ainda que o gover-nador está sendo omisso na obrigação de encaminhar o projeto aprovado pelo Con-selho da Previdência e que já determinou a sua equipe jurídica que busque formas de garantir o cumprimento dessa obrigação ou a puni-ção do governador.

“A minha assessoria jurídica está trabalhando nesse tema, porque ele tem obrigação de fazer. Se ele não faz, ele está se omitin-do da responsabilidade que ele tem como governador. E, na minha opinião, isso é passível de punição”, con-cluiu.

Jefferson Oliveira

O deputado estadual João Batista (Pros) pro-pôs durante a sessão desta quarta-feira (04), a criação de auxílio-moradia para policiais. Durante a sua fala no pequeno expedien-te, o parlamentar falou da importância de se criar um auxílio para policiais penais, civis e militares. João reforçou que muitos policiais não moram na ci-dade que são destinados a atuarem.

Ele argumenta que de-vido aos serde-vidores serem estaduais, em muitas ocasi-ões são alocados para atu-rarem em municípios

dife-rentes da sua origem, não tendo a opção de recusar.

Outra preocupação de-monstrada por João, é so-bre o déficit na segurança pública, que faz com que alguns agentes de seguran-ça atuem em duas a três cidades, principalmente no interior do estado.

Assim como é feito com os deputados federais, o parlamentar indicou que o auxílio deverá ser pago apenas aos agentes que não possuírem residência fixa na cidade que está.

A indicação de Batista ainda vai entrar em discus-são no plenário e um proje-to de lei deve ser apresen-tado nas próximas sessões.

DIREITOS

Deputado quer

auxílio-moradia

para policiais

Da redação

De agora em diante está proibida a pesca predatória nos entornos da barragem da Usina Hidrelétrica de Manso, distante 100 km de Cuiabá. A Lei 11.486/2021, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), sanciona-da pelo governo do estado, proíbe a extração de re-cursos pesqueiros naquela região, salvo nas modalida-des exercidas com a fina-lidade de subsistência ou amadora.

O parlamentar defen-de a ampliação das ações de preservação ambiental, tendo em vista que grupos específicos de pescadores não respeitam os limites ambientais e acabam jo-gando lixo na beira do lago

e da rodovia, que dá acesso a Bom Jardim, que é distri-to de Nobres.

"Um dos mais impor-tantes pontos turísticos do Estado vem sendo tomado por uma pesca predatória, acompanhada de grande volume de lixo acumulado no entorno da barragem, poluindo as margens da rodovia MT-351, que dá acesso ao município de No-bres, um dos cartões pos-tais de Mato Grosso. Com muita gente pescando no mesmo local e levando qui-los e quiqui-los de peixe para casa, não há ecossistema que aguente", conscientiza o deputado.

Os trechos onde serão proibidos o uso dos recur-sos pesqueiros, conforme a normativa, compreendem o Rio Cuiabazinho e suas drenagens até a

confluên-cia com o Rio Manso e; Rio Manso e respectivas drena-gens até a confluência com o Rio Cuiabazinho.

Segundo a Lei, o sítio pesqueiro está classificado como área destinada para a prática da pesca esportiva. Portanto, "fica autorizada a pesca de subsistência me-diante cadastramento dos integrantes das comunida-des ribeirinhas no órgão competente”.

O texto deixa claro que fica proibida a extração de recursos pesqueiros a me-nos de cinco quilômetros de proximidade da barra-gem da Usina Hidrelétrica de Manso, salvo nas moda-lidades de pesca exercidas com a finalidade de subsis-tência ou amadora.

Caso seja flagrada a pesca na área estabelecida, será aplicada multa de até

PRESERVAÇÃO

Lei proíbe pesca predatória no Manso

3 UPF/MT por kg por pro-duto e subpropro-duto.

ESPORTE - O artigo 5º

estabelece que se conside-ra pesca esportiva a moda-lidade de pesca, exercida por pescador amador ou esportivo devidamente li-cenciado, com petrechos específicos, cujo produto de sua captura não caracte-riza comércio.

A lei regulamenta que no Sítio Pesqueiro Esta-dual do Manso somente será permitida a pesca esportiva na modalida-de “pesque e solte”, com os seguintes apetrechos: linha de mão; caniço simples; caniço com mo-linete ou carretilha; equi-pamentos de pesca com mosca; iscas naturais (en-dêmicas da bacia hidro-gráfica); iscas artificiais; anzol sem farpa.

Lúdio afirma que governo tinha obrigação de encaminhar projeto aprovado pelo Conselho da Previdência

(5)

CIDADES

-

P

G

5

www.estadaomatogrosso.com.br

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

CUIABÁ, QUINTA-FEIRA, 5 de AGOSTO de 2021

De 18 a 31 de julho foram notificados 1.895 casos, 261 internações e 58 óbitos na capital

Mak Lucia e Cátia Alves

O número de inter-nações por covid-19 em Cuiabá apresentou cresci-mento de 26% nas últimas duas semanas - de 18 a 31 de julho - quando compa-rado às duas semanas an-teriores - 4 a 17 de julho. As informações constam no Informe Epidemiológi-co nº 59, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio de pesquisadores da Uni-versidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta quarta-feira (4).

O boletim apresenta informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a atu-alidade, compreendendo o período de 14 de março de 2020 a 31 de julho de 2021.

Neste período, ocorre-ram 8.918 internações de indivíduos com covid-19 residentes em Cuiabá. Des-ses, 206 estavam interna-dos ao fechamento da 30ª semana. Dos internados com evolução do quadro clínico, 72,4% havia se re-cuperado e recebido alta e 2.384 (27,4%) foram a óbi-to em decorrência da doen-ça até 31 de julho de 2021. A análise da evolução das hospitalizações mos-tra a redução gradual do número de internações a partir da 11ª semana (en-tre 14 e 20 de março de 2021), quando foi regis-trado o recorde de inter-nações em uma semana, com 386 ocorrências. Nas duas últimas semanas fo-ram registradas 261 inter-nações, o que representou aproximadamente 26% de aumento em comparação com as duas semanas an-teriores, já que foram 206 internações nas semanas 27 e 28.

Até o dia 31 de julho, Mato Grosso registrava 487.349 casos confirma-dos e 12.549 óbitos, indi-cando aumento de 3,6% no número de casos e 2,6% de óbitos. Cuiabá, no entanto,

Em duas semanas, número de

internações aumenta em 26%

registrava 99.661 casos de covid-19 residentes e 3.187 mortes. Nas duas úl-timas semanas (de 18 a 31 de julho), foram notificados 1.895 casos, 261 interna-ções e 58 óbitos.

Pela 2ª semana conse-cutiva, Cuiabá e mais 13 municípios estão com clas-sificação de alto risco de contágio pelo novo corona-vírus. Outras 127 cidades estão classificadas na cate-goria moderada e nenhum município foi classificado com risco muito alto ou bai-xo. Além disso, foi notifica-do, em Cuiabá, um caso de suspeita de infecção pela variante Delta do coronaví-rus. Mais transmissível, ela traz o risco de elevação no número de novos casos e tem causado preocupação em vários países.

Em informe feito à im-prensa no dia 27 de julho, o Instituto de Análises Clí-nicas (Inac) afirmou que o exame de uma adolescente de 15 anos identificou a variante de preocupação (VOC) P2, também chama-da de variante Delta, identi-ficada pela primeira vez na Índia.

A adolescente enfrenta-va a doença pela segunda

vez em quatro meses. De acordo com o comunicado, a adolescente testou positi-vo para covid-19 em março deste ano. Agora, em julho, ela voltou a apresentar sin-tomas da doença e, devido ao curto prazo, a médica responsável solicitou novo exame de RT-PCR.

Confirmado o diagnós-tico, a médica então solici-tou a realização do exame para verificar se se trata-va de uma das trata-variantes de preocupação, o que se confirmou. Cumprindo iso-lamento domiciliar, apre-sentando sintomas gripais leves, como dores no corpo e de cabeça.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) con-testou o resultado positi-vo para a variante Delta em Cuiabá, divulgado pelo Inac. Segundo a SES, o mé-todo utilizado para apontar a ocorrência da variante Delta não é o preconizado pelo Ministério da Saúde. Por isso, a Secretaria pediu um novo exame e aguarda o relatório, que será feito pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.

VACINAÇÃO - Até a

última segunda-feira (2), Cuiabá aplicou 382.112 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 272.321 foram aplica-das como primeira dose e 97.636 pessoas imuniza-das com as duas doses. Do-ses únicas somam 12.155. Os dados são do Vacinôme-tro, divulgado pela Prefei-tura de Cuiabá.

Mesmo com o avanço da imunização, os cuidados preventivos ainda precisam ser continuados. A maneira mais eficaz de se prevenir, seja pela variante Delta ou pelo coronavírus original, é a mesma: usar máscara, lavar as mãos, usar álcool 70%, manter o distancia-mento social e se vacinar.

POLÍCIA

ALTO RISCO

Matheus Maurício

Um acidente gravíssimo matou dois homens e uma mulher em um acidente próximo à zona rural do município de Dom Aquino (169 quilômetros de Cuia-bá). A ocorrência fatal en-volveu um veículo Voyage e uma carreta que trafega-va no sentindo contrário da pista sendo registrado no final da tarde desta terça--feira (3).

De acordo com infor-mações da Polícia Civil, os relatos são de que o carro seguia pela pista no seu sentido certo e em deter-minado momento a pessoa que conduzia pode ter per-dido o controle da direção e bateu de frente com o veí-culo de grande porte.

Em imagens divulga-das do local do acidente é possível identificar que o carro ficou praticamente destruído. As vítimas foram identificadas como Jéssica Guimarães dos Santos, 27 anos, Nyemier Odiberto Hekert Vieira, 31, e Moacir Nunes da Silva, 48.

Os socorristas do Servi-ço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para atender a ocorrência e constataram a morte das vítimas. Por con-ta da gravidade, o Corpo de Bombeiros também atuou no resgate.

O estado de saúde do condutor da carreta não foi informado.

As causas do acidente serão investigadas pela Po-lícia Judiciária Civil (PJC).

ACIDENTE FATAL

Três morrem em batida

de frente com carreta

BOTON PÁGINAS - 1COL X 5CM

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

Matheus Maurício

Um bebê foi morto após ser atacado por um cachor-ro da raça Chow Chow no município de Lucas do Rio Verde (333 quilômetros de Cuiabá), nesta terça-fei-ra (3). A vítima de apenas um ano, estava com a mãe no quintal da casa quando tudo aconteceu.

De acordo com as infor-mações policiais, a situação foi bem rápida visto que a mulher que estava com o bebê, saiu por um momen-to apenas para jogar a fral-da fral-da vítima no lixo. Quan-do voltou, o cão já estava

atacando veementemente a criança.

Nesse momento, a mu-lher ainda tentou salvar a vítima, visto que outros cachorros que ela tem fo-ram em cima daquele que estava atacando o neném. Com esforço ela conseguiu tirá-lo das garras do animal e com a ajuda da vizinha levou o menino ao hospital.

Porém, pouco tempo de-pois, a morte já foi confir-mada pela equipe médica. Isso porque a vítima sofreu várias lesões pelo corpo.

A ocorrência foi regis-trada e deverá ser investi-gada pela Polícia Civil.

NA FRENTE DA MÃE

Bebê morre após ser

atacado por cachorro

Da Redação

Foi deflagrada nesta quarta-feira (4), a Operação Terra Envenenada fase 2, nos Estados de Mato Gros-so, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. O objetivo da ação desencadeada pela Polícia Federal foi o comba-te ao ingresso, transporcomba-te e comercialização de agrotó-xicos ilegalmente importa-dos mediante extensa rede criminosa formada a partir do Paraguai e China até o norte de Mato Grosso.

Foram expedidos 15 Mandados de Busca e Apre-ensão e 10 Mandados de Prisão, expedidos pela Jus-tiça Federal que foram cum-pridos nas cidades de Sinop, Sorriso, Feliz Natal, no esta-do de Mato Grosso, além de São Paulo/SP, Campo Gran-de/MS e Terra Roxa/PR.

Um dos presos na ação é o vereador Toninho Bernar-des (PL), de Sinop.

A investigação originou--se da análise do material e depoimentos colhidos na

primeira fase da operação, quando foi desmantelada organização criminosa e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adul-terados.

Desde essa etapa inicial, a Polícia Federal intensi-ficou as investigações e identificou grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos nesta data.

Foram apreendidos do-cumentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos, além de armas irregulares.

Os investigados respon-derão por comercialização e transporte de agroquími-cos de uso proscrito (artigo 15 da Lei n° 7.802/89), constituição de organiza-ção criminosa (artigo 2° da Lei n° 12.850/2013), lava-gem de dinheiro e outros crimes que vierem a ser descobertos. As penas va-riam de 2 (dois) a 10 (dez) anos de reclusão.

TRÁFICO DE AGROTÓXICOS

PF deflagra operação

e vereador é alvo

Da redação Os vinte e três carro-ceiros concluíram seu es-quema vacinal contra a covid-19 em Cuiabá, nesta quarta-feira (4). Eles fazem parte do grupo de pessoas em vulnerabilidade social, que pela função que exer-cem, estão muito expostos ao coronavírus. Além de serem pessoas que muitas vezes não dispõem de aces-so à internet para fazer o cadastro para a vacinação. O grupo é composto, além dos carroceiros, por cata-dores de recicláveis, moto-ristas do transporte coleti-vo e garis (tanto da coleta quanto da varrição de rua). O primeiro carroceiro totalmente imunizado foi Jair de Arcanjo, 45, que há mais de 20 anos trabalha no ramo. Ele não conseguia conter a alegria após receber a dose do imunizante. “Opa! Faz dias que estava na

expec-tativa da segunda dose” disse sorridente. “Nos protegemos com medo dessa doença e, graças a deus, ninguém lá em casa pegou essa doença. Minha mãe e minha mulher já vacinaram também.

Mi-nha mulher vai tomar dia 12 a segunda dose. É uma sen-sação boa ver a população sendo imunizada, dá mais esperança”, afirmou.

Marcelo dos Santos Bondespacho, 39 anos, que

desde os 8 anos de idade trabalha com a carroça e o cavalo, se declarou feliz. “Minha esposa já tomou a primeira dose. Ave Maria! Eu quero que sai a vacina para os guris também por-que meu filho voltou para a escola hoje. Muito bom essa vacina ter vindo aqui porque muita gente não tem chance de ir atrás e, vindo aqui, nos ajudou pra caramba”.

A vacinação ocorreu no Centro de Convivência de Idosos “Maria Ignês de França Auad”, localizado no bairro CPA 3, ao lado do eco ponto onde os car-roceiros trabalham. Há 40 anos na lida como carro-ceiro, Roberto Soares de Amorim, 61, foi vacinado no “horse-thru”, ou seja, a bordo da carroça e afirmou estar “aliviado e feliz”. “Foi um benefício muito bom, eu agradeço muito ao pre-feito”, disse.

O motorista do Voyage não teria conseguido fazer a curva e invadiu a pista contrária

Reprodução

Mayke Toscano/Secom-MT

A média de idade dos pacientes internados em 2020 era de 56,2 anos de idade e em 2021 foi de 54,6 anos

VACINA CUIABÁ

(6)

P

G

6 -

ESPORTES

www.estadaomatogrosso.com.br

RECORDE DE MEDALHAS

Tóquio é a Olimpíada das mulheres

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

CUIABÁ, QUINTA-FEIRA, 5 de AGOSTO de 2021

Agência Brasil

A medalha de ouro con-quistada por Ana Marcela Cunha na maratona aquá-tica foi a oitava de mulhe-res brasileiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio, um recorde para uma edição de Olimpíada, superando as sete de Pequim 2008.

Das quatro medalhas de ouro do país até ago-ra em Tóquio, três foago-ram conquistadas por mulhe-res: além da nadadora Ana Marcela, a ginasta Rebeca Andrade e as bicampeãs olímpicas da vela Marti-ne Grael e Kahena Kunze também subiram ao lugar mais alto do pódio.

"Nem nos meus melho-res sonhos imaginei que a minha medalha iria ser a do recorde das mulheres", afirmou Ana Marcela.

Antes de ela cruzar a linha de chegada em pri-meiro lugar, o Brasil já ha-via conquistado dois ouros, duas pratas e dois bronzes com as mulheres, além de ter uma medalha assegura-da por Beatriz Ferreira no

boxe. Em Pequim 2008, fo-ram sete medalhas.

Inundada de mensa-gens de felicitações, Ana Marcela disse que ainda não conseguiu voltar às redes sociais, que adora. Só falou com a família, com a namorada e com amigos próximos. “A ficha está caindo aos poucos”, afirmou.

Ana disse que caiu no mar em Tóquio muito foca-da para buscar a mefoca-dalha e que considera ter feito

BOTON PÁGINAS - 1COL X 5CM

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

Ouro de Ana Marcela na maratona aquática consolida recorde de mulheres medalhistas em uma edição das Olimpíadas

Júlio César Guimarães/COB

BOTON PÁGINAS - 1COL X 5CM

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

RESUMO: MALHAÇÃO GLOBO – 17H35

Quinta-feira (05) – Henrique garante a Bianca que está espe-rando por ela. Duca se desculpa com Bianca. Os alunos da Ribalta preparam uma despedida para René, e João fica impactado. João deixa escapar para Cobra que Ka-rina pode não ser filha biológica de Gael. Nando informa à Gale-ra da Ribalta que convidaGale-ram a banda para um show fora do Rio. René afirma para Gael que nunca se envolveu com Ana. René parte para a Amazônia. Nando convida Delma para viajar com a banda. Sol não aceita fazer o show por causa de Bete. Cobra comenta com Lobão sobre a desconfiança da paternidade de Karina. Lobão pensa em tirar Karina de Gael.

IMPÉRIO Globo – 21h15

Quinta-feira (05) – José Al-fredo se desentende com Maria Ísis, que termina o romance com o Comendador. Josué deixa um objeto cair no quarto de Cora, e Elivaldo e Cristina ouvem o ba-rulho. Maurílio tenta convencer Danielle a se aliar a ele. Ismael, Lorraine e Juliane vêem Josué sair da casa de Cora. Enrico ouve Maria Clara chamar Vicente para ir à sua casa e fica furioso. Aman-da avisa a Beatriz que Leonardo foi hospitalizado com pneumonia. Josué devolve o diamante para José Alfredo, que se entristece ao constatar que a pedra perdeu o brilho. Cora se assusta ao acordar no hotel e encontrar Josué. João Lucas estranha a irritação de seu pai com ele. Josué engana Cora para que ela acredite que passou a noite com José Alfredo.

PEGA PEGA Globo – 19h15

Quinta-feira (05) – Júlio tenta explicar a Evandro os motivos que o fizeram participar do roubo. Ma-thias provoca Bebeth. Douglas re-preende Rúbia por tê-lo procurado no hotel. Júlio diz a Agnaldo que aceita sabotar o hotel. Júlio tenta se convencer de que não é bandi-do. Antônia deduz que os ladrões usaram o corredor desativado do hotel. Bebeth ajuda Nelito a reunir objetos do hotel para Pedrinho. Mathias daí a entender a Eric que Bebeth pode não ser a culpada pelo acidente com a mãe. Nelito fica preocupado com Bebeth ao ouvir da menina que o canguru trazido por ele não é Flor e, sim, um boneco de pelúcia. Eric pede que Bebeth pense sobre a ideia de se tratar com um psicólogo. Eric se revolta ao saber por Ma-ria Pia que Sabine quer tirá-lo da presidência da empresa no Brasil. Pedrinho é barrado ao chegar ao clube.

RESUMO DE

NOVELAS

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade

de cada emissora. Os capítulos que vão ao ar estão

sujeitos a eventuais reedições

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de

responsabilidade de cada emissora - Os capítulos que

vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

uma prova perfeita, respei-tando a estratégia traçada e atacando no momento certo. “Eu estava focada, obstinada, queria muito ser campeã olímpica. É um passo importante na minha carreira, por tudo que vivi e passei, fiz a prova da minha vida”, disse.

Ana Marcela, que dis-putou sua primeira Olim-píada com apenas 16 anos nos Jogos de Pequim, é um dos principais nomes do esporte no cenário

inter-nacional, mas nunca havia conquistado uma medalha olímpica.

"Eu sempre acreditei nos meus sonhos, nos da minha família, nos das pes-soas que acreditaram em mim. Sou uma pessoa mui-to realizada principalmen-te por principalmen-ter pessoas positivas ao meu lado. Isso me fez sempre continuar. Mesmo não ganhando medalha em 2008, e em 2012, e sendo uma decepção para mui-tos brasileiros em 2016,

acho que sempre acreditei muito naquilo que estava guardado para mim. São 13 anos de espera e essa medalha representa mui-to”, afirmou.

Com a mais nova con-quista, o Brasil chega a 15 medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, sendo quatro de ouro: Ítalo Ferreira (surfe), Rebeca Andrade (ginástica artística), Martine Grael e Kahena Kunze (vela) e Ana Marcela Cunha (maratona aquática).

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

BANCO 56 N F C A C A D E M I C O N A S I D O NS C O R A N T E M O T A L I N E A R M E C A C M D CI C O B R E EF E R RO N L PA I R E E N O F A R A O S L A U D A D R OP O M U T R E NS G U A R A R E M A I A R A AT O V F A D A F O N T E A L C E S O L O trabalho como a tese de doutorado (?) Marino, micropaís europeu Nome da letra que abrevia "metro" Centro de peregri-nação do Islamismo A típica narrativa do folhe-tim (Lit.) Doce nor-destino vendido em barra O controle com que se liga o televisor Página escrita de um docu-mento Trafegam no Euro-túnel Balé de Francisco Mignone A virtude que move montanhas (dito) Nicolas Sarkozy, político francês (?) Nova, estádio baiano (fut.) (?) de Maio, emblema argentino Editores (abrev.) Cantil rústico Gota, em inglês Acordo; pacto 1.601, em romanos Animal bravio Talentos naturais Prefixo de "ensacar" Estrutura do avião Tipo de escada

Setor de pesquisa que se dedica à criação de dispositivos na escala molecular Bruxa Metro (símbolo) Uso do dióxido de titânio na produção de alimentos industria-lizados Par, em inglês Monarca egípcio Mar de (?), lago do Caza-quistão Ligado, em inglês Mal-humorada Grupo econômico vencedor da licitação

para obra pública Amiga (fam.) Metais encontra-dos na calcopiri-ta (Quím.) Ney Latorraca, ator Ondas Médias (abrev.) A Cidade das Orquídeas (SP) Grande cervídeo (?) verde, designação popular da bebida absinto

2/on. 4/drop — pair. 7/comadre. 9/guararema. 11/cobre e fer ro.

Rafael Monteiro/ABr

Invicta, a seleção brasileira de vôlei feminino venceu nesta quarta-feira (4) o Comitê Olím-pico Russo (ROC, na sigla em in-glês) por 3 sets a 1 e avançou às semifinais da Olimpíada de Tó-quio. A partida teve parciais de 23/25, 25/21, 25/19 e 25/22. O confronto aconteceu na Are-na de Ariake, Are-na capital Tóquio.

Na próxima fase, a seleção brasileira vai duelar com a Co-reia do Sul, que foi derrotada para o Brasil na fase de grupos por 3 sets a 0. O confronto será realizado na sexta-feira (horário de Brasília), ainda sem horário definido.

Na primeira fase, as brasi-leiras terminaram na liderança do Grupo A. Além das coreanas, compunham a chave a Repúbli-ca DominiRepúbli-cana, Japão, Sérvia e Quênia. Nestes confrontos, fo-ram apenas três sets perdidos, dois para as dominicanas e um para as sérvias.

O JOGO - No primeiro set, o Comitê Olímpico Russo ficou á frente no placar durante todo o tempo. Logo no início, ele abriu 4 a 0 no placar. Em seguida, as brasileiras conseguiram reduzir a diferença para um ponto, en-tretanto as russas venceram a parcial por 25 a 23.

O segundo set iniciou mais equilibrado. A primeira vez que o Brasil passou à frente no mar-cador foi quando estava 3 a 2. Em seguida, as adversárias das brasileiras cresceram na parti-da, fazendo 8 a 4.

As comandadas pelo técnico José Roberto Guimarães preci-savam reagir, e conseguiram diminuir a distância para um ponto (9 a 8). Mas as russas estavam alertas no confronto e fizeram 14 a 8. A partir daí co-meçou a reação brasileira, com virada em 18 a 17. Posterior-mente, o Brasil fechou a segun-da parcial por 25 a 21.

Na terceira etapa, o con-fronto permaneceu equilibra-do até o Brasil abrir três pon-tos de vantagem (7 a 4). Na sequência, as brasileiras em-placaram diferença de cinco pontos (12 a 7). Posteriormen-te, embora as russas tenham lutado pela virada, sofreram derrota de 25 a 19.

O quarto e último set come-çou parecido com o terceiro, com o placar acirrado até o Bra-sil fazer 7 a 4. Na sequência, as russas viraram o jogo para 17 a 15. O vira-vira brasileiro co-meçou quando o time de Zé Ro-berto fez 20 a 19. Na reta final, as brasileiras saíram vitoriosas por 25 a 22.

VÔLEI FEMININO

Brasil despacha Rússia

e garante a semifinal

Após vitória sobre as russas, brasileiras vão enfrentar a Coreia do Sul nas semifinais

Referências

Documentos relacionados

Essa tolerância pode ser explicada de duas maneiras: a primeira sena uma característica intrínseca das populações de Phytophthora associadas aos citros no Estado de São Paulo, e a

Este capítulo apresentou o desenvolvimento da estrutura sonora para a integração do feedback sonoro nas aplicações do dispositivo SHaRe e do dispositivo WESt, de forma a

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características de madeira do híbrido Euca/ytpus grandis x Euca/ytpus urophylla e da celulose entre o primeiro ano até o sétimo ano

excessive precipitation over the Ama-.. zon would be expected during March and April. As not all Amazonian states show negative pre­ cipitation anomalies under the simul­

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

Mais uma característica importante do parque habitacional português prende-se com a pouca atractividade do mercado de arrendamento, que pode ser explicada pela falta de procura

Program and Book of Abstracts XXVI Meeting of the Portuguese Association for Classification and Data Analysis CLAD 11–13 April 2019 Viseu, Portugal